Вы находитесь на странице: 1из 8

Universidade Estadual de Maring - UEM Departamento de Engenharia Civil - DEC Laboratrio de Pavimentao

MASSA ESPECFICA E ABSORO DO AGREGADO GRADO DNER-ME 195/97

1. FUNDAMENTAO TERICA
1.1. Composio dos revestimentos executados em concreto asfltico Os pavimentos so estruturas de mltiplas camadas destinadas a receber os esforos do trfego e s intempries. Sua camada superior, denominada revestimento, pode ser executada em concreto de cimento Portland ou em concreto asfltico. Revestimentos executados em concreto asfltico possuem as funes de receber e transmitir as cargas provenientes do trfego, impermeabilizar o pavimento e melhorar as condies de rolamento da pista (BERNUCCI et al, 2008, p.9-10). De acordo com os mesmos autores, os revestimentos asflticos so constitudos por associao de agregados com materiais asflticos. Os agregados, que so objeto do presente estudo, podem ser definidos como "materiais inertes, granulares, sem forma e dimenses definidas, com propriedades adequadas a compor camadas ou misturas para utilizao nos mais diversos tipos de obra" (SENO, 1997 p.272). O autor ainda classifica como agregados grados aqueles retidos na peneira n 10, de 2,0mm. O presente estudo tem como enfoque a anlise das caractersticas fsicas da brita graduada, agregado grado utilizado na produo do revestimento de pavimentos asflticos.

1.2. Massa Especfica do Agregado Grado De acordo com Pinto (2000, apud Bernucci et al, 2008), a massa especfica uma relao entre quantidade de matria (massa) e volume, expressa geralmente em t/m, kg/dm ou g/cm. No presente estudo so utilizados dois diferentes parmetros, ambos caracterizados como medidas de massa especfica, mas que levam em conta o agregado apresentado em condies distintas. Foram utilizadas a Massa Especfica Seca e a Massa Especfica Saturada Superfcie Seca, cujas definies seguem:

1.2.1. MASSA ESPECFICA SECA Tambm conhecida como Massa Especfica Real. Segundo o DNER (1997), pode ser definida como sendo uma relao entra a massa do agregado seco e seu volume, excludos os vazios permeveis. Ainda segundo o DNER, pode ser calculada pela seguinte expresso:

Equao 1 em que:

a massa especfica na condio seca do agregado; A a massa do agregado seco, em g ou kg; B a massa do agregado na condio saturada superfcie seca, em g ou kg; C a leitura correspondente ao agregado imerso em gua, em kg ou g.

1.2.2. MASSA ESPECFICA SATURADA SUPERFCIE SECA Tambm conhecida como Massa Especfica Aparente. Segundo o DNER (1997), pode ser definida como uma relao entre a massa do agregado na condio saturada superfcie seca e o seu volume, excludos os vazios permeveis. Ainda segundo o DNER, pode ser calculada pela seguinte expresso:

Equao 2 em que: a massa especfica na condio saturada com superfcie seca do agregado; A a massa do agregado seco, em g ou kg; B a massa do agregado na condio saturada superfcie seca, em g ou kg; C a leitura correspondente ao agregado imerso em gua, em kg ou g.

1.3 Absoro do Agregado Grado A absoro pode ser definida, de acordo com o DNER (1997), como o aumento da massa de um agregado devido ao preenchimento de seus poros por gua. Ainda segundo o DNER, a absoro da brita pode ser calculada pela seguinte expresso:

Equao 3 em que: a absoro do agregado, em porcentagem; A a massa do agregado seco, em g ou kg;

B a massa do agregado na condio saturada superfcie seca, em g ou kg.

A anlise da absoro de um agregado permite que se verifique tambm sua porosidade. Segundo Bernucci et al (2008), um agregado poroso apresenta grande absoro, e desse modo, em um pavimento, absorver tambm ligante asfltico, aumentando a quantidade de ligante que deve ser utilizado para dar coeso a uma mistura asfltica. Alm disso, segundo os autores, comum que materiais com grande porosidade apresentam grande variabilidade desse parmetro, de uma amostra para a outra, dificultando o estabelecimento do teor de ligante.

2. METODOLOGIA
O ensaio realizado no Laboratrio de Pavimentao do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maring seguiu a metodologia proposta pelo DNER em sua norma DNER-ME 195/97, entitulada "Agregados - determinao da absoro e da massa especfica de agregado grado".

2.1. Aparelhagem Segue a lista dos aparelhos utilizados na realizao do ensaio: Balana; Recipiente para amostra; Tanque de gua; Peneiras (de acordo com a DNER-EM 035/95); Panos absorventes.

2.2. Amostragem e Ensaio A amostra j se encontrava separada na bancada de trabalho, tendo sido utilizado o processo de quarteamento para sua obteno. Alm disso, as amostras tambm j estavam lavadas, tendo sido deixadas imersas em gua, dentro de um recipiente. Em um primeiro momento, ainda durante a aula, a amostra foi retirada do recipiente e teve sua superfcie seca por meio do uso de panos absorventes. Em seguida, foi pesada, obtendo-se a massa B. Ento foi novamente colocada em um recipiente imerso em gua, que foi ento pesado, para se obter a massa C. Depois disso, a amostra foi passada a outro recipiente e conduzida at a estufa, onde permaneceu durante 24 horas temperatura de 105C. Depois desse perodo, a amostra seca foi retirada da estufa e ento pesada, obtendo-se assim a massa A.

3. RESULTADOS
A Tabela 3.1 apresenta os resultados para as pesagens feitas durante o ensaio.

Tabela 3.1. - Resultado das pesagens realizadas no ensaio Medida A (g): 1962,8 Medida B (g): 2003,2 Medida C (g): 1320,2 Fonte: valores calculados

A Tabela 3.2. apresentas os resultados finais de massas especficas para o ensaio e o resultado da absoro do material.

Tabela 3.2. - Valores obtidos para as massas especficas e absoro Massa Especfica Seca 3,05 (g/cm): Massa Especfica Saturada 2,87 Superfcie Seca (g/cm): Absoro (%): 2,06 Fonte: valores calculados

4. CONCLUSES
No que diz respeito a possveis erros cometidos na realizao do experimento, durante o ensaio no foi constatada nenhuma incoerncia. Entretanto, depois de analisado o valor obtido para a massa especfica seca, comparando-se a outros resultados obtidos para o mesmo material, constatou-se que a massa especfica seca deveria ficar prxima a 2,8g/cm, e no aos 3,05g/cm obtidos. Analisando-se o procedimento realizado a fim de se identificar a possvel fonte do erro, concluiu-se que a pesagem do recipiente imerso em gua antes de receber o agregado provavelmente se deu de maneira incorreta. Desse modo, a leitura do agregado imerso em gua (massa C) ficou comprometida, do mesmo modo que os valores obtidos para a massa especfica do agregado na condio seca e na condio seca com superfcie saturada. No que diz respeito ao clculo da absoro, no foi identificada nenhuma incoerncia. O valor obtido, de 2,06%, indica um material pouco poroso. importante se ressaltar que nenhum dos trs parmetros obtidos por meio do ensaio realizado permite, diretamente, que se tire qualquer concluso quanto resistncia dos agregados, tanto no que diz respeito ao mecnica quanto no que diz respeito ao das intempries. No existe nenhuma normatizao que traga essas correlaes, tendo-se em vista a grande diversidade de agregados utilizados.

5. REFERNCIAS

[1] BERNUCCI, L. B.; MOTTA, L. M.; CERATTI, J. A.; SOARES, L. B.; PAVIMENTAO ASFLTICA: FORMAO BSICA PARA ENGENHEIROS. Rio de Janeiro: PETROBRAS, ABEDA, 2008.

[2] SENO, W.; MANUAL DE TCNICAS DE PAVIMENTAO. So Paulo: PINI, 1997.

[3] DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. DNER-ME 195: Agregados - determinao da absoro e da massa especfica de agregado grado. Rio de Janeiro, 1997.

Вам также может понравиться