Вы находитесь на странице: 1из 3

Dados do Processo Processo: Classe: Local Fsico: Distribuio: 0153539-36.2007.8.26.0100 (583.00.2007.

153539) Procedimento Ordinrio rea: Cvel 27/05/2013 18:29 - Aguardando Publicao - Imp relao 201 Livre - 15/05/2007 s 18:13 19 Vara Cvel - Foro Central Cvel R$ 74.768,34

Valor da ao: Partes do Processo Reqte: Sonia Regina Albert Perez Advogado: Ivanilson Albuquerque Santos Reqdo: Bancoop Cooperativa Habitacional dos Bancarios de So Paulo Advogada: Carmen Lygia Dias de Padua Yazbek Advogado: Arnaldo Leonel Ramos Junior Exibindo todas as movimentaes. >>Listar somente as 5 ltimas. Movimentaes

Destaque para fala do juiz


23/07/2010

Despacho Proferido Vistos: 1) Fls. 570/584: A executada apresenta impugnao afirmando que no pode ser mantida a penhora sobre bem integrante do patrimnio de afetao, j que o bem constrito estaria vinculado a outro empreendimento, e no ao residencial Bela Cintra. Ainda, afirma haver excesso de execuo, devendo de todo modo ser levado em conta o acordo firmado com o Ministrio Pblico em Ao Civil Pblica. A impugnao foi respondida. Eis um breve relatrio. Fundamento e Decido: A convenincia algo impressionante a alguns, tornando meramente retrica a diferena entre Deus e o diabo.

Irnico e at jocoso ver a Bancoop, ora executada e impugnante, afirmar que ... o patrimnio de cada empreendimento contabilmente apartado do patrimnio total da cooperativa. Diz ainda: o patrimnio de afetao de cada empreendimento objetiva evitar que a Executada utilize recursos de um empreendimento em outros, visando resguardar o regular andamento de cada empreendimento, de acordo com os pagamentos efetuados pelos cooperados a ele atrelados. (fls. 572). Imagine se isto fosse verdade ! Como a Cooperativa executada, idealizadora do emprstimo solidrio, pode falar em respeito ao patrimnio vinculado a determinado empreendimento? Lembro, a propsito, o que decidi na ao civil pblica n 2006.221572-1, a respeito do emprstimo solidrio: A prtica do "emprstimo solidrio" aberrao que no pode vir em detrimento dos cooperados vinculados a determinado empreendimento. Como transferir dinheiro de um empreendimento no terminado e atrasado a outro? Com todo o respeito! Nesse sentido, o eminente Des. Ruy Camilo (Apelao n 502.311-4/4-00) observa, com a peculiar percucincia, que " se a apelante (BANCOOP) se utiliza de sistema de "emprstimo solidrio" entre seus empreendimentos, despindo um santo para outro vestir, deve arcar com a responsabilidade pelas conseqncias que da podem advir, o que no se pode admitir que o cooperado, que arca com as prestaes do preo mensalmente e que, caso no o faa, corre o risco de ver resolvido o contrato, pague a conta de outrem".

Se nem a executada, (Bancoop) que no cumprimento do seu mister, deveria efetivamente cuidar para que no houvesse descabida migrao de valores e bens de um empreendimento para outra cumpre, muita cara de pau cobrar isto em sede de execuo judicial forada. Na execuo forada responde a Cooperativa com todos os seus bens. Simples assim. o que diz a lei e assim ser, sem tergiversaes. Doutra parte, a execuo fundada em ttulo executivo judicial, de forma que nada do que levantado tem o condo de obstar seu cumprimento. Por fim, ao afirmar excesso de execuo tem a impugnante o dever de apresentar clculos do que efetivamente devido. No o fez. No cabe, pois, nesse ponto, sequer conhecer da impugnao. Rejeito, pois, a impugnao. 2) Fls. 601/602: Defiro a liberao dos valores bloqueados em favor da exequente. Int. ========================================== INFORMAO EXTRA :EMPRESTIMO SOLIDARIO UMA VIRTUAL OPERACAO FINANCEIRA ARQUITETADA PELA BANCOOP PARA ALEGAR DESPESAS E CREDITOS ENTRE VITIMAS.

TAL PROCEDIMENTO CRITICADO PELOS JUIZES E DESEMBARGADORES

Вам также может понравиться