Вы находитесь на странице: 1из 2

A obra de Machado de Assis pode ser dividida em dois momentos literrios.

O primeiro momento, com obras escritas durante a sua juventude, diz respeito ao perodo romntico, com obras como Ressurreio (1872), A mo e a Luva (1874) e Helena (1876). O Segundo momento marcado pelo amadurecimento literrio, estamos

falando do Realismo, escola inaugurada por ele com a obra Memrias Pstumas de Brs Cubas de 1881, na qual somos apresentados ao seu famoso defunto autor ou seria autor defunto, no entraremos no mrito da questo, o que nos interessa aqui seu penltimo romance, Esa e Jac de 1904, leitura obrigatria do processo seletivo da UFPA de 2014.

Nele Machado de Assis recria pela alegoria das disputas polticas brasileiras do seu tempo a histria de gmeos em eterno desentendimento. O enredo, ou seja, as aes centram-se nos gmeos Pedro e Paulo, intimamente dados a viverem em lados opostos. Suas brigas comeam desde o ventre da me, Natividade, diga-se de passagem, um dos poucos sentimentos em comum entre os irmos, pois ambos nutrem pela me um amor extremado, to grande quanto amor que constri o principal desenlace entre os dois, a paixo por Flora. As desavenas so constitudas, de igual modo, pela personalidade, Pedro desenhado na narrativa como dissimulado e cuidadoso e Paulo arrojado e impetuoso. Toda essa tenso encontra na poltica um ambiente favorvel para permanecer latente, pois Paulo republicano e Pedro monarquista. Segundo Conselheiro, personagem importante da narrativa, haja vista que se une a me dos irmos, na busca por uma relao amigvel, no h explicao para tal conflito. Com a morte de Flora, tudo favorecia uma possvel construo de paz, todavia nem o pedido da me em leito de morte torna to milagre possvel. Ao final Aires chega concluso que os gmeos foram e sempre sero adversrios.

Sobre as interpretaes passveis sobre o romance, podemos destacar duas: A primeira, bvia pelo forte teor intertextual do romance com a passagem da bblia que narra a gestao de Raquel a espera de Esa e Jac. Tal interpretao construda pela indagao de Raquel que ao sentir que os filhos brigam no seu ventre, pergunta a Deus qual seria o motivo, obtendo como resposta que duas naes dividiam seu ventre. De igual modo, tal contexto constri a alegoria de luta entre Pedro e Paulo, pois as duas naes podem ser o Brasil, dividido entre a Monarquia e a Repblica. A bem da verdade, podemos ainda citar a disputa pelo amor de Flora, haja vista que a grande

questo aqui a construo da temtica recorrente da disputa entre dois indivduos com o mesmo objetivo.

No entanto, o prprio bruxo da literatura, Machado de Assis, que fornece uma explicao, partindo de uma iniciativa psicolgica para as recorrentes disputas fraternas. Podemos perceber uma construo do complexo de dipo, que na tragdia grega dipo, Rei casou com a prpria me. Essa interpretao revelada na adorao da figura materna, levando Pedro e Paulo a constantes disputas. O mesmo complexo desencadeia a disputa pela mesma mulher.

Outro ponto interessante na obra de Machado a complexidade do foco narrativo das suas obras. Como j dito, em Memrias Pstumas de Brs Cubas temos um narrador defunto que, por isso, tem a permisso de exagerar em um realismo intrinsicamente irnico beirando a perversidade. Tal complexidade de igual modo presente no romance aqui analisado. Hipoteticamente, Conselheiro o grande direcionador da narrativa, todavia o narrador se apresenta na terceira pessoa, descrevendo como observador o Conselheiro Aires, mas de igual modo, transmitindo opinies na primeira pessoa. A ironia e impacincia do narrador, to comum em Brs Cubas, no se parecem em nada com a atitude passiva do conselheiro Aires. A bem da verdade, o narrador chega a desdenhar de Aires em alguns momentos da narrativa.

Sobre esse teor de ironia e contraponto de Machado, o mais importante, a construo de um pensamento do autor que comungava de uma idealizao moralista ambgua, pois o autor possua um teor contrrio evoluo oitocentista, assim como o culto ao progresso e a cincia. Na situao de extrema empolgao do cientismo, sua narrativa fazia o papel de coveira da filosofia1.

MERQUIOR, Jos Guilherme. Gnero e estilo das Memrias Pstumas de Brs Cubas. In: Crtica: 1964-1989. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 331-342.

Вам также может понравиться