Вы находитесь на странице: 1из 2

Plano de Aula: A Constituio de 1988 como um texto dirigente e compromissrio

DIREITO CONSTITUCIONAL III


Ttulo

A Constituio de 1988 como um texto dirigente e compromissrio

Nmero de Aulas por Semana Nmero de Semana de Aula 1

Tema A Constituio de 1988 como um texto dirigente e compromissrio

Objetivos

Apresentar a disciplina e seu respectivo plano de ensino Articular o contedo da disciplina com a Teoria da Constituio. Compreender as funes de uma constituio nas perspectivas liberal e social. Resgatar a classificao da Constituio de 1988 como um texto dirigente e compromissrio.

Estrutura do Contedo

1. O surgimento do constitucionalismo e as funes de uma Constituio liberal 2. A evoluo para o Estado Social 3. Classificao das constituies quanto ideologia e quanto finalidade 4. Classificao da Constituio de 1988

Aplicao Prtica Terica

Questo discursiva: A Constituio de 1988 caracteriza-se por extensas disposies acerca de questes que vo alm da organizao dos poderes, da estrutura federal de estado e da proteo a direitos individuais. Com efeito, ela trata de matrias como ordem social, ordem econmica e tributao e oramento. Diante deste quadro, indaga-se:

a) correto associar tais caractersticas ao modelo de constituio-garantia, prprio do constitucionalismo liberal clssico? R- No correto pois o modelo de uma constituio garantia estabelece que prprio do constitucionalismo liberal clssico estabelece que uma constituio deve ter apenas normas de organizao e separao dos poderes e uma carta de declarao de direitos individuais e polticos. O modelo da nossa constituio Dirigene e compromissria. b) Quais as espcies de normas constitucionais que mais se adquam ao modelo de Constituio adotado em 1988? R- As normas que estabeleam normas sociais e quanto a eficcia um modelo que estabelea normas programticas ou seja aquelas que vo estabelecer programas metas, a exemplo o direito social de moradia. Questo objetiva (fonte: CESPE - 2008 - STJ - Tcnico Judicirio)
As normas que estabelecem diretrizes e objetivos a serem atingidos pelo Estado, visando o fim social, ou por outra, o rumo a ser seguido pelo legislador ordinrio na implementao das polticas de governo, so conhecidas como normas programticas.

Certo

Errado ( visando o fim social e o rumo do legislador est correto porm cabe ao poder

executivo implementar as polticas pblicas e no ao legislador ordinrio.)

Вам также может понравиться