Вы находитесь на странице: 1из 9

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS CMPUS GOINIA DEPARTAMENTO DAS REAS ACADMICAS III REA DE CONSTRUO

CIVIL

RELATRIO DE ENSAIO: DETERMINAO DA FINURA DO CIMENTO POR MEIO DA PENEIRA N 200

DIEGO M. SOARES MARIA D. CARVALHO ALZIRA DA C. SOUZA

GOINIA

D0017C10: Estudo da formao da etringita tardia em concreto por calor de hidratao do cimento. 27 __________________________________________________________________________________________

2012

Diego M. Soares Maria D. Carvalho Alzira da C. Souza

RELATRIO DE ENSAIO: DETERMINAO DA FINURA DO CIMENTO POR MEIO DA PENEIRA N 200

Relatrio de ensaio apresentado na disciplina Materiais de Construo I do Curso Superior de Tecnologia em Construo de Edifcios do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Gois Campus Goinia. rea de concentrao: Construo Civil Professora: MSc. Sandra Kurotusch de Melo

GOINIA 2012
1. INTRODUO
O presente relatrio tem como objetivo apresentar os resultados da avaliao da finura do cimento Portland CPII F-32 por peneiramento realizado conforme a NBR 11579 (ABNT, 1991), bem como apresentar a metodologia empregada. Os resultados comprovaram que o cimento atende aos limites especificados pela NBR 11578 (ABNT, 1991) sendo seu ndice de finura de 0,7%.

2. OBJETIVO DO ENSAIO
O objetivo do ensaio a determinao da finura do cimento Portland utilizando a peneira de 75m (n200), pelo procedimento manual, para a verificao da frao retida em porcentagem, em massa, de cimento cujas dimenses dos gros so superiores a 75m.

2.1 FUNDAMENTAES TERICAS


Alm de servir para aplicaes gerais, o cimento Portland composto CPII F-32 pode ser usado no preparo de argamassas de assentamento, revestimento, argamassa armada, concreto simples, armado, protendido, projetado, rolado, magro, concreto-massa, elementos prmoldados e artefatos de concreto, pisos e pavimentos de concreto e solo-cimento, dentre outros. Um dos fatores que indica a qual aplicabilidade o cimento acima pode ser utilizado o ndice de finura. O contato da gua com os componentes do cimento se d na superfcie dos gros, hidratando-os, gradativamente, em direo ao interior. Um cimento mais fino possui maior nmero de gros por unidade de massa, ou seja, possui maior rea especfica. Com isso, a gua encontrar muito maior rea de contato e a reao se far com maior intensidade, resultando, assim, em maior resistncia mecnica, maior liberao de calor e, tambm, maior tendncia retrao.

Neste caso, como a peneira possui dimenses extremamente pequenas, utiliza-se uma amostra com massa de 50,00 g, o que facilita o processo de peneiramento e evita a diminuio da vida til da peneira, uma vez que os poros da mesma podem se entupir com grande facilidade. Para o cimento Portland composto CPII F-32 o ndice de finura deve estar sempre menor que 10% para a classe 40MPa e menor que 12% para as classes de 25 e 32MPa de acordo com a NBR 11578/91.

3. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
O cimento avaliado foi o cimento Portland composto com fler (calcrio), CPII F-32. Para a realizao do ensaio pelo procedimento manual, foram utilizados os seguintes equipamentos: 1. Balana digital com preciso de 0,01g. 2. Conjunto de peneiramento, composto pela peneira de 75m, do fundo e da tampa. 3. Pincel mdio de nilon e um pincel pequeno de cerdas naturais. 4. Flanela seca e limpa. 5. Cronmetro com resoluo de 1 s. 6. Recipiente cermico para pesagem do material retido.

4. METODOLOGIA DE ENSAIO
O ensaio de finura do cimento Portland foi realizado atravs do procedimento manual, que consiste em quatro operaes (Eliminao de finos, etapa intermediria, peneiramento final e transferncia do resduo). Para o incio do ensaio, montou-se o esquema de peneira, tampa e fundo, como mostrado na figura 2. Uma amostra de 50 g do cimento foi adicionada sobre a tela da peneira. Aps segurar o conjunto (tampa, peneira e fundo) empregou-se movimento de vaivm na horizontal de modo que o cimento se espalhasse sobre a superfcie da tela e a parte fina passasse quase

que em sua totalidade durante um perodo de 5 minutos. Esta etapa corresponde eliminao dos finos.

Figura 1- Esquema de montagem de tampa, peneira e fundo para o ensaio de peneiramento do cimento.

A etapa intermediria consistiu na retirada e limpeza do fundo contendo o material fino que posteriormente foi descartado, e na limpeza da parte inferior da peneira com o pincel mdio. Aps a remontagem do esquema da figura 2, continuou-se o peneiramento com suaves movimentos de vaivm horizontais por um perodo de 20 minutos, girando o conjunto em intervalos regulares de tempo. Terminada esta etapa limpou-se a parte inferior da peneira e descartou-se o material presente no fundo, que tambm foi limpo posteriormente. A ltima etapa consistia no peneiramento final. Segurou-se o conjunto da figura 2 ligeiramente inclinado e imprimiram-se movimentos de vaivm durante cerca de 60s, girando sempre o conjunto a cerca de 60 a cada intervalo de 10s. Completando-se este perodo, limpou-se o fundo da peneira com o pincel mdio recolhendo todo o material e transferindo-o para o fundo. O material depositado no fundo foi ento transferido cuidadosamente para o

recipiente de cermica, tarado previamente na balana, onde se registrou uma massa superior ao limite de 0,1% da amostra original, ou se j, uma massa superior a 0,05g. O procedimento acima foi repetido at que se obteve um resduo passante de 0.02g. Procedeu-se ento com a pesagem do material retido na peneira de 75m, obtendo-se uma massa de 0,35g.

5. CLCULOS E EXPRESSO DOS RESULTADOS


O ndice de finura do cimento obtido pela expresso:

Onde: F = ndice de finura do cimento, em porcentagem. R = resduo do cimento na peneira 75m, em g M = massa inicial do cimento, em g C = fator de correo da peneira utilizada no ensaio, determinado de acordo com o disposto na EB-22, devendo estar compreendido no intervalo de 1,00 0,20. O resduo que permaneceu na peneira de 75 m foi de 0,35g e a massa inicial utilizada no ensaio foi de 50,00g. Como C o fator de correo e representa o desvio da idealidade da peneira, ou seja, seu valor seria 1,00 se a peneira apresentasse todos os seus orifcios desobstrudos, neste caso ela seria a peneira ideal. O controle da porosidade da peneira feito por rgos certificados que emitem um laudo referente eficincia da peneira. Neste caso o valor C se refere a uma correo do estado inicial da peneira. Como a peneira em uso no passou por nenhum procedimento de medio/verificao de eficincia recentemente adotouse o valor de C = 1,00.

6. CONCLUSO
A norma NBR 11579/91 diz que o resultado do ensaio o valor obtido em uma nica determinao, assim o valor do ndice de finura F, do cimento analisado, foi de 0,7%. Este ndice corresponde porcentagem em massa de material fino presente na amostra inicial. O ensaio foi realizado uma nica vez, assim no h como se ter parmetros para avaliar a eficcia do ensaio, pois o teste deveria ter sido realizado pelo menos duas vezes, levando-se em conta que para cada teste o operador deveria ser o mesmo, assim a repetibilidade do ensaio no foi garantida. A reprodutibilidade do ensaio obtida entre a diferena de dois resultados individuais e independentes realizados por operadores diferentes a partir da mesma amostra, no podendo ultrapassar 0,8% em valor absoluto. Como no se obtiveram resultados dos outros grupos para efeito de comparao, no se pode afirmar que o ensaio teve uma boa reprodutibilidade. Para o cimento CPII F-32 de acordo com a NBR 11578/91 o ndice de finura deve ser menor que 12%, assim o ensaio realizado comprovou que o cimento est dentro do limite estabelecido.

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Agregados Determinao do material fino que passa atravs da peneira 75 m, por lavagem. NBR NM 46: Rio de Janeiro, 2001. Isaia, Geraldo C.(Editor). Materiais de Construo Civil. 1ed. IBRACON, 2007 Isaia, Geraldo C.(Editor). Concreto: ensino, pesquisa e realizaes. 1ed. IBRACON, 2005. Equipe do Laboratrio de Furnas. Concretos Ensaios e Propriedades. PINI 97 Mehta, P.K.Concreto: Estrutura Propriedades e Materiais. PINI 1994 Cimento Portland - Determinao da finura por meio da peneira 75 m. NBR 11579: Rio de Janeiro, 1991.

Вам также может понравиться