Вы находитесь на странице: 1из 10

GOVERNO DO ESTADO DO AMAP Secretaria do Estado da Administrao

Concurso Pblico para Provimento de Cargos de

Soldado PM

P R O V A

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

INSTRUES
- Verifique se este caderno: N corresponde a sua opo de cargo. N contm 50 questes, numeradas de 1 a 50. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu. VOC DEVE: - procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - verificar no caderno de prova qual a letra (A, B, C, D, E) da resposta que voc escolheu. - marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, fazendo um trao bem forte no quadrinho que aparece abaixo dessa letra. ATENO - Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc ter 2h30min. para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

FUNDAO CARLOS CHAGAS Janeiro/2002

21/12/01 - 12:11

4. CONHECIMENTOS GERAIS 1. A Declarao Universal de Direitos Humanos de 1948 tem como fundamento (A) a natureza humana, pressuposto da divisibilidade dos direitos humanos. a vontade divina, pressuposto da igualdade entre as pessoas. a dignidade humana, pressuposto do relativismo cultural. a natureza humana, pressuposto da teoria das geraes de direitos.

A concepo contempornea de estabelece que estes direitos so (A)

direitos

humanos

especficos de cada cultura, sendo vedada a proteo internacional, por ofensa soberania nacional. especficos de cada cultura, sendo vedada a proteo internacional, por ofensa autodeterminao dos povos.

(B)

(B)

(C)) universais, sendo introduzido o sistema de proteo internacional dos direitos humanos, orientado pela primazia da pessoa humana. (D) especficos de cada cultura, sendo vedada a proteo internacional, por ofensa a no interveno. universais, sendo introduzido o sistema de proteo internacional dos direitos humanos, orientado pela primazia dos interesses do Estado.

(C)

(D)

(E)

(E)) a dignidade humana, pressuposto da universalidade dos direitos humanos.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

5.

A Constituio Federal de 1988 (A) permite que se utilize no processo criminal provas obtidas por meios ilcitos, no caso de investigaes referentes a crimes hediondos. assegura que a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontra sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso, salvo nos casos de crimes cuja pena privativa de liberdade ultrapasse dez anos. estabelece que o preso ser informado de seus direitos, observando que o silncio ser interpretado em seu detrimento. determina que o civilmente identificado seja obrigatoriamente submetido identificao criminal.

2.

A Declarao Universal dos Direitos Humanos, adotada aps a Segunda Guerra Mundial pela Assemblia Geral das Naes Unidas, estabeleceu (A) a necessidade de se aliar o Estado religio, conferindo fundamento tico e religioso ordem pblica. o direito do Estado de expulsar de seu territrio aqueles que sejam acusados de colocar em risco a segurana da coletividade. exclusivamente direitos civis e polticos, conferindo primazia ao direito de propriedade. exclusivamente direitos sociais, conferindo primazia aos direitos prestao estatal positiva.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)) estabelece que a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria.
_________________________________________________________

(E)) a dignidade inerente a todos os seres humanos e a existncia de direitos iguais e inalienveis.
_________________________________________________________

6.

A explorao de mangans na Serra do Navio pela empresa ICOMI e a instalao do Projeto Jari so consideradas experincias de desenvolvimento no sustentvel para a Amaznia porque (A) os recursos financeiros utilizados para a implantao destes projetos foram insuficientes, o que no permitiu a concluso dos mesmo. os benefcios sociais e econmicos resultantes destes projetos ficaram concentrados no municpio de Laranjal do Jari, prejudicando o desenvolvimento do Estado do Par.

3.

De acordo com os instrumentos internacionais e nacionais de garantia aos direitos humanos, o Direito das "minorias" (A) inadmissvel, pois todos so iguais em direitos e obrigaes. admissvel, apenas se no houver o Estado Democrtico de Direito. inadmissvel, pois estabelece discriminaes.

(B)

(B)

(C)

(C)) trouxeram como resultados a destruio do meio ambiente alm de impactos negativos no meio social e benefcios econmicos insuficientes para a melhoria da qualidade de vida da populao. (D) a tecnologia e a mo-de-obra necessrias para a implantao destes projetos foram insuficientes, inviabilizando sua continuidade. os projetos foram implantados em regies com quantidade insuficiente de recursos naturais. GOVAPM11

(D)) admissvel, pois os grupos socialmente vulnerveis merecem especial proteo. (E) inadmissvel, privilgios. pois estabelece preferncias e

(E)

19/12/01 - 16:29

7.

"Educar para a cidadania" significa (A) educar aqueles jovens interessados em se tornar membros respeitveis na sociedade onde vivem.

11.

A promoo do Desenvolvimento Sustentvel enquanto poltica pblica apresenta desafios que precisam ser enfrentados e superados. No que se refere realidade atual do Estado do Amap pode ser considerado como desafio: (A) o isolamento geogrfico uma vez que o Amap no possui nenhuma via de comunicao com os demais estados do Brasil.

(B)) educar para o reconhecimento dos direitos e deveres que todas as pessoas possuem. (C) o ensino da disciplina "Educao moral e cvica" aos alunos do ensino mdio. ensinar para crianas e jovens as leis presentes na Constituio Brasileira e no Cdigo Civil. a criao de uma disciplina dedicada a ensinar regras de comportamento para crianas.

(D)

(B)) a excessiva concentrao demogrfica nos municpios de Macap e Santana, pressionando os servios sociais ligados educao, sade e ao saneamento bsico. (C) (D) (E) a falta de reas adequadas para o desenvolvimento do setor produtivo. a explorao predatria que provocou o esgotamento dos recursos minerais em todo o Estado. a baixa densidade populacional, considerada uma das menores do Brasil.

(E)

_________________________________________________________

8.

O PROMOB Programa de Modernizao Tecnolgica do Setor Mobilirio implantado no Estado do Amap em 1996, foi criado com o objetivo de (A)) apoiar e estimular os moveleiros locais na produo de mveis para o abastecimento do mercado interno e externo. (B) (C) estabelecer parcerias com as madeireiras francesas. estimular a explorao florestal e aumentar o ndice de exportao de madeira de lei. atrair as madeireiras asiticas que detm tecnologias avanadas para a produo mobiliria. estimular o beneficiamento da madeira extrada no Amap em outros estados com maior avano tecnolgico.

_________________________________________________________

12.

A Lei Estadual de Proteo e Acesso Biodiversidade Lei no 0388/97 foi decretada e sancionada estabelecendo, dentre as disposies gerais, que (A) de competncia das comunidades locais e dos povos indgenas do Estado do Amap fiscalizar a utilizao dos recursos biolgicos existentes em suas reservas. os recursos genticos localizados no Estado do Amap no podero ser pesquisados e manipulados por instituies de outros pases. o direito ao aproveitamento da diversidade gentica e biolgica existente nas reas indgenas, do Estado do Amap, exclusivo dos povos indgenas. no ser permitida a manipulao e o uso para fins comerciais, em outros estados, dos recursos biolgicos e genticos existentes nas reas indgenas do Estado do Amap.

(B)

(D)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

9.

A economia do Estado do Amap diretamente dependente (A) (B) (C) (D)) (E) da rea de Livre Comrcio. do crescimento populacional. da importao de matria-prima. dos recursos naturais locais. do extrativismo mineral.

(E)) as comunidades locais e os povos indgenas tm direito participao nos benefcios econmicos e sociais decorrentes dos trabalhos de acesso a recursos genticos localizados no Estado do Amap.
_________________________________________________________

13.

O Programa de Desenvolvimento Sustentvel do Amap PDSA apresenta seis diretrizes, que fazem parte deste novo modelo de desenvolvimento e que norteiam os projetos implantados pelo programa. So elas: (A) Conservao cultural; Desenvolvimento tecnolgico; Preservao ambiental; Incentivo exportao de matria-prima; Participao popular; Qualidade de vida. Eqidade social; Crescimento da economia; Preservao ambiental; Utilizao de parcerias na execuo de projetos; Incentivo imigrao; Participao popular; Qualidade de vida. Eqidade social; Crescimento da economia; Conservao ambiental; Intercmbio cultural; Desenvolvimento urbano; Desconcentrao de atividades.

_________________________________________________________

10.

O que sustentabilidade social? (A) um conjunto de leis que precisam ser seguidas para a criao de uma sociedade sustentvel. um princpio ideolgico e terico que no pode ser colocado em prtica. (B)

(B)

(C)

(C)) uma das cinco dimenses bsicas do desenvolvimento sustentvel, de acordo com Ignacy Sachs. (D) um dos objetivos dos grandes projetos de explorao madeireira implantados na Amaznia. uma noo da rea da economia que orienta para o alcance dos mesmos padres de vida nos pases desenvolvidos e em desenvolvimento.

(D)) Eqidade social; Sustentabilidade da economia; Valorizao das vantagens comparativas do Amap; Utilizao de parcerias na execuo de projetos; Desconcentrao das Atividades; Municipalizao. (E) Conservao cultural; Crescimento da economia; Conservao ambiental; Incentivo exportao de matria-prima; Desenvolvimento urbano; Desconcentrao de atividades. 3

(E)

GOVAPM11

19/12/01 - 16:29

14.

A Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU em 1983, constatou que muitas das tendncias atuais de desenvolvimento, resultam em um aumento no nmero de pessoas pobres e vulnerveis, alm de causarem danos ao meio ambiente. Tendo como base esta constatao, a relao entre pobreza e meio ambiente pode ser estabelecida da seguinte forma: (A)) na tentativa de saldar suas dvidas os pases em desenvolvimento exploram excessivamente sua base de recursos naturais, empregando-os para cumprir obrigaes financeiras e no para o desenvolvimento, o que aumenta o ndice de pobreza. (B) nos pases desenvolvidos o ndice de pobreza baixo porque os recursos ambientais foram explorados racionalmente, respeitando a capacidade de suporte dos ecossistemas. os pases em desenvolvimento so mais pobres pois controlam o uso dos recursos naturais, no permitindo sua explorao para a promoo do desenvolvimento, o que os torna mais vulnerveis s crises econmicas mundiais. o desenvolvimento sustentvel uma alternativa que deve ser seguida pelas naes em desenvolvimento para que elas possam atingir a capacidade de produo e o nvel de crescimento econmico das naes desenvolvidas. o ndice de pobreza maior em pases que adotaram o desenvolvimento sustentvel como modelo econmico, pois a proteo dos recursos naturais limitou a implantao de projetos de erradicao da pobreza.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Ateno: As questes de nmeros texto apresentado abaixo. 16 a 21 baseiam-se no

(C)

(D)

A crise que explodiu de forma indita nos presdios de So Paulo comprova a falncia definitiva do sistema penitencirio fechado e exclusivamente punitivo, em que a nfase a disciplina, e no a recuperao do criminoso. O problema antigo e no s nosso. Todos os seminrios e discusses sobre o sistema penal condenam, h dcadas, o que os especialistas descrevem como a prevalncia da idia de segurana sobre a idia da recuperao. E condenam, tambm, a iluso de que a segurana da sociedade consiste em trancafiar todo e qualquer tipo de criminoso, e no apenas aqueles de alta periculosidade. A afirmao acima foi tirada de uma conferncia feita em 1980 por um dos grandes advogados de So Paulo, Manoel Pedro Pimentel (1922-91), que viveu de perto o problema por ter sido Secretrio de Justia e de Segurana. Ele era bem explcito: Acho que no h mais dvida de que o sistema das prises fechadas no tem condies de promover a reabilitao social de um indivduo. Uma das provas da falncia a taxa altssima de reincidncia. Estudos diferentes mostram que entre 40% a 60% dos criminosos acabam voltando para a priso.
Marcelo Beraba, Folha de S. Paulo, 23 fevereiro 2001

16.

correto afirmar que no texto o autor, principalmente, (A) condena as sociedades que buscam manter afastados, em presdios mal administrados e com pouca segurana, aqueles que no cumprem suas regras.

(E)

_________________________________________________________

(B)) defende a opinio de que importante em qualquer sociedade proteger os cidados de situaes de violncia, mantendo presos os que agem de maneira contrria s suas normas. (C) desenvolve a idia de que o sistema carcerrio deve privilegiar a reabilitao do criminoso e no apenas mant-lo obrigatoriamente afastado do convvio social. considera que, na violenta sociedade atual, os bandidos gozam de mais privilgios do que os cidados comuns, j que o sistema penitencirio antigo e pouco eficiente. baseia-se em estudos feitos recentemente em vrios pases, para propor novos mtodos de recuperao de criminosos, inclusive por meio de severas punies.

15.

A sustentabilidade ecolgica (A) um princpio biolgico que estabelece regras para o desenvolvimento social nas Unidades de Conservao e reas Indgenas brasileiras. um conceito cercado de crticas e riscos no que se refere sua aplicao como ferramenta para o crescimento econmico em reas protegidas. uma noo equivocada de que o desenvolvimento econmico prejudica a conservao dos ecossistemas e a melhoria da qualidade de vida a longo prazo. um conceito alternativo noo de desenvolvimento sustentvel, uma vez que evidencia a necessidade de superar os limites da natureza atravs de atividades econmicas que priorizem o desenvolvimento social. 17.

(D)

(B)

(E)

_________________________________________________________

(C)

o que os especialistas descrevem como a prevalncia da idia de segurana sobre a idia da recuperao. O segmento grifado significa, considerando-se o contexto, que (A) mais importante punir com o encarceramento do que recuperar o indivduo marginalizado. nem sempre a punio se torna fator de recuperao dos indivduos encarcerados. s ocorre a recuperao do criminoso se houver a devida punio da infrao cometida. a recuperao de criminosos e a segurana da sociedade so noes que tm o mesmo valor.

(D)

(B) (C) (D)

(E)) uma das dimenses do desenvolvimento sustentvel e aponta para a necessidade de reconhecer que os ecossistemas tem uma capacidade suporte que impe limites atividade econmica. 4

(E)) a punio de criminosos deve ter mais importncia, para garantir a segurana da sociedade. GOVAPM11

19/12/01 - 16:29

18.

Estudos diferentes mostram que entre 40% a 60% dos criminosos acabam voltando para a priso. A afirmao acima foi usada para comprovar que (A) falta mais disciplina nos presdios atualmente, tanto para criminosos quanto para os responsveis. nem sempre necessrio manter os criminosos afastados da sociedade, em prises fechadas.

(B)

(C)) a ausncia de controle dos prisioneiros dentro das penitencirias elevada, por falta de especialistas em segurana. (D) um sistema penitencirio fechado e baseado apenas na imposio da disciplina no apresenta bons resultados, como deveria. possvel recuperar praticamente todos os criminosos, desde que eles estejam dentro das prises.

(E)

_________________________________________________________

19.

H dois trechos do texto que esto entre aspas porque eles (A) introduzem idias de outra pessoa, que so contrrias ao desenvolvimento do texto. so uma citao fiel das palavras de especialistas em segurana pblica. interrompem o desenvolvimento lgico das idias do texto.

As questes de nmeros 22 a 28 baseiam-se no texto apresentado abaixo. A reao mais comum das pessoas diante da criminalidade um sentimento de revolta e medo. O que difere a forma como cada um lida com o problema. Alguns acreditam que no h como escapar quando a violncia bate sua porta. A sada entregar todos os seus pertences e torcer para que no haja nenhum tipo de violncia fsica. Outros imaginam que possvel reagir, enfrentar o bandido e venc-lo. So essas pessoas que portam armas ou as tm guardadas em casa para se proteger. Quem a favor do porte e do uso desses instrumentos sustenta que, se eles fossem proibidos, os bandidos reinariam absolutos contra o cidado j indefeso pela ineficincia da polcia. Outra argumentao que os delinqentes sempre escolhem como vtimas os que so incapazes de resistir. A arma teria um efeito preventivo ao criar algum grau de dificuldade. Por mais razoveis que paream, esses argumentos so apenas fraes da verdade. As estatsticas policiais revelam que andar armado nem sempre sinnimo de estar protegido. Ao contrrio. Usar uma arma, mais do que perigoso, pode ser letal - especialmente quando se tenta reagir a um assalto.
Veja Especial - Sua Segurana

Ateno:

22.

(B)

(C)

(D)) indicam o assunto principal do texto, do qual partem as idias secundrias. (E) resumem os problemas discutidos habitualmente pelas autoridades em suas reunies. 23.

Um dos argumentos apresentados no texto em defesa do porte de arma : (A) ela permitiria que a vtima continuasse com seus pertences e no os entregasse aos bandidos. (B) possvel, com ela, enfrentar e subjugar os bandidos, saindo-se bem de qualquer assalto. (C)) pessoas mais fracas, mesmo sem a ajuda da polcia, poderiam desarmar os bandidos. (D) (E) pessoas comuns no teriam como defender-se de bandidos, pois somente estes fariam uso delas. no somente a polcia que deve proteger os cidados e, portanto, eles precisam usar armas para defender-se.

__________________________________________________________________________________________________________________

20.

A conferncia foi feita em 1980 por um dos grandes advogados de So Paulo. Transpondo-se a frase acima para a voz ativa, a forma verbal passa a ser (A)) foram feitas. (B) (C) tinha feito. fizeram.

A arma teria um efeito preventivo ao criar algum grau de dificuldade. Observa-se no segmento acima uma relao de (A) explicao e restrio. (B)) tempo e espao. (C) proporo e finalidade. (D) condio e concluso. (E) causa e conseqncia. _________________________________________________________ 24. ... entregar todos os seus pertences. ... os delinqentes escolhem suas vtimas.

Substituindo-se os termos grifados pelos pronomes correspondentes, a forma correta ser (D) fez-se. (A) entreg-los - escolhem-nas (B) entreg-los - escolhem elas (E) fez. (C) entregar-lhes - escolhem-as _________________________________________________________ (D)) entrega-lhes - escolhem-nas (E) entreg-los - escolh-las 21. As palavras que recebem acento pela mesma razo que o _________________________________________________________ 25. ... os bandidos reinariam absolutos contra o cidado j justifica em secretrio so indefeso ... (A) (B) (C) (D) idia e dcadas. indita e tambm. falncia e indivduo. conferncia e s. O emprego da forma verbal grifada na frase acima indica (A) um fato real, que se segue a outro, anterior. (B) uma situao provvel, que depende de certa condio. (C) a continuidade, no presente, de uma ao realizada no passado. (D) uma ao real, terminada no passado, sem limites precisos. (E)) a repetio de uma ao que se projeta no futuro. 5

(E)) seminrios e h. GOVAPM11

19/12/01 - 16:29

26.

... para que no haja nenhum tipo de violncia fsica. O verbo que apresenta o mesmo tempo e modo da forma grifada acima est na frase: (A)) (B) (C) (D) (E) se fossem proibidos... os delinqentes sempre escolhem como vtimas ... a arma teria um efeito preventivo ... por mais razoveis que paream ... quando se tenta reagir a um assalto...

31.

A soma de trs nmeros naturais 13 455. O maior deles 7 946. A diferena entre os outros dois 2 125. O triplo do menor deles (A) (B) (C) 1 692 3 384 3 817

_________________________________________________________

27.

... como cada um lida com o problema. A mesma regncia exigida pelo verbo grifado acima est na frase: (A) um sentimento de revolta e medo. (B) entregar todos os seus pertences. (C)) os que so incapazes de resistir. (D) a arma teria um efeito preventivo. (E) quando se tenta reagir a um assalto. (D)) 4 749 (E) 5 076

_________________________________________________________

_________________________________________________________

32.

28.

A concordncia, nas frases adaptadas do texto, est feita em desrespeito norma culta em: (A) As reaes mais comuns so sentimentos de revolta e medo. A diferena est nas formas como alguns lidam com os problemas. Os dados indicam que o uso de armas podem ser perigosos, resultando em graves ferimentos.

A verificao do funcionamento de trs sistemas de segurana feita periodicamente: o do tipo A a cada 2 horas e meia, o do tipo B a cada 4 horas e o do tipo C a cada 6 horas, inclusive aos sbados, domingos e feriados. Se em 15/08/2001, s 10 horas, os trs sistemas foram verificados, uma outra coincidncia no horrio de verificao dos trs ocorreu em (A) (B) (C) (D) 22/08/2001 s 22 horas. 22/08/2001 s 10 horas. 20/08/2001 s 12 horas. 17/08/2001 s 10 horas.

(B)

(C)

(D)) Nem sempre possvel, para uma vtima, reagir contra os bandidos e domin-los. (E) A sada torcer para que no haja agresses fsicas durante os assaltos.

_________________________________________________________

(E)) 15/08/2001 s 22 horas e 30 minutos.

29.

O bandido tem .......... seu favor o elemento surpresa e a vtima, geralmente indefesa, nem sempre resiste ........ agresso pois, se o fizer, poder ser ferida ou mesmo morta .......... tiros. As lacunas da frase apresentada acima esto corretamente preenchidas por (A) a - - (B)) a - - a (C) a - a - a (D) - - a (E) - a - Encontram-se palavras escritas de maneira INCORRETA na frase: (A)) O modelo carcerrio, tal como se apresenta, em vez de recuperar delinqentes, acaba sendo uma escola de pervercidade e de incensats. (B) Diz um ditado popular que o crime no compensa, mas nem todos os delinqentes recebem a devida punio pelos atos cometidos. Haver sempre opinies divergentes a respeito do porte de armas a cidados inexperientes, que acabam sendo vtimas de atitudes violentas. Agir com bom senso, no se expondo demasiadamente, uma forma de as pessoas se protegerem da violncia de um marginal. Alguns assaltantes agem por impulso, mas a maioria planeja bastante bem suas aes, embora tambm esteja sob presso, como sua vtima, no momento do ataque.

_________________________________________________________

33.

Certo ms, todos os agentes de um presdio participaram de programas de atualizao sobre segurana. Na primeira semana, o nmero de participantes correspondeu a 1 1 do total e na segunda, a do nmero restante. Dos 4 4 3 participaram do programa na terceira 5

_________________________________________________________

30.

que sobraram,

semana e os ltimos 54, na quarta semana. O nmero de

agentes desse presdio

(C)

(A)) 200 (B) (C) (D) (E) 240 280 300 320 GOVAPM11

(D)

(E)

19/12/01 - 16:29

34.

Uma

certa

quantidade

de

dados

cadastrais

est

38.

Um capital de R$ 3 200,00 foi aplicado a juros simples da seguinte forma:


N

armazenada em dois disquetes e em discos compactos (CDs). A razo entre o nmero de disquetes e de discos 3 compactos, nessa ordem, . Em relao ao total 2 desses objetos, a porcentagem de (A) (B) (C) (D) disquetes 30%. discos compactos 25%. disquetes 60%. discos compactos 30%. (A) 2 meses. Se o montante dessa aplicao foi R$ 3 413,20, ento o prazo de aplicao da ltima parcela foi de 1 do total taxa de 2% ao ms por 3 meses e meio; 4 3 do total taxa de 3% ao ms por 2 meses; 5 o restante taxa de 3,5% ao ms.

(E)) disquetes 75%.


_________________________________________________________

35.

Um agente executou uma certa tarefa em 3 horas e 40 minutos de trabalho. Outro agente, cuja eficincia de 80% da do primeiro, executaria a mesma tarefa se trabalhasse por um perodo de (A) (B) 2 horas e 16 minutos. 3 horas e 55 minutos.

(B)) 2 meses e 10 dias.

(C)

2 meses e meio.

(D)

2 meses e 20 dias.

(C)) 4 horas e 20 minutos. (D) (E) 36. 4 horas e 35 minutos. 4 horas e 45 minutos. 39.

(E)

3 meses.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Trs agentes revistaram um total de 152 visitantes. Essa tarefa foi feita de forma que o primeiro revistou 12 pessoas a menos que o segundo e este 8 a menos que o terceiro. O nmero de pessoas revistadas pelo

Uma empresa deseja iniciar a coleta seletiva de resduos em todas as suas unidades e, para tanto, encomendou a uma grfica a impresso de 140 000 folhetos explicativos. A metade desses folhetos foi impressa em 3 dias por duas mquinas de mesmo rendimento, funcionando 3 horas por dia. Devido a uma avaria em uma delas, a outra deve imprimir os folhetos que faltam em 2 dias. Para tanto, deve funcionar diariamente por um perodo de (A) (B) (C) 9 horas e meia. 9 horas. 8 horas e meia.

(A) (B)

primeiro foi 40. segundo foi 50.

(C)) terceiro foi 62.

(D)

segundo foi 54.

(E) (D)) 8 horas. (E) 37. 7 horas e meia.

primeiro foi 45.

_________________________________________________________

40.

_________________________________________________________

Uma das caixas de gua de um prdio mede 1,5 m de comprimento, 8 dm de largura e 120 cm de altura. O nmero de litros de gua que ela comporta

Um ciclista deseja percorrer uma distncia de 31,25 km. Se percorrer 500 m a cada minuto, que porcentagem do 1 total ter percorrido em de hora? 4 (A) 20% (C) 1 295 (A)) (B) 129,5 144

(B)) 21% (C) (D) (E) 22%

(D) 23% 24% (E)

1 440

2 880 7

GOVAPM11

19/12/01 - 16:29

ATUALIDADES 41. A forma aberrante de fanatismo pregada por Osama bin Laden tem razes fincadas na histria da religio muulmana, constantemente marcada pelo desejo de mergulhar na fonte original, de beber na palavra mais pura do Coro. Esse movimento chamado, genericamente, de fundamentalismo e est entranhado no prprio cdigo gentico do Isl. Na tica fundamentalista (A) o nacionalismo um instrumento essencial para a concretizao do ideal de se construir um Estado islmico no Afeganisto. o dever dos muulmanos empregar todas as armas possveis no sentido de acabar com a misria e o analfabetismo nos Estados islmicos. operaes espetaculares como o atentado contra os Estados Unidos ferem os princpios religiosos estabelecidos pelo livro sagrado dos muulmanos.

43.

A submisso de George Bush aos interesses dos petroleiros do Texas determinou a sua ruptura com o Protocolo de Kyoto, no comeo do ano 2001. Esse Protocolo (A) uma tentativa de reduzir o desenvolvimento econmico e a produo cuja meta a preservao ambiental.

(B)

um acordo multilateral que visa eliminar o monoplio sobre combustveis fsseis das grandes potncias.

(B)

(C)

visa reduzir o desmatamento nas regies tropicais e a destruio de frgeis ecossistemas.

(C)

(D)

prope a adoo de um modelo produtivo que cause menor impacto ambiental no mundo.

(D)) a unio da religio e do Estado um ideal ordenado por Deus e sua separao, uma inveno ocidental que provocou o declnio do mundo muulmano. (E) a defesa das liberdades individuais, da emancipao das mulheres, das mudanas nos padres familiares e na sociedade um ideal a ser perseguido pelos muulmanos. 44.

(E)) uma iniciativa ambiental que visa reduzir emisso de gases que causam o efeito estufa.
_________________________________________________________

_________________________________________________________

O sucesso no Mundial da Blgica em novembro de 2001 j faz atletas e tcnicos pensarem em medalhas nos Jogos Olmpicos de Atenas-2004.
(Folha de So Paulo, 8 de novembro de 2001, p.D8)

42.

Considere os textos abaixo. Cerca de 75 por cento da populao mundial vive na Eursia, que possui a maior parte dos recursos naturais do planeta...Ali esto 60 por cento do PIB do planeta e cerca de 75 por cento de suas reservas conhecidas de energia...Depois dos Estados Unidos, as outras seis maiores economias e os seis maiores investidores em armas esto localizados na Eursia. Todos os poderes nucleares, exceto um, esto ali localizados.
(Zbigniew Brzezinski, The Grand Chessboard: American Primacy and its Geostrategic Imperatives, Basic Books, Nova York, 1997)

Pode-se associar ao sucesso a que o texto se refere (A) o tenista Fernando Minigeni.

(B)) a ginasta Daniele Hyploto. (C) (D) (E) 45. o tenista Gustavo Kuerten. o surfista Joj de Olivena. o boxista Pop.

No h dvida, portanto que a presena militar na sia Central (...) resultado de uma estratgia de longo alcance, muito bem pensada, que lana mo do pretexto para se colocar em marcha. Da tambm a fabricao do Islo fantico'. O combate ao Isl tem como real justificativa o solo geopoltico sobre o qual ele se desenvolve.
(Jos Arbex Jr. Revista Caros Amigos, Ano V, nmero 55, outubro 2001, p.11)

_________________________________________________________

A Cmara dos Deputados aprovou no dia 6 de novembro de 2001 em primeiro turno a Emenda Constitucional que limita a imunidade parlamentar dos congressistas. A principal alterao da lei liga-se ao fim (A) do foro especial em que deputados e senadores s podiam ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal.

A partir dos textos pode-se afirmar que a operao militar dos Estados Unidos no Afeganisto tem um objetivo estratgico bastante preciso: (A)) lanar slidas bases que lhe permitam controlar total ou parcialmente a Eursia, regio considerada absolutamente estratgica, no sculo 21, pelo governo americano. (B) contribuir com o desarmamento, reduzindo o poderio nuclear dos pases da Eursia, regio considerada estratgica pelo governo americano para dar incio paz mundial. incentivar a integrao dos grupos tnicos existentes no pas atravs de ajuda econmica e tecnolgica para reduzir a formao de grupos terroristas. acabar definitivamente com movimentos terroristas, principalmente os de carter religioso, que tm como local estratgico a Eursia Central. promover a democratizao poltica e social do pas, atravs da organizao de um governo composto por todos os grupos tnico da regio.

(B)

da priso especial aos membros da Cmara e do Senado que cometessem crimes comuns durante o mandato parlamentar.

(C)

(C)) da licena da Cmara e do Senado para que o Supremo Tribunal Federal processasse congressistas no caso de crimes cometidos sem vinculao ao mandato.

(D)

(D)

do privilgio dos deputados e dos senadores no poderem ser processados pela suas opinies, palavras e votos, proferidos no exerccio do mandato.

(E)

(E)

do voto aberto nos julgamentos de casos como crimes de estelionato, corrupo, fraudes e sonegao fiscal na Comisso Parlamentar de Inqurito. GOVAPM11

19/12/01 - 16:29

46.

Considere os itens abaixo

49.

No mundo contemporneo (...) a criatividade e o talento no so elementos suficientes para se produzir um artefato cultural. Torna-se necessrio tambm que se faa propaganda, direta ou indireta, para que a produo final alcance sucesso. A massa de consumidores procura, atravs dos

I. O cidado ter mais dificuldades de cumprir seus


deveres e exigir seus direitos se no souber ler, escrever e fazer as operaes aritmticas bsicas.

II. Com ela o trabalhador adquire condies de se


profissionalizar, de elevar sua remunerao, de aumentar sua produtividade e de diminuir a possibilidade de acidentes de trabalho.

III. Ela favorece a integrao do indivduo na


sociedade e cria as condies desenvolvimento da cidadania. bsicas ao

movimentos da moda, em todas as categorias, produtos que se identificam com sua camada social, formando a partir da representaes e smbolos prprios. O que importa o jogo de imagens criado por um grande complexo (...) voltado para o comprador com ofertas de bens e produtos. No contexto a que o texto se refere pode-se perceber (A) o marketing sofisticado como um fator de produo cientfica e de formao da cidadania. a educao como um instrumento de formao de conceito estticos e de consumo. o crescimento da informtica como um elemento de promoo da igualdade cultural.

Identifica a alfabetizao como instrumento necessrio para o exerccio da cidadania o que est afirmado em (A) (B) (C) (D) (E)) 47.

I, apenas. II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

_________________________________________________________

O combate s causas da violncia no depende somente de aes do Estado por uma polcia mais eficiente, um sistema penitencirio regenerador e um Judicirio reformado. A sociedade tambm tem muito a contribuir, envolvendo-se em iniciativas de combate criminalidade e desenvolvimento social. (Folha de So Paulo, 11/11/01, p.C9)
(Opinio do Sindicato da Indstria da Construo Civil do estado de So Paulo)

(B)

(C)

Uma das aes bem sucedidas atualmente da sociedade civil, que contribui para o combate criminalidade a que o texto se refere (A)) (B) (C) (D) (E) o incentivo ao Disque Denncia. a implantao da Polcia Comunitria. a informatizao das Delegacias de polcia. a aquisio de armas sofisticadas pela polcia. o desenvolvimento de atividade de capacitao.

(D)) a eletrnica como um agente transformador da informao e da comunicao. (E) a tecnologia de ponta como um mecanismo de equilbrio social e cultural.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

48.

Considere os itens abaixo.

50.

Considere os itens abaixo.

I. O rascunho da declarao final da reunio da OMC


prev negociaes destinadas a, entre outros ponto, a reduo, com vistas eliminao progressiva(phasing out, em ingls), de todas as formas de subsdios exportao de produtos agrcolas.

I.

A eliminao de empregos, a reduo de salrios reais e a supresso de direitos trabalhistas tradicionais atingem diretamente as parcelas de mdia e baixa qualificao da fora de trabalho.

II. Com apoio da Sua, do Japo e Canad, propuseram outra formulao que acaba com o Trips, e impede os pases a usar plenamente a flexibilidade do prprio acordo para enfrentar crises como a Aids.

II. Os ndices de marginalidade, criminalidade, desemprego etc. agravam-se ano aps ano, especialmente com o fim das garantias sociais, eliminada por essa poltica.

III. Noruega, Japo e outros pases no aceitam o


termo phasing out. Exigem que preocupaes no-comerciais tenham peso na declarao, tais como a defesa da agricultura como proteo ambiental, ao bem-estar animal.

III. O agravamento da desigualdade e excluso social


foi responsvel pela existncia de bolses de riqueza absoluta e de misria absoluta dentro do pas.

IV. Japo e a maioria dos pases em desenvolvimento,


defendem o esboo da declarao final que fala em esclarecimento e aperfeioamento das regras da OMC que tratam de medidas antidumping, ou seja, a defesa contra importao de produtos que entram a preo de custo ou at abaixo do custo (dumping). Identifica a posio defendida pelo Brasil na reunio da Organizao Mundial de Comrcio OMC, em Doha, o que est afirmado SOMENTE em (A) (B) (C)) (D) (E) Os itens I, II e III identificam problemticas que, no Brasil, podem ser associadas poltica (A) liberal clssica e ao desenvovimentismo.

(B)) neoliberal e globalizao da economia. (C) (D) (E) populista e ao nacionalismo econmico. autoritria e estatizao da economia. ditatorial e ao intervencionismo estatal. 9

I e II I e III I e IV II e IV III e IV

GOVAPM11

Edited by Foxit PDF Editor Copyright (c) by Foxit Software Company, 2004 - 2007 For Evaluation Only.

Gabarito Prova de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Especficos 001 002 003 004 005 006 007 008 009 010 E E D C E C B A D C 011 012 013 014 015 016 017 018 019 020 B E D A E C A D B E 021 022 023 024 025 026 027 028 029 030 C D E A B D E C B A 031 032 033 034 035 036 037 038 039 040 E A B C D B E C A D 041 042 043 044 045 046 047 048 049 050 D A E B C E A C D B

Вам также может понравиться