Вы находитесь на странице: 1из 83

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira AULA 4- FATOS JURDICOS

Na aula de hoje teremos diversos exerccios da banca CESPE/UnB e, ao final, uma lista de exerccios da banca FCC. Os FATOS JURDICOS so acontecimentos, previstos em norma de direito, em razo dos quais nascem, se modificam, subsistem e se extinguem as relaes jurdicas. Os atos jurdicos so espcies de fatos jurdicos.

CLASSIFICAO DOS FATOS JURDICOS


Dividem-se em dois grandes grupos: o grupo dos fatos naturais e o grupo dos fatos humanos. 1. Fatos Naturais: so aqueles provenientes de fenmenos naturais, sem a interveno da vontade humana, e que produzem efeitos jurdicos. Podem ser: Ordinrios: so aqueles que normalmente acontecem (previsveis) e produzem efeitos relevantes para o direito (ex: nascimento, maioridade, morte, decurso de tempo prescrio e decadncia - etc.); Extraordinrios: so aqueles que chamamos de caso fortuito e fora maior (imprevisveis), tendo importncia para o direito porque excluem qualquer responsabilidade (exemplo: desabamento de um edifcio em razo de fortes chuvas, incndio de uma casa provocado por um raio, naufrgio de uma embarcao decorrente de um maremoto, etc.).

2. Fatos Humanos: so acontecimentos que dependem da vontade humana, abrangendo tanto os atos lcitos como os ilcitos. Os atos lcitos tambm so chamados de atos jurdicos em sentido amplo. Os fatos humanos podem ser: Atos Ilcitos: so os que tm relevncia para o direito por gerarem obrigaes e deveres para quem os pratica. Sero estudados na prxima aula. Atos Lcitos (ato jurdico em sentido amplo): a conseqncia da prtica de um ato lcito a obteno do direito, o que acarreta a produo de efeitos jurdicos desejados pelo agente. Dividem-se no ato jurdico em sentido estrito e no negcio jurdico. Entretanto, o Cdigo Civil destinou apenas um artigo aos atos lcitos (art. 185 do CC), atribuindo-lhes o mesmo tratamento dos negcios jurdicos.

1 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Art. 185 do CC - Aos atos jurdicos lcitos, que no sejam negcios jurdicos, aplicam-se, no que couber, as disposies do Ttulo anterior.

Ato jurdico em sentido estrito: gera conseqncias jurdicas previstas em lei e no pelas partes interessadas, no havendo regulamentao da autonomia privada. Ou seja, aquele que surge como um mero pressuposto de efeito jurdico preordenado pela lei sem funo e natureza de autorregulamento. Classificam-se em dois tipos: atos materiais ou reais e participaes. Atos materiais ou reais: consistem numa atuao de vontade que lhes d existncia imediata, pois no se destinam ao conhecimento de determinada pessoa; dessa forma, correto afirmar que os atos materiais ou reais no possuem destinatrio (ex: fixao de domiclio, a transferncia de domiclio, o achado de tesouro, a percepo de frutos, pagamento indevido, etc.). Participaes: consistem em declaraes para a cincia ou comunicao de intenes ou de fatos; ou seja, o sujeito pratica o ato para dar conhecimento a outrem. Conclui-se que possuem destinatrio (ex: intimao ato pelo qual algum participa a outrem a inteno de exigi-lo certo comportamento -, notificao ato pelo qual algum cientifica a outrem fato que a este interessa conhecer -, interpelao ato do credor em ateno ao devedor -, oposio ato pelo qual algum impugna a realizao de evento futuro -, etc.). Negcio Jurdico: o ato de autonomia de vontade, com a qual o particular regula por si os prprios interesses, logo, podemos afirmar que a sua essncia a autorregulao dos interesses particulares reconhecida pelo ordenamento jurdico (ex: contrato de compra e venda, fazer um testamento, locar uma casa, etc.). Tenho certeza que essa quantidade de classificaes dos fatos jurdicos causa uma enorme confuso. Dessa forma, sempre com a inteno de facilitar o seu estudo, temos a seguir um grfico esquemtico sobre assunto:

2 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


ORDINRIO Ex: morte, nascimento, decurso de tempo, etc. maioridade,

NATURAL (involuntrio)

acontecimentos previsveis

EXTRAORDINRIO

Ex: casos fortuitos ou de fora maior, tais como, raios, terremotos, tempestades, etc.

FATO JURDICO

acontecimentos imprevisveis

ATO JURDICO ILCITO

decorre do dano causado atravs da violao ou abuso de um direito

ATO JURDICO LCITO (sentido estrito) HUMANO (voluntrio)

o efeito decorre da lei.

ATOS MATERIAIS

ATO JURDICO LCITO (sent. amplo)

no possuem destinatrio

Ex: fixao de domiclio, achado de tesouro, pagt. indevido, etc.

PARTICIPAES

possuem destinatrio

Ex: intimao, notificao, oposio, interpelao, etc.

NEGCIO JURDICO

o efeito decorre da autonomia de vontade do particular.

Ex: compra e venda, testamento, doao, etc.

Veja como a banca CESPE/UnB j cobrou o assunto:

3 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira

1. (CESPE - TRE/MA Analista Judicirio 2009) O contrato de locao de bem imvel constitui exemplo de ato jurdico em sentido estrito.

1. ER DA A. Trata-se de um negcio jurdico, ou seja, espcie de ato jurdico em ERRA RAD sentido amplo.

2. (CESPE - TRT 17. Regio Analista Judicirio - 2009) O ato ilcito poder originar ou criar um direito para quem o comete.

2. ER DA A. O ato ilcito cria uma obrigao para quem o comete e no um direito. ERRA RAD 3. (CESPE - TST Analista Judicirio 2008) O cientista francs Philippe Charlier trouxe tona uma revelao inimaginvel: os restos mortais da guerreira e mrtir francesa Joana dArc so falsos e, na realidade, podem ser de uma mmia egpcia.
Isto , 11/4/2007, p. 75 (com adaptaes).

Considerando a notcia acima e a legislao civil brasileira, julgue o item a seguir. A divulgao da referida descoberta, feita pelo cientista francs imprensa, classifica-se como um fato jurdico stricto sensu.

3. ER DA A. A revelao do cientista tem repercusso histria, mas no afeta o ERRA RAD mundo jurdico. Desta forma, temos um fato histrico e no um fato jurdico.

4. (CESPE - INSS Analista do Seguro Social - Direito 2008) O vendaval que destri uma casa exemplo de negcio jurdico unilateral.

4. ERRA DA A. Trata-se de um fato jurdico extraordinrio. ERRAD 5. (CESPE - DFTRANS - Analista de Transportes Urbanos Direito e Legislao 2008) O contrato de compra e venda tipifica exemplo de ato jurdico em sentido estrito.

4 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


5. ER ERRA RADA DA. Trata-se de um negcio jurdico, ou seja, espcie de ato jurdico em sentido amplo.

6. (CESPE - TCE/TO Analista de Controle Externo Direito - 2008) O pai, quando reconhece a paternidade do filho havido fora do casamento, pratica ato jurdico em sentido estrito.

6. CE RT TA A. Conforme grfico esquemtico. CER 7. (CESPE - SERPRO Analista Advocacia 2008) A intimao e a notificao so atos jurdicos materiais ou reais em sentido estrito.

7. ER DA A. Por possurem destinatrio, so participaes e no atos materiais ou ERRA RAD reais.

8. (CESPE - IBRAM/DF Analista de Atividades do Meio Ambiente Especialidade: Advogado - 2009) Ao dirigir na contramo de direo e sem carteira de habilitao, o motorista comete um ilcito civil, mesmo que no venha a atropelar nenhuma pessoa, nem colidir com outro veculo.

8. ER DA A. Na situao apresentada temos um ilcito relacionado ao Cdigo de ERRA RAD Trnsito Brasileiro. Para haver ilcito civil deve existir dano para algum, o que no foi o caso.

Do esquema grfico apresentado, o CC dedica especial tratamento aos negcios jurdicos (arts. 104 a 184 do CC). Entretanto, no basta a simples leitura dos dispositivos ora citados para acertar as questes do concurso, tendo em vista que o assunto recheado de conceitos doutrinrios. Dessa forma, irei abordar o assunto associando os artigos mais cobrados em prova com a teoria desenvolvida pela doutrina sempre focalizando no nosso objetivo: acertar a questo e ser aprovado.

CLASSIFICAO DOS NEGCIOS JURDICOS


So diversas as classificaes do negcio jurdico, por isso, irei comentar as principais:

5 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


1) Quanto s vantagens que produzem: os negcios jurdicos podem ser gratuitos, onerosos, bifrontes e neutros. gratuito: as partes objetivam benefcio ou enriquecimento patrimonial sem qualquer contraprestao (ex: doao a parte que recebe a doao no realiza uma contraprestao.); oneroso: as objetivam, reciprocamente, obter vantagens para si ou para outrem (ex: compra e venda deve-se pagar o preo para se obter a coisa.); bifronte: pode ser gratuito ou oneroso, de acordo com a vontade das partes (ex: o depsito se eu peo para o meu vizinho guardar meu carro enquanto eu viajo, o depsito pode ser pago ou no.); e neutro: lhe falta uma atribuio patrimonial, pois consiste em atribuir a um bem uma destinao especfica (ex: ato de instituio de bem de famlia, vincular bens com clusula de incomunicabilidade ou inalienabilidade, etc.).

2) Quanto s formalidades: os negcios jurdicos podem ser solenes ou no solenes. solene: requer para a sua existncia uma forma especial prescrita em lei (ex: testamento); e no solene: no exige forma legal para que ocorra a sua efetivao (ex: compra e venda de bem mvel). 3) Quanto ao contedo: os negcios jurdicos podem ser patrimoniais ou extrapatrimoniais. patrimonial: versa sobre questes suscetveis de aferio econmica (ex: compra e venda); e extrapatrimonial: versa sobre questes no suscetveis de aferio econmica (ex: questes relacionadas aos direitos personalssimos e ao direito de famlia). 4) Quanto manifestao de vontade: os negcios jurdicos podem ser unilaterais, bilaterais ou plurilaterais. unilateral: o ato volitivo (declarao de vontade) provm de um ou mais sujeitos, desde que estejam no mesmo plo da relao jurdica (ex: testamento, promessa de recompensa, etc.);

6 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


bilateral ou plurilateral: a declarao volitiva emana de duas ou mais pessoas oriundas de plos diferentes na relao jurdica. Pode ser: a) simples: quando concede benefcio a uma das partes e encargo outra (ex: doao, depsito gratuito, etc.); e b) sinalagmtico: quando confere vantagens e nus a ambos os sujeitos (ex: compra e venda, locao, etc.).

5) Quanto ao tempo em que produzem seus efeitos: os negcios jurdicos podem ser inter vivos ou mortis causa. inter vivos: acarreta conseqncia jurdica enquanto o interessado ainda est vivo (ex: doao, troca, etc.); e mortis causa: regula relaes de direito aps a morte do sujeito (ex: testamento, legado, etc.). 6) Quanto aos seus efeitos: os negcios jurdicos podem ser constitutivos ou declaratrios. constitutivo: a eficcia opera efeitos ex nunc, ou seja, a partir do momento da concluso (ex: compra e venda); e declaratrio: a eficcia opera efeitos ex tunc, ou seja, retroage e se efetiva a partir do momento em que se operou o fato a que se vincula a declarao de vontade (ex: diviso do condomnio, partilha, reconhecimento de filhos, etc.). 7) Quanto sua existncia: os negcios jurdicos podem ser principais e acessrios. principal: aquele que existe por si mesmo, independente de qualquer outro (ex: locao); e acessrio: aquele cuja existncia se subordina ao negcio principal (ex: fiana.). 8) Quanto ao exerccio dos direitos: os negcios jurdicos podem ser negcios de disposio ou negcios de simples administrao. negcio de disposio: implica o exerccio de amplos direitos sobre o objeto (ex: doao); e negcio de simples administrao: concerne ao exerccio de direitos restritos sobre o objeto, sem que haja alterao em sua substncia (ex:

7 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


locao de uma casa o inquilino no pode vender a casa, pois tem apenas a posse.).

9. (CESPE - IEMA ES - Advogado 2007) Quanto a sua formao, os negcios jurdicos so sempre bilaterais, fazendo-se necessria a declarao de vontade de duas ou mais pessoas para que o negcio se complete validamente, o que caracteriza uma relao contratual. 9. ER DA A. Os negcios jurdicos podem ser unilaterais ou bilaterais. ERRA RAD 10. (CESPE - Pref. Vila Velha/ES Tcnico Municipal de Nvel Superior I Auditoria - 2008) Quanto manifestao da vontade dos agentes, o negcio jurdico classifica-se em principal e acessrio.

10. ER DA A. Quanto manifestao de vontade o negcio jurdico pode ser unilateral ERRA RAD ou bilateral.

INTERPRETAO DOS NEGCIOS JURDICOS


No s a lei, mas o negcio jurdico tambm precisa ser interpretado, pois as suas clusulas podem no ser muito claras. Nos negcios escritos parte-se da declarao de vontade escrita para se chegar vontade dos contratantes. Entretanto, quando uma determinada clusula se mostra obscura e passvel de dvida, alegando um dos contratantes que no representa fielmente a vontade manifestada por ocasio da celebrao do negcio, temos que a vontade prevalece sobre o sentido literal da linguagem, nos moldes do art. 112 do CC.
Art. 112 do CC - Nas declaraes de vontade se atender mais inteno nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem.

J o art. 113 do CC ressalta que os intrpretes devem presumir que os contratantes procedem com lealdade e que tanto a proposta como a aceitao ocorreram dentro da regra da boa-f.
Art. 113 do CC - Os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa-f e os usos do lugar de sua celebrao.

8 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


O art. 114 do CC trata dos negcios benficos ou gratuitos, ou seja, quando apenas um dos contratantes assume obrigaes. Um exemplo clssico a doao que, por representar uma renncia de direitos, deve ser interpretada estritamente.
Art. 114 do CC - Os negcios jurdicos benficos e a renncia interpretam-se estritamente.

Existem ainda outros artigos espalhados pelo Cdigo Civil e pela Legislao Especial que estabelecem regras de interpretao, mas esses so os principais.

11. (CESPE - FUNDAC/PB Advogado - 2008) A interpretao do contrato situase no mbito da declarao volitiva dos contraentes. Desse modo, o Cdigo Civil brasileiro dispe que os negcios jurdicos benficos interpretam-se

amplamente.

11. ER DA A. A interpretao deve ser estrita e no ampla. ERRA RAD 12. (CESPE - TCE/TO Analista de Controle Externo Direito - 2008) Considere que duas partes tenham ajustado entre si uma doao, e, aps algum tempo, houve conflito ante a interpretao das clusulas constantes do instrumento. Nesse caso, o juiz, ao decidir a eventual causa, dever dar interpretao extensiva ao contrato.

12. ER DA A. Nos termos do art. 114 do CC, a interpretao deve ser estrita e no ERRA RAD extensiva.

13. (CESPE - Pref. Natal/RN Assessor Jurdico - 2008) A renncia deve ser interpretada restritamente, assim como os negcios jurdicos benficos.

13. CE RT TA A. Conforme o art. 114 do CC. CER

NEGCIO JURDICO
O negcio jurdico para existir e ser vlido carece de quatro elementos essenciais. Os trs apontados no art. 104 do CC (agente, objeto e forma) so

9 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


elementos objetivos, ao passo que a vontade um elemento subjetivo. A conjugao dos elementos objetivos com o elemento subjetivo atribui vida ao ato negocial. Os elementos acidentais (condio, termo e encargo) no so necessrios para um negcio jurdico exista e seja vlido, porm, podem subordinar a eficcia do negcio jurdico a uma determinada situao. Dessa forma, a tabela a seguir permite uma viso geral sobre os elementos do negcio jurdico.
ELEMENTOS ELEMENTOS ESSENCIAIS ACIDENTAIS VALIDADE EXISTNCIA EFICCIA NULO ANULVEL VLIDO Absolutamente Relativamente Plenamente AGENTE incapaz. incapaz. capaz. Ilcito, impossvel, Lcito, possvel, indeterminado e ------------determinado ou OBJETO CONDIO indeterminvel. determinvel. Prescrita ou no Inobservncia de ------------FORMA TERMO proibida por lei. lei. Erro substancial, dolo essencial, ENCARGO Simulao, coao moral, Livre, de boa-f VONTADE coao fsica*. estado de perigo, e consciente. leso e fraude contra credores. *posio no pacfica na doutrina. Alguns autores defendem que a coao fsica irresistvel acarreta a inexistncia do negcio jurdico; outros dizem que ela provoca a nulidade absoluta do ato negocial.

14. (CESPE - BRB Advogado 2010) Suponha que Antnio tenha adquirido de Pedro a propriedade de uma chcara e formalizado o negcio por meio de um recibo assinado pelas partes e por duas testemunhas. Nesse caso, embora ocorra invalidade do negcio, esse fato no afeta a sua existncia. 14. CERT A. Um negcio jurdico pode existir mas no ser vlido. Na situao descrita CERTA pelo enunciado a formalizao do negcio jurdico deveria ocorrer atravs de uma escritura pblica (conforme o art. 108 do CC que ser estudado mais adiante). Ou seja, o negcio existe, mas invlido por conter um vcio de forma.

ELEMENTOS ESSENCIAIS DO NEGCIO JURDICO

10 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


15. (CESPE - MPE-RR - Oficial de Promotoria - 2008) A validade do ato jurdico exige a presena simultnea, no momento de sua prtica, da capacidade do agente, da licitude do objeto e, quando necessrio, da obedincia da forma estabelecida em lei.

Questo de acordo com o art. 104 do CC.


Art. 104 do CC - A validade do negcio jurdico requer: I - agente capaz; II - objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; III - forma prescrita ou no defesa em lei.

15. CE RT TA A. A questo trata dos elementos essenciais do negcio jurdico. CER 16. (TJ-BA Juiz 2004) Os negcios jurdicos movimentam a economia mundial e tm recebido especial tratamento legislativo. Para que seja, vlidos, o agente tem de ser capaz, o objeto deve ser lcito e a forma h de ser sempre especialmente prevista.

16. ER DA A. Veremos mais detalhadamente que, em regra, a forma de um negcio ERRA RAD jurdico livre. Ou seja, s haver forma especialmente prevista quando houver disposio expressa em lei. O Cdigo Civil segue o princpio da liberalidade das formas.

17. (CESPE - Pref. Natal/RN Assessor Jurdico - 2008) A impossibilidade inicial do objeto, mesmo que seja relativa, invalida o negcio jurdico.

17. ER DA A. Vide art. 106 do CC. ERRA RAD


Art. 106 do CC - A impossibilidade inicial do objeto no invalida o negcio jurdico se for relativa, ou se cessar antes de realizada a condio a que ele estiver subordinado.

Se a impossibilidade do objeto for relativa, isto , se a prestao puder ser realizada por outrem, embora no o seja pelo devedor, no invalidade o negcio jurdico.

11 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


18. (CESPE - TCU Analista de Controle Externo 2008) Os pais de Hoterlino, jovem de 19 anos de idade, faleceram em grave acidente automobilstico, herdando ele todos os bens e passando a residir com seus avs maternos. Tempos depois, necessitando saldar dvidas contradas com carto de crdito, fez, sozinho e de boa-f, a venda de uma casa de praia a um casal de argentinos residentes na Frana. Nessa situao, essa venda anulvel, pois trata-se de negcio jurdico efetuado por indivduo relativamente incapaz no assistido por seus representantes legais.

18. ER DA A. Se Hoterlino possui 19 anos de idade, ento ele plenamente capaz ERRA RAD (capacidade de fato ou de exerccio) e no precisa de representante ou assistente para celebrar negcios jurdicos.

19. (CESPE - FINEP Analista Jurdico 2009) O negcio jurdico praticado pessoalmente por pessoa absolutamente incapaz anulvel, seus efeitos so ex nunc e o juiz poder conhecer da nulidade a requerimento dos interessados, do Ministrio Pblico ou mesmo de ofcio.

19. ER DA A. O negcio jurdico praticado por pessoa absolutamente incapaz sem a ERRA RAD devida representao nulo e no anulvel. Sobre as diferenas entre nulidade e anulabilidade, veja a tabela aps a questo a seguir.

20. (CESPE - PGE/PB Procurador de Estado - 2008) Considere-se que um menor de 15 anos de idade oculte dolosamente sua idade e firme contrato de prestao de servios, tendo como objeto um curso de ingls. Nessa situao, o negcio jurdico anulvel, visto que o menor no estava regularmente assistido por seus representantes legais.

20. ERRA DA. A soluo da questo fica a cargo do art. 180 do CC. ERRAD
Art. 180 do CC - O menor, entre dezesseis e dezoito anos, no pode, para eximirse de uma obrigao, invocar a sua idade se dolosamente a ocultou quando inquirido pela outra parte, ou se, no ato de obrigar-se, declarou-se maior.

O menor, entre dezesseis e dezoito anos no poder invocar a proteo legal em favor de sua incapacidade para eximir-se da obrigao ou para anular um ato

12 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


negocial que tenha praticado, sem a devida assistncia, se agiu dolosamente, escondendo sua idade, quando inquirido pela outra parte, ou se espontaneamente se declarou maior. Conclui-se que, em tais circunstancias, o menor relativamente incapaz no pode alegar sua menoridade para escapar da obrigao contrada.

NULIDADE ABSOLUTA decretada no interesse da coletividade, tendo eficcia erga omnes (contra todos). imediata, ou seja, o ato invalido desde a sua declarao, sendo a sentena meramente declaratria com eficcia ex tunc.
NEG. JUR. SENTENA DE NULIDADE

NULIDADE RELATIVA (anulabilidade) decretada no interesse do prejudicado, abrangendo apenas as pessoas que alegaram (eficcia inter partes). diferida, ou seja, o ato produz efeitos enquanto no for anulado, sendo a sentena desconstitutiva com eficcia ex nunc.
NEG. JUR. SENTENA ANULATRIA

INVALIDADE

INVALIDADE

VALIDADE

INVALIDADE

absoluta, pois pode ser arguida por qualquer interessado, inclusive o MP, quando lhe couber intervir, podendo ainda ser arguida de ofcio pelo magistrado. incurvel, pois as partes no podem sanar o vcio, objetivando a validao do negcio (art. 169 do CC). perptua, porque imprescritvel, ou seja, no suscetvel de confirmao pelas partes e nem convalesce pelo decurso do tempo (art. 169 do CC).

relativa, pois s os interessados ou representantes legtimos a podem alegar, sendo vedado ao juiz pronunciar-se de ofcio. curvel, pois o negcio pode ser confirmado pela parte a quem a lei protege. provisria, pois est sujeita a decadncia (4 ou 2 anos), convalidandose pelo decurso de tempo.

21. (CESPE - FUNDAC/PB Advogado - 2008) O ato negocial apenas produzir efeitos jurdicos se houver correspondncia entre a vontade declarada e a que o agente quer exteriorizar. A esse respeito, correto afirmar que a anulabilidade do negcio jurdico produz seus efeitos antes de essa declarao de vontade ser julgada por sentena ou ser pronunciada de ofcio pelo juiz.

21. ER DA A. Realmente na sentena que decretar a anulabilidade o negcio produz ERRA RAD efeitos antes, caracterizando uma eficcia ex nunc. Entretanto, vedado ao juiz pronunciar-se de ofcio.

(CESPE - EMBASA DIREITO 2009) Um menor com 15 anos de idade, no emancipado, realizou um negcio jurdico sem a interveno de seu

13 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


representante legal. O referido negcio jurdico, em princpio, no causa prejuzo ao incapaz, porm, se no for gerido de forma correta, poder comprometer seu patrimnio. Com base nessa situao, julgue os itens seguintes.

22. Por ter sido celebrado por pessoa absolutamente incapaz, esse negcio jurdico anulvel.

22. ER RA AD DA A, A questo descreve um caso de nulidade absoluta e no um negcio ERR jurdico anulvel.

23. O negcio jurdico, nos termos apresentados, no pode ser confirmado pelos interessados e a ao declaratria de nulidade pode ser reconhecida a qualquer tempo, no se sujeitando a prazo prescricional ou decadencial, e os efeitos da sentena que reconhecer a invalidade do negcio jurdico tero efeito ex tunc.

23. CERT A. A nulidade absoluta no pode ser sanada pela vontade das partes CERTA (confirmao), Alm disso, tal invalidade perptua, no se convalidando com o decurso de tempo.

24. (CESPE - PGE/CE Procurador 2008) O negcio jurdico realizado com infrao a norma de ordem pblica, mesmo depois de declarado nulo por sentena judicial, por se tratar de direito patrimonial e, portanto, disponvel, pode ser ratificado pelas partes, convalidando-se, assim, o ato negocial.

24. ERRA DA A. Quando o negcio jurdico nulo (nulidade absoluta), o vcio perptuo, ERRAD no sendo possvel qualquer forma de convalidao ou confirmao. A convalidao e a confirmao so institutos referentes ao negcio jurdico anulvel (nulidade relativa).

25. (CESPE - Pref. Natal/RN Assessor Jurdico - 2008) Para o fim de provar o consentimento de uma das partes, o silncio de quem deveria emitir declarao de vontade sempre importa anuncia.

25. ERRA DA A. De acordo com o art. 111 do CC, o silencio pode, de forma excepcional, ERRAD dar origem a um negcio jurdico, visto que indica consentimentos, sendo hbil para produzir efeitos jurdicos, quando certas circunstncias ou os usos autorizarem, no

14 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


sendo necessria a manifestao expressa da vontade. Caso contrrio, o silncio no ter fora de declarao volitiva.

Art. 111 do CC - O silncio importa anuncia, quando as circunstncias ou os usos o autorizarem, e no for necessria a declarao de vontade expressa.

No podemos afirmar que o silncio sempre importa na anuncia. A regra justamente o contrrio. Logo, o ditado quem cala consente no tem juridicidade. Um exemplo de situao onde o silncio importa na aceitao o art. 539 do CC.
Art. 539 do CC - O doador pode fixar prazo ao donatrio, para declarar se aceita ou no a liberalidade. Desde que o donatrio, ciente do prazo, no faa, dentro dele, a declarao, entender-se- que aceitou, se a doao no for sujeita a encargo.

26. (CESPE - TCE/TO Analista de Controle Externo Direito - 2008) O provrbio quem cala consente plenamente aplicvel ao direito, pois, em regra, o silncio importa anuncia.

A. Conforme os comentrios da questo anterior. 26. ER DA ERRA RAD 27. (CESPE - TCE/TO Analista de Controle Externo Direito - 2008) Ocorre a reserva mental quando um dos contratantes oculta a sua verdadeira inteno, hiptese em que subsistir a manifestao de vontade, sendo irrelevante para o direito o conhecimento ou o desconhecimento da reserva pela outra parte.

27. ER DA A. A reserva mental representa a emisso de uma declarao de vontade ERRA RAD no desejada em seu contedo, tampouco em seu resultado, pois o declarante tem por nico objetivo enganar o declaratrio. Trata-se de um inadimplemento premeditado. O assunto tratado no art. 110 do CC.
Art. 110 do CC - A manifestao de vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento.

De acordo com o dispositivo legal em questo, duas situaes podem ocorrer:

15 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


1. Reserva mental lcita: a reserva mental desconhecida pelo destinatrio, onde o ato negocial subsistir e o contratante dever cumprir a obrigao assumida; e 2. Reserva mental ilcita: a reserva mental conhecida pelo destinatrio, ou seja, o destinatrio sabe do inadimplemento premeditado por parte do contratante. Neste caso ocorre a invalidade do negcio jurdico. Conclui-se que o conhecimento ou no da reserva mental importa diferentes conseqncias jurdicas.

RESERVA MENTAL DESCONHECIDA PELA OUTRA PARTE (LCITA) CONHECIDA PELA OUTRA PARTE (ILCITA) O ato negocial subsistir e ser vlido.

O ato negocial ser invlido (nulidade absoluta).

28. (CESPE - FPH/SE - Procurador - 2008) A manifestao de vontade subsiste ainda que seu autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento.

28. CE RT TA A. Trata-se do caso da reserva mental lcita citada na questo anterior. CER

FORMA DO NEGCIO JURDICO


29. (CESPE - FUNDAC-PB Advogado - 2008) A forma o meio pelo qual se externa a manifestao da vontade na consumao dos negcios jurdicos. Assim, a validade da declarao de vontade no depender de forma especial, salvo se a lei expressamente a exigir.

A. Conforme explicaes a seguir. 29. CE RT TA CER A forma o meio de exteriorizao da vontade. Quando observada quanto disponibilidade e considerando o conjunto de exigncias e permisses legais que a envolves, a forma pode ser:

16 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


1) Forma livre ou geral: a regra adotada pelo art. 107 do CC. Em regra os

negcios jurdicos so informais, podendo os agentes adotar a forma que bem lhes aprouver (princpio da liberalidade das formas). Os negcios jurdicos, cujo valor no exceda a dez vezes o valor do salrio mnimo vigente podero ser verbais, sendo que para efeito de prova sero indispensveis as testemunhas do ato (art. 227 do CC).
Art. 107 do CC - A validade da declarao de vontade no depender de forma especial, seno quando a lei expressamente a exigir. Art. 227 do CC - Salvo os casos expressos, a prova exclusivamente testemunhal s se admite nos negcios jurdicos cujo valor no ultrapasse o dcuplo do maior salrio mnimo vigente no Pas ao tempo em que foram celebrados.

2) Forma especial ou solene: aquela que, por lei, no pode ser preterida por outra; logicamente, como j foi dito, no constitui a regra. Pode se apresentar sob trs tipos: 2.1) Forma especial ou solene nica: neste tipo a lei prev uma formalidade essencial e no admite qualquer outra configurao, como o caso dos arts. 108, 1.227, 1.245 e 1.653 do CC. No art. 108 do CC, temos que, salvo disposio legal em contrrio, os negcios jurdicos que versem sobre bens imveis e superem o valor de 30 salrios mnimos devem ser realizados atravs de uma escritura pblica.
Art. 108 do CC - No dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o maior salrio mnimo vigente no Pas.

Nos arts. 1.227 e 1.245 do CC, temos a base legal para o brocado: quem no registra no dono, que se refere aos bens imveis.
Art. 1.227 do CC - Os direitos reais sobre imveis constitudos, ou transmitidos por atos entre vivos, s se adquirem com o registro no Cartrio de Registro de Imveis dos referidos ttulos (arts. 1.245 a 1.247), salvo os casos expressos neste Cdigo. Art. 1.245 do CC - Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do ttulo translativo no Registro de Imveis. 1o Enquanto no se registrar o ttulo translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imvel. 2o Enquanto no se promover, por meio de ao prpria, a decretao de invalidade do registro, e o respectivo cancelamento, o adquirente continua a ser havido como dono do imvel.

17 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


No art. 1.653 do CC, percebemos que o pacto antenupcial, documento que define o regime de bens de um casamento, deve ser celebrado sob a forma de escritura pblica.
Art. 1.653 do CC - nulo o pacto antenupcial se no for feito por escritura pblica, e ineficaz se no lhe seguir o casamento.

2.2) Forma Plural: as vezes a lei faculta a prtica do ato negocial mediante duas ou mais formas prescritas, como na instituio do bem de famlia e na instituio de uma fundao que podem ser por escritura pblica ou testamento (arts. 62 e 1.711 do CC).
Art. 62 do CC - Para criar uma fundao, o seu instituidor far, por escritura pblica ou testamento, dotao especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administr-la. Art. 1.711 do CC - Podem os cnjuges, ou a entidade familiar, mediante escritura pblica ou testamento, destinar parte de seu patrimnio para instituir bem de famlia, desde que no ultrapasse um tero do patrimnio lquido existente ao tempo da instituio, mantidas as regras sobre a impenhorabilidade do imvel residencial estabelecida em lei especial.

2.3) Forma genrica: segundo a Prof. Maria Helena Diniz, tal forma implica uma solenidade mais geral, imposta pela norma jurdica. Caracteriza-se por um conjunto de elementos escritos tal como ocorre no contrato de empreitada (art. 619 do CC). Para exigir aumento no preo, motivado por mudana nas especificaes da obra, o empreiteiro dever comprovar o alegado mediante documentao das instrues recebidas do contratante.
Art. 619 do CC - Salvo estipulao em contrrio, o empreiteiro que se incumbir de executar uma obra, segundo plano aceito por quem a encomendou, no ter direito a exigir acrscimo no preo, ainda que sejam introduzidas modificaes no projeto, a no ser que estas resultem de instrues escritas do dono da obra. 3) Forma contratual: a que resulta da conveno das partes. Como exemplo, o

art. 109 do CC faz entender que o negcio jurdico de forma livre pode ser transformado em solene pelas partes.
Art. 109 do CC - No negcio jurdico celebrado com a clusula de no valer sem instrumento pblico, este da substncia do ato.

30. (CESPE - PGE-RR Procurador 2004) No dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica essencial validade dos negcios jurdicos que visem

18 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o maior salrio vigente no pas. 30. CE RT TA A. Conforme o art. 108 do CC. CER

31. (CESPE - Defensor Pblico - DPE/ES 2009) Com relao validade do negcio jurdico, considera-se que, no dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica apenas essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a sessenta vezes o maior salrio mnimo vigente no pas.

A. Segundo o art. 108 do CC, o valor mximo que no acarreta a exigncia 31. ER DA ERRA RAD de escritura pblica para negcios envolvendo bens imveis de trinta salrios mnimos.

Sobre a forma, graficamente temos o seguinte: FORMA LIVRE FORMA NICA ESPCIES DE FORMAS FORMA PLURAL FORMA GENRICA

FORMA ESPECIAL

FORMA CONTRATUAL

32. (CESPE - TCE/TO Analista de Controle Externo Direito - 2008) A vontade pressuposto bsico do negcio jurdico, sendo imprescindvel a sua

manifestao expressa.

32. ERRA DA. Conforme comentrios das questes 25 e 26, baseados no art. 111 do ERRAD CC, possvel, de forma excepcional, que o silncio importe na anuncia. Desta forma, possvel a manifestao de vontade sem ser de forma expressa.

33. (CESPE - TCE/AC Analista de Controle Externo Especialidade: Direito 2009) Os negcios solenes no so a regra no direito brasileiro. No entanto, se a

19 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


norma legal impe forma especial para a realizao do ato, diz-se que o negcio ad solemnitatem. Exemplo disso o testamento.

33. CE RT TA A. Muitas vezes a forma s para facilitar a prova do negcio jurdico. O ato CER vlido, mas a sua forma facilita a prova. Esta a forma ad probationem. Neste caso, a forma no condio de validade do contrato. Quando a forma indispensvel para a validade do ato, trata-se de forma ad solemnitatem como no caso do testamento.

PROVA DO NEGCIO JURDICO


A prova representa o conjunto de meios empregados para demonstrar, legalmente, a existncia de um negcio jurdico. Para que uma prova seja vlida ela deve possuir os requisitos listados no quadro abaixo: REQUISITOS DA PROVA 1. ADMISSIBILIDADE significa que a prova no pode ser proibida por lei; 2. PERTINNCIA a prova deve ser idnea para demonstrar os fatos relacionados com a questo discutida; e 3. CONCLUDNCIA a prova deve ser apta a esclarecer pontos controversos ou confirmar alegaes feitas.

O art. 212 do CC enumera, de maneira exemplificativa e no taxativa, os meios de prova dos negcios jurdicos a que no se exige uma forma especial.
Art. 212 do CC - Salvo o negcio a que se impe forma especial, o fato jurdico pode ser provado mediante: I - confisso; II - documento; III - testemunha; IV - presuno; V - percia.

A confisso o ato pelo qual a parte admite, judicial ou extrajudicialmente, a verdade de um fato, contrrio ao seu interesse e favorvel ao adversrio. Os artigos 213 e 214 do CC tratam do assunto.

Art. 213 do CC - No tem eficcia a confisso se provm de quem no capaz de dispor do direito a que se referem os fatos confessados. Pargrafo nico. Se feita a confisso por um representante, somente eficaz nos limites em que este pode vincular o representado.

20 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Como regra a confisso s pode ser produzida por pessoa capaz e no gozo de seus direitos. Desta forma, se uma pessoa no for proprietria do imvel vendido no poder confessar a irregularidade da venda, porm, se for o dono, poder admitir a irregularidade do fato. Excepcionalmente a confisso pode ser feita por um representante, entretanto apenas produzir efeitos se estiver dentro dos limites conferido pelo representado. Desta forma, um mandatrio munido apenas com poderes de administrao no poder confessar um fato que ultrapassa esses poderes.
Art. 214 do CC - A confisso irrevogvel, mas pode ser anulada se decorreu de erro de fato ou de coao.

Conclui-se do art. 214 do CC que a irrevogabilidade uma caracterstica da confisso, entretanto a anulabilidade possvel no caso de erro de fato ou coao.

34. (ESAF - TCE/GO Procurador 2007) A confisso, quando considerada meio de prova de um fato jurdico, revogvel, podendo ainda ser anulada, se decorreu de erro de fato ou de coao.

34. ER DA A. Nos termos do art. 214 do CC a irrevogabilidade uma caracterstica da ERRA RAD confisso como meio de prova.

35. (CESPE - Ministrio das Comunicaes - Direito 2008) A confisso irrevogvel, mas se provm de quem no capaz de dispor do direito a que se referem os fatos confessados, anulvel.

A. Neste caso a confisso ser nula (nulidade absoluta) e no anulvel. 35. ER DA ERRA RAD Os documentos, pblicos ou particulares, possuem funo apenas probatria. So pblicos os documentos elaborados por autoridade pblica, no exerccio de suas funes, tal como as certides, traslados, etc. So particulares aqueles elaborados por particulares, tal como as cartas, telegramas, etc. No podemos confundir documentos pblicos ou particulares com instrumentos pblicos ou particulares. O instrumento uma espcie do gnero documento. Sobre a escritura pblica, devem ser observadas as formalidades do art. 215 do CC.

21 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Art. 215 do CC - A escritura pblica, lavrada em notas de tabelio, documento dotado de f pblica, fazendo prova plena. 1o Salvo quando exigidos por lei outros requisitos, a escritura pblica deve conter: I - data e local de sua realizao; II - reconhecimento da identidade e capacidade das partes e de quantos hajam comparecido ao ato, por si, como representantes, intervenientes ou testemunhas; III - nome, nacionalidade, estado civil, profisso, domiclio e residncia das partes e demais comparecentes, com a indicao, quando necessrio, do regime de bens do casamento, nome do outro cnjuge e filiao; IV - manifestao clara da vontade das partes e dos intervenientes; V - referncia ao cumprimento das exigncias legais e fiscais inerentes legitimidade do ato; VI - declarao de ter sido lida na presena das partes e demais comparecentes, ou de que todos a leram; VII - assinatura das partes e dos demais comparecentes, bem como a do tabelio ou seu substituto legal, encerrando o ato. o 2 Se algum comparecente no puder ou no souber escrever, outra pessoa capaz assinar por ele, a seu rogo. 3o A escritura ser redigida na lngua nacional. 4o Se qualquer dos comparecentes no souber a lngua nacional e o tabelio no entender o idioma em que se expressa, dever comparecer tradutor pblico para servir de intrprete, ou, no o havendo na localidade, outra pessoa capaz que, a juzo do tabelio, tenha idoneidade e conhecimento bastantes. 5o Se algum dos comparecentes no for conhecido do tabelio, nem puder identificar-se por documento, devero participar do ato pelo menos duas testemunhas que o conheam e atestem sua identidade.

Os documentos particulares so realizados somente com a assinatura dos prprios interessados, nos termos do art. 221 do CC.
Art. 221 do CC - O instrumento particular, feito e assinado, ou somente assinado por quem esteja na livre disposio e administrao de seus bens, prova as obrigaes convencionais de qualquer valor; mas os seus efeitos, bem como os da cesso, no se operam, a respeito de terceiros, antes de registrado no registro pblico. Pargrafo nico. A prova do instrumento particular pode suprir-se pelas outras de carter legal.

Atravs do art. 219 do CC, percebe-se que, mesmo sem testemunhas, o documento particular vale entre as prprias partes.
Art. 219 do CC - As declaraes constantes de documentos assinados presumemse verdadeiras em relao aos signatrios. Pargrafo nico. No tendo relao direta, porm, com as disposies principais ou com a legitimidade das partes, as declaraes enunciativas no eximem os interessados em sua veracidade do nus de prov-las.

Tambm se faz necessria a anlise do art. 220 do CC.

22 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Art. 220 do CC - A anuncia ou a autorizao de outrem, necessria validade de um ato, provar-se- do mesmo modo que este, e constar, sempre que se possa, do prprio instrumento.

Um exemplo prtico deste dispositivo legal se d quando uma mulher casada outorga procurao ao marido para a alienao de bens imveis. Como a alienao deve ser realizada atravs de uma escritura pblica, ento a outorga uxria tambm deve ser dada pela esposa atravs de uma escritura pblica.

As testemunhas, que podem ser instrumentrias (que assinam o documento) ou judicirias (que prestam depoimento em juzo), representam a forma menos segura de se provar um negcio jurdico. Por essa razo, o art. 227 do CC estatui que a prova exclusivamente testemunhal s admitida em negcio de pequena monta (cujo valor no ultrapasse 10 salrios mnimos). Porm, nos demais negcios a prova testemunhal admitida de forma subsidiria ou complementar.
Art. 227 do CC - Salvo os casos expressos, a prova exclusivamente testemunhal s se admite nos negcios jurdicos cujo valor no ultrapasse o dcuplo do maior salrio mnimo vigente no Pas ao tempo em que foram celebrados. Pargrafo nico. Qualquer que seja o valor do negcio jurdico, a prova testemunhal admissvel como subsidiria ou complementar da prova por escrito.

O art. 228 do CC enumera as pessoas que no podem ser admitidas como testemunha.
Art. 228 do CC - No podem ser admitidos como testemunhas: I - os menores de dezesseis anos; II - aqueles que, por enfermidade ou retardamento mental, no tiverem discernimento para a prtica dos atos da vida civil; III - os cegos e surdos, quando a cincia do fato que se quer provar dependa dos sentidos que lhes faltam; IV - o interessado no litgio, o amigo ntimo ou o inimigo capital das partes; V - os cnjuges, os ascendentes, os descendentes e os colaterais, at o terceiro grau de alguma das partes, por consanginidade, ou afinidade. Pargrafo nico. Para a prova de fatos que s elas conheam, pode o juiz admitir o depoimento das pessoas a que se refere este artigo.

Do dispositivo acima dois pontos merecem destaque: 1. os menores, relativamente incapazes, podem testemunhar, independentemente de assistncia; e 2. o nico traz uma exceo e possibilita que as pessoas listadas sejam testemunhas quando s elas conheam o fato. Dessa forma, possvel que os cegos e surdos testemunhem sobre um determinado fato.

23 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira

36. (CESGRANRIO ANP Direito 2008) Quanto prova testemunhal, so feitas as afirmaes a seguir. I - Os menores de dezoito anos no podem ser admitidos como testemunhas. II - A oitiva de cegos e surdos na qualidade de testemunhas no sofre qualquer restrio. III - Os colaterais, at o sexto grau, de alguma das partes, por consanginidade ou afinidade, no podem ser admitidos como testemunhas. IV - Qualquer que seja o valor do negcio jurdico, a prova testemunhal admissvel como subsidiria ou complementar da prova por escrito. (So) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I (B) IV (C) II e III (D) I, II e III (E) II, III e IV

Anlise das afirmativas: I. ER DA A. Os menores de dezesseis anos que no podem ser admitidos como ERRA RAD testemunhas. II. ER DA A. Os cegos e surdos, em regra, no podem ser admitidos como ERRA RAD testemunhas quando o fato depender dos sentidos que lhes faltam. Porm, quando no houver outra testemunha, podero os cegos e surdos testemunhar. III. ER DA A. O limite de parentesco colateral proibido de figurar como testemunha vai ERRA RAD at o 3 grau e no o 6 grau. IV. CERT A. Conforme o art. 227 do CC, CERTA 36. Gabarito: B

Finalizando o estudo das testemunhas, temos o art. 229 do CC.


Art. 229 do CC - Ningum pode ser obrigado a depor sobre fato: I - a cujo respeito, por estado ou profisso, deva guardar segredo; II - a que no possa responder sem desonra prpria, de seu cnjuge, parente em grau sucessvel, ou amigo ntimo; III - que o exponha, ou s pessoas referidas no inciso antecedente, a perigo de vida, de demanda, ou de dano patrimonial imediato.

24 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


As pessoas aqui mencionadas esto desobrigadas de testemunhar. Tal desobrigao pode decorrer de motivos profissionais, pelo fato de evitar desonra pessoa prxima, ou expor pessoa prxima perigo de vida ou dano patrimonial.

A presuno representa a idia que se extrai de um fato conhecido para se chegar a um fato desconhecido. Um exemplo ocorre com o recibo de pagamento. presumido que o credor s entrega o recibo aps o pagamento ocorrer, dessa forma, se uma pessoa apresenta um recibo, presume-se que o pagamento foi feito. No quadro a seguir temos os tipos de presuno:

LEGAL (jris)

a que decorre da lei, tal como a que recai sobre o marido, que a lei presume ser pai do filho nascido de sua mulher, na constncia do casamento. deixada ao critrio e prudncia do magistrado que se baseia no que ordinariamente acontece, na experincia da vida, tal como o amor materno, de onde se presume que a me nunca vai prejudicar o seu filho. a que no admite prova em contrrio, ou seja, a presuno de verdade atribuda pela lei a certos fatos. a que admite prova em contrrio, tal como a presuno de paternidade atribuda ao filho de sua mulher nascido na constncia do casamento.

COMUM (hominis) PRESUNO ABSOLUTA (jris et de jure) RELATIVA (jris tantum)

A presuno absoluta e a presuno relativa so espcies de presuno legal. O Cdigo Civil trata do assunto em seu art. 230 do CC.
Art. 230 do CC - As presunes, que no as legais, no se admitem nos casos em que a lei exclui a prova testemunhal.

37. (ESAF SEFAZ/PI Auditor 2001) Quando a norma estabelecer verdade legal, no admitindo prova contrria ao fato presumido, ter-se-: a) presuno simples b) presuno hominis c) presuno juris et de jure d) arbitramento e) presuno juris tantum

25 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


37. Gabarito: C. Conforme o quadro apresentado. A percia uma prova decorrente de anlises de especialistas ou peritos que a doutrina subdivide em trs tipos: 1. o exame, a vistoria e a avaliao. - Exame: a apreciao de alguma coisa por meio de peritos, para esclarecimento de um determinado fato em juzo, tais como o exame de DNA, o exame grafotcnico e o exame mdico nas interdies; - Vistoria: a mesma operao, porm est restrita inspeo ocular, muito empregada nas aes possessrias e nos vcios redibitrios; e - Avaliao: o ato pericial que tem por objetivo o esclarecimento de valores. 2. o arbitramento. - o exame pericial que busca determinar o valor da coisa ou da obrigao a ela ligada, muito comum em desapropriaes e em aes de alimentos. 3. a inspeo judicial. - Consiste na verificao feita pessoalmente pelo magistrado, quer examinando uma pessoa, quer verificando um objeto, com a finalidade de colher dados para a prova. Neste assunto destacam-se os arts. 231 e 232 do CC.
Art. 231 do CC - Aquele que se nega a submeter-se a exame mdico necessrio no poder aproveitar-se de sua recusa. Art. 232 do CC - A recusa percia mdica ordenada pelo juiz poder suprir a prova que se pretendia obter com o exame.

Conclui-se que, se uma pessoa se nega a fazer um exame de DNA ordenado pelo juiz para provar a paternidade, tal recusa poder valer como prova da paternidade. Ou seja, a recusa ao exame pode fazer com o magistrado conclua pela procedncia da ao. 38. (ESAF BACEN Procurador 2002) A verificao feita pessoalmente pelo magistrado, quer examinando uma pessoa, quer verificando o objeto, com o escopo de colher dados para a prova, a (o): a) vistoria b) presuno simples c) exame d) arbitramento e) inspeo judicial

26 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira

38. Gabarito: E. Conforme explicaes anteriores.

DEFEITOS E INVALIDADE DO NEGCIO JURDICO


Os defeitos do negcio jurdico so imperfeies oriundas da declarao de vontade das partes acarretando nos vcios de consentimento do agente. Entretanto, h casos em que se tem uma vontade funcionando normalmente, havendo at mesmo correspondncia entre a vontade interna e sua manifestao, porm, ela se desvia da lei ou da boa-f, violando direitos ou prejudicando terceiros, sendo, dessa forma, o negcio jurdico suscetvel de invalidao. Trata-se dos vcios sociais. VCIOS DE CONSENTIMENTO: erro, dolo, leso, estado de perigo e coao. VCIOS SOCIAIS: simulao e fraude contra credores. O erro ou ignorncia a noo falsa acerca de um objeto ou de determinada pessoa. Ocorre o erro quando o agente se engana sobre alguma coisa. Como exemplo, temos a pessoa que compra um relgio dourado, supondo que de ouro. Para acarretar a anulao do negcio jurdico, o erro deve ser substancial.
Art. 138 do CC - So anulveis os negcios jurdicos, quando as declaraes de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligncia normal, em face das circunstncias do negcio. Art. 139 do CC - O erro substancial quando: I - interessa natureza do negcio, ao objeto principal da declarao, ou a alguma das qualidades a ele essenciais; II - concerne identidade ou qualidade essencial da pessoa a quem se refira a declarao de vontade, desde que tenha infludo nesta de modo relevante; III - sendo de direito e no implicando recusa aplicao da lei, for o motivo nico ou principal do negcio jurdico.

Temos dois grandes tipos de erros. O erro substancial aquele de tal importncia que, se fosse conhecida a verdade, o consentimento no se externaria. Ou seja, funciona como razo determinante para a realizao do negcio jurdico e, por isso, causa de anulabilidade. Diferente o erro acidental, onde se fosse conhecida a verdade, ainda assim o ato negocial se realizaria, embora de maneira menos onerosa. O erro acidental no provoca a anulao do negcio jurdico. 39. (CESPE - TRE/MT Analista Judicirio 2010) Constitui causa de nulidade do negcio jurdico o erro substancial quanto natureza do negcio.

27 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira

39. ER ERRA RADA. O erro substancial causa de anulabilidade (nulidade relativa) e no de nulidade absoluta. Quando o examinador no menciona qual o tipo de nulidade, devese pensar que ele est tratando da nulidade absoluta.

40. (CESPE - Prefeitura de Aracaj-SE - Procurador - 2008) O erro quanto aos motivos que levaram uma das partes a celebrar o ato negocial, desde que seja a razo determinante da realizao do negcio, no acarretar a anulao do ato negocial, por vcio na manifestao da vontade.

40. ERRA DA. Conforme comentrios da questo anterior. ERRAD Tipos de erro susbstancial (conforme o art. 139 do CC): - Erro sobre a natureza do ato negocial (error in ipso negotio): ocorre quando a pessoa que pratica determinado negcio interpreta mal a realidade e acaba praticando outro tipo de negcio. Ex: A, com a inteno de vender um imvel a B, acaba realizando uma doao. - Erro sobre o objeto principal da declarao (error in ipso corpore): ocorre quando atingir o objeto principal da declarao em sua identidade , isto , o objeto no o pretendido pelo agente. Exs: se um contratante supe estar adquirindo um lote de terreno de excelente localizao, quando na verdade est comprando um situado em pssimo local; pensar estar adquirindo um quadro de Portinari, quando na realidade de um outro pintor. - Erro sobre a qualidade essencial do objeto (error in corpore): ocorrer este erro substancial quando a declarao enganosa de vontade recair sobre a qualidade essencial do objeto. Exs: se a pessoa pensa adquirir um relgio de prata que, na realidade, de ao; adquirir um quadro a leo, pensando ser de um pintor famoso, do qual constava o nome na tela, mas que na verdade era falso. - Erro sobre a pessoa e sobre as qualidades essenciais da pessoa (error in persona): aquele que incide sobre a identidade ou as caractersticas da pessoa. Exs: contratar o advogado Joo da Silva por ser uma pessoa de notrio conhecimento na rea trabalhista e, na verdade, contratar um recm-formado com nome homnimo; uma moa de boa formao moral se casar com um homem, vindo a saber depois que

28 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


se tratava de um desclassificado ou homossexual; fazer um testamento contemplando sua mulher com a meao de todos os bens, mas, por ocasio do cumprimento do testamento, o Tribunal verificar que a herdeira instituda no a mulher do testador, por ser casada com outro. - Erro de direito (error juris): ocorre quando o agente emite uma declarao de vontade no pressuposto falso de que procede conforme a lei. Exs: A realiza a compra e venda internacional da mercadoria X sem saber que sua exportao foi proibida legalmente; A adquire de B o lote X ignorando que lei municipal proibia loteamento naquela localidade. A seguir temos outros tipos de erros:. O erro de clculo um erro acidental (no anula o ato negocial) que recai sobre dados aritmticos de uma conta. Tal erro no causa a anulabilidade do negcio jurdico, pois pode ser corrigido.
Art. 143 do CC - O erro de clculo apenas autoriza a retificao da declarao de vontade.

O erro quanto ao fim colimado est relacionado com o motivo do negcio e, no sendo determinante do negcio, no pode ser considerado essencial; consequentemente, no poder acarretar a anulao do ato negocial. o que diz o artigo 140 do CC.
Art. 140 do CC - O falso motivo s vicia a declarao de vontade quando expresso como razo determinante.

O erro acidental in qualitate diz respeito s qualidades secundrias ou acessrias da pessoa (ex: se casada ou solteira) ou do objeto (ex: comprar o lote 27 e receber o de n. 72 por erro de digitao). Tal erro no induz a anulao do ato negocial por no incidir sobre a declarao de vontade, caso seja possvel, por seu contexto e pelas circunstncias, identificar a pessoa ou a coisa. o que diz o art. 142 do CC.
Art. 142 do CC - O erro de indicao da pessoa ou da coisa, a que se referir a declarao de vontade, no viciar o negcio quando, por seu contexto e pelas circunstncias, se puder identificar a coisa ou pessoa cogitada.

O ltimo erro a ser estudado o erro na transmisso de vontade por meios interpostos (art. 141 do CC) que o erro por defeito de intermediao mecnica ou pessoal, que altera a vontade declarada na efetivao do ato negocial. Ex.: Algum

29 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


recorre a rdio, televiso, telefone etc. para transmitir uma declarao de vontade, e o veculo utilizado, devido a interrupo ou deturpao sonora, o fizer com incorrees acarretando desconformidade entre a vontade declarada e a interna. Esse tipo de erro s anula o negcio se a alterao verificada vier a prejudicar o real sentido da declarao expedida. Em caso contrrio, ele ser insignificante e o negcio efetivado prevalecer.
Art. 141 do CC - A transmisso errnea da vontade por meios interpostos anulvel nos mesmos casos em que o a declarao direta.

O dolo o emprego de um artifcio astucioso para induzir algum prtica de um negcio jurdico. Como exemplo, temos o vendedor que induz o cliente a acreditar que um relgio simplesmente dourado de ouro. Observao: O erro diferencia-se do dolo. No erro a vtima se engana sozinha, ao passo que, no dolo, a vtima enganada pela m-f alheia.

41. (SENADO FEDERAL - Consultor Legislativo - 2002) Carlos vendeu a Joo um relgio dourado como se fosse de ouro, induzindo-o ao erro. Trata-se de situao de dolo direto.

41. CE RT TA A. O erro diferente do dolo. No erro a vtima se engana sozinha, ao passo CER que, no dolo, a vtima enganada pela m-f alheia.

42. (CESPE - TRT 17. Regio/ES Execuo de Mandados - 2009) O dolo principal no acarretar a anulao do negcio jurdico, obrigando apenas satisfao de perdas e danos ou a uma reduo da prestao convencionada.

42. ER DA A. Existem vrios tipos de dolo, dentre eles destacamos: ERRA RAD a) dolo principal ou essencial (art. 145 do CC): aquele que d causa ao negcio jurdico, sem o qual ele no se teria concludo, acarretando a anulabilidade do ato negocial. Alm de possibilitar a anulao, o dolo essencial enseja indenizao por perdas e danos.
Art. 145 do CC - So os negcios jurdicos anulveis por dolo, quando este for a sua causa.

30 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


b) dolo acidental (dolus incidens) (art. 146 do CC): o que leva a vtima a realizar o negcio jurdico, porm em condies mais onerosas ou menos vantajosas, no afetando sua declarao de vontade, embora venha provocar desvios. No causa de anulabilidade por no interferir diretamente na declarao de vontade, mas enseja indenizao por perdas e danos.
Art. 146 do CC - O dolo acidental s obriga satisfao das perdas e danos, e acidental quando, a seu despeito, o negcio seria realizado, embora por outro modo.

Temos o seguinte: DOLO ESSENCIAL DOLO ACIDENTAL NULIDADE RELATIVA + PERDAS E DANOS S PERDAS E DANOS

43. (CESPE - TRE/MT Analista Judicirio 2010) O negcio jurdico eivado de dolo de terceiro poder ser anulado ainda que no se prove que a parte a quem ele aproveita sabia da ocorrncia do dolo.

O dolo de terceiro aquele oriundo de uma terceira pessoa que no parte no negcio jurdico. S ser causa de anulabilidade do negcio jurdico quando a parte beneficiada souber ou tiver a possibilidade de saber sobre a sua existncia, tal como no caso de terceiro que utiliza o artifcio a mando de um dos contratantes. A questo tem como base o art. 148 do CC.
Art. 148 do CC - Pode tambm ser anulado o negcio jurdico por dolo de terceiro, se a parte a quem aproveite dele tivesse ou devesse ter conhecimento; em caso contrrio, ainda que subsista o negcio jurdico, o terceiro responder por todas as perdas e danos da parte a quem ludibriou.

43. ER DA A. A anulao decorrente de dolo de terceiro depende do conhecimento da ERRA RAD parte beneficiada.

44. (CESPE - TRE/MT Analista Judicirio 2010) Mesmo que seja de natureza acidental, o dolo acarretar irremediavelmente a nulidade do ato.

44. ER DA A. Conforme os comentrios da questo 42 o dolo acidental enseja apenas ERRA RAD indenizao por perdas e danos, no sendo possvel a nulidade relativa do ato.

31 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


45. (CESPE - MPE-AM Promotor de Justia 2007) O dolo acidental de terceiro provoca a anulao do negcio jurdico, ainda que a parte a quem aproveite dele no tivesse nem devesse ter conhecimento, por afetar a declarao da vontade, desviando-a de sua real inteno e causando-lhe danos. A. Conforme comentrios da questo 43. 45. ER DA ERRA RAD 46. (CESPE - TRE/MT Analista Judicirio 2010) No vlido o ato negocial em que ambas as partes tenham agido reciprocamente com dolo. A nenhuma delas permitido reclamar indenizao, devendo cada uma suportar o prejuzo experimentado.

Sobre o dolo bilateral (de ambas as partes) interessante lermos o art. 150 do CC.
Art do CC - 150. Se ambas as partes procederem com dolo, nenhuma pode aleg-lo para anular o negcio, ou reclamar indenizao.

Conclui-se que o dolo bilateral no capaz de anular o negcio jurdico, tampouco gerar indenizao por perdas e danos. 46. ERRA DA A. O ato negocial em que houver dolo bilateral ser vlido. ERRAD 47. (CESPE - PC/AC - Delegado 2008) nulo, entre outras hipteses, o negcio jurdico no qual ambas as partes reciprocamente ajam com dolo, ainda que acidental. Nesse caso, a nenhum dos contratantes permitido reclamar indenizao, devendo cada um suportar o prejuzo experimentado pela prtica do ato doloso.

47. ERRA DA A. Em se tratando de dolo essencial o negcio seria anulvel e no nulo. ERRAD Alm disso, a questo caracteriza uma situao de dolo bilateral onde, em regra, no h possibilidade de anulao ou de reclamar indenizao.

48. (CESPE - PGE/PB Procurador de Estado - 2008) Se, no ato negocial, ambos os contratantes procederem dolosamente, haver compensao de dolos e o negcio ser considerado nulo em virtude de ambos os partcipes terem agido de m-f.

32 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


48. ER ERRA RADA DA. Conceito cobrado de forma exaustiva nas provas da banca CESPE/UnB. O dolo bilateral no provoca a nulidade (relativa) do negcio.

Outro artigo interessante o art. 149 do CC.


Art. 149 do CC - O dolo do representante legal de uma das partes s obriga o representado a responder civilmente at a importncia do proveito que teve; se, porm, o dolo for do representante convencional, o representado responder solidariamente com ele por perdas e danos.

Entende-se

que

dolo

utilizado

pelo

representante

convencional

(responsabilidade solidria com o representante por perdas e danos) mais grave que o utilizado pelo representante legal (responsabilidade limitada ao proveito obtido com o dolo). Tal fato ocorre em razo da escolha do representante. No caso do representante legal (pai, me, tutor, curador), o representando no manifesta sua vontade, pois a pessoa indicada por lei; entretanto, na escolha do representante convencional (mandatrio ou procurador), a escolha decorre da manifestao de vontade acarretando uma maior responsabilidade na hiptese de haver dolo por parte do representante. Veja o esquema a seguir: LEGAL
Ex: pais, tutores, curadores, etc.

responsabilidade

do

representado

limitada ao proveito obtido com o dolo. responsabilidade solidria entre o

DOLO DO REPRESENTANTE

CONVENCIONAL
Ex: procuradores, gestores de negcios, etc.

representante e o representado nas perdas e danos.

O art. 156 do CC define o que vem a ser estado de perigo.


Art. 156 do CC - Configura-se o estado de perigo quando algum, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua famlia, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigao excessivamente onerosa. Pargrafo nico. Tratando-se de pessoa no pertencente famlia do declarante, o juiz decidir segundo as circunstncias.

O estado de perigo representa a assuno de uma obrigao excessivamente onerosa (exorbitante) para evitar um dano pessoal que do conhecimento da outra parte contratante. Grosseiramente falando, o declarante de encontra diante de uma

33 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


situao que deve optar entre dois males: sofrer o dano ou participar de um contrato que lhe excessivamente oneroso. Vejamos alguns clssicos exemplos: a) doente que concorda com altos honorrios exigidos pelo mdico cirurgio; b) venda de bens abaixo do preo para levantar o dinheiro necessrio ao resgate do seqestro do filho ou para pagar uma cirurgia mdica urgente; c) promessa de recompensa ou doao de quantia vultosa feita, por um acidentado, a algum, para que o salve, etc.

49. (CESPE - DPE-SP - Estagirio de Direito - 2008) A exigncia de cheque cauo feita por hospital como condio sine qua non para a realizao de uma cirurgia em familiar de quem o emite, configura o defeito do negcio jurdico denominado estado de perigo.

49. CE RT TA A. CER

50. (CESPE - FPH/SE Procurador - 2008) Quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperincia, se obriga a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta, resta configurado o estado de perigo.

A. As caractersticas da questo descrevem o vcio da leso e no o 50. ER DA ERRA RAD estado de perigo.

51. (CESPE - TRE/MT Analista Judicirio 2010) O contrato de compra e venda de bem mvel com sob premente necessidade, por preo manifestamente superior ao seu real valor de mercado pode ser anulado por conter vcio do consentimento denominado estado de perigo.

A leso um vcio de consentimento decorrente do abuso praticado em situao de desigualdade de um dos contratantes, por estar sob premente necessidade, ou por inexperincia, com o objetivo de proteg-lo diante do prejuzo sofrido na concluso de um negcio jurdico em decorrncia da desproporo existente entre as prestaes das duas partes. Trata-se de um dano patrimonial. Diz o art. 157 do CC:

34 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Art. 157 do CC - Ocorre a leso quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperincia, se obriga a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta. 1o Aprecia-se a desproporo das prestaes segundo os valores vigentes ao tempo em que foi celebrado o negcio jurdico. 2o No se decretar a anulao do negcio, se for oferecido suplemento suficiente, ou se a parte favorecida concordar com a reduo do proveito.

Para exemplificar: algum prestes a ser despejado procura um imvel para abrigar a sua famlia e exercer seu negcio profissional, e o proprietrio, mesmo no tendo conhecimento do fato, eleva o preo do aluguel. Ou ento, a pessoa que, para evitar a falncia, vende imvel seu a preo inferior ao de mercado, em razo da falta de disponibilidade lquida para pagar seus dbitos. 51. ER DA A. Trata-se do vcio denominado leso e no estado de perigo. ERRA RAD

IMPORTANTE !!!! ESTADO DE PERIGO: decorre do risco de dano a uma pessoa; LESO: decorre do risco de dano ao patrimnio.

52. (CESPE - MPE/SE Promotor de Justia 2010) Todo e qualquer negcio jurdico est sujeito a anulao sob o fundamento de leso. A leso pode ser de trs tipos: enorme, especial e usurria. a) Leso enorme: caracteriza-se pela simples desproporo entre as prestaes. o lucro exorbitante obtido por uma das partes contratantes. b) Leso especial: exige, alm do lucro excessivo, a situao de necessidade ou inexperincia da parte prejudicada. a leso adotada pelo CC em seu art. 157. c) Leso usurria: alm do lucro excessivo e da situao de necessidade ou inexperincia da parte lesada, para se caracterizar, exige, ainda o dolo de aproveitamento, consistente na m-f da parte beneficiada.

IMPORTANTE !!!! Leso enorme: lucro exorbitante; Leso especial: lucro exorbitante + necessidade ou inexperincia; Leso usurria: lucro exorbitante + necessidade ou inexperincia + m-f (dolo).

35 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Apesar do CC fazer referncia leso especial, a doutrina entende suficiente a leso enorme para que o ato negocial possa ser anulado. o que se entende do Enunciado 290 do CJF, aprovado na IV Jornada de Direito Civil: A leso acarretar a anulao do negcio jurdico quando verificada, na formao deste, a desproporo manifesta entre as prestaes assumidas pelas partes, no se presumindo a premente necessidade ou a inexperincia do lesado. 52. ER DA A. Para que o ato negocial esteja sujeito anulao em razo da leso, ERRA RAD alguns pressupostos devem ser satisfeitos, dentre eles temos: o lucro exorbitante da outra parte e uma situao de dano patrimonial. Se houver dano pessoal no cabe a leso, mas sim o estado de perigo.

53. (CESPE - TCE/AC Analista de Controle Externo Especialidade: Direito 2009) Para que se configure a leso e possa, em virtude disso, ser anulado o negcio jurdico entabulado, necessrio que a contraparte saiba da premente necessidade ou da inexperincia do outro.

A. A m-f (dolo de aproveitamento) um requisito prescindvel 53. ER DA ERRA RAD (dispensvel) para que a leso provoque a anulao do negcio jurdico.

A coao uma presso fsica ou moral exercida sobre algum para induzi-lo prtica de um determinado negcio jurdico. Trata-se de violncia ou ameaa que infringe a liberdade de deciso do coagido, tornando-se mais grave que o dolo, pois este afeta apenas a inteligncia da vtima. Pode ser fsica ou moral, mas o CC s trata da coao moral.
Art. 151 do CC - A coao, para viciar a declarao da vontade, h de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considervel sua pessoa, sua famlia, ou aos seus bens. Pargrafo nico. Se disser respeito a pessoa no pertencente famlia do paciente, o juiz, com base nas circunstncias, decidir se houve coao.

- Coao fsica (vis absoluta): ocorre quando a vontade do coagido completamente eliminada. Ou seja, o constrangimento corporal faz com que a capacidade de querer de uma das partes seja totalmente eliminada. Segundo a Prof. Maria Helena Diniz, uma causa de nulidade absoluta do negcio jurdico, mas h quem caracterize como uma causa de inexistncia do negcio jurdico.

36 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Ex: se algum segurar a mo da vtima, apontando-lhe uma arma e forando-a a assinar um determinado documento. - Coao moral (vis compulsiva): ocorre quando a vtima sofre uma grave ameaa, indutiva da prtica do negcio jurdico, podendo, porm, optar entre o ato e o dano, com que ameaada. Ou seja, no obstante a chantagem do autor, a vtima conserva relativamente a sua vontade. a coao tratada no art. 151 do CC e que pode ser causa de anulabilidade (nulidade relativa) do negcio jurdico. Ex: o assaltante que ameaa a vtima dizendo: a bolsa ou a vida.

54. (CESPE - TCU Analista de Controle Externo 2008) Ameaada de morte por um primo, homem de notria violncia, Abgail assinou contrato de compra e venda, transferindo-lhe a propriedade de uma fazenda de cacau na Bahia. Transcorridos seis anos, sem que cessasse a coao, esse primo faleceu, e ela decidiu imediatamente constituir advogado para buscar a anulao judicial do negcio. Nessa situao, caso logre xito em provar a coao sofrida, possvel que Abgail obtenha deciso favorvel ao seu pleito, pois o prazo decadencial de quatro anos para requerer a anulao contado da data em que cessou a coao e no da data da realizao do negcio. 54. CE RT TA A. A soluo da questo est no art. 178 do CC. CER
Art. 178 do CC - de quatro anos o prazo de decadncia para pleitear-se a anulao do negcio jurdico, contado: I - no caso de coao, do dia em que ela cessar; II - no de erro, dolo, fraude contra credores, estado de perigo ou leso, do dia em que se realizou o negcio jurdico; III - no de atos de incapazes, do dia em que cessar a incapacidade. Art. 179 do CC - Quando a lei dispuser que determinado ato anulvel, sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulao, ser este de dois anos, a contar da data da concluso do ato.

O direito de anulao do negcio jurdico, no caso dos vcios de consentimento ou social, decai em quatro anos. Entretanto, quando se tratar de coao moral, o incio deste prazo comea a partir do fim da coao (art. 178, I do CC). Pela situao descrita na questo, o fim da coao ocorreu com o falecimento do primo.

37 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


55. (CESPE - PGM/Aracaj SE - Procurador 2008) A coao, para servir de fundamento para a anulao do negcio jurdico celebrado, h de ser exercida necessariamente contra a pessoa do contratante.

55. ER DA A. Atravs do art. 151 do CC, percebemos que para a coao servir de ERRA RAD fundamento para a anulao de um negcio jurdico ela pode ser dirigida da seguinte forma: - contra a pessoa do prprio contratante; - contra a pessoa da famlia do contratante; - contra os bens do contratante; - contra pessoa no pertencente famlia do contratante, mas neste caso o magistrado deve analisar se as relaes de afetividade so fortes o bastante para se configurar uma situao de coao. 56. (CESPE - PC/AC Delegado de Polcia - 2008) nulo o negcio jurdico celebrado mediante coao, no qual um dos contratantes assume uma obrigao excessivamente onerosa e desproporcional vantagem obtida pelo coator, em virtude do dolo de aproveitamento na conduta do coator. Assim, para que seja reconhecido o vcio desse negcio, exige-se, alm do prejuzo de uma das partes e do lucro exagerado da outra, o dolo de aproveitamento.

56. ER DA A. Ao meu ver temos dois erros nesta assertiva: ERRA RAD ERRO 1: a assertiva no descreve as caractersticas da coao. Quando se fala em prejuzo de uma das partes, lucro exagerado da outra e dolo de aproveitamento, estamos diante da leso; ERRO 2: mesmo que a banca considerasse a descrio na assertiva como sendo da coao, no teramos um negcio nulo, mas sim um negcio anulvel. A fraude contra credores (vcio social) constitui a prtica maliciosa pelo devedor insolvente (aquele cujo patrimnio passivo superior ao patrimnio ativo) de atos que desfalcam o seu patrimnio, com o fim de coloc-lo a salvo de uma execuo por dvidas em detrimento dos direitos creditrios alheios. Segundo a Prof. Maria Helena Diniz possui dois elementos: 1) eventus damini (elemento objetivo): todo ato prejudicial ao credor por tornar o devedor insolvente ou por ter sido realizado em estado de insolvncia, ainda

38 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


quando o ignore, ou ante o fato de a garantia tornar-se insuficiente depois de executada; e 2) consilium fraudis (elemento subjetivo): a m-f, a inteno de prejudicar do devedor ou do devedor aliado a terceiro, ilidindo os efeitos da cobrana. Vide o art. 158 do CC.
Art. 158 do CC - Os negcios de transmisso gratuita de bens ou remisso de dvida, se os praticar o devedor j insolvente, ou por eles reduzido insolvncia, ainda quando o ignore, podero ser anulados pelos credores quirografrios, como lesivos dos seus direitos.

Quando o ato prejudicial ao credor for gratuito (transmisso gratuita e remisso de dvidas), ento, para que os credores prejudicados com o ato tenham o direito de anular, no necessrio que se prove a m-f (consilium fraudis). Ou seja, nos negcios gratuitos o elemento subjetivo desnecessrio para se caracterizar a fraude contra credores. 57. (CESPE - MPE/SE Promotor de Justia 2010) O consilium fraudis ou scientia fraudis no requisito essencial para a anulao de negcio jurdico gratuito sob o fundamento de fraude contra credores.

A. Nos negcios jurdicos gratuitos no h necessidade do elemento 57. CE RT TA CER subjetivo (consilium fraudis) da fraude contra credores. Para exemplificar melhor a fraude contra credores, veja o esquema a seguir que tem como base um balano patrimonial de uma empresa, onde o ATIVO = PASSIVO + PATRIMNIO LQUIDO:

ATIVO DOAO REMISSO VENDA Caixa ----------------------- 50.000 Duplicatas a receber -- 10.000 Imveis ------------------- 240.000

PASSIVO Duplicatas a pagar --- 320.000 PATRIMNIO LIQUIDO Capital Social --------- 80.000 Prejuzo acumulado -100.000 SITUAO NEGATIVA -20.000 CREDORES

TOTAL ------------------- 300.000

TOTAL ------------------ 300.000

A situao descrita acima de insolvncia, pois o patrimnio lquido negativo (-20.000). Dessa forma, caso a empresa em questo resolva doar o dinheiro que est

39 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


no caixa para o projeto criana esperana, os credores podero anular a doao alegando fraude contra credores. O mesmo ocorre na remisso (perdo da dvida) das duplicatas a receber. Por fim, tambm pode ser utilizada a ao pauliana caso os imveis que valem R$ 240.000,00 sejam vendidos dolosamente por R$ 50.000,00.

58. (CESPE - Tcnico Judicirio rea: Administrativa 2009) Poder haver anulao do negcio jurdico se o devedor insolvente doar imvel do seu patrimnio a um irmo seu.

58. CE RT TA A. Conforme comentrios da questo anterior possvel que a doao CER (negcio jurdico gratuito) seja anulada com base na fraude contra credores, desde que a pessoa esteja em um estado de insolvncia.

59. (CESPE - PGE/CE Procurador 2008) A fraude contra a execuo um defeito do negcio jurdico, caracterizando-se como vcio de consentimento e viciando, como conseqncia, a declarao de vontade dos partcipes do negcio jurdico.

59. ERRADA. A fraude execuo (FE) diferencia-se da fraude contra credores (FC). Veja a tabela a seguir com as principais diferenas:

FRAUDE CONTRA CREDORES

FRAUDE EXECUO

incidente do processo, regulada no defeito do negcio jurdico, regulada direito pblico (Cdigo de Processo no direito privado (Cdigo Civil) Civil) Ocorre quando o devedor ainda no Pressupe que exista uma demanda responde nenhuma ao ou (ao) em andamento. execuo. Pode ser alegada incidentalmente; no S pode ser alegada em ao pauliana depende da propositura de nenhuma ou revocatria. ao especfica. Exige-se a prova da m-f do 3. No exigida a prova da m-f do 3. adquirente, em se tratando de negcios adquirente, visto estar presumida. onerosos.

40 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


O outro vcio social, alm da fraude contra credores, a simulao que representa um acordo de vontade entre as partes para dar existncia real a um negcio jurdico fictcio, ou ento para ocultar o negcio jurdico realmente realizado, com o objetivo de violar a lei ou enganar terceiros. Conclui-se que so necessrios trs requisitos para a simulao: - acordo entre as partes, ou com a pessoa a quem ela se destina; - declarao enganosa de vontade; e - inteno de enganar terceiros ou violar a lei.

60. (CESPE - Pref. Vitria/ES - Auditor Fiscal do Tesouro Municipal - 2007) A simulao um acordo das partes contratantes para criar um negcio jurdico aparente, cujos efeitos no so desejados pelas partes, ou para ocultar, sob determinada aparncia, o negcio desejado, o que acarreta a nulidade do negcio. O propsito do negcio aparente o de enganar terceiros ou fugir ao imperativo da lei.

A. Conforme comentrios acima. 60. CE RT TA CER So espcies de simulao: a) Simulao absoluta: ocorre quando as partes no pretendem realizar a celebrao de qualquer negcio jurdico. Ou seja, h um acordo simulatrio em que as partes pretendem que o negcio no produza nenhum efeito de modo a no produzir eficcia jurdica. Exs: emisso de ttulos de crdito, que no representam qualquer negcio, feita pelo marido, em favor de amigo, antes da separao judicial para prejudicar a mulher na partilha de bens; o proprietrio de uma casa alugada que, com a inteno de facilitar a ao de despejo contra seu inquilino, finge vend-la a terceiro que, residindo em imvel alheio, ter maior possibilidade de vencer a referida demanda; o devedor que finge vender seus bens para evitar a penhora, etc. b) Simulao relativa: ocorre quando uma pessoa, sob a aparncia de um negcio fictcio, pretende realizar outro que o verdadeiro, diferente, no todo ou em parte, do primeiro. Ou seja, h nessa espcie de simulao, dois contratos, um aparente (simulado) e um real (dissimulado), sendo este o realmente desejado pelas partes. Como exemplo temos o homem casado que faz a doao de um imvel a sua amante, mas providencia a lavratura de uma escritura de compra e venda. Neste

41 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


caso a simulao relativa porque existe um ato simulado (compra e venda) praticado para esconder um ato dissimulado (doao). Vejamos o art. 167 do CC que trata da simulao relativa:
Art. 167 do CC - nulo o negcio jurdico simulado, mas subsistir o que se dissimulou, se vlido for na substncia e na forma.

Conclui-se que, dependendo da situao, o negcio real (dissimulado) pode subsistir sem se tornar nulo, caso no ofenda a lei nem cause prejuzos a terceiros. O grfico a seguir simboliza um negcio aparente (fictcio) escondendo a celebrao de um negcio real.

61. (CESPE - Tcnico Judicirio rea: Administrativa 2009) A simulao, considerada pela doutrina um vcio social, causa de nulidade do negcio jurdico; no entanto, possvel que subsista o negcio que se dissimulou.

61. CE RT TA A. Em se tratando da simulao relativa, nos termos do art. 167 do CC, CER possvel que subsista o negcio dissimulado se ele for vlido na substncia e na forma.

62. (CESPE - PGE/CE Procurador 2008) A simulao relativa um vcio social que acarreta a nulidade do negcio jurdico, que no pode subsistir, mesmo que seja vlido na substncia e na forma.

62. ERRADA. Conforme comentrios da questo anterior.

Negcio fictcio (simulado) sempre nulo

Negcio real (dissimulado) pode subsistir se for vlido na substncia e na forma.

Na simulao absoluta o negcio nulo e insuscetvel de convalidao. Na simulao relativa o negcio simulado ou fictcio (aparente) nulo, mas o negcio

42 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


dissimulado (escondido) ser vlido se no ofender a lei nem causar prejuzos a terceiros. o que se depreende do art. 167 do CC. A simulao relativa pode ser de dois tipos: I. Simulao relativa subjetiva (ad personam): aquela em que a parte contratante no tira proveito do negcio por ser um sujeito aparente, ou seja, a parte aparente (testa de ferro) repassa os direitos a uma terceira pessoa. Exs: o homem casado que simula doar um imvel a um amigo para que este o repasse amante do homem casado; venda realizada a um terceiro para que ele transmita a coisa a um descendente do alienante, a quem se tem a inteno de transferi-la desde o incio.
II. Simulao relativa objetiva: ocorre quando o negcio jurdico (NJ) contm

declarao no verdadeira a respeito do seu objeto, tal como uma escritura pblica de compra e venda com preo inferior ao real para burlar o fisco atravs do pagamento de um imposto menor. c) Simulao inocente: a que no objetiva violar a lei ou prejudicar terceiro. o que ocorre na doao mascarada feita por um homem solteiro a sua concubina. Parte da doutrina entende que por no prejudicar terceiro, deve ser considerada. Entretanto, o Conselho da Justia Federal entende o contrrio, conforme exteriorizado na III Jornada de Direito Civil, atravs do Enunciado 152: Toda simulao, inclusive a inocente, invalidante. Exs: situao em que o de cujus antes de falecer, sem herdeiros necessrios, simula venda aparente a terceira pessoa a quem pretende deixar um legado; a prtica do Fica, documento muito utilizado no Mato Grosso do Sul, em que uma das partes recebe dinheiro e declara ter recebido gado, que se obriga a devolver. d) Simulao maliciosa: a que objetiva fraudar a lei ou prejudicar terceiros. Nesse caso o ato ser nulo. Segue esquema grfico sobre a simulao:

43 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira

- INOCENTE

- no visa prejudicar 3os ou burlar a lei.

- ABSOLUTA SIMULAO

- nenhum negcio jurdico realizado.

- OBJETIVA - MALICIOSA - RELATIVA

- incide sobre o objeto

- SUBJETIVA - incide sobre a pessoa

63. (CESPE - CODEBA Advogado - 2006) O negcio jurdico anulvel aquele em que foram realizados todos os requisito necessrios a sua validade, mas as condies em que foi realizado justificam a anulao, quer por incapacidade relativa do agente, quer pela existncia de vcios do consentimento ou vcios sociais. Os defeitos do negcio jurdico so imperfeies oriundas da declarao de vontade das partes acarretando nos vcios de consentimento do agente. Entretanto, h casos em que se tem uma vontade funcionando normalmente, havendo at mesmo correspondncia entre a vontade interna e sua manifestao, porm, ela se desvia da lei ou da boa-f, violando direitos ou prejudicando terceiros, sendo, dessa forma, o negcio jurdico suscetvel de invalidao. Trata-se dos vcios sociais.

VCIOS DE CONSENTIMENTO: erro, dolo, leso, estado de perigo e coao. VCIOS SOCIAIS: simulao e fraude contra credores.

63. CE RT TA A. Conforme a tabela exibida antes da questo 14. CER 64. (CESPE - Pref. Vila Velha/ES Tcnico Municipal de Nvel Superior I Auditoria - 2008) O erro, o dolo e a coao so vcios sociais e invalidam o negcio jurdico. 64. ER DA A. O erro, o dolo e a coao so vcios de consentimento. ERRA RAD

44 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


65. (CESPE - PGE/PB Procurador de Estado - 2008) No ato negocial, o fato de um dos contratantes agir dolosamente, silenciando alguma informao que devesse revelar ao outro contratante, constitui vcio de consentimento, que acarreta a nulidade do negcio jurdico. 65. ER DA A. A questo trata do dolo negativo (art. 147 do CC) que aquele ERRA RAD resultante de uma omisso intencional para induzir um dos contratantes (conduta negativa). Pode acarretar a anulao do ato negocial se for o motivo determinante (dolo principal). Se for acidental enseja, apenas, perdas e danos.
Art. 147 do CC - Nos negcios jurdicos bilaterais, o silncio intencional de uma das partes a respeito de fato ou qualidade que a outra parte haja ignorado, constitui omisso dolosa, provando-se que sem ela o negcio no se teria celebrado.

O erro da questo est em afirmar que o dolo acarreta a nulidade do negcio relativo, quando na verdade ele acarreta a anulabilidade do ato negocial. A seguir temos uma questo bnus. No da banca CESPE/UnB, mas bastante interessante: (ESAF - SERPRO - Analista 2001) Se algum fizer seguro de vida, omitindo molstia grave, e vier a falecer poucos meses depois, vindo a prejudicar a seguradora e a beneficiar os sucessores, ter-se- a configurao de: a) dolo positivo. c) simulao relativa subjetiva. e) dolo negativo.
COMENTRIOS: A omisso de molstia grave configura uma conduta negativa que induz a seguradora a celebrar o contrato de seguro. Desta forma, configurou-se o dolo negativo. Gabarito: Letra E.

b) dolo acidental. d) simulao absoluta.

CONVERSO DO NEGCIO JURDICO NULO


Sobre a converso do negcio jurdico nulo, dispe o art. 170 do CC:
Art. 170 do CC - Se, porm, o negcio jurdico nulo contiver os requisitos de outro, subsistir este quando o fim a que visavam as partes permitir supor que o teriam querido, se houvessem previsto a nulidade.

45 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Tal dispositivo consagra o princpio da conservao do negcio jurdico. Ocorre tal princpio quando o ato negocial nulo (nulidade absoluta) no pode prevalecer na forma pretendida pelas partes, mas, como seus elementos so idneos para caracterizar outro ato de natureza diversa, ento poder ocorrer a transformao, desde que isso no seja proibido taxativamente, como nos casos de testamento. Como exemplo, temos a transformao de um contrato de compra e venda nulo por defeito de forma (ex: imvel com valor superior a 30 salrios mnimos deve ter por forma uma escritura pblica, sendo nulo caso se proceda mediante instrumento particular) em um compromisso de compra e venda (este pode ser celebrado por instrumento particular). 66. (CESPE - PGE/PB Procurador de Estado - 2008) Caso um imvel valioso seja vendido por meio de contrato celebrado entre pessoas maiores e capazes, por instrumento particular, o negcio considerado nulo; contudo, se as partes quiserem, possvel converter esse negcio nulo em contrato preliminar ou compromisso bilateral de contrato.

66. CE A. . Conforme comentrios acima, o contrato preliminar no precisa ser CERT RTA celebrado na forma necessria ao contrato final. Vide art. 462 do CC.
Art. 462 do CC - O contrato preliminar, exceto quanto forma, deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado.

por isso que o compromisso de compra e venda relativo a bens imveis com valor superior a trinta salrios mnimos no precisa ser celebrado atravs de uma escritura pblica, bastando um instrumento particular. 67. (CESPE - SEGER ES - Analista Administrativo e Financeiro 2007) Para operar-se a converso do ato negocial nulo, faz-se necessrio que o negcio nulo contenha os requisitos do negcio a ser convertido, bem como que as partes queiram essa converso, e ainda a verificao de que os contratantes pretendiam a celebrao de outro contrato e ignoravam a nulidade do negcio que realizaram.

67. CE A. . Conforme comentrios do art. 170 do CC. CERT RTA

46 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Segue uma tabela para relembrar as definies de convalidao, confirmao e converso. um ato das partes contratantes com o objetivo de sanar o vcio do ato negocial. decorre do decurso de tempo que provoca CONVALIDAO a decadncia do direito de anular o negcio. NULIDADE ABSOLUTA a transformao do ato nulo em outro que contm os requisitos do primeiro.

CONFIRMAO NULIDADE RELATIVA

CONVERSO

Ou seja, a confirmao e a convalidao so institutos jurdicos inerentes ao negcio jurdico anulvel (nulidade relativa). J a converso um instituto do negcio jurdico nulo (nulidade absoluta).

ELEMENTOS ACIDENTAIS DO NEGCIO JURDICO


A condio uma clusula que subordina a eficcia do negcio jurdico a evento futuro e incerto. Dessa forma, para que se configure o negcio condicional so necessrios dois requisitos: a futuridade e a incerteza. Ou seja, no se considera condio o fato passado ou presente, mas somente o futuro. Como exemplo, temos a promessa de R$ 1.000,00 de uma pessoa a outra, caso o Flamengo seja campeo da Copa Libertadores 2010. O negcio em questo futuro (s saberemos o campeo em agosto de 2010) e incerto (pode ser campeo ou no), por isso, configura-se uma condio.
Art. 121 do CC - Considera-se condio a clusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negcio jurdico a evento futuro e incerto.

68. (CESPE - FUNDAC/PB Advogado - 2008) Condio a clusula que subordina o efeito do negcio jurdico, oneroso ou gratuito, a evento futuro e incerto. Assim, ao titular do direito eventual, no caso de condio suspensiva, permitido praticar atos destinados transmisso da propriedade ou do domnio.

47 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira

68. ER ERRA RADA DA. A assertiva est em desacordo com o art. 130 do CC.
Art. 130 do CC - Ao titular do direito eventual, nos casos de condio suspensiva ou resolutiva, permitido praticar os atos destinados a conserv-lo.

Quando um negcio est dependente de uma condio suspensiva ou resolutiva (classificao estudada a seguir), temos um mero direito eventual, ou seja, o titular ainda no possui um direito adquirido. Apesar de ainda no ter um direito adquirido, a lei reconhece a possibilidade de tal titular praticar atos destinados a conservar o seu direito. Logo, se uma pessoa me promete doar uma casa, sendo tal doao sujeita a uma condio, eu posso, mesmo sem ter a propriedade do bem, rechaar atos de esbulho (molstia) e turbao (perda) da propriedade. Ou seja, atos de conservao so permitidos (art. 130 do CC), porm, pelo fato de ainda no ter a propriedade plena, no so permitidos atos destinados transmisso da propriedade ou do domnio.

Existem diversas classificaes para as condies. As principais so: I) Quanto ao modo de atuao, as condies podem ser: suspensivas ou resolutivas. Condio suspensiva: as partes protelam, temporariamente, a eficcia do ato negocial at a realizao do evento futuro e incerto. Ex: te dou um carro se voc ganhar o jogo de futebol.

Celebrao do negcio jurdico

Ganhou o jogo (implemento da condio)

EFEITO SUSPENSO

Art. 125 do CC - Subordinando-se a eficcia do negcio jurdico condio suspensiva, enquanto esta se no verificar, no se ter adquirido o direito, a que ele visa.

Exemplos de condies suspensivas citados pela Profa. Maria Helena Diniz: a) comprarei seu quadro se ele for aceito numa exposio internacional;

48 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


b) adquirirei o cavalo Fogo Branco se ele vencer a corrida no Grande Prmio promovido, daqui a trs meses, pelo Jockey Club de So Paulo; e c) doarei meu apartamento se voc casar.

Condio resolutiva: a ocorrncia do evento futuro e incerto resolve (extingue) o direito transferido pelo negcio jurdico. Ex: te dou uma mesada enquanto voc estudar.
Parou de estudar (implemento da condio)

Celebrao do negcio jurdico

VIGNCIA DO NEG. JURDICO Art. 127 do CC - Se for resolutiva a condio, enquanto esta se no realizar, vigorar o negcio jurdico, podendo exercer-se desde a concluso deste o direito por ele estabelecido.

Exemplos de condies resolutivas citados pela Profa. Maria Helena Diniz: a) constituo uma renda em seu favor, enquanto voc estudar; b) cedo-lhe esta casa, para que nela resida, enquanto for solteiro; e c) compro-lhe esta fazenda, sob a condio do contrato se resolver se gear nos prximos trs anos.

69. (CESPE - PGE-PI Procurador 2008) Condio o elemento acidental do ato ou negcio jurdico que faz o mesmo depender de evento futuro e incerto. A condio resolutiva requisito e pressuposto de validade de negcio, suspendendo-o, no plano da sua eficcia, at a ocorrncia da condio estabelecida.

69. ER DA A. A questo descreve a condio suspensiva. ERRA RAD 70. (CESPE - PGE/ES Procurador do Estado - 2008) Condio a clusula, voluntariamente aposta a um negcio jurdico, que subordina o nascimento ou a extino de um direito ocorrncia de evento futuro e certo. Quando se tratar de condio resolutiva, enquanto no se verificar essa condio, o negcio no produzir qualquer efeito.

49 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira

70, ERR RRAD ADA. Temos aqui dois erros. O primeiro afirmar que a condio um evento certo. O segundo erro a questo descrever as caractersticas de uma condio suspensiva e dizer que se trata de uma condio resolutiva,

II) Quanto participao da vontade dos sujeitos, as condies podem ser: causais, potestativas, mistas e promscuas. Condies causais: so as que dependem do acaso, de um acontecimento fortuito ou de fora maior, ou seja, de um fato alheio vontade das partes. Ex: Dar-te-ei uma jia se chover amanh. Condies potestativas: so as que decorrem da vontade de uma das partes. Podem ser: a) Puramente potestativas: so as que se sujeitam ao puro arbtrio de uma das partes, valendo dizer que a sua ocorrncia depende exclusivamente da vontade da pessoa, independente de qualquer fator externo. Nos termos do art. 122, 2a parte, do CC, tais condies so ilcitas. Ex: Dar-te-ei determinada quantia em dinheiro o dia em que eu vestir meu terno cinza.
Art. 122 do CC - So lcitas, em geral, todas as condies no contrrias lei, ordem pblica ou aos bons costumes; entre as condies defesas se incluem as que privarem de todo efeito o negcio jurdico, ou o sujeitarem ao puro arbtrio de uma das partes.

Exemplos de condies puramente potestativas citados pela Profa. Maria Helena Diniz: a) constituio de uma renda em seu favor se voc vestir tal roupa amanh; e b) aposio de clusula que, em contrato de mtuo, d ao credor poder unilateral de provocar o vencimento antecipado da dvida, diante de simples circunstncia de romper-se o vnculo empregatcio entre as partes. b) Simplesmente potestativas: so as que se sujeitam vontade de uma das partes conjugada com fatores externos que escapam ao seu controle. Ou seja, alm do arbtrio, exige-se uma atuao especial do sujeito. Ex: Dar-te-ei dois mil reais no dia que eu conseguir viajar para a Europa. Para tal viagem se realizar depende de tempo e dinheiro,

50 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


no ficando, ento, a condio sujeita ao arbtrio exclusivo de uma pessoa.

71. (CESPE - PGE/AL - Procurador 2009) Lia prometeu dar a Slvia U$ 2 mil se esta for para Nova Iorque at janeiro de 2010. Nessa situao, trata-se de condio puramente potestativa, que proibida pelo direito ptrio.

71. ER DA A. A questo descreve uma condio simplesmente potestativa. ERRA RAD Exemplos de condies simplesmente potestativas citados pela Profa. Maria Helena Diniz: a) doao a um cantor de pera, condicionada ao fato de desempenhar bem um determinado papel; e b) comodato (emprstimo) de casa a algum se for at Paris para inscreverse num concurso de artes plsticas. Condies mistas: so as que dependem, simultaneamente, da vontade de uma das partes e da vontade de um terceiro. Ex: Dar-te-ei dois mil reais se casares com Maria. Exemplo de condio mista citado pela Profa. Maria Helena Diniz: Dar-lhe-ei este apartamento se voc casar com Paulo antes de sua formatura, ou se constituir sociedade com Joo. Condies promscuas: a que se caracteriza no momento inicial como potestativa, vindo a perder tal caracterstica por fato superveniente alheio vontade do agente, que venha a dificultar sua realizao. Exemplo de condio promscua citado pela Profa. Maria Helena Diniz: dar-lheei dois mil reais se voc, campeo de futebol, jogar no prximo torneio. A condio em questo passar a ser promscua se o jogador vier a machucar a perna. III) Quanto possibilidade as condies podem ser possveis e impossveis. Alm disso, subdividem-se em fisicamente ou juridicamente possveis ou impossveis. Condies fisicamente impossveis: so as que contrariam as leis da natureza. Ex: colocar toda a gua do oceano em um copo. Condies juridicamente impossveis: so a que contrariam a ordem legal.

51 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Ex: negcio jurdico que tenha por objeto herana de pessoa viva (ver art. 426 do CC).
Art. 426 do CC - No pode ser objeto de contrato a herana de pessoa viva.

Condies fisicamente possveis: so as que no contrariam as leis da natureza.

Condies juridicamente possveis: so a que no contrariam a lei, a ordem pblica ou os bons costumes.

72. (CESPE - Pref. Natal/RN Assessor Jurdico - 2008) Tem-se por inexistentes as condies suspensivas que forem juridicamente impossveis.

73. (CESPE - PC/AC - Delegado 2008) Os negcios jurdicos podem ser firmados sob condio expressa em clusula que, pactuada entre as partes, subordine o efeito do negcio a evento futuro e incerto; as condies impossveis, quando resolutivas, so consideradas inexistentes, mas o negcio continua vlido.

74. (CESPE - TCE/RN Assessor Tcnico Jurdico - 2009) Considere que o seguinte acordo foi firmado: Joo doar um automvel a Pedro, se este atravessar a nado, em um nico dia, o rio Amazonas. Nessa situao, o negcio jurdico subordinado ocorrncia da condio vlido, se aceito pelas partes envolvidas.

Para a resoluo das questes, interessante fazer uma observao sobre as condies impossveis com base nos art. 123, I e 124 do CC.
Art. 123 do CC - Invalidam os negcios jurdicos que lhes so subordinados: I - as condies fsica ou juridicamente impossveis, quando suspensivas; Art. 124 do CC - Tm-se por inexistentes as condies impossveis, quando resolutivas, e as de no fazer coisa impossvel.

Dependendo do tipo de condio impossvel temos efeitos distintos para o negcio jurdico: - Condio impossvel suspensiva: invalida o negcio jurdico (nulidade absoluta), pois o evento futuro e incerto nunca vai ocorrer e o negcio nunca vai produzir efeitos; Ex: Vou te dar uma mesada quando o Congresso Nacional (CN) suprimir da Constituio Federal (CF) o direito vida.

52 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


- Condio impossvel resolutiva: considera-se inexistente a condio, pois ela nunca vai ocorrer e, consequentemente, o negcio continuar produzindo efeitos. Ex: Vou te dar uma mesada, mas a cancelarei se o Congresso Nacional (CN) suprimir da Constituio Federal (CF) o direito vida. Como o direito vida uma clusula ptrea nunca haver tal supresso. 72. ER DA A. A condio suspensiva, quando for juridicamente impossvel, causa de ERRA RAD nulidade absoluta do negcio jurdico.

73. CE RT TA A. Conforme o art. 124 do CC e explicaes anteriores. CER 74. ER ERRADA. O negcio em questo invlido, pois representa uma condio suspensiva impossvel.

75. (CESPE - Pref. Natal/RN Assessor Jurdico - 2008) Caio prometeu doar a Vnia um stio localizado na regio de Petrpolis RJ caso ela lhe cedesse os direitos hereditrios de obra escrita por sua me ainda em vida. Acerca dessa situao hipottica, assinale a opo correta. (A) Por se tratar de condio juridicamente impossvel, considera-se que noescrita. (B) A condio imposta no defesa, pois no se sujeita ao arbtrio de uma das partes e no priva o negcio jurdico de todo o efeito. (C) Trata-se de condio que invalida o negcio jurdico, por ser juridicamente impossvel. (D) O negcio entabulado tem sua validade condicionada anuncia dos demais herdeiros necessrios da me de Vnia.

O enunciado da questo descreve uma condio suspensiva (cesso de direitos) com objeto ilcito (juridicamente impossvel). A herana de pessoa ainda viva, nos termos do art. 426 do CC, no pode ser objeto de contrato. O negcio jurdico que contm uma condio suspensiva juridicamente impossvel, segundo o art. 123, I, invlido. 75. Gabarito: C

53 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Outro tipo de condio a incompreensvel (art. 123, III do CC) ou contraditria ou perplexa que no pode passar despercebida no negcio jurdico, dessa forma, ela causa de invalidade (nulidade absoluta) do ato, no sendo considerada inexistente.
Art. 123 do CC - Invalidam os negcios jurdicos que lhes so subordinados: [...]. III - as condies incompreensveis ou contraditrias.

A condio perplexa aquela que no se concilia com os efeitos pretendidos para o negcio jurdico. Ou seja, trata-se de uma condio contraditria destituda de sentido. Exemplo citado por Manuel A. Domingues de Andrade: Instituo B meu nico e universal herdeiro, se instituir C meu nico e universal herdeiro. A conseqncia prtica a nulidade do ato negocial.

IV) Quanto licitude, as condies podem ser: lcitas e ilcitas. Condies lcitas: quando o evento que a constitui no for contrrio lei, ordem pblica, moral e aos bons costumes. Condies ilcitas: so aquelas condenadas pela norma jurdicas, pela moral e pelos nos costumes. Exemplos de condies ilcitas citados pela Profa. Maria Helena Diniz: a) prometer uma recompensa sob a condio de algum viver em concubinato impuro; b) entregar-se prostituio; c) furtar certo bem; d) dispensar, se casado, os deveres de coabitao e fidelidade mtua; e e) no se casar.

RESUMO SOBRE A CLASSIFICAO DAS CONDIES I) Quanto ao modo de atuao: suspensivas ou resolutivas. II) Quanto participao da vontade dos sujeitos: causais, potestativas, mistas e promscuas. III) Quanto possibilidade: possveis ou impossveis (fsica ou juridicamente). IV) Quanto licitude: lcitas e ilcitas.

54 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


O termo representa o dia em comea ou se extingue a eficcia do negcio jurdico. Quando convencionado no contrato, o termo subordina o efeito do negcio jurdico a um evento futuro e certo. Ou seja, corresponde a uma data certa para iniciar ou terminar a eficcia do ato negocial.

IMPORTANTE !!! CONDIO: evento futuro e incerto; TERMO: evento futuro e certo.

O termo pode ser: a) Inicial (dies a quo) ou suspensivo: fixa o momento em que a eficcia do negcio jurdico deve iniciar, retardando o exerccio do direito. Ex: um contrato de locao celebrado no dia 20 de um ms para ter vigncia no dia 1o do ms seguinte.
Art. 131 do CC - O termo inicial suspende o exerccio, mas no a aquisio do direito.

b) Final (dies ad quem ou ad diem) ou resolutivo: determina a data da cessao dos efeitos do ato negocial, extinguindo as obrigaes dele oriundas. Ex: o contrato de locao se encerra no dia 31 de dezembro do ano que vem. c) Certo: se sefere a um evento futuro e certo de ocorrer em data certa do calendrio (dia, ms e ano), ou quando fixa certo lapso de tempo. Ex: data certa 15 de dezembro de 2009; lapso de tempo daqui a 6 meses. d) Incerto: quando se refere a um acontecimento futuro e certo de ocorrer, que ocorrer em data incerta. Ex: um imvel passa a ser de outrem a partir da morte de seu proprietrio. A morte um evento certo (todos iro morrer um dia) que acontecer em uma data incerta.

76. (CESPE - PGE/AL - Procurador 2009) No dia 2 de janeiro de 2009, Pedro celebrou com Ricardo contrato de locao de um imvel residencial. Ficou estipulado que o contrato comearia a vigorar no dia 1. de fevereiro seguinte. Nessa situao, a aquisio do direito de locao est suspensa.

55 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


76. ER ERRA RADA DA. O dia 1 de fevereiro seguinte um termo inicial para o contrato de locao do imvel residencial. Segundo o art. 131 do CC, o termo inicial no suspende a aquisio do direito. Ou seja, o direito adquirido com a celebrao do contrato que fica com a eficcia suspensa.

O art. 132 do CC estabelece a forma de contagem dos prazos:


Art. 132 do CC - Salvo disposio legal ou convencional em contrrio, computamse os prazos, excludo o dia do comeo, e includo o do vencimento. 1o Se o dia do vencimento cair em feriado, considerar-se- prorrogado o prazo at o seguinte dia til. 2o Meado considera-se, em qualquer ms, o seu dcimo quinto dia. 3o Os prazos de meses e anos expiram no dia de igual nmero do de incio, ou no imediato, se faltar exata correspondncia. 4o Os prazos fixados por hora contar-se-o de minuto a minuto.

O encargo, tambm chamado de modo, uma clusula imposta nos negcios gratuitos, que restringe a vantagem do beneficiado. Como exemplo, temos a doao de um terreno a determinada pessoa para l ser construdo um asilo. Trata-se de uma clusula acessria aos atos que possuem carter de liberalidade (doaes e testamentos) pelo qual se impe um nus ou obrigao ao beneficirio. admitido tambm em declaraes unilaterais de vontade tal como uma promessa de recompensa. O Cdigo Civil trata do assunto em dois dispositivos: Dispe o art. 136 do CC que:
Art. 136 do CC - O encargo no suspende a aquisio nem o exerccio do direito, salvo quando expressamente imposto no negcio jurdico, pelo disponente, como condio suspensiva.

Dessa forma, a partir do momento em que for aberta a sucesso, o domnio e a posse dos bens transmitem-se imediatamente aos herdeiros nomeados, com a obrigao de cumprir o encargo a eles imposto. Se esse encargo no for cumprido, a liberalidade poder ser revogada. Ou seja, se uma pessoa recebe um terreno como herana, com o encargo de construir um asilo em tal terreno, a propriedade do terreno adquirida antes da construo do asilo, pois o encargo (construo do asilo) no suspende a aquisio do direito (propriedade do terreno).

77. (CESPE - TCE/AC Analista de Controle Externo Especialidade: Direito 2009) O encargo no suspende a aquisio nem o exerccio do direito, de forma que no poder ser imposto no negcio jurdico, pelo disponente, como condio suspensiva, sob pena de haver descaracterizao do instituto.

56 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira

77. ER ERRA RADA. O outro dispositivo interessante que trata do encargo o art. 137 do CC.
Art. 137 do CC - Considera-se no escrito o encargo ilcito ou impossvel, salvo se constituir o motivo determinante da liberalidade, caso em que se invalida o negcio jurdico.

A regra que o encargo ilcito ou impossvel seja considerado no escrito, sendo mantida a validade do negcio jurdico. Porm, se o encargo ilcito ou impossvel for a razo determinante da liberalidade (motivo principal do negcio), o ato negocial ser invalidado. Ou seja, deve-se analisar no caso concerto se o encargo o motivo principal ou secundrio do negcio jurdico. Caso seja principal ocorre invalidade, caso seja secundrio, mantm-se a validade do ato negocial.

78. (CESPE - PGE/AL - Procurador 2009) Carmen doou a Rejane um apartamento para que nele se mantenha uma casa de prostituio. Nessa situao, o encargo ser considerado no-escrito.

78. ERRA DA. Manter uma casa de prostituio no apartamento um encargo ilcito. ERRAD Dessa forma, nos termos do art. 137 do CC, devemos averiguar se o encargo ilcito ou no o motivo da liberalidade (doao). Se a casa de prostituio for a razo principal da doao, ento a doao invlida.

79. (CESPE - DPE-SP - Estagirio de Direito - 2008) A expresso do o meu terreno localizado na Av. Paulista, n. 0000, bairro XXX, na cidade de So Paulo, ao municpio de So Paulo, a fim de que nele seja construda uma escola encerra uma liberalidade gravada com condio suspensiva.

79. ERRA DA. A questo encerra uma liberalidade gravada com um encargo e no ERRAD uma condio suspensiva.

80. (CESPE - PGE/AL - Procurador 2009) Carlos prometeu dar a Carolina um apartamento que possui em bairro nobre de Belo Horizonte MG, caso ela passe no vestibular para o curso de medicina. Nessa situao, trata-se de encargo, haja vista existir uma determinao imposta por Carlos a que Carolina aderiu.

57 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


80. ER ERRA RADA. O fato de Carolina ser aprovada no vestibular de medicina representa um evento futuro e incerto. Ou seja, no se trata de um encargo, mas sim de uma condio.

Nos vemos na prxima aula.

Bons estudos !!!

Dicler.

58 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS

1. (CESPE - TRE/MA Analista Judicirio 2009) O contrato de locao de bem imvel constitui exemplo de ato jurdico em sentido estrito.

2. (CESPE - TRT 17. Regio Analista Judicirio - 2009) O ato ilcito poder originar ou criar um direito para quem o comete.

3. (CESPE - TST Analista Judicirio 2008) O cientista francs Philippe Charlier trouxe tona uma revelao inimaginvel: os restos mortais da guerreira e mrtir francesa Joana dArc so falsos e, na realidade, podem ser de uma mmia egpcia.
Isto , 11/4/2007, p. 75 (com adaptaes).

Considerando a notcia acima e a legislao civil brasileira, julgue o item a seguir. A divulgao da referida descoberta, feita pelo cientista francs imprensa, classifica-se como um fato jurdico stricto sensu.

4. (CESPE - INSS Analista do Seguro Social - Direito 2008) O vendaval que destri uma casa exemplo de negcio jurdico unilateral.

5. (CESPE - DFTRANS - Analista de Transportes Urbanos Direito e Legislao 2008) O contrato de compra e venda tipifica exemplo de ato jurdico em sentido estrito.

6. (CESPE - TCE/TO Analista de Controle Externo Direito - 2008) O pai, quando reconhece a paternidade do filho havido fora do casamento, pratica ato jurdico em sentido estrito.

7. (CESPE - SERPRO Analista Advocacia 2008) A intimao e a notificao so atos jurdicos materiais ou reais em sentido estrito.

8. (CESPE - IBRAM/DF Analista de Atividades do Meio Ambiente Especialidade: Advogado - 2009) Ao dirigir na contramo de direo e sem

59 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


carteira de habilitao, o motorista comete um ilcito civil, mesmo que no venha a atropelar nenhuma pessoa, nem colidir com outro veculo.

9. (CESPE - IEMA ES - Advogado 2007) Quanto a sua formao, os negcios jurdicos so sempre bilaterais, fazendo-se necessria a declarao de vontade de duas ou mais pessoas para que o negcio se complete validamente, o que caracteriza uma relao contratual.

10. (CESPE - Pref. Vila Velha/ES Tcnico Municipal de Nvel Superior I Auditoria - 2008) Quanto manifestao da vontade dos agentes, o negcio jurdico classifica-se em principal e acessrio.

11. (CESPE - FUNDAC/PB Advogado - 2008) A interpretao do contrato situase no mbito da declarao volitiva dos contraentes. Desse modo, o Cdigo Civil brasileiro dispe que os negcios jurdicos benficos interpretam-se

amplamente.

12. (CESPE - TCE/TO Analista de Controle Externo Direito - 2008) Considere que duas partes tenham ajustado entre si uma doao, e, aps algum tempo, houve conflito ante a interpretao das clusulas constantes do instrumento. Nesse caso, o juiz, ao decidir a eventual causa, dever dar interpretao extensiva ao contrato.

13. (CESPE - Pref. Natal/RN Assessor Jurdico - 2008) A renncia deve ser interpretada restritamente, assim como os negcios jurdicos benficos.

14. (CESPE - BRB Advogado 2010) Suponha que Antnio tenha adquirido de Pedro a propriedade de uma chcara e formalizado o negcio por meio de um recibo assinado pelas partes e por duas testemunhas. Nesse caso, embora ocorra invalidade do negcio, esse fato no afeta a sua existncia.

15. (CESPE - MPE-RR - Oficial de Promotoria - 2008) A validade do ato jurdico exige a presena simultnea, no momento de sua prtica, da capacidade do agente, da licitude do objeto e, quando necessrio, da obedincia da forma estabelecida em lei.

60 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira

16. (CESPE - TJ-BA Juiz 2004) Os negcios jurdicos movimentam a economia mundial e tm recebido especial tratamento legislativo. Para que seja, vlidos, o agente tem de ser capaz, o objeto deve ser lcito e a forma h de ser sempre especialmente prevista.

17. (CESPE - Pref. Natal/RN Assessor Jurdico - 2008) A impossibilidade inicial do objeto, mesmo que seja relativa, invalida o negcio jurdico.

18. (CESPE - TCU Analista de Controle Externo 2008) Os pais de Hoterlino, jovem de 19 anos de idade, faleceram em grave acidente automobilstico, herdando ele todos os bens e passando a residir com seus avs maternos. Tempos depois, necessitando saldar dvidas contradas com carto de crdito, fez, sozinho e de boa-f, a venda de uma casa de praia a um casal de argentinos residentes na Frana. Nessa situao, essa venda anulvel, pois trata-se de negcio jurdico efetuado por indivduo relativamente incapaz no assistido por seus representantes legais.

19. (CESPE - FINEP Analista Jurdico 2009) O negcio jurdico praticado pessoalmente por pessoa absolutamente incapaz anulvel, seus efeitos so ex nunc e o juiz poder conhecer da nulidade a requerimento dos interessados, do Ministrio Pblico ou mesmo de ofcio.

20. (CESPE - PGE/PB Procurador de Estado - 2008) Considere-se que um menor de 15 anos de idade oculte dolosamente sua idade e firme contrato de prestao de servios, tendo como objeto um curso de ingls. Nessa situao, o negcio jurdico anulvel, visto que o menor no estava regularmente assistido por seus representantes legais.

21. (CESPE - FUNDAC/PB Advogado - 2008) O ato negocial apenas produzir efeitos jurdicos se houver correspondncia entre a vontade declarada e a que o agente quer exteriorizar. A esse respeito, correto afirmar que a anulabilidade do negcio jurdico produz seus efeitos antes de essa declarao de vontade ser julgada por sentena ou ser pronunciada de ofcio pelo juiz.

61 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


(CESPE - EMBASA DIREITO 2009) Um menor com 15 anos de idade, no emancipado, realizou um negcio jurdico sem a interveno de seu representante legal. O referido negcio jurdico, em princpio, no causa prejuzo ao incapaz, porm, se no for gerido de forma correta, poder comprometer seu patrimnio. Com base nessa situao, julgue os itens seguintes.

22. Por ter sido celebrado por pessoa absolutamente incapaz, esse negcio jurdico anulvel.

23. O negcio jurdico, nos termos apresentados, no pode ser confirmado pelos interessados e a ao declaratria de nulidade pode ser reconhecida a qualquer tempo, no se sujeitando a prazo prescricional ou decadencial, e os efeitos da sentena que reconhecer a invalidade do negcio jurdico tero efeito ex tunc.

24. (CESPE - PGE/CE Procurador 2008) O negcio jurdico realizado com infrao a norma de ordem pblica, mesmo depois de declarado nulo por sentena judicial, por se tratar de direito patrimonial e, portanto, disponvel, pode ser ratificado pelas partes, convalidando-se, assim, o ato negocial.

25. (CESPE - Pref. Natal/RN Assessor Jurdico - 2008) Para o fim de provar o consentimento de uma das partes, o silncio de quem deveria emitir declarao de vontade sempre importa anuncia.

26. (CESPE - TCE/TO Analista de Controle Externo Direito - 2008) O provrbio quem cala consente plenamente aplicvel ao direito, pois, em regra, o silncio importa anuncia.

27. (CESPE - TCE/TO Analista de Controle Externo Direito - 2008) Ocorre a reserva mental quando um dos contratantes oculta a sua verdadeira inteno, hiptese em que subsistir a manifestao de vontade, sendo irrelevante para o direito o conhecimento ou o desconhecimento da reserva pela outra parte.

28. (CESPE - FPH/SE - Procurador - 2008) A manifestao de vontade subsiste ainda que seu autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento.

62 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira

29. (CESPE - FUNDAC-PB Advogado - 2008) A forma o meio pelo qual se externa a manifestao da vontade na consumao dos negcios jurdicos. Assim, a validade da declarao de vontade no depender de forma especial, salvo se a lei expressamente a exigir.

30. (CESPE - PGE-RR Procurador 2004) No dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o maior salrio vigente no pas.

31. (CESPE - Defensor Pblico - DPE/ES 2009) Com relao validade do negcio jurdico, considera-se que, no dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica apenas essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a sessenta vezes o maior salrio mnimo vigente no pas.

32. (CESPE - TCE/TO Analista de Controle Externo Direito - 2008) A vontade pressuposto bsico do negcio jurdico, sendo imprescindvel a sua

manifestao expressa.

33. (CESPE - TCE/AC Analista de Controle Externo Especialidade: Direito 2009) Os negcios solenes no so a regra no direito brasileiro. No entanto, se a norma legal impe forma especial para a realizao do ato, diz-se que o negcio ad solemnitatem. Exemplo disso o testamento.

34. (ESAF - TCE/GO Procurador 2007) A confisso, quando considerada meio de prova de um fato jurdico, revogvel, podendo ainda ser anulada, se decorreu de erro de fato ou de coao.

35. (CESPE - Ministrio das Comunicaes - Direito 2008) A confisso irrevogvel, mas se provm de quem no capaz de dispor do direito a que se referem os fatos confessados, anulvel.

63 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


36. (CESGRANRIO ANP Direito 2008) Quanto prova testemunhal, so feitas as afirmaes a seguir. I - Os menores de dezoito anos no podem ser admitidos como testemunhas. II - A oitiva de cegos e surdos na qualidade de testemunhas no sofre qualquer restrio. III - Os colaterais, at o sexto grau, de alguma das partes, por consanginidade ou afinidade, no podem ser admitidos como testemunhas. IV - Qualquer que seja o valor do negcio jurdico, a prova testemunhal admissvel como subsidiria ou complementar da prova por escrito. (So) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I (B) IV (C) II e III (D) I, II e III (E) II, III e IV

37. (ESAF SEFAZ/PI Auditor 2001) Quando a norma estabelecer verdade legal, no admitindo prova contrria ao fato presumido, ter-se-: a) presuno simples b) presuno hominis c) presuno juris et de jure d) arbitramento e) presuno juris tantum

38. (ESAF BACEN Procurador 2002) A verificao feita pessoalmente pelo magistrado, quer examinando uma pessoa, quer verificando o objeto, com o escopo de colher dados para a prova, a (o): a) vistoria b) presuno simples c) exame d) arbitramento e) inspeo judicial

39. (CESPE - TRE/MT Analista Judicirio 2010) Constitui causa de nulidade do negcio jurdico o erro substancial quanto natureza do negcio.

64 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira

40. (CESPE - Prefeitura de Aracaj-SE - Procurador - 2008) O erro quanto aos motivos que levaram uma das partes a celebrar o ato negocial, desde que seja a razo determinante da realizao do negcio, no acarretar a anulao do ato negocial, por vcio na manifestao da vontade.

41. (CESPE - SENADO FEDERAL - Consultor Legislativo - 2002) Carlos vendeu a Joo um relgio dourado como se fosse de ouro, induzindo-o ao erro. Trata-se de situao de dolo direto.

42. (CESPE - TRT 17. Regio/ES Execuo de Mandados - 2009) O dolo principal no acarretar a anulao do negcio jurdico, obrigando apenas satisfao de perdas e danos ou a uma reduo da prestao convencionada.

43. (CESPE - TRE/MT Analista Judicirio 2010) O negcio jurdico eivado de dolo de terceiro poder ser anulado ainda que no se prove que a parte a quem ele aproveita sabia da ocorrncia do dolo.

44. (CESPE - TRE/MT Analista Judicirio 2010) Mesmo que seja de natureza acidental, o dolo acarretar irremediavelmente a nulidade do ato.

45. (CESPE - MPE-AM Promotor de Justia 2007) O dolo acidental de terceiro provoca a anulao do negcio jurdico, ainda que a parte a quem aproveite dele no tivesse nem devesse ter conhecimento, por afetar a declarao da vontade, desviando-a de sua real inteno e causando-lhe danos.

46. (CESPE - TRE/MT Analista Judicirio 2010) No vlido o ato negocial em que ambas as partes tenham agido reciprocamente com dolo. A nenhuma delas permitido reclamar indenizao, devendo cada uma suportar o prejuzo experimentado.

47. (CESPE - PC/AC - Delegado 2008) nulo, entre outras hipteses, o negcio jurdico no qual ambas as partes reciprocamente ajam com dolo, ainda que acidental. Nesse caso, a nenhum dos contratantes permitido reclamar

65 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


indenizao, devendo cada um suportar o prejuzo experimentado pela prtica do ato doloso.

48. (CESPE - PGE/PB Procurador de Estado - 2008) Se, no ato negocial, ambos os contratantes procederem dolosamente, haver compensao de dolos e o negcio ser considerado nulo em virtude de ambos os partcipes terem agido de m-f.

49. (CESPE - DPE-SP - Estagirio de Direito - 2008) A exigncia de cheque cauo feita por hospital como condio sine qua non para a realizao de uma cirurgia em familiar de quem o emite, configura o defeito do negcio jurdico denominado estado de perigo.

50. (CESPE - FPH/SE Procurador - 2008) Quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperincia, se obriga a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta, resta configurado o estado de perigo.

51. (CESPE - TRE/MT Analista Judicirio 2010) O contrato de compra e venda de bem mvel com sob premente necessidade, por preo manifestamente superior ao seu real valor de mercado pode ser anulado por conter vcio do consentimento denominado estado de perigo.

52. (CESPE - MPE/SE Promotor de Justia 2010) Todo e qualquer negcio jurdico est sujeito a anulao sob o fundamento de leso.

53. (CESPE - TCE/AC Analista de Controle Externo Especialidade: Direito 2009) Para que se configure a leso e possa, em virtude disso, ser anulado o negcio jurdico entabulado, necessrio que a contraparte saiba da premente necessidade ou da inexperincia do outro.

54. (CESPE - TCU Analista de Controle Externo 2008) Ameaada de morte por um primo, homem de notria violncia, Abgail assinou contrato de compra e venda, transferindo-lhe a propriedade de uma fazenda de cacau na Bahia. Transcorridos seis anos, sem que cessasse a coao, esse primo faleceu, e ela

66 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


decidiu imediatamente constituir advogado para buscar a anulao judicial do negcio. Nessa situao, caso logre xito em provar a coao sofrida, possvel que Abgail obtenha deciso favorvel ao seu pleito, pois o prazo decadencial de quatro anos para requerer a anulao contado da data em que cessou a coao e no da data da realizao do negcio.

55. (CESPE - PGM/Aracaj SE - Procurador 2008) A coao, para servir de fundamento para a anulao do negcio jurdico celebrado, h de ser exercida necessariamente contra a pessoa do contratante.

56. (CESPE - PC/AC Delegado de Polcia - 2008) nulo o negcio jurdico celebrado mediante coao, no qual um dos contratantes assume uma obrigao excessivamente onerosa e desproporcional vantagem obtida pelo coator, em virtude do dolo de aproveitamento na conduta do coator. Assim, para que seja reconhecido o vcio desse negcio, exige-se, alm do prejuzo de uma das partes e do lucro exagerado da outra, o dolo de aproveitamento.

57. (CESPE - MPE/SE Promotor de Justia 2010) O consilium fraudis ou scientia fraudis no requisito essencial para a anulao de negcio jurdico gratuito sob o fundamento de fraude contra credores.

58. (CESPE - Tcnico Judicirio rea: Administrativa 2009) Poder haver anulao do negcio jurdico se o devedor insolvente doar imvel do seu patrimnio a um irmo seu.

59. (CESPE - PGE/CE Procurador 2008) A fraude contra a execuo um defeito do negcio jurdico, caracterizando-se como vcio de consentimento e viciando, como conseqncia, a declarao de vontade dos partcipes do negcio jurdico.

60. (CESPE - Pref. Vitria/ES - Auditor Fiscal do Tesouro Municipal - 2007) A simulao um acordo das partes contratantes para criar um negcio jurdico aparente, cujos efeitos no so desejados pelas partes, ou para ocultar, sob determinada aparncia, o negcio desejado, o que acarreta a nulidade do

67 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


negcio. O propsito do negcio aparente o de enganar terceiros ou fugir ao imperativo da lei.

61. (CESPE - Tcnico Judicirio rea: Administrativa 2009) A simulao, considerada pela doutrina um vcio social, causa de nulidade do negcio jurdico; no entanto, possvel que subsista o negcio que se dissimulou.

62. (CESPE - PGE/CE Procurador 2008) A simulao relativa um vcio social que acarreta a nulidade do negcio jurdico, que no pode subsistir, mesmo que seja vlido na substncia e na forma.

63. (CESPE - CODEBA Advogado - 2006) O negcio jurdico anulvel aquele em que foram realizados todos os requisito necessrios a sua validade, mas as condies em que foi realizado justificam a anulao, quer por incapacidade relativa do agente, quer pela existncia de vcios do consentimento ou vcios sociais.

64. (CESPE - Pref. Vila Velha/ES Tcnico Municipal de Nvel Superior I Auditoria - 2008) O erro, o dolo e a coao so vcios sociais e invalidam o negcio jurdico.

65. (CESPE - PGE/PB Procurador de Estado - 2008) No ato negocial, o fato de um dos contratantes agir dolosamente, silenciando alguma informao que devesse revelar ao outro contratante, constitui vcio de consentimento, que acarreta a nulidade do negcio jurdico.

66. (CESPE - PGE/PB Procurador de Estado - 2008) Caso um imvel valioso seja vendido por meio de contrato celebrado entre pessoas maiores e capazes, por instrumento particular, o negcio considerado nulo; contudo, se as partes quiserem, possvel converter esse negcio nulo em contrato preliminar ou compromisso bilateral de contrato.

67. (CESPE - SEGER ES - Analista Administrativo e Financeiro 2007) Para operar-se a converso do ato negocial nulo, faz-se necessrio que o negcio

68 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


nulo contenha os requisitos do negcio a ser convertido, bem como que as partes queiram essa converso, e ainda a verificao de que os contratantes pretendiam a celebrao de outro contrato e ignoravam a nulidade do negcio que realizaram.

68. (CESPE - FUNDAC/PB Advogado - 2008) Condio a clusula que subordina o efeito do negcio jurdico, oneroso ou gratuito, a evento futuro e incerto. Assim, ao titular do direito eventual, no caso de condio suspensiva, permitido praticar atos destinados transmisso da propriedade ou do domnio.

69. (CESPE - PGE-PI Procurador 2008) Condio o elemento acidental do ato ou negcio jurdico que faz o mesmo depender de evento futuro e incerto. A condio resolutiva requisito e pressuposto de validade de negcio, suspendendo-o, no plano da sua eficcia, at a ocorrncia da condio estabelecida.

70. (CESPE - PGE/ES Procurador do Estado - 2008) Condio a clusula, voluntariamente aposta a um negcio jurdico, que subordina o nascimento ou a extino de um direito ocorrncia de evento futuro e certo. Quando se tratar de condio resolutiva, enquanto no se verificar essa condio, o negcio no produzir qualquer efeito.

71. (CESPE - PGE/AL - Procurador 2009) Lia prometeu dar a Slvia U$ 2 mil se esta for para Nova Iorque at janeiro de 2010. Nessa situao, trata-se de condio puramente potestativa, que proibida pelo direito ptrio.

72. (CESPE - Pref. Natal/RN Assessor Jurdico - 2008) Tem-se por inexistentes as condies suspensivas que forem juridicamente impossveis.

73. (CESPE - PC/AC - Delegado 2008) Os negcios jurdicos podem ser firmados sob condio expressa em clusula que, pactuada entre as partes, subordine o efeito do negcio a evento futuro e incerto; as condies impossveis, quando resolutivas, so consideradas inexistentes, mas o negcio continua vlido.

69 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira

74. (CESPE - TCE/RN Assessor Tcnico Jurdico - 2009) Considere que o seguinte acordo foi firmado: Joo doar um automvel a Pedro, se este atravessar a nado, em um nico dia, o rio Amazonas. Nessa situao, o negcio jurdico subordinado ocorrncia da condio vlido, se aceito pelas partes envolvidas.

75. (CESPE - Pref. Natal/RN Assessor Jurdico - 2008) Caio prometeu doar a Vnia um stio localizado na regio de Petrpolis RJ caso ela lhe cedesse os direitos hereditrios de obra escrita por sua me ainda em vida. Acerca dessa situao hipottica, assinale a opo correta. (A) Por se tratar de condio juridicamente impossvel, considera-se que noescrita. (B) A condio imposta no defesa, pois no se sujeita ao arbtrio de uma das partes e no priva o negcio jurdico de todo o efeito. (C) Trata-se de condio que invalida o negcio jurdico, por ser juridicamente impossvel. (D) O negcio entabulado tem sua validade condicionada anuncia dos demais herdeiros necessrios da me de Vnia.

76. (CESPE - PGE/AL - Procurador 2009) No dia 2 de janeiro de 2009, Pedro celebrou com Ricardo contrato de locao de um imvel residencial. Ficou estipulado que o contrato comearia a vigorar no dia 1. de fevereiro seguinte. Nessa situao, a aquisio do direito de locao est suspensa.

77. (CESPE - TCE/AC Analista de Controle Externo Especialidade: Direito 2009) O encargo no suspende a aquisio nem o exerccio do direito, de forma que no poder ser imposto no negcio jurdico, pelo disponente, como condio suspensiva, sob pena de haver descaracterizao do instituto.

78. (CESPE - PGE/AL - Procurador 2009) Carmen doou a Rejane um apartamento para que nele se mantenha uma casa de prostituio. Nessa situao, o encargo ser considerado no-escrito.

70 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


79. (CESPE - DPE-SP - Estagirio de Direito - 2008) A expresso do o meu terreno localizado na Av. Paulista, n. 0000, bairro XXX, na cidade de So Paulo, ao municpio de So Paulo, a fim de que nele seja construda uma escola encerra uma liberalidade gravada com condio suspensiva.

80. (CESPE - PGE/AL - Procurador 2009) Carlos prometeu dar a Carolina um apartamento que possui em bairro nobre de Belo Horizonte MG, caso ela passe no vestibular para o curso de medicina. Nessa situao, trata-se de encargo, haja vista existir uma determinao imposta por Carlos a que Carolina aderiu.

GABARITO:

01-E 02-E 03-E 04-E 05-E 06-C 07-E 08-E 09-E 10-E 11-E 12-E 13-C 14-C 15-C 16-E 17-E 18-E 19-E 20-E 21-E 22-E 23-C 24-E 25-E 26-E 27-E 28-C 29-C 30-C 31-E 32-E 33-C 34-E 35-E 36-B 37-C 38-E 39-E 40-C 41-C 42-E 43-E 44-E 45-E 46-E 47-E 48-E 49-C 50-E 51-E 52-E 53-E 54-C 55-E 56-E 57-C 58-E 59-C 60-C 61-C 62-E 63-C 64-E 65-E 66-C 67-C 68-E 69-E 70-E 71-E 72-E 73-C 74-E 75-C 76-E 77-E 78-E 79-E 80-E

71 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


LISTA DE QUESTES DA FUNDAO CARLOS CHAGAS

1. (TJ/PA Analista Judicirio Direito 2009) O fato jurdico todo acontecimento da vida relevante para o direito, mesmo que ilcito, podendo-se afirmar que: (A) os fatos humanos por si s, ou atos jurdicos em sentido amplo, no criam nem modificam direitos. (B) fatos humanos e fatos naturais significam a mesma coisa, ainda que decorram uns da atividade humana e outros da natureza. (C) os fatos naturais no se confundem, por exemplo, com o nascimento, a morte e a maioridade. (D) os fatos extraordinrios no guardam relao com tempestades, terremotos e raios, por exemplo. (E) os fatos extraordinrios no se enquadram na categoria dos fortuitos ou de fora maior. 2. (TRT 11 Juiz Substituto 2007) Jos, servidor pblico federal, sendo proprietrio de um imvel na cidade de So Paulo, alugou-o para Antonio. Findo o prazo contratual e tendo de mudar-se para aquela cidade em razo de transferncia, onde prover cargo efetivo, que deseja exercer durante dois anos, tempo suficiente para obter sua aposentadoria, o locador notificou o locatrio, para desocupar a casa. Neste caso, a notificao do locador (A) constitui ato jurdico e Jos ter apenas residncia em So Paulo, mas no ter domiclio. (B) e a fixao do domiclio constituem ato jurdico e o domiclio de Jos ser voluntrio. (C) constitui ato jurdico, mas no negcio jurdico e Jos ter domiclio necessrio em So Paulo. (D) e a fixao do domiclio constituem, respectivamente, negcio jurdico e ato jurdico, e Jos ter domiclio voluntrio. (E) e a fixao do domiclio constituem, respectivamente, ato jurdico e negcio jurdico e Jos ter domiclio voluntrio em So Paulo. 3. (TJ/PA Analista Judicirio Direito 2009) No que tange aos negcios jurdicos pode-se afirmar que (A) os negcios neutros podem ser enquadrados entre os onerosos ou os gratuitos. (B) nos negcios jurdicos onerosos nem sempre ambos os contratantes auferem vantagens. (C) no h nenhum negcio que no possa ser includo na categoria dos onerosos ou dos gratuitos. (D) nos negcios jurdicos gratuitos s uma das partes aufere vantagens ou benefcios. (E) os negcios celebrados inter vivos no se destinam obrigatoriamente a produzir efeitos desde logo, ainda que estando vivas as partes. 4. (TRT 16 Analista Judicirio - rea Judiciria 2009) Negcio jurdico efetuado por pessoa absolutamente incapaz, e sem a devida representao, espelhar ato (A) anulvel por sua prpria natureza. (B) absolutamente nulo. (C) nulo, caso haja suspeita de prejuzo para o interessado. (D) anulvel, caso envolva quantia relativamente elevada.

72 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


(E) nulo, caso no haja autorizao judicial, com a expressa concordncia do Ministrio Pblico. 5. (TJ/PI - Analista Judicirio Oficial de Justia e Avaliador 2009) A validade do negcio jurdico pressupe capacidade do agente. Se o ato for praticado por pessoa relativamente incapaz, o vcio de (A) nulidade, mas s pode ser reconhecido mediante a propositura de ao pelo Ministrio Pblico. (B) nulidade e deve ser reconhecido de ofcio pelo juiz. (C) anulabilidade e no poder ser invocado pela outra parte em benefcio prprio. (D) anulabilidade e pode ser reconhecido de ofcio pelo juiz. (E) anulabilidade ou de nulidade, de acordo com tipificao legal. 6. (TJ/PA Auxiliar Judicirio 2009) Quando o objeto do ato jurdico for impossvel, ser (A) por inteiro discricionrio. (B) retificvel em parte. (C) totalmente nulo em qualquer circunstncia. (D) sempre anulvel. (E) aceitvel se as partes assim o quiserem. 7. (TRE/MS Analista Judicirio Judiciria 2007) De conformidade com o Cdigo Civil nulo o negcio jurdico (A) por vcio resultante de leso. (B) praticado por agente relativamente incapaz. (C) por vcio resultante de fraude contra credores. (D) quando for indeterminvel o seu objeto. (E) se praticado mediante coao. 8. (TCE/GO Analista de Controle Externo Jurdica 2009) nulo o negcio jurdico por vcio resultante de (A) fraude contra credores. (B) leso. (C) simulao. (D) estado de perigo. (E) erro. 9. (CGJ/ES Atividade Notarial e de Registro 2007) A respeito do negcio jurdico, considere: I. Objeto indeterminvel. II. Coao. III. Leso. IV. Objeto ilcito. V. Dolo. VI. Incapacidade relativa do agente. Implicam em nulidade do negcio jurdico as causas indicadas SOMENTE em (A) I, III e V. (B) I e IV. (C) II, III e VI. (D) II, IV e V. (E) IV, V e VI. 10. (TCE/AL Procurador 2008) Quando a lei probe a prtica de um negcio jurdico, sem lhe cominar sano, ele ser

73 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


(A) inexistente. (B) ineficaz. (C) nulo. (D) anulvel. (E) vlido. 11. (TJ/PE Analista Judicirio 2007) O negcio jurdico NO nulo quando (A) for preterida alguma solenidade que a lei considera essencial para sua validade. (B) for indeterminvel o seu objeto. (C) celebrado por prdigos. (D) o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilcito. (E) no revestir da forma prescrita em lei. 12. (MPE/SE Analista do Ministrio Pblico Direito 2009) So anulveis os negcios jurdicos praticados pelos (A) excepcionais, sem desenvolvimento mental completo. (B) menores de dezoito anos emancipados. (C) que, por causa transitria, no puderam exprimir sua vontade. (D) menores de dezesseis anos. (E) que, por deficincia mental, no tiveram o necessrio discernimento para a prtica dos atos da vida civil. 13. (TRE/PI - Analista Judicirio - rea Judiciria 2009) Alm dos casos expressamente declarados em lei, anulvel o negcio jurdico (A) se for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade. (B) quando for ilcito o seu objeto. (C) que no revestir a forma prescrita em lei. (D) que tiver por objetivo fraudar lei imperativa. (E) por vcio resultante de leso. 14. (DPE/PA Defensor Pblico 2009) So anulveis os negcios jurdicos (A) simulados, mas subsistir o que se dissimulou, se vlido for na substncia e na forma. (B) celebrados por pessoa absolutamente incapaz. (C) se no revestirem a forma prescrita em lei. (D) quando praticados em estado de perigo ou em fraude contra credores. (E) celebrados com dolo de uma das partes e nulos aqueles realizados sob coao que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considervel sua pessoa, sua famlia, ou aos seus bens. 15. (DPE/MT Defensor Pblico Substituto 2009) So causas de anulabilidade do negcio jurdico: (A) a simulao e a leso. (B) a fraude execuo e o estado de perigo. (C) afraude execuoeo dolo, quando este for a sua causa. (D) o no revestimento de forma prescrita em lei. (E) a coao e fraude contra credores. 16. (TRT 16 - Analista Judicirio Administrativa 2008) Quanto ao prazo para a anulao de negcio jurdico, o lapso temporal para a parte acionar a mquina judiciria

74 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


(A) o que determinar o juiz. (B) preclusivo dependendo das circunstncias. (C) decadencial. (D) prescricional. (E) sempre peremptrio. 17. (CGJ/ES Atividade Notarial e de Registro exclusivamente da vontade das partes, subordina futuro e incerto denomina-se (A) encargo resolutivo. (C) encargo. (E) condio. 2007) A clusula que, derivando o efeito do negcio jurdico a evento (B) termo inicial. (D) termo final.

18. (TJ/AP Juiz de Direito Substitututo 2009) Distinguem -se a condio suspensiva, o termo inicial e o encargo porque a condio (A) se refere sempre a evento futuro e certo, enquanto o termo se refere a evento futuro e incerto, sendo que o encargo no se vincula, na sua definio, circunstncia de ser o seu cumprimento certo ou incerto. (B) suspensiva, enquanto no verificada, impede o exerccio, mas no a aquisio do direito o termo inicial suspende a aquisio e o exerccio do direito e o encargo nunca suspende a aquisio, nem o exerccio do direito. (C) suspensiva, enquanto no verificada, impede a aquisio e o exerccio do direito o termo inicial suspende o exerccio, mas no a aquisio do direito e o encargo tal qual a condio suspensiva, sem pr impede, enquanto no cumprido, a aquisio e o exerccio do direito. (D) suspensiva, enquanto no verificada impede a aquisio do direito, mas no o seu exerccio ou os atos de sua conservao; o termo inicial suspende o exerccio, mas no a aquisio do direito ou os atos de sua conservao e o encargo sempre suspende o exerccio, mas no a aquisio do direito, tal qual ocorre com o termo inicial. (E) suspensiva, enquanto no verificada, impede a aquisio e o exerccio do direito; o termo inicial suspende o exerccio, mas no a aquisio do direito e o encargo no suspende a aquisio, nem o ex erccio do direito, salvo se imposto no negcio jurdico pelo disponente, como condio suspensiva. 19. (TRT 3 Analista Judicirio - rea Judiciria 2009) Quanto ao termo do negcio jurdico, INCORRETO afirmar que (A) os prazos fixados por hora contar-se-o de minuto a minuto. (B) considerar-se- prorrogado o prazo at o seguinte dia til, se o dia do vencimento cair em feriado. (C) considera-se meado, em qualquer ms, o seu dcimo quinto dia. (D) os prazos de meses e anos expiram-se no dia de igual nmero do de incio, ou no imediato, se faltar exata correspondncia. (E) o termo inicial suspende o exerccio e a aquisio do direito. 20. (TRF 3 Analista Judicirio Judiciria 2007) Quando a imposio de encargo ilcito constitui o motivo determinante da liberalidade, (A) invalida-se o negcio jurdico. (B) substitui-se o encargo ilcito por outro lcito, a critrio do juiz. (C) considera-se no escrito o encargo ilcito. (D) substitui-se o encargo ilcito por outro lcito, a critrio do beneficirio. (E) reduz-se a liberalidade metade do valor estipulado pelo disponente.

75 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


21. (TRF 1 - Tcnico Judicirio - Administrativa 2007) Considere as seguintes assertivas a respeito da condio, do termo e do encargo dos negcios jurdicos: I. Em regra, o termo inicial suspende o exerccio, bem como a aquisio do direito, havendo disposio legal neste sentido. II. Subordinando-se a eficcia do negcio jurdico condio suspensiva, enquanto esta no se verificar, no se ter adquirido o direito a que ele visa. III. Considera-se condio a clusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negcio jurdico a evento futuro e incerto. IV. O encargo suspende a aquisio e o exerccio do direito, salvo quando expressamente imposto no negcio jurdico, pelo disponente, como condio suspensiva. Esto corretas SOMENTE (A) I e II. (B) II e III. (C) I e III. (D) I, II e IV. (E) II, III e IV. 22. (Pref. So Paulo/SP Auditor Fiscal Tributrio Municipal 2007) NO nulo o ato jurdico (A) simulado. (B) praticado sem observncia da forma legal. (C) praticado por absolutamente incapaz. (D) praticado com reserva mental, desconhecida da outra parte. (E) sujeito condio suspensiva impossvel. 23. (TJ/PE Oficial de Justia 2007) No que concerne ao negcio jurdico correto afirmar: (A) a impossibilidade inicial do objeto no invalida o negcio jurdico se cessar antes de realizada a condio a que ele estiver subordinado. (B) basta a existncia de agente capaz e objeto lcito, determinado ou determinvel, para a validade do negcio jurdico. (C) a incapacidade relativa de uma das partes, em regra, pode ser invocada pela outra em benefcio prprio. (D) a validade da declarao de vontade depender, em regra, de forma especial, em razo da subjetividade existente. (E) em regra, a manifestao de vontade no subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou.

24. (TCE/GO Analista de Controle Externo Jurdica 2009) A respeito do negcio jurdico INCORRETO afirmar que (A) os negcios jurdicos benficos e a renncia interpretam- se estritamente. (B) a validade do negcio jurdico requer agente capaz, objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel e forma prescrita ou no defesa em lei. (C) o silncio importa anuncia, quando as circunstncias ou os usos o autorizarem, ainda que seja necessria a declarao de vontade expressa. (D) os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa-f e os usos do lugar da sua celebrao. (E) nas declaraes de vontade se atender mais inteno nelas consubstanciada do que no sentido literal da linguagem.

76 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


25. (TRE/MG - Tcnico de Controle Externo I - Direito 2007) Considere as seguintes afirmaes: I. A manifestao da vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento. II. Nas declaraes de vontade se atender mais inteno nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem. (A) Somente a afirmao II correta. (B) Somente a afirmao I correta. (C) As afirmaes I e II so corretas. (D) As afirmaes I e II so incorretas. (E) As afirmaes I e II so colidentes entre si e nenhuma delas corresponde a regra jurdica em vigor. 26. (TJ/PE - Tcnico Judicirio 2007) No que concerne ao negcio jurdico, correto afirmar: (A) a impossibilidade inicial do objeto no invalida o negcio jurdico se cessar antes de realizada a condio a que ele estiver subordinado. (B) a validade da declarao de vontade, em regra, depende de forma especial para produzir efeitos. (C) a manifestao de vontade, em regra, no subsiste se o seu autor fez reserva mental de no querer o que manifestou. (D) o silncio importa anuncia, inclusive quando o negcio jurdico exigir declarao de vontade expressa. (E) os negcios jurdicos, que trazem algum benefcio, devem ser interpretados de forma extensiva. 27. (TRE/PB - Tcnico Judicirio - Taquigrafia 2007) No que concerne aos fatos jurdicos correto afirmar: (A) Os negcios benficos e a renncia no podem ser interpretados estritamente. (B) Nas declaraes de vontade se atender mais ao sentido literal da linguagem do que inteno nelas consubstanciadas. (C) A incapacidade relativa de uma das partes no pode ser invocada pela outra em benefcio prprio. (D) A validade do negcio jurdico requer agente capaz, objeto lcito, possvel, determinado, determinvel ou indeterminado e forma prescrita ou no defesa em lei. (E) A manifestao de vontade no subsiste se o seu autor fizer a reserva mental de no querer o que manifestou, mesmo se dela o destinatrio tinha conhecimento. 28. (TCE/GO Analista de Controle Externo Jurdica 2009) Num negcio jurdico, houve erro de clculo do valor das prestaes mensais do preo estabelecido para a transao. Nesse caso, o erro de clculo (A) implica a inexistncia do negcio jurdico. (B) apenas autoriza a retificao da declarao de vontade. (C) acarreta a nulidade do negcio jurdico. (D) possibilita a anulao do negcio jurdico. (E) s possibilita a anulao do negcio jurdico se o seu objeto for bem imvel. 29. (TRE/PB Analista Judicirio Direito 2007) No que concerne ao erro, um dos defeitos do negcio jurdico, correto afirmar:

77 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


(A) O erro ser substancial quando sendo de direito e no implicando recusa aplicao da lei, for o motivo nico ou principal do negcio jurdico. (B) O falso motivo sempre viciar a declarao de vontade e gerar a anulao do negcio jurdico. (C) A transmisso errnea de vontade por meios interpostos no anulvel nos mesmos casos em que o a declarao direta. (D) O erro de indicao da pessoa ou da coisa, a que se referir a declarao de vontade, viciar o negcio jurdico em qualquer hiptese. (E) O erro de clculo poder gerar a anulao do negcio jurdico, uma vez que restou viciada a declarao de vontade.

30. (TRF 3 Analista Judicirio Execuo de Mandados 2007) A respeito dos defeitos dos negcios jurdicos, correto afirmar que (A) o dolo acidental, a despeito do qual o negcio seria realizado, embora por outro modo, s obriga satisfao de perdas e danos. (B) o erro de clculo afeta a declarao de vontade e prejudica a validade do negcio jurdico. (C) se ambas as partes procederam com dolo, ambas podem aleg-lo para anular o negcio, ou reclamar indenizao. (D) o negcio jurdico nulo suscetvel de confirmao e convalesce pelo decurso do tempo. (E) o falso motivo, expresso como razo determinante, no vicia a declarao de vontade. 31. (METR/SP Advogado Trainee 2008) Prsio, por inexperincia, se obrigou a prestao manifestamente desproporcional, uma vez que contratou o mecnico Otvio para a realizao de servio de substituio de uma simples pea de motor pelo pagamento da quantia de R$ 4.300,00 (quatro mil e trezentos reais), enquanto que a praxe comercial vigente ao tempo em que foi celebrado o negcio jurdico entre as partes era de no mximo R$ 300,00 (trezentos reais). Neste caso, de acordo com o Cdigo Civil brasileiro, o negcio jurdico poder ser anulado em razo da ocorrncia de (A) coao. (B) leso. (C) erro. (D) dolo. (E) fraude contra credores. 32. (TRT 3Analista Judicirio Execuo de Mandados 2009) A respeito dos defeitos dos negcios jurdicos, considere: I. Algum, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua famlia, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigao excessivamente onerosa. II. Algum, sob premente necessidade, ou por inexperincia, se obriga a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta. Estas situaes caracterizam as hipteses de anulabilidade dos negcios jurdicos denominadas, respectivamente, de (A) leso e erro. (B) estado de perigo e leso. (C) erro e leso. (D) leso e estado de perigo. (E) estado de perigo e erro. 33. (TRF 1 - Tcnico Judicirio - Administrativa 2007) De acordo com o Cdigo Civil Brasileiro, quando algum, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua famlia, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigao excessivamente onerosa, configurar-se- (A) dolo especfico e irreversvel. (B) negcio jurdico impossvel.

78 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


(C) fraude contra credores. (E) a leso. (D) o estado de perigo.

34. (TCE/GO Analista de Controle Externo Jurdica 2009) Jos recebeu quantias em dinheiro de Paulo, Pedro e Antonio, que assinaram escrituras de doao em seu favor, com fundado temor de dano imediato decorrente de ameaas por este formuladas. Jos ameaou Paulo de agresso fsica; intimidou Pedro, ameaando agredir seu neto; e disse a Antonio que, se no o fizesse, atearia fogo em sua fazenda. Nesse caso, pode(m) ser anulada(s) por coao a(s) doao(es) feita(s) por (A) Pedro e Antonio, apenas. (B) Paulo, apenas. (C) Paulo e Pedro, apenas. (D) Paulo e Antonio, apenas. (E) Paulo, Pedro e Antonio. 35. (TRE/AM Analista Judicirio - rea Judiciria 2009) Com relao aos defeitos do negcio jurdico correto afirmar: (A) Se ambas as partes procederem com dolo, nenhuma pode aleg-lo para anular o negcio, mas ambas podero reclamar indenizao. (B) nulo o negcio jurdico, se a coao decorrer de terceiro, sem que a parte a que aproveite dela tivesse conhecimento. (C) O dolo acidental anula o negcio jurdico e obriga satisfao das perdas e danos. (D) Ao apreciar a coao ter-se-o em conta, dentre outras circunstncias, o sexo, a idade e o temperamento do paciente. (E) No se considera coao a ameaa do exerccio normal de um direito, mas o simples temor reverencial caracteriza a coao direta. 36. (TRE AL Analista Administrativo 2010) Considere as seguintes assertivas: I. O falso motivo s vicia a declarao de vontade quando expresso como razo determinante. II. O dolo acidental s obriga satisfao das perdas e danos, e acidental quando, a seu despeito, o negcio seria realizado, embora por outro modo. III. O dolo do representante legal de uma das partes s obriga o representado a responder civilmente at a importncia do proveito que teve. IV. Configura-se o estado de perigo quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperincia, se obriga a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta. A respeito dos defeitos do negcio jurdico, de acordo com o Cdigo Civil Brasileiro, est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I, II e III. (C) I e IV. (D) II, III e IV. (E) III e IV. 37. (TRF 1 - Tcnico Judicirio - Administrativa 2007) Com relao invalidade do negcio jurdico correto afirmar: (A) Em regra, o negcio jurdico nulo suscetvel de confirmao, e convalesce pelo decurso do tempo. (B) No haver simulao nos negcios jurdicos quando aparentarem transmitir direitos a pessoas diversas daquelas s quais realmente se transmitem. (C) As nulidades devem ser pronunciadas pelo juiz quando conhecer do negcio jurdico e as encontrar provadas, lhe sendo permitido supri-las a requerimento das partes.

79 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


(D) nulo o negcio jurdico simulado, mas subsistir o que se dissimulou, se vlido for na substncia e na forma. (E) de seis anos o prazo de decadncia para pleitear-se a anulao do negcio jurdico, contado, no caso de coao, do dia em que ela cessar. 38. (DPE/PA Defensor Pblico 2009) Sobre o negcio jurdico, licito preconizar que (A) so nulos quando as declaraes de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligncia normal, em face das circunstncias do negcio. (B) pode tambm ser anulado por dolo de terceiro, ainda que a parte a quem aproveite dele no tivesse ou devesse ter conhecimento; de todo modo, ainda que subsista o negcio jurdico, o terceiro responder por todas as perdas e danos da parte a quem ludibriou. (C) o negcio anulvel pode ser confirmado expressa ou tacitamente pelas partes, salvo direito de terceiro. (D) o negcio jurdico ser nulo de pleno direito se ambas as partes procederem com dolo. (E) anulvel o negcio jurdico simulado, mas subsistir o que se dissimulou, se vlido for na substncia e na forma. 39. (TRF 5 Analista Judicirio Administrativa 2008) Com relao aos negcios jurdicos, especificamente sobre a Condio, Termo e Encargo, correto afirmar: (A) Ao titular de direito eventual, nos casos de condio suspensiva ou resolutiva, no permitido praticar os atos destinados a conserv-lo. (B) O encargo no suspende a aquisio nem o exerccio do direito, salvo quando expressamente imposto no negcio jurdico, pelo disponente, como condio suspensiva. (C) Salvo disposio legal ou convencional em contrrio, contam-se os prazos, includo o dia do comeo e excludo o do vencimento. (D) Em regra, nos contratos presume-se o prazo em proveito do credor e nos testamentos em favor dos herdeiros. (E) O termo inicial suspende o exerccio e a aquisio do direito. 40. (TJ/RR Juiz Substituto 2008) O negcio jurdico eivado de erro de direito (A) apenas ineficaz, podendo ser aproveitado se decorrente de transao homologada por sentena. (B) nulo, mas pode ser confirmado pelas partes, e convalesce pelo decurso do tempo. (C) anulvel, mas no se anula a transao por erro de direito acerca das questes que foram objeto de controvrsia entre as partes. (D) anulvel, mas no pode ser confirmado pelas partes, nem convalesce pelo decurso do tempo. (E) nulo, apenas se for praticado por pessoa absoluta ou relativamente incapaz. 41. (TRT 15 Analista Judicirio Judicirio 2009) A respeito dos atos nulos e dos atos anulveis, considere: I. Quando a lei dispuser que determinado ato anulvel sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulao, ser este de cinco anos, a contar da data da concluso do ato. II. O menor, entre dezesseis e dezoito anos, para eximir-se de uma obrigao, pode invocar a sua idade, mesmo se dolosamente, no ato de obrigar se, declarou-se maior. III. Ningum pode reclamar o que, por uma obrigao anulada, pagou a um incapaz, se no provar que reverteu em proveito dele a importncia paga.

80 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) I. (B) III. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III. 42, (Pref. So Paulo/SP Procurador 2008) Analise as seguintes afirmativas: I. A manifestao de vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento. II. O silncio sempre importar anuncia, como manifestao da vontade, quando as circunstncias ou os usos locais o autorizarem. III. Nas declaraes de vontade se atender mais inteno nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem. IV. A inobservncia da forma prescrita em lei determina a nulidade relativa dos negcios jurdicos, porque a validade da declarao de vontade no depender de forma especial, seno quando a lei expressamente a exigir. V. O falso motivo s vicia a declarao de vontade quando expresso como razo determinante. Esto corretas as afirmativas (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) I, III e V. (D) II, III e V. (E) III, IV e V. 43. (TCE/AL Procurador 2008) Os negcios jurdicos entre vivos sem prazo (A) equiparam-se aos negcios jurdicos sob condio suspensiva, porque sua eficcia sempre ficar na dependncia de evento futuro e incerto. (B) so exigveis desde logo, e a constituio em mora independe de interpelao judicial ou extrajudicial, exceto se a execuo tiver de ser feita em lugar diverso ou depender de tempo. (C) devem ser executados dentro de trinta (30) dias da celebrao do ajuste, sob pena de o devedor incidir em mora. (D) so ineficazes, porque o prazo da essncia dos negcios jurdicos, salvo se, expressamente, a obrigao tiver sido assumida para execuo imediata. (E) so exigveis desde logo, exceto se a execuo tiver de ser feita em lugar diverso ou depender de tempo, mas a mora se constitui mediante interpelao judicial ou extrajudicial. 44. (Pref. Recife/PE Procurador Judicial 2008) Considere as seguintes assertivas sobre os defeitos do negcio jurdico: I. O dolo do representante convencional de uma das partes s obriga o representado a responder civilmente at a importncia do proveito que teve. II. A transmisso errnea da vontade por meios interpostos anulvel nos mesmos casos em que o a declarao direta. III. Caracterizada a leso o negcio jurdico no ser anulado se a parte favorecida concordar com a reduo do proveito. IV. O erro de clculo no gera a anulao do negcio jurdico, autorizando apenas a retificao da declarao de vontade. De acordo com o Cdigo Civil correto o que se afirma SOMENTE em

81 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


(A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) I, III e IV. (D) II e III. (E) II, III e IV. 45. (TRE/SE - Analista Judicirio Judiciria 2007) Considere as afirmativas abaixo a respeito dos defeitos do negcio jurdico. I. O dolo do representante legal de uma das partes s obriga o representado a responder civilmente at a importncia do proveito que teve. II. Se ocorrer dolo do representante convencional de uma das partes, o representado responder solidariamente com ele por perdas e danos. III. Ocorrer a leso quando uma pessoa, por inexperincia, se obriga a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta. IV. Ao apreciar a coao, no se levar em conta o sexo, a idade e o temperamento do paciente. correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) I, III e IV. (D) II e III. (E) II, III e IV. 46. (MPU Analista Processual 2007) Com relao aos defeitos do negcio jurdico correto afirmar: (A) O dolo do representante legal de uma das partes, em regra, s obriga o representado a responder civilmente at a importncia do proveito que teve. (B) A transmisso errnea da vontade por meios interpostos no anulvel nos mesmos casos em que o a declarao direta. (C) O dolo acidental, em regra, anula o negcio jurdico, mas no obriga satisfao das perdas e danos. (D) Ao apreciar a coao, no se ter em conta o sexo, a idade, a condio, a sade e o temperamento do paciente. (E) Se ambas as partes procederem com dolo, ambas podem aleg-lo para anular o negcio, ou reclamar indenizao. 47. (TJ/AL Juiz Substituto 2007) O negcio jurdico nulo no suscetvel de confirmao (A) mas convalesce pelo decurso do tempo, porque no direito brasileiro no existem pretenses imprescritveis. (B) nem convalesce pelo decurso do tempo, porm se contiver os requisitos de outro negcio jurdico subsistir este quando o fim a que visavam as partes permitir supor que o teriam querido, se houvessem previsto a nulidade. (C) mas pode o juiz a requerimento das partes ou do Ministrio Pblico, quando couber intervir, relevar a nulidade para evitar enriquecimento sem causa de uma das partes. (D) mas no pode o juiz, de ofcio, reconhecer a nulidade, exceto se beneficiar menores ou interditos. (E) salvo no caso de simulao, quando subsistir o que se dissimulou, se vlido for na substncia, independentemente da observncia da forma prescrita em lei.

82 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


GABARITO

01-B 02-C 03-D 04-B 05-C 06-C 07-D 08-C 09-B 10-C 11-C 12-A 13-E 14-D 15-E 16-C 17-E 18-E 19-E 20-A 21-B 22-D 23-A 24-C 25-C 26-A 27-C 28-B 29-A 30-A 31-B 32-B 33-D 34-E 35-D 36-B 37-D 38-C 39-B 40-C 41-B 42-C 43-E 44-E 45-A 46-A 47-B

83 www.pontodosconcursos.com.br

Вам также может понравиться