Вы находитесь на странице: 1из 4

IMPORTNCIA DO ESTGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAO DE PROFESSORES

BERNARDY, Katieli1; PAZ, Dirce Maria Teixeira2 Palavras-Chave: Educao. Formao de docentes. Experincia.

Introduo A experincia do estgio essencial para a formao integral do aluno, considerando que cada vez mais so requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar universidade o aluno se depara com o conhecimento terico, porm muitas vezes, difcil relacionar teoria e prtica se o estudante no vivenciar momentos reais em que ser preciso analisar o cotidiano (MAFUANI, 2011). Segundo Bianchi et al. (2005) o Estgio Supervisionado uma experincia em que o aluno mostra sua criatividade, independncia e carter. Essa etapa lhe proporciona uma oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptido tcnica. Esta atividade oferecida nos cursos de licenciatura a partir da segunda metade dos mesmos, quando o graduando j se encontra inserido nas discusses acadmicas para a formao docente e ela apenas temporria. O estgio supervisionado vai muito alm de um simples cumprimento de exigncias acadmicas. Ele uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Alm de ser um importante instrumento de integrao entre universidade, escola e comunidade (FILHO, 2010). Por isso, o presente estudo foi desenvolvido a fim de trazer a publico a importncia do Estgio Supervisionado no processo de formao do profissional docente. Tambm relata a importncia da experincia prtica aliada aos conhecimentos tericos na vida dos acadmicos de graduao.

Material e Mtodos Este trabalho fez parte do processo avaliativo da disciplina de Estgio Supervisionado de Biologia do Ensino Mdio do Curso de Cincias Biolgicas da UNICRUZ. Foram utilizados artigos cientficos e livros para fundamentar a pesquisa bibliogrfica. A pesquisa ocorreu entre agosto e setembro de 2012.
1 2

Aluna do Curso de Cincias Biolgicas, e-mail: katibernardy@hotmail.com Profa. da Unicruz., Profa. Esp. Dirce Maria Teixeira Paz, email: dircepaz@yahoo.com.br

Resultados e Discusso O Estgio supervisionado uma exigncia da LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n 9394/96 nos cursos de formao de docentes. Segundo Oliveira e Cunha (2006), o Estgio Supervisionado uma atividade que propicia ao aluno adquirir a experincia profissional que relativamente importante para a sua insero no mercado de trabalho. uma atividade obrigatria que deve ser realizada pelos alunos de cursos de Licenciatura e deve cumprir uma carga horria pr-estabelecida pela instituio de Ensino. Esta prtica o primeiro contato que o futuro professor ter com seu futuro campo de atuao. Por meio da observao, da participao e da regncia, o licenciando poder construir futuras aes pedaggicas (PASSERINI, 2007). Durante o estgio, o futuro professor passa a enxergar a educao com outro olhar, procurando entender a realidade da escola e o comportamento dos alunos, dos professores e dos profissionais que a compem (JANUARIO, 2008). O objetivo do Estgio Supervisionado proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadmicos em situaes da prtica profissional, criando a possibilidade do exerccio de suas habilidades. Espera-se que, com isso, que o aluno tenha a opo de incorporar atitudes prticas e adquirir uma viso crtica de sua rea de atuao profissional (OLIVEIRA; CUNHA, 2006). O Estgio Supervisionado baseia-se em um treinamento que possibilita aos estudantes vivenciarem o que aprenderam durante a graduao (MAFUANI, 2011). Os cursos de Licenciatura devem relacionar teoria e prtica de forma interdisciplinar, sendo que os componentes curriculares no podem ser isolados. Por isso, o Estgio Supervisionado considerado um elo entre o conhecimento construdo durante a vida acadmica e a

experiencia real, que os discentes tero em sala de aula quando profissionais (FILHO, 2010). Um docente bem qualificado profissionalmente exerce o verdadeiro papel de cidado dentro do contexto social, medida que atua como um agente multiplicador de conhecimentos contribui com a formao de mais cidados participativos e possuidores de esprito crtico, verdadeiro objetivo da Educao Nacional (FERNANDEZ; SILVEIRA, 2007). Segundo Alarco (1996), o estgio deve ser considerado to importante como os outros contedos curriculares do curso. Infelizmente os prprios docentes, assim como as Universidades ainda no deram o devido valor prtica da formao do professor.

Deste modo, tanto o aprender a profisso docente quanto dar continuidade a mesma faz parte do cotidiano do professor. dessa forma que o profissional conseguir sempre fazer a ligao entre teoria e prtica (FILHO, 2010). Com isso fica clara a importncia desta atividade, que traz imensos benefcios para a aprendizagem, para a melhoria do ensino e principalmente para o estagirio. Sendo que os maiores beneficiados ser a sociedade e, em especial, a comunidade a que se destinam os profissionais egressos da universidade (BIANCHI et al., 1998).

Concluso O Estgio Supervisionado muito importante para a aquisio da prtica profissional, pois durante esse perodo o aluno pode colocar em prtica todo o conhecimento terico que adquiriu durante a graduao. Alm disso, o estudante aprende a resolver problemas e passa a entender a grande importncia que tem o educador na formao pessoal e profissional de seus alunos.

Referncias ALARCO, I. Formao reflexiva de professores estratgias de superviso. Porto: Porto Editora, 1996. BIANCHI, A. C. M., et al. Orientaes para o Estgio em Licenciatura. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. FERNANDEZ, C.M.B.; SILVEIRA, D.N. Formao inicial de professores: desafios do estgio curricular supervisionado e territorialidades na licenciatura. In: 30 Reunio Anual da ANPED, 2007, Caxambu. Anais da 30 Reunio anual da ANPED. Disponvel em: http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT04-3529--Int.pdf. Acesso em: 29 agos. 2012. FILHO, A. P. O Estgio Supervisionado e sua importncia na formao docente. Revista P@rtes. 2010. Disponvel em: http://www.partes.com.br/educacao/estagiosupervisionado.asp. Acesso em: 15 ago. 2012. JANUARIO, G. O Estgio Supervisionado e suas contribuies para a prtica pedaggica do professor. In: SEMINRIO DE HISTRIA E INVESTIGAES DE/EM AULAS DE MATEMTICA, 2, 2008, Campinas. Anais: II SHIAM. Campinas: GdS/FE-Unicamp, 2008. v. nico. p. 1-8. MAFUANI, F. Estgio e sua importncia para a formao do universitrio. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. Disponvel em: http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia=1259. Acesso em: 03 set. 2012. OLIVEIRA, E.S.G.; CUNHA, V.L. O estgio Supervisionado na formao continuada docente distncia: desafios a vencer e Construo de novas subjetividades. Revista de Educacin a Distancia. Ano V, n. 14, 2006. Disponvel em http://www.um.es/ead/red/14/. Acesso em: 29 ago. 2012.

PASSERINI, Gislaine Alexandre. O estgio supervisionado na formao inicial de professores de matemtica na tica de estudantes do curso de licenciatura em matemtica da UEL. 121f. Dissertao (Mestrado em Ensino de Cincias e Educao Matemtica) Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007.

Вам также может понравиться