Вы находитесь на странице: 1из 3

A Lei n 11.

440/06 e a nova forma de citao do servidor do servio exterior brasileiro


Elaborado em 02.2009.

Cristian Fetter Mold


advogado no Distrito Federal, professor do IESB e do VESTCON, membro do Instituto Brasileiro de Direito de Famlia (IBDFAM)

1.Introduo A citao por carta rogatria, como se sabe, tem lugar quando o demandado residente em outro Pas. Nessas ocasies, o Juiz brasileiro, atravs de conveno internacional, ou com o concurso do Ministrio das Relaes Exteriores, solicita ao Juiz estrangeiro que proceda citao do ru. a chamada Carta Rogatria Ativa, em contrapartida dita Carta Rogatria Passiva, que aquela recebida para cumprimento no Brasil. Seu procedimento encontra-se previsto no Cdigo de Processo Civil, mais precisamente nos artigos 202 (alterado pela Lei 11.419/06, que incluiu a possibilidade de ser expedida por meio eletrnico) e 210, o qual prev a necessidade de traduo para o idioma do Pas de origem e envio por via diplomtica, falta de conveno internacional. As dificuldades no seu clere cumprimento so absolutamente conhecidas, tanto que, no final do ano passado, presidindo a Secretaria Temporria da XIV Cpula Judicial Ibero-Americana, o Ministro Raphael de Barros Monteiro Filho ressaltou a necessidade de que se evolua no sentido de utilizar os instrumentos tecnolgicos da informao para garantir, alm da agilizao dos julgamentos, o acesso da populao Justia, citando como exemplo de entrave a ser superado, exatamente o cumprimento das cartas rogatrias, cujo trajeto foi classificado como muito longo, penoso e demorado (http://ccji.pgr.mpf.gov.br/institucional/informes).

2.A alterao promovida pela Lei 11.440/06 Com a edio da Lei 11.440/06, que institui o Regime Jurdico dos Servidores do Servio Exterior Brasileiro, o sistema de citaes sofreu importante alterao, no sentido de agilizar o trmite de processos em que estes servidores figurem como rus, ao tornar desnecessria a edio de cartas rogatrias citatrias. Ocorre que, infelizmente, vrios operadores do Direito ainda no sabem como a nova sistemtica funciona, o que vem dificultando a aplicao correta deste documento legal, da a razo de ser do presente artigo.

Dispe a Lei em seu artigo 16, III:


Art. 16. Alm das garantias decorrentes do exerccio de seus cargos e funes, ficam asseguradas aos servidores do Servio Exterior Brasileiro as seguintes prerrogativas: (...) III - citao em processo civil ou penal, quando em servio no exterior, por intermdio do Ministrio das Relaes Exteriores.

O fato que por no conter a Lei maiores informaes a respeito desta nova modalidade de citao, a despeito de o texto ser bem claro, tal dispositivo vem sendo, muitas vezes, interpretado da forma mais conservadora possvel, ou seja, que nada teria mudado e que o Ministrio das Relaes Exteriores continuaria a ser um intermedirio entre a Justia brasileira e a estrangeira, sendo ainda necessria a expedio de cartas rogatrias, com todos os requisitos necessrios, mesmo para a citao de servidores brasileiros do Servio Exterior. Porm, vale ressaltar que a Lei trouxe uma mudana, tanto assim que o prprio Ministrio das Relaes Exteriores assim a interpretou, considerando no ser mais necessrio o uso de carta rogatria para citar o servidor brasileiro do Servio Exterior. Na verdade, a partir da edio do aludido documento legal, e mesmo antes, pois a lei converte a MP 316, publicada em Agosto do mesmo ano, o Departamento de Pessoal do MRE passou a receber as citaes simples e encaminh-las diretamente ao Posto de Lotao do servidor brasileiro, seguindo os passos elencados abaixo: a)Envio do Mandado de Citao simples do Cartrio Judicial para a Seo de Legislao de Pessoal do Ministrio das Relaes Exteriores; b)Envio do Mandado de Citao pelo MRE, atravs de Guia de Mensagem e Documentao (GMD) para o Chefe do Posto de Lotao do Servidor; c)Convocao do funcionrio brasileiro para que tome cincia da citao em processo tramitando no Brasil; d)Envio do Mandado de Citao com o ciente do requerido, atravs de GMD, pelo Chefe do Posto de Lotao do Servidor para a Seo de Legislao de Pessoal do MRE; e)Envio do Mandado de Citao com o ciente do requerido pela Seo de Legislao de Pessoal do MRE para o Cartrio Judicial de origem.

3.Concluso Portanto, no h mais que se falar em Citao de servidor brasileiro do chamado Servio Exterior, atravs de Carta Rogatria. A Lei em vigor prev citao na forma

simples, atendidos os requisitos acima elencados, e este tem sido o procedimento adotado pelo Ministrio das Relaes Exteriores, em Braslia. A medida bem-vinda e traz inequvoca contribuio acelerao dos processos em que tais servidores figurem como rus. Frise-se que este procedimento deve ser adotado mesmo nas aes de Estado (separaes, divrcios e investigaes de paternidade, por exemplo), pois como o ru receber a citao pessoalmente, no se pode falar em descumprimento do disposto no artigo 222, a, do Cdigo de Processo Civil.

Вам также может понравиться