Вы находитесь на странице: 1из 8

Temperatura

Ir para: navegao, pesquisa

gua congela a 0 C. O gelo que aparece aqui de -17 C. A Temperatura um parmetro fsico (uma funo de estado) descritivo de um sistema que vulgarmente se associa s noes de frio e calor, bem como s transferncias de energia trmica, mas que se poderia definir, mais exatamente, sob um ponto de vista microscpico, como a medida da energia cintica associada ao movimento (vibrao) aleatrio das partculas que compem o um dado sistema fsico. A diferena de temperatura permite a transferncia da energia trmica, ou calor, entre dois ou mais sistemas. Quando dois sistemas esto na mesma temperatura, eles esto em equilbrio trmico e no h transferncia de calor. Quando existe uma diferena de temperatura, o calor transferido do sistema de temperatura maior para o sistema de temperatura menor at atingir um novo equilbrio trmico. Esta transferncia de calor pode acontecer por conduo, conveco ou radiao (veja calor para obter mais detalhes sobre

os diversos mecanismos de transferncia de calor). As propriedades precisas da temperatura so estudadas em termodinmica. A temperatura tem tambm um papel importante em muitos campos da cincia, entre outros a fsica, a qumica e a biologia. A temperatura diretamente proporcional quantidade de energia trmica num sistema. Quanto mais energia trmica se junta a um sistema, mais a sua temperatura aumenta. Ao contrrio, uma perda de calor provoca um abaixamento da temperatura do sistema. Na escala microscpica, este calor corresponde transmisso da agitao trmica entre tomos e molculas no sistema. Assim, uma elevao de temperatura corresponde a um aumento da velocidade de agitao trmica dos tomos. Muitas propriedades fsicas da matria como as suas fases ( estado slido, lquido, gasoso, plasma ou condensado de Bose-Einstein), a densidade,a solubilidade, a presso de vapor e a condutibilidade eltrica dependem da temperatura. A temperatura tem tambm um papel importante no valor da velocidade das reaes qumicas. por isso que o corpo humano possui alguns mecanismos para manter a temperatura a 37C, visto que uma temperatura um pouco maior pode resultar em reaes nocivas sade, com conseqncias srias. A temperatura controla tambm o tipo e a quantidade de radiaes trmicas emitidas pela rea. Uma aplicao deste efeito a lmpada incandescente, em que o filamento de tungstnio aquecido eletricamente at uma temperatura onde uma quantidade notvel de luz visvel emitida. A temperatura uma propriedade intensiva de um sistema, o que significa que ela no depende do tamanho ou da quantidade de matria no sistema. Outras propriedades intensivas so a presso e a densidade. Ao contrrio, massa e volume so propriedades extensivas e dependem da quantidade de material no sistema.

ndice

1 Unidades de temperatura 2 Distribuio da temperatura 3 Mudanas de Temperatura 4 Os fundamentos tericos da temperatura o 4.1 Definio da temperatura a partir princpio Zero da termodinmica o 4.2 Definio da temperatura a partir do Segundo Prncpio da termodinmica o 4.3 Medio da temperatura o 4.4 Escalas de temperatura 5 Ver tambm 6 Ligaes externas

Unidades de temperatura

A unidade bsica de temperatura o kelvin (K). Um kelvin rigorosamente definido como sendo 1/273,15 da temperatura do ponto triplo da gua (o ponto onde gua, gelo e vapor de gua coexistem em equilbrio) . A temperatura 0K chamada zero absoluto e corresponde ao ponto onde as molculas e tomos possuem a menor quantidade possvel de energia trmica.

Converso de algumas escalas termomtricas Converso de Celsius Celsius Celsius Celsius kelvin kelvin kelvin kelvin Fahrenheit Fahrenheit Fahrenheit Fahrenheit Rankine Rankine Rankine Rankine Reaumur Raumur Raumur Raumur para kelvin Rankine Raumur Celsius Rankine Raumur Celsius kelvin Rankine Raumur Celsius kelvin Raumur Celsius kelvin Rankine Frmula K = C + 273.15 Ra = C 1.8 + 32 + 459.67 R = C 0.8 C = K - 273.15 Ra = K 1.8 R = (K - 273.15) 0.8 C = (F - 32) / 1.8 K = (F + 459.67) / 1.8 Ra = F + 459.67 R = (F - 32) / 2.25 C = (Ra - 32 - 459.67) / 1.8 K = Ra / 1.8 R = (Ra - 32 - 459.67) / 2.25 C = R 1.25 K = R 1.25 + 273.15 Ra = R 2.25 + 32 + 459.67 Fahrenheit F = C 1.8 + 32

Fahrenheit F = K 1.8 - 459.67

Fahrenheit F = Ra - 459.67

Fahrenheit F = R 2.25 + 32

Para aplicaes dirias, sempre conveniente utilizar a escala Celsius, na qual 0 corresponde temperatura onde a gua congela e 100 corresponde ao ponto de ebulio da gua ao nvel do mar. Nesta escala, a diferena de temperatura de 1 grau a mesma que 1 K de diferena de temperatura. A escala Celsius essencialmente a mesma que a escala kelvin, porm com um deslocamento da temperatura de congelamento da gua (273,16 K). Assim, a seguinte equao pode ser utilizada para converter Celsius em kelvin.

K = C + 273.15 Nos Estados Unidos, a escala Fahrenheit geralmente utilizada. Nesta escala, o ponto de congelamento da gua corresponde a 32F e o ponto de ebulio a 212F. A seguinte frmula pode ser utilizada para converter Fahrenheit para Celsius: C = 5/9 (F - 32) Outras escalas de temperatura so o Rankine e o Raumur.

Distribuio da temperatura
Em todo ambiente preciso considerar a temperatura externa. No ambiente aqutico, a temperatura no desce abaixo do ponto de congelao em condies naturais. Portanto, isto significa que a temperatura da gua no nunca inferior a OC e nos oceanos nunca desce alm de -2,5C[1]. A temperatura aqutica varia sempre dentro dos limites de tolerncia para muitos animais e vegetais. Em alguns desertos j se observou 60C[2]. Os solos dos mesmos, expostos aos raios solares, chega a 84. Em guas de fontes termais, como, por ex., os geisers, j se assinalou quase 100. Em oposio a isso, no Geofsico Internacional, os meteorologistas soviticos localizaram um ponto a 640 km do Plo Sul onde registraram -87C.

Mudanas de Temperatura
Aparelho atual que consegue medir a temperatura ambiente. As mudanas de temperatura variam de ciclos da Astronomia e de ciclos climticos. No ambiente aqutico a passagem do sol sombra origina uma variao inferior a 0,1C, at a profundidade de 5 metros. J na superfcie terrestre, h momentos em que a temperatura 17C mais elevada durante o dia do que a noite[3]. Nas regies de deserto esta diferena pode atingir 40C. Algo interessante o fato que a temperatura varia com a altura. Assim, comprova-se uma diminuio de aproximadamente 1C para cada 150 metros que se sobe [4] . o desigual aquecimento horizontal e/ou vertical produz os movimentos da atmosfera que se manifestam por meio dos ventos. O ar aquece em todos os nveis, por causa da radiao solar que absorve e de maneira idntica pode arrefecer em todos os nveis. Os raios ultravioletas tambm produzem aquecimento quando absorvidos. Existe uma camada cuja temperatura no varia: a camada termoclina permanente.

Os fundamentos tericos da temperatura

Definio da temperatura a partir princpio Zero da termodinmica


Apesar de todo mundo ter uma compreenso bsica do conceito de temperatura, sua definio precisa um pouco complicada.Se dois sistemas com volumes constantes so postos em contato trmico, as propriedades de ambos os sistemas podem mudar. Estas mudanas so devidas transferncia de calor entre os sistemas. Quando o estado pra de mudar, o sistema est em equilbrio trmico. Agora, podemos obter a definio da temperatura a partir do princpio da Lei zero da termodinmica. O princpio zero da termodinmica diz que se dois sistemas A e B esto em equilbrio trmico e um terceiro sistema C est em equilbrio trmico com o sistema A, ento os sistemas B e C esto tambm em equilbrio.Isso um fato emprico, baseado mais sobre a observao do que sobre a teoria. Como A, B e C esto todos em equilbrio trmico, razovel se pensar que os sistemas tm o valor de uma propriedade em comum. Chamamos esta propriedade de temperatura. Em geral, no prtico pr dois sistemas em equilibro trmico para verificar se eles esto mesma temperatura. Tambm, daria s uma escala ordinal. Por isso, til estabelecer uma escala de temperatura baseada nas propriedades de um sistema de referncia. Um dispositivo de medio pode ser calibrado com as propriedades do sistema de referncia e utilizado, depois, para medir a temperatura do outros sistemas. Um tal sistema de referncia uma quantidade fixa de gases. A lei dos gases perfeitos indica que o produto da presso pelo volume (P.V) de um gs diretamente proporcional temperatura: P.V = n.R.T(1) onde T a temperatura, n o nmero de mols de gases e R a constante dos gases perfeitos. Assim, podemos definir uma escala de temperatura baseada sobre o volume e a presso do gs correspondente. Em prtica, um tal termmetro a gs no muito prtico, porm os outros instrumentos podem ser calibrados neste escala. A equao 1 indica que para um volume fixo de gs, a presso aumenta junto com a temperatura. A presso s a medida da fora aplicada pelo gs nas paredes do recipiente e ligada energia do sistema. Assim, pode-se ver que um aumento da temperatura corresponde a um aumento da energia trmica do sistema. Quando dois sistemas de temperatura diferente so postos em contato trmico, a temperatura do sistema mais quente diminui indicando que o calor esta saindo do sistema, e que o sistema mais frio ganha calor e aumenta em temperatura. Assim, o calor sempre se move da regio de alta temperatura para a regio de mais baixa temperatura, e esta diferena de temperatura quem dirige a transferncia de calor entre os dois sistemas.

Definio da temperatura a partir do Segundo Prncpio da termodinmica


No pargrafo anterior a temperatura foi definida a partir Princpio Zero da termodinmica. tambm possveI de definir a temperatura a partir do Segundo Principio da termodinmica, que trata da entropia. A entropia uma medida da desordem num sistema. O Segundo princpio estabelece que qualquer processo leva a uma entropia constante ou maior do universo. Pode ser entendido em termo de probabilidade. Seja uma srie de moedas. Uma ordem perfeita aquela onde todas as moedas apresentam cara ou todas apresentam coroa. Para qualquer nmero de moeda, existe somente uma combinao que corresponde a esta situao. De um outro lado, h muitas combinaes que resultam em

sistemas desordenados ou misturados, onde uma parte cara e o resto coroa. Com o aumento do nmero de moedas, aumenta o nmero de combinaes que correspondem a sistemas desordenados. Para um nmero muito grande de moedas, o nmero de combinaes correspondendo a ~50% coroas e ~50% caras so as mais provveis, e obter um resultado de 50/50 fica muito mais provvel. Assim, um sistema tende naturalmente para o desordem mximo ou entropia mxima. Ns estabelecemos, primeiro, que a temperatura controla o fluxo de calor entre dois sistemas e acabamos de mostrar que o universo, e podemos supor o mesmo para qualquer sistema natural, tende a atingir sua entropia mxima. Ento podemos pensar que existe uma relao entre temperatura e entropia. Para achar esta relao, vamos estudar a relao entre calor, trabalho e temperatura. A mquina trmica um dispositivo para converter calor em trabalho mecnico e uma anlise da mquina trmica de Carnot fornece a relao que procuramos. O trabalho fornecido por uma mquina trmica corresponde a uma diferena entre o calor introduzido no sistema na temperatura maior, gH, e o calor perdido a baixa temperatura, qc. O rendimento o trabalho executado dividido pelo calor introduzido no sistema ou: (2) onde Wcy o trabalho fornecido por ciclo. Vemos que o rendimento depende s de qC/qH. Como qC e qH correspondem transferncia de calor nas temperaturas TC e TH, qC/qH devem ser uma funo destas temperaturas:

O teorema de Carnot estabelece que qualquer mquina reversvel trabalhando entre os mesmos reservatrios de calor tem o mesmo rendimento. Assim, uma mquina operando entre T1 e T3 deve ter o mesmo rendimento que uma constituda de dois ciclos, um trabalhando entre T1 e T2 e a outro operando entre T2 e T3. Pode s ser verdadeiro se : o que implica:

Como a primeira funo independente de T2, esta temperatura deve ser cancelada do lado direito significando que f(T1,T3) da forma g(T1)/g(T3) (significa que f(T1,T3) = f(T1,T2)f(T2,T3) = g(T1)/g(T2) g(T2)/g(T3) = g(T1)/g(T3)), onde g uma funo de uma s temperatura. Pode-se agora escolher a escala de temperatura por meio da propriedade: (4)

Substituindo a equao 4 na equao 2, obtemos a relao do rendimento em termos de temperatura : (5) Observamos que para TC = 0 K, o rendimento 100% e que o rendimento fica maior que 100% abaixo de 0 K. Como uma eficincia maior que 100% contrria ao primeiro principio da termodinmica, 0K ento a menor temperatura possvel. De fato, a menor temperatura alcanada 20 nK como relatado em 1985 no NIST. Subtraindo o lado direito da equao 5 da parte mdia e reorganizando, obtm-se:

onde o sinal negativo indica a calor retirado do sistema. Esta relao sugere a existncia de uma funo de estado, S, definida como : (6) onde o ndice indica um processo reversvel. A variao da funo num ciclo zero como necessrio para qualquer funo de estado. Esta funo a entropia do sistema como descrito acima. Podemos reordenar a equao 6 para obter a definio da temperatura em termos de entropia e de calor: (7) Para um sistema, onde a entropia pode ser formulada como uma funo S(E) da energia E, a temperatura dada por : (8) O inverso da temperatura a variao da entropia com a energia.

Medio da temperatura
Muitos mtodos foram desenvolvidos para medir as temperaturas. Muitos deles so baseados sobre o efeito da temperatura sobre matrias. Um dos dispositivos mais utilizados para medir a temperatura o termmetro de vidro. Consiste em um tubo de vidro contendo mercrio ou um outro lquido. A subida da temperatura provoca a expanso do lquido, e a temperatura pode ser determinada medindo o volume do lquido. Tais termmetros normalmente so calibrados e assim podem mostrar a temperatura simplesmente observando o nvel do lquido no termmetro. Um outro tipo de termmetro que no muito prtico mas importante de ponto de visto terico o termmetro de gs. Outros instrumentos de medio da temperatura so:

Termopares

Termoresistncias Termistores Pirmetros

Devemos ser prudentes quando medimos a temperatura e verificar que o instrumento de medio est realmente mesma temperatura que o material a ser medido. Em algumas circunstncias, o calor do instrumento de medio pode provocar um gradiente de temperatura de tal forma que a temperatura medida seja diferente da temperatura real do sistema. Nestes casos, a temperatura variar no s com a temperatura do sistema mas tambm com as propriedades de transferncia de calor do sistema. Um caso extremo deste efeito a sensao trmica, onde o tempo parece mais frio no vento que por tempo calmo mesmo quando as condies de temperatura so as mesmas. O que acontece que o vento aumenta a velocidade de transferncia de calor do corpo, tendo como efeito uma grande reduo da temperatura do corpo para uma mesma temperatura ambiente.

Escalas de temperatura

Celsius Nota: comum chamar uma temperatura de temperatura abaixo de zero quando ela menor que zero na escala celsius. Delisle Fahrenheit Leyden Kelvin Raumur Rankine

Вам также может понравиться