Вы находитесь на странице: 1из 4

O ttulo "Especicismo, o que nos faz diferentes?" Ontem vi uma cena ruim.

. Indo ao supermercado, v um morador de rua esquentando algo em uma panela. Comprometi minha palavra mentalmente, que lhe traria comida. Segui meu caminho, e dentro do supermercado, outra cena inusitada. Funcionrios selecionavam produtos, alguns destinados ao lixo. Todos produtos de gneros alimentcios. Doeu. Pessoas na rua, famlias inteiras, idosos, crianas....e alimentos sendo jogados fora. Tentei, na fila do caixa, falar com jovens que bebiam com deguste uma cerveja, sobre a necessidade que teriam de continuar meu trabalho. Meu trabalho ensinar. Meu trabalho como, no superior ou diferente, mas como algum que obteve a oportunidade do conhecimento; conhecimento este que por mais saibamos, sempre saberemos pouco. Falei. Disse. Houve indignao. Mas parou ali, criei uma semente. Tomara que germine. U? Onde est a defesa dos animais? amigos, est em tudo. A defesa de um habitat equilibrado, de um mundo onde diferenas sejam superadas e admitidas, onde pequenos, grandes, tortos, feios, lindos, so admitidos em mesmo patamar mais que um movimento social. estilo de vida. De proteo vida. Mais que destruir o outro com pedras lanadas em sua janela, dizendo que esta deveria estar brilhando, eu ajudo a limp-la. Ajudo a erguer mais um teto. O ser humano diverso dos outros animais, por ter a "inteligncia", o "raciocnio", e o "bom senso". Ele tem o dom da "razo e racionalizao". Ns, defensores animais, chamamos isto de especismo. A idia de superioridade de uma espcie pela outra, passando por cima do respeito, da tica, do moral, e da necessria inteligncia que estamos neste espao, a Terra, em igualdade de condies com qualquer ser vivo. Ns devemos cumprir um papel. Uma postura. Devemos construir, zelar para o futuro, e ter a certeza de que nossa curta passagem chamada vida foi brindada com o erguimento de valores. Eu fiz. No s apedrejei. Recolhi a pedra e fiz um muro. No h no reino animal, vegetal e mineral ( antigamente, em meu tempo, eram s estes reinos classificados na cincia, hoje h outros 2

que minha captao ainda no fez guardar, sei por conta de minhas filhas ) qualquer desequilbrio. Todos so igualmente importantes; pouco relevante se um predador ou uma mera semente. Somos iguais. Somos vida. Respiramos um planeta que possui um lquido maravilhoso, gua, que a gestora da vida. Precisamos entender, que o mundo tem fim, que o papel nosso, no extrativista, mas conservador e mantenedor. Esta a idia. Voltemos ao supermercado. Comprei um alimento prpronto ao morador de rua. Falei com os jovens. Ofereci aos lixeiros da minha rua, um copo limpo com gua fresca. Eles no me pediram. Eu ofertei. Assim deve ser pautada a existncia humana. Nada deve ser obrigatrio. Deve ser decisrio. Voc, cidado do mundo, saiba que os polticos que tanto agride, so humanos. So humanos que, dependem de mim, de voc para alcanarem um padro de qualidade. Para serem melhores ao mundo. Nossa tarefa, com dureza s vezes, e demonstrar desde cedo que a espcie s um tipo. A me a vida. O pai o respeito ao planeta Terra. Os defensores dos direitos dos animais, so potencialmente sensveis. Pessoas, no melhores ou piores, mas aquelas que vem onde no h esperana, uma luz. Defendem as minorias. Os que no se comunicam pela lngua, mas pelo amor. Amor fraterno. "Frater", amor irmo do latim. E, se somos irmos, somos de uma mesma "famlia". Famlia bero da sociedade. Da criao do Estado, gerido por polticos. Entendeu que fcil? Basta praticar. Ns defensores atingimos um estgio de conscincia, nem mais nem menos, onde idosos, desvalidos, crianas sujas, limpas, animais, velhos, mendigos, so irmos. Todos. Defendemos aos animais pois entendemos estes sendo um elo mais prximo do homem consigo mesmo. Um segmento que no pediu para estar onde est. Ns os colocamos nestas situaes de risco. Somos responsveis. Mais. Defendemos os animais, pois tomamos deles os espaos. Tomamos deles, escravizamos, sem convite. Tomamos pela fora. E a nica fora defensvel a do saber.

Defendemos animais por eles serem vida. Igual nossa humana. Ou conhecem algum grupo que compra alimentos em abundncia e no deixa nem seus restos para os mais fracos do grupo?? Ou conhecem animais que abandonam seus pares frgeis pelo simples motivo de egosmo? Conhecem animais que tenham cobia, inveja, maldade? No me respondam com pontualidades sobre o comportamento violento desta ou qual famlia animal. Abandonam os frgeis do grupo, SOMENTE, em defesa do grupo. Ignoram os mais velhos? Nunca. Estes sempre so protegidos. Ignoram seus menores? Nunca. Tutelam. Ns seres humanos, ditos da razo precisamos de instituies que possuem a fora bruta, para que mantenhamos algum respeito pelo semelhante. H polcia no mundo animal? H gestor? Ou h respeito ao territrio... Respeito onde at a limpeza prioridade. Animais no comem perto do local onde defecam. Seres humanos....melhor no comentar..... O recado este. Faam sua parte. No passem pela vida. Construam uma. Sejam exemplo. Sejam iguais. Respeitem todos os diferentes. Preguem a harmonia. Harmonia de espcies. Amor por princpio. Sobrevivncia por existncia contnua. Busca incessante do conhecer. Seja um espelho. Que mancha...mas est ali para ser visto. Com bolor, com distoro, mas sempre refletindo algo que ele quer belo. O espelho foi criado para vermos nossa imagem. Eu me olho e vejo um elefante. At pela minha postura fsica.... E vc? Quem ? Seja irmo. Irmo de seus irmos. Dos irmos de 2, 4, ou mais membros. Seja reflexo da vida. Posturas simples. O segredo est na grandeza das coisas simples. Feitas espontaneamente. Respeitar, amar, viver. Faa isso como lema. Faa isso pela vida. Meu reflexo, ainda est turvo... mas vou melhor-lo...tenha certeza que tentarei .....espero que voc tambm.

Abs,

Вам также может понравиться