Вы находитесь на странице: 1из 2

COLGIO D. MORA GUIMARES DATA ALUN0(a) SRIE/TURMA Prof.

ANA ATENO; NO SER ACEITO RASURA NAS QUESTES OBJETIVAS

Teste de histria 7A srie


1)Qual era a principal caracterstica do absolutismo? _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _______________________________________. 2)Escreva uma caracterstica que no empregada ao iluminismo. _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _______________________. 3)Sobre o despotismo esclarecido, correto afirmar : a)Foi a prtica poltica de alguns soberanos europeus que tentaram conciliar o poder absoluto com o iluminismo ( ) b)Os dspotas estavam preocupados em satisfazer integralmente a burguesia e as classes populares ( ) c)O despotismo esclarecido evitou todos os movimentos revolucionrios europeus e americanos no sculo XVIII.( ) d)Por combaterem violentamente o iluminismo, os dspotas esclarecidos nunca permitiram reformas polticas em seus Estados ( ) 4) A teoria do Direito Divino justificava o absolutismo real ao afirmar que: a) os monarcas eram a expresso mais perfeita da autoridade delegada por Deus na Terra.( ) b) Para viverem melhor, os homens fizeram um contrato, cedendo todos os seus direitos a um soberano forte.( ) c) O soberano tinha direito de fazer o que bem entendesse, desde que seu objetivo fosse proteger a nao. ( ) d) Os soberanos eram autoridades mxima, que s deveriam se submeter ao poder do Papa, representante de Deus na terra. ( )

5) Qual desses pensadores abaixo criticou os costumes da sociedade e a poltica francesa. Defendeu a diviso do poder em Legislativo, Executivo e Judicirio, os quais no conjunto se harmonizariam e equilibrariam o poder. a) John Locke ( ) c) Montesquieu ( ) b)Voltaire ( ) d) Jean-Jacques Rousseau ( )

6)Segundo este filsofo, o Estado deveria expressar a vontade geral, pois a soberania poltica do povo. Estamos falando de: a) John Locke ( ) c) Montesquieu ( ) b)Voltaire ( ) d) Jean-Jacques Rousseau ( )

7)Qual filosofo afirmava que os governos se originaram de um contrato estabelecido entre os homens, e seu fim maior era assegurar os direitos naturais? a) John Locke ( ) c) Montesquieu ( ) b)Voltaire ( ) d) Jean-Jacques Rousseau ( )

8)Marque a nica alternativa falsa.

a) Com base nas ideias iluministas, surgiram no sculo XVIII as doutrinas econmicas fisiocracia e liberalismo econmico ( ) b) A chamada teoria do laissez faire combatia a prtica mercantilista e a interveno do Estado na economia ( ) c) Os fisiocratas propunham a valorizao do extrativismo e da agricultura, considerados as nicas atividades criadoras de riquezas ( ) d) O liberalismo econmico foi criado pelo pensador ingls Adam Smith, que escreveu a obra A riqueza das naes ( ) e) O liberalismo econmico atendia s necessidades dos monarcas absolutistas porque pregava rgido controle estatal sobre os negcios da nao ( )

Вам также может понравиться