Вы находитесь на странице: 1из 56

Isabella Carpaneda Angiolina Bragana

Nova edio

Lngua

esa u g u Port

. 5 ano
o

4.a srie

Anotaes para o professor

SUMRIO
Apresentao 3 Estrutura da coleo 4 Metodologia 7 Critrios de avaliao do rendimento escolar 16 Plano de curso 17 Apndice 45 Bibliograa 54

APRESENTAO
Considerando a realidade do aluno, do professor e da escola, concebemos as atividades didtico-pedaggicas de cada volume desta Coleo com o objetivo de auxiliar tanto o professor quanto o aluno a vivenciarem, juntos, as diversas possibilidades da Lngua Portuguesa em seus diferentes usos. As atividades a serem desenvolvidas em sala de aula oferecem aos alunos a oportunidade de ampliar e aperfeioar seus conhecimentos lingusticos. Por meio de diferentes situaes de escuta, de leitura e de escrita, eles passaro a conhecer e a identicar caractersticas, normas, convenes ou modos de funcionamento da lngua, indispensveis para a adequao do discurso oral e escrito a cada situao de comunicao. Assim, ao longo da Coleo, so propostas diversas situaes de ensino-aprendizagem a partir de contextos lingusticos bem variados, a m de que o aluno passe, paulatinamente, a organizar e a construir seus prprios saberes e a aplic-los a outros contextos. Nas situaes propostas, o professor desempenha um papel de fundamental importncia: possibilita que os alunos leiam ou escrevam do prprio jeito, observa a maneira pela qual cada um resolve as questes formuladas, avalia a adequao e a correo das solues encontradas, presta auxlio quando solicitado, valida e valoriza os saberes construdos pelos alunos, l e escreve, apresentando modelos de leitura e de escrita. Desse modo o professor passa a ser, efetivamente, um mediador da aprendizagem.

ESTRUTURA DA COLEO

PORTA ABERTA

Lngua Portuguesa

A presente Coleo composta de quatro volumes, organizados em unidades, nas quais so encontradas as seguintes sees:

Primeiras atividades S para lembrar Preparao para a leitura Texto Outro texto Estudo do texto Para se divertir Produo Gramtica S para lembrar Com que letra? Voc j leu? Fique sabendo Caligraa Comparando textos D sua opinio Projetos

As sees no aparecem sistematicamente em todas as unidades. Em cada uma delas h o predomnio de uma ou outra atividade didtico-pedaggica, de acordo com os objetivos a serem alcanados. S o volume 1 inicia com o tpico Primeiras atividades S para lembrar, cujo objetivo propiciar aos alunos a retomada de seus conhecimentos de leitura e escrita, bem como possibilitar ao professor a sondagem dos conhecimentos de cada aluno para que possa atuar de maneira mais eficaz. Nesse primeiro momento, o trabalho estar voltado para a reflexo sobre a linguagem em relao a aspectos como: letras que compem as palavras e como elas se articulam para form-las, nmero de letras e slabas que as compem. Assim, durante a correo das atividades, fundamental que o professor registre as palavras na lousa, pois a aprendizagem ortogrfica fundamentalmente visual. Em seguida, dever utilizar estratgias como contagem de letras, identificao de cada letra que compe a palavra e contagem de slabas. Foram enfatizadas tambm questes relacionadas ao nome dos alunos e outros nomes. O trabalho tem por objetivo levar os alunos a identificar os nomes e a perceber suas especificidades. Sugerimos que o professor escreva nomes de alguns alunos da turma na lousa e, junto com a classe, faa a diviso silbica chamando a ateno para o nmero de slabas de cada nome e para o nmero de letras de cada slaba. Os aprendizes podero observar que existem slabas formadas por uma letra e que h outras slabas com duas, trs ou quatro letras. Ser possvel tambm aproveitar a oportunidade para trabalhar a formao de outras palavras a partir das slabas identificadas nos nomes dos alunos. Alm das atividades de escrita, foram propostas, neste tpico, situaes de escuta, isto , situaes nas quais ouvir atentamente o professor ou os colegas faa sentido para alguma tarefa que se tenha de realizar ou simplesmente porque o texto ou o contedo valha a pena. Ressaltamos a importncia de o professor criar um ambiente favorvel para que seus alunos se sintam vontade para falar, perguntar e escrever. Um ambiente que acolha as dvidas e favorea a cooperao para que todos possam socializar e confrontar informaes.

METODOLOGIA
Com o objetivo de orientar o professor em sua prtica diria, sugerimos a metodologia apresentada a seguir.

Preparao para a leitura


A leitura de um texto tem incio antes mesmo de o leitor comear a l-lo de fato. Ao entrar em contato pela primeira vez com ele, o leitor, na maioria das vezes, segue diversas etapas, ainda que de modo no totalmente consciente: olha a apresentao grfica, as fotografias e/ou os desenhos que acompanham o texto, l o ttulo, o subttulo, o nome do autor, as legendas, identifica o gnero textual, faz previses, formula hipteses e cria expectativas sobre o que vai ler. As atividades propostas na seo Preparao para a leitura tm o objetivo de desenvolver diferentes estratgias de leitura. Tal objetivo, porm, no se esgota nessa seo e o professor poder lanar mo de atividades semelhantes sempre que julgar conveniente.

Textos
No mundo letrado os textos variam de acordo com o pblico a que se destinam, com a inteno de quem os escreveu e com a finalidade com que foram escritos (informar, convencer, anunciar, seduzir ou divertir, entre outras). A finalidade dos textos determina a organizao, a estrutura e o estilo que cada um dever apresentar; em suma, determina o gnero textual. Nesta Coleo, foram selecionados para a leitura, escrita e reflexo sobre a lngua textos de diferentes autores e de variados gneros, extrados de livros, revistas, jornais e de muitos outros suportes. Alguns textos da literatura estrangeira, reconhecidamente bem traduzidos, tambm foram contemplados. A seleo desses textos procurou levar em conta no s a qualidade textual, mas tambm a sua representatividade no contexto editorial. Cabe lembrar que, ao ser transportado de seu suporte original (livro, jornal, revista, entre outros) para o livro didtico, o texto inevitavelmente sofre transformaes. Ao ler diretamente, por exemplo, um jornal, uma revista ou um cartaz publicitrio, o leitor entra em contato direto com um objeto grfico-cultural diferente da relao mediada pelo livro. Apesar dessas diferenas substanciais, ao reproduzir e transportar os textos do suporte original para o livro didtico, procuramos respeitar e preservar a essncia da apresentao grfica original. Durante o trabalho com esses textos, os alunos devem ser orientados no sentido de utilizarem estratgias que facilitem a leitura: antecipar ideias e informaes; levantar hipteses, selecionar o mais relevante para a compreenso textual e verificar se as hipteses foram confirmadas. A fim de que as atividades propostas em cada unidade possam ser desenvolvidas no tempo previsto para cada hora-aula, os textos selecionados no so, de modo geral, muito extensos. No entanto, h tambm alguns mais longos, com os quais acreditamos ser importante o aluno entrar

em contato a fim de no s ampliar desafios como tambm descobrir o quo interessantes eles podem ser. As atividades de leitura e de interpretao de textos esto presentes nas seguintes sees: Texto, Outro texto, Fique sabendo e Para se divertir. Nas unidades em que constam as sees Texto e Outro texto, ambos os textos apresentam temtica semelhante, porm, na maioria das vezes, pertencem a gneros diferentes. Na seo Fique sabendo, so apresentadas informaes curiosas sobre assuntos variados e algumas dicas de Portugus. Na seo Para se divertir, a leitura tem como finalidade principal divertir, recrear e distrair o aluno, portanto ele no ser solicitado a realizar qualquer tipo de estudo ou trabalho.

Leitura silenciosa realizada pelo aluno


O educador, especialmente o que lida com leitores principiantes, deve, dependendo do tipo de texto, priorizar a leitura silenciosa, pois o aluno dos anos iniciais, ao ter de se preocupar com a pronncia, o ritmo e a entonao, dificilmente ser capaz de apreender, ao mesmo tempo, o significado do texto. Antes de o professor ler em voz alta um determinado texto, o aluno deve ter a oportunidade de l-lo silenciosamente. Sugerimos tambm que, aps essa leitura, o professor resolva possveis dvidas quanto ao vocabulrio ou compreenso textual fazendo com que os alunos analisem as palavras e as estruturas frasais. Deve-se propiciar ao aluno a possibilidade de interagir com o texto para ento acompanhar a leitura do professor. Como no mundo contemporneo a associao entre texto e imagem tornou-se uma prtica cada vez mais rotineira e frequente nas atividades de leitura, fundamental que o aluno seja levado a observar, identificar e analisar as relaes existentes entre eles.

Leitura do professor em voz alta


Ao ler em voz alta, o professor deve, com pronncia adequada e clara, ressaltar o ritmo e a entonao, isto , a expressividade prpria de cada texto. No entanto, no deve confundir expressividade com exagero de expresso: a busca da clareza e da pronncia correta no poder levar o professor a criar um dialeto escolar particular, demonstrado por um jeito especial de ler nunca encontrado fora da sala de aula. Aps ter lido todo o texto, o professor pode reler algum pargrafo ou fragmento que represente a parte mais importante, interessante e/ou surpreendente da histria. Na qualidade de leitor, o professor deve opinar sobre o que leu, trocar ideias e/ou informaes com os alunos e comparar seu prprio ponto de vista com os deles. A tarefa do professor basicamente levar os alunos a compreender o que leram sem no entanto dar-lhes respostas prontas e acabadas. Ele deve auxili-los a inferir e a descobrir os significados das palavras dentro de cada contexto especfico, principalmente nos pontos em que a dificuldade impede-lhes a construo de sentido.

Leitura dos alunos em voz alta


Conforme dissemos anteriormente, nos anos iniciais conveniente solicitar a leitura silenciosa do texto antes da leitura oral. Esse procedimento tende a no s favorecer a compreenso do texto lido como tambm a segurana dos alunos no momento da leitura oral.

Caso no seja acompanhada de sentido, a leitura no ocorre, pois a mera oralizao dos sinais grficos no pode ser denominada de leitura. Esta pressupe a construo de sentido, o que garante a entonao e a expresso da emoo que necessariamente deve acompanh-la. O sucesso da leitura em voz alta depende, em primeiro lugar, do bom desenvolvimento das estratgias de leitura visual. exatamente por isso que os olhos, na leitura em voz alta, esto sempre mais frente em relao voz do leitor. Considerando as dificuldades em ler com fluncia um texto desconhecido, sugerimos algumas estratgias. Propiciar ao aluno a preparao do texto com antecedncia. Motivar o aluno a ler em voz alta os textos que produz. Ler textos produzidos por colegas. Gravar em fita cassete a leitura que o aluno faz em voz alta e, depois, avaliar as possibilidades de melhor-la. Promover jograis, isto , a declamao, em grupos, de poemas.

Estudo do texto E
O estudo do texto tem como objetivo a compreenso e o desenvolvimento de estratgia de leitura: o aluno solicitado a responder no s a questes sobre contedo, estrutura e forma do texto como tambm a fazer inferncias, relaes e a analisar os recursos de linguagem e os efeitos que eles causam no leitor, desvendando as intenes do escritor. Muitas vezes, as respostas s questes propostas dependero do sentido que o aluno construiu em sua interao com o texto. preciso estar atento para o fato de que o prprio texto coloca limites interpretao que devem ser reconhecidos e respeitados pelos alunos. Caso ocorram diferentes respostas a uma mesma questo, importante que o professor promova um debate, incentivando a participao de todos, pois o confronto de ideias aprofunda a reflexo e amplia a capacidade individual de leitura. Para que os alunos possam, efetivamente, incorporar as palavras novas presentes nos textos, reutilizando-as com propriedade e correo em contextos frasais diferentes, preciso que conheam no s o significado delas, mas que realizem atividades de substituio lexical, trabalhando com sinnimos e com antnimos. O aluno ter tambm oportunidade de conhecer e estudar os muitos significados que uma mesma palavra pode ter de acordo com o contexto (polissemia), os processos de derivao, por prefixao e/ou sufixao, as palavras que fazem parte de um mesmo grupo semntico (redes lexicais) e a passagem de palavras de uma classe gramatical para outra.

Linguagem oral
Um dos principais objetivos do ensino fundamental levar o aluno a desenvolver sua capacidade de se expressar oralmente em diferentes situaes. Sem cercear nem coibir os diferentes universos lingusticos de cada aluno, cabe escola o ensino sistemtico de outros registros, capacitando-o a conhecer, assimilar e utilizar o registro adequado a cada situao de comunicao. Para isso, o professor deve promover atividades sistemticas em que se trabalhe com a produo e a recepo de textos orais em contextos mais estruturados e formais do que o familiar e o escolar, exercitando uma linguagem que os alunos utilizaro futuramente. preciso esclarecer, no entanto, o que so atividades de linguagem oral, pois as interaes com o professor e os colegas so insuficientes para se atingir os objetivos propostos. Essas atividades precisam ser planejadas, uma vez que exigem preparao e estruturao adequadas fala. importante mostrar ao aluno que sua fala deve adequar-se situao sociocomunicativa e aos objetivos que ele quer atingir. Cabe ao professor organizar essas atividades, contextualizando-as e tornando-as significativas para o aluno.

Gramtica Gr
Nesta Coleo, o estudo da gramtica objetiva levar o aluno a refletir sobre as modalidades oral e escrita da lngua e a mostrar-lhe como se organizam e se articulam para produzir novos e diferentes significados. Tanto na produo como na anlise de textos, os alunos so solicitados a aprimorar o domnio das estruturas sintticas da Lngua Portuguesa. Embora seja um usurio competente da sua variedade lingustica, o aluno dos anos iniciais ainda no teve a oportunidade de conhecer e desenvolver a reflexo sobre a linguagem oral e tampouco sobre as diferentes situaes de produo. Espera-se que, aos poucos, seja levado a aperfeioar seus conhecimentos lingusticos, adquirindo competncias discursivas e apropriando-se de recursos expressivos que o tornem um usurio consciente da lngua. Quanto ao trabalho com as convenes da lngua, inicialmente o aluno levado a deduzir as funes de determinadas palavras no contexto frasal, passando, posteriormente, a conhecer, identificar e conceituar a classe gramatical a que tais palavras pertencem. As tcnicas de leitura, de compreenso, interpretao e produo de textos orais e escritos, propostas na Coleo, devem ser enriquecidas com: reflexo sobre a adequao da linguagem a diferentes situaes e circunstncias. reviso e refao de textos. construo de conceitos a partir do levantamento de regularidade lingustica. utilizao de conceitos na interpretao de textos e em situaes concretas de comunicao. Na seo S para lembrar, so revisados contedos gramaticais trabalhados em todos os volumes da Coleo.

10

Com que Letra?


A ortografia conjunto de normas que estabelecem a grafia correta das palavras deve ser assimilada por todos os usurios da lngua para que possam se comunicar por escrito. Em alguns casos, as normas ortogrficas seguem certa regularidade; em outros, no. Diante disso, os exerccios de ortografia, propostos nesta Coleo, objetivam levar o aluno a descobrir e assimilar os mecanismos que esto na base do sistema ortogrfico da lngua. Por meio deles, os alunos tornam-se conscientes do processo de escrita e passam a analisar os aspectos morfossintticos relativos ortografia, as diferentes relaes existentes entre a fala e a escrita, mas tambm as restries impostas ao emprego das letras pelo prprio contexto das palavras ou das frases. Ainda que a memria visual desempenhe um papel relevante na assimilao da ortografia, sua aprendizagem implica um processo ativo: trata-se de uma construo individual, para a qual a interveno pedaggica tem muito a contribuir. Segundo Arthur Gomes de Moraes, as palavras apresentam, quanto grafia, regularidades e irregularidades. Ao longo da Coleo, as atividades so organizadas considerando esses dois aspectos da ortografia. So regulares as palavras que obedecem a regras ou normas, o que permite ao aluno escrev-las corretamente sem nunca t-las visto antes. So irregulares as palavras cuja grafia correta no depende de regras, mas do conhecimento prvio ou da memorizao visual. Ciente disso, o professor poder organizar as tarefas de aprendizagem ortogrfica de dois modos: determinando o que o aluno pode assimilar por regras e/ou o que deve memorizar. Apresentamos, a seguir, alguns casos especficos de regularidade e de irregularidade no ensino-aprendizagem de ortografia.

Regularidade
Na Lngua Portuguesa, podem ser encontradas trs tipos de regularidades: a direta, a contextual e a morfolgico-gramatical. A regularidade direta trata das relaes letra e som e inclui a grafia das letras p, b, t, d, f e v. De modo geral, as crianas no encontram muitas dificuldades no uso dessas letras, porque a cada letra corresponde um som e vice-versa. A regularidade contextual ocorre em palavras que tm, no sistema alfabtico, mais de uma letra para um mesmo som. A norma restringe, pois, o uso das letras, formulando regras que se aplicam parcial ou totalmente aos contextos das palavras utilizadas. Por exemplo: r ou rr como em rua e morro; m antes de p e b como em campeo e samba; g ou gu como em gorila e guitarra; c ou qu (som /k /) como em caneca e quiabo; o ou u, como em bambo e bambu; e ou i, como em varre e varri.

11

Na regularidade morfolgico-gramatical preciso considerar aspectos morfolgicos e gramaticais das palavras para decidir sobre sua grafia correta. Alguns exemplos de regularidade morfolgico-gramatical em nossa ortografia podem ser encontrados nos seguintes sufixos: -eza, escrito sempre com z, quando se trata de substantivos derivados de adjetivos: moleza, realeza e riqueza; -oso, escrito sempre com s, em adjetivos: delicioso, corajoso e dengoso; -ncia, -ana e -ncia, escritos sempre com c ou : experincia, frequncia, criana, dana, distncia e importncia; -sse, escrito sempre com ss: imperfeito do subjuntivo de todos os verbos (sem exceo) falasse, escrevesse, pedisse. Existem muitos outros tipos de regularidades morfolgico-gramaticais para grafar corretamente as palavras pertencentes Lngua Portuguesa; entretanto, a tarefa mais importante do professor ser levar o aluno a observar esses tipos de regularidade e a inferir qual o princpio gerador em que ela se baseia. Ao compreender a constncia existente nos sufixos, o aluno no precisar mais memorizar as formas ortogrficas de cada um deles.

Irregularidade
A irregularidade na ortografia exige do aluno a tomada de conscincia de que nem sempre existem regras para grafar corretamente determinadas palavras. Os muitos exemplos de irregularidades so encontrados em palavras com: som de s, o qual pode ser grafado com s (seco), com c (cebola), com (ao), com x (mximo), com ss (assim), com sc (piscina, descer), com s (desa), com z (voz) e com xc (excelente); som de g, o qual pode ser grafado com g como em gelo, ou com j como em berinjela; som de z, o qual pode ser grafado com z como em batizado ou com s como em camisa; l ou lh precedendo ditongos, tais como leo e olho, famlia e medalha. Nesses casos e em inmeros outros, no h regras que auxiliem o aluno a grafar corretamente as palavras. Por isso, ao longo desta obra, so propostas diversas atividades ldicas e estratgias que possibilitam a tomada de conscincia das irregularidades e a necessidade de consultar o dicionrio para resolver eventuais dvidas, memorizar a grafia correta das palavras e a fazer a autocorreo.

O erro ortogrfico
Nos primeiros anos do ensino fundamental, os constantes erros de grafia cometidos devem ser compreendidos e analisados pelo professor, pois revelam os diferentes nveis de conhecimento em que se encontram os alunos. Tais erros devem ser encarados como material que ir auxiliar o professor a planejar intervenes que possam minimizar as falhas mais frequentes. Incorporar a norma ortogrfica consequentemente um longo processo para quem se apropriou da escrita alfabtica. No podemos nos assustar e, em nome da correo ortogrfica, censurar ou diminuir a produo textual no dia-a-dia. Enfatizo que o ensino sistemtico de ortografia no pode se transformar em freio s oportunidades de a criana apropriar-se da linguagem escrita pela leitura e composio de textos reais. Se o trabalho de reescrita e produo de textos fundamental para nossos alunos avanarem em seus conhecimentos sobre a lngua escrita, no se pode, por outro lado, esperar que eles aprendam ortografia apenas com o tempo ou sozinhos. preciso garantir que, enquanto avanam em sua capacidade de produzir textos, vivam simultaneamente oportunidades de registr-los cada vez mais de forma correta. *
* Artur Gomes de Morais. Ortografia: ensinar e aprender. So Paulo, tica, 1982.

12

Produo
Ensinar a escrever textos implica estabelecer uma relao efetiva entre leitura e escrita porque a leitura possibilita ao aluno estar em permanente contato com as caractersticas peculiares da linguagem escrita, as quais ele precisa acionar na hora de escrever. Ao propor situaes de produo de textos, o professor deve atentar para a importncia do ato de escrever, fazendo com que os alunos: escrevam para um destinatrio real (importncia do que e de como dizer); tenham um objetivo ou finalidade; tenham liberdade de pedir ajuda ao professor ou aos colegas; possam consultar o dicionrio; releiam o texto, durante e aps a produo, quantas vezes forem necessrias para analisar a coerncia; escrevam e refaam rascunhos, efetuando a cada refao as modificaes necessrias at chegarem a um texto satisfatrio; revisem todo o texto para reorganizar e corrigir o que for necessrio; tenham oportunidade de submeter o texto a um ou mais leitores o professor, alguns colegas, outras pessoas que no participaram do processo de produo e pedir-lhes sugestes para melhor-lo; possam revisar novamente o texto, levando em considerao as sugestes recebidas e fazer as modificaes que acharem pertinentes; passem a limpo a verso definitiva.

Correo da produo
No ensino fundamental, quando os alunos ensaiam os seus primeiros passos como produtores de textos, no se pode esperar que redijam textos muito bem elaborados e isentos de incorrees. E o professor se pergunta: necessrio corrigir tudo? At que ponto corrigir? Deve-se exigir do aluno a produo de textos perfeitos? A resposta a cada uma dessas perguntas variar de acordo com a situao comunicativa na qual o texto est inserido: texto particular do aluno (dirio de frias, agenda pessoal ou bloco de anotaes em que registra, por exemplo, anedotas, charadas e adivinhas) suficiente deixar que o prprio aluno efetue as correes que esteja em condies de fazer. texto a ser lido por todos os alunos (afixado em mural na classe, por exemplo) o professor dever sugerir ou propor solues s suas dificuldades para que tenham condies de melhorar os textos produzidos, eliminando as incorrees. texto dirigido a outras pessoas da escola (funcionrios, professores, diretor) ou aos pais a correo individual ou coletiva ser feita com um cuidado especial. O aluno dever esgotar suas possibilidades de correo; no sero corrigidas somente as questes que ele no tenha condies de compreender (nesse caso, talvez o professor precise explicar aos pais por que deixou de corrigir determinadas palavras ou frases).

13

texto destinado ao pblico em geral, a autoridades de empresas pblicas ou a personalidades de projeo local ou nacional (textos que extrapolem o mbito da escola) o professor deve assumir a responsabilidade da correo. Como facilitador da aprendizagem, o professor deve criar na classe um clima favorvel produo escrita, compartilhar com os alunos os problemas e as possveis solues, tomar nota de textos que estejam sendo compostos oralmente por eles, colocar-se como leitor dos textos, dando sugestes de como melhor-los, propor novos desafios, fornecendo todas as informaes necessrias a fim de promover novos avanos, propiciando-lhes uma crescente autonomia como produtores de textos.

Em todas as unidades dos quatro volumes da Coleo, h treino da escrita cursiva. O objetivo dessa seo oferecer ao aluno a oportunidade de trabalhar com o traado correto das letras, imprimindo assim maior agilidade escrita e legibilidade letra. No se trata de exigir do aluno letra impecavelmente desenhada, mas de buscar a letra correta e legvel, o que permitir s pessoas que lero os textos produzidos maior fluncia e rapidez. Os exerccios de caligrafia, alm de ldicos, procuram fazer com que o aluno perceba a palavra como um todo, o que facilita a desenvoltura e a flexibilidade do movimento e favorece a legibilidade e a rapidez.

Comparando

Esta seo tem como objetivo estabelecer semelhanas e diferenas entre tipologias textuais. O trabalho apresentado permite ao aluno compreender que o significado de um texto no se esgota nele mesmo, mas se estende quando relacionado com outros. As atividades propostas levam os educandos a refletir sobre a intertextualidade quanto ao tema, estrutura, aos personagens, ao ambiente, s aes e maneira de veicular a informao.

14

D sua opinio
As atividades propostas na seo D sua opinio visam desenvolver a competncia argumentativa dos alunos, porque, aps diversas interaes com os colegas e com o professor, ouvindo as diversas opinies e/ou lendo textos que abordam um mesmo assunto com pontos de vista divergentes, eles tero melhores condies de julgamento, formando, a partir da, sua prpria opinio. Tais atividades, relativas ao desenvolvimento da competncia argumentativa, presentes em todos os volumes da Coleo, esto organizadas em conformidade com a faixa etria dos alunos, que tero inmeras oportunidades de argumentar sobre assuntos diversos; e o professor, mediador do processo de aprendizagem, dever orient-los a utilizar de modo adequado os argumentos com os respectivos marcadores lingusticos. Embora iniciada de forma simples e natural nos primeiros volumes, essa capacidade vai evoluindo aos poucos para propostas mais desafiantes, com tcnicas mais complexas de argumentao.

PROJETO
Trabalhar com projetos significa propor um conjunto de situaes contextualizadas de ensino-aprendizagem que sero elaboradas num processo coletivo, envolvendo alunos e professor. Os projetos tm a inteno de colocar os alunos em contato com prticas da lngua oral e escrita amparadas por propsitos sociais definidos e com interlocutores reais, previamente determinados. Ler, escrever, falar e escutar ganham dimenso prtica, com objetivos imediatos, tendo em vista o objetivo final. Dizendo de outra forma, o trabalho com projetos possibilita situaes de produo em que os contextos diferem daqueles do cotidiano escolar. Durante a execuo dos projetos propostos nesta Coleo, os alunos desempenharo uma srie de atividades que os levaro elaborao de um produto final, previamente conhecido como, por exemplo, um recital, um livro de receitas, uma exposio, um seminrio, entre outros. Ser a partir do que se pretende como produto final que as etapas e as atividades devem ser planejadas. A finalidade de cada projeto ser compartilhada entre os alunos e o professor planejar situaes de ensino-aprendizagem para apoi-los no enfrentamento dos desafios que cada tarefa colocar. Transpor essas dificuldades significar o sucesso do empreendimento e tambm a construo dos novos conhecimentos. As atividades nas quais os alunos estaro envolvidos colocaro em jogo contedos funcionais e significativos e propiciaro timos momentos de autonomia e de dependncia do grupo; de liberdade e de sociabilidade. Ao criar na sala de aula diversas situaes organizadas em forma de projeto, pretendemos fazer com que os alunos pensem em temas importantes, construam suas prprias estratgias de estudo e pesquisa, reflitam e indaguem a atualidade e a vida dentro e fora da escola. Alm disso, acreditamos estar estimulando competncias essenciais como: aprender a planejar, colaborar, administrar o tempo, lidar com os imprevistos e as incertezas, dialogar, debater, argumentar, aprender a ouvir os outros, comparar diferentes pontos de vista, construir individual e coletivamente o conhecimento e expor o prprio saber. Veja, no Apndice, os projetos sugeridos para este volume.

15

CRITRIOS DE AVALIAO DO RENDIMENTO ESCOLAR


Ao avaliar o rendimento escolar do aluno, o professor deve levar em considerao dois critrios bsicos: a avaliao da aprendizagem de acordo com os objetivos estabelecidos em seu plano de curso, e a autoavaliao do seu trabalho por meio das respostas dos alunos. Uma vez que o conhecimento uma construo humana gradual, em que, a partir de um determinado conhecimento, outros vo se somando paulatinamente, cada aluno se apropriar dos contedos estudados de acordo com seu ritmo pessoal, passando por assimilao e acomodao. Assim, ele trabalha e reelabora as informaes recebidas de forma progressiva e crescente; por isso necessrio considerar, na avaliao, o processo do rendimento escolar e no o produto. Por meio do erro do aluno pode-se chegar a, pelo menos, duas consideraes: em primeiro lugar, indicar o que ele j assimilou e o que ainda falta assimilar. Em segundo, com essa informao, o professor pode descobrir se a tcnica por ele utilizada atingiu ou no os objetivos propostos no seu planejamento. Analisar, ento, se precisar modificar suas aes pedaggicas a fim de melhor adequ-las para que haja uma aprendizagem efetiva e eficaz. A avaliao do rendimento escolar, assim, em vez de ser um procedimento excludente ou um instrumento de penalizao do aluno, contribuir no s para o aperfeioamento do processo ensino-aprendizagem pelo professor, mas tambm para a conscientizao desse mesmo processo por parte do aluno. preciso, antes de tudo, avaliar e valorizar os progressos, os avanos e as conquistas do aluno em termos de aprendizagem, e no se apegar de modo exagerado ao que ele ainda no aprendeu. Esse tipo de avaliao constitui um importante fator de crescimento mtuo, porque, alm de desenvolver a autocrtica tanto no aluno quanto no professor, estimula ambos a buscar solues para as dificuldades encontradas.

16

PLANO DE CURSO
VOLUME

Unidade 1
Contedo Textos Poema visual

Objetivos
Compreender o poema por meio da leitura e identificar os recursos grficos que o compem. Identificar caractersticas de um poema. Identificar a impresso que a disposio das palavras no poema provoca no leitor. Localizar informaes no texto. Criar um ttulo.

Atividades
Leitura silenciosa do poema e identificao dos recursos grficos que o compem. Identificao das caractersticas de um poema. Identificao dos efeitos provocados pela disposio das palavras no poema. Localizao de informaes no texto. Questo opinativa sobre o significado da palavra vida que aparece no poema. Criao de um ttulo para o poema. Percepo de que poemas cinticos so para ser lidos e no ouvidos. Inferncia de significado da onomatopeia que aparece no texto.

As estrelas

Perceber que poemas cinticos so para ser lidos e no ouvidos, pois as palavras e as frases s ganham sentido quando vistas. Inferir sobre o significado de detalhes do poema. Identificar o significado de uma onomatopeia. Inferir sobre o significado da palavra vida no poema.

Produo
Ler um texto, cuja forma e contedo objetivam ativar a imaginao e a sensibilidade dos alunos. Leitura de um texto com o objetivo de ativar a imaginao e sensibilidade dos alunos.

17

Listar conselhos que dariam s pessoas para viver melhor o dia-a-dia. Escrever a lista de conselhos dentro de uma forma coerente com o tema, escolha do aluno.

Discusso com o colega sobre a lista de conselhos que devero fazer. Escrita da lista no rascunho. Escolha da forma para delimitar a listagem. Leitura, reviso e refao da lista dentro da forma escolhida, em letra legvel.

S para lembrar Encontros voclicos: ditongo, tritongo e hiato

Rever o conceito de encontro voclico. Reconhecer, em um poema, palavras com encontro voclico. Separar slabas de palavras que apresentam encontros voclicos. Identificar e classificar os encontros voclicos em palavras com mais de uma slaba. Aplicar, em frases, palavras que apresentam ditongo, tritongo ou hiato.

Leitura silenciosa de poema. Identificao de palavras com encontros voclicos em um poema. Aplicao, em frases, de palavras que apresentam ditongo, tritongo ou hiato. Classificao dos encontros voclicos em palavras com mais de uma slaba. Separao de slabas das palavras que apresentam encontros voclicos. Identificao de ditongo, tritongo e hiato em palavras.

Gramtica Acentuao de palavras paroxtonas terminadas em ditongo e terminadas em i(s), us, um(uns), o(s), (s)

Identificar ditongo em palavras. Rever noo de tonicidade. Perceber que as palavras paroxtonas terminadas em ditongo so acentuadas. Acentuar corretamente palavras paroxtonas terminadas em ditongo. Perceber que todas as palavras paroxtonas terminadas em i(s), us, um(uns), o(s), (s) so acentuadas. Justificar a acentuao das palavras paroxtonas de acordo com as regras focadas nesta seo.

Leitura de lista de palavras e identificao dos ditongos nessas palavras. Cpia e acentuao de palavras paroxtonas que apresentam ditongo. Classificao de palavras terminadas em i(s), us, um(uns), o(s), (s) quanto tonicidade e acentuao grfica. Justificativa de acentuao das palavras paroxtonas.

18

Com que letra? Palavras que causam dvidas

Perceber a grafia de algumas palavras e expresses que podem causar dvidas quanto a serem escritas junto ou separado. Escrever corretamente palavras e expresses que podem ser escritas junto ou separado. Formar expresses com a palavra por.

Unidade 2
Contedo Texto Os direitos dos pais

Leitura de um bilhete e identificao das palavras e expresses que podem causar dvidas na grafia. Classificao de palavras em dois grupos: Uma s palavra e Mais de uma palavra. Complementao de frases com palavras que se escrevem junto ou separado. Formao de expresses com a palavra por.

Objetivos

Atividades
Leitura silenciosa do texto. Compreenso da inteno do autor ao dividir o texto em artigos. Emisso de opinio pessoal sobre direitos e deveres de pais e filhos apontados no texto. Localizao de informaes no texto. Estabelecimento de relao da forma e do contedo de outro trecho de texto com o texto principal. Emisso de opinio sobre as preferncias dos jovens da poca atual. Reflexo e emisso de opinio sobre a participao solidria dos jovens em geral e de si prprio como membros da famlia.

Compreender as ideias do texto por meio da leitura silenciosa. Perceber a estrutura do texto. Inferir a ideia principal do texto. Compreender o significado da palavra artigo. Opinar sobre direitos e deveres de pais e filhos. Relacionar as preferncias dos jovens indicadas no texto escrito em 1989 com as da poca atual. Refletir sobre a participao solidria dos jovens e de si prprio como membros da famlia.

As palavras no dicionrio

Identificar uma pgina de dicionrio.

Identificao de uma pgina de dicionrio. Compreenso da disposio das palavras em ordem alfabtica. Identificao da funo das duas palavras que aparecem no alto da pgina do dicionrio.

19

Perceber a disposio das palavras em ordem alfabtica. Entender a funo das duas palavras que aparecem no alto da pgina do dicionrio. Compreender a organizao dos verbetes no dicionrio: abreviaturas e definies. Conhecer algumas abreviaturas comuns encontradas no dicionrio. Compreender que o verbete apresenta os vrios significados de uma palavra.

Compreenso da organizao dos verbetes no dicionrio. Leitura de algumas abreviaturas encontradas no dicionrio. Identificao dos diferentes significados que uma palavra tem, dependendo do contexto em que aplicada.

Produo
Listar direitos e deveres do aluno para um bom desempenho escolar. Discusso com os colegas e professor sobre direitos e deveres do aluno. Registro na lousa dos direitos e deveres escolhidos pela turma. Cpia dos direitos e deveres do aluno em forma de lista. Cpia da lista dos direitos e deveres em folha de papel pardo. Exposio do trabalho no mural da classe.

Gramtica Dgrafo

Compreender o conceito de dgrafo. Reconhecer dgrafos que ficam na mesma slaba e dgrafos que ficam em slabas separadas. Reconhecer dgrafo nasal.

Leitura em voz alta de palavras observando o som produzido pelas letras em destaque. Identificao de palavras que tm dgrafo. Separao de slaba de palavras que tm dgrafos e classificao dessas palavras em dois grupos: Dgrafos na mesma slaba e Dgrafos em slabas separadas. Leitura de palavras com dgrafo nasal. Identificao de palavras com dgrafo nasal.

20

S para lembrar Encontro consonantal

Rever o conceito de encontro consonantal. Reconhecer e classificar encontros consonantais que ficam em slabas separadas e encontros consonantais que ficam na mesma slaba.

Leitura em voz alta de palavras por meio da observao da pronncia dos encontros consonantais destacados. Classificao de palavras em dois grupos: Encontro consonantal na mesma slaba e Encontro consonantal em slabas separadas.

Com que letra? Consoante no acompanhada de vogal

Perceber a existncia de palavras que so escritas com consoantes no acompanhadas de vogal. Separar corretamente as palavras comeadas por consoantes no acompanhadas de vogal.

Unidade 3
Contedo Texto Socoooorro! Tem uma bruxa na minha janela!

Complementao de palavras com as consoantes b, c, p e g. Separao dessas palavras em slabas. Complementao de uma cruzadinha com palavras que apresentam o aspecto ortogrfico em estudo.

Objetivos
Compreender as ideias do texto por meio da leitura silenciosa. Perceber que o narrador do texto observador. Perceber o tipo de linguagem usada no texto. Inferir sobre a inteno do autor na escolha do apelido para o personagem principal do texto e na indicao desse apelido logo no comeo da histria. Relacionar a histria com um ditado popular. Compreender o recurso grfico usado pelo autor na escrita da palavra socoooorro. Reconhecer o emprego significativo e original das expresses sair ventando, corre-que-corre, tranca-que-tranca e fecha-que-fecha na construo do texto. Opinar sobre o final do texto.

Atividades
Compreenso das ideias do texto por meio da leitura silenciosa. Percepo do tipo de narrador do texto. Identificao do tipo de linguagem usada no texto. Questo opinativa sobre o apelido do personagem principal do texto. Escolha do ditado popular que combina com o assunto do texto. Percepo dos sentidos gerados pelo recurso grfico da palavra socoooorro. Explorao do emprego significativo das expresses sair ventando, corre-que-corre, tranca-que-tranca, fecha-que-fecha na construo do texto. Questo opinativa sobre o final da histria.

21

Produo Histria que combine com o ditado popular Quem conta um conto, aumenta um ponto.

Criar uma histria para posterior anlise e aperfeioamento da produo na unidade 14.

Criao de uma histria que combine com o ditado popular Quem conta um conto, aumenta um ponto a partir da sugesto de um comeo dado. Leitura, reviso e refao de histria. Entrega das produes para posterior anlise e aperfeioamento.

Gramtica Acentuao de palavras oxtonas

Rever noo de tonicidade. Perceber que as palavras oxtonas terminadas em a(s), e(s), o(s) e em(ns) so acentuadas. Acentuar as palavras oxtonas e explicar por que devem ser acentuadas. Reconhecer palavras que foram acentuadas em desacordo com as regras. Perceber que palavras oxtonas terminadas em u no so acentuadas. Concluir que se acentua a vogal u dos hiatos quando formarem slabas sozinhas no final de uma palavra.

Ordenao de slabas para formar palavras oxtonas. Classificao dessas palavras em dois grupos: Palavras oxtonas acentuadas e Palavras oxtonas no acentuadas. Acentuao das palavras oxtonas. Justificativa da acentuao de algumas palavras oxtonas. Escrita da regra de acentuao das palavras oxtonas. Leitura de um anncio de polpa de frutas. Reconhecimento de palavras acentuadas incorretamente. Percepo de que palavras oxtonas como peru, caju no so acentuadas, e ba, Graja so acentuadas.

Com que letra? Som do s

Identificar o som do s durante a leitura em voz alta de determinadas palavras. Perceber que o som /s/ pode ser representado por diferentes letras: s, ss, , x, sc, xc, c, s. Perceber que palavras da mesma famlia das palavras escritas com s, ss, , x, sc, xc, c, s mantm as mesmas letras.

Leitura em voz alta de palavras para identificao do som do s presente nessas palavras. Identificao das letras que podem representar o som /s/. Complementao de frases com palavras da mesma famlia das indicadas e que apresentam o som /s/.

22

Unidade 4
Contedo Texto Cartaz

Objetivos
Perceber a funo e as caractersticas de um cartaz. Identificar a finalidade do cartaz em estudo. Estabelecer relao entre a frase e a imagem do cartaz. Opinar e argumentar sobre questes a respeito do tema.

Atividades
Leitura silenciosa do cartaz. Discusso com o professor e os colegas sobre a funo e as caractersticas do cartaz e o objetivo do cartaz em estudo. Estabelecimento da relao entre as imagens e o texto do cartaz. Identificao dos recursos usados para a transmisso do apelo contra o desmatamento. Manifestao de opinies sobre o tema e a estrutura do cartaz.

Com que letra? Uso de por que, porque, por qu e porqu

Compreender os usos de por que, porque, por qu e porqu. Escrever corretamente essas palavras.

Leitura de histria em quadrinhos por meio da observao das palavras destacadas. Leitura de quadro explicativo sobre o uso das palavras em estudo. Complementao de frases com por que, porque, por qu e porqu. Criao de respostas adequadas s perguntas iniciadas com por que. Criao de perguntas que estejam de acordo com as respostas iniciadas com porque.

S para lembrar Gnero do substantivo

Rever o conceito de substantivo e de gnero do substantivo. Mudar o gnero do substantivo em texto.

Classificao de palavras em substantivo masculino e substantivo feminino por meio do uso dos artigos. Leitura e escrita de texto modificando o gnero do substantivo. Classificao de substantivos em masculino e feminino. Escrita de texto, mudando o gnero dos substantivos.

23

Gramtica Gnero do substantivo

Compreender o conceito de substantivos epicenos, comuns de dois gneros e sobrecomuns. Classificar substantivos quanto aos gneros em estudo.

Compreenso do conceito de gnero dos substantivos epicenos, comuns de dois gneros e sobrecomuns. Identificao e classificao do gnero dos substantivos.

Produo Criao de cartaz

Ler cartazes produzidos por alunos que participaram do Programa Atitude. Perceber a estrutura desse gnero textual. Produzir cartazes para serem expostos na escola.

Leitura de cartazes criados por alunos que participaram do Programa Atitude. Confeco de cartaz segundo as caractersticas desse gnero. Exposio dos cartazes na escola.

Unidade 5
Contedo Textos O casaro da esquina

Objetivos
Antecipar o tipo de texto que ser lido por meio de pistas dadas. Compreender o comeo e o meio da histria pela leitura silenciosa do aluno. Hipotetizar o final da histria. Ler o texto para confirmar ou refutar as hipteses sobre o final da histria. Localizar informaes no texto.

Atividades
Antecipao do tipo de texto por meio de pistas dadas. Leitura silenciosa do texto. Discusso com o professor e os colegas para inferncia do final da histria. Leitura do final da histria para confirmao ou refutao das hipteses levantadas sobre ele. Localizao de informaes.

Uma histria de assombrao

Perceber os elementos que do suspense ao texto. Identificar as palavras usadas para dar o clima de terror histria. Perceber os recursos usados para transmitir as emoes dos personagens do texto.

Percepo dos elementos que do suspense ao texto. Identificao do vocabulrio usado no texto. Manifestao de opinio sobre partes do texto.

24

Compreender que finais inesperados fazem com que as histrias fiquem mais interessantes. Localizar informaes no texto. Reconhecer o uso das reticncias.

Resposta com justificativa pergunta final do texto Uma histria de assombrao. Localizao de informaes no texto. Reconhecimento do uso das reticncias.

Gramtica Uso da vrgula

Rever conceito de vrgula. Compreender o uso da vrgula no vocativo. Empregar corretamente a vrgula nos vocativos.

Leitura de tirinhas. Compreenso do uso da vrgula no vocativo. Identificao dos vocativos em frases. Complementao de frases com palavras que indicam com quem se est falando. Leitura de piada. Emprego da vrgula em piada.

S para lembrar Adjetivos

Rever o conceito de adjetivo. Identificar, em texto, os adjetivos que se referem aos substantivos. Refletir sobre o efeito da descrio minuciosa dos elementos do texto no imaginrio do leitor.

Leitura silenciosa de um texto. Escrita de adjetivos referentes aos substantivos do texto. Questes que levam reflexo sobre o efeito da descrio minuciosa dos elementos do texto no imaginrio do leitor.

Com que letra? Palavras com sc, s e xc

Perceber que palavras so escritas com sc quando acompanhadas das vogais e, i, e com s quando acompanhadas de a, o. Perceber que, na diviso silbica, os dgrafos sc, s e xc ficam em slabas separadas.

Complementao de palavras com sc, s. Separao de slabas de palavras com o aspecto ortogrfico em estudo. Registro em ordem alfabtica de palavras com o aspecto ortogrfico em estudo.

25

Produo Histria de terror

Criar uma histria de terror com o vocabulrio adequado a esse tipo de texto.

Unidade 6
Contedo Textos A lanterna

Criao de uma histria de terror usando o vocabulrio adequado para produo de clima que inspire medo. Leitura, reviso e prova escrita da histria. Socializao de leitura interclasses.

Objetivos
Reconhecer a importncia da forma como se conta a histria para transmitir emoes ao leitor, tais como a seleo do narrador e a adequao da linguagem ao tipo de narrador escolhido. Perceber a inteno do autor ao escolher uma criana como narradora do texto. Relacionar a fala do narrador linguagem e pontuao usadas no texto. Reconhecer uma forma nova de pontuao para marcar a fala do personagem. Reconhecer a importncia de adequar a linguagem emoo que se deseja provocar e s circunstncias de comunicao. Perceber que a palavra legal tem mais de um significado (polissemia).

Atividades
Leitura silenciosa do texto. Identificao do narrador e da linguagem usada no texto. Percepo da importncia da adequao da linguagem para provocar, no leitor, a emoo que se deseja. Escrita de trechos do texto empregando o travesso para indicar a fala dos personagens. Escrita do ltimo pargrafo do texto substituindo a palavra e por pontos finais. Leitura do verbete legal. Escrita de frases substituindo a palavra legal por outras que no alterem o sentido original.

Candidatos a detetive

Identificar elementos do texto que atribuem humor a ele. Ler o texto para perceber a pontuao de dilogo. Perceber palavras que passam a emoo dos personagens. Compreender o significado da expresso acertar na mosca e de outras expresses idiomticas.

Identificao do humor presente no texto por meio da leitura silenciosa. Questes sobre a pontuao de dilogo. Compreenso da expresso acertar na mosca. Percepo do significado de algumas expresses idiomticas.

26

Gramtica Interjeio

Conhecer as principais interjeies. Perceber a funo das interjeies em textos. Identificar a pontuao usada nas interjeies. Compreender o que as interjeies expressam. Empregar corretamente as interjeies.

Leitura de uma tira com interjeies. Escrita das emoes que essas interjeies expressam na histria. Leitura de quadro com as principais interjeies. Observao da pontuao que acompanha as interjeies. Complementao de bales de fala com interjeies. Identificao dos sentimentos que as interjeies usadas exprimem. Escrita de frases, substituindo expresses em destaque por interjeies.

S para lembrar Pontuao

Perceber a fala do narrador em texto sem pontuao e sem pargrafos.

Leitura de piadas. Escrita das piadas separando a fala do narrador da fala dos personagens, usando a pontuao adequada e elaborando pargrafos. Pesquisa de piadas. Escrita da piada escolhida. Reviso do texto e verificao do uso adequado da pontuao, dos pargrafos e dos verbos, como falou, contou, cochichou, disse, ordenou, explicou, retrucou, confessou, para anunciar a fala dos personagens.

Produo Escrita de uma piada

Ouvir uma piada e escrev-la, usando pontuao adequada, pargrafos e verbos, como falou, contou, cochichou, disse, ordenou, explicou, retrucou, confessou, para anunciar a fala dos personagens.

Com que letra? Palavras terminadas em so e zo

Perceber que as palavras terminadas em so e zo tm o mesmo som. Concluir que muitas palavras terminadas em zo esto no aumentativo. Concluir que palavras que tm s na ltima slaba fazem aumentativo em so.

Leitura e classificao de palavras em dois grupos: Palavras terminadas em so e Palavras terminadas em zo. Identificao das palavras desses grupos que esto no grau aumentativo. Questo que leva concluso de que palavras que tm s na ltima slaba fazem aumentativo em so.

27

Unidade 7
Contedo Texto A ltima vontade do rei Hibban

Objetivos
Antecipar o tema do texto por meio da leitura de fatos que marcaram a histria antiga. Opinar sobre os fatos narrados. Compreender o texto por meio da leitura silenciosa. Identificar os personagens do texto. Atribuir significado a palavras com os sufixos -in e -im. Inferir informaes do texto. Refletir sobre a linguagem e a estrutura do texto.

Atividades
Observao de fotos de grandes soberanos que marcaram a histria antiga e leitura de fatos relacionados a eles. Manifestao de opinio sobre os fatos narrados. Leitura silenciosa do texto. Identificao dos personagens do texto. Atribuio de significado a palavras com os sufixos -in e -im.

Gramtica Adjetivo ptrio

Compreender o conceito de adjetivo ptrio. Relacionar corretamente adjetivos ptrios aos respectivos estados brasileiros. Identificar os adjetivos ptrios relacionados a cada estado brasileiro.

Identificao do adjetivo ptrio usado na fala do rei Hibban. Leitura dos adjetivos ptrios relacionados a cada estado brasileiro. Escrita de frases substituindo o nome do estado pelo respectivo adjetivo ptrio. Complementao de frases com adjetivos ptrios.

Com que letra? Palavras terminadas em eza e esa

Identificar a origem dos substantivos terminados em eza. Transformar adjetivos em substantivos. Perceber que as palavras que indicam lugar de origem e ttulos de nobreza terminam em esa. Concluir a regra de palavras terminadas em eza e esa.

Escrita de adjetivos que se referem aos substantivos terminados em eza. Transformao de adjetivos em substantivos. Leitura de palavras terminadas em esa e classificao dessas palavras em dois grupos: Indicam lugar de origem e Indicam ttulos de nobreza. Complementao da regra para a grafia de palavras terminadas em eza e esa.

28

S para lembrar Narrador em 1 . pessoa e narrador em 3 . pessoa

Perceber que, quando o narrador personagem, o texto narrado em 1 . pessoa. Perceber que, quando o narrador observador dos fatos, o texto narrado em 3 . pessoa.

Leitura de texto narrado em 3 . pessoa. Refao do texto em 1 . pessoa.

Produo Refao de histria em 1 . pessoa

Escrever a histria A ltima vontade do rei Hibban em 1 . pessoa, a partir de um comeo dado, tendo como narrador-personagem o secretrio Salim Sady. Criar um destino para o secretrio Salim Sady, depois da morte do rei Hibban.

Unidade 8
Contedo Texto A raposa e a cegonha

Leitura do comeo da histria, tendo como narrador-personagem o secretrio Salim Sady. Continuao da histria em 1 . pessoa e criao de um destino para o secretrio do rei. Leitura, reviso e refao do texto com letra legvel. Exposio dos trabalhos no mural da classe.

Objetivos
Rever conceitos de fbula. Perceber a diagramao da fbula na pgina do livro. Compreender a fbula e sua moral por meio da leitura silenciosa. Identificar as caractersticas dos personagens da fbula. Relacionar os fatos das histrias com situaes do cotidiano. Perceber os sentimentos dos personagens revelados na fbula. Associar animais a algumas caractersticas.

Atividades
Conversa sobre fbulas. Leitura silenciosa da fbula. Discusso com o professor e os colegas sobre as caractersticas emocionais dos personagens da fbula, relacionando-as com caractersticas prprias dos seres humanos. Interpretao da moral da fbula. Questes sobre o ambiente onde acontece a histria e sobre os sentimentos dos personagens. Percepo da situao-problema da fbula. Escrita de nomes de animais que poderiam representar caractersticas como esperteza, fidelidade, teimosia, inocncia, lentido, rapidez.

29

Produo Criar uma fbula

Criar uma fbula e escolher uma moral entre outras sugeridas. Ler a fbula para a classe.

Criao de uma fbula, em dupla, e escolha de uma moral entre algumas sugeridas. Leitura da fbula para a classe.

Gramtica Preposio

Compreender o conceito de preposio. Criar frases utilizando corretamente as preposies. Completar frases com preposies e perceber a mudana de sentido. Compreender como so formadas as contraes. Completar frases com contraes ou combinaes.

Leitura e refao de texto complementando-o com as preposies que estavam faltando. Leitura do quadro de preposies. Complementao de frases com preposies e percepo de mudana de sentido. Criao de frases com preposies. Leitura de texto para observar a contrao do. Leitura de quadros com contraes. Complementao de frases com contraes ou combinaes.

Com que letra? Palavras terminadas em ansa e ana

Perceber que palavras terminadas em ansa e ana tm o mesmo som. Concluir que existem poucas palavras terminadas em ansa. Escrever corretamente palavras terminadas em ansa e ana. Reconhecer que a famlia de palavras escritas com ansa segue a mesma regra ortogrfica.

Indicao oral de palavras terminadas em -ansa e -ana. Cpia da lousa de palavras terminadas em ansa e ana nos quadros indicados. Percepo de que coluna de palavras terminadas em ansa no foi acrescida nenhuma outra. Concluso do aluno da existncia de poucas palavras terminadas em ansa. Todas as demais tm a terminao ana. Cpia de palavras, substituindo as por s ou . Complementao de frases com palavras da mesma famlia das que so escritas com ansa.

30

Unidade 9
Contedo Texto O prncipe desencantado

Objetivos
Compreender as ideias do texto por meio da leitura silenciosa. Reconhecer que esse texto uma pardia do conto A Bela Adormecida. Estabelecer comparao entre as princesas dos contos tradicionais e a princesa da histria em estudo. Perceber a importncia da escolha das palavras para dar humor ao texto. Inferir as ideias do texto e opinar sobre elas. Explicar o ttulo do texto. Compreender o sentido das reticncias no texto.

Atividades
Leitura silenciosa do texto. Reconhecimento de que o texto em estudo uma pardia do conto A Bela Adormecida. Comparao das princesas dos contos tradicionais com a princesa da histria em estudo. Inferncia e manifestao de opinies sobre as ideias do texto. Explicao do ttulo do texto. Explorao do sentido que pode ser atribudo ao uso das reticncias que aparecem no texto.

Produo Criar uma pardia

Criar uma pardia da histria Os trs porquinhos; os porquinhos sero os viles e o lobo, a vtima. Ler o cartaz proposto e us-lo como ponto de apoio para a criao da histria.

Leitura do cartaz proposto. Criao de pardia com o ttulo A verdadeira histria dos trs porquinhos. Leitura, reviso e nova escrita do texto.

Gramtica Locuo adjetiva

Perceber a funo das locues adjetivas nos textos. Identificar a diferena entre adjetivo e locuo adjetiva. Compreender o conceito de locuo adjetiva. Conhecer algumas locues adjetivas. Empregar corretamente locues adjetivas.

Leitura de texto por meio da observao das palavras em destaque. Cpia das palavras do texto classificando-as em dois grupos: retngulos verdes (uma s palavra) e retngulos amarelos (mais de uma palavra). Reconhecimento de que as palavras dos retngulos verdes so adjetivos e as dos retngulos amarelos, locues adjetivas. Leitura do conceito de locuo adjetiva.

31

Escrita de adjetivos e de locues adjetivas para caracterizao de substantivos. Leitura de algumas locues adjetivas. Escrita de locues adjetivas de acordo com os substantivos dados. Refao de manchetes substituindo as locues adjetivas por adjetivos correspondentes. Identificao de adjetivos e locues adjetivas em texto de propaganda.

Com que letra? Palavras com x e ch

Unidade 1 0
Contedo Texto Biografia de Mauricio de Sousa

Perceber que o x, em algumas palavras, tem o mesmo som de ch. Identificar que o x tem som de z. Pensar em palavras iniciadas por ex + vogal e por ez + vogal. Completar palavras com ditongo. Concluir que no existem palavras comeadas com ez. Concluir que, geralmente, depois de ditongo se usa x. Pesquisar em dicionrio palavras comeadas com me + ch e com me + x. Concluir que existem poucas palavras com me + ch. A maioria escrita com me + x.

Leitura de palavras cujo x tem som de z. Cpia de palavras em duas colunas: Palavras iniciadas por ex + vogal e Palavras iniciadas por ez + vogal . Concluso de que no existem palavras comeadas por ez + vogal. Complementao de palavras com ditongo. Pesquisa em dicionrio de palavras comeadas por me + x e me + ch e cpia de algumas dessas palavras.

Objetivos

Atividades
Discusso sobre o que uma biografia. Leitura silenciosa sobre a biografia de Mauricio de Sousa. Complementao de um quadro de datas e acontecimentos da vida do biografado.

Discutir sobre o que uma biografia. Conhecer o tipo de informao que estrutura uma biografia. Relacionar datas a acontecimentos.

32

Identificar o autor do texto. Perceber onde so encontrados esse tipo de texto. Refletir sobre a importncia de precisar as informaes de uma biografia.

Questes sobre o narrador da biografia. Questo sobre a importncia de que as informaes contidas nesse tipo de texto sejam precisas e detalhadas.

S para lembrar Grau do adjetivo

Rever o conceito de grau do adjetivo. Usar o grau comparativo de igualdade, de superioridade ou de inferioridade do adjetivo. Usar corretamente as formas especiais do grau comparativo de superioridade e de inferioridade melhor (do) que, pior (do) que, menor (do) que e maior (do) que.

Leitura de histria em quadrinhos cujas palavras foram usadas para indicar que o adjetivo interessante est no grau comparativo. Leitura do quadro que sintetiza o uso do grau comparativo. Escrita de frases que apresentem adjetivos em destaque no grau comparativo de igualdade, de superioridade e de inferioridade. Escrita de frases usando o grau comparativo de superioridade e de inferioridade melhor (do) que, pior (do) que, menor (do) que, maior (do) que. Leitura de anncios. Leitura e anlise das duas formas do grau superlativo: o analtico e o sinttico. Reconhecimento da intensidade do adjetivo no grau superlativo absoluto sinttico nos textos. Leitura de alguns superlativos absolutos sintticos. Formao de adjetivos no grau superlativo absoluto sinttico. Reescrita de bilhetes com a passagem dos adjetivos para o grau superlativo absoluto sinttico.

Gramtica Grau do adjetivo Superlativo

Perceber a diferena entre o superlativo absoluto analtico e o superlativo absoluto sinttico. Conhecer alguns superlativos absolutos sintticos. Reconhecer a diferena de sentidos na aplicao do grau superlativo absoluto analtico e do grau superlativo absoluto sinttico.

Com que letra? Palavras terminadas em ice e isse.

Levar os alunos a conclurem que as palavras terminadas em isse so verbos e que a maioria das palavras terminadas em ice so substantivos.

Leitura e classificao de palavras em dois grupos: substantivo e verbo. Identificao da classe gramatical a que pertencem as palavras terminadas em ice e isse.

33

Complementao da regra que indica a grafia das palavras que apresentam o aspecto ortogrfico em estudo. Leitura de uma tira. Avaliao sobre a grafia correta do verbo. Escrita de palavras substituindo a por ice ou isse. Complementao de frases com verbos terminados por isse.

Produo Escrever uma biografia

Escrever a biografia de uma personalidade de destaque, observando o roteiro de dados que devem fazer parte da estrutura desse tipo de texto.

Unidade 11
Contedo Textos Piercing, sim! Piercing, no!

Escolha de uma pessoa que tenha se destacado na sociedade. Produo de um texto sobre a vida dessa pessoa, observando o roteiro de dados e a sequncia temporal dos fatos. Produo de um livro de biografias para ser doado biblioteca da escola.

Objetivos

Atividades
Discusso sobre o uso do piercing. Compreenso da inteno dos autores dos textos por meio da leitura silenciosa. Identificao, com cores, dos pargrafos que introduzem o assunto; apresentam opinio a favor ou contra o piercing; apresentam argumentos que justificam a opinio dos autores; apresentam uma concluso dos autores sobre o assunto. Compreenso da importncia de substituir a palavra piercing por outras que no alteram o seu significado no texto.

Perceber que a inteno dos autores dos textos convencer algum a modificar comportamentos. Identificar que no texto 1 o autor a favor do uso do piercing e que o autor do texto 2 contra o uso. Identificar os pargrafos que introduzem o assunto; apresentam opinio contra ou a favor do piercing; apresentam argumentos que justificam a opinio dos autores; apresentam uma concluso dos autores sobre o assunto. Identificar as palavras que foram usadas para evitar a repetio do termo piercing.

34

Identificar os argumentos utilizados pelos autores em cada texto. Identificar as palavras usadas para contrapor ou concluir as ideias. Opinar sobre a eficcia dos pontos de vista colocados nos textos. Defender um ponto de vista prprio a respeito do assunto abordado nos textos.

Escrita de dois argumentos que foram usados nos textos para defender o ponto de vista dos autores. Identificao das palavras usadas para concluir ou contrapor as ideias dos autores nos textos. Emisso de opinio sobre os pontos de vista colocados nos textos e defesa do prprio ponto de vista. Leitura de um texto. Identificao das palavras que indicam como os personagens realizaram as aes. Relao das palavras do texto que indicam as circunstncias das aes verbais. Leitura da classificao dos advrbios. Complementao de frases com advrbios. Identificao dos verbos a que os advrbios se referem.

Gramtica Advrbio

Compreender o conceito de advrbio. Perceber a funo dos advrbios em textos. Conhecer alguns advrbios. Classificar os advrbios. Empregar advrbios em texto e em frases. Identificar em frases o verbo a que o advrbio se refere.

Com que letra? Emprego das palavras h e a

Perceber que a palavra h um verbo e pode ser substituda em frases pelo verbo fazer. Perceber que, em alguns casos, a palavra a uma preposio. Empregar corretamente as palavras h e a. Ler uma sequncia de pargrafos que pertencem a dois textos diferentes. Identificar os argumentos pertencentes a cada texto. Reconstituir cada texto de opinio intitulado: Ser que a televiso influencia negativamente as crianas?. Escrever um texto de opinio sobre o mesmo tema.

Leitura das palavras h (verbo) e a (preposio) em frases. Complementao de frases com as palavras em estudo. Escrita de frases utilizando a forma verbal h.

Produo Escrita de texto de opinio

Leitura de oito frases inseridas fora da sequncia lgica das ideias, que pertencem a dois textos diferentes. Identificao dos argumentos pertinentes a cada texto. Recorte dos pargrafos e reconstituio dos textos intitulados: Ser que a televiso influencia negativamente as crianas?. Escrita de um texto de opinio sobre o mesmo tema.

35

Unidade 12
Contedo Texto Dinossauros

Objetivos

Atividades
Leitura silenciosa do texto. Questes sobre a compreenso global do texto. Interpretao das imagens e grficos apresentados sobre cada animal em estudo. Escrita do significado dos nomes dos dinossauros em estudo. Identificao dos dinossauros herbvoros. Identificao das palavras que foram usadas para substituir o substantivo dinossauro atribuindo conciso e coeso ao texto. Percepo de que a substituio de palavras pode acrescentar novas informaes sobre os animais em questo. Pesquisa de informaes sobre um animal. Leitura de um texto informativo. Observao da linguagem e da pontuao que caracterizam esse tipo de texto. Escrita de um texto informativo sobre o animal pesquisado. Reviso do texto para verificar se h palavras repetidas. Exposio do trabalho em mural fora da sala de aula.

Compreender a estrutura de um texto informativo. Interpretar imagens e grficos. Perceber que as legendas so tambm fonte de informaes. Relacionar os nomes dos dinossauros em estudo aos seus significados. Identificar os dinossauros herbvoros. Perceber as palavras que foram usadas para substituir o substantivo dinossauro atribuindo conciso e coeso ao texto. Perceber que a substituio de palavras pode acrescentar novas informaes sobre os animais em questo. Pesquisar informaes sobre um animal. Ler um texto informativo observando e discutindo o processo de conciso e coeso da linguagem e a pontuao desse tipo de texto. Escrever um texto informativo sobre esse animal. Revisar o texto para verificar se h palavras repetidas e substitu-las. Expor o trabalho em um mural fora da sala de aula.

Produo Pesquisa de informaes sobre um animal

Com que letra? Emprego das palavras mas e mais

Perceber que a palavra mas d ideia de oposio, e a palavra mais d ideia de acrscimo, intensidade. Empregar corretamente as palavras mas e mais.

Leitura de ttulos de notcias com as palavras mas e mais. Complementao de frases com as palavras em estudo. Escrita de frases substituindo as palavras em estudo pelos respectivos sinnimos. Escrita de duas frases para o colega completar com as palavras mas e mais.

36

Gramtica Locuo adverbial

Compreender o conceito de locuo adverbial. Conhecer algumas locues adverbiais. Perceber a diferena entre advrbios e locues adverbiais. Identificar os verbos a que se referem algumas locues adverbiais. Empregar locues adverbiais. Distinguir advrbios de locues adverbiais. Substituir advrbios por locues adverbiais.

Leitura de uma legenda com a palavra observou. Expresso oral de palavras que indicam as circunstncias em que pode ocorrer a ao de observar. Registro dessas palavras na lousa. Complementao de uma frase escolhendo palavras listadas na lousa. Leitura de algumas circunstncias em que pode ocorrer a ao de correr. Leitura da definio de locuo adverbial. Leitura do quadro de locues adverbiais. Escrita de trs advrbios e trs locues adverbiais que indiquem as circunstncias para as aes verbais comer, dormir e cantar. Leitura de um texto com locues adverbiais destacadas. Cpia dessas locues adverbiais e escrita dos verbos a que elas se referem.

S para lembrar Pronome pessoal de tratamento

Rever o conceito de pronome pessoal de tratamento. Perceber a funo dos pronomes pessoais de tratamento. Conhecer os pronomes pessoais de tratamento e suas respectivas abreviaturas. Empregar corretamente os pronomes pessoais de tratamento.

Unidade 13
Contedo Textos Duras de matar

Leitura de piada com bales de fala. Identificao do pronome pessoal de tratamento no texto. Leitura da definio dos pronomes pessoais de tratamento. Identificao dos pronomes pessoais de tratamento e suas respectivas abreviaturas. Complementao de frases com pronomes pessoais de tratamento.

Objetivos

Atividades
Observao de imagem e discusso com o professor e os colegas sobre a impresso causada por ela.

Motivar os alunos para o tema da unidade por meio de imagem que cause estranhamento.

37

Socializar as impresses causadas pela imagem e as informaes que os alunos tm sobre o tema. Ler o texto buscando uma informao especfica. Identificar os recursos usados para evitar a repetio da palavra barata. Perceber os recursos de linguagem usados para passar informaes sobre o funcionamento do corpo da barata e seus mecanismos de defesa. Identificar a onomatopeia do texto e o que ela representa.

Socializao das informaes da turma sobre o tema. Leitura silenciosa do texto por meio da busca da resposta questo Por que a barata quase indestrutvel?. Escrita de palavras desconhecidas e pesquisa de seus significados no dicionrio, para registro. Busca, no texto, dos nomes usados para a substituio da palavra barata e o porqu do uso deles. Reflexo sobre a escolha da linguagem e sobre o modo de os autores construrem o texto.

Tanque de guerra

Compreender as informaes por meio da leitura dos textos e das imagens. Perceber que o texto traz informaes de forma sinttica e objetiva.

Localizao de informaes no texto. Identificao da onomatopeia usada no texto e registro de seu significado. Discusso com o professor e os colegas sobre o infogrfico. Resposta a questes sobre as informaes contidas no texto.

Produo Texto informativo

Criar um texto informativo sobre a resistncia das baratas, usando diferentes palavras e expresses para ligar as informaes e evitar a repetio delas.

Criao de um texto informativo sobre a resistncia das baratas, usando palavras como uma vantagem desse inseto, outra vantagem, mas no s isso, alm disso, como se no bastasse. Leitura e reviso do texto observando as palavras repetidas.

Com que letra? Emprego das palavras (para) trs, atrs e traz.

Perceber que a palavra traz uma forma verbal empregada no tempo presente e que as palavras trs e atrs so advrbios de lugar. Empregar corretamente as palavras em estudo.

Leitura de texto com as palavras em estudo. Percepo do significado das palavras em estudo. Complementao de frases com as palavras traz, atrs e (para) trs.

38

Gramtica Pronomes demonstrativos e possessivos

Compreender o conceito de pronomes demonstrativos e de pronomes possessivos. Desenvolver a habilidade de empregar corretamente pronomes demonstrativos e pronomes possessivos. Reconhecer pronomes possessivos, demonstrativos e pessoais do caso reto no texto.

Unidade 14
Contedo Textos Comportamentos imprprios mesa

Leitura de uma tira. Compreenso do conceito gramatical de pronome demonstrativo. Leitura do quadro com pronomes demonstrativos. Complementao de falas em bales com pronomes demonstrativos. Leitura de uma tira. Compreenso do conceito gramatical de pronome possessivo. Leitura do quadro de pronomes possessivos. Identificao, em texto, de pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos. Escrita de frases usando os pronomes minha, nossos, seu, suas. Identificar pronomes possessivos, demonstrativos e pessoais do caso reto em um texto.

Objetivos

Atividades
Leitura silenciosa do texto. Identificao dos hbitos comuns entre pessoas que viveram por volta de 1470. Percepo de que os hbitos de higiene e as boas maneiras so modificados de acordo com a mentalidade das pessoas em cada poca. Comparao dos hbitos de higiene e das boas maneiras de pessoas que viveram por volta de 1470 com os de hoje. Localizao de informaes no texto.

Compreender o texto por meio da leitura silenciosa. Identificar hbitos mesa comuns entre pessoas que viveram por volta de 1470. Perceber que os hbitos de higiene e as boas maneiras se modificam de acordo com a mentalidade das pessoas em cada poca. Comparar os hbitos de higiene e as boas maneiras de pessoas que viveram por volta de 1470 com os de hoje. Perceber a estrutura social da poca de Leonardo da Vinci por meio da leitura do texto.

39

Saco plstico distribudo na campanha de preservao da natureza

Perceber a importncia de preservar a natureza. Discutir formas de preservar a natureza. Estabelecer relao entre a campanha de preservao da natureza e o saco plstico distribudo nessa campanha. Deduzir o significado das expresses de duplo sentido contidas na frase principal do texto. Identificar os rgos governamentais que patrocinaram a campanha de preservao da natureza. Reler o texto criado na unidade 3 e aprimor-lo por meio de nova escrita. Perceber a importncia de ler, reler e escrever de novo os textos criados.

Leitura silenciosa do texto seguida de discusso oral sobre o tema. Estabelecimento de relao entre a campanha de preservao da natureza e o saco plstico distribudo nessa campanha. Deduo do significado das expresses de duplo sentido da frase principal do texto. Identificao dos rgos governamentais que patrocinaram a campanha de preservao da natureza.

Produo Refao da histria criada na unidade 3

Releitura do texto criado na unidade 3. Anlise, reviso e nova escrita do texto. Verificao se, na histria criada, os personagens aumentaram o fato contado no incio da histria.

S para lembrar Verbo no infinitivo e conjugao verbal

Classificar os verbos destacados no texto quanto conjugao e identificar os que esto no infinitivo. Rever verbos no infinitivo e a terminao dos verbos de 1 ., 2 .e 3 . conjugaes. Compreender o que indicam os verbos nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo. Conhecer o paradigma de conjugao dos verbos no modo indicativo, em todos os tempos verbais. Identificar o tempo e o modo dos verbos destacados no texto. Empregar corretamente os verbos no texto com coeso e coerncia.

Complementao de quadro com verbos de 1 ., 2 . e 3 . conjugaes retirados de um texto. Escrita dos verbos que esto no infinitivo.

Gramtica Tempos, modos e conjugaes dos verbos

Definio do que indicam os verbos nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo. Leitura do quadro com a conjugao dos verbos no modo indicativo, em todos os tempos verbais. Identificao dos verbos destacados no texto. Complementao de texto com verbos que lhe atribuam coeso e coerncia.

40

seno

Com que letra? Emprego das palavras se no e

Unidade 15
Contedo Texto Como dizer eu gosto de voc

Perceber a diferena da grafia das palavras em estudo. Identificar o sentido em que as palavras em estudo so usadas. Empregar corretamente as palavras em estudo.

Leitura de uma tira com as palavras em estudo e percepo do sentido em que elas so usadas. Complementao e formao de frases com as palavras em estudo.

Objetivos

Atividades
Leitura silenciosa do texto. Identificao do narrador do texto por meio das formas verbais empregadas. Escrita do primeiro pargrafo na 1 . pessoa. Identificao dos sentimentos dos personagens revelados no texto. Questes sobre as duas formas de indicar a fala dos personagens que aparecem no texto: as aspas e o travesso. Questes sobre a adequao da linguagem informal usada pelos personagens do texto.

Compreender as ideias do texto por meio da leitura silenciosa. Perceber, por meio dos verbos empregados na 3 . pessoa, que o narrador do texto observador dos fatos. Escrever um pargrafo do texto com verbos na 1 . pessoa. Identificar os sentimentos dos personagens revelados no texto. Compreender que as aspas e o travesso podem indicar a fala dos personagens. Perceber a adequao da linguagem informal ao tipo de texto e situao de comunicao.

S para lembrar Uso da pontuao

Perceber a importncia dos sinais de pontuao para organizar, dar sentido ao texto e facilitar sua leitura. Empregar corretamente os sinais de pontuao, organizando os textos para facilitar sua leitura e compreenso dos sentidos que se quer atribuir.

Leitura de um convite sem sinais de pontuao. Discusso sobre a importncia do uso dos sinais de pontuao em textos. Emprego dos sinais de pontuao e organizao dos textos propostos, propiciando diferentes interpretaces.

bem/bom

Com que letra? Emprego das palavras mal/mau,

Identificar o significado das palavras mal /mau e a classe gramatical a que pertencem.

Leitura da definio das palavras mal e mau.

41

Identificar o antnimo das palavras mal /mau. Empregar corretamente as palavras em estudo. Reconhecer e empregar o plural das palavras mau e bom.

Escrita de frases substituindo as palavras mal /bem por antnimos. Complementao de frases com as palavras mal ou mau, bem ou bom. Escrita de frases empregando o plural das palavras bom e mau.

Gramtica Verbo Modo subjuntivo

Recordar que o modo subjuntivo indica dvida. Identificar a terminao dos verbos no modo subjuntivo nos tempos presente, pretrito imperfeito e futuro. Empregar corretamente os verbos do modo subjuntivo nos tempos pedidos.

Leitura de uma tira. Complementao de frase e verificao de que o modo subjuntivo indica dvida. Leitura de quadro com verbos no modo subjuntivo, nos tempos presente, pretrito imperfeito e futuro. Leitura de tira. Escrita da fala do segundo balo com o verbo acreditar no futuro do pretrito do indicativo e com o verbo dizer no pretrito imperfeito do subjuntivo. Escrita de frases com verbos no futuro do subjuntivo, passando esses verbos para o pretrito imperfeito do subjuntivo. Complementao de texto empregando verbos no pretrito imperfeito do subjuntivo. Complementao de frases com verbos no futuro do subjuntivo. Leitura de tira. Escrita das falas dos personagens no plural.

Produo Continuar uma histria

Criar o desenvolvimento e a finalizao de uma histria a partir de um comeo proposto no livro.

Leitura do comeo de uma histria intitulada Bilhetinho cor-de-rosa. Produo de um texto, em duplas, dando continuidade a essa histria.

42

Unidade 16
Contedo Texto Tela de Norman Rockwell: A descoberta

Objetivos

Atividades
Observao de uma tela. Questo opinativa sobre o significado do ttulo da tela. Inferncia sobre o ambiente da cena e o perodo do dia em que ela acontece. Identificao de detalhes na cena.

Inferir o significado do ttulo atribudo tela. Perceber o sentimento expresso no rosto do menino. Identificar o ambiente retratado. Inferir sobre o perodo do dia em que a cena se passa. Identificar detalhes na cena.

Gramtica Verbo Modo imperativo

Recordar que o modo imperativo indica ordem, pedido, conselho. Identificar a terminao do modo imperativo afirmativo e negativo. Identificar verbos no modo imperativo. Empregar o modo imperativo em frases. Reconhecer a funo dos verbos imperativos em textos.

Leitura de uma tira. Reconhecimento do verbo na fala do personagem e o que esse verbo indica quanto ao modo. Leitura de frases. Cpia dos verbos que esto no modo imperativo. Leitura de quadro de verbos no modo imperativo afirmativo e negativo. Identificao em cartazes dos verbos no modo imperativo. Formao de frases que apresentem verbos no modo imperativo. Criao de avisos usando os verbos no modo imperativo. Comparao de dois anncios. Questo opinativa sobre o efeito que o verbo no modo imperativo causa no leitor.

Com que letra? Verbos terminados em m e eem

Perceber as mudanas que sofrem os verbos ler, ver, crer, dar, ter e vir, quando passados para o plural. Identificar a diferena de sentido dos verbos ver e vir.

Leitura de frases com os verbos ler, ver, crer e dar no singular e no plural. Cpia e classificao das frases em singular e plural. Observao das mudanas sofridas pelos verbos quando passados para o plural.

43

Complementao de frases com verbos terminados em m e eem. Leitura de frases e observao da acentuao do verbo ter no singular e no plural. Identificao dos verbos ver e vir em frases. Formao de frases com os verbos ver e vir no singular e no plural.

Produo Livro de memrias da turma

Relatar experincias vividas durante o ano na escola.

Escrita de um texto relatando as experincias vividas durante o ano: os melhores e os piores momentos; quem foram seus melhores amigos e parceiros nos trabalhos; as atividades mais interessantes; do que vai sentir saudade; onde pretende estudar no prximo ano. Leitura, reviso e refao do texto. Montagem de um livro intitulado Livro de memrias da turma.

S para lembrar Repetio de palavras

Perceber a importncia de evitar a repetio desnecessria de palavras em textos. Perceber a funcionalidade da repetio de palavras em textos. Identificar com qual objetivo as palavras foram repetidas no texto.

Identificao de palavras repetidas desnecessariamente no texto. Escrita de texto substituindo palavras repetidas por pronomes e outras palavras textualmente equivalentes. Identificao de palavras repetidas no texto e a funcionalidade dessa repetio.

44

Unidade 5

APNDICE

PROJETO

Livro com histrias de suspense


O objetivo deste projeto levar os alunos a usar o que aprenderam com os textos da Unidade 5 para escrever suas prprias histrias de medo e suspense. As produes sero reunidas em um livro para ser doado biblioteca. Informe turma que o trabalho ser desenvolvido nas seguintes etapas: I Produo dos textos II Montagem do livro III Divulgao do livro IV Avaliao

I. Etapas para a produo dos textos

1. Formao das duplas de trabalho


Sugerimos que as produes sejam feitas em duplas e que as parcerias sejam definidas por voc, professor. Para formar as duplas, considere o que conhece sobre as competncias de seus alunos e as afinidades entre eles.

2. Planejamento da histria
Converse com os alunos sobre a importncia de planejarem a histria oralmente antes de iniciarem a produo escrita. Se achar conveniente, sugira algumas situaes para o desenvolvimento da histria. Sugestes: Meninos se perdem na floresta e so obrigados a dormir em uma cabana abandonada. Famlia volta de um passeio noite e o carro enguia em frente do cemitrio. Uma criana vai passar o final de semana na casa de um amigo e descobre que os pais dele so bruxos. Dois amigos se perdem da turma em uma excurso ao museu. De repente, entram em uma sala de mmias e elas no parecem estar mortas.

45

Instigue seus alunos a sugerirem outras situaes. O importante lev-los a verbalizar algumas ideias, motivando-os para a produo. Pea s duplas que criem a histria oralmente. Lembre a classe de que o objetivo dessas histrias causar medo e suspense nos futuros leitores. Transcreva as questes abaixo na lousa. Elas devero ser discutidas entre as duplas, em voz baixa. Quando e onde a histria acontece? Quem so os personagens? O que vai acontecer de assustador? Que sentimento o fato despertou em determinado personagem? Qual a reao desse personagem? Como ser criado o clima de tenso? O que acontecer no final da histria? O prximo passo ser pedir s duplas que faam um pequeno roteiro do que iro contar. Com ele, ser mais fcil imaginar os detalhes do ambiente em que se passar a histria, as caractersticas dos personagens, as reaes que tero e os sentimentos que experimentaro durante o desenrolar dos acontecimentos.

3. Escrita do rascunho
Os integrantes das duplas devero decidir quem ficar encarregado de registrar a histria. Chame a ateno para o fato de que, na hora de escrever, preciso escolher bem as palavras para criar uma histria de suspense e emoo.

4. Reviso do texto
Esse um momento de grande importncia no processo de produo e pode durar vrios dias. Comente com a classe que at mesmo autores consagrados revisam e refazem muitas vezes seus textos at considerarem o trabalho concludo. Pea que leiam e releiam o texto produzido para verificar se: a ordem dos acontecimentos d clareza histria. os fatos foram narrados com detalhes, de forma a prender a ateno do leitor. os acontecimentos da histria levam o leitor a imaginar que vai acontecer algo que acaba no acontecendo, quebrando a sua expectativa. a pontuao usada consegue passar emoes como: medo, susto, raiva, hesitao etc. o ttulo da histria est adequado. preciso consultar o dicionrio para rever a grafia de alguma palavra. Se achar conveniente, amplie a reviso, promovendo a troca de textos entre as duplas. Cada dupla l a histria de outra e faz comentrios: se faltou alguma informao, se todas as situaes ficaram claras, se possvel acrescentar algum detalhe etc.

5. Passar a produo a limpo


Distribua folhas de papel para que todas as duplas passem as histrias a limpo. Cada dupla dever decidir quem ficar encarregado dessa tarefa. Nesse momento, muito importante que os

46

alunos fiquem atentos organizao do texto no papel e letra que deve ser legvel para que os futuros leitores no tenham dificuldade em ler. Se os alunos desejarem, podem ilustrar a histria. Chame a ateno das duplas para que no esqueam de escrever o nome dos autores da histria.

II. Etapas para a montagem do livro

1. Organizao do sumrio
Discuta com a turma qual a melhor sequncia para apresentar as histrias no livro: por ordem alfabtica de ttulos, por temas ou por tamanho. Registre na lousa o nome de todas as histrias, na ordem em que vo aparecer no livro. Com a turma, eleja os alunos que ficaro encarregados de montar o livro, de numerar as pginas e de fazer o sumrio, colocando, ao lado dos ttulos, o nmero da pgina em que cada histria se inicia.

2. Confeco da capa
A capa pode ser feita com cartolina cortada no tamanho adequado. Decida com a classe quem ficar encarregado de ilustr-la, de escrever o ttulo e o nome da turma responsvel pelo livro. importante lembrar que as cores, a ilustrao e o ttulo devem combinar com as histrias que fazem parte do livro.

3. Montagem do livro
Rena as folhas, a capa e grampeie, montando o livro. Tudo pronto, ser o momento de do-lo biblioteca da escola. Informe os alunos de que precisam combinar quem sero os encarregados de fazer a doao em nome da turma e o que esses colegas devero dizer bibliotecria. Conduza a discusso de forma a abordar os seguintes itens: o motivo da presena deles na biblioteca. como foi realizada a produo. o porqu da doao do livro biblioteca.

III. Etapa para a divulgao do livro


Os alunos podero elaborar cartazes informando que o livro se encontra disposio na biblioteca. Lembre-os de como devem ser os cartazes para chamar a ateno dos leitores: mensagem curta, escrita em letras grandes e com ilustrao atraente.

IV. Etapa de avaliao


Terminada a etapa final, seja o mediador de uma sesso de avaliao. Essa pode ser uma excelente oportunidade para questionar os alunos sobre tudo o que foi realizado, se ficaram satisfeitos, se poderia ser feita mais alguma coisa que no foi planejada etc. Instigue seus alunos a comentar: o que acharam de fazer esse trabalho. se os textos lidos nessa unidade deram pistas sobre a forma de produzir emoes no leitor. quais so os textos mais interessantes que compem o livro. Pea que justifiquem o motivo da preferncia. se, na opinio deles, outras turmas iro se interessar pelo livro que produziram.

47

Unidade 1 0

PROJETO

Seminrio e livro de biografias


Este projeto deve partir do que os alunos aprenderam com o estudo da biografia de Mauricio de Sousa e lev-los a produzir outras biografias com base em uma lista de personalidades previamente escolhidas. Na data combinada, as equipes apresentaro as biografias para a turma em um seminrio. Em seguida, todas as produes devero ser reunidas em um livro para ser doado biblioteca. Informe classe que o trabalho ser desenvolvido nas seguintes etapas: I Pesquisa II Produo dos textos III Montagem do livro IV Apresentao do seminrio V Avaliao

I. Etapas para o trabalho de pesquisa

1. Formao das equipes


A turma dever ser dividida em cinco equipes. Cada equipe ir escolher uma personalidade para pesquisar e conhecer mais sobre sua vida. Para formar as equipes, considere o que conhece sobre as competncias de seus alunos e as afinidades entre eles. Se achar conveniente, proponha s equipes que escolham entre as seguintes personalidades:

Equipe 1

Ana Maria Machado

Manoel Pires

/Folha Imagem

Patrcia Santo

s/Folha Imagem

ou

48

Carlos Drummond de Andrade

Luciana Whitaker/Folha

Imagem

Equipe 4

Equipe 3

Equipe 2

c. 1906. Fundao San

tros-Dumont, RJ

Tarsila do Amaral

ou

Betinho

Santos Dumont

ou

ou

Leonardo da Vinci
Folha Imagem

Ayrton Senna

Anita Malfatti

Bel Pedrosa/Fo

lha Imagem

Em Nouveau Larrousse Illustr. Paris, Librairie Larousse

49

Equipe 5
a Imagem

Arquivo O Dia

/Editora Abril

Frederico Rozrio/Folh

Tom Jobim

ou

Vinicius de Moraes

2. Socializao dos conhecimentos


provvel que os alunos j saibam alguma coisa a respeito da vida da pessoa sobre a qual escrevero a biografia. Pea-lhes que troquem informaes. Ser uma tima oportunidade de aprenderem uns com os outros.

3. Pesquisa sobre a vida da personalidade escolhida


Escolhidas as personalidades, ter incio a pesquisa sobre a vida delas. Pea aos alunos que tragam para a sala de aula todo o material que conseguirem sobre o biografado. Sugira que visitem a biblioteca da escola e, se possvel, uma biblioteca pblica, para terem acesso a mais enciclopdias, revistas e livros. A internet poder ser tambm uma grande aliada nessa atividade de pesquisa. Pea que registrem as informaes que considerarem mais relevantes.

II. Etapa para a produo dos textos

1. Seleo de informaes
Combine com a turma o dia em que as equipes devero se reunir para fazer a seleo dos fatos e das realizaes mais importantes da vida da pessoa que est sendo biografada. Nesse dia, a equipe dever reler todas as informaes coletadas e selecionar as que faro parte da biografia.

2. Escrita do texto
As equipes devero combinar quais alunos ficaro encarregados de reunir as informaes, de dit-las e de escrev-las. importante que as biografias sejam escritas pelos alunos. Informe-os de que no vale copiar trechos de livros, jornais ou revistas, e pea que no se esqueam de que estaro escrevendo sobre a vida de algum. Desse modo, devem usar verbos na 3 . pessoa e pronomes como: ele, ela, seu, sua, dele, dela, lo, la, o, a, lhe.

50

Transcreva para a lousa os itens abaixo. Eles ajudaro as equipes a produzirem as biografias, mantendo a estrutura desse tipo de texto: a) nome completo do biografado. b) local e data do nascimento dessa pessoa. c) data de falecimento (quando for o caso). d) principal ocupao. e) onde morou a maior parte da vida. f) principais fatos da sua vida e realizaes.

3. Reviso da produo
Esse momento de grande importncia no processo de produo e pode durar alguns dias. Lembre aos alunos que at autores consagrados revisam e refazem vrias vezes seus textos at considerarem o trabalho concludo. Reproduza o roteiro abaixo e distribua-o para as equipes. Pea que leiam e releiam a biografia para verificar alguns aspectos da avaliao. ROTEIRO DE AVALIAO a) Foram includos no texto os fatos e realizaes mais importantes da personalidade biografada? b) H alguma informao que deve ser includa? c) H alguma informao que deve ser excluda? d) Os verbos e os pronomes referentes 3 . pessoa foram empregados de maneira adequada? e) As formas verbais indicam que os fatos narrados j aconteceram? f) H dvida na escrita de alguma palavra? Nesse caso, devem consultar o dicionrio.

4. Escrita definitiva do texto


Distribua folhas de papel para que um dos integrantes de cada equipe passe a biografia a limpo, em letra legvel. importante que os alunos no se esqueam de colocar o nome dos integrantes da equipe.

III. Etapas para a montagem do livro

1. Organizao do sumrio
Discuta a melhor sequncia para as biografias serem apresentadas no livro: ordem alfabtica, profisso dos biografados ou poca em que viveram. Registre na lousa a sequncia escolhida. Com os alunos, eleja quem ficar encarregado de montar o livro, numerar as pginas e fazer o sumrio.

2. Confeco da capa
A capa poder ser feita com cartolina cortada no tamanho adequado. A classe precisar eleger quem ficar encarregado de ilustr-la, de escrever o ttulo e o nome da turma que produziu o livro.

3. Montagem do livro
Rena as folhas, a capa e grampeie, montando o livro. Depois da montagem, o livro dever ser doado biblioteca da escola. A turma dever escolher quais alunos sero encarregados de fazer a entrega em nome de todos e o que esses colegas devero dizer bibliotecria. Conduza a discusso de forma a abordar os seguintes itens:

51

esclarecer o motivo pelo qual esto na biblioteca. contar resumidamente como foi realizada a produo das biografias. explicar por que resolveram doar o livro biblioteca.

IV. etapas para o trabalho de apresentao do seminrio

1. Planejamento da apresentao
Informe os alunos de que cada equipe ter 10 minutos para apresentar s demais equipes os fatos e realizaes mais importantes da personalidade biografada. No dia combinado, importante que os grupos releiam a biografia que produziram, selecionem o que considerarem mais importante contar e dividam, entre os participantes do grupo, as informaes que sero apresentadas. Esclarea que ser preciso estudar o texto para no esquecer nenhuma informao importante. Sugira que consigam fotos da pessoa biografada, de suas realizaes (letras de msica, poemas, pinturas etc.). A apresentao desse material deixar o seminrio mais interessante.

2. Ensaio da apresentao
Combine com os alunos o dia, o horrio e o local do ensaio. Nesse momento, sero bem-vindos os comentrios e as dicas sobre os pontos a serem considerados numa apresentao (tom de voz e ritmo adequados, postura etc.). Lembre a turma da importncia de olhar o pblico e, caso necessitem segurar o texto, mant-lo abaixo do rosto.

3. Apresentao do seminrio
Marque o dia do seminrio. Informe que, durante a apresentao, importante ouvir com ateno a exposio oral de cada equipe. Para divulgar que o livro se encontra disposio na biblioteca, os alunos podero elaborar cartazes com uma mensagem curta, escrita em letras grandes e coloridas e com destaque para o nome dos biografados.

V. Etapa de avaliao
Professor, mesmo que durante o projeto voc tenha feito interferncias, sempre bom que ao final alinhave e costure tudo, ou seja, que faa um fechamento, lembrando quais eram os interesses iniciais, as propostas de aes e os resultados obtidos. fundamental traar esse quadro com a trajetria do trabalho, dando aos alunos a oportunidade de rever a sequncia de fatos e acontecimentos, para auxili-los na memorizao e na compreenso de tudo o que foi vivenciado no perodo em que realizaram o projeto. Instigue seus alunos a comentar: se gostaram de realizar o trabalho e por qu. o que aprenderam com esse projeto. qual das personalidades biografadas teve a vida mais interessante e por qu. se acham que o livro poder servir de consulta para alunos de outros anos.

52

Unidade 14
Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci nasceu em 1452, em Vinci, uma pequena cidade italiana. Nessa poca, comeava a se intensificar na Europa a produo artstica e cientfica. Esse perodo foi chamado de Renascimento. Alm de grande pintor, Leonardo tambm foi arquiteto, msico, escultor, cientista, inventor e matemtico. Projetou igrejas, pontes e at cidades inteiras. Da Vinci era grande observador da natureza e amante da cincia. Tudo o que descobria, usava em suas pinturas. Pintava como ningum plantas e montanhas; at as asas dos anjos que pintava eram baseadas em seus conhecimentos cientficos sobre os pssaros. Aos vinte anos, Leonardo da Vinci j era conhecido pela beleza e pelo realismo de suas obras de arte. Sua genialidade, no entanto, foi muito alm dos quadros que pintou.* Dedicou-se tambm a projetar objetos variados, como tanques e canhes de guerra, barcos, submarinos, paraquedas, bombas e prensas hidrulicas, pontes mveis, fornos, teares e escavadeiras. Desenvolveu teorias sobre a possibilidade de voo de aparelhos mais pesados que o ar e desenhou projetos de hlices para helicpteros. Tudo porque acreditava que o homem podia voar. A maioria de suas criaes era to adiantada para a poca em que viveu que s pde ser aproveitada muito tempo depois de sua morte, que ocorreu em 2 de maio de 1519. Leonardo da Vinci encanta no s pela beleza de suas obras mas tambm pela sua insacivel curiosidade em entender o mundo ao seu redor. Ele no se contentava em ver uma flor; queria entend-la. Por estar sempre querendo descobrir, o artista e cientista deixou inacabados inmeros projetos. Mesmo assim, ele considerado um dos grandes gnios, no s do perodo da Renascena mas de toda a histria.

* Como anatomista, preocupou-se com os sistemas internos do corpo humano; como artista, interessou-se pelos detalhes externos da forma humana.

53

BIBLIOGRAFIA

ABREU, Antonio Surez. A arte de argumentar: gerenciando razo e emoo. Cotia, Ateli Editorial, 2006. ALLIENDE, F . G. e CONDEMARIN, G. Leitura teoria, avaliao e desenvolvimento. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1987. ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Campinas, Ars Potica, 1994. ANTUNES, Irand. Aula de portugus: encontro e interao. So Paulo, Parbola, 2003. . Muito alm da gramtica. So Paulo, Parbola Editorial, 2007. BAGNO, Marcos. A lngua de Eullia. So Paulo, Contexto, 2000. . Nada na lngua por acaso por uma pedagogia da variao lingustica. So Paulo, Parbola Editorial, 2007. BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. So Paulo, Cultrix, 1964. BORGES, Tereza Maria Machado. Ensinando a ler sem silabar. So Paulo, Papirus, 1998. CAGLIARI, Lus Carlos. Alfabetizao e lingustica. So Paulo, Scipione, 1989. CALKINS, L. C. A arte de ensinar a escrever. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1989. CAMARGO, Jos Eduardo e SOARES, L. O Brasil das placas Viagem por um pas ao p da letra. So Paulo, Panda Books, 2007. CAMPUS, Anna. Propostas didticas para aprender a escrever. Porto Alegre, Artmed, 2006. CASTORINA, J. A. Psicologia gentica. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1988. CASTRO, A. D. Piaget e didtica: ensaios. So Paulo, Saraiva, 1974. CHARTIER, Anne-Marie. Ler e escrever entrando no mundo da escrita. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1996. COLOMER, Tereza e CAMPOS, Ana. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Porto Alegre, Artes Mdicas, 2002. CONDEMARIN, Mabel e CHADWICK, Mariana. A escrita criativa e formal. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1987. CUNHA, M. A. Versiani. Didtica fundamental na teoria de Piaget; a nova metodologia que veio revolucionar o ensino. Rio de Janeiro, Forense, 1980. DAVIS, C. e OLIVEIRA, Z. de. Psicologia na educao. So Paulo, Cortez, 1991. DOLLE, J. M. Para compreender Jean Piaget. Rio de Janeiro, Guanabara, 1987. FERREIRO, Emlia e PALACIO, Margarita Gomes. Os processos de leitura. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1987. FERREIRO, Emlia e TEBEROSKY, Ana. Psicognese da lngua escrita. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1985. FREIRE, Madalena. A paixo de conhecer o mundo. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1993. FREIRE, Paulo. Educao e mudana. So Paulo, Paz e Terra, 2007.

54

FULGNCIO, Lcia. Como facilitar a leitura. So Paulo, Contexto, 1992. GANCHO, Cndida Vilares. Como analisar narrativas. So Paulo, tica, 1991. GANDIN, Danilo. Planejamento como prtica educativa. So Paulo, Loyola. GROSSI, Esther Pillar e BORDIN, Jussara (org.). Paixo de aprender. Petrpolis, Vozes, 1993. INHELDER, B.; BOVET, B. e SINCLAIR, H. Aprendizagem e estrutura do conhecimento. So Paulo, Saraiva, 1977. INOSTROZA, G. C. e JOLIBERT, J. Aprender a formar crianas leitoras e escritoras. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1998. JOLIBERT, Josette e colaboradores. Formando crianas produtoras de textos. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1994. JOLIBERT, Josette e JACOB, Jeannette. Alm dos muros da escola. Porto Alegre, Artes Mdicas, 2006. KATO, Mary A. No mundo da escrita uma perspectiva psicolingustica. So Paulo, tica, 1987. KAUFMAN, Ana Maria e RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, leitura e produo de textos. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1995. KLEIMANN, Angela. Oficinas de leitura. So Paulo, Pontes, 1998. . Texto e o leitor: aspectos cognitivos da leitura. So Paulo, Pontes, 2000. KOCH, Ingedore G. Villaa. Argumentao e linguagem. So Paulo, Cortez, 1996. KOCH, Ingedore G. V. e TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerncia textual. So Paulo, Contexto, 1991. LEITE, L. B. (org.). Piaget e a escola de Genebra. So Paulo, Cortez, 1987. LEMLE, Miriam. Guia terico do alfabetizador. So Paulo, tica, 1987. LIMA, Lauro de Oliveira. A construo do homem segundo Piaget. So Paulo, Summus, 1984. LUFT, Celso Pedro. Lngua e liberdade. So Paulo, tica, 2000. LURIA, A. R. Pensamento e linguagem. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1987. MACEDO, Lino de. Ensaios construtivistas. So Paulo, Casa do Psiclogo, 1994. MARCUSCHI, Luiz Antnio. Da fala para a escrita Atividades de retextualizao. So Paulo, Cortez, 2007. ____________. Fenmenos da linguagem Reflexes semnticas e discursivas. Rio de Janeiro, Lucerna, 2007. MEC MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO. Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia, 1996. . Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil. Verso preliminar. Braslia, 1998. MOOL, Jaqueline. Alfabetizao possvel. Porto Alegre, Meditao, 1996. MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. So Paulo, tica, 1998. MORAIS, Artur Gomes de (org.). O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte, Autntica Editora, 2000.

55

NASPOLINI, Ana Tereza. Leitura e produo escrita. So Paulo, FTD, 1996. NOGUEIRA, Ana Lcia H. e outras. A linguagem e o outro no espao escolar. Campinas, Papirus, 1995. NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das mltiplas inteligncias. So Paulo, rica, 2001. ORLANDI, Eni. Discurso e leitura. So Paulo, Cortez, 1988. PACHECO, Agnelo de Carvalho e LEME, Maria Fernanda. Tpicos de linguagem. So Paulo, Atual, 1989. PERROTA, Cludia; MRTZ, Laura e MASINI, Lcia. Histrias de contar e de escrever. So Paulo, Summus Editorial, 1994. PIAGET, Jean e INHELDER, B. A psicologia da criana. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1989. SCHMIDT, Siegfried. Lingustica e teoria do texto. So Paulo, Pioneira, 1978. SEBER, Maria da Glria. A escrita infantil. So Paulo, Scipione, 1997. . Piaget o dilogo com a criana e o desenvolvimento do raciocnio. So Paulo, Scipione, 1997. SMITH, F . Compreendendo a leitura. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1989. SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. So Paulo, tica, 1991. SOL, Isabel. Estratgias de leitura. So Paulo, Artes Mdicas, 1996. TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz. Reflexes sobre o ensino da leitura e da escrita. Rio de Janeiro, Vozes, 1993. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramtica e interao. So Paulo, Cortez, 1995. VYGOTSKY, L. S.; A formao social da mente. So Paulo, Martins Fontes, 1989. . Pensamento e linguagem. So Paulo, Martins Fontes, 1993. VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. e LONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. So Paulo, cone, 1988. XAVIER, Maria Luiza M. e DALLA ZEN, Maria Isabel H. Ensino de lngua materna, cadernos 3. Porto Alegre, Mediaes, 1998. ZORZI, Jaime Luiz. Aprender a escrever. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1998. ZUNINO, Dlia Lerner e PIZANI, Alcia Palacios. A aprendizagem da lngua escrita na escola. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1995.

56

Impresso no Parque Grco da Editora FTD Avenida Antonio Bardella, 300 Fones: (0-XX-11) 6412-1905 e (0-XX-11) 6412-8099 07220-020 GUARULHOS (SP)

Вам также может понравиться