Вы находитесь на странице: 1из 6

Voz Encantadora (2 pontos) Exista algo em sua voz que os outros simplesmente no conseguem ignorar.

Quando voc d ordens, eles se encolhem. Quando seduz, eles se desmancham. Seja trovejante, gentil, persuasiva ou simplesmente ao conversar, sua voz chama a ateno. As dificuldades de todos os testes que envolvam o uso da voz para persuadir, enfeitiar, comandar ou intimidar so diminudas em dois pontos.

Atributos picos
Fora pica
Salto Santo
Apenas personagens cujas Ddivas incluem a Esfera Cu tm mais liberdade de burlar as leis da fsica. Simplesmente ter Fora pica permite que um Heru faa saltos prodigiosos que deixam os mortais boquiabertos em contemplao. Por exemplo, se um Heru tem Fora 5, Atlticos 3 e Fora pica 3, ele pode saltar a 12 m para cima e 24 m para frente (vide Mover, pag. 138). Este Truque, porm, dobra as distncias de salto verticais e horizontais. Com ele, o anteriormente mencionado personagem poderia saltar 24 m para cima (do cho a um prdio de quase sete andares, por exemplo) ou 48 m para frente num simples impulso.

Destreza pica
Graa Felina
Este Truque imbui um Heru com a incrvel habilidade de permanecer de p apesar do terreno traioeiro ou das melhores tentativas de um inimigo derrub-lo. Por exemplo, um personagem com este Truque nunca sofre derrubada (vide pag. 152) de um ataque. O jogador nem precisa rolar. O personagem ainda sofre o dano, mas continua de p. Alm disso, um personagem com este Talento ignora toda penalidade de dificuldade baseadas em apoios instveis e terreno traioeiro. Ele ainda sofre penalidades de velocidade por se mover em gua at o joelho ou lama, mas sua quantidade de dados por aes feitas em tais terrenos no sofre penalidades.

Vigor pico
Auto-Cura
O jogador do Heru gasta um ponto de Lenda para reparar um nvel de dano. Este dano pode ser contusivo ou letal, e a cura acontece instantaneamente deixando uma cicatriz (dano agravado est alm do poder deste Truque). Herus que estejam interessados em construir sua reputao espalhando suas lendas rapidamente consideram este Truque uma das ferramentas mais eficazes para faz-lo, pois cortes, laceraes ou buracos de bala somem perante os olhos dos observa-dores perplexos.

Carisma pico
Olhar da Serpente
Quando o Heru gasta um ponto de Lenda, a pessoa com quem ele est tentando afetar trava os olhos com ela e incapaz de se distrair. Para propsitos de combate, a vtima deixada Inativa at que o Heru rompa o contato visual. O Heru ainda pode agir, mas ele deve fazer uma segunda ao para isso, pois manter contato visual uma ao sem dados (como resultado, ele sofre uma penalidade -2 para qualquer outra ao que ele faa). Este Truque funciona igualmente bem se a Aparncia pica do Heru envolve beleza ou seu oposto. Personagens com Lenda menor so incapazes de quebrar o olhar do Heru por si s, mas aqueles com um nvel igual ou maior de Lenda no so to vulnerveis. Aps o Heru usar o Truque e fazer uma ao total, a vtima de Lenda igual ou maior pode gastar um ponto de Fora de Vontade para negar o efeito. Ao faz-lo, ele continua imune ao efeito do mesmo Heru pelo resto da cena.

Inteligncia pica
Instrutor Prodgio

Com este Truque, um Heru pode ajudar a algum a aprender rpido (de acordo com o Truque de mesmo nome). Quando ele faz esforos significativos para ensinar um aluno um assunto uma distino cabvel ao Narrador o custo em pontos de experincia diminudo pela metade, arredondando para baixo. A desvantagem deste Truque que um Heru no pode ensinar um aluno uma Habilidade que ele (o professor) no tenha. Nem o professor pode ajudar um aluno a super-lo no domnio de um assunto o que quer dizer, o Heru no pode ensinar ao aluno mais pontos de uma Habilidade que ele (o professor) tenha.

Ddivas
Caos
OLHO DA TEMPESTADE (CAOS )
Pilha de Dados: Nenhuma Custo: 1 Lenda por cena Quando o Heru se encontra no meio de uma situao catica sem relaes com ele esteja ele desviando dos destroos de um tornado ou emergindo de um bar onde uma horda alucinada investe na sua direo para encontrar uma tropa de choque do outro lado da rua ele pode ativar esta Ddiva e se tornar uma ilha de calma no tumulto. Ele miraculosamente intocado na confuso, e continua assim enquanto ele no se envolver ativamente. Ele ainda sofre penalidades de movimento ambientais, mas os perigos ambientais como rochas cadentes, feras furiosas ou disparos de tropas falham em toc-lo.

Cu
GRAA CELESTE (CU )
Pilha de Dados: Nenhuma Custo: 1 Lenda Ao gastar um ponto de Lenda, o Heru no sofre dano da queda de nenhuma altura. Alternativamente, o Heru pode usar este ponto para dobrar a distncia que pode saltar horizontal ou verticalmente. Se o Heru tem o Truque Salto Santo vide pg. 96 assim como esta Ddiva, a distncia bsica que pode saltar dobra, e ento dobra novamente se o jogador gastar um ponto de Lenda. Alm disso, Graa Celeste pode diminuir o recuo que o personagem sofre de ataques bem sucedidos. Se um ataque empurrar o personagem para trs, ele pode gastar um ponto de Lenda para parar numa repentina lufada de vento. O ataque ainda joga o personagem para trs um metro, mas o personagem pode se deter em qualquer distncia que escolher alm dessa.

LIBERDADE DO VENTO (CU )


Pilha de Dados: Nenhuma Custo: 1 Lenda + Fora de Vontade por cena O Heru ri diante da gravidade. Pelo resto da cena, a distncia que o Heru pode se mover ou correr por ao continuam normais, mas agora se aplica ao eixo Z assim como aos eixos X e Y. Todas as regras de movimento continuam normais, exceto que o personagem pode se mover livremente por todas as trs dimenses (ou seja, ele pode voar). Ele pode at mesmo se manter parado no ar se quiser. A nica coisa que um personagem no pode fazer no ar pular, pois no h onde se apoiar. Se o personagem deixar cair seu Legado que possibilita esta Ddiva ou caso ele seja destrudo, o efeito termina imediatamente.

Magia
O OLHO ABERTO (MAGIA)
Pilha de Dados: Percepo + Ocultismo Custo: 1 Fora de Vontade Este feitio permite que seu invocador veja a magia e poderes sobrenaturais que sejam normalmente invisveis viso mortal. Ele tambm revela levemente os fios do Destino que enlaa as pessoas, revelando fortes ou finos laos e permitindo que o invocador determine o nvel de Lenda de um Heru ou outro ser sobrenatural.

Lua
ESPELHO NUBLADO (LUA )
Pilha de Dados: Nenhuma Custo: 1 Lenda Ao olhar para a lua e gastar o ponto de Lenda necessrio, o personagem v refletida nela uma viso de olho de peixe do terreno ao seu redor. Esta perspectiva permite clara viso de um raio em quilmetros igual Lenda do Heru. O Heru pode focar em qualquer ponto do reflexo e v-lo claramente, mas no pode ver atravs de objetos fsicos ou mudar o ngulo da viso de cima para baixo. Esta Ddiva no funciona em noite de lua nova, mas pode ver atravs das espessas nuvens de qualquer outra noite. Se a lua est visvel durante o dia, o Heru pode usar esta Ddiva tambm.

Guerra
BNO DA BRAVURA (GUERRA )
Pilha de Dados: Carisma + Comando Custo: Nenhum Concedendo uma bno a um pessoa ou grupo preparado para travar uma batalha, o Heru aumenta sua coragem e determinao. Todo personagem do lado do Heru no conflito que oua a bno ganha um ponto de Fora de Vontade assim como dois pontos temporrios de Valor que duram at o fim da batalha. O Heru pode amplificar sua voz eletronicamente, mas deve estar presente na batalha e dar a bno ao vivo.

Enech
OLHO DE BREHON (ENECH )
Pilha de Dados: Percepo + Empatia Custo: 1 Lenda Para entender as exigncias de enech sobre um Heru, ele primeiro deve entender que ele exige de outra pessoa. Com este poder, o Heru assume uma atitude sbia e astuta, observando cuidadosamente e permitindo que essas percepes influenciem seu julgamento. Esta informao que vem com poder j foi chamada em tempos antigos de enechsenchas, ou saber do enech, e normalmente usada em posteriores Ddivas desta Esfera. Uma vez que este poder seja ativado, o Heru rola (Percepo + Empatia), adicionando quaisquer sucessos de Percepo pica. Para cada sucesso, ele pode julgar o enech de um indivduo presente, a comear por aqueles de maior Lenda. Ler o enech de algum concede ao Heru conhecimento de qual sua Virtude mais alta, qual sua Virtude mais baixa e qual sua Natureza . Isso s pode ser ativado uma vez por cena.

Escurido
OLHOS NOTURNOS (ESCURIDO )
Pilha de Dados: Nenhuma Custo: Nenhum Escurido no mais causa penalidades de visibilidade no personagem. Ele pode enxergar em escurido completa assim como pode ver luz do sol, perdendo apenas a habilidade de perceber cores (objetos que ele veja na escurido so escuros, ainda que perfeitamente distinguveis de uma maneira que convenientemente impossvel de descrever para algum que no tenha esta Ddiva). O Heru no pode ver atravs de impedimentos fsicos, porm.

Legados
CELLO (RELQUIA )
Conexo com criatura: O Cello de Hagi abriga e composto de seus chiropteras, podendo com uma simples palavra de comando transformar seu cello em 30 morcegos. Maestria Msical: Hagi adiciona sua lenda todas jogadas que usarem a habilidade Arte Msica Beno da Bravura: Hagi pode com seu Cello simular todos os efeitos da ddiva Beno da Bravura o diferencial que sua jogada de ativao passa a ser Destreza + Arte.

CHIROPTERAS (CRIATURA )
Hagi tem controle sobre um bando de 30 morcegos que constituem seu cello e que podem ser usados como mensageiros, espies, distrao ou at mesmo combatentes em ltimo caso.

VACUUM (RELQUIA )
Caos: A marca no peito de Hagi permite que ele canalize a esfera Caos. Escurido: A marca no peito de Hagi permite que ele canalize a esfera Escurido. Lua: A marca no peito de Hagi permite que ele canalize a esfera Lua. Magia: A marca no peito de Hagi permite que ele canalize a esfera Magia.

GARRAS (RELQUIA )
Retrteis: As garras de Hagi se retraem para dentro da pele fazendo com que a mo tenha um aspecto normal. Quando deseja expandir as garras, devido aos cortes na pele Hagi sofre 1 de dano letal. Debilitantes: As garras de Hagi exsudam um veneno que debilita o alvo fazendo com que o mesmo receba uma penalidade de -1 em qualquer um de seus atributos fsicos, determinado aleatoriamente, para cada 1 de dano que sofrer. Afiadas: As garras de Hagi so mais afiadas e perigosas que garras do mesmo tamanho. Aumentando sua categoria de dano em +2 de dano letal.

ASAS (RELQUIA )
Retrteis: As garras de Hagi se retraem para dentro da pele fazendo com que suas costas tenham um aspecto normal. Quando deseja expandir as asas, devido aos cortes na pele Hagi sofre 1 de dano letal. Graa Celeste: Hagi pode com suas asas simular todos os efeitos da ddiva Graa Celeste .

Liberdade do Vento: Hagi pode com suas asas simular todos os efeitos da ddiva Liberdade do Vento . Defensivas: Hagi pode se defender com suas asas e as mesmas so bastante eficientes fornecendo os +2 de bnus aos VDS assim como um escudo normal, e ainda um bnus de +2, devido a seu tamanho e forma de movimentao.

Atributos picos
Destreza pica
Corrida Relmpago
O Heru um relmpago em duas pernas, zunindo num vulto, levantando folhas ou poeira ou destroos do cho por onde passou. Este Truque dobra a quantidade de distncia que ele pode cobrir numa ao de Correr, aps calcular a nova distncia de Correr baseada em sua Destreza pica. Alm disso, ele nega as penalidades de movimento que um personagem sofreria devido a correr por gua ou lama que esteja em altura entre o joelho aos ombros contanto que A. O personagem comece sua ao de Correr em terreno sem tal penalidade, e B. O personagem continue a fazer suas aes consecutivas de Correr. Contanto que continue correndo, seus ps esbarram na superfcie da gua ou lama como uma pedra atirada. Se ele diminuir sua velocidade ou parar, porm, ele afunda no terreno e sofre as penalidades normais. Ativar este Truque custa um ponto de Lenda.

Graa Felina
Este Truque imbui um Heru com a incrvel habilidade de permanecer de p apesar do terreno traioeiro ou das melhores tentativas de um inimigo derrub-lo. Por exemplo, um personagem com este Truque nunca sofre derrubada (vide pag. 152) de um ataque. O jogador nem precisa rolar. O personagem ainda sofre o dano, mas continua de p. Alm disso, um personagem com este Talento ignora toda penalidade de dificuldade baseadas em apoios instveis e terreno traioeiro. Ele ainda sofre penalidades de velocidade por se mover em gua at o joelho ou lama, mas sua quantidade de dados por aes feitas em tais terrenos no sofre penalidades.

Vigor pico
Auto-Cura
O jogador do Heru gasta um ponto de Lenda para reparar um nvel de dano. Este dano pode ser contusivo ou letal, e a cura acontece instantaneamente deixando uma cicatriz (dano agravado est alm do poder deste Truque). Herus que estejam interessados em construir sua reputao espalhando suas lendas rapidamente consideram este Truque uma das ferramentas mais eficazes para faz-lo, pois cortes, laceraes ou buracos de bala somem perante os olhos dos observa-dores perplexos.

Percepo pica
Foco Predatrio
O Heru um caador por excelncia. Com uma rolagem bem sucedida de (Percepo + Sobrevivncia), ele pode rastrear sua presa apenas pelo cheiro ou por sinais fsicos quase invisveis. Com este Truque, o caador pode seguir sua presa por qualquer tipo de terreno contanto que a presa continue a fugir e no cometa nenhum esforo significativo para mascarar seu cheiro ou minimizar a perturbao que sua passagem causa (o primeiro incluiria extremos como nadar uma milha contra a corrente num rio agitado ou se refugiar numa usina abandonada. O segundo incluiria algum tipo de levitao ou vo). Pegar uma trilha perdida com este Truque requer uma nova rolagem de (Percepo + Sobrevivncia). Se a presa tem Raciocnio pico ou Arete Furtividade (vide pg. 116), a rolagem do caador disputada contra a de (Raciocnio + Furtividade) da presa.

Aviso Subliminar
Sempre que um Heru entrar numa rea em que uma emboscada est esperando, mesmo que no tenha razes para suspeitar que esteja em perigo, certas pistas mnimas pem seu subconsciente alerta, preparando-o para o ataque, o Heru ouve o mais leve farfalhar numa fbrica, v uma fraca luz em sua viso perifrica ou sente um leve vento de ar deslocado, e as pistas j notadas se montam. Como resultado, o Heru ganha um nmero extra de dados igual sua Percepo pica rolagem padro de (Raciocnio + Ateno) para detectar a emboscada.

Inteligncia pica
Memria Perfeita

O personagem se lembra de tudo sobre seu passado desde que o jogo comeou para o atual momento da histria. Se o jogador esquecer-se de um ponto saliente ou informao principal das sees anteriores, ele tem que pedir ao Narrador e ele o lembrar. uma boa idia para o jogador do personagem tomar notas dos eventos de cada seo e revis-las com o Narrador, apenas para aliviar parte do cansao do Narrador.

Geas
Corpo: O personagem preso por geas se cura mais rapidamente. Efetivamente, cada nvel de sade que o personagem normalmente curaria (seja atravs de cura por meios naturais ou sobrenaturais) na verdade cura vrios. Quando o enech neste geas quebrado, porm, este nvel revertido: o violador da geas se cura apenas um nvel de sade aps o tempo ou poder usado para curar vrios. Mortal: 5 nveis de sade por 1 nvel de sade de cura (1 por 5 quando quebrado). Geas-Percia: Os presos por esta geas devem dominar um saber ou ofcio e ento passar o conhecimento para outros. Um heri presto por esta geas deve escolher uma nica Habilidade. Ele ento pe de lado 1 ponto de experincia para cada vez que pontos de experincia forem concedidos para gerarem a obteno de um novo ponto na Habilidade (isto , 1 ponto no fim de cada seo de jogo, e outro ponto a cada vez que a Recompensa de Histria for oferecida tambm). Deste modo, assim que um personagem com esta geas tiver um nvel de Habilidade , ele deve encontrar algum a quem ensinar esta percia. Ele deve ter uma aula com este aprendiz pelo menos uma vez por semana. Falhar em gastar pontos de experincia para a compra da Habilidade ou permitir que uma semana inteira se passe sem uma aula constitui uma violao desta geas. O heri recupera enech quando consegue ensinar um aprendiz pela quantia determinada de tempo. O nome desta geas normalmente muda dependendo da Habilidade envolvida: ela j foi a Geas do Arteso (Ofcios), Geas do Druida (Cincia), Geas de Scathach (Armas Brancas).

Habilidade (Briga): Um personagem preso por geas ganha um Bnus de Geas a todas as rolagens usando uma nica Habilidade enquanto ele tiver enech nesta geas: a lmina do espadachim acerta em cheio, o orador mais comovente do que nunca e a mente do estudioso gera maravilhas. Quebrar a geas vira o enech contra os usos do lao de geas desta Habilidade, porm, subtraindo um nmero de sucessos igual ao bnus originalmente recebido. Rolagens reduzidas abaixo de 0 sucessos so consideradas crticos. Potente: Rolagens com Habilidade ganham o Bnus de Geas como sucessos automticos s rolagens. Proibio: Uma geas-proibio impede o preso pela geas de tocar uma pessoa ou coisa protegida por certa substncia ou amuleto protetor. A geas-proibio pode tambm proteger um lugar, neste caso o preso pela geas no poder entrar neste lugar. O heri viola a geas ignorando esta proibio, tocando a pessoa ou coisa afetada (mesmo arremessando algo que toque o protegido) ou entrando num lugar assim protegido. Servir de protetor pessoa, lugar ou coisa violada restaura o enech desta geas.

Habilidade (Msica): Um personagem preso por geas ganha um Bnus de Geas a todas as rolagens usando uma nica Habilidade enquanto ele tiver enech nesta geas: a lmina do espadachim acerta em cheio, o orador mais comovente do que nunca e a mente do estudioso gera maravilhas. Quebrar a geas vira o enech contra os usos do lao de geas desta Habilidade, porm, subtraindo um nmero de sucessos igual ao bnus originalmente recebido. Rolagens reduzidas abaixo de 0 sucessos so consideradas crticos. Mnima: Rolagens com Habilidade ganham o Bnus de Geas como dados extras rolagem. Fiel: Os presos pela geas-fiel concordam que nos laos do matrimnio que o verdadeiro amor encontrado, e assim eles no faro sexo fora de tal acordo entre duas pessoas. Esta geas violada se quem est preso a ela fizer sexo fora de uma unio de algum tipo ou trair a pessoa a quem est ligado. O heri pode restaurar seu enech admitindo este erro para seu amado e pedindo-lhe uma tarefa para cumprir de modo a provar seu arrependimento. Se seu amado recusar e romper com ele, ele no pode recuperar seu enech at que tenha encontrado outro amor e se mantido completamente fiel a ele por um ano e um dia (independente do Tipo).

Вам также может понравиться