Вы находитесь на странице: 1из 4

CUSTO, PREO e VALOR

Gostaria de compartilhar uma ideia que tenho sobre custo, preo e valor dos objetos que projetamos para serem comercializados.

Em situaes normais de temperatura e presso, um produto e/ou servio sendo gerado e comercializado cabe nessa representao. ele possui: Custo: o quanto de recursos so aplicados para que ele seja disponibilizado ao mercado. Isso inclui todos revezes da produo, como compra de moldes, pagamento de funcionrios, despesas com projeto, etc. Os maiores custos, e que esto relacionados com a produo em srie e basicamente no crescem muito independente de quantas unidades so fabricadas (como aluguel do galpo de uma fbrica, por exemplo) so divididos pelas unidades a serem vendidas, assim, quanto maior o nmero de unidades menor ser seu custo fixo. Pode ser calculado e previsto. Preo: o que o comprador paga. o quanto entra de receita para o vendedor. Ele se equilibra entre o quanto o produto custa (para quem vende) e o quanto vale (para quem compra). Valor: o que o comprador percebe. o quanto ele acha que vale um produto ou servio e o que determina o quanto ele est disposto a pagar por aquele benefcio. extremamente subjetivo, varivel de pessoa para pessoa e por isso difcil de prever.

Variaes de custo

Quando diminumos o custo de um produto e mantemos o mesmo preo de comercializao, a diferena entre custo e valor aumenta. O cliente percebe o mesmo valor, e portanto est disposto a pagar o mesmo preo e no sabe que o custo menor, ou seja, existe um bom dinheiro a. J li que decises de design tem a capacidade de influenciar at 80% do custo de um produto. Que tipo de deciso voc anda tomando?

Variaes do preo

Se seu custo comear a ficar to alto que se aproxime do preo, ou at seja maior que ele, sem que o valor percebido pelos clientes aumente, seu produto se torna invivel.

Se o valor que as pessoas percebem no produto diminui (como quando uma nova tecnologia lanada tornando obsoleta as anteriores) sua sobrevivncia tambm fica comprometida. Variaes do valor

Quando voc de alguma forma muda a percepo que as pessoas tem de um determinado produto aumentando o valor percebido, voc pode aumentar o preo sem se preocupar com os custos. O custo no importa mais, se voc entregar o valor que as pessoas esperam receber pelo preo que elas aceitam pagar, est tudo bem. Posso dizer que esta uma estratgia muito mais inteligente, pois o valor que as pessoas percebem no tem limites, ele pode se expandir indefinidamente, isso depende das suas habilidades em gerenciar esse valor, do mercado, e do universo que pode conspirar para

que percebam seu produto como algo muito mais interessante (como aconteceu com as sandlias Croc, por exemplo). Preo, valor e tica. Um fenomeno interessante que as vezes tomamos o mais caro como de maior qualidade, simplesmente pq ele mais caro. O Sentimento de pagar mais por algo d a impresso de se estar adquirindo maior qualidade. E se no final das contas o cliente sair satisfeito ficar tudo bem, mas foi praticado um engodo dos grandes. O importante que independente de quanto custa para se fabricar um litro de coca-cola as pessoas esto dispostas a desembolsar X para obter esse litro. Quo mais cara a coca pode se dar ao luxo de ficar? Quo mais barata ela pode ficar at que comecem a desconfiar se no falsificada? um rebolado difcil. Acho que trabalhar o custo muito importante, mas o mais importante cuidar do valor que seus clientes percebem, isso vale para os produtos que voc projeta ou para voc mesmo como profissional. Ser que seus clientes esto percebendo seu valor? O que voc pode fazer para trabalhar esta percepo essa percepo? Bora discutir nos comentrios? Fernando Galdino PS:. Estou atualizando pouco pq estou trabalhando no projeto de uma linha de produtos (falo por aqui quando for possvel) e comecei uma ps em Gesto de Desenvolvimento de Projetos na UTFPR, que toma o resto do tempo.

Вам также может понравиться