Вы находитесь на странице: 1из 3

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ESTATSTICA E INFORMTICA Bacharelado em Sistemas de Informao Infra Estrutura de Hardware 2012.

2 Professor Filipe Cordeiro Aluna: Thays Melo 4 Lista de Exerccios 1. As trs so apagveis, porm de maneiras diferentes. A EPROM uma memria que pode ser apagada se exposta luz de uma lmpada ultravioleta (UV), em nvel de chip. A EEPROM uma memria que pode ser apagada eletricamente em nvel de byte; E a memria flash uma memria que pode ser apagada e modificada eletricamente em nvel de bloco.

2. O processo de leitura e gravao de um DVD se parece muito com um CD. Armazena e recuperam dados a partir de um raio laser projetados sobre uma superfcie refletora. No caso do DVD esse raio laser bem mais fino e ela se focaliza em uma camada de cada vez (h uma dupla camada). A camada refletiva inferior na realidade semi-refletiva, e a superior totalmente refletiva, onde permite a passagem da luz do laser atravs da camada inferior em direo superior. O laser que realiza a leitura das informaes inicialmente focalizado na primeira camada. Aps o trmino da leitura desta, h uma operao de refocalizao do laser, que passa a ler a segunda camada.

3 Estrutura Interna: Pratos e eixo Os pratos so os discos onde os dados so armazenados. Quanto mais trabalhado for o material magntico, maior a capacidade de armazenamento do disco. Os HDs com grande capacidade contam
1

com mais de um prato, um sobre o outro. Eles ficam posicionados sob um eixo responsvel por faz-los girar. Cabea e brao A cabea contm uma bobina que utiliza impulsos magnticos para manipular as molculas da superfcie do disco e assim gravar dados. H uma cabea para cada lado dos discos. O brao a funo de posicionar os cabeotes acima da superfcie dos pratos. Funcionamento: Os dados so armazenados em crculos concntricos chamados trilhas. Por sua vez so divididas em setores. Entre um setor e outro h um espao separando-os. A velocidade angular do disco constante, mas a velocidade maior quanto mais externa a trilha. Assim, o desempenho de leitura e gravao maior nas trilhas mais externas e a gravao nos discos comea por elas. A superfcie de gravao dos pratos composta por materiais sensveis ao magnetismo. O cabeote de leitura e gravao manipula as molculas deste material por meio de seus polos. Para isso, a polaridade das cabeas muda em uma frequncia muito alta: quando est positiva, atrai o polo negativo das molculas e vice-versa. De acordo com esta polaridade que so gravados os bits. No processo de leitura de dados, o cabeote l o campo magntico gerado pelas molculas e gera uma corrente eltrica correspondente.

4 Sistema Operacional um conjunto de softwares ou programas que facilita a comunicao entre o hardware o usurio, e faz o gerenciamento dos recursos do sistema.

5 Criao de programas: Podem-se criar outros programas a partir do S.O. (Sistema Operacional); Execuo de programas: Executa programas que o usurio deseja. Acesso aos dispositivos de E/S: Facilita o acesso aos dispositivos de entrada e sada do computador. Acesso controlado aos arquivos: Faz com que o Hardware no fique muito sobrecarregado diminuindo assim seu desempenho. Acesso ao sistema: Promove a proteo dos usurios e a segurana. Deteco e resposta a erros: Quando ocorre algum erro no processamento o S.O. trata do mesmo, procurando saber qual foi o erro que ocorreu.
2

Contabilidade: Monitora o desempenho de hardware.

6 A memria virtual uma tcnica pela qual possvel utilizar uma parte do disco rgido como se fosse memria RAM, ou seja, quando a RAM fica insuficiente, a memria virtual move os dados da RAM.

7 A fragmentao da memria principal acontece quando todos os processos esto bloqueados, retira um processo e traz um novo processo que pode ser menor que o processo que foi removido. Assim a memria fica com buracos de memria que no so utilizados (fragmentao).

8 Realizar a troca de processos quando a memria estiver disponvel para que no ocorra um travamento no processo, nem a CPU fique sem operar (ociosa).

9 Pooling No Pooling ou E/S Programada ocorre uma consulta em um determinado tempo, ou seja, a CPU verifica constantemente os dispositivos para saber se algum deles possui algo a ser processado. Interrupo Nesse caso o dispositivo interrompe a CPU quando necessita dela. Essa interrupo um sinal da CPU (IRQ barramento de controle). DMA (Direct Memory Access) o Acesso Direto Memria. A CPU configura o DMA para transferir dados, com isso ela no precisa fazer a transferncia, pois a nica responsvel por essas transferncias o DMA.

10 O mdulo E/S importante para: controle e temporizao; comunicao com CPU; comunicao com dispositivo e entrada/sada; buffering de dados; deteco de erro.

Вам также может понравиться