Вы находитесь на странице: 1из 7

1 APRESENTAO

O Concurso de Ponte de Macarro da UFTM Universidade Federal do Tringulo Mineiro ter sua primeira edio em 2013 como parte das atividades da I Semana Acadmica da Engenharia Civil (I SEC), buscando uma maior integrao entre os alunos do curso em uma disputa interna saudvel, desenvolvendo solues para confeco de uma ponte com o menor custo-benefcio possvel, atendendo aos preceitos da Engenharia. Para tanto, so utilizados materiais frgeis (macarro e cola), que ao final se transformam em uma estrutura rgida e altamente resistente a ao de cargas.

2 OBJETIVOS
O Concurso tem por objetivo estimular a participao dos alunos na prtica dos conhecimentos de Mecnica Geral, Resistncia dos Materiais, Sistemas Estruturais e Teoria das Estruturas, bem como servir de incentivo e motivao para alunos que ainda no tiveram tais disciplinas, contando com o apoio de outros colegas.

3 LOCAL E DATA DO EVENTO


O 1 Concurso Ponte de Macarro UFTM acontecer no segundo dia de atividades da I Semana de Engenharia Civil, dia 25 de junho de 2013 a partir das 13:40h no Instituto de Cincias Tecnolgicas e Exatas ICTE.

4 ORGANIZAO

Comisso Organizadora: Hermann Deneck (Presidente) Joo Paulo Lima Silva (Turma 01) Vincius Gabiolli Fernandes (Turma 02) Felipe Veneroni Martins (Turma 03)

Comisso Julgadora Msc. Marcos Leopoldo Borges Msc. Luiz Humberto Camilo

5 REGULAMENTO GERAL
A) Ao inscrever a ponte na competio, obrigatrio que cada integrante do grupo doe um pacote de 500g de massa do tipo espaguete, que ser repassado posteriormente a uma instituio de caridade. B) Cada grupo poder participar com apenas uma ponte. C) Os participantes devero estar regularmente matriculados no curso e inscritos na I Semana Acadmica da Engenharia Civil. D) As pontes sero julgadas levando em considerao o Fator-Desempenho. E) A equipe poder ser formada por, no mnimo, 04 alunos e no mximo 05 alunos. F) Cada equipe dever ter um integrante de cada turma do curso de Engenharia Civil da UFTM (Turma 01, 02, 03 e 04). G) recomendvel que o representante da turma 01 de cada equipe j tenha os conhecimentos de Teoria das Estruturas. H) No momento da entrega de cada ponte, membros da comisso de fiscalizao da competio procedero pesagem e medio da ponte e verificao do cumprimento das prescries deste regulamento. Aps a entrega, a ponte ficar armazenada em local a ser determinado pelo coordenador do evento.

4 INSCRIES
A) As inscries devero ser realizadas de 05 a 19 de junho de 2013. B) As inscries devero ser feitas atravs do formulrio online disponvel no site do evento. C) As inscries sero validadas se o grupo atender s alneas C, E e F do REGULAMENTO. D) O capito de cada equipe receber a confirmao da inscrio por e-mail. E) As doaes dos pacotes de macarro sero recebidas no dia do evento.

F) Uma vez que os testes serro realizados exclusivamente pela comisso julgadora, membros da comisso organizadora, responsvel apenas pela logstica do evento, podero participar normalmente.

5 NORMAS DO FATOR-DESEMPENHO
A) A ponte ser avaliada de acordo com sua estrutura. Poder ter as mesmas caractersticas de uma estrutura convencional, ou seja, vigas ou trelias; B) A ponte dever ser confeccionada de filetes de macarro nmero 08 (marca indiferente) e colas: do tipo massa (Durepoxi, Polyepox, Poxibonder, etc.), para a unio das barras nos ns da ponte e do tipo cola branca (Cascolar, Acrilex, etc.) e cola quente em pistola para unio dos filetes de macarro. Outros tipos de cola no sero admitidos; C) No ser permitido o emprego de outro tipo de material; D) A ponte dever ser indivisvel, de tal forma que partes mveis ou encaixveis no sero admitidas; E) A ponte no dever receber nenhum tipo de revestimento ou pintura; F) A ponte dever ser capaz de vencer um vo livre de 1m, estando apoiada livremente nas suas extremidades, de tal forma que a fixao das extremidades no ser admitida. (VER FIGURA 01); G) As pontes devero ter as seguintes dimenses: 1. Vo livre (entre os blocos de apoios) mximo de 100 cm; 2. Comprimento e altura mxima de 110 cm x 50 cm (respectivamente); 3. Largura da ponte mnima de 05 cm e mxima de 20 cm; 4. Dimenses para o apoio lateral (ver FIGURA 2) H) As pontes de macarro sero, obrigatoriamente, colocadas sobre os apoios fornecidos pela instituio e/ou patrocinador, sendo vedada a utilizao de qualquer outro tipo de apoio; I) Cada extremidade da ponte poder prolongar-se at 5,0 cm de comprimento alm da face vertical de cada bloco de apoio. No ser admitida a utilizao das faces verticais dos bblocos de apoio como pontos de apoio da ponte. (VER FIGURA 02)

Para que possa ser realizado o teste de carga da ponte, dever ter fixado na regio correspondente ao centro do vo livre, no sentido transversal ao seu comprimento e no mesmo nvel das extremidades apoiadas, uma barra de ao de construo de 10 mm de dimetro (3/8) e de comprimento igual largura da ponte. A carga aplicada ser transmitida ponte atravs desta barra. Um esquema da fixao da barra mostrado na FIGURA 03 a seguir:

6 NORMAS DE REALIZAO DOS TESTES DE CARGA


A) A ordem da realizao dos testes de carga das pontes corresponder, n medida do possvel, ordem de entrega das mesmas. B) Ao incio da competio, cada grupo dever eleger dois representantes e estes passaro a manusear e manipular todos os equipamentos de testes de carga; C) A carga inicial a ser aplicada ser de 5 kg. Se at 30 segundos da aplicao da carga, a ponte no apresentar danos estruturais, ser considerado que a ponte passou no teste de carga mnima, estando habilitada para participar do teste da carga de colapso. Portanto, ser desclassificado o grupo em que a ponte no suportar a carga mnima; D) Se a ponte passou no teste de carga mnima, as cargas posteriores sero aplicadas em incrementos de 05 kg. Ser exigido um mnimo de 10 segundos entre cada aplicao de incremento de carga. E) Ser considerado que a ponte atingiu o colapso se ela apresentar severos danos estruturais em menos de 10 segundos aps a aplicao do incremento de carga. A carga de colapso oficial da ponte ser a ltima que foi capaz de suportar durante um perodo de 10 segundos, sem que ocorressem severos danos estruturais. F) Se na aplicao de um incremento de carga ocorrer a destruio do ponto de aplicao da carga, ser considerado que a ponte atingiu o colapso, pela impossibilidade de aplicar mais incrementos de carga. G) Aps o colapso de cada ponte, os restos da ponte podero ser examinados por membros da comisso de fiscalizao da competio para verificar se na sua construo foram utilizados apenas os materiais permitidos. Caso seja constatada a utilizao de materiais no permitidos, a ponte estar desclassificada. H) Ser considerada vencedora, a equipe que obtiver o maior Fator-Desempenho, dado pela equao:

I) Em caso de empate, ser considerada vencedora a ponte que tiver suportado mais carga. J) Permanecendo o empate, o desempate ser dado pela comisso julgadora, levando em conta caractersticas semelhantes a uma ponte convencional. K) A equipe que se sentir prejudicada caber recurso junto comisso julgadora.

I) Qualquer problema, dvida ou ocorrncia no contemplada neste regulamento dever ser analisado pela comisso julgadora, e a deciso final sobre o assunto em questo caber comisso da I Semana Acadmica da Engenharia Civil.

07 PREMIAO
- Ingresso do II Arrai da Civil para cada integrante da equipe vencedora. - Outras premiaes a definir.

08 CONSIDERAES FINAIS
Qualquer sugesto para complementar o evento dever ser encaminhada ao presidente da comisso organizadora do Concurso para que o mesmo possa analisar.

Вам также может понравиться