Вы находитесь на странице: 1из 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07

AULA 07: Uso do Trabalho de Outros Profissionais: outro Auditor Independente, Auditor Interno, Especialista de Outra rea e Eventos Subsequentes.
SUMRIO 1. Uso do Trabalho de Outros Profissionais 2. Eventos Subsequentes Lista das questes comentadas durante a aula Referncias bibliogrficas Ol, pessoal. Na aula de hoje, vamos tratar de dois assuntos que esto sempre presentes nos editais de Auditoria, e especificamente no edital do ltimo concurso para a Receita Federal: uso do trabalho de outros profissionais e eventos subsequentes. Os exerccios comentados so da ESAF, adaptados s novas normas. Como disse na ltima aula, alm do meu banco de dados de questes, busco os exerccios em um site de questes de provas anteriores. Se algum de vocs quiser que eu comente alguma questo que no tiver sido vista na aula, s enviar. Qualquer dvida, email para claudenir@estrategiaconcursos.com.br. Como estou ministrando outras turmas no Estratgia, inclusive uma para o concurso do ISS-SP, se puderem, avisem no email que so da turma da Receita, para facilitar a busca do item que tenha gerado o questionamento. PGINA 1 19 30 36

1. Uso do trabalho de outros profissionais


Na realizao dos trabalhos de auditoria independente, o auditor poder utilizar trabalhos anteriores de outros profissionais, de acordo com certas regras a serem seguidas, sempre com vista do objetivo principal do auditor independente, que o de emitir uma opinio sobre as demonstraes contbeis da empresa auditada. Os trabalhos que podem ser utilizados e que so cobrados em prova so os de outros auditores independentes, os da auditoria interna, e o de especialistas. Vamos estudar essa utilizao nos tpicos a seguir.
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 1.1 Trabalho de outro auditor independente O auditor deve fazer meno em seu relatrio, caso utilize o trabalho de outro auditor. De acordo com Almeida (2010), esse fato ocorre com frequncia quando sociedades investidas, cujos investimentos so avaliados pelo mtodo de qeuivalncia patrimonial (MEP), so auditadas por outros auditores. Nesse sentido, o auditor principal deve efetuar procedimentos para obter evidncia de auditoria suficiente de que o trabalho efetuado pelo outro auditor est adequado para as finalidades do auditor principal. A NBC TA 600 Consideraes Especiais Auditorias de Demonstraes Contbeis de Grupos, Incluindo o Trabalho dos Auditores dos Componentes traz consideraes especiais aplicveis s auditorias de grupos, em particular aquelas que envolvem auditores de componente. Componente, segundo a norma, uma entidade ou atividade de negcios para a qual a administrao do grupo ou dos componentes elabora informaes contbeis que devem ser includas nas demonstraes contbeis do grupo. A NBC TA 600 pode ser til ao auditor independente quando este envolver outros auditores na auditoria de demonstraes contbeis que no so demonstraes contbeis de grupos. Por exemplo, o auditor pode envolver outro auditor para observar a contagem de estoques ou fazer a inspeo fsica de ativos fixos em local remoto. De qualquer forma, esse envolvimento no modifica responsabilidade do auditor em relao aos trabalhos desenvolvidos. a

Com relao a essa responsabilidade, segundo a norma, o scio encarregado do trabalho do grupo responsvel pela direo, superviso, execuo e desempenho do trabalho de auditoria do grupo, em conformidade com as normas tcnicas e profissionais, assim como exigncias legais e regulamentares aplicveis, e se o relatrio de auditoria emitido ou no apropriado nas circunstncias. Como resultado, o relatrio de auditoria sobre as demonstraes contbeis do grupo no deve se referir ao auditor do componente . Se tal referncia for requerida por lei ou regulamento, o relatrio do auditor deve indicar que a referncia no diminui a responsabilidade do scio encarregado ou da firma encarregada do trabalho do grupo e pela opinio de auditoria do grupo.

Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07

EXERCCIOS COMENTADOS
1 (CGU/AGFC/2006/ESAF) Quando for realizada uma auditoria, pela primeira vez, na entidade, ou quando as Demonstraes Contbeis do exerccio anterior tenham sido examinadas por outro auditor independente, o planejamento da auditoria deve contemplar os seguintes procedimentos, exceto: A a obteno de evidncias suficientes de que os saldos de abertura do exerccio no contenham representaes errneas ou inconsistentes que, de alguma maneira, distoram as Demonstraes Contbeis do exerccio atual. B o exame da adequao dos saldos de abertura do exerccio anterior com os saldos de encerramento do exerccio atual. C a verificao se as prticas contbeis adotadas no atual exerccio so uniformes com as adotadas no exerccio anterior. D a identificao de fatos relevantes que possam afetar as atividades da entidade e sua situao patrimonial e financeira. E a identificao de relevantes eventos subsequentes ao exerccio anterior, revelados ou no-revelados. Resoluo: Quando o auditor for realizar uma auditoria, pela primeira vez, na entidade (seja porque a primeira vez que a entidade vai ser auditada ou porque no exerccio anterior foi auditada por outro auditor), alguns procedimentos devem ser observados ainda na fase de planejamento, como, por exemplo: - obter evidncias da correo dos saldos de abertura do exerccio; - examinar a adequao dos saldos de abertura do exerccio atual aos saldos de encerramento do exerccio anterior; - verificar se as prticas contbeis so uniformes em relao aos dois exerccios; - identificao de fatos relevantes; - identificao de eventos subsequentes. A questo apresentada bastante simples, caso se resolva com ateno. Observe que a alternativa B inverte a necessidade de exame da adequao dos saldos de abertura do exerccio atual aos saldos de encerramento do exerccio anterior. A abertura do exerccio anterior no est relacionada diretamente com o encerramento do exerccio atual. Gabarito: alternativa B. 2 (SUSEP/Analista/2010/ESAF) O auditor externo, quando responsvel pela auditoria das demonstraes contbeis da holding de um conglomerado econmico, deve: A evidenciar em cada folha, do conjunto de demonstraes auditadas e nas notas explicativas, os itens ou contas que no foram objetos de auditoria.
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 B limitar-se a dar divulgao sobre as demonstraes para as quais emitiu opinio. C ressalvar o parecer, evidenciando as reas das demonstraes contbeis que no foram auditadas por ele. D evidenciar, no parecer de auditoria, as demonstraes das coligadas e controladas que no foram auditadas por ele, identificando a firma de auditoria que as auditou. E responsabilizar-se por todas as demonstraes contbeis utilizadas para elaborao da demonstrao objeto da auditoria. Resoluo: A questo, embora recente, ainda exigiu informaes constantes das normas antigas, no caso, da NBC T-11, segundo a qual sempre que o nome do auditor estiver, de alguma forma, associado com demonstraes ou informaes contbeis que ele no auditou, estas devem ser claramente identificadas como no-auditadas, em cada folha do conjunto. Embora, a meu ver, a tendncia que a ESAF passe a cobrar as novas normas no prximo concurso, a informao no se perdeu, tendo em vista que, na prtica da auditoria independente, esse procedimento continua a ser realizado. Gabarito: alternativa A. 1.2 Trabalho do Auditor Interno A norma referente ao assunto a NBC TA 610, aprovada pela Resoluo CFC n. 1.229/09, que trata da responsabilidade do auditor externo (independente) em relao ao trabalho dos auditores internos, quando o auditor independente observar que existe a probabilidade de que a funo de auditoria interna seja relevante para a auditoria independente. Isso ocorre quando a natureza das responsabilidades e atividades da funo de auditoria interna estiver relacionada com os relatrios contbeis da entidade e se o auditor independente espera utilizar o trabalho dos auditores internos para modificar a natureza, poca ou reduzir a extenso dos procedimentos de auditoria a serem executados. A utilizao do trabalho dos auditores internos pode levar o auditor independente a rever a sua avaliao dos riscos de distoro relevante. Ateno: a Norma no trata dos casos em que auditores internos atuam na assistncia direta do auditor independente na aplicao de procedimentos de auditoria.
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 A relao entre a funo de auditoria interna e o auditor independente possui as seguintes caractersticas: - os objetivos da funo de auditoria interna so determinados pela administrao e, quando aplicvel, pelos responsveis pela governana. Embora os objetivos da funo de auditoria interna e o do auditor independente sejam diferentes, os meios utilizados pela auditoria interna e pelo o auditor independente para alcanar seus respectivos objetivos podem ser semelhantes. - Independentemente do grau de autonomia e de objetividade da funo de auditoria interna, tal funo no independente da entidade, como exigido do auditor independente quando ele expressa uma opinio sobre as demonstraes contbeis. O auditor independente assume integral responsabilidade pela opinio de auditoria expressa e essa responsabilidade do auditor independente no reduzida pela utilizao do trabalho feito pelos auditores internos.

O auditor independente assume integral responsabilidade pela opinio de auditoria expressa e essa responsabilidade do auditor independente no reduzida pela utilizao do trabalho feito pelos auditores internos. Vamos relembrar que as funes de auditoria interna variam amplamente e dependem do tamanho e da estrutura da entidade e dos requerimentos da administrao. As atividades da funo de auditoria interna podem incluir um ou mais dos itens a seguir: Monitoramento do controle interno. Exame das informaes contbeis e operacionais. Reviso das atividades operacionais. Reviso da conformidade com leis e regulamentos. Gesto de risco. Governana.

Os objetivos do auditor independente, quando a entidade tiver a funo de auditoria interna que o auditor independente determinou como tendo a probabilidade de ser relevante para a auditoria, so:
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 (a) determinar se e em que extenso utilizar um trabalho especfico dos auditores internos; e (b) caso utilize um trabalho especfico da auditoria interna, determinar se o trabalho adequado para os fins da auditoria. Antes da utilizao do trabalho dos auditores internos, o auditor independente deve determinar o efeito planejado do trabalho dos auditores internos na natureza, poca ou extenso dos procedimentos do auditor independente. Para determinar se provvel que o trabalho dos auditores internos seja adequado para os fins da auditoria, o auditor independente deve avaliar os seguintes fatores: a) Objetividade a situao da funo de auditoria interna na entidade e a capacidade dos auditores internos de serem objetivos; se a funo de auditoria interna apresenta relatrios para os responsveis pela governana; se esto livres de qualquer responsabilidade conflitante; se os responsveis pela governana supervisionam a contratao de pessoas relacionadas com a funo de auditoria interna; se existem limitaes ou restries para a funo de auditoria interna pela administrao; se e em que extenso a administrao age de acordo com as recomendaes da auditoria; b) Competncia tcnica se os auditores internos so membros de rgos profissionais; se tm competncia e treinamento tcnico adequados; se existem polticas estabelecidas para a contratao e o treinamento; c) Zelo profissional se as atividades da auditoria interna so planejadas, supervisionadas, revisadas e documentadas adequadamente; a existncia e a adequao de manuais de auditoria, de programas de trabalho e da documentao de auditoria interna.

Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 d) Comunicao as reunies so realizadas em intervalos apropriados durante todo o perodo; o auditor independente informado sobre relatrios de auditoria interna; e o auditor independente informa os auditores internos sobre assuntos significativos que possam afetar a auditoria interna. Para que o auditor independente possa utilizar um trabalho especfico dos auditores internos, deve avaliar e executar os procedimentos de auditoria nesse trabalho, para determinar a sua adequao. A natureza, poca e extenso desses procedimentos dependem da avaliao dos riscos de distoro relevante, da avaliao da auditoria interna e da avaliao do trabalho especfico dos auditores internos. Esses procedimentos de auditoria podem incluir: - exame dos itens j examinados pelos auditores internos; - exame de outros itens semelhantes; e - observao dos procedimentos executados pelos auditores internos. Para determinar a adequao de trabalhos especficos executados pelos auditores internos para os seus objetivos como auditor independente, este deve avaliar se: (a) o trabalho foi executado por auditores internos que tenham competncia e treinamento tcnicos adequados; (b) o trabalho foi adequadamente supervisionado, revisado e documentado; (c) foi obtida evidncia de auditoria apropriada para permitir que os auditores internos atinjam concluses razoveis; (d) as concluses so apropriadas nas circunstncias; e (e) quaisquer excees ou assuntos no usuais divulgados pelos auditores internos esto resolvidos adequadamente. Se o auditor independente usa um trabalho especfico dos auditores internos, deve incluir na documentao de auditoria as concluses atingidas relacionadas com a avaliao da adequao do trabalho dos auditores internos.

EXERCCIOS COMENTADOS
3 (SUSEP/Analista/2002/ESAF/adaptada) Quando o auditor interno coopera, em tempo integral, com o trabalho do auditor
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 independente, conforme acordo pr-estabelecido com a administrao da entidade, a responsabilidade da opinio constante do relatrio do auditor independente a) compartilhada entre o auditor interno e o independente. b) nica e exclusiva do auditor interno. c) nica e exclusiva do auditor independente. d) nica e exclusiva da administrao da empresa. e) compartilhada entre a administrao e o auditor interno. Resoluo: Segundo a NBC TA 610, o auditor independente assume integral responsabilidade pela opinio de auditoria expressa e essa responsabilidade do auditor independente no reduzida pela utilizao do trabalho feito pelos auditores internos. Gabarito: alternativa C. 4 (SRF/AFRF/2002/ESAF/adaptada) Quando um auditor independente utiliza relatrios elaborados pelos auditores internos para concluir seus trabalhos nas reas de estoques e imobilizado, a responsabilidade do parecer A deve ser compartilhada com a administrao da empresa. B deve ser compartilhada com o auditor interno. C do auditor interno, se os estoques forem relevantes. D nica e exclusiva do auditor independente. E do auditor independente, porm de forma limitada. Resoluo: Pelo motivo exposto na questo anterior, podemos concluir que a alternativa D o gabarito da questo. Gabarito: alternativa D. 1.3 Trabalho de especialista de outra rea A Resoluo CFC N. 1.230/09 aprovou a NBC TA 620, que trata da responsabilidade do auditor em relao ao trabalho de pessoa ou organizao em rea de especializao que no contabilidade ou auditoria, quando esse trabalho utilizado para ajudar o auditor a obter evidncia de auditoria suficiente e apropriada. Ateno: especialista, neste caso, no inclui aquele que trabalho com contabilidade ou auditoria. A NBC TA 620 no trata de situaes em que a equipe de trabalho inclui um membro, ou consulta uma pessoa ou organizao, com especializao em uma rea especfica de contabilidade ou auditoria. Esse caso tradado pela NBC TA 220 Controle de Qualidade.
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 A NBC TA 620 tambm no trata da utilizao, pelo auditor, do trabalho de pessoa ou organizao usado pela entidade para ajud-la na elaborao das demonstraes contbeis (especialista da administrao) tratada pela NBC TA 500 Evidncia de Auditoria. O auditor o nico responsvel por expressar opinio de auditoria e essa responsabilidade no reduzida pela utilizao do trabalho de especialista contratado pelo auditor (doravante especialista do auditor ou especialista).

O auditor o nico responsvel por expressar opinio de auditoria e essa responsabilidade no reduzida pela utilizao do trabalho de especialista contratado pelo auditor. No entanto, se o auditor concluir que o trabalho desse especialista adequado para fins da auditoria, o auditor pode aceitar que as constataes ou concluses desse especialista em sua rea de especializao constituem evidncia de auditoria apropriada. Ou seja: se o auditor considerar o trabalho adequado, poder utilizar seus resultados como evidncia de auditoria, para o embasamento das consluses apresentadas no relatrio. Objetivos do auditor, em relao ao uso do trabalho de especialistas: (a) determinar a necessidade de utilizar o trabalho de especialista; e (b) no caso de utilizao, determinar se o trabalho adequado para fins da auditoria. Especialista do auditor, segundo a NBC TA 620, uma pessoa ou organizao com especializao em rea que no contabilidade ou auditoria, contratado pelo auditor, cujo trabalho nessa rea utilizado pelo auditor para ajud-lo a obter evidncia de auditoria suficiente e apropriada.

Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 Essa especializao pode incluir especializao relacionada a: avaliao de instrumentos financeiros complexos, terrenos e edifcios, instalaes fabris e mquinas, jias, peas de arte, e ativos que possivelmente apresentem problemas de perdas no valor recupervel; clculo atuarial referente a contratos de seguro ou planos de benefcios a empregados; estimativa de reservas de petrleo e gs; avaliao de responsabilidade ambiental, e custos de limpeza de locais; interpretao de contratos, leis e regulamentos; anlise de assuntos complexos ou no usais de natureza fiscal.

Em muitos casos, a diferenciao entre especializao em contabilidade ou auditoria e especializao em outra rea ser direta. Em outros casos, entretanto, especialmente os que envolvem conhecimentos especializados em rea contbil ou de auditoria emergente, a diferenciao entre reas especializadas de contabilidade ou auditoria e especializao em outra rea ser questo de julgamento profissional. O especialista do auditor pode ser interno (um scio, ou equivalente no setor pblico, ou uma pessoa que faz parte da equipe), ou externo. J o Especialista da administrao uma pessoa ou organizao com especializao em rea que no contabilidade ou auditoria, contratado pela administrao, em que o trabalho nessa rea
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 usado pela entidade para ajud-la na elaborao das demonstraes contbeis. Um exemplo bastante comum no Brasil a utilizao de aturio pela administrao de uma seguradora ou de um fundo de penso para estimar certas provises. Se a especializao necessria para obter evidncia de auditoria apropriada e suficiente, o especialista pode ser necessrio para ajudar o auditor em um ou mais dos assuntos a seguir: entendimento da entidade e de seu ambiente, incluindo seus controles internos; identificao e avaliao dos riscos de distoro relevante; determinao e implementao de respostas gerais aos riscos avaliados no nvel de demonstraes contbeis; definio e execuo de procedimentos adicionais de auditoria para responder aos riscos avaliados no nvel de afirmao, que compreendem testes de controle ou procedimentos substantivos; avaliao da suficincia e adequao da evidncia de auditoria obtida na formao de opinio sobre as demonstraes contbeis. Contudo, o auditor pode ser capaz de executar a auditoria sem um especialista. Esse entendimento pode ser obtido, por exemplo, por meio de: - experincia em auditar entidades que exigem a especializao na elaborao das demonstraes contbeis; - educao ou desenvolvimento profissional na rea especfica; - discusso com auditores que executaram trabalhos similares. Nesses casos, podemos dizer que o auditor no entendeu como essencial a utilizao do especialista, tendo em vista sua experincia e desenvolvimento profissional. Em outros casos, entretanto, o auditor pode determinar que necessrio utilizar especialista do auditor para ajudar a obter evidncia de auditoria suficiente e apropriada. As consideraes para decidir sobre utilizar o trabalho de especialista do auditor podem incluir: se a administrao j usou um especialista da administrao na elaborao das demonstraes;

Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 a natureza e importncia do assunto, incluindo sua complexidade; os riscos de distoro relevante decorrente desse assunto; a natureza dos procedimentos que se espera sejam executados para responder aos riscos identificados. A natureza, poca e extenso dos procedimentos do auditor podem variar dependendo das circunstncias. Ao determin-los, o auditor deve considerar determinados assuntos: (a) a natureza do assunto a que se refere o trabalho desse especialista; (b) os riscos de distoro relevante no assunto a que se refere o trabalho desse especialista; (c) a importncia do trabalho do especialista no contexto da auditoria; (d) o conhecimento e a experincia do auditor em relao a trabalho anterior executado por esse especialista; e (e) se esse especialista est sujeito s polticas e procedimentos de controle de qualidade da firma de auditoria. O auditor deve estabelecer acordo, por escrito, com o especialista por ele contratado, sobre os seguintes assuntos: - a natureza, o alcance e os objetivos do trabalho desse especialista; - as respectivas atribuies e responsabilidade do auditor e desse especialista; - a natureza, a poca e a extenso da comunicao entre o auditor e esse especialista, incluindo o formato dos relatrios; e a necessidade de o especialista observar requisitos de confidencialidade.

Acordo, por escrito, com o especialista, sobre: - a natureza, o alcance e os objetivos do trabalho; - as respectivas atribuies e responsabilidade; - comunicao entre o auditor e esse especialista; e - necessidade de confidencialidade. O auditor deve avaliar a adequao do trabalho do especialista do auditor para fins da auditoria, incluindo (a) a relevncia e razoabilidade das constataes ou concluses desse especialista, e sua consistncia com outras evidncias;
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 (b) se o trabalho do especialista envolve o uso de premissas e mtodos significativos; e (c) se o trabalho do especialista envolve o uso de dados-fonte significativos para o seu trabalho. Se o auditor determina que o trabalho do especialista do auditor no adequado para fins da auditoria, deve: - estabelecer acordo com esse especialista sobre a natureza e a extenso do trabalho adicional a ser executado pelo especialista; ou - executar procedimentos adicionais de auditoria. O auditor no deve fazer referncia ao trabalho do especialista do auditor em seu relatrio que contenha opinio no modificada. Se o auditor fizer referncia ao trabalho de especialista do auditor em seu relatrio porque essa referncia relevante para o entendimento de ressalva ou outra modificao na sua opinio, o auditor deve indicar no relatrio que essa referncia no reduz a sua responsabilidade por essa opinio.

O auditor no deve fazer referncia ao trabalho do especialista do auditor em seu relatrio que contenha opinio no modificada. Se o auditor fizer referncia ao trabalho de especialista do auditor em seu relatrio porque essa referncia relevante para o entendimento de ressalva ou outra modificao na sua opinio, o auditor deve indicar no relatrio que essa referncia no reduz a sua responsabilidade por essa opinio. Outra norma que trata do assunto a Resoluo CFC n 1.023/05, que aprovou a NBC P 1.8 Utilizao de Trabalhos de Especialistas , estabelecendo as condies e procedimentos para utilizao desses profissionais, pelo auditor independente, como parte da evidncia de seus trabalhos de auditoria das demonstraes contbeis. Segundo a norma, ao utilizar-se de trabalhos executados por outros especialistas legalmente habilitados, o auditor independente deve obter evidncia suficiente de que tais trabalhos so adequados para fins de sua auditoria.
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 A expresso especialista significa um indivduo ou empresa que detenha habilidades, conhecimento e experincia em reas especficas no relacionadas contabilidade ou auditoria. Um especialista pode ser: a) contratado pela entidade auditada; b) contratado pelo auditor independente; c) empregado pela entidade auditada; ou d) empregado pelo auditor independente. Quando o auditor independente faz uso de especialistas que sejam seus empregados, estes devem ser considerados como tal e no como auxiliares do processo de auditoria, com a consequente necessidade de superviso. Assim, nessas circunstncias, o auditor independente no necessita avaliar sua competncia profissional a cada trabalho onde estes se envolvam. Isso no precisa decorar, basta entender o motivo. Ora, se o auditor j est acostumado a trabalhar com o especialista por ser seu empregado , no faria sentido, a cada trabalho, avaliar a compet~encia do seu empregado. De acordo com a NBC P 1.8, so exemplos de evidncias que necessitam da interveno de especialistas: - avaliaes de certos tipos de ativos, como por exemplo terrenos e edificaes, mquinas e equipamentos, obras de arte e pedras preciosas; - determinao de quantidades ou condies fsicas de ativos, como por exemplo minerais estocados, jazidas e reservas de petrleo, vida til remanescente de mquinas; - determinao de montantes que requeiram tcnicas ou mtodos especializados, como por exemplo avaliaes atuariais; - medio do estgio de trabalhos completados ou a completar em contratos em andamento; - interpretaes de leis, de contratos, de estatutos ou de outros regulamentos. Como vimos, o auditor deve, antes de tudo, determinar a necessidade de utilizar-se do trabalho de especialistas, devendo considerar: - a relevncia do item da demonstrao contbil que est sendo analisada; - o risco de distoro ou erro (no trabalho do especialista);
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 - conhecimento da equipe de trabalho e a experincia prvia dos aspectos considerados; e - quantidade e qualidade de outras evidncias de auditoria disponveis. O auditor deve avaliar a competncia profissional e a objetividade do especialista. Caso tenha dvidas da existncia desses atributos, deve discutir suas opinies com a administrao da entidade auditada e considerar a necessidade de aplicar procedimentos adicionais de auditoria ou buscar evidncias junto a outros especialistas de sua confiana. O auditor independente deve avaliar a qualidade e suficincia do trabalho do especialista como parte da evidncia de auditoria relacionada ao item da demonstrao contbil sob anlise. Isso envolve uma avaliao sobre se as concluses do especialista foram adequadamente refletidas nas demonstraes contbeis ou fornecem suporte adequado para as mesmas. Se os resultados do trabalho do especialista no fornecerem suficiente evidncia de auditoria ou se no forem consistentes com outras evidncias j levantadas, o auditor deve tomar devidas providncias, que podem incluir discusso com a administrao da entidade auditada e com o especialista; aplicao de procedimentos de auditoria adicionais; contratao de um outro especialista; ou modificao de seu parecer. A responsabilidade do auditor fica restrita a sua competncia profissional. Segundo a norma, em se tratando de um parecer sem ressalva (opinio no modificada), o auditor independente no pode fazer referncia do trabalho de especialista no seu parecer (relatrio). Em situaes onde especialista legalmente habilitado for contratado pela entidade auditada, sem vnculo empregatcio, para executar servios que tenham efeitos relevantes nas demonstraes contbeis, este fato deve ser divulgado nas demonstraes e o auditor, ao emitir sua opinio de forma modificada, pode fazer referncia ao trabalho do especialista.

EXERCCIOS COMENTADOS
5 (Pref. Natal/ATM/2008/ESAF) O auditor, ao realizar processo de auditoria na empresa Mother S.A., constata a existncia de benefcio de Previdncia Privada concedido a seus funcionrios. A empresa participa com 80% das contribuies totais, tendo
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 pactuado em contrato a participao e a complementao das insuficincias de fundos. No intuito de aplicar os procedimentos de auditoria na rea, a empresa de auditoria contrata firma especializada em clculos atuariais, para verificao. Assim, a responsabilidade do auditor: A limita-se aos trabalhos por ele efetuados, sendo a firma especializada responsvel pelos trabalhos especiais, tendo o auditor que mencionar o nome da empresa responsvel pelos trabalhos e os efeitos apurados. B igual da empresa contratada, respondendo pelos erros ou fraudes que possam surgir, sendo obrigatria a meno da empresa contratada no parecer de auditoria. C fica restrita sua competncia profissional, e, na ocorrncia de emitir parecer sem ressalva, no poder fazer referncia do especialista no seu parecer. D compartilhada com a empresa contratada na avaliao das metodologias e tcnicas utilizadas, respondendo tecnicamente pelos clculos e valores apresentados nas demonstraes contbeis. E est condicionada escolha de empresa idnea e competente que no possua vnculo com a empresa auditada e que no tenha dependncia, sendo a responsabilidade tcnica e de avaliao de metodologias para avaliao dessa rea de responsabilidade da empresa especializada. Resoluo: As alternativas A e B esto incorretas, pois, segundo a NBC TA 620, o auditor o nico responsvel por expressar opinio de auditoria e essa responsabilidade no reduzida pela utilizao do trabalho de especialista contratado pelo auditor. Alm disso, o auditor no deve fazer referncia ao trabalho do especialista do auditor em seu relatrio que contenha opinio no modificada. Se o auditor fizer referncia ao trabalho de especialista do auditor em seu relatrio porque essa referncia relevante para o entendimento de ressalva ou outra modificao na sua opinio, o auditor deve indicar no relatrio que essa referncia no reduz a sua responsabilidade por essa opinio. A alternativa C est correta, e o gabarito da questo. A alternativa D est incorreta, pois, como j vimos, no h um compartilhamento de responsabilidades, assumindo o auditor a responsabilidade integral pelos trabalhos, restrita sua competncia profissional. Outro erro da alternativa afirmar que o auditor vai responder tecnicamente pelos dados apresentados nas demonstraes, o que responsabilidade da administrao da empresa auditada. A alternativa E est incorreta, pois a nica restrio responsabilidade do auditor em relao a sua competncia profissional.
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 Gabarito: alternativa C. 6 (SEFAZ-CE/AFRE/2007/ESAF) Quando da utilizao de servios de especialista, no h responsabilidade do auditor A em confirmar se o especialista habilitado. B em questionar a capacidade do especialista, desde que habilitado. C quando o especialista for funcionrio da empresa auditada. D se o especialista for independente e no possuir vnculo com a empresa. E em divulgar o fato em parecer sem ressalva. Resoluo: Por tudo o que vimos no presente tpico, podemos concluir que a nica alternativa que no apresenta uma responsabilidade do auditor a de letra E, pois, segundo a NBC TA 620, o auditor no deve fazer referncia ao trabalho do especialista do auditor em seu relatrio que contenha opinio no modificada. As demais alternativas apresentam responsabilidades do auditor quando utiliza os servios de especilistas. Gabarito: alternativa E. 7 (SRF/AFRF/2003/ESAF) O auditor externo, ao utilizar o trabalho de terceiros para complementar seus trabalhos, no ter responsabilidade quando executado por: A contador na funo de auditor interno da empresa auditada para a qual realizou trabalhos. B perito contratado pelo cliente para elaborao de laudo de reavaliao de ativos. C consultores tributrios ou advogados para complemento dos trabalhos da auditoria. D especialistas da rea de informtica para reviso dos sistemas da empresa auditada. E especialistas legalmente habilitados para suporte aos trabalhos da auditoria externa. Resoluo: Vamos nos ater, inicialmente, matria do tpico. Em relao aos especialistas, o auditor o nico responsvel por expressar opinio de auditoria e essa responsabilidade no reduzida pela utilizao do trabalho de especialista contratado. Ou seja, as alternativas D e E esto incorretas. Em relao aos trabalhos do auditor interno, da mesma forma, a responsabilidade do auditor integral, o que torna a alternativa A incorreta.

Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 A alternativa C est incorreta, por considerarmnos os consultores tributrios e advogados especialistas, recaindo na mesma explicao das alternativas D e E. A alternativa B est correta, pois o perito contratado pelo cliente um especialista da administrao. Nesse caso, o trabalho usado pela entidade para ajud-la na elaborao das demonstraes contbeis, o que exclui a responsabilidade do auditor nesse sentido (a reavaliao de ativos). Gabarito: alternativa B. 8 (INSS/AFPS/2002/ESAF) Num exame de uma entidade de previdncia privada, obrigatoriamente o auditor necessita do auxlio de um especialista de outra rea. Esse profissional um: A engenheiro B advogado C aturio D mdico E administrador Resoluo: O aturio o profissional preparado para mensurar e administrar riscos. Seu trabalho se desenvolve em projetos, pesquisas e planos de fundos de investimento, na poltica de gesto desses fundos, na medio e administrao de riscos, no clculo de probabilidades e na fiscalizao da previdncia pblica, privada e de seguros. Questo bastante simples, que, na dvida, levou o candidatoa se guiar pela excluso das demais alternativas. Gabarito: alternativa C. 9 (SRF/AFRF/2002/ESAF/adaptada) Quando o auditor independente emitir uma opinio modificada em funo do resultado de um trabalho de um especialista identificado em seu relatrio, a responsabilidade dessa opinio : A compartilhada entre o auditor e o especialista contratado pelo auditor. B da administrao que contratou o especialista para execuo do trabalho. C exclusiva do auditor independente, mesmo se contratado pela administrao. D compartilhada entre o auditor e o especialista contratado pela administrao. E do auditor, exceto pela alterao resultante do trabalho do especialista. Resoluo:

Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 Como vimos, segundo a NBC TA 620, o auditor o nico responsvel por expressar opinio de auditoria e essa responsabilidade no reduzida pela utilizao do trabalho de especialista contratado pelo auditor. Observe que a questo deixa claro que a opinio modificada foi emitida em funo do resultado de um trabalho de um especialista, o que diferente do que afirmamos quando comentamos sobre o trabalho do especialista da administrao usado pela entidade para ajud-la na elaborao das demonstraes contbeis. Gabarito: alternativa C. 10 (SRF/AFRF/2002/ESAF) Quando o auditor vier a emitir uma ressalva em decorrncia do relatrio de um especialista ou de suas concluses, esse especialista A deve ser identificado no parecer para suportar o motivo da ressalva. B com seu consentimento pode ser identificado no parecer. C deve ser identificado no parecer para dividir as responsabilidades. D no deve ser identificado no parecer por questes ticas. E no deve ser identificado no parecer por questes tcnicas. Resoluo: No encontrei a base normativa para embasar a necessidade de consentimento do especialista para sua identificao no relatrio do auditor independente. De qualquer forma, foi o entendimento da ESAF nessa prova, embora um pouco antiga. Ainda que no seja autorizado, o trabalho pode ser citado, embora com a omisso da identificao do especialista. Gabarito: alternativa B.

2. Eventos Subsequentes
A Resoluo CFC N. 1.225/09 aprovou a NBC TA 560 Eventos Subsequentes , que da trata da responsabilidade do auditor independente em relao a eventos subsequentes na auditoria de demonstraes contbeis. De acordo com a norma, as demonstraes contbeis podem ser afetadas por certos eventos que ocorrem aps a data das demonstraes contbeis. No Brasil, a NBC TG 24 (antiga NBC T-19.12) Evento Subsequente analisa o tratamento nas demonstraes contbeis de eventos, favorveis ou no, ocorridos entre a data das demonstraes contbeis (mencionada como "data do balano" nesse pronunciamento) e a data na
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 qual autorizada a concluso da elaborao das demonstraes contbeis. Essas estruturas costumam identificar dois tipos de eventos: (a) os que fornecem evidncia de condies existentes na data das demonstraes contbeis; e (b) os que fornecem evidncia de condies que surgiram aps a data das demonstraes contbeis. Uma informao importante que a NBC TA 700 Formao da Opinio e Emisso do Relatrio , explica que a data do Relatrio do Auditor Independente informa ao leitor que o auditor considerou o efeito dos eventos e transaes dos quais o auditor se tornou ciente e que ocorreram at aquela data.

A data do Relatrio do Auditor Independente informa ao leitor que o auditor considerou o efeito dos eventos e transaes dos quais o auditor se tornou ciente e que ocorreram at aquela data. Os objetivos do auditor em relao aos eventos subsequentes so: (a) obter evidncia sobre se os eventos ocorridos entre a data das demonstraes contbeis e a data do relatrio do auditor independente que precisam ser ajustados ou divulgados nas demonstraes contbeis, esto adequadamente refletidos nessas demonstraes contbeis; e (b) responder adequadamente aos fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente aps a data de seu relatrio, que, se fossem do seu conhecimento naquela data (do relatrio), poderiam ter levado o auditor a alter-lo. Para fins das normas de auditoria, eventos subsequentes so eventos ocorridos entre a data das demonstraes contbeis e a data do relatrio do auditor independente e fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente aps a data do seu relatrio. Devem ser considerados trs momentos de eventos subsequentes: 2.1 Eventos ocorridos entre a data das demonstraes contbeis e a data do relatrio do auditor independente;
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 2.2 Eventos que chegaram ao conhecimento do auditor independente aps a data do seu relatrio, mas antes da data de divulgao das demonstraes contbeis; e 2.3 Eventos que chegaram ao conhecimento do auditor independente aps a divulgao das demonstraes contbeis.

2.1 Eventos ocorridos entre a data das demonstraes contbeis e a data do relatrio do auditor independente O auditor independente deve executar procedimentos de auditoria desenhados para obter evidncia de auditoria apropriada e suficiente de que todos os eventos ocorridos entre a data das demonstraes contbeis e a data do relatrio do auditor independente que precisam ser ajustados ou divulgados nas demonstraes contbeis foram identificados. Esses procedimentos devem cobrir o perodo entre a data das demonstraes contbeis e a data do seu relatrio, ou o mais prximo possvel dessa data. Se, em decorrncia desses procedimentos, o auditor identificar eventos que requerem ajuste ou divulgao nas demonstraes contbeis, o auditor independente deve determinar se cada um desses eventos est refletido de maneira apropriada nas referidas demonstraes contbeis de acordo com a estrutura conceitual aplicvel. Dependendo da avaliao de risco do auditor independente, os procedimentos de auditoria requeridos podem incluir procedimentos necessrios para obter evidncia que envolva a reviso ou o teste de registros contbeis ou transaes ocorridos entre a data das demonstraes contbeis e a data do relatrio do auditor independente. Alm dos procedimentos de auditoria requeridos, independente pode considerar necessrio e apropriado:
Prof. Claudenir Brito

auditor

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 ler os ltimos oramentos disponveis, previses de fluxos de caixa e outros relatrios da administrao relacionados de perodos posteriores data das demonstraes contbeis; indagar, ou estender as indagaes anteriores verbais ou por escrito, aos consultores jurdicos sobre litgios e reclamaes; ou considerar a necessidade de representaes formais que cubram determinados eventos subsequentes para corroborar outra evidncia de auditoria e assim obter evidncia de auditoria apropriada e suficiente. 2.2 Fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente aps a data do seu relatrio, mas antes da data de divulgao das demonstraes contbeis O auditor independente no tem obrigao de executar nenhum procedimento de auditoria em relao s demonstraes contbeis aps a data do seu relatrio. Entretanto, se, aps a data do seu relatrio, mas antes da data de divulgao das demonstraes contbeis, o auditor tomar conhecimento de fato que, se fosse do seu conhecimento na data do relatrio, poderia ter levado o auditor a alter-lo, ele deve: (a) discutir o assunto com a administrao; (b) determinar se as demonstraes contbeis precisam ser alteradas e, caso afirmativo; (c) indagar como a administrao pretende tratar o assunto nas demonstraes contbeis. Em geral, pode ser que no haja exigncia da legislao ou regulamentao para que a administrao reapresente demonstraes contbeis. Esse frequentemente o caso quando a emisso das demonstraes contbeis para o perodo seguinte iminente, desde que sejam feitas as divulgaes apropriadas nessas demonstraes. Caso a administrao altere as demonstraes contbeis, o auditor independente deve: 1 - aplicar os procedimentos de auditoria necessrios nas circunstncias da alterao; 2 - estender os procedimentos de auditoria mencionados at a data do novo relatrio do auditor independente; e 3 - fornecer novo relatrio de auditoria sobre as demonstraes contbeis alteradas. O novo relatrio do auditor independente no deve ter data anterior data de aprovao das demonstraes contbeis alteradas.
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07

Caso a administrao altere as demonstraes, o auditor deve: 1 - aplicar os procedimentos necessrios; 2 - estender os procedimentos at a data do novo relatrio; e 3 - fornecer novo relatrio. O novo relatrio do auditor independente no deve ter data anterior data de aprovao das demonstraes contbeis alteradas. Se a administrao puder restringir a alterao das demonstraes contbeis aos efeitos do evento ou eventos subsequentes, o auditor pode limitar os procedimentos de auditoria aos eventos subsequentes. Nesses casos, o auditor deve alterar o relatrio para incluir data adicional restrita a essa alterao que indique que os procedimentos do auditor independente sobre os eventos subsequentes esto restritos unicamente s alteraes das demonstraes contbeis descritas na nota explicativa. Quando, nessas circunstncias, o auditor alterar seu relatrio para incluir data adicional, a data do relatrio anterior alterao subsequente feita pela administrao permanece inalterada, pois essa data informa ao leitor quando o trabalho de auditoria para essas demonstraes contbeis foi concludo. Entretanto, includa data adicional no relatrio do auditor independente para informar os usurios que os procedimentos posteriores quela data restringiram-se alterao subsequente das demonstraes contbeis. Segue exemplo desse tipo de data adicional:
(Data do relatrio do auditor independente), exceto para a Nota Y, que de (data da concluso dos procedimentos de auditoria restritos alterao descrita na Nota Y)

Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 2.3 Fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente aps a divulgao das demonstraes contbeis Aps a divulgao das demonstraes contbeis, o auditor independente no tem obrigao de executar nenhum procedimento de auditoria em relao s demonstraes contbeis. Entretanto, se, aps a divulgao das demonstraes contbeis, o auditor independente tomar conhecimento de fato que, se fosse do seu conhecimento na data do relatrio, poderia t-lo levado a alterar seu relatrio, o auditor independente deve: (a) discutir o assunto com a administrao e, quando apropriado, com os responsveis pela governana; (b) determinar se as demonstraes contbeis precisam ser alteradas e, caso afirmativo; (c) indagar como a administrao pretende tratar do assunto nas demonstraes contbeis. Caso o relatrio seja alterado, o auditor deve incluir no seu relatrio, novo ou reemitido, Pargrafo de nfase com referncia nota explicativa que esclarece mais detalhadamente a razo da alterao das demonstraes contbeis emitidas anteriormente e do relatrio anterior fornecido pelo auditor independente. Caso a administrao no tome as providncias necessrias para garantir que todos os que receberam as demonstraes contbeis emitidas anteriormente sejam informados da situao e no altere as demonstraes contbeis nas circunstncias em que o auditor considere necessrio, o auditor independente deve tomar as medidas apropriadas para tentar evitar o uso por terceiros daquele relatrio de auditoria.

EXERCCIOS COMENTADOS
11 (SEFAZ-SP/APOFP/2009/ESAF) As seguintes opes constituem exemplos de transaes e eventos subsequentes, exceto: A perda em contas a receber decorrente de falncia do devedor. B alterao do controle societrio. C aporte de recursos, inclusive como aumento de capital. D destruio de estoques em decorrncia de sinistro. E variao sazonal dos custos com insumos. Resoluo:

Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 De acordo com a NBC TA 560, as demonstraes contbeis podem ser afetadas por certos eventos que ocorrem aps a data das demonstraes contbeis, e antes da emisso do relatrio do auditor independente. De modo geral, so eventos favorveis ou no administrao, mas imprevisveis. Nesse sentido, a alternativa E apresenta um fato que poderia ter sido previsto, por ser constante variao sazonal dos custos. As demais alternativas apresentam fatos que atendem definio. Gabarito: alternativa E. 12 (Pref. Natal/ATM/2008/ESAF) No corresponde a um evento subsequente que gera ajuste nas demonstraes financeiras: A deciso definitiva de processo judicial, dando ganho ou perda da causa que represente valor relevante. B perda de valor de investimentos, em decorrncia do declnio do valor de mercado das aes. C descoberta de erros ou fraudes posteriores, que afetam o resultado da empresa. D determinao de valores referentes a pagamento de participao nos lucros ou referente a gratificaes assumidas legalmente e no formalizadas. E ativos deteriorados, que constavam com valor significativo e que no foram ajustados. Resoluo: Conforme vimos na resoluo da questo anterior, a alternativa B a nica que apresenta um fato esperado variao positiva ou negativa dos preos das aes. As demais alternativas corresponde a eventos subsequentes que geram ajustes nas demonstraes financeiras. Gabarito: alternativa B. 13 (SUSEP/Analista/2006/ESAF/adaptada) O auditor ao identificar eventos subsequentes deve considerar A somente eventos que gerem ajustes nas demonstraes contbeis. B eventos que demandem de ajustes nas demonstraes contbeis e no relatrio do auditor independente. C eventos que demandem de ajustes nas demonstraes contbeis ou a divulgao de informaes nas notas explicativas. D fato no objeto da auditoria por ocorrer aps o fechamento dos trabalhos de auditoria. E exclusivamente, ajustes que modifiquem o relatrio de auditoria. Resoluo:
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 Ao identificar eventos subsequentes, o auditor deve considerar os que gerem ajustes nas demonstraes contbeis e os que so evidenciados em notas explicativas, o que torna a alternativa A incorreta. As alternativas B e E esto incorretas, pois os eventos subsequentes no demandam ajustes no relatrio do auditor independente. Alternativa correta, como vimos no comentrio da alternativa A. A alternativa D est incorreta, pois o fechamento dos trabalhos no parmetro para a definio de eventos subsequentes, e sim a data das demonstraes contbeis. Gabarito: alternativa C.

Ao identificar eventos subsequentes, o auditor deve considerar os que gerem ajustes nas demonstraes contbeis e os que so evidenciados em notas explicativas. 14 (CGU/AFC/2006/ESAF) Consideram-se exemplos de transaes e eventos subsequentes, havidos entre a data de trmino do exerccio social e at aps a data da divulgao das demonstraes contbeis, exceto A as operaes rotineiras de compra e venda. B a compra de nova subsidiria ou de participao adicional relevante em investimento anterior. C a destruio de estoques ou estabelecimento em decorrncia de sinistro. D a alterao do controle societrio. E o aporte de novos recursos, inclusive como aumento de capital. Resoluo: Conforme a resoluo da questo 12, a alternativa A a nica que apresenta um fato esperado operaes rotineiras de compra e venda. As demais alternativas, por serem consideradas normais, no consideradas eventos subsequentes. Gabarito: alternativa A. 15 (CGU/AFC/2004/ESAF/adaptada) So consideradas situaes de eventos subsequentes para a auditoria, exceto fatos ocorridos: A aps a publicao do balano e do relatrio de auditoria.
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 B durante o exerccio contbil objeto da auditoria. C da data de fechamento do balano at a data de emisso do relatrio. D durante a publicao do balano e do relatrio de auditoria. E depois do trmino dos trabalhos de campo e emisso do relatrio e antes da data de publicao. Resoluo; De acordo com a NBC TA 560, as demonstraes contbeis podem ser afetadas por certos eventos que ocorrem aps a data das demonstraes contbeis, e antes da emisso do relatrio do auditor independente. Ou seja, fatos ocorridos durante o exerccio contbil objeto da auditoria no so considerados eventos subsequentes. Gabarito: alternativa B. 16 (SRF/AFRF/2003/ESAF/adaptada) O auditor externo, ao realizar procedimentos para constatao de eventos subsequentes e constatar a existncia de evento que altera substancialmente a situao patrimonial da empresa, deve: A sempre ressalvar a opinio e exigir o ajuste das contas. B no se pronunciar por no fazer parte do perodo das demonstraes contbeis. C sempre emitir opinio adversa e solicitar a incluso de notas explicativas. D elaborar notas explicativas e sempre ressalvar a opinio. E exigir o ajuste das contas ou a incluso de notas explicativas. Resoluo: Ao identificar eventos subsequentes, o auditor deve considerar os que gerem ajustes nas demonstraes contbeis e os que so evidenciados em notas explicativas. No caso da questo, o auditor deve exigir o ajuste das contas ou a incluso do assunto em notas explicativas. Gabarito: alternativa E. 17 (Pref. Recife/ATM/2003/ESAF) A auditoria estabelece como "escopo" do trabalho o perodo das demonstraes financeiras. Indique qual das normas abaixo no se refere ao perodo objeto da auditoria. A Transaes com partes relacionadas. B Carta de responsabilidade da administrao. C Amostragem estatstica. D Eventos subsequentes. E Estimativas contbeis. Resoluo:
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 De acordo com a NBC TA 560, as demonstraes contbeis podem ser afetadas por certos eventos que ocorrem aps a data das demonstraes contbeis, e antes da emisso do relatrio do auditor independente. Ou seja, no se referem ao perodo objeto da auditoria. Gabarito: alternativa D. 18 (INSS/AFPS/2002/ESAF) Identifique um procedimento de auditoria para evidenciao de um evento subsequente. A Circularizao do saldo de contas a receber do perodo findo auditado. B Inventrio fsico dos saldos de abertura e final do perodo auditado. C Exame dos pagamentos realizados no perodo auditado. D Exame de devolues de vendas realizadas no perodo seguinte ao auditado. E Teste de adies de imobilizado realizado durante o perodo auditado. Resoluo: Como acabamos de ver na questo acima, os eventos subsequentes no se referem ao perodo objeto da auditoria. Assim, o nico procedimento de auditoria que contribui para a evidenciao desses eventos o exame de devolues de vendas realizadas do perodo seguinte ao auditado. Gabarito: alternativa D. 19 (INSS/AFPS/2002/ESAF/adaptada) Na constatao de omisso de eventos subsequentes relevantes identificados pelo auditor, nas demonstraes contbeis da empresa auditada, o profissional deve: A elaborar notas explicativas justificando. B solicitar administrao uma representao formal. C ajustar as contas com os procedimentos recomendados. D recomendar empresa que omita os ajustes. E emitir parecer sem ressalva. Resoluo: De acordo com a NBC TA 560, o auditor independente deve solicitar administrao e, quando apropriado, aos responsveis pela governana, uma representao formal de que todos os eventos subsequentes data das demonstraes contbeis e que, segundo a estrutura de relatrio financeiro aplicvel, requerem ajuste ou divulgao, foram ajustados ou divulgados. Gabarito: alternativa B.

Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 Pessoal, conclumos a aula 7. Nossa prxima aula ser a ltima de teoria, depois a aula 9, somente com exerccios de reviso e fixao. Por falar em exerccios, estes nos mostram os assuntos que mais so cobrados. Esses assuntos devem estar contidos nos seus resumos, para que sejam revisados mais para perto da prova. Pode parecer lgico para muitos, mas em qualquer turma, temos colegas que ainda esto iniciando os estudos, ento vale a pena lembrar. Qualquer dvida, estou disposio. Abrao. Claudenir

Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07

QUESTES COMENTADAS NA AULA


1 (CGU/AGFC/2006/ESAF) Quando for realizada uma auditoria, pela primeira vez, na entidade, ou quando as Demonstraes Contbeis do exerccio anterior tenham sido examinadas por outro auditor independente, o planejamento da auditoria deve contemplar os seguintes procedimentos, exceto: A a obteno de evidncias suficientes de que os saldos de abertura do exerccio no contenham representaes errneas ou inconsistentes que, de alguma maneira, distoram as Demonstraes Contbeis do exerccio atual. B o exame da adequao dos saldos de abertura do exerccio anterior com os saldos de encerramento do exerccio atual. C a verificao se as prticas contbeis adotadas no atual exerccio so uniformes com as adotadas no exerccio anterior. D a identificao de fatos relevantes que possam afetar as atividades da entidade e sua situao patrimonial e financeira. E a identificao de relevantes eventos subsequentes ao exerccio anterior, revelados ou no-revelados. 2 (SUSEP/Analista/2010/ESAF) O auditor externo, quando responsvel pela auditoria das demonstraes contbeis da holding de um conglomerado econmico, deve: A evidenciar em cada folha, do conjunto de demonstraes auditadas e nas notas explicativas, os itens ou contas que no foram objetos de auditoria. B limitar-se a dar divulgao sobre as demonstraes para as quais emitiu opinio. C ressalvar o parecer, evidenciando as reas das demonstraes contbeis que no foram auditadas por ele. D evidenciar, no parecer de auditoria, as demonstraes das coligadas e controladas que no foram auditadas por ele, identificando a firma de auditoria que as auditou. E responsabilizar-se por todas as demonstraes contbeis utilizadas para elaborao da demonstrao objeto da auditoria. 3 (SUSEP/Analista/2002/ESAF/adaptada) Quando o auditor interno coopera, em tempo integral, com o trabalho do auditor independente, conforme acordo pr-estabelecido com a administrao da entidade, a responsabilidade da opinio constante do relatrio do auditor independente a) compartilhada entre o auditor interno e o independente. b) nica e exclusiva do auditor interno. c) nica e exclusiva do auditor independente. d) nica e exclusiva da administrao da empresa. e) compartilhada entre a administrao e o auditor interno.
Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 4 (SRF/AFRF/2002/ESAF/adaptada) Quando um auditor independente utiliza relatrios elaborados pelos auditores internos para concluir seus trabalhos nas reas de estoques e imobilizado, a responsabilidade do parecer A deve ser compartilhada com a administrao da empresa. B deve ser compartilhada com o auditor interno. C do auditor interno, se os estoques forem relevantes. D nica e exclusiva do auditor independente. E do auditor independente, porm de forma limitada. 5 (Pref. Natal/ATM/2008/ESAF) O auditor, ao realizar processo de auditoria na empresa Mother S.A., constata a existncia de benefcio de Previdncia Privada concedido a seus funcionrios. A empresa participa com 80% das contribuies totais, tendo pactuado em contrato a participao e a complementao das insuficincias de fundos. No intuito de aplicar os procedimentos de auditoria na rea, a empresa de auditoria contrata firma especializada em clculos atuariais, para verificao. Assim, a responsabilidade do auditor: A limita-se aos trabalhos por ele efetuados, sendo a firma especializada responsvel pelos trabalhos especiais, tendo o auditor que mencionar o nome da empresa responsvel pelos trabalhos e os efeitos apurados. B igual da empresa contratada, respondendo pelos erros ou fraudes que possam surgir, sendo obrigatria a meno da empresa contratada no parecer de auditoria. C fica restrita sua competncia profissional, e, na ocorrncia de emitir parecer sem ressalva, no poder fazer referncia do especialista no seu parecer. D compartilhada com a empresa contratada na avaliao das metodologias e tcnicas utilizadas, respondendo tecnicamente pelos clculos e valores apresentados nas demonstraes contbeis. E est condicionada escolha de empresa idnea e competente que no possua vnculo com a empresa auditada e que no tenha dependncia, sendo a responsabilidade tcnica e de avaliao de metodologias para avaliao dessa rea de responsabilidade da empresa especializada. 6 (SEFAZ-CE/AFRE/2007/ESAF) Quando da utilizao de servios de especialista, no h responsabilidade do auditor A em confirmar se o especialista habilitado. B em questionar a capacidade do especialista, desde que habilitado. C quando o especialista for funcionrio da empresa auditada. D se o especialista for independente e no possuir vnculo com a empresa. E em divulgar o fato em parecer sem ressalva.

Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 7 (SRF/AFRF/2003/ESAF) O auditor externo, ao utilizar o trabalho de terceiros para complementar seus trabalhos, no ter responsabilidade quando executado por: A contador na funo de auditor interno da empresa auditada para a qual realizou trabalhos. B perito contratado pelo cliente para elaborao de laudo de reavaliao de ativos. C consultores tributrios ou advogados para complemento dos trabalhos da auditoria. D especialistas da rea de informtica para reviso dos sistemas da empresa auditada. E especialistas legalmente habilitados para suporte aos trabalhos da auditoria externa. 8 (INSS/AFPS/2002/ESAF) Num exame de uma entidade de previdncia privada, obrigatoriamente o auditor necessita do auxlio de um especialista de outra rea. Esse profissional um: A engenheiro B advogado C aturio D mdico E administrador 9 (SRF/AFRF/2002/ESAF/adaptada) Quando o auditor independente emitir uma opinio modificada em funo do resultado de um trabalho de um especialista identificado em seu relatrio, a responsabilidade dessa opinio : A compartilhada entre o auditor e o especialista contratado pelo auditor. B da administrao que contratou o especialista para execuo do trabalho. C exclusiva do auditor independente, mesmo se contratado pela administrao. D compartilhada entre o auditor e o especialista contratado pela administrao. E do auditor, exceto pela alterao resultante do trabalho do especialista. 10 (SRF/AFRF/2002/ESAF) Quando o auditor vier a emitir uma ressalva em decorrncia do relatrio de um especialista ou de suas concluses, esse especialista A deve ser identificado no parecer para suportar o motivo da ressalva. B com seu consentimento pode ser identificado no parecer. C deve ser identificado no parecer para dividir as responsabilidades. D no deve ser identificado no parecer por questes ticas. E no deve ser identificado no parecer por questes tcnicas.

Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 11 (SEFAZ-SP/APOFP/2009/ESAF) As seguintes opes constituem exemplos de transaes e eventos subsequentes, exceto: A perda em contas a receber decorrente de falncia do devedor. B alterao do controle societrio. C aporte de recursos, inclusive como aumento de capital. D destruio de estoques em decorrncia de sinistro. E variao sazonal dos custos com insumos. 12 (Pref. Natal/ATM/2008/ESAF) No corresponde a um evento subsequente que gera ajuste nas demonstraes financeiras: A deciso definitiva de processo judicial, dando ganho ou perda da causa que represente valor relevante. B perda de valor de investimentos, em decorrncia do declnio do valor de mercado das aes. C descoberta de erros ou fraudes posteriores, que afetam o resultado da empresa. D determinao de valores referentes a pagamento de participao nos lucros ou referente a gratificaes assumidas legalmente e no formalizadas. E ativos deteriorados, que constavam com valor significativo e que no foram ajustados. 13 (SUSEP/Analista/2006/ESAF/adaptada) O auditor ao identificar eventos subsequentes deve considerar A somente eventos que gerem ajustes nas demonstraes contbeis. B eventos que demandem de ajustes nas demonstraes contbeis e no relatrio do auditor independente. C eventos que demandem de ajustes nas demonstraes contbeis ou a divulgao de informaes nas notas explicativas. D fato no objeto da auditoria por ocorrer aps o fechamento dos trabalhos de auditoria. E exclusivamente, ajustes que modifiquem o relatrio de auditoria. 14 (CGU/AFC/2006/ESAF) Consideram-se exemplos de transaes e eventos subsequentes, havidos entre a data de trmino do exerccio social e at aps a data da divulgao das demonstraes contbeis, exceto A as operaes rotineiras de compra e venda. B a compra de nova subsidiria ou de participao adicional relevante em investimento anterior. C a destruio de estoques ou estabelecimento em decorrncia de sinistro. D a alterao do controle societrio. E o aporte de novos recursos, inclusive como aumento de capital. 15 (CGU/AFC/2004/ESAF/adaptada) So consideradas situaes eventos subsequentes para a auditoria, exceto fatos ocorridos:
Prof. Claudenir Brito

de

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 A aps a publicao do balano e do relatrio de auditoria. B durante o exerccio contbil objeto da auditoria. C da data de fechamento do balano at a data de emisso do relatrio. D durante a publicao do balano e do relatrio de auditoria. E depois do trmino dos trabalhos de campo e emisso do relatrio e antes da data de publicao. 16 (SRF/AFRF/2003/ESAF/adaptada) O auditor externo, ao realizar procedimentos para constatao de eventos subsequentes e constatar a existncia de evento que altera substancialmente a situao patrimonial da empresa, deve: A sempre ressalvar a opinio e exigir o ajuste das contas. B no se pronunciar por no fazer parte do perodo das demonstraes contbeis. C sempre emitir opinio adversa e solicitar a incluso de notas explicativas. D elaborar notas explicativas e sempre ressalvar a opinio. E exigir o ajuste das contas ou a incluso de notas explicativas. 17 (Pref. Recife/ATM/2003/ESAF) A auditoria estabelece como "escopo" do trabalho o perodo das demonstraes financeiras. Indique qual das normas abaixo no se refere ao perodo objeto da auditoria. A Transaes com partes relacionadas. B Carta de responsabilidade da administrao. C Amostragem estatstica. D Eventos subsequentes. E Estimativas contbeis. 18 (INSS/AFPS/2002/ESAF) Identifique um procedimento de auditoria para evidenciao de um evento subsequente. A Circularizao do saldo de contas a receber do perodo findo auditado. B Inventrio fsico dos saldos de abertura e final do perodo auditado. C Exame dos pagamentos realizados no perodo auditado. D Exame de devolues de vendas realizadas no perodo seguinte ao auditado. E Teste de adies de imobilizado realizado durante o perodo auditado. 19 (INSS/AFPS/2002/ESAF/adaptada) Na constatao de omisso de eventos subsequentes relevantes identificados pelo auditor, nas demonstraes contbeis da empresa auditada, o profissional deve: A elaborar notas explicativas justificando. B solicitar administrao uma representao formal. C ajustar as contas com os procedimentos recomendados. D recomendar empresa que omita os ajustes. E emitir parecer sem ressalva.

Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 07 Gabarito: 1B 2A 3C 4D 5C 6E 7B 8C 9C 10 B 11 E 12 B 13 C 14 A 15 16 17 18 19 B E D D B

Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 06

Referncias utilizadas na elaborao das aulas (Atualizado at a presente aula)


ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2010. ANDRADE, Adriana e ROSSETTI, Jos Paschoal. Governana corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendncias. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2011. ARAGO, Marcelo. Auditoria CESPE questes comentadas e organizadas por assunto. 1. ed. Rio de janeiro: Mtodo, 2010. ATTIE, William. Auditoria: conceitos e aplicaes. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2010. ________. Auditoria Interna. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2009. BORGERTH, Vnia Maria da Costa. SOX: entendendo a lei sarbanes-oxley. 1. ed. So Paulo: Cengage Learning, 2007. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 1988. Disponvel em:<http://www.planalto.gov.br>. BRASIL. Lei n. 8.443, de 16 de julho de 1992. Dispe sobre a Lei Orgnica do Tribunal de Contas da Unio e d outras providncias. Disponvel em:<http://www.planalto.gov.br>. CASTRO, Domingos Poubel de. Auditoria e controle administrao pblica. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2009. interno na

CASTRO, Rbison Gonalves de e LIMA. Diana Vaz de. Fundamentos da auditoria governamental e empresarial. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2009. CHAVES, Renato Santos. Auditoria e controladoria no setor pblico: fortalecimento dos controles internos. 1. ed. Curitiba: Juru, 2011. COIMBRA, Marcelo de Aguiar e MANZI, Vanessa Alessi (Org.), Manual de compliance preservando a boa governana e a integridade das organizaes. 1. ed. So Paulo: Atlas, 2010. CONTROLADORIA-GERAL DA UNIO. Instruo Normativa 01, de 06 de abril de 2001. Braslia, 2001.

Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 06 CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. NBC TA 200 Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Conduo da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. NBC T-12 Da Auditoria Interna. COSO. Gerenciamento de riscos corporativos estrutura integrada, 2007. CREPALDI, Slvio Aparecido. Auditoria contbil: teoria e prtica. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2010. FISCH, Slvio e MOSIMANN, Clara Pellegrinello. Controladoria: seu papel na administrao de empresas. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1999. FRANCO, Hilrio e MARRA, Ernesto. Auditoria contbil. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2011. INSTITUTO CHIAVENATO (Org.). Auditoria e gesto de riscos. 1. ed. So Paulo: Saraiva, 2009. JUND, Srgio. Auditoria: conceitos, normas, tcnicas e procedimentos. 9. ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2007. LIMA, Luiz Henrique. Controle externo. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. MACHADO, Marcus Vincius Veras e PETER, Maria da Glria Arrais. Manual de auditoria governamental. 1. ed. So Paulo: Atlas, 2003. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 30. ed. So Paulo: Malheiros, 2005. NASCIMENTO, Auster Moreira e REGINATO, Luciane (Org.). Controladoria: um enfoque na eficcia organizacional. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2009. OLIVEIRA, Lus Martins de et al. Curso bsico de auditoria. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2008. PINHO, Ruth Carvalho de Santana. Fundamentos de auditoria. 1. ed. So Paulo: Atlas, 2007. RIBEIRO, Juliana Moura e RIBEIRO, Osni Moura. Auditoria fcil. 1. ed. So Paulo: Saraiva, 2012.

Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 38

Auditoria p/Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof Claudenir Brito Aula 06 SLOMSKI, Valmor et al. Governana corporativa e governana na gesto pblica. 1. ed. So Paulo: Atlas, 2008. SLOMSKI, Valmor. Controladoria e governana na gesto pblica. 1. ed. So Paulo: Atlas, 2005. TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO. Portaria n 280, de 08 de dezembro de 2010, alterada pela Portaria n 168, de 30 de junho de 2011. Aprova as Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da Unio. WANDERLEY, Carlos Alexandre Nascimento. Auditoria: teoria e questes. 1. ed. Rio de Janeiro: Ferreira, 2011.

Prof. Claudenir Brito

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 38

Вам также может понравиться