Вы находитесь на странице: 1из 9

UNIJORGE PERTERSON CUNHA

A COMUNICAO FRAGMENTADA NA ORGANIZAO

SALVADOR 2012

UNIJORGE PETERSON CUNHA

A COMUNICAO FRAGMENTADA NA ORGANIZAO

Trabalho apresentado como pr-requisito parcial para aprovao na disciplina Comunicao Empresarial, Prof Nubia Pinto, curso Superior de Processos Gerencias do Centro Universitrio Unijorge, turma - 20091TPNA, turno - noturno.

SALVADOR 2012

SUMRIO

1 INTRODUO

03

2 A COMUNICAO FRAGMENTADA NA ORGANIZAO

04

3 CONCLUSO

06

REFERNCIAS

07

1 INTRODUO

Faz parte da natureza humana se comunicar. Para Chiavenato (2002, p. 96), a comunicao pode ser definida como a maneira de se re lacionar com outras pessoas atravs de idias, fatos, pensamentos e valores. Dessa forma, o conceito de comunicao engloba a passagem de informaes entre pessoas que compartilham uma simbologia. Contudo, no decorrer do processo de comunicao, a mensagem pode acabar se modificando devido a interferncias externas e chegando de forma deturpada ao destinatrio. Muitas vezes isso ocorre porque no processo de comunicao ocorrem rudos ou a comunicao pode ocorrer fragmentada e a mensagem chaga incompleta. Tal situao acaba gerando conflitos entre as pessoas, o que se faz ainda mais delicado no contexto organizacional, podendo gerar falta de colaborao, desgastes emocionais, desmotivao, etc, o que por sua vez gera custos diretos e indiretos, prejudica a eficcia organizacional e impede o alcance dos objetivos fixados. Nesse sentido, tomou-se o tema como objeto do presente trabalho, buscando responder a questo: Quais as aes organizacional podem reduzir as possibilidade de comunicao falha e fragmentada na empresa?

2 A COMUNICAO FRAGMENTADA NA ORGANIZAO

Comunicao interna a comunicao voltada para o pblico interno das organizaes, ou seja, seus funcionrios. Ao se comunicar com eles, a organizao deve atentar para situaes especiais que, se no cuidadas, podem prejudicar a empresa, desmotivando o funcionrio e, com isso, diminuindo a produtividade, aumentando retrabalho, custos e expondo a imagem da empresa. Um dos fatores-chave para atingir elevados nveis de eficcia organizacional a comunicao. A comunicao organizacional trata da importncia da comunicao alm da comunicao com clientes, mas englobando todo o seu corpo de colaboradores. Para a empresa a comunicao interna to fundamental quanto a externa, principalmente num mundo to dinmico e competitivo no qual as empresas precisas dar respostas cada vez mais rpidas ao mercado (ROBBINS, 2003). preciso reconhecer que a mudana uma constante no ambiente de negcios atual. Principalmente para organizaes que lidam diretamente com outsousing e tecnologia da informao, como as organizaes de call center, por exemplo. As buscas por reduo de custos levam grandes empresas a escolherem empresas terceirizadas para seus relacionamento com o cliente, encontrando-as inclusive em outros pases, menos desenvolvido, em que h uma relao custo/benefcio favorvel. Muitas vezes utiliza-se o formato off shore. Para essas empresas quevendem seus servios, o negcio representa um passo importante, mas nem sempre a importncia estratgica das novas unidades transmitida completamente para os colaboradores, deixando-os desconfiados pelo menos de ter seu emprego ariscado e resistentes s mudanas essenciais para a assuno de novos empreendimentos. As consequencias de uma comunicao fragmentada, entretanto, vo alm, pois geram hostilidade entre os mebros da equipe e os seus lderes, assim como um medo de perder sua posio que leva ao individualismo e a falta de coorperao. Os trabalho com desempenho inferior e a queda na qualidade tambm so identificados e geram custos no apenas com materiais e hora/homem, como tambm com a readaptao do funcionrio, perda de talentos, e problemas de sade (ROBBINS, 2003)

A comunicao baseada em relaes e as relaes esto sucetveis a conflitos. E os conflitos tem como uma de suas maiores causas a comunicao. Entratanto no se trata de evitar os conflitos, mas de utilizar uma comunicao estratgica para dirig-los quando do seu aparecimento. Se h um sistema de comunicao centralizado e rigidamente vertical e descendente, rapidamente toda a estrutura comunicacional interna se mostrar falha com comunicao fragmentada e unilateral. Tal comunicao causa no apenas a falta de compreenso completa da situao, como resistncia no colaborador, assim como no deixa claro para ele sua responsabilidade no processo, j que ele no pode participar do processo de comunicao com suas dvidas e sugestes. O fluxo de informaes acaba sendo interrompido ou tem que percorrer longo caminho, ocasionando a perda da informao e/ ou de tempo (CHIAVENATO, 2002). Essa situao algo bem frequente. Com notcias dirias acerca de fuses e downsizing, assuno de novos projetos, os empregados esto preocupados com seu futuro e com a sade das organizaes em que trabalham. Durante esses tempos de turbulncia, importante para os lderes ser transparente e comunicar-se abertamente com o pessoal sobre os desafios e oportunidades. Fornecer informao oportuna, veraz e atual pode ajudar a prevenir suposies e boatos alarmantes de funcionrios. Essa a melhor ao organizacional para reduzir as possibilidade de comunicao falha e fragmentada na empresa, respondendo, assim ao problema de pesquisa lanado. Corrado (1994), diz que quando as empresas esto envolvidas em novos projetos, gastam tanta energia com o processo que acabam deixando de lado a comunicao com os empregados. Tanto empregados que que iro permanecer em seus postos quanto os que vo ser remanejados merecem ateno. Matos(1996, p. 240) d uma dica: aproveite situaes formais e informais para a fixao de pontos essenciais. Sem cair, todavia, nos exageros contraproducentes. Corrado (1994, p. 70) afirma que:
Precisam ser estabelecidas metas para os empregados que: ajudem-nos a entender os angustiantes processos de mudana; faam-nos comunicar o que esto sentindo; desenvolvam fortemente a capacidade de trabalho em equipe; contraponham-se s comunicaes negativas, desenvolvam uma abordagem positiva; estabeleam uma orientao no novo ambiente de trabalho.

A compreenso pelo empregado das misses da empresa e das metas de desenvolvimento torna-os capazes de interagir de forma mais eficaz e com confiana com as partes interessadas importantes, como investidores, clientes, lderes empresariais e potenciais clientes. Por isso deve-se buscar criar um plano de comunicaes. Oportunidades para esclarecer e enfatizar as mensagens so outra vantagem importante de um programa estratgico interno de comunicao. Atecnologia da informao pode ser extremamente til fornecendo canais adicionais, como intranet. Por claramente comunicar mensagens especficas

atravs de mltiplos canais, os funcionrios so informados e podem se identificar com os objetivos de longo prazo ou de curto prazo da empresa medida que executam suas tarefas. preciso pensar na comunicao como algo individualizado para cada departamento: Comunicados gerais (...) podem amplificar um problema, ou irritar quem recebe e no tem nada a ver com o tema. At mesmo boas notcias podem transformar-se em problemas (NEVES, 1997, p. 334). A organizao precisa enxergar mais adiante, fixando objetivos datados e quantificados, porm possveis de ser alcanados. Deve medir o desempenho dos funcionrios e comunicar-lhes os resultados e os critrios. Devem fazer a informao fluir para que estejam mais comprometidos com seu trabalho e possam ser mais eficientes, mais produtivos.

3 CONCLUSO

A comunicao fator decisivo para a eficincia da organizao. Conseguir utilizar a tanto a comunicao ascendente como a comunicao descendente de importncia grandiosa, visto que tanto os funcionrios se sentem ouvidos e motivados, quanto a empresa pode aproveitar as boas idias que surgirem para ganhar mais, alm de informar corretamente e passar conhecimento que ser utilizado para a preservao de suas normas e de seus procedimentos, garantir o entendimento das atividades, evitar boatos e rudos, evitara comunicao fragmentada e ainda por cima conseguir vender-se atravs de seus colaboradores. Com a comunicao interna fluindo to bem como a comunicao externa a organizao poupo tempo, custos e principalmente, consegue atingir mais rapidamente os objetivos e metas traados.

REFERNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao. 7.ed. So Paulo: Atlas, 2002.

CORRADO, Frank M. A fora da comunicao. So Paulo: Makron Books, 1994.

LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia. 2. Ed. So Paulo: Atlas, 2000.

Fundamentos da

NEVES, Maria Helena. A Gramtica Funcional. So Paulo: Martins Fontes, 1997.

ROBBINS, Stephen P. Administrao: Mudanas e Perspectiva. So Paulo: Saraivo, 2003.

Вам также может понравиться