Вы находитесь на странице: 1из 11

Revista eletrnica de crtica e teoria de literaturas

Dossi: oralidade, memria e escrita


PPG-LET-UFRGS Porto Alegre Vol. 04 N. 02 jul/dez 2008

As razes de Paulo Honrio: uma leitura de So Bernardo a partir de Razes do Brasil


Alexandre Lobo*
Resumo: Este trabalho analisa a obra de Graciliano Ramos, So Bernardo, a partir do conceito de Homem Cordial presente na obra de Srgio Buarque de Holanda, em Razes do Brasil. Inseridas no contexto ps Revoluo de 30, ambas as obras contribuem para o debate sobre a identidade nacional na medida em que retratam a passagem de um Brasil arcaico, rural a um Brasil capitalista, embora com um tipo de capitalismo prprio, herdeiro de uma sociedade escravocrata. Palavras-chave: cordialidade; identidade; nacional; modernidade. Abstract: This work analyzes Graciliano Ramoss book, So Bernardo, from the concept of Cordial Man present in Sergio Buarque de Holandas work, Razes do Brasil. Inserted in the post thirtys Revolution context, both books contribute to the debate on the national identity as they portray the transition of a Brazil archaic, rural to a capitalist one, even with its own type of capitalism, heir of a slavocrat society.

Keywords: cordiality; identity; national; modernity.

Antonio Candido nos diz que, no Brasil, ao contrrio do que ocorre na Europa, onde a anlise social desenvolvida pela sociologia e filosofia, aqui, inicialmente, a literatura o local de reflexo social e somente depois que a teoria aborda o que j foi trabalhado pela literatura. A chamada gerao de 30 um exemplo disto, principalmente Graciliano Ramos com suas obras So Bernardo e Vidas Secas. Se a segunda marcada por uma forte crtica social ao retratar a vida de retirantes nordestinos, enfrentando o abandono das autoridades polticas e a excluso social; a primeira retrata as relaes cordiais1 de um fazendeiro que teve uma ascenso social por meios nada exemplares. Na obra de Graciliano Ramos, podemos achar elementos, caractersticos da realidade social brasileira, que comporo, poucos anos depois, a anlise precursora de Srgio Buarque de Holanda em Razes do Brasil. Esta obra, por sua vez, ao lado de Casa-Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, e Formao do Brasil Contemporneo, de Caio Prado Jr. so fundamentais para a compreenso da formao do Brasil.

Mestre e Licenciado em Histria, UFRGS, Bacharel e Licenciado em Cincias Sociais, UFRGS e professor de Histria da Rede Pblica do Estado do Rio Grande do Sul. E-mail: webhumanas@yahoo.com.br. 1 O termo cordial aqui tem o sentido dado por Srgio Buarque de Holanda. Tal conceito ser abordado mais adiante.

As razes de Paulo Honrio: uma leitura de So Bernardo a partir de Razes do Brasil

Nau Literria
So Bernardo e Razes do Brasil so obras inseridas no debate a respeito da identidade nacional. Tanto a obra de Graciliano Ramos, publicada em 1934, quanto a de Srgio Buarque de Holanda, publicada em 1936, refletem o Brasil dos coronis, dos caudilhos e, ao mesmo tempo, as promessas da chamada Revoluo de 30 e o legado da Semana da Arte Moderna: a expectativa de uma ruptura com o Brasil Arcaico. Por serem contemporneas, estas obras apresentam preocupaes semelhantes. Em perspectivas diferentes, uma de cunho mais terico, embora ensastico, e a outra literria, permitem a reflexo a respeito das relaes sociais e polticas no Brasil, tanto dos anos 30 quanto do atual. Se de um lado, Srgio Buarque de Holanda nos fornece um arsenal conceitual, a anlise da obra de Graciliano Ramos nos fornece um exemplo, por meio da trajetria, das relaes e do meio social de seu personagem Paulo Honrio, de como aqueles conceitos podem ser usados na compreenso da sociedade brasileira. No que fosse esta a inteno do literato, demonstrar conceitos, mas, provido de uma sensibilidade aguada, sua obra a expresso da reflexo a respeito da realidade social em que vivia, e, neste sentido, composta de um material semelhante ao do de Srgio Buarque de Holanda. Modernista, mas no mais entendendo o esttico como principal instrumento revolucionrio, tal como entendia a Semana da Arte Moderna de 22, Graciliano Ramos, assim como outros escritores da gerao de trinta, tem uma literatura preocupada com as questes sociais. Desta forma fazia de seus escritos uma denncia, tanto das desigualdades sociais quanto do nosso processo de modernizao tupiniquim. No bastava mais ser moderno, industrioso e urbano, tinha de haver uma maior eqidade social. A modernidade pela modernidade, como se revelaria tempos depois da obra de Graciliano, traria no o paraso, no a soluo para os problemas do Brasil, mas o xodo rural e o desemprego nas grandes cidades, modernidade essa que s se efetivaria na vida de poucos brasileiros. A chamada Revoluo de 30 no foi uma revoluo no sentido clssico, aquele atribudo Revoluo Francesa, Russa ou Inglesa, no significou uma ruptura radical com determinada estrutura social e de uma classe no poder sendo substituda por outra. Entretanto, no foi toa que ela contou com o apoio de setores ditos progressistas para a poca. Tenentistas e modernistas apoiaram o movimento que impediu a posse de Jlio Prestes, candidato paulista ao poder, representante dos velhos setores agrcolas. O novo grupo no poder, encabeado por Getlio Vargas, no era uma nova classe, no representava uma nova ruptura, mesmo com apoio de progressistas ainda representava as antigas classes rurais, era uma substituio de oligarquias. A compra das safras de caf para amortizar os efeitos da crise da bolsa de valores de Nova Iorque um exemplo disto. Por outro lado, ao longo dos

Alexandre Lobo

Vol. 04 N. 02

jul/dez 2008

quinze anos do primeiro governo Vargas, transformaes significativas ocorreram. O governo passou a assumir uma postura mais industrializante, o que no era necessariamente uma novidade, visto que o positivista governo militar Deodoro da Fonseca/Floriano Peixoto, embora sem sucesso, j tinha tal preocupao, mas era agora a construo das bases da indstria que deslancharia nos anos 50/60. Tambm inegvel a importncia do fim do voto descoberto, um dos mecanismos de manuteno de poder dos coronis, e a incluso do voto feminino na nova Constituio. Porm, tal revoluo desembocaria em uma ditadura e muitos setores, que a apoiaram inicialmente, com ela romperam ao longo do governo Vargas. Mesmo depois da ascenso de Vargas ao poder, as prticas sociais herdadas das antigas oligarquias continuaram, no mais em termos polticos, mas sim em termos culturais e sociais. O apadrinhamento, por exemplo, ao contrrio de extinguir-se, ganhou fora com o crescimento do Estado. Na medida em que crescia a quantidade de cargos pblicos proporcionalmente ao crescimento do nmero das estatais, que promoveriam o crescimento industrial brasileiro, o emprego pblico tornava-se capital, era distribudo na troca de apoio poltico. O homem cordial no fora abolido com tal revoluo, continuava e ainda continua presente na vida social e poltica brasileira. Embora haja um captulo em Razes do Brasil intitulado O homem cordial, no h uma definio de dicionrio nem uma conceitualizao didtica. do contexto da obra que podemos extrair uma definio. Em linhas gerais, o homem cordial fruto da colonizao portuguesa. A colonizao litornea se deu pela lei do pouco esforo. Pouco partidrio da tica protestante calvinista e seu trabalho rduo, impulsionado pelo Metalismo do enriquecimento pelo extrativismo, o colonizador era pouco intencionado em produzir, interessado apenas em explorar e extrair, o portugus, no primeiro sculo de colonizao, no ousou entrar no interior, mas buscou adaptar-se ao meio. Tambm pela lei do pouco esforo que o homem cordial prefere sacrificar sua capacidade de exercer a cidadania em troca de alguns favores. O favor, na cordialidade, tem papel de aliviador de tenses. um benefcio concedido pela parte detentora de poder a um subordinado. O cordial no apenas o bondoso, o benfeitor ou o amigo fiel, no apenas aquele concede, mas tambm aquele que recebe o favor. Ser privilegiado uma forma de distino e aparente esperteza. Em uma escala hierrquica, todos ganham uma vantagem, todos burlam, de forma ou de outra, as regras, assim, h um comprometimento generalizado com o sistema de favor. A cordialidade no apenas uma forma de relao entre subordinados e superiores, mas uma cultura, uma prtica que se mantm pervertendo a idia de democracia e igualdade. E justamente por isso que pode passar desapercebida, como se fosse natural.

As razes de Paulo Honrio: uma leitura de So Bernardo a partir de Razes do Brasil

Nau Literria
Avesso ao trabalho rduo, com viso de curto prazo, mas sem percepo das conseqncias a longo prazo, assim o homem cordial. Defensor da democracia e da liberdade, seu discurso no condiz com sua prtica. Para os dominantes, trata-se de uma forma de permanncia e legitimao do poder por meio da amizade, da cordialidade e da distribuio de favores. Diferentes favores so distribudos a subordinados diferentes. Do outro lado, trata-se de amenizar a dominao, da recepo de migalhas do que seria direito ou mesmo de privilgios em relao a outros do mesmo nvel que tornam a ausncia de reais direitos mais suportvel. Para Srgio Buarque de Holanda, a cordialidade faz parte do carter do brasileiro. No como uma essncia, pois, se assim fosse, seria impossvel querer transform-la, mas como parte de uma prtica cultural com origens no incio de nossa colonizao. No se trata da cordialidade entendida como bondade, mas de uma estrutura social baseada nas relaes sociais em que o pessoal e o personalismo imperam sobre o pblico e o coletivo. Individualista e personalista, o homem cordial torna o que seria pblico numa extenso de seu patrimnio. Ocupa-se um posto pblico de comando, seu trabalho transforma-se de obrigao a concesso. Os recursos pblicos confundem-se com os privados como se determinada realizao ocorresse a partir da partilha de bens particulares do governante. No o governo ou o Estado que realiza uma obra pblica, mas o indivduo que se esquece do lugar que ocupa. O usurio do servio pblico transforma-se de cidado em aquele que tem direito cidade. o homem cordial aquele que distribui cargos pblicos ou benefcios como benfeitor, mas, em troca, espera criar uma dependncia til dos beneficiados. Quando detentor de cargos pblicos, o homem cordial realiza polticas pblicas em seu prprio nome, como se fizesse um favor. A escolha dos nomes que iro exercer funes pblicas faz-se de acordo com a confiana pessoal que merecem os candidatos, e muito menos de acordo com suas capacidades prprias (HOLANDA, 1998. p.146). A cordialidade, fortemente emocional, impede o desenvolvimento da democracia na medida em que transforma o que seria de direito em concesso e torna os iguais mais prximos pessoalmente dos detentores em mais iguais. A hierarquia social mascara-se no personalismo dos dirigentes e dominantes. Mudam-se os governantes, mas a sociedade continua a mesma, persiste o homem cordial. A Revoluo de 30 trocou nomes no poder, passou de um federalismo a um centralismo, mas manteve as mesmas classes no poder com suas velhas prticas. O que ocorre uma alternncia de poder entre as faces das mesmas classes. nesse Brasil de rupturas, mas sem radicais transformaes estruturais, que se insere o personagem de Graciliano. Embora sua narrativa ocorra logo aps a Revoluo de 30, sua

Alexandre Lobo

Vol. 04 N. 02

jul/dez 2008

trajetria percorre o perodo da Repblica Velha. Nesse contexto de transformaes sociais e polticas, cabe perguntar quem Paulo Honrio e o que representa em termos sociais. Homem prtico, de pouca literatura, este personagem singular de Graciliano Ramos tem uma origem humilde, mas tem uma ascenso social em um Brasil aparentemente no estratificado, que permite o enriquecimento com trabalho. importante lembrar que, mesmo sem estudo formal, alfabetizado na cadeia, era leitor de revistas tcnicas e capaz de crtica ante um livro encomendado aos moldes da diviso social de trabalho fordista. Ao considerar tal livro encomendado acanalhado, de uma linguagem inadequada, ele mesmo o escreveu. Embora trabalhador, no foi pelo trabalho que Paulo Honrio enriqueceu. Desmentindo o discurso do enriquecimento pelo trabalho, reflete: Tenho visto criaturas que trabalham demais e no progridem. Conheo indivduos preguiosos que tm faro: quando a ocasio chega, desenrolam-se, abrem a boca engolem tudo (RAMOS, 2002. p.39). Para enriquecer, no basta ser trabalhador como seu fiel capataz, Casimiro Lopes, mas preciso um pouco de sorte, manter as relaes certas e, no seu caso, fugir um pouco dos preceitos ticos. O que ter faro sem ter vocao para o trabalho? Que tipo de circunstncia proporciona engolir tudo? Paulo Honrio no nos revela, no era seu caso, mas em seu contexto podemos deduzir que aquele que nasceu em condies econmicas favorveis, aquele que esperou ser favorecido por um conjunto de relaes que lhe pudesse dar um cargo pblico rendoso ou aquele que no perde uma oportunidade de cometer alguma irregularidade que possa lhe favorecer. Seu ideal colher o fruto sem plantar a rvore (HOLANDA, 1989, p.44). Trata-se do tipo especulador, aventureiro que espera a riqueza sem trabalho, sem esforo. Rural, Paulo Honrio agarrado terra, mas nem por isso desprovido de um esprito capitalista, empreendedor. At seu casamento assume o carter burgus de proliferao da famlia e perpetuao da propriedade: Amanheci um dia pensando em me casar [...]. No me ocupo com amores [...] o que sentia era desejo de preparar herdeiro para So Bernardo (RAMOS, 2002, p.57). Segundo Antonio Candido, o prximo lhe interessa na medida em que est ligado aos seus negcios, e, na tica dos nmeros, no h lugar para o desinteresse (CANDIDO, 1992, p.24). Como capitalista, representa o prprio capitalismo brasileiro, o que alguns chamariam de pr-capitalismo. Ou seja, ele guiado pelo lucro, mas especificamente o rural; no como o capitalista plenamente desenvolvido, no modelo ingls ps-Revoluo Industrial, para quem no importa a origem do lucro, seja agrcola, industrial ou financeiro. No capitalismo plenamente desenvolvido, em que tudo vira mercadoria, no h ligao emocional entre o capitalista e seu capital. Paulo Honrio, ao contrrio, no por acaso,

As razes de Paulo Honrio: uma leitura de So Bernardo a partir de Razes do Brasil

Nau Literria
empenhou-se em conquistar So Bernardo, local em que trabalhava na juventude: Resolvi estabelecer-me aqui na minha terra [...] e logo planeei adquirir So Bernardo (RAMOS, 2002. p.14). Meu fito vida foi conquistar So Bernardo (RAMOS, 2002 p.3). Este fato levou-o a desejar e dedicar-se ao seu objeto de lucro. A fazenda, para ele, algo nico e insubstituvel, mas valiosa que as pessoas e mesmo que Madalena, professora primria com quem casou: Professorinhas de primeiras letras a escola normal fabrica s dzias. Uma propriedade como S. Bernardo era diferente (RAMOS, 2002. p.116). A emotividade sobreposta racionalidade. O uso de So Bernardo racional, acumula bens e riquezas para Paulo Honrio. Das terras, antes abandonadas por um antigo oligarca, h produo de algodo para fbricas de tecidos. Mas a fazenda tambm um limite. O personagem de Graciliano no consegue nem mesmo tenta romper com sua origem, a ela est preso e sacrificando a prpria possibilidade de felicidade, sua e alheia, levando inclusive Madalena ao suicdio. Talvez So Bernardo represente a Paulo Honrio justamente um misto de sentimento de vingana e de superao de sua condio de classe, por isso sua obstinao com aquelas terras. A fazenda era um prolongamento dele prprio, era a vitria concreta da sua vitria sobre os homens e obstculos de vrios portes... (CANDIDO, 1992. p.30). Adquirir, ter e fazer prosperar era uma forma de superar, concreta e simbolicamente, carncias impostas pela origem social de Paulo Honrio. As antigas oligarquias, representadas por personagens como Padilha e Mendona, herdeiras da colonizao, so adeptas do pouco esforo e lucro mximo. Acostumadas com a prtica extrativa ou com a explorao exaustiva de terceiros como seus provveis antepassados exploravam seus escravos. Sem razes nas antigas oligarquias, Paulo Honrio no um exemplo de semeador como descreve Buarque, no quer o lucro fcil, tem de trabalhar a terra alm de apenas colher. adepto ao trabalho, labuta que a terra exige, alm da viso da necessidade de diversificar sua produo. Talvez porque sua origem seja a mesma dos que esto do outro lado, os trabalhadores, aqueles que trabalham e constroem riquezas e no nas elites tradicionais, acostumadas a atividades extrativas e acomodativas s condies naturais, que o fazem no ser um semelhante ao Padilha ou o Mendona. Novo rico, Paulo Honrio tem necessidade de afirmar-se socialmente e, para isso, casa com uma moa instruda, Madalena, professora de uma escola pblica, que abandona o emprego e seu montepio para trabalhar na escola da fazenda So Bernardo. Com o saber letrado, tem uma relao de conflito: se por um lado, aproximou-se dele; por outro, o considera intil, deslocado de sua realidade. O saber era mais uma questo de status naquele Brasil arcaico. Novos e antigos ricos gostavam de frases pomposas que teciam uma cultura de

Alexandre Lobo

Vol. 04 N. 02

jul/dez 2008

citaes e pouca reflexo. O bacharelismo era uma maneira de formar uma identidade diversa daquela ligada ao rstico homem do campo. Em uma estrutura social marcada por uma rgida diviso social de traos estamentais entre os que trabalham manualmente e os proprietrios, todo o trabalho manual era entendido como degradante inferior. O trabalho mental no necessariamente significava o amor ao pensamento especulativo [...] mas amor frase sonora, ao verbo espontneo e abundante, erudio ostentosa, expresso rara (HOLANDA, 1998. p.83). Por outro lado, havia o sistema de morgadia. Era o primognito, conhecido como filho do pai, o herdeiro do engenho, aos outros eram destinadas as foras militares ou o clero. Muitos iam Europa estudar, pois at a vinda de D. Joo VI, no incio do sculo XIX, no havia universidades, o que gerou, para Srgio Buarque de Holanda, uma civilizao pouco afinada com a reflexo. O trabalho intelectual, aqui, era mais uma forma de distino do trabalho manual, associado ao trabalho escravo. A questo do saber, para Paulo Honrio, tambm uma questo poltica. Por um lado, casa com uma professora, mas por outro considera o saber formal intil, sem praticidade, e est munido de exemplos. Em sua viso, seu advogado tornou-se melhor em sua profisso quando esqueceu o que aprendera na faculdade. exceo de algumas leituras sobre zootecnia, acredita que o conhecimento essencialmente uma questo prtica. Construindo uma escola, seu interesse est alm das necessidades sociais, pois considera a instruo uma inutilidade para pessoas simples. Seu interesse mesmo manter sua relao poltica com o governador para uma possvel troca de favores. Das mulheres que passaram em sua vida, com a mais instruda que casa, mas a instruo dessa entendida como uma ameaa, pois, ao invs de facilitar-lhe a vida, complicou-a. Aps a morte de Madalena, Paulo Honrio reflete que seria melhor ter casado com uma mulher mais simples, que no criaria conflitos nem se preocuparia com o salrio de seus funcionrios, ou seja, no sofreria com a desigualdade social. Fugindo do panfletrio e do maniquesmo, Graciliano Ramos nos fornece um personagem complexo, apesar de sua aparente simplicidade de homem prtico. Pelos seus feitos, poderamos julgar Paulo Honrio como um homem mau, responsvel pelo suicdio de Madalena e com um assassinato nas costas crime que o levou para cadeia. Foi por meio da explorao da fraqueza de Luiz Padilha, pssimo jogador e filho de Salistino Padilha, o antigo proprietrio de So Bernardo, que Paulo Honrio se apossou de So Bernardo. Por outro lado, este mesmo personagem, que era capaz de maltratar Marciano, o marido de sua amante, usando para com este violncia e chamando-o de molambo, por outro se preocupou em levar para a fazenda a sua madrinha, Margarida, e de permitir uma espcie de penso a tia de

As razes de Paulo Honrio: uma leitura de So Bernardo a partir de Razes do Brasil

Nau Literria
Madalena aps a morte dessa. Alm disso, preocupava-se em proteger as irms Mendona, aps a morte do pai destas, da rapinagem que ele mesmo havia realizado. A racionalidade capitalista em que o lucro est acima de tudo no total em Paulo Honrio, mostra disso que sua relao com Padilha no caracterizaria uma relao capitalista clssica. Foi por meio de um emprstimo que Padilha perdeu sua fazenda. Honrio usa de artimanha ao perceber que o outro no conseguiria saldar suas dvidas e assim acabaria liquidando sua propriedade. Entretanto, se fosse em uma relao capitalista aos moldes ingls, no haveria nenhuma pessoalidade na transao da posse e ambas as partes no manteriam contato. No o que ocorre, Padilha convidado a trabalhar em So Bernardo como professor. Apesar da problemtica relao entre ambos, com a suspeita de Padilha ser um revolucionrio propagador de ideais socialista, ou mesmo de ser amante de Madalena, ele continua a trabalhar em So Bernardo. De dono de So Bernardo, representante da aristocracia rural brasileira, este personagem transforma-se em um cliente de um exfuncionrio. Como o prprio Paulo Honrio afirma, foi alm de sua classe, ousou no ser apenas um campons ou um guia de cego. Com seu complexo de inferioridade marcado pela questo esttica ascendeu socialmente. Mas a que custo? Era um bruto, sua conscincia assim o declarava. Rstico, com poucas mulheres em sua vida, no poderia ter sucesso em sua relao com a professora, e, com o episdio trgico, entrega-se aos efeitos da crise da bolsa de valores, no reagindo prpria derrocada. Poderia reagir, ainda lhe restam recursos, mostra disso o prprio empreendimento no livro, mas no v mais sentido nesta acumulao de riqueza, no foi feliz nem promoveu a felicidade alheia. Abandonado pelos pais, nasceu pobre, entre os de baixo, e desta forma teria fugido da regra, cometido uma infrao ao ascender socialmente. Pagou um preo alto, a alienao, ao dedicar-se a So Bernardo, renunciou felicidade. Seu prprio relacionamento foi realizado sem sentimento. Pensando escolher uma companheira por critrios prticos, Madalena tambm representava uma superao de seu complexo de inferioridade. A professora, mulher bonita e instruda, estaria acima do que Paulo Honrio poderia conquistar se no fosse por sua propriedade. Por diversas vezes Paulo Honrio reflete sobre sua feira. O dinheiro, sendo conveniente, poderia compensar tudo, comprando, de certa forma, uma mulher bonita e instruda. Mas Madalena no era uma mercadoria. Ela tambm tinha conscincia da falta de amor em relao ao seu marido. O protagonista de So Bernardo tem uma relao ambgua com Madalena. Incapaz de um gesto carinhoso, preso a sua formao rstica, Paulo Honrio a trata sem afeto. Mas se sua

Alexandre Lobo

Vol. 04 N. 02

jul/dez 2008

escolha, aparentemente, foi feita por critrios racionais, no desenrolar da histria se manifesta a irracionalidade de um cime doentio. O que poderia representar a possvel traio de Madalena? A confirmao de sua inferioridade? A perda de uma propriedade? Um dos motivos do casamento de Paulo Honrio foi a necessidade de um herdeiro, embora no tenha com este nenhuma identificao. Caso Madalena tivesse um amante, as fraquezas de Honrio ficariam mais explcitas, a sua incapacidade para a felicidade, a sua alienao na medida em que sua afetividade foi trocada por uma racionalidade que, a princpio, pensava Paulo Honrio, seria vantajoso a ambos. necessrio lembrar que Madalena tambm tinha origem humilde e foi custa de trabalho rduo de sua tia que conseguiu concluir seus estudos.

Paulo Honrio no exatamente o homem cordial de Srgio Buarque de Holanda, pois, como j vimos, sua origem no nas antigas aristocracias rurais. Por outro lado, o homem cordial, conceito de influncia weberiana, um tipo ideal2. Neste sentido, no necessrio que o personagem de Graciliano tenha todas as caractersticas do homem cordial para validar o uso de tal conceito na anlise de So Bernardo, alm disso, nos personagens em volta de Paulo Honrio que podemos encontrar muitos elementos presentes em Razes do Brasil. Tem relao com polticos, apia um partido numa troca de interesses, financia um jornal3 e constri uma igreja, tudo isso caracterizando um emaranhado de relaes de clientela. Entretanto, ele no tem uma ideologia poltica clara, uma fidelidade com um jornal, pois inicialmente ajuda jornais concorrentes e tem uma religiosidade espordica, mostrada apenas no momento de seu surto quando Madalena apenas um corpo estirado na cama. A sua religiosidade, fruto principalmente de seu desespero, ganha expresso na frase que pronuncia repetidas vezes: A Deus nada impossvel (RAMOS, 2002, p.168), mas nem por isso tornou-se um freqentador da Igreja. tambm importante manter ligaes com o juiz local para, caso uma eventualidade de uma disputa territorial, ter uma sentena favorvel. Mendona, parte das relaes de Paulo Honrio, como somos levado a entender pela narrativa de Graciliano (RAMOS, 2002, p.182), era quem o aliviava quando levava a cerca de sua propriedade para alm do terreno original. O jogo das relaes pautadas na troca de favores aliviava a presso dos credores do dono de So Bernardo: [...] eu andava assustado com os credores [...] o ativo era maior que o passivo, mas se aqueles malvados quisessem, capavam-

2 Quanto influncia weberiana em Srgio Buarque de Holanda ver, entre outros autores, REIS, 2000. Para Max Weber, a sociologia, como Cincia Humana, era compreensiva e no explicativa. Neste sentido o conceito de tipo ideal uma referncia a um instrumento de anlise, no um conceito essencialista. Ver WEBER, 1982. 3 Vale lembrar que, segundo Renato Ortiz (1995), at a dcada de 1960 os jornais eram assumidamente partidrios.

As razes de Paulo Honrio: uma leitura de So Bernardo a partir de Razes do Brasil

Nau Literria
me. A escola seria um capital. Os alicerces da igreja eram tambm capital (RAMOS, 2002, p.43). Manter relaes cordiais com o partido ou com o Governador poderia render influncia no meio credor, em troca de votos. A Igreja, assim como a imprensa, tambm poderia render a formao de uma boa imagem, necessria para a entrada ou permanncia no circulo social capaz de trazer privilgios. Questes poderiam ser levantadas a respeito dos personagens de So Bernardo, como o que levou Madalena a casar. Seu Ribeiro, o guarda-livros de Paulo Honrio, conhecedor das leis mas sem o saber formal para o exerccio do Direito, por sua vez, reflete uma sociedade em transformao, de um mundo arcaico e rural a um mundo mais moderno e urbano, com outras demandas. Entretanto, tal empenho fugiria dos propsitos do presente trabalho, que mostrar a aproximao de duas obras clssicas, uma literria, outra terica. por meio da anlise do ambiente e das relaes sociais em So Bernardo que podemos perceber a presena das razes do Brasil. Ambas as obras, cada uma em seu gnero, so leituras do Brasil. E estas leituras tm em comum uma denncia de um pas que se pretendeu modernista, mas que no se libertou do legado colonial de uma sociedade escravocrata, composta por duas classes sociais dspares e com uma estrutura estatal e poltica pautada nas relaes de influncia. Paulo Honrio era um desses excludos que ousou uma ascenso social, mas com o preo da alienao, no apenas sua, mas tambm de Madalena. E, ao conquistar So Bernardo, tem de infiltrar-se na teia das relaes clientelistas, aproximando-se de partidos polticos, mais por convenincia do que convico ideolgica, comprando jornalistas, fazendo-se amigo de juzes e aliando-se ao saber letrado.

Referncias

ARTEAGA, Cristiane Guimares. A alma russa de um nordestino: Graciliano Ramos leitor de Dostoivski. 2005. 91f. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1976. ______. Fico e Confisso. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. COUTINHO, Carlos Nelson. Graciliano Ramos. In: Cultura e sociedade no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. FAUSTO, Boris. Histria Concisa do Brasil. So Paulo: Edusp, 2001.

10

Alexandre Lobo

Vol. 04 N. 02

jul/dez 2008

HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. So Paulo: Cia. das Letras, 1998. MARANHO, Ricardo. Histria do Brasil, Texto e Consulta. So Paulo: Brasiliense, 1983. RAMOS, Graciliano. So Bernardo. Rio de Janeiro: Record. 2002. REIS, Jos Carlos. Anos 30: Srgio Buarque de Holanda. In: As identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 2000. ORTIZ, Renato. A moderna tradio Brasileira. So Paulo: Brasiliense, 1995. VELOSO, Mariza e MADEIRA, Anglica. Leituras Brasileiras: Itinerrios do pensamento social e na literatura. So Paulo: Paz e Terra, 1999. WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982.

As razes de Paulo Honrio: uma leitura de So Bernardo a partir de Razes do Brasil

11

Вам также может понравиться