Вы находитесь на странице: 1из 15

CONCURSO PBLICO SEDUC/PI 2009

RASCUNHO
01 02 03 04
FOLHA DE ANOTAO DO GABARITO - ATENO: Esta parte somente dever ser destacada pelo fiscal da sala, aps o trmino da prova.

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

Universidade Estadual do Piau

PROVA I TIPO 6 CARGO: Professor Classe SL REA: QUMICA DATA: 20/12/2009 HORRIO: 8h30min s 12h30min (horrio do Piau) LEIA AS INSTRUES:
1. Voc deve receber do fiscal o material abaixo: a) Este caderno com 60 questes objetivas sem repetio ou falha. b) Um CARTO-RESPOSTA destinado s respostas da prova. c) Para realizar sua prova, use apenas o material mencionado acima e em hiptese alguma, papis para rascunhos. Verifique se este material est completo, em ordem e se seus dados pessoais conferem com aqueles constantes do CARTO-RESPOSTA. Aps a conferncia, voc dever assinar seu nome completo, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA utilizando caneta esferogrfica com tinta de cor azul ou preta. Escreva o seu nome nos espaos indicados na capa deste CADERNO DE QUESTES, observando as condies para tal (assinatura e letra de forma), bem como o preenchimento do campo reservado informao de seu nmero de inscrio. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras, correspondentes s respostas de sua opo, deve ser feita com o preenchimento de todo o espao do campo reservado para tal fim. Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no dobrar, amassar ou manchar, pois este personalizado e em hiptese alguma poder ser substitudo. Para cada uma das questes so apresentadas cinco alternativas classificadas com as letras (a), (b), (c), (d) e (e); somente uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc deve assinalar apenas uma alternativa para cada questo; a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das resposta esteja correta; tambm sero nulas as marcaes rasuradas. As questes so identificadas pelo nmero que fica esquerda de seu enunciado. Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio nem a prestar esclarecimentos sobre o contedo da Prova. Cabe nica e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir a este respeito. Reserve os 30 (trinta) minutos finais do tempo de prova para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES no sero levados em conta. Quando terminar sua prova, assine a LISTA DE FREQUNCIA, entregue ao Fiscal o CADERNO DE QUESTES e o CARTO-RESPOSTA, que devero conter sua assinatura. O TEMPO DE DURAO PARA ESTA PROVA DE 4h. Por motivos de segurana, voc somente poder ausentar-se da sala de prova aps decorridas 2 (duas) horas do seu incio.

05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

2. 3. 4.

5. 6. 7.

8. 9. 10. 11. 12. 13.

14. O rascunho ao lado no tem validade definitiva como marcao do Carto-Resposta, destina-se apenas conferncia do gabarito por parte do candidato.

N DE INSCRIO

____________________________________________________________
Assinatura

____________________________________________________________
Nome do Candidato (letra de forma)

NCLEO DE CONCURSOS E PROMOO DE EVENTOS NUCEPE

N DE INSCRIO
Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

QUESTES DE LNGUA PORTUGUESA


TEXTO I (Para as questes de 01 a 06) UM RETRATO DA SALA DE AULA (Trechos de entrevista concedida por Martin Carnoy a Monica Weinberg. Carnoy, economista americano e professor na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, comanda um centro voltado para pesquisas sobre educao. Em 2008, Carnoy veio ao Brasil para coordenar um estudo cujo propsito era entender, sob o ponto de vista do que se passa nas salas de aula, algumas das razes para o mau ensino brasileiro.)

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11

Como no sculo XIX Est claro que as escolas brasileiras pblicas e particulares no oferecem grandes desafios intelectuais aos estudantes. No lugar disso, no raro que eles passem at uma hora copiando uma lio da lousa, moda antiga, como se estivessem num colgio do sculo XIX. Ao fazer medies sobre como o tempo de aula administrado nos colgios que visitei, chamaram-me a ateno ainda a predominncia do improviso por parte dos professores, os minutos preciosos que se esvaem com a indisciplina e a absurda quantidade de trabalhos em grupo. Eles consomem algo como 30% das aulas e simplesmente no funcionam. A razo fcil de entender: s mesmo um professor muito bem qualificado capaz de conferir eficincia ao trabalho em equipe ou a qualquer outra atividade que envolva o intelecto. E o Brasil no conta com esse time de professores de alto padro. Ao contrrio. O nvel geral muito baixo. Menos teoria e mais prtica Falta ao Brasil entender o bsico. Os professores devem ser bem treinados para ensinar e no para difundir teorias pedaggicas genricas. As faculdades precisam estar atentas a isso. Um bom professor de matemtica ou de lnguas aquele que domina o contedo de sua matria e consegue pass-lo adiante de maneira atraente aos alunos. Simples assim. O que vejo no cenrio brasileiro, no entanto, a difuso de um valor diferente: o de que todo professor deve ser um bom terico. O pior que eles se tornam defensores de teorias sem saber sequer se funcionam na vida real. Tambm simplificam demais linhas de pensamento de natureza complexa. Nas escolas, elas costumam se transformar apenas numa caricatura do que realmente so.
(Revista Veja, Edio n 2132, Ano 42, n 39, 30 de setembro de 2009, p. 132)

12 13 14 15 16 17 18 19 20

01.

Infere-se das idias apresentadas no TEXTO I, acima, que: a) no sculo XIX, a educao oferecida pelas escolas aos alunos no era de boa qualidade porque as atividades de sala de aula eram realizadas pelos alunos atravs de cpias; b) a falta de planejamento das atividades desenvolvidas em sala de aula tem reflexos negativos no processo educacional; c) na sala de aula, hoje, as atividades realizadas pelos alunos, em equipe, contribuem significativamente para a eficincia da aprendizagem; d) o critrio para que os professores realizem um trabalho de qualidade diz respeito, exclusivamente, ao domnio dos contedos das matrias que lecionam; e) o ensino da teoria, em sala de aula, sempre mais importante que a prtica.

02.

Considerando-se as ideias e as estruturas lingusticas presentes no texto, INCORRETO afirmar que: a) a palavra O (l. 16), desempenha a mesma funo textual que desempenharia o pronome demonstrativo aquilo; b) subentende-se, logo aps a palavra genricas (l. 13), a sequncia: como normalmente o fazem; c) movendo-se a expresso no entanto (l . 16) para o incio do perodo em que ela se encontra, NO h alterao significativa no sentido da mensagem original; d) o emprego da palavra sequer (l. 18) equivale, quanto ao sentido, a pelo menos; e) em: E o Brasil no conta com esse time de professores de alto padro. (l. 10), o termo destacado estabelece, com o perodo que o antecede, uma relao de incluso.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

03.

Assinale a alternativa CORRETA, observando as relaes lingsticas que se estabelecem no texto. a) A correo gramatical e a compreenso do texto mantm-se, caso o trecho Tambm simplificam demais linhas de pensamento de natureza complexa. (l. 18-19) seja empregado com estrutura passiva, da seguinte forma: Linhas de pensamento de natureza complexa tambm so simplificadas demais.. b) A expresso moda antiga (l. 03) poderia ser retirada sem prejuzo para a nfase das idias defendidas no texto. c) As vrgulas usadas antes e depois de moda antiga (l. 03) so gramaticalmente dispensveis, neste contexto. d) As idias do texto seriam significativamente alteradas se substitussemos a palavra ainda (l. 05) pela expresso alm disso. e) Os dois pontos em: ... a difuso de um valor diferente: ... (l. 16-17) so utilizados para indicar o acrscimo, em seguida, de uma ideia contrria anteriormente expressa.

04.

Textualmente, apenas uma das opes abaixo est INCORRETA quanto correspondncia do pronome destacado e o seu referente. Assinale-a. a) b) c) d) e) ... no raro que eles... (l. 02) referente: estudantes (l. 02). Eles consomem algo... (l. 07) referente: trabalhos em grupo (l. 07). ... e consegue pass-lo adiante... (l. 15) referente: contedo de sua matria (l. 15). elas costumam se transformar... (l. 19-20) referente: apenas a palavra linhas (l. 19). O pior que eles ... (l. 17) referente: todo professor (l. 17).

05.

Quanto s relaes morfossintticas que se verificam, no texto, INCORRETO afirmar que: a) em vida real (l. 18) e natureza complexa (l. 19), cada uma das palavras destacadas qualifica aquela que a antecede; b) a relao gramatical que se estabelece entre oferecem e estudantes (l. 1-2) diferente daquela que se verifica entre envolva e intelecto (l. 9-10); c) no segundo subttulo Menos teoria e mais prtica observa-se um equvoco gramatical, pois a palavra destacada deveria assumir a sua forma de feminino para concordar com teorias; d) em ... ou a qualquer outra atividade... (l. 09), se as palavras destacadas assumissem a sua forma de plural, a palavra qualquer tomaria a forma quaisquer; e) a relao de sentido que a palavra destacada em: ... como se estivessem num colgio do sculo XIX. (l. 03-04) confere ao contexto de comparao.

Considere o trecho transcrito abaixo para responder questo 06. A razo fcil de entender: s mesmo um professor muito bem qualificado capaz de conferir eficincia ao trabalho em equipe ou a qualquer outra atividade que envolva o intelecto. 06. Assinale a alternativa cuja informao est CORRETA no que se refere s ideias e a estruturao lingstica do trecho acima. a) Conforme as ideias apresentadas, as atividades que envolvem o intelecto podem ser executadas por qualquer pessoa qualificada. b) Em A razo fcil de entender: o segmento destacado pode ser interpretado, gramaticalmente, como uma estrutura lingstica passiva. c) A correo gramatical estaria mantida no trecho se substitussemos por seria e envolva por envolver. d) muito e bem NO so gramaticalmente equivalentes. e) qualificado e em equipe tm funes morfolgicas distintas.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

TEXTO II (Para as questes de 07 a 10) UM PLURAL SINGULAR O tempo verbal composto induziu o redator ao engano, trado pela fora atrativa da dupla Hugo Chvez e Fidel Castro.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17

O bom analista de economia do jornal registrou: um sintoma de fracassomania e de pavor do mercado a repercusso que tm merecido a teoria do alcoolismo de Hugo Chvez e de Fidel Castro. Ele escreveu tm, plural da terceira pessoa do presente do indicativo do verbo ter. No entanto, estava-se referindo singular teoria (do alcoolismo) de Hugo Chvez e de Fidel Castro. Confundiu-se por causa da ordem inversa da frase e dos apndices plurais Hugo e Fidel. Resultado: botou o verbo indevidamente no plural marcado pelo acento. Se no tivesse usado tempo verbal composto (tem merecido), quase certo que no se enganaria, porque a distrao seria flagrada, para no dizer escandalosa: um sintoma de fracassomania e de pavor do mercado a repercusso que merece a teoria do alcoolismo de Hugo Chvez e de Fidel Castro. A teoria do alcoolismo merece, se que merece algo. Dificilmente o analista usaria um gritante merecem plural referido singularssima teoria, ainda que o verbo aparea antes do sujeito, caso que freqentemente induz o redator ao engano. Coisas da vida e da pressa.
(Por Josu Machado. Revista Lngua Portuguesa, Ano II, Nmero 25, 2007, p.51)

07.

Considerando-se as ideias do TEXTO II, CORRETO afirmar que: a) fatores de natureza lingstica (gramaticais) e fatores de natureza extralingstica so os responsveis pelo engano no que se refere ao emprego da forma verbal no plural, quando deveria ser usada no singular; b) o engano quanto ao uso da forma verbal (tm), no plural, quando deveria ser usada a forma no singular injustificvel; c) na estrutura frasal, sempre que o verbo se encontra antes do seu sujeito, o engano no que diz respeito concordncia inevitvel; d) os bons analistas da lngua jamais cometem equvocos quanto aos aspectos gramaticais normativos da lngua; e) a justificativa oferecida em virtude do engano quanto ao uso equivocado da forma verbal unicamente de ordem gramatical.

08.

Do ponto de vista das idias do texto e da forma como linguisticamente elas so apresentadas, CORRETO afirmar que: a) retirando-se a palavra bom da sequncia O bom analista de economia do jornal registrou: (l. 01) no h alterao contextual do sentido; b) do uso da palavra singular em singular teoria (l. 05) infere-se, textualmente, apenas uma referncia ao erro gramatical; c) o uso do tempo composto do verbo, tal como argumentado, a causa do equvoco mencionado no texto. Caso a opo fosse pelo uso do tempo simples, o sentido contextual seria exatamente o mesmo daquele expresso pelo tempo composto; d) em: um sintoma de fracassomania e de pavor do mercado a repercusso que tm merecido a teoria do alcoolismo de Hugo Chvez e de Fidel Castro. (l. 02-03), o uso das aspas indica uma citao; e em teoria (l. 05), as aspas so usadas para acentuar o valor significativo dessa palavra no contexto; e) Coisas da vida e da pressa. (l. 17) sintetiza todas as justificativas apresentadas no texto para o engano quanto ao uso da forma verbal no plural.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

Para responder questo 09, considere: Dificilmente o analista usaria um gritante merecem plural referido singularssima teoria, ainda que o verbo aparea antes do sujeito, caso que freqentemente induz o redator ao engano. (l. 14-16). 09. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmao INCORRETA quanto articulao das estruturas lingsticas presentes no trecho acima. a) Da maneira como se encontra estruturado linguisticamente o trecho, a forma verbal aparea deveria ser usada em sua forma de tempo composto tenha aparecido conforme preceitua a gramtica normativa. b) A locuo ainda que estabelece entre as ideias do trecho uma relao de concesso. c) O uso da palavra Dificilmente NO confere ao contexto a idia de certeza absoluta quanto discusso do tema em curso. d) Do ponto de vista das relaes sintticas, os termos analista e redator exercem funes diferentes. e) Em ao, o emprego da preposio a uma exigncia de induz e o artigo o exigido por engano. 10. No que se refere s articulaes morfossintticas do trecho Se no tivesse usado tempo verbal composto (tem merecido), quase certo que no se enganaria, porque a distrao seria flagrada, para no dizer escandalosa: (l. 09-10), CORRETO afirmar que: a) b) c) d) e) a palavra Se (1 ocorrncia) confere ao contexto oracional relaes de conformidade; neste perodo, as sequncias oracionais encontram-se em ordem direta, a comear pela orao principal; ao se substituir Se (1 ocorrncia) por Caso o trecho teria o seu sentido consideravelmente alterado. em porque a distrao seria flagrada, temos uma estrutura com verbo na voz ativa; a orao principal desse perodo : quase certo.

QUESTES DE DIDTICA
11. A Didtica constitui disciplina essencial nos processos de formao de professores, notadamente articulando o saber, o saber-ser e o saber-fazer. No contexto dessa anlise, pode-se afirmar CORRETAMENTE, acerca da concepo tradicional de Didtica que: a) refere-se a um conjunto de procedimentos universais relativos docncia; b) afirma a neutralidade cientfica do mtodo, a preocupao com os meios desvinculados dos fins e do contexto; c) caracteriza-se por transcender mtodos e tcnicas de ensino, buscando articular escola/sociedade; d) compreende uma doutrina da instruo, revelando-se como um conjunto de normas prescritivas centradas no mtodo; e) caracteriza-se por estabelecer mtodos e tcnicas de educao desvinculados dos princpios educacionais. 12. O processo de seleo dos contedos deve ocorrer de forma sistemtica e criteriosa, contribuindo para que as experincias de ensino/aprendizagem sejam significativas. A partir dessa concepo, pode-se afirmar CORRETAMENTE, que se constituem em critrios de seleo de contedos de ensino, EXCETO: a) b) c) d) e) 13. flexibilidade; utilidade; significao; afetividade; solidariedade.

A avaliao inerente ao trabalho docente, devendo caracterizar-se como atividade didtica contnua, fornecendo subsdios para o acompanhamento do processo ensino-aprendizagem. Nesta acepo, podese identificar, CORRETAMENTE, como caractersticas da avaliao: I reflete a unidade objetivos/contedos/mtodos; II fornece subsdios para a reviso do plano de ensino; III constata desempenhos atravs de testes objetivos; IV possibilita a autopercepo do professor acerca de sua prtica. A respeito das afirmaes constantes dos itens I a IV, a alternativa CORRETA : a) b) c) d) e) Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e III esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, III e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens II, III e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I e III esto corretas.
Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

14.

A definio de objetivos de ensino, gerais ou especficos, essencial no processo de organizao e de desenvolvimento do trabalho docente. Pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que os objetivos especficos referem-se a proposies: a) b) c) d) e) abrangentes e vagas, alcanveis a longo prazo; claras a serem alcanadas em curto prazo de tempo; comportamentais, alcanveis a longo prazo; de domnio afetivo a serem alcanados a mdio prazo; vagas e comportamentais, alcanveis a mdio prazo.

15.

O trabalho docente, particularmente, em relao gesto pedaggica do contedo, requer do professor, conforme a natureza do contedo a ser ensinado, a seleo criteriosa de mtodos e de tcnicas para desenvolvimento efetivo do ensinar/aprender. Neste aspecto, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, a cerca da exposio dialogada: a) b) c) d) e) restrita e, desse modo, sua utilizao dever ser evitada; mobiliza o professor para assumir uma posio dominante na aula; pauta-se na atividade reflexiva e na participao dos alunos; estimula o aluno a manter-se passivo e receptivo; baseia-se somente no trabalho expositivo do professor.

16.

Os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) explicitam orientaes no que concerne a avaliao escolar. De acordo com os PCN a avaliao compreendida, CORRETAMENTE, como elemento de, EXCETO: a) b) c) d) e) orientao da interveno pedaggica para dinamizar o ensino; lassificao do educando, segundo seus avanos e dificuldades; integrao entre os processos de ensino e de aprendizagem; reflexo contnua sobre a prtica educativa do professor; orientao do educando, segundo seus avanos e dificuldades.

17.

O Projeto Pedaggico, pensado como instrumento de democratizao da escola, postula a necessidade de estabelecimento de relaes democrticas no contexto escolar, bem como indica a necessidade de se respeitar a diversidade de caractersticas dos atores envolvidos no processo educativo. Em relao ao referido projeto CORRETO afirmar: I. desenvolve-se orientado por concepes de educao e de ensino; II. prev como base para a atividade pedaggica os princpios tecnicistas; III. efetiva-se no cotidiano, estando em constante (re)construo; IV. prioriza as aes tcnico-administrativas; V. articula princpios pedaggicos e administrativos. A respeito das afirmaes constantes dos itens I a V, a alternativa CORRETA : a) b) c) d) e) Apenas as afirmaes constantes dos itens II, III e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e III esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, III e V esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e V esto corretas.

18.

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), instrumento de gesto, objetiva a orientao das escolas no que concerne ao planejamento, execuo e avaliao das atividades da instituio escolar. Nesta perspectiva, CORRETO afirmar que o PDE deve ser elaborado: a) b) c) d) e) de maneira participativa por uma equipe tcnica da escola; coletivamente, sob a responsabilidade da superviso escolar; de modo participativo por toda comunidade escolar; coletivamente, somente pelos professores; coletivamente, apenas pelos tcnicos educacionais.

19.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei N 9.394/96) ao referir-se organizao da educao nacional define que os docentes incumbir-se-o de, EXCETO: a) b) c) d) e) participar da elaborao da proposta pedaggica do estabelecimento de ensino; estabelecer estratgias de recuperao para os alunos de menor rendimento; colaborar com as atividades de articulao da escola com as famlias e a comunidade; assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas; participar do planejamento escolar e elaborar seus planos de aulas.
Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

20.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei N 9.394/96) ao tratar da composio dos nveis escolares define que a educao bsica ser formada, CORRETAMENTE, por: a) b) c) d) e) ensino fundamental, ensino mdio e educao superior; educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio; ensino fundamental, ensino mdio e ensino profissionalizante; ensino mdio e ensino profissionalizante e educao superior; ensino infantil, educao fundamental e ensino profissionalizante.

QUESTES DE FUNDAMENTOS LEGAIS E TERICOS DA EDUCAO


21. Para que jovens e adultos que no frequentaram a escola na idade apropriada tenham a oportunidade de prosseguimento de seus estudos, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que os incisos I e II do 1. do art. 38 a Lei n. 9.394/96, respectivamente, garante a participao em exames supletivos aos maiores de: a) dezoito anos a fim de conclurem o ensino mdio e maiores de quinze anos para concluso do ensino fundamental; b) dezoito anos a fim de conclurem o ensino fundamental e maiores de quinze anos para concluso do ensino mdio; c) vinte e um anos a fim de conclurem o ensino mdio e maiores de dezoito anos para concluso do ensino fundamental; d) vinte e um anos a fim de conclurem concomitantemente o ensino fundamental e o ensino mdio; e) quinze anos a fim de conclurem o ensino fundamental e maiores de dezoito anos para concluso do ensino mdio. 22. A partir da anlise dos sete princpios estabelecidos no art. 206 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que: O ensino ser ministrado ... de forma que possibilite: I. II. III. IV. V. VI. VII. igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do educando; gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; gesto democrtica do ensino pblico, na forma da lei; garantia de padro de qualidade; o acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo; atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, principalmente na rede regular de ensino. A respeito das afirmaes constantes dos itens I a VII, marque a alternativa CORRETA. a) b) c) d) e) 23. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, III, IV e VI esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II, IV e V esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens II, III, VI e VII esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, III, IV e V esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens II, III, V e VII esto corretas.

Para responder a esta questo, que possui apenas uma alternativa INCORRETA, analise a afirmao que segue, identificando-a. A Constituio da Repblica Federativa do Brasil determina no seu art. 214, o estabelecimento do plano nacional de educao, de durao plurianual, com vistas a articular e desenvolver o ensino brasileiro nos diversos nveis, bem como integrar as aes do Poder Pblico, objetivando a: a) b) c) d) e) qualificao dos professores; erradicao do analfabetismo; universalizao do atendimento escolar; melhoria da qualidade do ensino; formao para o trabalho.

24.

A expanso dos meios de acesso a educao bsica constitui um dos objetivos das polticas pblicas para a educao no Brasil. Dentre as aes abaixo, assinale a que NO contribui para o alcance deste objetivo : a) b) c) d) e) aumento da oferta de educao de jovens e adultos; estmulo formao continuada dos professores; falta de apoio educao infantil; implementao de programas de educao aberta e a distncia; incentivo utilizao das novas tecnologias de informao e comunicao.
Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

25.

A escola deve ser um dos principais locus de aprendizagem e de apropriao/produo do conhecimento sistematizado. Nesse sentido, a contribuio da escola para a democratizao do ensino escolar est expresso, principalmente, em: a) b) c) d) e) expandir a educao para todos por intermdio de contedos universais; trabalhar a partir dos interesses que o aluno apresenta; compreender os aspectos sociais como extenso de cada indivduo; preparar intelectual e moralmente, ao aluno; estabelecer mecanismos de mudana para transformao da sociedade.

26.

Um aspecto da vida social que deve receber especial ateno dos educadores no contexto da ao docente a educao poltica. Desse modo, CORRETO afirmar que a educao poltica um processo e deve ser promovida especificamente por meio de: a) b) c) d) e) exerccio espordico do voto; participao nos eventos cvicos; exerccio dirio dos direitos e deveres; participao nas festividades escolares; aulas especficas sobre civismo e cidadania.

27.

A educao fundamental para hominizao, socializao e humanizao do homem e para a consequente convivncia com seus semelhantes. Neste sentido, pode-se afirmar que a nica alternativa CORRETA aquela que a caracteriza (a educao) como um processo que dura a vida toda: a) e restringe-se a mera continuidade da transmisso de conhecimento de uma gerao para outra; b) mantendo a mera transmisso de conhecimentos e tradies de gerao a gerao; c) e no se restringe a mera transmisso de conhecimentos e continuidade de tradio, mas supe possibilidades de rupturas; d) mantendo a mera transmisso de conhecimentos, mas supe possibilidades de rupturas; e) admitindo possibilidades de rupturas, mas restringe-se a mera transmisso de conhecimentos e continuidade da tradio.

28.

Na sociedade brasileira contempornea, denominada da informao e do conhecimento, pensar a educao escolar necessrio compreender a escola, prioritariamente, como: a) b) c) d) e) instrumento que visa o preparo de recursos humanos; agncia formadora de mo-de-obra para os setores produtivos; espao de preparao do homem para o exerccio de funes produtivas nas empresas; lugar de formao do educando como homem e como cidado; lugar de preparao do homem para ser consumidor competente no mercado.

29.

A Lei N 11.494, de 20/06/2007, que regulamenta o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao institui Fundos de natureza contbil em cada Estado e no Distrito Federal. Em seu artigo 2 estabelece que estes Fundos se destinam ESPECIFICAMENTE manuteno e ao desenvolvimento da: a) b) c) d) e) educao fundamental e valorizao do magistrio e de tcnicos educacionais; escola bsica pblica e formao de professores e de trabalhadores em educao; educao bsica pblica e valorizao dos trabalhadores em educao; educao escolar pblica e qualificao de docentes e de tcnicos educacionais; educao escolar privada e formao profissional de seus professores e funcionrios.

30.

A sustentao filosfica de determinada ao docente fundamenta-se em princpios e/ou ideais. A atual LDB define dois pilares que devem constituir a base para a concretizao da finalidade da educao nacional. Neste mbito, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que as aes a serem empreendidas nesse sentido devem obrigatoriamente ter como inspirao os: a) b) c) d) e) princpios de liberdade e os ideais de igualdade; princpios de liberdade e os ideais de solidariedade humana; ideais de solidariedade humana e os princpios de igualdade; ideais de solidariedade humana e os ideais de igualdade; princpios de igualdade e os ideais de solidariedade humana.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

QUESTES DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS


31. O universo constitudo de muitos tipos de matria e todas as diferentes formas de matria apresentam propriedades. Marque a alternativa que lista, CORRETAMENTE, propriedades encontradas em todas as matrias. a) b) c) d) e) 32. Temperatura, volume e cor. Cor, volume e densidade. Massa, volume e densidade. Massa, densidade e cheiro. Cheiro, temperatura e densidade.

Pode-se afirmar, CORRETAMENTE, o que mais contribui para que uma substncia se encontre em um dado estado fsico : a) b) c) d) e) Sua constituio atmica e seu ponto de fuso ou vaporizao. Constituio qumica e substncia em que ela pode se dissolver. Sua presso de vapor nas CNTP e ligaes intramolecular. Sua constituio atmica e presso de vapor nas CNTP. Sua constituio qumica e ligaes intermoleculares.

33.

Assinale a alternativa que destaca CORRETAMENTE, o processo de obteno de energia que envolve transformao qumica da matria. a) b) c) d) e) Usina termoeltrica movida a gs natural. Usina hidroeltrica movida a vapor dgua. Usina hidroeltrica que usa gua represada. Usina nuclear. Usina elica.

34.

Em toda substncia qumica existem os elementos citados abaixo, EXCETO. a) b) c) d) e) tomo. Energia potencial. Prtons. Eltrons. Nutrons.

35.

Assinale a alternativa cuja grandeza que expressa NO constitui medida de quantidade. a) b) c) d) e) Mol. Equivalente grama. Molcula. Frao molar. Coulomb.

36.

As sentenas abaixo dizem respeito a nosso conhecimento sobre tomos, ons e molculas. Assinale a alternativa INCORRETA. a) Podem existir molculas que so formadas pelo mesmo nmero de tomos de um dado elemento qumico e mesmo assim apresentar massa diferente. b) tomos de um mesmo elemento qumico tm em comum igual nmero de prtons. c) ons so instveis porque apresentam diferente nmero de prtons e eltrons. d) Existe na natureza um grande numero de molculas que apresenta massa vrias vezes menores que a massa de um nico tomo. e) Embora no exista destruio de matria na natureza (lei de Lavoisier) tomos esto sendo sempre formados por processo de decaimento radioativo.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

10

37.

Em 1911 Ernest Rutherford realizou um experimento que consistiu em bombardear uma lmina de ouro com radiao tipo produzida pela desintegrao do elemento radioativo polnio. Este experimento levou Rutherford a admitir: a) A lmina de ouro constituda de tomos macios o que justifica o fato de algumas partculas terem retrocedido. b) Prtons e eltrons esto em quantidades iguais em um tomo, por isso as partculas ultrapassam a lmina de ouro sem sofrer desvio c) A matria constitui um grande vazio, da o fato de somente uma pequena quantidade de radiao sofrer desvio d) O desvio das partculas (positivas) era devido ao fenmeno de atrao eletrosttica com os eltrons (negativos). e) Se o mesmo experimento fosse realizado com um metal menos denso que o ouro nenhum desvio de partcula poderia ser observado.

38.

Todos os processos qumicos de transformao da matria envolvem apenas os eltrons que se encontram na periferia dos tomos, ficando o ncleo e os eltrons mais internos intocveis. O estabelecimento de um modelo de tomo que permitisse interpretar o comportamento da matria frente a fenmenos qumicos e fsicos s foi possvel aps o acmulo de muito conhecimento que culminou com o desenvolvimento de uma nova cincia, a Quntica. Dentre as alternativas abaixo assinale aquela que contm conhecimento que NO contribuiu para o desenvolvimento do modelo atmico atual. a) b) c) d) e) Natureza da radiao eletromagntica. Espectro de linha de tomos e ons. A diferente colorao observada para substncias qumicas moleculares. Princpio da incerteza. Dualidade partcula onda.

39.

Um dado eltron em um tomo pode ser descrito por uma funo matemtica semelhante a uma funo que descreve o comportamento de uma onda. Assinale a alternativa que contenha conhecimentos que justificam, CORRETAMENTE, esta afirmao. a) Efeito fton-eltron e difrao de eltrons. b) Difrao da luz e radiao do corpo negro. c) Frequncia de radiao emitida por eltrons quando muda de um estado excitado para o estado fundamental em um tomo ou on. d) Difrao da luz e princpio da incerteza. e) Radiao emitida por corpos aquecidos e efeito foto-eltron

40.

A funo de onda de um eltron para o tomo de (r, , ) = R(r) .Y(,). Sobre esta funo CORRETO afirmar.

hidrognio

descrita

pela

frmula:

a) possvel determinar a energia do eltron conhecendo a distncia deste ao ncleo do tomo. b) Essa funo de onda formada pelo produto de duas funes, sendo uma a funo de onda radial R(r) e a outra a funo de onda angular Y(, ). c) A funo de onda radial assume uma nica forma independente do nvel de energia em que se encontra o eltron, variando somente o valor de r. d) Eltrons de um mesmo nvel de energia tm igual funo de onda angular. e) Eltrons pertencentes a subnvel s de diferentes nveis de energia tem a componente angular da funo de onda diferente. 41. Sobre a distribuio eletrnica em tomos INCORRETO afirmar: a) A probabilidade de se encontrar um eltron em um dado nvel de energia a mesma distncia do ncleo igual e independente do subnvel de energia em que estar o eltron. b) O efeito de penetrao de um orbital tipo s maior que um tipo p de mesmo nvel de energia. c) So os efeitos de penetrao e blindagem que estabelecem a ordem de energia dos orbitais em um mesmo nvel. d) A blindagem de um ncleo feita pela nuvem eletrnica dos eltrons da eletrosfera. e) Efeitos de blindagem influenciam na quantidade de energia necessria para remover um eltron perifrico de um tomo.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

11

42.

Para realizar corretamente a distribuio eletrnica em um tomo devemos levar em considerao, EXCETO: a) b) c) d) e) Ordem crescente de energia dos nveis. Princpio de excluso de Pauli. Princpio da incerteza. Regra de Hund. Efeito de penetrao e blindagem dos orbitais.

43.

A respeito da energia dos eltrons em um tomo INCORRETO afirmar que: a) O eltron de maior energia o primeiro que se coloca na distribuio eletrnica por est mais prximo do ncleo. b) O eltron de maior energia o ltimo colocado seguindo o princpio de distribuio de Linus Pauling. c) O eltron de menor energia o mais externo da distribuio eletrnica. d) Eltrons pertencentes a um mesmo nvel de energia, mas de subnveis de energia diferentes requerem energias diferentes para serem removidos. e) No podemos afirmar que na ionizao o primeiro eltron a ser removido o ltimo eltron a entrar na distribuio eletrnica.

44.

Analise as proposies constantes dos I a IV e marque a alternativa CORRETA. I Os raios atmicos geralmente decrescem da esquerda para a direita devido ao aumento do nmero atmico efetivo. II Ctions e nions tm raios iguais dos tomos que lhe deram origem. III A segunda energia de ionizao maior do que a primeira energia de ionizao (do mesmo elemento). Entretanto a diferena entre a primeira e segunda energia de ionizao se o segundo eltron for retirado de uma camada fechada. IV tomos de elementos situados na parte inferior e a esquerda da tabela peridica tm baixa energia de ionizao. A respeito das afirmaes constantes dos itens I a IV, marque a alternativa CORRETA. a) b) c) d) e) Apenas a afirmao constante do item I est correta. Apenas as afirmaes constantes dos itens II e IV esto corretas. Apenas a afirmao constante do item III est correta. Apenas as afirmaes constantes dos itens I e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I e III esto corretas.

45.

A existncia de compostos o ponto central da cincia qumica. Entender como os tomos se ligam nos compostos qumicos de importncia fundamental para os qumicos. A justificativa para esta afirmao est no fato de que: a partir desse conhecimento podemos definir melhor misturas qumicas. podemos estabelecer teoricamente o estado fsico de cada substncia nas CNTP. podemos projetar sntese de novos compostos. importante para definir que tcnicas de anlises espectromtricas podemos usar para caracterizar um dado composto. e) importante para definir tcnicas de isolamento de compostos em misturas complexas. a) b) c) d)

46.

Uma ligao qumica com elevado carter inica ocorre sempre que: a) tomos do bloco s se ligam a elementos do bloco p. b) Dois tomos de uma ligao tm ambos pequenas carga parcial e de sinais contrrio. c) Quando a ligao formada por um ction pequeno e altamente carregado e um nion volumoso e polarizvel. d) Quando a nuvem eletrnica compartilhada fica a maior parte do tempo com um dos tomos ligados. e) Um metal se liga a um semi-metal ou ametal.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

12

47.

Sobre a teoria de ligao do orbital molecular INCORRETO afirmar que: a) b) c) d) e) s funciona para compostos moleculares ligados covalentemente. explica a condutividade em metais. explica a existncia de compostos deficientes em eltrons. consegue explicar o paramagnetismo de molcula de oxignio. Explica os espectros de absoro de radiao eletromagntica.

48.

Alguns compostos qumicos constituem importantes fontes de energia. Para se obter energia a partir de uma substncia qumica faz-se necessrio. a) b) c) d) e) Modificar o seu estado fsico. Transform-la em outra(as) substncia(s). Dissolv-la em um dado solvente. Mistur-la a outras substncias tambm ricas em energias. necessrio reagir essa substncia com oxignio puro.

49.

Em se tratando dos processos de separao de mistura abaixo discriminados assinale a alternativa que contm aquele em que indispensvel conhecer algumas propriedades termodinmica dos elementos a serem separados. a) b) c) d) e) Dissoluo fracionada. Decantao. Destilao. Cristalizao. Separao magntica.

50.

As propriedades de um dado sistema fsico-qumico podem ser classificadas como intensivas e extensivas. Considerando o significado destes termos identifique nas afirmaes abaixo qual delas CORRETA. a) b) c) d) e) Toda propriedade facilmente medida em laboratrio extensiva. Propriedades intensivas nunca podem ser medidas em condies de trabalho em laboratrio. Em um dado sistema as propriedades intensivas assumem o mesmo valor em qualquer parte deste. No existe aparelho para medir propriedade extensiva. A intensidade de uma propriedade intensiva determinada pela diviso ou multiplicao de duas ou mais propriedades extensiva.

O excerto abaixo dever ser utilizado para responder as questes 51, 52 e 53. Uma mistura de gases consiste de 25% de CH4, 30% de vapor d'gua e 45% de NH3. Por meio de anlise qumica pode-se determinar que o nmero de mols de tomo de hidrognio no cilindro 1,475 mols. Com base nesta informao responda as questes abaixo. Massa atmica: H = 1, C = 12, N = 14 e O = 16. 51. Quantos mols de vapor dgua contm na referida mistura? a) b) c) d) e) 52. 0,115 mols 0,125 mols 0,150 mols 1,150 mols 1,500 mols

Considerando que o volume do cilindro de 22,4 litros qual deve ser a presso parcial da amnia na mistura referida no excerto que antecede a questo 51? a) b) c) d) e) 0,225 atm 0.450 atm 0,500 atm 0,550 atm 1,000 atm

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

13

53.

Se adicionarmos mistura referida no excerto que antecede a questo 51, gs oxignio suficiente para fazer reagir todo o gs metano a mistura resultante, aps reao, apresentar que percentual em massa de H2O? a) b) c) d) e) 43,6 % 58,7 % 62,5 % 65,0 % 67,5 %
o

54.

Experimentalmente observa-se que uma soluo 0,1 molal de NaCl congela a -0,372 C, enquanto que uma o soluo aquosa 0,1 molal de acar congela a apenas -0,186 C. Isso ocorre devido ao fato destacado numa das alternativas abaixo. Assinale a alternativa CORRETA. a) O acar menos solvel que o sal. b) A diferena decorre do fato de NaCl ser um composto inico e o acar ser um composto molecular. c) Devido a quantidade de massa existente nas solues serem diferentes, embora que a concentrao molal serem iguais. d) O nmero de partculas dissolvidas nas solues diferente. e) O temperatura de solidificao do NaCl diferente da temperatura de solidificao do acar.

55.

Com base nas leis da termodinmica pode-se calcular as vrias formas de energia que surgem durante e aps as reao qumicas. Por exemplo, possvel calcular o calor envolvido, o trabalho realizado, as variaes de entalpia, entropia e energia livre. Supondo que voc queira saber quanto de energia voc pode obter de uma dada reao qumica para uma aplicao qualquer, indique, CORRETAMENTE, qual das grandezas abaixo voc deve calcular. a) b) c) d) e) Entalpia da reao. Entropia da reao. Energia Livre da reao. Trabalho realizado pelo sistema ou sobre o sistema. Calor liberado ou absorvido pelo sistema.

56.

Muitos so os fatores que influem nas entalpias (ou calores) das reaes qumicas. Por isso, a equao termoqumica a equao qumica a qual acrescentamos a entalpia de reao e na qual mencionamos todos os fatores que possam influir no valor dessa entalpia. Identifique, CORRETAMENTE, nas alternativas abaixo aquela cuja informao NO influencia nos calores de reaes. a) b) c) d) e) Estado fsico das substncias reagentes. Estado alotrpico das substncias reagentes. Granulao (superfcie de contato) das substncias no estado slido. Temperatura em que se realiza a reao. Grau de concentrao ou diluio dos reagentes.

57.

Com base nas afirmaes abaixo mencionadas, indique CORRETAMENTE, dentre as tcnicas abaixo discriminadas aquela que faz uso de radiao eletromagntica de mais baixa energia. Muitos mtodos instrumentais de anlises so baseados na interao da radiao eletromagntica com a amostra analisada. Alguns desses mtodos so baseados na excitao de ncleos ou excitao de eltrons pertencentes a tomos, ons, radicais ou molculas. Estas excitaes correspondem a mudar estes ncleos ou eltrons de um estado de baixa energia, denominado estados de energia fundamental, para um estado de mais alta energia, denominado estado de energia excitado. a) b) c) d) e) Espectroscopia de ressonncia magntica nuclear. Espectroscopia na regio do infravermelho. Espectroscopia de fluorescncia molecular. Espectroscopia na regio do ultravioleta e visvel. Espectroscopia de Raio X.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

14

58.

Compostos ismeros so substncias qumicas que apresentam a mesma composio qumica, mas que podem apresentar propriedade fsicas e qumicas bastantes diferentes. A fonte destas diferenas normalmente est relacionada estrutura molecular destes compostos, EXCETO na isomeria: a) b) c) d) e) de cadeia e funcional; funcional e conformacional; conformacional e ptica; ptica e geomtrica; geomtrica e conformacional.

59.

Esteroespecificidade e esteoseletividade so conceitos que esto diretamente relacionados a reatividade de: a) b) c) d) e) Polmeros e Blendas polimricas; Protenas enzimtica; Vitaminas; Compostos vasos dilatadores; Feromnios.

60.

O elemento qumico carbono e a base da constituio qumica de muitos compostos existentes na natureza e muitos outros sintticos. Este elemento liga-se a diversos outros elementos qumicos por meio de ligao 2 simples, dupla e tripla. Em cada caso o carbono assume um dado tipo de hibridao podendo ser sp, sp e 3 sp . As alternativas abaixo apresentam pares de compostos em que os elementos centrais apresentam a mesma hibridao, EXCETO em: a) b) c) d) e) CH4 e NH3 CH2O e BH2F C2H2 e BeCl2 C3H4 e CO2 CH2O2 e Si(OH)4

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

15

Вам также может понравиться