Вы находитесь на странице: 1из 7

||CNJ13_009_30N545148||

CESPE/UnB CNJ

PROVA OBJETIVA P2 CONHECIMENTOS ESPECFICOS


Na construo de uma estrada, o aterro era executado em camadas compactadas de 800 mm e a compactao estava sendo realizada, inicialmente, com rolo compactador p de carneiro. Trs semanas aps a execuo do servio, o fiscal colheu amostras do solo compactado para medir o teor de umidade. Com referncia a essa situao, julgue os itens subsequentes. Trs semanas aps a execuo da obra, caso o fiscal constate teor de umidade diferente de timo nas amostras de determinados segmentos de aterro, todo o servio dever ser refeito. 52 Para garantir a qualidade do servio, o solo compactado dever alcanar um peso especfico seco mnimo, que pode ser medido pelo mtodo do frasco de areia. 53 Nesse tipo de servio, o rolo compactador liso adequado para executar o acabamento do aterro. 54 A espessura das camadas adotada no procedimento descrito acima garante economia de execuo, sem afetar a qualidade do servio.
51

Antes de liberar a execuo da concretagem de vigas e lajes de determinada obra de edificao, foi realizada vistoria nas ferragens quando se observou: presena de resduos de p de serra nas cabeas dos pilares j concretados; eletroduto de 50 mm de dimetro dentro de uma viga biapoiada, no sentido longitudinal, ocupando a parte superior da seo reta; viga em balano, composta de barras de ao de mesmo dimetro, com barras longitudinais em maior quantidade na parte inferior da seo reta da viga; concreto preparado no dia anterior, mantido hidratado e em agitao na betoneira, para ser aproveitado na nova concretagem. Considerando essa situao, julgue os itens subsecutivos. Como houve a preocupao de manter o concreto do dia anterior hidratado e agitado, ele ainda poder ser usado para concretar peas sujeitas a esforos menores. 64 Por ser um material inerte, o p de serra no afeta a qualidade da concretagem. 65 A armadura da viga em balano est de cabea para baixo, porque o esforo de trao est previsto para ocorrer na parte superior da viga. 66 A colocao do eletroduto na seo superior da viga no interfere no seu comportamento estrutural, pois ele ocupa rea de trao acima da linha neutra da seo reta e o esforo compensado pelas barras de ao. 67 Devido aos fatores de segurana utilizados no clculo do projeto estrutural, caso a concretagem ocorresse mantendo os achados da vistoria, a qualidade da obra no seria afetada. Acerca de instalaes prediais hidrulicas e sanitrias, julgue os itens que se seguem.
63

A figura acima representa uma ponte de madeira de peso M, de mesma seo reta em toda sua extenso, biapoiada nas extremidades P1 e P2, sendo P1 um apoio de 2. gnero e P2 um apoio de 1. gnero. Um carro de peso F se desloca sobre a ponte no sentido mostrado na figura. Em relao a essa situao, julgue os itens a seguir.
55

56

57 58 59

Caso o carro estivesse se deslocando no sentido inverso e freasse, a reao horizontal de frenagem ocorreria no apoio oposto ao sentido de deslocamento. Substituindo-se a ponte de madeira por uma metlica, com as mesmas condies de apoio e com as mesmas dimenses, a reao nos apoios permaneceria a mesma. A ponte, sem o carro sobre ela, teria seu momento fletor mximo no ponto central. A reao vertical em cada um dos apoios P1 e P2 igual a F/2. Caso o carro freie no meio da ponte, a reao horizontal da frenagem ocorrer no apoio P2.

O extravasor do reservatrio de gua, mais conhecido como ladro, deve estar situado na parte superior do reservatrio, sem registro instalado, para permitir o escoamento livre da gua. 69 Cavitao o fenmeno que ocorre nas redes de esgoto, causado pelo acionamento da descarga com o reservatrio vazio. 70 No sistema direto de distribuio de gua, a alimentao da rede interna de distribuio do prdio feita pela ao da gravidade, por meio de reservatrios superiores.
68

Em determinado restaurante, para melhorar o conforto dos clientes, o dono desejou fechar a varanda, cuja cobertura consiste em uma grande laje de concreto em balano, conforme ilustrado na figura acima. Para execuo dessa reforma, foi construda uma parede de alvenaria. Aps a construo, verificou-se o surgimento de uma fissura na laje, como indicada no desenho. A respeito dessa situao, julgue os itens seguintes. Uma soluo possvel para o problema a retirada do encunhamento da parede de alvenaria. 61 A fissura foi causada pela retrao do concreto, devido mudana da temperatura abaixo da laje. 62 Uma soluo possvel para o problema o grampeamento, ao longo da fissura, utilizando barras de ao a cada 10 cm.
60

No que se refere ao sistema de lagoas de estabilizao, representado na figura acima, julgue os itens a seguir.
71

72 73

74 75

Em regies com evaporao intensa ou com grande permeabilidade do terreno, as lagoas podem funcionar sem efluente. Caso o sistema de lagoas seja em srie, a lagoa secundria pode ser substituda por uma fossa sptica. As lagoas que trabalham da maneira representada pela figura permitem um efluente final de melhor qualidade que as que funcionam em srie. A lagoa que funciona como reserva denominada secundria. O sistema em paralelo permite maior flexibilidade de operao.
5

www.pciconcursos.com.br

||CNJ13_009_30N545148||

CESPE/UnB CNJ

Faltando seis dias teis da sesso de abertura de habilitao da licitao, na modalidade concorrncia, para execuo de obra de engenharia, cujo critrio menor preo, orada pela administrao pblica em R$ 1 milho, um dos licitantes protocolou pedido de impugnao, alegando as seguintes irregularidades: C C C A figura acima representa um grande reservatrio de gua, com canalizao aberta conectada abaixo dele, permitindo o escoamento do lquido. Em relao figura e considerando que o sistema hidrulico representado no possua atrito, julgue os itens seguintes. A linha do gradiente de energia coincidente com a superfcie livre do reservatrio, porque a velocidade da gua no seu interior desprezvel. 77 A velocidade de escoamento da gua, em determinado ponto da tubulao, depende apenas de sua altura em relao ao plano de referncia. 78 De acordo com a figura, a velocidade da gua constante em toda a tubulao. 79 A linha A representa a linha piezomtrica do sistema hidrulico.
76

devido ao valor orado, deveria ser utilizada a modalidade tomada de preos; devido ao vulto da obra, os critrios de licitao deveriam ser tcnica e preo; por ser uma licitao nacional, empresas estrangeiras deveriam ser proibidas de participar.

De acordo com essa situao hipottica e conforme a Lei n.o 8.666/1993, julgue os itens que se seguem. A utilizao da modalidade concorrncia, nessa licitao, uma irregularidade. 90 O tipo de licitao tcnica e preo, citado no pedido de impugnao, no se aplica nessa licitao. 91 Empresas estrangeiras podem participar de licitaes nacionais, desde que devidamente autorizadas. 92 A comisso de licitaes deve desconsiderar o pedido de impugnao, por ter sido protocolado fora do prazo legal.
89

No que concerne drenagem de guas pluviais, julgue os prximos itens. O mtodo racional empregado para o clculo da vazo mdia produzida por determinada bacia hidrogrfica durante o perodo de chuva. 81 A velocidade de escoamento nos coletores pluviais deve ser controlada, pois tanto velocidades baixas quanto altas so prejudiciais ao seu bom funcionamento. 82 No clculo da vazo de bacias de drenagem, o coeficiente de deflvio representa a razo entre o volume precipitado e o volume escoado sobre determinada superfcie.
80

Na execuo das fundaes de um edifcio, os vizinhos se queixam construtora devido a diversas trincas que surgem nas suas casas, causadas pela vibrao na cravao de estacas. O dono da obra, que no havia considerado anteriormente a situao dos imveis vizinhos, contratou, ento, um engenheiro mecnico para avaliar os danos existentes e verificar as verdadeiras causas do problema. A respeito dessa situao hipottica, julgue os itens subsecutivos. Se a construtora tivesse contratado a elaborao de laudo de vizinhana, esse documento contribuiria para a avaliao da responsabilidade da empresa em relao aos danos existentes. 94 Se a causa do problema derivar, de fato, do equipamento de cravao de estacas, o engenheiro mecnico estar, em tal caso, habilitado a realizar a percia nos imveis vizinhos.
93

No que se refere aos princpios de planejamento e oramento pblicos, julgue os itens seguintes. De acordo com o princpio da periodicidade, o exerccio financeiro dever conter o perodo de tempo de mandato do presidente da Repblica para garantir a governabilidade e atender Lei de Responsabilidade Fiscal. 96 As receitas de capital, por serem oriundas da explorao de atividades econmicas, provocam significativo efeito sobre o patrimnio lquido. 97 O Ministrio da Fazenda, como rgo central, responsvel por normatizar os procedimentos das unidades federais responsveis pelos seus oramentos.
95

A respeito de bueiros, julgue os itens consecutivos. Durante o dimensionamento, se a elevao resultante da gua a montante for menor que a elevao admissvel, isso significa que o bueiro escolhido menor que o necessrio. 84 Devido simplicidade do clculo de bueiros, o efeito de remanso a jusante, causado por obstrues significativas, no afeta o dimensionamento dos bueiros. 85 Podem ser previstos dimetros maiores no projeto de bueiros, com base na possibilidade de ocupaes futuras na rea de determinada bacia hidrogrfica.
83

O engenheiro responsvel pela avaliao de determinado imvel se baseou nas seguintes informaes para realizar seu trabalho: (i) aplicao do mtodo da quantificao de custo; (ii) utilizao do laudo de avaliao simplificado; e (iii) desapropriao total, com o custo de reedio superior ao valor de mercado. Em relao a essas informaes, julgue os itens subsequentes. O laudo dever explicitar, no mnimo, clculos efetuados, campo de arbtrio e justificativas para o resultado adotado. 87 Na avaliao da desapropriao, quando o custo de reedio for superior ao valor de mercado, o avaliador dever apresentar os dois resultados. 88 O grau de fundamentao (i) prev BDI arbitrado.
86

Para decidir a respeito de sua participao em um empreendimento imobilirio que ainda estava na fase de anteprojeto, determinada construtora elaborou oramento empregando o mtodo da correlao para estudar a viabilidade do investimento. Aps o estudo, a construtora optou pela execuo da obra. No que concerne a essa situao hipottica, julgue os itens a seguir. Devido fase em que se encontra o projeto, ainda no possvel executar oramento utilizando o mtodo da quantificao de insumos. 99 O mtodo de oramentao utilizado se fundamenta na composio de custos unitrios.
98
6

www.pciconcursos.com.br

||CNJ13_009_30N545148||

CESPE/UnB CNJ 110 Segundo a norma NR 17, a organizao do trabalho deve levar

em considerao, no mnimo, as normas de produo, o modo operatrio, a exigncia de tempo, a determinao do contedo de tempo, o ritmo de trabalho e o contedo das tarefas.
111 Nas atividades de processamento eletrnico de dados,

Com base na planilha ilustrada acima, elaborada no Excel, julgue os itens subsequentes a respeito desse software.
100 Para o clculo do valor total constante na linha 6, correto

necessrio observar prioritariamente que o nmero mximo de toques reais exigidos pelo empregador no supere 10.000 por hora trabalhada, sendo considerado toque real cada movimento de presso sobre o teclado. Com relao Norma Regulamentadora (R-23) do MTE, julgue os itens subsecutivos.
112 Com relao s sadas de emergncia de sistemas de proteo

executar o comando =AUTOSOMA(E2:E5). 101 Para o clculo do valor total do servio, constante na linha 2, correto executar o comando =C2*D2. Em relao a programas computacionais frequentemente usados para elaborar projetos de engenharia, julgue os itens consecutivos.
102 O MS-Project uma ferramenta de planejamento e controle

contra incndios, o empregador deve obedecer legislao vigente, segundo a qual pelo menos 45% das sadas de emergncia devero ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fcil abertura do interior do estabelecimento.
113 O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores

que, entre diversas funcionalidades, permite compartilhar recursos de vrios projetos atravs de um pool de recursos.
103 O AutoCAD Revit uma ferramenta utilizada para elaborao

de modelagem de terreno em projetos de infraestrutura, tais como estradas e barragens. Acerca da legislao profissional do sistema CONFEA-CREA, julgue os itens que se seguem.
104 Por ser da rea de gesto, a oramentao de obras civis

as informaes acerca da utilizao dos equipamentos de combate ao incndio, dos procedimentos para evacuao dos locais de trabalho com segurana e informaes a respeito dos dispositivos de alarme existentes. No que concerne Norma Regulamentadora 12 (NR 12) do MTE, que trata da segurana no trabalho em mquinas e equipamentos, julgue os itens subsequentes.
114 Os dispositivos de parada de emergncia no devem ser

atividade tcnica de engenharia desenvolvida por engenheiro de qualquer especialidade. 105 O livro de ordem, obrigatrio em servios de engenharia, serve de subsdio para comprovar autoria de trabalhos. Com relao Lei n. 6.514/1977, que altera o captulo V do ttulo II da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), no que se refere segurana e medicina do trabalho, julgue os itens a seguir.
106 Cabe ao Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) estabelecer

utilizados como dispositivos de partida ou de acionamento, excetuando-se dessa obrigao as mquinas manuais, as mquinas autopropelidas e aquelas nas quais o dispositivo de parada de emergncia no possibilita a reduo do risco.
115 Os espaos ao redor das mquinas e equipamentos devem ser

adequados especificidade de cada mquina ou equipamento e ao tipo de operao, com o intuito de prevenir a ocorrncia de acidentes e doenas relacionados ao trabalho. Com relao ao planejamento e gesto estratgica no mbito do Poder Judicirio, conforme a Resoluo n. 70/2009 do CNJ, julgue os itens a seguir.
116 O CNJ deve manter, em seu stio na Internet, o Banco de Boas

normas adicionais sobre proteo e medidas de segurana na operao de mquinas e equipamentos, especialmente no que concerne distncia entre mquinas, proteo das partes mveis e das vias de acesso s mquinas e equipamentos de grandes dimenses, ao emprego de ferramentas, sua adequao e medidas de proteo exigidas para equipamentos motorizados ou eltricos.
107 Os reparos, limpeza e ajustes somente podero ser executados

Prticas de Gesto do Poder Judicirio, com o objetivo de promover a divulgao e o compartilhamento de projetos e aes desenvolvidos pelos tribunais.
117 O Supremo Tribunal Federal o rgo responsvel pela

com as mquinas paradas. Esse procedimento, em nenhuma hiptese, poder ser realizado em movimento. Acerca da Norma Regulamentadora 17 (NR 17) do MTE, julgue os itens que se seguem.
108 Todos os locais de trabalho devem ser iluminados de forma

coordenao das atividades de planejamento e gesto estratgica do Poder Judicirio.


118 Um tribunal de justia, ao motivar e comprometer magistrados

adequada. Essa iluminao pode ser natural ou artificial, geral ou suplementar e deve ser compatvel com a natureza da atividade, sendo que iluminao geral deve ser uniformemente distribuda e difusa. 109 Para trabalho manual que deva ser realizado sentado ou que tenha de ser feito em p, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painis utilizados devem proporcionar ao trabalhador condies de boa postura, visualizao e operao. Alm disso, devem ter altura e caractersticas da superfcie de trabalho compatveis com o tipo de atividade, permitindo a distncia requerida dos olhos em relao ao campo de trabalho e a altura correta do assento.

e servidores com a execuo da estratgia, cumpre um objetivo estratgico relativo ao tema atuao institucional. Com relao ao MoReq-Jus, conforme a Resoluo n. 91/2009 do CNJ, julgue os itens subsequentes.
119 Os sistemas legados que servem s atividades judicirias e

administrativas do CNJ e dos rgos integrantes do Poder Judicirio devero aderir ao MoReq-Jus, em todos os requisitos, at dezembro de 2014.
120 O Departamento de Pesquisas Judicirias e o Departamento de

Tecnologia da Informao do CNJ so responsveis pela coordenao do programa de melhoria contnua do MoReq-Jus.
7

www.pciconcursos.com.br

||CNJ13_009_30N545148||

CESPE/UnB CNJ

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faa o que se pede, usando, caso deseje, os espaos para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS DA PROVA DISCURSIVA, nos locais apropriados, pois no ser avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Tanto na questo quanto na dissertao, qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Ser tambm desconsiderado o texto que no for escrito na folha de texto definitivo correspondente. No caderno de textos definitivos, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado. Ao domnio do contedo sero atribudos, para a questo, at 30,00 pontos, dos quais at 1,50 ponto ser atribudo ao quesito apresentao e estrutura textual (legibilidade, respeito s margens e indicao de pargrafos) e, para a dissertao, at 40,00 pontos, dos quais at 2,00 pontos sero atribudos ao referido quesito.
QUESTO

O fiscal do contrato, ao observar o trabalho realizado por empresa projetista contratada para elaborar projeto bsico e executivo de uma edificao pblica, verificou uma srie de irregularidades e decidiu penalizar a empresa com base nas seguintes constataes: 1. A empresa projetista julgou desnecessrio manter, na elaborao do projeto, a equipe tcnica prevista em sua proposta constante do processo licitatrio, referindo que a licitao do projeto foi do tipo menor preo, e no do tipo tcnica e preo. 2. Tecnicamente, havia duas solues possveis para o dimensionamento da estrutura do prdio. A empresa optou pela soluo mais conservadora, apesar de propiciar um custo de construo e manuteno maior que a outra soluo, alegando que o projetista, o responsvel tcnico pelo projeto, tem o direito de escolher a soluo que lhe convm. 3. O Tribunal de Contas da Unio, ao auditar o contrato, constatou erro na etapa de estudos preliminares. O contratado exigiu aditivo de valor para efetuar as correes determinadas pelo referido Tribunal, referindo que a fiscalizao j havia medido, pagado e aprovado o servio.

Diante da situao hipottica apresentada acima, atenda ao que se pede a seguir. < < < Caracterize as situaes consideradas irregulares, com base na Lei n. 8.666/1993. [valor: 12,00 pontos] Apresente os procedimentos que deveriam ter sido seguidos pela empresa contratada para a correta elaborao do projeto bsico e executivo. [valor: 9,50 pontos] Descreva os procedimentos que devem ser seguidos na aplicao das penalidades, a fim de se garantir a ampla defesa e o contraditrio empresa contratada. [valor: 7,00 pontos]

www.pciconcursos.com.br

||CNJ13_009_30N545148||

CESPE/UnB CNJ

RASCUNHO QUESTO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

www.pciconcursos.com.br

||CNJ13_009_30N545148||
DISSERTAO

CESPE/UnB CNJ

A seguir, so apresentadas algumas ocorrncias observadas durante a execuo da reforma de um prdio pblico: I II houve atraso no incio das obras, pois os servidores pblicos que ocupavam o prdio no atenderam, no prazo, a determinao de desocupao; o fiscal do contrato determinou que a contratada deveria compensar o atraso do incio das obras nas atividades futuras, de forma a no acarretar impacto financeiro administrao pblica;

III o contratado, alegando, aps o incio das obras, que o prdio encontrava-se em condies piores do que as previstas, ameaou paralisar a obra caso no fosse atendido o seu pleito de reequilbrio econmico-financeiro; IV o fiscal do contrato, sob o argumento de que a reforma fora licitada com base em um anteprojeto e de que os futuros ocupantes do prdio haviam solicitado diversas alteraes, justificou aditivos superiores a 50%; V como a empresa estava enfrentando dificuldades para realizar os servios contratados apenas com seu pessoal, o fiscal solicitou comisso de licitaes que publicasse uma errata elevando o percentual de subcontrataes dos servios originalmente previsto no edital, que era de 30%, para at 60% dos servios, o que foi atendido pela comisso;

VI uma ferramenta caiu do terceiro andar e danificou um carro particular, tendo o empreiteiro solicitado fiscalizao que acionasse o seguro contratual para cobrir os custos com o reparo do carro.

Tendo como referncia as ocorrncias apresentadas acima e a Lei n. 8.666/1993, redija um texto dissertativo abordando, necessariamente, os seguintes aspectos: < < irregularidades cometidas pelo fiscal e pelo contratado e, ainda, irregularidades no processo licitatrio; [ valor: 19,00 pontos] propostas para correo das irregularidades. [valor: 19,00 pontos]

10

www.pciconcursos.com.br

||CNJ13_009_30N545148||

CESPE/UnB CNJ

RASCUNHO DISSERTAO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

11

www.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться