Вы находитесь на странице: 1из 10

Sumrio

1. Apresentao ...........................................................................................................2 2. Justificativa................................................................................................................2 2.1 Pessoal................................................................................................................2 2.2 Social...................................................................................................................2 2.3 Acadmica...........................................................................................................2 3. Objetivos....................................................................................................................3 3.1 Objetivo geral.......................................................................................................3 3.2 Objetivos Especficos..........................................................................................3 4. Metodologia...............................................................................................................3 5. Referencial Terico...................................................................................................4 5.1 O Behaviorismo: Estudo do Comportamento......................................................4 5.2 A anlise Experimental do Comportamento........................................................4 5.3 O Condicionamento Respondente......................................................................5 5.4 O Condicionamento Operante.............................................................................6 5.5 Reforo.................................................................................................................7 5.6 Extino...............................................................................................................8 5.7 Punio ...............................................................................................................8 5.8 Controle de Estmulos.........................................................................................8 5.9 Aplicao do Behaviorismo na Administrao....................................................9 6. Resultados Obtidos.................................................................................................10 Concluso....................................................................................................................10 Referncias Bibliogrficas...........................................................................................10

BEHAVIORISMO 1. APRESENTAO
Neste trabalho so apresentados estudos sobre o Behaviorismo e sua aplicao, enfatizando a importncia dos determinantes ambientais ou situacionais do comportamento que, nessa concepo, o resultado da contnua interao entre variveis pessoais e ambientais. Dessa forma, o estudo apresentado embasado em teoria psicolgica sobre o comportamento dos indivduos, seus condicionantes, bem como a aplicao do Behaviorismo na Administrao.

2. JUSTIFICATIVA 2.1 Pessoal


Compreenso da importncia do estudo do comportamento individual e sua influncia para a administrao de empresas.

2.2 Social
Importncia do comportamento, a partir das cincias, e sua relao com o meio de vivncia do indivduo, em que o mesmo influenciado por estmulos que, naturalmente, tambm influenciam em seu comportamento social.

2.3 Acadmica
Enriquecimento terico acerca da temtica estudada, tambm se considerando que o tema se revela importante para a aquisio de conhecimentos acerca da diversidade dos comportamentos humanos.

3. OBJETIVOS 3.1 Objetivo geral


Conhecer o contexto do estudo do comportamentalismo, o Behaviorismo, em que so desenvolvidas teorias comportamentais da sociedade nos diferentes nveis de complexidade, principalmente, dentro da administrao.

3.2 Objetivos Especficos


1) Apresentar os conceitos bsicos do Behaviorismo; 2) Conhecer a aplicao da teoria Behaviorista no contexto organizacional; 3) Abordar o estudo das bases tericas do Behaviorismo e suas relaes entre os conceitos e compreenses da psicologia.

4. METODOLOGIA
A metodologia aplicada envolveu o desenvolvimento de pesquisa bibliogrfica atravs de peridicos e livros de prestgio na rea acerca do tema estudado, pois se entende que, dessa forma, tem-se a possibilidade de conhecimento acerca dos estudos que embasam a temtica sobre o Behaviorismo. A pesquisa , portanto, de carter exploratrio-descritiva, em que foram utilizados dados obtidos em livros e peridicos. Para a realizao deste trabalho foram seguidos os seguintes passos: 1) Levantamento do material bibliogrfico; 2) Reunies em sala de aula; 3) Leituras de textos; 4) Exposio dialogada; 5) Fichamento de livros; 6) Dinmica de grupo; 7) Pesquisas na Internet; 8) Pesquisas em documentrios; 9) Elaborao do Trabalho; e 10) Reviso ortogrfica e metodolgica;

5. REFERENCIAL TERICO 5.1 O Behaviorismo: Estudo do Comportamento


De acordo com Bock (2002), o termo behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em um artigo de 1913, que apresentava o ttulo Psicologia, como os behavioristas a vem. Em ingls o termo behavior significa comportamento, de acordo com os estmulos recebidos denomina-se esta tendncia de behaviorismo (BOCK, 2002). No entanto, outros termos so utilizados para a designao do termo, como comportamentalismo, teoria comportamental, anlise experimental do comportamento. Watson (citado por BOCK, 2002), postulando o comportamento como objeto da Psicologia, dava a essa cincia a consistncia que os psiclogos da poca vinham buscando. Um objeto observvel, mensurvel, que podia ser reproduzido em diferentes condies e diferentes sujeitos. Essas caractersticas eram importantes para que a Psicologia alcanasse o status de cincia, rompendo definitivamente com a sua tradio filosfica. importante esclarecer, segundo Bock (2002), que o Behaviorismo, apesar de colocar o comportamento como o objeto da Psicologia, considera que "s quando se comea a relacionar os aspectos do comportamento com os do meio que h a possibilidade de existir uma psicologia cientfica" (KELLER, citado por BOCK,. 2002, p. 41). Nesse sentido, a Psicologia precisa utilizar mtodos objetivos e estudar comportamentos observveis, para, dessa forma, aprender atravs da experincia, principal influencia sobre o comportamento, a partir de um tpico central de investigao, deixando de lado a introspeco. Entende-se, assim, que o Behaviorismo dedicou-se ao estudo do comportamento, na relao que este mantm com o meio ambiente onde ocorre. No entanto, segundo Bock (2002), comportamento e meio so termos amplos demais para serem teis para uma anlise descritiva nessa cincia, os psiclogos desta tendncia chegaram aos conceitos de estmulo e resposta (teoria S-R): abreviatura dos termos latinos Stimulus e Responsio. Estmulo e resposta so, portanto, as unidades bsicas da descrio e o ponto de partida para uma cincia do comportamento.

5.2 A anlise Experimental do Comportamento


O psiclogo B.F. Skinner (1904-1990) foi o behaviorista sucessor de Watson e o responsvel direto pelo avano da anlise experimental do comportamento (BOCK, 2002).

5 A anlise experimental do comportamento foi de grande importncia no mundo da psicologia e influenciaram muitos psiclogos americanos e de vrios pases onde a psicologia americana tem grande penetrao, como o prprio Brasil. De acordo com Bock (2002), o behaviorismo considera a personalidade como a totalidade dos padres de comportamento. E para que se forme uma determinada personalidade, necessrio que se passe por meios de condicionamento que podem ser reforados ou extintos no decorrer da vida, onde iremos perceber que no existem padres de comportamento fixos, e que as mudanas nesses padres ocorrem gradativamente. Ao se observar um individuo, desde sua infncia at a maturidade,percebe-se a existncia de fases em seu desenvolvimento. Percebe-se, pois, que atitudes tomadas durante a adolescncia, talvez no sejam mais tomadas na maturidade, o que caracteriza o desenvolvimento gradativo, que pode ou no corresponder melhor maneira aos padres de comportamento ditados pela sociedade. A base da corrente skinneriana, segundo Boick (2002), est na formulao do comportamento operante. O entendimento deste conceito envolve noes de comportamento reflexo ou respondente que, evolutivamente, atinge o comportamento operante.

5.3 O Condicionamento Respondente


Para Bock (2002), o comportamento respondente ou reflexo pode ser entendido como sendo um comportamento involuntrio, ou seja, que independe da nossa vontade de responder ou no a um determinado estmulo. Segundo a autora, um comportamento reflexo, ou seja, um tipo de comportamento produzido por alteraes do prprio ambiente, como a salivao que ocorre quando sentimos um aroma saboroso, contrao das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as famosas "lgrimas de cebola" e etc. Assim, alm dessas alteraes, o comportamento reflexo pode tambm ser provocado por outros estmulos, que, originalmente, nada tem a ver com o comportamento, graas associao entre estmulos. Dessa forma, se um estmulo neutro (aquele que nada tem a ver com o comportamento) for associado, certo nmero de vezes, a um estmulo eliciador (aquele que elicia o comportamento), o estimulo previamente neutro ir evocar a mesma espcie de resposta, tendo-se como exemplo: suponha que, numa sala aquecida, sua mo direita seja mergulhada numa vasilha de gua gelada. Imediatamente a temperatura da mo abaixar, devido ao colhimento ou contrio dos vasos sangneos. Isso um exemplo de comportamento respondente, que ser acompanhado de uma modificao semelhante e mais facilmente mensurvel, na mo esquerda, onde a constrio vascular tambm ser induzida (BOCK, 2002).

6 Supondo que em outro momento, sua mo direita seja mergulhada na gua gelada um certo nmero de vezes, em intervalos de trs ou quatro minutos; e, alem disso, que voc oua uma cigarra eltrica pouco antes de cada imerso. L pelo vigsimo pareamento do som da cigarra com a gua fria, a mudana de temperatura poder ser eliciada apenas pelo som isto , sem necessidade de molhar uma das mos. Neste exemplo de condicionamento respondente, segundo Bock (2002), o rebaixamento da temperatura da mo eliciado pela gua fria uma resposta incondicionada (no foi condicionada), enquanto o rebaixamento da temperatura eliciado pelo som uma resposta condicionada (aprendida); a gua um estmulo incondicionado, e o som, um estmulo condicionado.

5.4 O Condicionamento Operante


O comportamento operante o comportamento voluntrio e abrange uma quantidade muito maior de atividade humana, desde o comportamento do beb de balbuciar, agarrar objetos, olhar os enfeites do bero, at os comportamentos mais sofisticados que o adulto apresenta (BOCK, 2002). Segundo Keller (citado por BOCK, 2002), o comportamento operante:
Inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possam dizer que, em algum momento, tem um efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente.

O ato de escrever; pedir para o txi parar com o gesto de mo; pilotar um avio; tocar um instrumento; namorar, so todos exemplos de comportamento operante. O condicionamento do comportamento operante tem seus fundamentos na Lei do Efeito, de Trorndike. Segundo Keller (citado por BOCK, 2002), em essncia, essa lei enuncia que "um ato pode ser alterado na sua forca pelas suas conseqncias". Assim, ao se deixar um ratinho privado de gua durante 24 horas, ele certamente apresentar o comportamento de beber gua assim que tiver oportunidade. Ora, o ratinho, no seu habitat, quando quer beber gua, emite algum comportamento que lhe permite realizar seu intento. Esse comportamento foi sem dvida aprendido e mantido pelo efeito que proporcionou: matar a sede. Sabendo disso, pode-se reproduzir essa situao num laboratrio. Neste caso, porm, se pode determinar a resposta que o organismo dever emitir para conseguir o efeito de matar a sede (BOCK, 2002). Ao se colocar o ratinho na "Caixa de Skinner", onde ele encontrar apenas uma barra que, quando pressionada, aciona um mecanismo (camuflado para o ratinho) que faz com que uma pequena haste traga caixa uma gota de gua.

7 Por acaso, por mero acidente, o ratinho, na explorao da caixa, encosta na barra, surgindo pela primeira vez a gota dgua, que lambido devido a sede. Para sacia l, ele continuar buscando a gua e ira repetir o seu comportamento at que o ato de pressionar a barra esteja associado ao aparecimento da gua. Neste caso, no condicionamento operante, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos ao do organismo sobre o meio e o efeito resultante, no sentido de satisfazer-lhe alguma necessidade, ou seja, a relao que se estabelece entre uma ao e seu efeito (BOCK, 2002). Segundo a autora, este condicionamento operante pode ser representado da seguinte maneira: R ? S, onde R a resposta (pressionar a barra), a flecha significa "leva a" e S o estmulo reforador (a gua), que tanto interessa ao organismo. Esse estmulo reforador chamado de reforo. E mantido o termo estmulo, por ser ele o responsvel pela ao, apesar de ocorre depois do comportamento. Assim, agimos ou operamos sobre o mundo em funo das conseqncias que nossa ao cria. O estmulo de nossa ao est em suas conseqncias.

5.5 Reforo
Segundo Bock (2002), pode-se chamar de reforo a toda conseqncia que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrncia dessa resposta. O reforo pode ser positivo ou negativo. 1) O reforo positivo todo evento que aumenta a probabilidade de futura da resposta que o produz; 2) O reforo negativo todo evento que aumenta a probabilidade de futura da resposta que o remove ou atenua. Assim, pode-se voltar "Caixa de Skinner" que, no experimento anterior, oferecia uma gota de gua ao ratinho sempre que se encostasse barra. Agora, ao ser colocado na caixa, ele recebe choque do assoalho. Aps vrias tentativas de evitar os choques, o ratinho chega barra e, ao pression-la acidentalmente, os choques cessam. Com isso, as respostas de presso barra tendero a aumentar de freqncia. Chama-se de reforamento negativo ao processo de fortalecimento dessa classe de resposta (presso barra), isto , a remoo de um estimulo aversivo controla a emisso da resposta. condicionamento por se tratar de aprendizagem, e tambm, reforamento, porque um comportamento apresentado e aumentado em sua freqncia ao alcanar o efeito desejado (BOCK, 2002). O reforamento positivo oferece alguma coisa ao organismo (gosta de gua com a presso da barra, por exemplo); o negativo permite a retirada de algo indesejvel (os choques).

5.6 Extino
Segundo Bock (2002), outros processos foram sendo formulados pela Anlise Experimental do Comportamento. Um deles a da extino, um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforada. Como conseqncia, a resposta diminuir de freqncia e at mesmo poder ser emitida. O tempo necessrio para que a resposta deixe de ser emitida depender da historia e do valor do reforo envolvido.

5.7 Punio
A punio, segundo Bock (2002), outro procedimento importante que envolve a conseqenciao de uma resposta quando h apresentao de um estmulo aversivo ou remoo de um reforador positivo presente. Os dados de pesquisas mostram que a supresso do comportamento punido s definitiva se a punio for extremamente intensa, isto porque as razes que levaram ao que se pune no so alteradas com a punio. Punir aes leva supresso temporria da resposta sem, contudo, alterar a motivao.

5.8 Controle de Estmulos


Quando a freqncia ou a forma da resposta diferente sob estmulos diferentes, diz-se que o comportamento est sob o controle de estmulos. Se o motorista para ou acelera o nibus no cruzamento de ruas onde h semforo, sabemos que o comportamento de dirigir est sob o controle de estmulos. Dois importantes processos, segundo Bock (2002), devem ser apresentados: discriminao e generalizao.

5.8.1 Discriminao
Diz-se que se desenvolveu uma discriminao de estmulos quando uma resposta se mantm na presena de um estmulo, mas sofre certo grau de extino na presena de outro. Isto , um estmulo adquire a possibilidade de ser conhecido como discriminativo da situao reforadora. Sempre que ele for apresentado e a resposta emitida, haver reforo. Assim, nosso motorista de nibus vai parar o veculo quando o semforo estiver vermelho, para ele, o semforo vermelho tornou um estmulo discriminativo para o comportamento (BOCK, 2002).

5. 8.2 Generalizao
Segundo Bock (2002), na Generalizao de Estmulos, um estmulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforo na presena de um estmulo similar, mas diferente.

9 Freqentemente, a generalizao depende de elementos comuns a dois ou mais estmulos. Poderamos aqui brincar com as cores do semforo, colocando vermelho e rosa, mas correramos o risco dos motoristas acelerarem seus veculos no vermelho, pois poderiam generalizar os estmulos. Mas isso no acontece com o verde e com o vermelho, que so cores muito distintas. Na generalizao, portanto, responde-se de forma semelhante a um conjunto de estmulos percebidos como semelhantes. Esse princpio da generalizao fundamental na aprendizagem escolar, pois na escola so institudos alguns conceitos bsicos, como fazer contas e escrever. Na vida cotidiana, tambm aprendemos a nos comportar em diferentes situaes social dada a nossa capacidade de generalizao no aprendizado de regras e normas sociais.

5.9 Aplicao do Behaviorismo na Administrao


No mbito da Psicologia aplicada Administrao, surpreendente a contribuio do comportamento operante no treinamento, principalmente no treinamento tcnico especfico, onde o aprendiz tem de atuar mecanicamente no ambiente. Isso tambm vlido para o treinamento de escritrio, ou administrativas, como so mais comumente chamadas (AUTOR, ANO) Empresas que possuem equipes especializadas e conhecedoras do conhecimento operante tm elaborado, com grande sucesso, manuais de treinamento em instruo programada, onde a grande preocupao tem sido: 1) Reunir um conjunto de conhecimentos suficientes para familiarizar o aprendiz com suas atividades; 2) Escalonar esses conhecimentos em graus de dificuldades crescentes, de cientes para a resoluo de problemas novos; 3) Elaborar um plano de correo a ser manipulado pelo prprio aprendiz, para que, ao verificar suas deficincias ou acertos, receba imediatamente os esforos correspondentes; e 4) Propiciar a maior quantidade possvel de acertos, para que se d a realimentao e o desejo de continuar aprendendo sozinho. Segundo AUTOR/ANO, ao contrario do que se v, no fcil elaborar um manual desse jeito. Isso exige uma pesquisa especializada e o desejo de continuar aprendendo sozinho. Nesse sentido, a teoria do condicionamento operante d uma nova compreenso dosa aspectos motivacionais ligado situao de trabalho. Em alguns nveis da empresa, ele levar o supervisor a despertar o interesse do trabalho pelo trabalho em si, a no ser super protetor e asfixiante ao ensinar um trabalho e coloca-lo em prtica. O importante , por conseguinte ambient-lo, dandolhe todas as informaes importantes e deixando-o estabelecer suas prprias conexes mentais, ter suas prprias descobertas, para que se sinta reforado em enfrentar situaes inusitadas, sentido-se nas condies de resolv-las.

10 Skinner (citado por AUTOR/ANO), faz pensar, tambm, que o reforo positivo deve ser a principal preocupao com relao pessoa que trabalha. Ele ser capaz de estruturar hbitos comportamentais desejveis. Portanto, elogios e recompensas so mais eficazes do que punies.

6. RESULTADOS OBTIDOS
A partir da pesquisa bibliogrfica obteve-se conhecimentos acerca da anlise do comportamento, uma cincia que tem como base filosfica o behaviorismo radical proposto pelo psiclogo Burrhus Frederic Skinner (1904-1990), que considera que os fenmenos comportamentais podem ser estudados por meio do mtodo cientfico, sejam eles comportamentos de fcil observao ou comportamentos que somente o indivduo que os apresenta tem acesso, como os pensamentos. Pde-se perceber que o Behaviorismo de Skinner se difere das outras formas behavioristas anteriores, pois a viso do homem global, humanista e histrica (e.g., Patterson, Reid & Dishion, 1992/2002; Skinner, 1989/1995; Todorov, 1989), pois a Anlise do Comportamento adota um modelo de seleo por conseqncias.

CONCLUSO
O estudo permitiu concluir que, visto pelo behaviorismo, o homem um ser fcil de controlar e ser controlado, pelo que existiu uma grande preocupao nas organizaes com este sistema de controle de comportamentos nas organizaes. Dessa forma, originando modificaes no sistema controlador a rigor e criando variaes que se adequassem ao comportamento humano, pois se sabendo que o ser humano um ser emocional, ficava difcil para as grandes organizaes criar um equilbrio de controle emocional. Analisando-se os conhecimentos cientficos dos estudos do behaviorismo chegou-se a uma definio de controlar o indivduo dentro das normas dos setores onde eles vivem ou trabalham. Ou seja, ao chegar a determinado local seja de trabalho ou lazer tendo ele passando por um sistema teraputico, passar a exercer um novo controle dentro das suas percepes ficando para trs os problemas anteriores. Mesmo assim, pelos conhecimentos cientficos, sabe-se que este problema que ficou para trs depois do tratamento teraputico ou por induo do sistema, poder vir tona, podendo o sujeito se tornar incontrolvel chegando a cometer atos de descontrole ou de negao ao sistema.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BOCK, Ana Mercs Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lurdes Trassi. Psicologias: Uma introduo ao estudo da Psicologia. 13 a. Edio. So Paulo: Saraiva, 2002. Bergamini, Ceclia Whitaker. Psicologia administrao de empresas. 3 Edio. So Paulo: Atlas S.A 1982.

Вам также может понравиться