Вы находитесь на странице: 1из 7

O novo rei dos discos

O desenvolvimento do Blu-ray comeou ainda em 2000, tendo como patrocinadoras vrias grandes empresas de eletrnicos, incluindo Sony, Panasonic, LG, Philips e Samsung. Mais tarde, o grupo foi nomeado como Blu-Ray Disc Association e permitiu a entrada de outros nomes de peso, como Apple, Intel, Dell, Warner Bros. e Walt Disney. O nome Blu-ray (Blue = azul; ray = raio) vem do fato desta tecnologia utilizar um laser azul para ler e gravar dados. O e de blue foi retirado do nome do produto, pois em alguns pases no possvel registrar uma palavra comum como nome comercial. A principal meta do projeto era suprir o mercado com um novo padro de disco ptico capaz de armazenar uma quantidade de dados muito maior do que a do DVD, tendo em mente a crescente demanda para o contedo em alta resoluo. O primeiro produto comercial resultante da empreitada viria em 2006, com um leitor de Blu-ray da Sony.

Na poca da concepo do Blu-ray, outro formato tambm competia para ocupar o lugar da prxima mdia de alta resoluo, o HDDVD. A diferena bsica entre os dois tipos de tecnologias a capacidade de armazenamento, na qual o Blu-ray leva vantagem. No entanto, setores da indstria acreditam que o blu-ray seja mais utilizado em aplicaes de informtica, enquanto o HD-DVD, no armazenamento de filmes. Alm das vantagens de armazenamento e alta-definio, uma das caractersticas do blu-ray a presena de um substrato Durabis em sua composio, evitando assim o surgimento de defeitos provenientes de arranhes. Essa competio para decidir o formato dominante duraria vrios anos, deixando os prprios consumidores receosos em comprar qualquer um dos dois para no arriscar apostar no lado perdedor. A Toshiba, principal patrocinadora do HD-DVD, anunciou em 2009 que abandonaria o projeto e passaria a fabricar o seu prprio leitor de Blu-ray, consolidando de vez a vitria do disco do raio azul. Boa parte do crdito para essa aceitao pode ser atribuda ao fato de o PlayStation 3, da Sony, ter o Blu-ray como mdia principal.

Capacidade e especificaes
O principal diferencial do Blu-ray em relao ao DVD sua capacidade de armazenamento, que passa dos 9 GB do DVD dual layer para 25 GB em cada camada na nova mdia. Isso permite discos com 50 GB em duas camadas e at 128 GB em quatro camadas. Porm, a maioria dos leitores est limitada aos discos Blu-ray dual layer, sendo que as mdias com mais camadas pertencem ao novo padro BDXL. Confira abaixo a tabela com as diferenas de capacidade entre os formatos.

A mgica para este fenomenal aumento na capacidade, considerando que o Blu-ray tem o mesmo tamanho do DVD e do CD, est na concentrao das trilhas de gravao. Nas mdias pticas, o processo de leitura dos dados acontece por causa de um laser que detecta pequenos furos encravados em um filme no disco. As diferenas de tamanho entre esses furos determina se o bit sendo lido zero ou um. Para aumentar a concentrao de dados, basta apenas diminuir os tamanhos dos furos. Em DVDs, o tamanho mximo destas trilhas no passa de 0,74 m, enquanto que um Blu-ray trabalha com trilhas de 0,32 m.


A cor do laser tambm crucial para esta melhora, j que o novo feixe azul usado no Blu-ray muito mais controlvel do que a usual luz vermelha dos DVDs e CDs. O resultado uma leitura mais precisa, capaz de detectar os furos que esto muito menores na nova mdia.

Desvantagens
Como nada perfeito, o Blu-ray tambm tem desvantagens em relao aos discos anteriores. A primeira delas , naturalmente, o alto preo cobrado por mdias virgens e tambm pelo hardware compatvel. Este um dos motivos que fazem os gravadores de Blu-ray ainda serem raridade hoje em dia, mas os preos tendem a baixar com o tempo.

Infelizmente, as novas mdias do raio azul tambm so mais sensveis se comparadas com o DVD e mais ainda em relao ao CD. Isso porque o laser de maior preciso exige que os dados estejam gravados em uma camada mais prxima da superfcie, deixando as trilhas muito mais desprotegidas contra riscos e poeira. Outro defeito que se esperava que fosse resolvido com o Blu-ray a incompatibilidade entre regies. A m notcia que ainda existe um sistema de controle de contedo por regies na nova mdia. Porm, as regies que antes eram seis foram reduzidas para apenas trs, sendo que o Brasil acabou ficando na mesma regio dos Estados Unidos e do Japo.

Vale lembrar que os Blu-rays livres de regies tambm esto disponveis. Alm disso, para a alegria do consumidor, mais de 50% dos filmes lanados pelos estdios tm seguido a poltica Region-Free.

O futuro do laser azul


Apesar de j ser parte do mercado do contedo digital, fabricantes ainda prometem aumentar ainda mais a durabilidade e capacidade do Blu-ray. Companhias como a Sony querem aproveitar as novidades trazidas pelo disco para aumentar a gama de possibilidade de aplicao. Um exemplo o player que toma proveito do imenso espao dos BDXL (Blu-ray Disc X-Large) e da capacidade de execuo de aplicativos do padro BD+ para reproduzir vdeos em resoluo 4K, quase quatro vezes maior que a Full HD


Links das fontes: http://www.tecmundo.com.br/blu-ray/168-o-que-e-blu-ray-.htm#ixzz2STdoMe33 http://www.brasilescola.com/informatica/bluray.htm

Вам также может понравиться