Вы находитесь на странице: 1из 3

Classes de Palavras - Ficha de trabalho Ficha de trabalho n.

Disciplina: Lngua Portuguesa Tema: Classes de palavras Ano/turma: Professor: Data: Classes de palavras Escolha, entre as hipteses dadas, a que lhe parecer mais correcta. 1. As palavras ainda, j, oxal, sempre, s, talvez, tambm so a. advrbios. b. preposies. c. advrbios. 2. Criticou o filme antes de o ver. A palavra destacada uma a. locuo conjuntiva. b. locuo preposicional. 3. Na frase No quero estabelecer polmica, to-s dar a minha opinio., to-s a. uma locuo proposicional (simplesmente, apenas). b. um adjectivo (simplesmente, apenas). c. um advrbio (simplesmente, apenas). d. um nome (simplesmente, apenas). 4. Na frase Nunca me senti to s como na priso., to s so a. duas palavras: o advrbio de lugar to (em tal grau) e o adjectivo s (sozinho). b. duas palavras: o advrbio de intensidade to (em tal grau) e o advrbio de modo s (sozinho). c. duas palavras: o advrbio de intensidade to (em tal grau) e o adjectivo s (sozinho). d. duas palavras: o adjectivo to (em tal grau) e o advrbio s (sozinho). 5. A expresso cerca de a. um advrbio. b. uma preposio. c. uma locuo conjuntiva. d. uma locuo prepositiva. 6. Na frase Adquiri esta pea a baixo custo, a baixo so duas palavras: a. a preposio a e o nome baixo . b. o determinante a e o adjectivo baixo . c. a preposio a e o adjectivo baixo . d. a preposio a e o advrbio baixo . 7. A fim de a. uma locuo conjuntiva que significa com o objectivo de, para. b. uma locuo preposicional que significa com o objectivo de, para. c. um advrbio que significa com o objectivo de, para. 8. Afim

a.

um adjectivo que significa que tem afinidade com, prximo, parente por afinidade. b. uma preposio que significa que tem afinidade com, prximo, parente por afinidade. c. uma conjuno que significa que tem afinidade com, prximo, parente por afinidade. d. um advrbio que significa que tem afinidade com, prximo, parente por afinidade. 9. Na frase examinou os prs e os contras da proposta, a que classe de palavras pertencem prs e contras: a. nome b. preposio c. advrbio d. adjectivo 10. A palavra guarda-chuva composta de a. um verbo e de um adjectivo. b. um adjectivo e de um substantivo ou nome. c. um verbo e de um substantivo ou nome. 11. Na frase So eles quem vai final., quem um a. pronome relativo. b. pronome pessoal. c. pronome demonstrativo. d. pronome indefinido. 12. Quanto classe das palavras, como classifica o que na frase as suas crnicas so to importantes que foi eleito o cronista do ano: a. pronome relativo b. conjuno subordinativa causal c. conjuno subordinativa consecutiva d. conjuno subordinativa concessiva 13. Sempre que o que combinado com uma das palavras to, tal, tanto, tamanho (presente ou latente na orao anterior), o que a. um pronome relativo. b. uma conjuno subordinativa causal. c. uma conjuno subordinativa consecutiva. d. uma conjuno subordinativa concessiva. 14. Na frase No irei hoje escola, to-pouco amanh, to-pouco a. um nome, significa tambm no, nem sequer, e tem que ter hfen entre os dois elementos. b. um advrbio, significa tambm no, nem sequer, e tem que ter hfen entre os dois elementos. c. uma conjuno, significa tambm no, nem sequer, e tem que ter hfen entre os dois elementos. d. um advrbio, significa tambm no, nem sequer, e tem que ter hfen entre os dois elementos. 15. Na frase Um bolo para tu comeres., para a. um pronome. b. um determinante. c. um advrbio.

d. uma preposio. 16. A frase A ver navios. representa uma forma perifrstica, com auxiliar elidido (ex.: estou a ver navios), a. mais determinante e infinitivo. b. mais artigo definido e infinitivo. c. mais preposio e infinitivo. 17. Na frase Consultou o mdico que lhe indicaram., que a. um pronome. b. um advrbio. c. uma conjuno. d. uma preposio. 18. Na frase Convidei-os a entrarem na minha casa., os um a. nome. b. pronome. c. artigo definido. d. artigo indefinido. 19. As palavras um, bilio, ambos e vigsimo so a. numerais. b. interjeies. c. advrbios. d. conjunes. 20. As palavras ah!, irra!, oxal! e bravo so a. numerais. b. interjeies. c. advrbios. d. conjunes.

Вам также может понравиться