Вы находитесь на странице: 1из 3

SISTEMA ECONMICO CAPITALISTA

Atualmente o Capitalismo definido como um sistema econmico baseado na propriedade privada dos meios de produo e propriedade intelectual, na obteno de lucro atravs do risco do investimento,nas decises quanto ao investimento de capital feitas pela iniciativa privada, e com a produo, distribuio e preos dos bens, servios e recursos-humanos afetados pelas foras da oferta e da procura. O capitalismo est voltado para a fabricao de produtos comercializveis, denominados mercadorias, com o objetivo de obter lucro. Este sistema est baseado na propriedade privada dos meios de produo - todos os elementos usados na produo pertencem a alguns indivduos (os capitalistas ou burgueses). Nas sociedades capitalistas, o elemento central da economia o capital - dinheiro investido no processo produtivo, objetivando lucro. Diferencia-se do dinheiro que se destina satisfao das necessidades pessoais das pessoas. Como no capitalismo a produo se destina ao mercado, dizemos que os pases capitalistas adotam a economia de mercado. em funo das necessidades do mercado que se desenvolvem a produo, circulao e o consumo dos produtos. Para produzir e comercializar suas mercadorias, os capitalistas (proprietrios dos meios de produo) contratam empregados - pessoas que no sendo donas dos meios de produo, vendem sua fora de trabalho (mercadoria) em troca de salrio. So os proletrios. ORIGEM Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Mdia para a Idade Moderna. O sistema capitalista nasceu das transformaes por que passou a Europa feudal (sc. XIII). O fundamento da riqueza deixou paulatinamente de ser a terra, e a economia de mercado comeou a estruturar-se com base no trabalho artesanal. Com o renascimento urbano e comercial dos sculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro atravs de atividades comerciais. Neste contexto, surgem tambm os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulao, numa economia que estava em pleno desenvolvimento. Historiadores e economistas identificam nesta burguesia, e tambm nos cambistas e banqueiros, ideais embrionrios do sistema capitalista: lucro, acmulo de riquezas, controle dos sistemas de produo e expanso dos negcios. AS FASES OU ETAPAS DO CAPITALISMO CAPITALISMO COMERCIAL (SC. XVIII) CAPITALISMO INDUSTRIAL (SC. XIX) Primeira Revoluo Industrial Segunda Revoluo Industrial Terceira Revoluo Industrial CAPITALISMO FINANCEIRO (SC. XX) 1. CAPITALISMO COMERCIAL:

Essa fase foi marcada pela expanso martima as Grandes Navegaes iniciadas no sculo XV, que permitiu aos europeus tomar contato com territrios at ento desconhecidos por eles, que se tornaram colnias fornecedoras de mo-de-obra escrava, matrias-primas e metais preciosos. Os territrios coloniais tambm foram consumidores dos bens produzidos nas respectivas metrpoles, alm de receptores do excedente populacional europeu. O comrcio de mercadorias e a explorao das colnias do sculo XV ao XVIII possibilitaram a acumulao do capital pela burguesia, da a denominao de capitalismo comercial.

2. CAPITALISMO INDUSTRIAL

Durante a fase do capitalismo comercial, a acumulao de capital e as crescentes exigncias do mercado consumidor levaram os donos de oficinas manufatureiras a introduzir inovaes na forma de produzir mercadorias. Essas inovaes foram responsveis pelo surgimento do que hoje conhecemos como indstria. REVOLUO INDUSTRIAL >>> Intensa utilizao de mquinas movidas a vapor, marcada pela diviso de tarefas como resultado da especializao do trabalhador e pelo emprego de mo-de-obra assalariada.
O espao geogrfico, a partir das transformaes socioeconmicas dos sculos XV e XVI, passou a ter abrangncia mundial. A organizao espacial variou de acordo com papel diferenciado que ocuparam as colnias, as metrpoles e outras regies do globo, com maior ou menor grau de integrao ao novo sistema econmico. Com a inveno da mquina a vapor e sua incorporao produo industrial, os trabalhadores eram obrigados a trabalhar conforme o ritmo das

mquinas, de maneira padronizada. Outra parte da mo-de-obra disponvel foi requisitada para trabalhar nas minas de carvo (fonte de energia dessa primeira fase da Revoluo Industrial). Nesse perodo, o lucro no advinha mais da explorao das colnias, mas sim, da produo de mercadorias pelas indstrias, que trazia embutido a explorao dos trabalhadores atravs da mais-valia. Foi Karl Marx, um dos mais influentes pensadores alemes do sculo passado, quem desvendou o mecanismo da explorao capitalista, que a essncia do lucro, chamando-o de mais-valia. Vejamos no que consiste: A toda jornada de trabalho corresponde a uma remunerao, que permitir a subsistncia do trabalhador. No entanto, o trabalhador produz um valor maior do que aquele que recebe na fora de salrio, e essa fatia de trabalho no-pago apropriada pelos donos das fbricas, das fazendas, das minas, etc. Dessa forma, todo produto ou servio vendido traz esse valor no transferido ao trabalhador, permitindo o acmulo de lucro pelos capitalistas.

Nos sculos XVIII e XIX, o capitalismo florescia na forma de pequenas e numerosas empresas, que competiam por uma fatia do mercado, sem que o Estado interferisse na economia. Nessa fase (liberal), predominava a doutrina de Adam Smith, segundo a qual o mercado deve ser regido pela livre concorrncia, baseada na lei da oferta e da procura. Essas novas idias interessavam principalmente Inglaterra, oficina do mundo

devido ao seu avano industrial e rainha dos mares devido ao seu poderio naval. O pas vendia seus produtos aos quatro cantos do planeta.

3. CAPITALISMO FINANCEIRO a fase atual caracterizada pela integrao entre capital industrial e capital bancrio, provocada pela incorporao ou criao de bancos, por parte das indstrias, ou o

contrrio, a absoro de indstrias pelos bancos. Essa fase consolidou-se aps a 1 Guerra Mundial (1914-1918), quando as empresas associadas s instituies financeiras aumentaram sua influncia. As indstrias realizavam grandes operaes de crdito, a fim de garantir capital para buscar inovaes tecnolgicas e ampliar a capacidade de produo. Com isso, o capital deixou de pertencer exclusivamente a elas ou aos bancos. Uma forma de as indstrias garantirem dinheiro para investimentos vender cotas de suas empresas as aes nas bolsas de valores. As aes permitem que pessoas ganhem dinheiro sem necessariamente participar da produo de alguma mercadoria. CARACTERSTICAS DO CAPITALISMO As principais caractersticas que definem o sistema capitalista: 1. Propriedade privada dos meios de produo No capitalismo, os meios de produo pertencem predominantemente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas. No entanto, em muitos pases capitalistas, o Estado tambm dono de vrios meios de produo, mediante as chamadas empresas estatais, que atuam principalmente nas reas de fornecimento de gua e energia eltrica, telefonia, minerao e refino de petrleo. 2. Economia de mercado So as empresas que decidem como, quando e quanto produzir e estabelecem o preo e as condies de circulao das mercadorias, de acordo com a lei da oferta e da procura; isso significa que a interferncia do poder pblico na economia bastante restrita. 3. Lei da Oferta e da Procura Os preos das mercadorias variam de acordo com a procura por parte do consumidor e a quantidade do produto em oferta, isto , colocada venda. Por exemplo, se houver grande produo de leite, o

preo dessa mercadoria tende a cair. Mas, se a produo for baixa, o preo aumentar. 4. Concorrncia Para obter a maior rentabilidade possvel, as empresas buscam oferecer produtos de qualidade a preos acessveis, tentando conquistar mais consumidores. A concorrncia entre as empresas benfica, pois amplia para o consumidor as opes de compras e pode reduzir os preos. No entanto, em alguns setores, costuma ser eliminada pela formao de monoplios, e oligoplios e outras formas de concorrncia imperfeita. 5. Trabalho Assalariado O trabalhador recebe um salrio por seu trabalho. O salrio, por sua vez, tambm determinado pela lei da oferta e da procura: se o nmero de empregos disponveis maior que o de trabalhadores, o valor do salrio aumenta; ao contrrio, numa situao de desemprego alto, os salrios diminuem e os lucros das empresas aumentam. 6. Lucro o principal objetivo da organizao da produo. Para aumentar o lucro, os donos dos meios de produo procuram produzir suas mercadorias com o menor custo possvel. Isso se reflete na busca por matrias-primas mais baratas e nos baixos salrios pagos aos trabalhadores.

Вам также может понравиться