Вы находитесь на странице: 1из 13

A NOO DE OBJETO NA PSICANLISE FREUDIANA*

Nelson Ernesto Coelho Jr.

Psicanalista, professor do Instituto de Psicologia da USP.

RESUMO Este artigo tem por objetivo situar e discutir as definies

e o estatuto da noo de objeto na teoria psicanaltica de Freud. Ser caracterizada a principal concepo freudiana que postula as pulses como aspecto originrio da constituio da subjetividade e os objetos como aspectos secundrios. Mas ser evidenciada tambm outra posio possvel de ser derivada de Freud, que considera os objetos como determinantes originrios na constituio da subjetividade. Ser enfatizado que uma das riquezas epistemolgicas da psicanlise est na dupla posio com relao ao estatuto do objeto. Palavras-chave: psicanlise freudiana, objeto, pulso e sujeito.
ABSTRACT The concept of the object in the Freudian psychoanaly-

sis. The aim of this paper is to discuss and situate the definition of the concept of the object in the Freudian psychoanalysis.The main Freudian conception that conceives the drive as the original aspect of subjectivity, and the object as a secondary one, will be characterized. But another position derived from Freud will be evinced: the one that considers the object as the original aspect in subjectivity. Thus, it will be emphasized that psychoanalysis epistemological richness derives from this double position regarding the object. Keywords: Freudian psychoanalysis, object, drive and subject.

INTRODUO

Este texto tem por objetivo situar e discutir as definies e o estatuto da noo de objeto na teoria psicanaltica de Freud. Alm deste objetivo, busca formular indicaes para se conceber a articulao sujeito/objeto a partir da obra freudiana. Postulo
*As

idias contidas neste artigo foram apresentadas na forma de comunicao livre no XXVIII Congresso Interamericano de Psicologia, realizado em Santiago, Chile, jul/ago de 2001, com o Auxlio ReunioExterior da Fapesp.

gora v. IV n. 2 jul/dez 2001

37-49

38

NELSON ERNESTO COELHO JR.

que a compreenso da concepo de objeto na teoria freudiana elemento decisivo na definio da concepo de sujeito, como alis j foi sugerido, entre outros, por Merea (1994). Embora Freud no tenha explicitado uma concepo de sujeito em sua teoria, parece ser possvel sugerir que as diferentes acepes que o termo objeto adquire no decorrer de sua obra so determinantes para uma possvel definio do que viria a ser o sujeito na teoria psicanaltica freudiana. Entendo que a discusso desse tema de fundamental importncia no momento em que emerge com fora renovada a proposio de uma teoria e uma prtica psicanaltica intersubjetiva, em oposio tradicional perspectiva intrapsquica.1 Afinal, o objeto para Freud deve ser entendido sempre como um objeto psquico ou tambm um objeto real, externo? Quando os defensores de uma psicanlise intersubjetiva referem-se a objetos e a sujeitos, essas referncias devem ser entendidas em termos de entidades concretas, ou em termos de representaes psquicas, ou ainda, nos dois nveis simultaneamente? Procurarei, de incio, caracterizar a concepo metapsicolgica que postula as pulses como aspecto originrio da constituio da subjetividade e os objetos apenas como aspecto secundrio. Trata-se da posio sobre a noo de objeto que pode ser considerada predominante na obra de Freud. Por este vis, a noo de objeto aparece basicamente de dois modos: ligada noo de pulso neste caso os objetos so correlatos das pulses, so os objetos das pulses; e ligada atrao e ao amor/dio, quando ento so os objetos correlatos do amor e do dio. Mas procurarei mostrar tambm que possvel derivar de Freud (como sugere BERCHERIE, 1988) uma outra posio metapsicolgica que influenciou boa parte dos tericos da psicanlise ps-freudiana, como Lacan e Winnicott: aquela que considera os objetos como determinantes originrios na constituio da subjetividade. Aqui encontramos a evoluo do pensamento freudiano a partir do texto Uma lembrana infantil de Leonardo da Vinci (FREUD, 1910), com destaque ainda para Introduo ao narcisismo (FREUD, 1914) e, principalmente, Luto e melancolia (FREUD,1917/1972) em que a concepo de objetos de identificao torna-se fundamental na constituio do sujeito, em particular atravs da noo de identificao primria.
OS DIVERSOS USOS DA NOO DE OBJETO EM FREUD

O complexo uso que faz Freud da noo de objeto em suas formulaes tericas exige que tratemos com mxima cautela a proposta de uma apresentao sistem1 Confira-se, especialmente, STOLOROW, R.D. e ATWOOD, G. E. (1992) Contexts of Beeing: The intersujective foundations of psychological life, Hillsdale, New Jersey: The Analytic Press, MITCHELL, S. A . e ARON, L. (orgs.) (1999) Relational psychoanalysis: the emergence of a tradition, Hillsdale, New Jersey: The Analytic Press e GREEN, A. (2000) The Intrapychic and intersubjective in psychoanalysis, The psychoanalytic quarterly, v. LXIX, n. 1 , 2000, p. 1-39.

gora v. IV n. 2 jul/dez 2001

37-49

A NOO DE OBJETO NA PSICANLISE FREUDIANA

39

tica e enciclopdica dos termos e definies estabelecidos no decorrer de uma obra muito vasta, escrita em um perodo de mais de quarenta anos. Andr Green, em texto recente, chegou a afirmar que o objeto para Freud polissmico, existe sempre mais que um objeto e, como um todo, eles cobrem vrios campos e realizam funes que no podem ser abarcadas por um s conceito(GREEN, 2000, p. 9). Assim como acontece com outras noes centrais do ponto de vista epistemolgico,2 tambm com relao noo de objeto Freud no chegou a estabelecer uma definio nica e final em termos conceituais. Utilizando-se dos recursos prprios da lngua alem para a formao de palavras, Freud apresenta em suas obras uma srie de noes que anunciam a riqueza e a variedade do uso do objeto na construo de sua teoria. Assim, encontramos, numa lista no exaustiva, noes como Objektwahl (escolha de objeto), Determinierung des Objectwahl (determinao da escolha de objeto), Identifizierung als Vorstufe der Objektwahl (identificao como grau elementar da escolha de objeto), infantile Objektwahl (escolha de objeto infantil), inzestuse Objektwahl (escolha de objeto incestuosa), homossexuele Objektwahl (escolha de objeto homossexual), Anlehnungstypus der Objektwahl (escolha anacltica de objeto), narzissistische Objektwahl (escolha narcsica de objeto), Objektfindung (encontro do objeto), Objektbesetzung (investimento de objeto), Objekt-Libido (objeto de libido), Objekttriebe (objeto de pulses), Objektliebe (objeto de amor), Objektwechsel (troca de objeto), Objektwerbung (recrutamento do objeto), Objektverzicht (renncia do objeto), Objektverlust (perda do objeto), Objektvermeidung (ato de evitar o objeto) e Mutterbrust als erstes Objekt (seio materno como primeiro objeto). A partir desses conceitos podemos reconhecer muitos dos temas centrais da teoria psicanaltica de Freud e a forma como a noo de objeto participa da construo do conjunto terico. Como um primeiro ponto seria preciso destacar a relao entre a sexualidade, ou melhor, as moes da pulso sexual, suas aes, e os objetos. Em geral, Freud se refere a objetos que so na realidade representaes psquicas. Assim, o movimento a que se refere a moo pulsional deve ser considerado um movimento interno ao psiquismo. A seguir, seria necessrio destacar a expresso escolha de objeto, que se refere, em geral, escolha de objetos de amor. Como bem expressam Laplanche & Pontalis (1967) o termo escolha no deve ser considerado em seu sentido racional, de uma opo consciente, mas sim como o que h de irreversvel, na eleio feita pelo indivduo, do seu tipo de objeto de amor. A escolha pode se referir a uma pessoa especfica que eleita como objeto de amor, ou a tipos de escolha, como quando Freud se refere, por exemplo, escolha de objeto incestuosa, ou escolha de objeto homossexual. H ainda a
Desenvolvi argumento semelhante em dois trabalhos anteriores dedicados s noes de realidade (COELHO JUNIOR, N. E., in A fora da realidade na clnica freudiana, So Paulo, Escuta, 1995) e percepo (COELHO JUNIOR, N. E., Inconsciente e percepo na psicanlise freudiana, Psicologia USP, 1999, v. 10, n.1, p. 25-54) na obra freudiana.
gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 37-49 2

40

NELSON ERNESTO COELHO JR.

referncia ao prprio sujeito, ou mais precisamente, ao ego como instncia psquica, que pode ser tomado como objeto, como no caso dos investimentos narcsicos. Mas, para Freud (1914/1972), escolhas narcsicas de objeto, embora exercidas a partir do modelo estabelecido da relao do sujeito consigo mesmo, caracterizam-se tambm por escolhas de outros objetos que representem de alguma forma o prprio sujeito ou algum de seus aspectos. Freud partiu de sua observao da experincia psquica de indivduos homossexuais que escolheriam seu objeto de amor tomando a si mesmos como modelo. Em oposio a este tipo de escolha, Freud props o que ele denominou escolhas anaclticas de objeto. Nesses casos, o objeto de amor escolhido a partir do modelo das primeiras relaes objetais, em geral as relaes com os pais. Em sua primeira teoria das pulses, Freud prope que as pulses sexuais se apoiam originalmente sobre as pulses de autoconservao. Assim, as escolhas anaclticas de objeto estariam se estabelecendo a partir do modelo de relao presente nos primeiros momentos de vida, em que a satisfao sexual se apoiaria sobre objetos responsveis pela conservao da vida, ou seja, principalmente sobre o seio materno. Da outro uso do objeto na formulao terica de Freud, aquele que estabelece que o seio materno o primeiro objeto sexual: Em um tempo em que o incio da satisfao sexual ainda est vinculado ao recebimento de alimentos, a pulso sexual encontra o objeto sexual fora do corpo da criana, na forma do seio materno(FREUD, 1905/1972, p.125). De fato, para Freud, o primeiro objeto ser o modelo para as futuras relaes objetais: Existem, portanto, boas razes para que o ato de uma criana sugar o seio da me se torne o prottipo para toda relao de amor. Encontrar um objeto (die Objektfindung) na realidade reencontr-lo (FREUD, 1905/1972, p.125-126). Essa uma frase muito citada e talvez a mais reconhecida entre as passagens da obra freudiana em que h uma referncia noo de objeto. Embora Freud fizesse inicialmente uma clara diferenciao entre a sexualidade infantil e a sexualidade posterior ao perodo da puberdade, j fica claro nessa passagem uma das principais caractersticas da teoria psicanaltica, ou seja, que processos psquicos infantis, tanto em sua dimenso de ao como de afeto e representao, tendem a ser o modelo para as relaes adultas. Outro aspecto a ser ressaltado a partir dessa citao de Freud a complexidade da experincia temporal, nos termos em que compreendida pela psicanlise. Se inegavelmente h uma linha regressiva, em que o passado explica o presente (as escolhas objetais passadas explicam as escolhas atuais ou posteriores), h tambm o caminho inverso, em que s as experincias posteriores podem fazer com que as passadas ganhem sentido, ganhem significado. Essa ltima forma de compreender a temporalidade, como se sabe, foi denominada por Freud de Nachtrglichkeit (posterioridade).
gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 37-49

A NOO DE OBJETO NA PSICANLISE FREUDIANA

41

No texto de 1914, Introduo ao narcisismo, Freud retomar o tema das escolhas objetais, propondo um resumo, que por sua importncia, reproduzirei na ntegra:
Ama-se: (1) A partir do tipo narcsico: a) o que se (a prpria pessoa), b) o que se foi, c) o que se gostaria de ser, d) algum que foi parte da prpria pessoa. (2) A partir do tipo anacltico: a) a mulher que alimenta, b) o homem que protege, e a sucesso de pessoas substitutivas que venham a ocupar o seu lugar. (FREUD, 1914/1972, p. 56-57)

Atravs dessa seqncia, possvel apreender os caminhos que Freud antevia para cada sujeito em suas escolhas de objeto amorosas. Mais uma vez fica claro o quanto as experincias amorosas infantis determinam as experincias posteriores. E, como aponta Merea,
fica evidente que na escolha de objeto escolhe-se sempre com base no modelo que ao mesmo tempo constitutivo do sujeito (e portanto tambm narcisista) e externo (e portanto anacltico...). Desta perspectiva, no se torna to cortante a distino entre os dois modos de escolha de objeto, exceto em suas possibilidades de combinao, de extraordinria riqueza. (MAREA, 1994, p. 8-9)

Mas fica claro tambm que tanto os movimentos que buscam no objeto externo a realizao de um desejo, como aqueles que buscam no prprio sujeito essa realizao, partem de marcas estabelecidas no psiquismo e de seus registros afetivos e representacionais. Ou seja, os estmulos, ou se quisermos, os convites que partem do mundo externo sero sempre secundrios nessa concepo. No h aqui nenhum poder de constituio do sujeito atribudo aos objetos enquanto fonte primria. A fonte primria das aes e escolhas ser sempre algo interno ao prprio sujeito, ou melhor, o prprio movimento pulsional. Mas, ao menos potencialmente, no movimento da escolha de objeto, o sujeito entra em contato com a diferena, e assim percebe, ainda que parcialmente, a existncia de um outro, de um no-ego. s a partir do momento em que Freud passa a valorizar os objetos de identificao, que esse modelo poder ser modificado. J no texto de 1910, Uma lembrana infantil de Leonardo daVinci (FREUD, 1910), pode ser verificado o movimento de Freud
gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 37-49

42

NELSON ERNESTO COELHO JR.

em direo ao reconhecimento dos processos de identificao para a constituio da subjetividade. Ao procurar compreender a homossexualidade a partir das concepes psicanalticas, sugere que o menino tende a recalcar seu amor pela me e, ao assim proceder, coloca-se em seu lugar, identifica-se com ela e acaba por tomarse a si mesmo por modelo para seus novos objetos de amor. Encontramos assim, j nesse texto, importantes formulaes sobre a identificao e o narcisismo. Mas no texto de 1917, Luto e melancolia, que a noo de identificao tomar corpo. O que se apresenta nesse texto que em funo da perda de um objeto que pode ser real ou mesmo fantasiada, o sujeito passa a viver uma identificao do objeto perdido com seu prprio ego. Embora Freud trabalhe ainda predominantemente com a concepo do objeto como sendo endopsquico, nesse momento de sua obra comea a se esboar a idia da introjeo do objeto, atravs da identificao (principalmente da identificao primria), como elemento central na constituio da subjetividade. Freud passa pouco a pouco a considerar o ego como um precipitado de identificaes, em que o modelo fundamental a figura paterna. As identificaes, como se sabe, ocorrem desde o incio da vida, e vo preparando o caminho para o Complexo de dipo, pedra angular da constituio da subjetividade para Freud. A identificao do menino com o pai pode servir aqui como exemplo: h, no incio, ao mesmo tempo o desejo sexual pela me e a identificao com o pai. Na medida em que ocorre a necessidade de uma unificao da experincia psquica, estes dois aspectos tendem a se fundir, dando origem ao Complexo de dipo. nesse momento que o pai passa a ser claramente um rival e a identificao pode adquirir um carter hostil, que inclui movimentos de incorporao (querer ser como o pai) e substituio (querer ocupar o lugar do pai).Vale lembrar que o objeto incorporado (como tambm ocorre na relao objetal inaugural do beb com o seio da me) no da ordem do observvel, j que o objeto do desejo sexual, para o qual no h um correlato externo observvel. Embora exista a referncia a um objeto externo (seio da me, o pai, etc.) no h nenhuma garantia de que o objeto visado pelo desejo sexual e incorporado psiquicamente, seja o objeto externo real. Incorpora-se, em ltima instncia, uma relao que passa a produzir efeitos na cadeia de fantasias inconscientes. Freud postula, nesses termos, a constituio da subjetividade como um processo de sucessivas identificaes. Os objetos vo sendo substitudos e o sucesso ou o fracasso nas substituies ser determinante na formao de sintomas ou do equilbrio e das possibilidades criativas de cada sujeito. Se retomarmos o caso especfico da melancolia, estudado por Freud no texto de 1917, poderemos verificar que a principal dificuldade est justamente na impossibilidade de substituio do objeto de amor. Mesmo que o teste de realidade
gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 37-49

A NOO DE OBJETO NA PSICANLISE FREUDIANA

43

comprove para a instncia egica a ausncia do objeto na realidade exterior, no plano das fantasias e dos devaneios o objeto perdido mantm-se presente. Ou como sugere Pollock:
... fantasias e devaneios com relao ao finado objeto podem interferir no trabalho de luto e, em instncias em que o objeto morto no pode ser apreciado realisticamente, o objeto continua a existir como um objeto introjetado inassimilvel, com o qual conversaes internas podem ser mantidas. (POLLOCK, 1994, p.155)

A tenso caracterizada pela ausncia do objeto externo, acompanhado da presena psquica do objeto fonte de grande sofrimento. O exemplo da melancolia elucidativo de uma das formas com que o objeto aparece na teorizao freudiana. A simultaneidade entre presena e ausncia, a impossibilidade de uma parcela do psiquismo em reconhecer a perda do objeto, insistindo em sua presena psquica, evidencia a complexidade da noo de objeto em uma teoria que procura justamente ultrapassar os limites da objetividade. Ao lado disso, entendo ser importante sublinhar a ambigidade presente na concepo freudiana do objeto a partir da formulao das identificaes como elemento constituinte dos processos de subjetivao. Pode-se reconhecer o esforo de Freud em no estabelecer uma presena apenas emprica dos objetos. Por outro lado, seria errneo supor que Freud negue a realidade dos objetos externos ou mesmo sua importncia na constituio da subjetividade. No h, em Freud, a pretenso de que a representao psquica do seio materno, por exemplo, possa ter se formado sem que existisse um seio materno emprico. O objeto seria simultaneamente emprico e psquico. deste modo que a teorizao freudiana acaba por constituir sua especificidade quanto noo de objeto. Florence chega a afirmar que a psicologia se refere a objetos da objetividade. A psicanlise situa-se no nvel da objetalidade(FLORENCE, 1994, p.162). A objetalidade refere-se a uma experincia da identificao que no se confundiria com a descrio psicolgica da imitao. No h, de fato, nessa concepo, a possibilidade de um objeto emprico estvel, que venha a ser imitado. Nas identificaes, a nfase recairia muito mais sobre a relao entre um sujeito e os objetos, do que nos termos em si, de forma isolada. Assim, o sujeito criaria seu objeto, da mesma forma que o objeto criaria o sujeito atravs de sucessivas relaes. Encontraramos aqui o que o filsofo francs Merleau-Ponty (1945, 1964) denomina de processos de mtua constituio nas relaes entre sujeito e objeto. No h anterioridade entre sujeito e objeto e tambm no h mais termos fixos, j constitudos. O que h um processo permanente de mtua constituio. Essas so as exigncias reflexivas que as propostas freudianas sobre a identificao acagora v. IV n. 2 jul/dez 2001 37-49

44

NELSON ERNESTO COELHO JR.

bam por nos colocar. Nenhuma destas idias est explicitada na obra freudiana, mas so idias a que se chega a partir das exigncias colocadas pelos textos de Freud. Voltarei a isso na concluso deste artigo.
POSSVEIS ORDENAES PARA A NOO DE OBJETO NA PSICANLISE FREUDIANA

possvel estabelecer diferentes ordenaes da noo de objeto na obra freudiana a partir do que j foi exposto. Nenhuma delas definitiva, mas escolhas precisam ser feitas se quisermos avanar na compreenso de um pensamento tanto no que diz respeito a seus acertos quanto a seus erros. inevitvel, nas tentativas didticas de ordenao de um conceito em uma obra to complexa como a de Freud, algum grau de esquematismo e simplificao. Pretendo correr esse risco em favor da clareza da exposio e, acreditando que o leitor poder avanar, a partir da ordenao proposta, para alm dela em direo a uma re-complexificao mais sistemtica do conceito de objeto e da relao sujeito/objeto na obra freudiana. Assim, uma ordenao possvel seria a seguinte:
O objeto objeto da pulso

Considerando a teoria pulsional, Freud afirma que constitui-se como objeto da pulso todo objeto no qual ou atravs do qual a pulso consegue atingir seu alvo. O objeto no fixo, nem previamente determinado, o que h de mais contingente no conjunto de elementos e processos presentes nos atos pulsionais. O objeto varivel e indeterminado, mas o que permite satisfao s pulses. Os objetos pulsionais tendem a ser objetos parciais, como por exemplo partes do corpo. No precisam ser objetos reais presentes, podem ser objetos fantasiados, o importante que sejam objetos que garantam a satisfao. Nesse sentido, o objeto estar sempre a servio dos movimentos das pulses sexuais, tal como Freud as define em sua primeira teoria das pulses.
O objeto objeto de atrao e de amor

Os objetos de atrao e objetos de amor so em geral indivduos que se articulam no apenas a relaes pulsionais mas sobretudo a relaes do ego total com os objetos. atravs dos objetos de amor que Freud (1910/1972) elabora as passagens de fantasias infantis inconscientes para as experincias na assim chamada vida real. Parte-se, na infncia, de objetos visados pelas pulses parciais para se atingir, posteriormente, objetos totais, visados pelo ego adulto. possvel apreender, a partir dessa noo de objeto, uma certa concepo de desenvolvimento psicossexual sugerida por Freud, na passagem de objetos da pulso parciais e pr-genitais, para objetos totais objetos de amor e genitais. No entanto, as prprias investigaes posteriores de Freud (1917/1972), e principalmente os trabagora v. IV n. 2 jul/dez 2001 37-49

A NOO DE OBJETO NA PSICANLISE FREUDIANA

45

lhos de Abraham (1924/1980) e Klein (1932), tornaro essas relaes muito mais complexas, envolvendo a experincia do fetichismo e os processos de incorporao, introjeo e projeo, fazendo com que a relao com objetos parciais assuma um papel central.
OBJETO E NARCISISMO. O EGO TORNA-SE OBJETO DA PULSO

A introduo do ego como objeto da pulso abre espao para uma grande transformao na obra freudiana, que culminar com uma nova teoria das pulses. A complexidade das relaes entre as pulses e seus objetos recoloca a questo sobre as formas de vinculao entre os objetos das pulses sexuais e os objetos de necessidade, vinculados s pulses de autoconservao. A prpria noo de prazer e objetos de prazer precisar ser questionada, ao lado da noo de identificao. E ainda mais, o ego, nos processos narcsicos definido como um objeto de amor. Ser o ego um objeto de amor como qualquer outro?
Objeto e identificao

Principalmente a partir de Luto e melancolia, Freud passa a dar mais nfase importncia dos objetos de identificao na constituio do sujeito. Na experincia melanclica h a introjeo de uma relao ambivalente entre o ego e o objeto, objeto que nesse caso inconsciente. A identificao parcial entre o ego e o objeto perdido resulta em um processo de grande destrutividade para o ego, na medida em que o ego no consegue igualar o objeto introjetado e assim partir em busca de novos objetos. Freud estabelece tambm, com clareza, que o objeto pode ter sua existncia no psiquismo mesmo depois de no estar mais presente como objeto da percepo. As mltiplas dimenses psquicas e empricas que se desdobram a partir da concepo freudiana das identificaes tm papel preponderante nas formulaes da noo de objeto de autores ps-freudianos. Pode-se dizer que o objeto jamais ser o mesmo para a psicanlise a partir da nfase nas identificaes como elemento central na constituio da subjetividade.
Percepo e objeto. O objeto da percepo objeto real?

A formulao sobre o vnculo entre percepo e objeto, presente sobretudo nos textos iniciais de Freud, apresenta o objeto como sendo por um lado um objeto externo e real, oferecendo ao sujeito ou conscincia o critrio de realidade, e de outro lado como sendo um objeto psquico e ento trata-se fundamentalmente de representaes (Vorstellungen). Nesse plano, Freud no se distingue de boa parte da tradio psicolgica, em que objeto objeto emprico e a representao seria uma representao do objeto real externo. A percepo seria uma funo da conscincia, ou do ego, que por sua vez deveria ser definido como sede das funes psicolgicas (ateno, cognio, etc.). Mas Freud (1915/1972 e 1923/1972)
gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 37-49

46

NELSON ERNESTO COELHO JR.

introduz uma novidade, em termos de teorias clssicas da percepo, ao deixar aberta a possibilidade de percepes inconscientes. E nesta medida permite que se postule o reconhecimento de que nenhuma percepo garante um acesso objetivo realidade,3 no cabendo, assim, reconhecimentos definitivos sobre a objetividade das percepes.
CONCLUSO: SUJEITO E OBJETO SO SUPLEMENTARES

Apesar destas diferentes acepes, podemos considerar que na teoria freudiana, de uma forma geral, o objeto est sempre ligado ao processo da histria de vida do sujeito, ou seja, se o objeto determinado por algo, no o simplesmente por elementos constitucionais de cada sujeito, mas sim pela histria de vida (fundamentalmente a histria de vida infantil). Neste sentido, mesmo a assim chamada escolha de objeto presente na adolescncia e na vida adulta, se no ocorre por acaso, tambm no pode ser concebida como completamente determinada, seja constitucionalmente, seja por uma deciso soberana da conscincia ou do ego. Freud denominou srie complementar a complementaridade de fatores exgenos e endgenos na etiologia das neuroses. Esta mesma concepo nos parece adequada para pensar, em um primeiro nvel, o estatuto do objeto na teoria freudiana. Freud se refere a objeto tanto no sentido de um objeto dito externo quanto a um objeto dito interno. O objeto simultaneamente interno e externo. Trata-se de entender as formulaes freudianas para alm das tentativas de reduzi-las quer ao empirismo quer ao idealismo. Assim, seria preciso reconhecer que Freud supe um sujeito (pulsional) constituindo objetos e tambm objetos (de identificao) constituindo o sujeito. A partir da trajetria realizada, possvel propor uma concepo freudiana do sujeito, apesar dos riscos envolvidos. Entendo que o sujeito precisaria ser pensado como resultado, simultaneamente, da complexa intensidade dos movimentos pulsionais e das sucessivas identificaes (possveis tambm graas a uma presena ativa de objetos como a me, o pai, etc.) ocorridos em seu processo constitutivo. A idia de simultaneidade aqui fundamental. No penso que haja anterioridade das pulses com relao aos objetos de identificao, como tampouco me parece possvel dizer que os objetos antecedam os movimentos pulsionais. Seria necessrio reconhecer em Freud uma lgica no identitria, uma lgica da suplementaridade para dar a essa concepo sua formulao mais rigorosa. Os plos da dualidade (pulso-identificao, interno-externo, psquicoemprico ou mesmo sujeito-objeto) no precisam ser pensados como cada um sendo idntico a si mesmo. Tampouco bastaria pensar os plos como com3A

esse respeito, confira COELHO JUNIOR, N. E. (1999), op. cit., p.25-54.

gora v. IV n. 2 jul/dez 2001

37-49

A NOO DE OBJETO NA PSICANLISE FREUDIANA

47

plementares, o que ainda manteria certa unidade permanente e definitiva na concepo de cada um dos elementos complementares, ou ento a diluio de cada plo em um novo produto resultante da complementaridade. Entendo que cada um dos plos traz em si a exigncia de suplementao. Ou como sugere Figueiredo, a partir do filsofo francs Derrida (1973): ...cada plo sempre um apelo de suplemento endereado ao outro, (...) cada plo procura no outro a suplncia de suas fraquezas ou o controle suplementar de seus excessos (FIGUEIREDO, 1999, p. 28). Ao propor a lgica da suplementaridade como alternativa lgica identitria e lgica dialtica, Figueiredo procura enfatizar uma leitura que valoriza as tenses internas e as dificuldades prprias da construo da teoria em Freud, recusando leituras enrijecidas dos conceitos ou a imposio de buscas apressadas de snteses evolutivas entre polaridades. Mais do que isso, chega a propor que na perspectiva que acredito ser a de Freud, a subjetividade (o aparelho psquico) constitudo na e pela lgica da suplementaridade (FIGUEIREDO, 1999, p. 29). Outra vez encontramos, neste ponto, as concepes de Merleau-Ponty e sua noo de uma dialtica sem sntese, que ao invs de reunir polaridades impe a permanente exigncia de um plo a outro, que estaro sempre em constante dinmica. Mas isso no implica no estabelecimento de relaes aleatrias entre os plos, ou na relativizao de qualquer conhecimento sobre os processos de constituio da dinmica:
O que se deve aqui apontar que a dialtica sem sntese de que falamos no o ceticismo, o relativismo vulgar ou o reino do inefvel. (...) Em outros termos, o que exclumos da dialtica a idia do negativo puro, o que procuramos uma definio dialtica do ser, que no pode ser nem o ser para si nem o ser em si definies rpidas, frgeis e lbeis... (MERLEAU-PONTY, 1964, p.129-130)

Seja atravs da idia de suplementaridade ou de uma dialtica sem sntese, o que pretendo expor a necessria suplementao dinmica entre as concepes de sujeito e objeto na obra freudiana. Parti da tentativa de formular as diferentes concepes de objeto e seus usos nos textos de Freud. Caminhei para a proposio de possveis ordenaes da noo de objeto em Freud, para chegar a uma especulao sobre a construo de uma relao sujeito-objeto na obra freudiana. Vrias tentativas de fornecer uma epistemologia confivel ao trabalho de Freud foram rejeitadas por diversos comentadores, e com razo.4 O que procurei apresentar neste texto, mais de que uma proposio epistemolgica, foi a proposta de uma leitura de certas noes que acompanham o percurso realizado por Freud em sua obra, su4 Cf. MONZANI, L.R. Discurso filosfico e discurso psicanaltico: balano e perspectivas, in BENTO PRADO JR. (org.) Filosofia da psicanlise, So Paulo, Brasiliense, 1991.

gora v. IV n. 2 jul/dez 2001

37-49

48

NELSON ERNESTO COELHO JR.

gerindo algumas balizas que talvez permitam novos questionamentos e novas tradues dos textos freudianos, que parecem (felizmente) se mostrar irredutveis a qualquer tentativa de uma traduo final e definitiva.
Recebido em 7/7/2001. Aprovado em 29/9/2001.

BIBLIOGRAFIA
ABRAHAM. K. (1924) PsicoanIisis clnico, Buenos Aires, Ediciones Horm, 1980. BERCHERIE, P. Gographie du champ psychanalytique, Paris, Navarin Editeur, 1988. COELHO JUNIOR, N. E. Inconsciente e percepo na psicanlise freudiana, Psicologia USP, v. 10. n. 1, 25-54, So Paulo, 1999. FIGUEIREDO, L.C. Psicanlise e Brasil: Consideraes acerca do sintoma social brasileiro, in Psicanlise e colonizao, SOUZA, E. A. (org.), Porto Alegre, Artes e Ofcios, 1999. FLORENCE, J. As identificaes, in As identificaes na clnica e na teoria psicanaltica, MANNONI, M. (org.), Rio de Janeiro, Relume Dumar,1994. FREUD, S. Studienausgabe, Frankfurt, S. Fischer VerIag, 1972. Drei Abbandlungen zur Sexualtheorie, 1905, v. 5, p. 37-147. ber einen besonderen Tvpus der objektwahl beim Manne, 1910, v. 5, p.185-195. Eine Kindheitserinnerung des Leonardo da Vinci, 1910, v. 10, p. 88-159. Zur Einfhrung des Narzissmus, 1914, v. 3, p.37-68. Das Unbewusste, 1915, v. 3, p.119-174. Trauer wtd Melancholie, 1917, v. 3, p. 183-212. Das Ich und das Es, 1923, v. 3, p. 273-330. Fetichismus,1927, v. 3, p. 379-388. GREEN, A. The intrapychic and intersubjective in psychoanalysis, The Psychoanalytic Quarterly, v. LXIX, n. 1 , 2000, p. 1-39. KLEIN. M Die Psychoanalyse des Kindes, Viena, Internationaler psychoanalytischer VerIag, 1932. LAPLANCHE J. & PONTALIS, J.B. Vocabulaire de la psychana1yse, Paris, Presses Universitaires de France, 1967. MITCHELL, S. A. & ARON L. (orgs.) Relational Psychoanalysis: The Emergence of a Tradition, Hillsdale, New Jersey: The Analytic Press, 1999. MEREA. C. Os conceitos de objeto na obra de Freud, in Contribuies ao conceito de objeto em psicanlise, BARANGER, W. (org.), So Paulo, Casa do Psiclogo, 1994, p.1-18. MERLEAU-PONTY, M. Phnomnologie de la perception, Paris, Gallimard, 1945. . Le visible et linvisible, Paris, Gallimard, 1964.
gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 37-49

A NOO DE OBJETO NA PSICANLISE FREUDIANA

49

MONZANI, L.R. Discurso filosfico e discurso psicanaltico: balano e perspectivas, in Filosofia da psicanlise, PRADO, B. (org.), So Paulo, Brasiliense, 1991. POLLOCK, G. H. Mourning and adaptation, in Essential papers on object loss, FRANKIEL, R. (org.), Nova York, New York University Press, 1994. STOLOROW, R. D. & ATWOOD, G. E. , Contexts of beeing: The intersujective foundations of psychological life, Hillsdale, New Jersey, The Analytic Press, 1992.

Nelson Ernesto Coelho Jr. Alameda Lorena, 1359 ap. 82 01424-001 So Paulo SP Tel.(11)288-8202 E-mail: patnelco@uol.com.br

gora v. IV n. 2 jul/dez 2001

37-49

Вам также может понравиться