Вы находитесь на странице: 1из 3

A biorremediao atravs do uso de biopilhas

por Paulo Roberto Bittar Nos Estados Unidos, um grande nmero de reas est com o solo e as guas subterrneas contaminados com petrleo e combustveis como resultado do rompimento de tubulaes e tanques de armazenamento. At maro de 1996 (ltimo levantamento disponvel), 8.873 localidades daquele pas optaram pelo emprego de Biopilhas na biorremediao dessas regies. Trata-se de uma tecnologia vem sendo adotada como grande sucesso por ser uma alternativa menos onerosa e mais efetiva que as tcnicas convencionais para reduzir a poluio subterrnea gerada por contaminantes orgnicos, um problema que est em crescimento em todo o mundo. A tecnologia de Biopilhas envolve a construo de clulas ou pilhas de solo contaminado de forma a estimular a atividade microbiana aerbica dentro da pilha atravs de uma aerao muito eficiente. A atividade microbiana pode ser aumentada pela adio de umidade e nutrientes como nitrognio e fsforo. As bactrias degradam os hidrocarbonetos adsorvidos nas partculas de solo, reduzindo assim suas concentraes. Tipicamente, as Biopilhas so construdas sobre uma base impermevel para reduzir o potencial de migrao dos lixiviados para o ambiente subsuperficial. Uma malha de dutos perfurados instalados na base da pilha e conectados a um compressor garante a perfeita aerao do conjunto. Em alguns casos, constri-se um sistema de coleta para o lixiviado, principalmente quando do uso de sistema de adio de umidade. As pilhas so, geralmente, recobertas por plstico para evitar a liberao de contaminantes para a atmosfera, bem como para proteg-la das intempries.

FATORES QUE AFETAM A EFICINCIA DAS BIOPILHAS A textura do solo afeta diretamente a permeabilidade, a quantidade de gua presente e a densidade do solo. Solos constitudos por partculas muito pequenas, como os solos argilosos, so menos permeveis que aqueles constitudos por gros maiores, como os solos arenosos. Quanto menor a permeabilidade, mais difcil a aerao e maior a reteno de gua. Baixa permeabilidade est normalmente associada a solos que tendem a formar torres, que dificultam a perfeita distribuio de umidade, ar e nutrientes. Nessa situao, necessrio que se revolva muito bem a terra atravs do processo de aragem. Est presente no solo uma grande quantidade de microorganismos bactrias, fungos, algas, protozorios etc. As bactrias representam o grupo mais numeroso e bioquimicamente ativo. Elas precisam de uma fonte de carbono para o crescimento celular, uma fonte de energia, alm de nitrognio e fsforo, para a manuteno das funes metablicas necessrias ao crescimento. Embora a quantidade de microorganismos presentes no solo seja suficiente para a biorremediao, recentes aplicaes incluem a adio de esterco animal. As Biopilhas operam muito bem em temperaturas acima de 10C. Todavia, a atividade microbiana dobra a cada 10C de incremento at o limite de 45C. Para o clima brasileiro esta uma grande vantagem. Na Europa e EUA, no inverno, necessria a injeo de ar quente para a manuteno da atividade da pilha. 0C cessa-se a atividade bacteriana, cessando tambm a biorremediao. Concentraes muito altas de petrleo, seus derivados e de metais pesados apresentam efeitos txicos aos microorganismos, inibindo o crescimento e a reproduo das bactrias.

Design A altura tpica de uma Biopilha varia entre 1m e 3 m. Uma rea ao redor da pilha necessria para acesso, transporte e manuteno. O comprimento e a largura das pilhas no so restritivos. Biopilhas so construdas em camadas. Os dutos de aerao so montados e em seguida o solo contaminado, j devidamente homogeneizado e acrescido de agentes corretivos, depositado sobre a malha de tubos. Uma malha adicional pode ser necessria em funo da altura da pilha e do tipo de solo. Durante a homogeneizao do solo, comum a adio de substncias que melhoram suas caractersticas, como, por exemplo, areia e serragem para aumentar a permeabilidade e facilitar a chegada de gua e nutrientes s bactrias; fertilizantes para fornecimento de N, P, K; agentes corretivos de pH (6 8); esterco para aumentar a concentrao de microorganismos e induzir a um processo fermentativo que eleva a temperatura e acelera a biorremediao. Quando os contaminantes so hidrocarbonetos leves, necessrio um sistema para coleta e tratamento dos vapores, pois a injeo de ar fora a sada dos constituintes leves para a atmosfera. Com uma relao custo/benefcio bastante vantajosa, essa tecnologia dever despontar como uma tima alternativa para remediao de solos tambm aqui no Brasil.

Tabela comparativa Vantagens e desvantagens


Desvantagens Pode no ser efetiva para altas concentraes Construo e manuteno simples de contaminantes(> 50.000 ppm Hidrocarbonetos Totais de Petrleo TPH) Tempo de tratamento relativamente baixo: 3 Metais pesados em concentraes superiores semanas a 6 meses para HC leves a 2.500 ppm inibem o crescimento microbiano Custo extremamente baixo quando comparado Constituintes muito volteis tendem a evaporar s tcnicas convencionais. ao invs de serem biodegradados Gerao de vapor durante aerao pode Efetiva para contaminantes com baixa taxa de requerer tratamento antes do descarte para a biodegradao atmosfera No requer grande rea para tratamento Pode ser projetada para ser um sistema fechado para coleta e tratamento de vapores Podem ser otimizadas para serem efetivas para um grande nmero de combinaes sites/contaminante Contaminantes so destrudos, o que preferido pelos rgos ambientais. Solo pode tornar-se agriculturvel. O autor diretor da Bluepoint Qumica Ambiental e Analtica. Vantagens

Вам также может понравиться