Вы находитесь на странице: 1из 31

Direito Administrativo

1. O que o Direito Administrativo?

Primeiramente, o que ADMINISTRAR?

Administrar gerir! Aplicar. Dirigir algo.

O Direito Administrativo o ramo do Direito que cuida da organizao da mquina administrativa do Estado, ou seja, dos rgos. Cuida tambm das entidades e das pessoas que atuam na parte administrativa do Estado, estabelecendo regras, para que seja cumprido o seu fim maior, que o interesse da coletividade, ou seja, do povo que forma o Estado.

ENTO O DIREITO ADMINISTRATIVO O RAMO DO DIREITO PBLICO QUE TEM POR OBJETO OS RGOS, OS AGENTES, E AS PESSOAS JURDICAS QUE ATUAM JUNTO ADMINISTRAO PBLICA.

2. timo! Agora eu sei pra que serve o Direito Administrativo . De onde eu tiro as regras que iro cuidar do Direito Administrativo?

Para que voc saiba isso, necessrio saber quais so as FONTES do Direito Administrativo. De que se alimenta o Direito Administrativo.

Imagine que o Direito Administrativo um espelho dgua, e que ele alimentado por vrias fontes. Ele tem uma fonte maior, que a fonte primria, e as outras, que so as secundrias.

1 FONTE: A LEI: A lei a principal fonte do Direito, seja ele Administrativo, Constitucional, Penal, Civil, etc... E quem o principal responsvel pela edio de leis? O PODER LEGISLATIVO!

E o que a LEI? Lei uma norma! Ela delimita condutas!

2 FONTE: A DOUTRINA: Estudiosos analisam o Direito, e publicam seus entendimentos pois muitas vezes a LEI falha, ou difcil de se entender. A doutrina serve para aperfeioar a lei.

3 FONTE: A JURISPRUDNCIA: A jurisprudncia mais atrelada ao PODER JUDICIRIO. Jurisprudncia o conjunto de decises do Poder Judicirio no mesmo sentido.

Por exemplo: Um sujeito furtou um po para alimentar o filho que passava fome. A LEI fala que furto crime, mas vrios e vrios e vrios julgados do PODER JUDICIRIO diz que furto famlico, ou seja, para poder comer quando a situao desesperadora, no crime.

Se fosse s uma deciso nesse sentido? Seria jurisprudncia? No!

Jurisprudncia o conjunto de decises do Poder Judicirio no mesmo sentido. Se conjunto, no mnimo mais de uma. Mas aqui ainda mais especfico. Tem que ser vrias decises nesse sentido. A temos a JURISPRUDNCIA.

JURISPRUDNCIA = PODER JUDICIRIO

4 FONTE: O COSTUME: O Costume ntimo da prpria atividade administrativa. Ele sempre delimitado pela LEI. Quando o agente pblico pode escolher entre duas possibilidades, e sempre vem-se escolhendo uma delas, pode-se considerar isso como COSTUME!

5 FONTE: OS PRINCPIOS: So a base maior de onde se origina o direito. Se sua fonte t aqui, nos princpios que ela busca a gua.

PRINCPIOS EXPLCITOS

LIMPE a principal sigla que voc tem que ter na cabea pra saber quais so os princpios explcitos do Direito Administrativo.

O que uma coisa explcita? Uma coisa explcita algo que est mostra. Que voc v. Aqui no caso, voc vai ver que so esses princpios que esto elencados na Constituio Federal, que a lei maior de nosso pas, e todas as outras leis devem obedecer a ela.

L no artigo 37, veremos quais so eles: A Administrao Pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia.

Ento, a palavra LIMPE uma sigla pra que decoremos quais so os 5 princpios explcitos do Direito Administrativo, mais especificamente, da Administrao Pblica:

LEGALIDADE IMPESSOALIDADE MORALIDADE PUBLICIDADE EFICINCIA

1 PRINCPIO: LEGALIDADE

A Constituio Federal, l no seu art. 5, inciso II, diz que: ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. Ou seja, se no proibido, ento permitido . Se voc, na sua vida particular, est fazendo alguma coisa que a lei no probe, ento est valendo! Ningum vai te obrigar a deixar de fazer, porque a lei no prev que isso proibido.

Da mesma forma, se no tem uma lei que manda voc fazer algo, ento voc no obrigado a fazer.

Na Administrao Pblica, todavia, o Estado, ou o representante do Estado, que o agente pblico, s pode fazer algo, se isso est escrito na lei. Entenderam a diferena? Na vida particular: Se no proibido, ento permitido. Na Administrao Pblica: Se no est previsto, ento no posso fazer.

E qual a importncia disso?

Essa uma das maiores conquistas que a humanidade j teve. Antigamente, o rei fazia o que bem entendia e na hora que queria. O Estado, que era representado pelo Rei, era um gigante descontrolado.

Ento surgiu o Estado de Direito. O Estado, que era totalitrio, ou seja, mandava e desmandava sem limites, passou a ser Estado de Direito.

A Lei que ele fazia passou a ser imposta a todos, inclusive a ele mesmo. A lei passou a delimitar o poder do Estado, que antes era infinito. Hoje isso se estende aos seus agentes. O princpio da legalidade diz que o Estado s pode te tirar o terreno pra reforma agrria, se pagar antes em dinheiro. No porque seu terreno

est dentro do territrio dele, que ele pode fazer o que quiser. O princpio da legalidade diz que um policial s pode prender voc na hora, se voc estiver cometendo um crime, ou se estiver acabado de cometer. Seno, se o policial no te achasse um gatinho, ia te prender na hora, sem qualquer razo.

Entenderam o que o Princpio da Legalidade, e a sua importncia?

Vamos ento para o segundo Princpio!

2 PRINCPIO: PRINCPIO DA IMPESSOALIDADE

Aqui temos duas perspectivas! Duas finalidades! E um dos princpios mais fceis de se decorar.

O que uma coisa pessoal?

aquela que est vinculada a uma pessoa. Eu tenho um assunto a tratar com voc... Vamos ali no canto que meio pessoal. Ou seja, inerente minha pessoa.

Se a pessoalidade inerente a algum especfico, ento a IMPESSOALIDADE o contrrio. A impessoalidade desvinculada de uma pessoa em especial.

E quais so as duas perspectivas do Princpio da Impessoalidade?

A primeira: Os atos da administrao pblica so em nome dela mesma, e no do agente que os pratica. Se eu, policial, prendo algum, eu fao em nome do Estado, e no em meu nome. Se um bombeiro comete um erro de procedimento e mata algum, a pessoa da famlia vai acionar a justia pra pedir uma indenizao contra o Estado, porque o bombeiro um agente pblico que trabalha em nome do Estado. O ato desvinculado da pessoa do bombeiro. impessoal.

A segunda perspectiva: A Administrao Pblica no deve favorecer ou desfavorecer algum em especial. No pode criar uma lei dizendo que o Fulano t isento de imposto de renda. Pode criar uma lei dizendo que todo mundo que atende a determinados requisitos, como renda baixa, no precisa pagar.

Ento, o Princpio da Legalidade tem dois fins. Quais sejam? Os representantes do Estado no agem em nome prprio, mas sim da Administrao Pblica, e o Estado no pode se atrelar a favorecimentos pessoais.

TERCEIRO PRINCPIO: PRINCPIO DA MORALIDADE

Uma pessoa proba uma pessoa moral. Decente. Logo, a improba uma indecente, imoral.

Ah... Entendi! Ento o princpio da moralidade quer dizer que a o funcionrio pblico no deve sair correndo pelado no meio do corredor da repartio, n?

Tambm! O Princpio da Moralidade diz que o agente pblico no deve pautar sua conduta s na lei, mas tambm na moral. Na tica. Nem tudo que legal, moral. Por exemplo: Suponhamos que haja recurso na Administrao Pblica para que o agente realize uma viajem de estudos. Dentre esses recursos, existe o valor especfico para a hospedagem, que de uns dois mil reais, pra hotel cinco estrelas.

Da nosso agente vai l pra Natal, onde o curso, fica hospedado na casa de praia da tia, e quando volta, pede o valor da hospedagem a que tinha direito. legal? ... Por que tinha uma norma prevendo que ele faria jus quantia. Agora me responda: Ele cobrar isso uma coisa moral? Ele foi tico, sabendo que o pas passa por diversos problemas com sade, educao, segurana, etc...?

Perceba como o Princpio da Moralidade ultrapassa o da legalidade, e vai buscar a conduta do agente l nos valores ticos e morais da sociedade? Ento, o Princpio da Moralidade, quando violado, vai cair l na lei de Improbidade Administrativa, que diz o seguinte:

Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies.

QUARTO PRINCPIO: PRINCPIO DA PUBLICIDADE Publicar dar publicidade, ou seja, fazer com que todo mundo saiba.

Se voc tem um assunto, e posta l em uma rede social, por exemplo, ento voc tornou esse assunto pblico. do conhecimento de todo mundo.

A Administrao Pblica deve sempre voltar seus atos para o interesse da coletividade.

O Princpio da Publicidade garante TRANSPARNCIA aos atos administrativos, para que possamos fiscaliz-los.

Mas prestem ateno! Eu disse COMO REGRA! Existem alguns casos em que o prprio interesse maior da coletividade pede que sejam os dados sigilosos. Quando a divulgao de um ato colocar em risco a segurana da comunidade, ou quando colocar em risco a dignidade da pessoa envolvida, esse Princpio relativizado... Pode ser afastado.

Por exemplo: O Estado quer criar uma base militar secreta no meio da floresta amaznica: Se um ato administrativo, ele deve ser dotado de publicidade? Claro que no! Se uma base secreta, como que se pode publicar isso, pra todo mundo saber onde fica?

Nem tudo absoluto no Princpio da Publicidade. Se colocar em risco a segurana da coletividade ou a dignidade das pessoas envolvidas ... como no caso em que uma funcionria foi assediada dentro do rgo e agora tem um processo disciplinar.

PRINCPIO DA EFICINCIA Respondam para mim: Quando eu posso dizer que um remdio foi eficaz? Quando ele atinge o fim para o qual eu o tomei. E quando eu digo que, por exemplo, minha secretria eficiente? Quando, alm de ela atingir o fim para o qual foi contratada, ela faz isso da maneira mais econmica possvel. Da maneira que, alm de gil, ela tomou o caminho mais curto para chegar a esse fim. Ento, a Administrao Pblica no deve s atingir sua meta, que ser eficaz... Mas tambm fazer isso da maneira mais econmica possvel. Esse o Princpio da Eficincia. Se a administrao pblica atingiu o seu fim: EFICAZ... Se atingiu o seu fim da maneira mais ECONMICA: Eficiente. Eficaz tem 6 letras, e Eficiente tem 9. Para decorar melhor, s lembrar que eficiente mais que eficaz.

PRINCPIOS IMPLCITOS

Tcnica Mnemnica: PRIMCESA

Princesa com M? Sim! Com M mesmo.

a sigla dos princpios implcitos, ou seja, que no esto na Constituio, mas decorrem de outras leis.

P resuno de Legitimidade R azoabilidade I indisponibilidade do interesse pblico M otivao C ontinuidade do servio pblico E specialidade S upremacia do interesse pblico A utotutela

PRESUNO DE LEGITIMIDADE: O que algo presumido? algo que aceitamos como verdadeiro, at que algum nos prove o contrrio. O agente pblico tem que seguir a lei. Essa a regra. A exceo quando ele no cumpre a lei. Se ele deve cumprir a lei, ento a gente deve acreditar que ele est cumprindo. A presuno vai permanecer at que se prove o contrrio.

RAZOABILIDADE um princpio atrelado proporcionalidade. aquele parmetro atribudo a uma conduta, em que devem ser medidos os meios para se alcanar os fins. Voc no vai demitir um servidor pblico s porque ele chegou 5 minutos uma vez na vida, depois de 10 anos de servio. Isso no razovel.

INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PBLICO Se existe interesse pblico em determinada situao, o Administrador obrigatoriamente ter que cumpr-lo. Se configurou o interesse pblico, no est disponvel ao Agente tomar ou deixar de tomar certa medida, que v contra ele.

MOTIVAO a justificativa do ato Administrativo. No so, todavia, todos os atos que necessitam de motivao. Segundo a Lei n. 9.784/99, os que exigem a motivao, so: Neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses;

Imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes; Decidam processos administrativos de concurso ou seleo pblica; Dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatrio; Decidam recursos administrativos; Decorram de reexame de ofcio; Deixem de aplicar jurisprudncia firmada sobre a questo ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatrios oficiais; Importem anulao, revogao, suspenso ou convalidao de ato administrativo.

CONTINUIDADE DO SERVIO PBLICO A Administrao Pblica no pode parar. Todavia, a lei estabelece algumas excees a essa regra: 1) por motivos de fora maior, que no tenha sido causado pela administrao, ou o prestador de servio; 2) por questes tcnicas, como melhoria ou manuteno da rede de prestao de servios, desde com aviso prvio; 3) Por inadimplemento do usurio nos casos de fornecimento de servio, desde com aviso prvio tambm.

ESPECIALIDADE O Servio Pblico est vinculado lei. Se o princpio da Legalidade diz que o agente s pode fazer o que est na lei, ento se a lei diz que um policial militar deve prevenir a ocorrncia de crimes, ento no tem nenhum cabimento que ele atue como o juiz de um tribunal. Ele s pode agir dentro daquela previso especfica da lei.

SUPREMACIA DO INTERESSE PBLICO O Princpio da Supremacia do Interesse Pblico dispe que sempre o interesse da coletividade deve prevalecer sobre o do particular.

AUTOTUTELA Tutela significa cuidado. A Administrao Pblica tem o poder de se auto-cuidar. Se ela mesma faz algo errado, ela pode ir l e corrigir. Se algum ato dela no obedeceu lei, ou s outras fontes do Direito, e mesmo aos princpios, ou ento um ato no mais conveniente, ela pode fazer com que aquele ato seja anulado ou revogado. A Administrao Pblica tem o poder de rever seus prprios atos.

Administrao Pblica: NATUREZA e FINS

Tem uma palavrinha que muitas vezes parece boba, mas que muita gente no sabe o significado. Quando um sujeito chega e pergunta qual a natureza jurdica da legtima defesa, por exemplo, l do direito penal, muitas vezes a pessoa no responde porque simplesmente no sabe dizer o que NATUREZA! Isso no tem cabimento, professor! Tem sim!

Natureza a caracterstica fundamental de algo envolvido no ambiente no qual existe.

Ou seja, dependendo do contexto, exatamente aquilo que a coisa .

Exemplo: Qual a natureza da manga?

Depende do contexto. Se voc se refere roupas, a natureza dela se trata de uma parte da roupa.

Mas se voc for um paraibano criado no meio da roa, a primeira coisa que voc vai lembrar daquela poca em que voc vivia pendurado em rvores, chupando uma manga... Voc est tratando de vegetais. Nesse caso, a natureza da manga pode ser definida como como um tipo de fruta. O contexto pediu isso.

Ento, a natureza, por exemplo, da legtima defesa no Cdigo Penal, que ela se trata de uma excludente de ilicitude. Se voc pratica algo em legtima defesa, voc no comete algo ilcito, e por sua vez no comete crime.

Assim, quando eu pergunto pra voc qual a natureza da Administrao Pblica, eu estou querendo saber qual a caracterstica fundamental dela.

Bem... Eu queria que vocs imaginassem um relgio por dentro. Ele composto por um monte de pecinhas... Tudo l, com rodinhas dentadas. Todas essas pecinhas juntas, formam um sistema. uma engrenagem. Esse sistema foi feito para um objetivo, correto? E qual ? Marcar as horas.

De igual forma, a Natureza da Administrao Pblica a de um sistema. Trata-se de uma engrenagem. Um conjunto de partes integradas que tm um objetivo, que fazer funcionar o Estado.

Se o objetivo da mquina administrativa fazer funcionar o Estado, logo, o seu fim maior voltado para o bem do principal alicerce do Estado, que o povo. A coletividade.

Assim, o fim maior da Administrao Pblica o bem comum.

Ento, a natureza da mangaaaaa... digo, da Administrao Pblica, pode ser definida como um conjunto de partes que tm como objetivo o funcionamento da mquina estatal, que por sua vez, visa um fim maior, que o BEM COMUM!

ORGANIZAO: ADMINISTRAO DIRETA e INDIRETA

O nosso pas, que tambm um Estado, possui suas normas de Direito Administrativo, e organizou o funcionamento da mquina estatal em ADMINISTRAO PBLICA DIRETA E INDIRETA.

Quando ns verificamos a atuao direta do Estado, como no caso do comando poltico do pas, que feito pelo Poder Executivo, falamos em Administrao Pblica Direta.

Mas, se porventura, o Estado no tem interesse em agir de forma direta sobre um tema que de sua competncia, ento falamos da Administrao Pblica Indireta.

Tanto a Administrao Direta quanto a Indireta formada por Entes.

Entes so seres imaginrios, ou fictcios, tais como os gigantes mencionados por Thomas Hobbes, e essas pessoas imaginrias, assim como ns, tambm possuem uma personalidade jurdica prpria: Enquanto ns possumos um CPF, eles possuem um CNPJ, j que so pessoas jurdicas (fictcias) e no fsicas.

Essa sistemtica vai funcionar em todas as esferas da Administrao, ou seja, Federal, Estadual ou Distrital, e Municipal.

Federal

Estadual ou Distrital 10

Municip al

E quais so os entes que compem a Administrao Pblica Direta e Indireta?

Administrao Pblica Direta

A Administrao Pblica Direta composta por apenas 04 entes: A Unio (esfera federal), os estados-membros (esfera estadual), o Distrito Federal (esfera distrital) e os Municpios.

Logo, os nicos 04 entes da Administrao Pblica Direta so:

1) 2) 3) 4)

A Unio; Os estados-membros; O Distrito Federal e; Os municpios.

Territrio ente da Administrao Direta? NO! So s os quatro citados e ponto final.

No se deve confundir ENTE da Administrao Pblica com rgos da Administrao Pblica. O Ente possui personalidade jurdica prpria, o rgo no.

11

Imagine voc comparecendo a um endocrinologista por estar com problemas no fgado. Chegando l, a atendente vai perguntar qual o seu problema e aps voc relatar, ela ir solicitar o CPF do seu rgo? Evidente que no!

A comparao entre os entes do Estado e um corpo muito mais que por acaso.

O rgo vai apenas desempenhar a funo. Todos os 04 entes da Administrao Pblica Direta so formados por rgos. Os entes tm personalidade jurdica. Os rgos no.

Por exemplo, a Polcia Militar do Distrito Federal: um rgo de um dos entes da Administrao Pblica direta, a saber, o Distrito Federal. Logo, se ela apenas um rgo, ento no podemos dizer que a PMDF tem uma personalidade jurdica prpria, mas quem tem o CNPJ o Distrito Federal.

Da mesma forma a Secretaria de Estado de Educao do Distrito Federal. Trata-se de um rgo da Administrao Pblica Direta. No possui personalidade jurdica prpria.

O Ministrio da Defesa, no mbito federal. O Congresso Nacional. Todos os rgos do Poder Legislativo. Nenhum deles possui personalidade jurdica prpria. Como so rgos da Administrao Pblica Federal, ou seja, rgos da Unio, quem tem a personalidade jurdica ela.

Logo, quando se fala em Administrao Pblica Direta, sabemos que os nicos que tm personalidade jurdica prpria so: A Unio, os estados-membros, o Distrito Federal e os Municpios.

A Administrao Pblica Indireta

A Administrao Pblica Indireta formada por alguns ENTES, ou seja, pessoas jurdicas, ligadas ao Estado, auxiliando o mesmo a desempenhar seu fim.

Todos os seus entes possuem autonomia financeira e administrativa. S no possuem autonomia poltica, pois so ligadas aos rgos da Administrao Direta que os criaram.

Como foi dito anteriormente, o nosso Estado se manifesta em esferas de poder, que so: Federal, Estadual ou Distrital, e municipal.

12

Quando qualquer uma dessas esferas no possui interesse em atuar diretamente em alguma funo que precpua do estado, como a educao, por exemplo, so criados entes (com personalidade jurdica prpria) ligados a ele para que possa ser desempenhado esse papel, ocorrendo uma descentralizao da ao do Estado em uma daquelas esferas. Vamos pegar o exemplo da esfera Estadual:

Interesse da coletividade centralizado nas mos do ente da Administra o Direta.


Esfera Estadual

Ente da Administrao Pblica Indireta.

Como se pode notar no exemplo acima, a relao de transferncia da atribuio sai do centro da esfera de poder. Deixa de ser centralizado na Administrao Pblica Direta, e passa para a Indireta, em que o ENTE, que possui personalidade jurdica prpria, sempre ser vinculado ao rgo que o criou.

Mas quais so os entes da Administrao Pblica Indireta? Existem vrios, ou um nmero limitado?

A Administrao Pblica Indireta (em qualquer das esferas de poder) possui apenas cinco espcies de entes.

1) 2) 3) 4) 5)

Autarquias; Consrcios Pblicos; Fundaes Pblicas; Sociedade de Economia Mista e; Empresas Pblicas.

Cada um desses entes possui personalidade jurdica prpria.

13

1) Autarquias: So pessoas jurdicas de direito pblico, criadas diretamente por lei especfica, para atuar em reas que a Administrao Pblica Direta entende necessitar de uma execuo mais enftica, necessitando de ateno especial.

As agncias reguladoras tambm so tipos de autarquias, e servem com o principal propsito de fiscalizar, a exemplo da ANATEL, que cuida da prestao de um servio pblico realizado por particulares, no caso, as telecomunicaes, ou regular, como no caso do Banco Central, que regula a economia do pas.

2) Consrcios Pblicos: Os consrcios pblicos tambm so entes da Administrao Pblica Indireta, e podem ser pessoas jurdicas de direito pblico ou privado.

Ele formado a partir da cooperao entre os entes da federao, e tem por finalidade o atendimento a um interesse pblico de interesse comum.

Como exemplo, ns temos a Autoridade Pblica Olmpica, criada pelo municpio do Rio de Janeiro (ente da esfera municipal), pelo estado do Rio de Janeiro (ente estadual) e pela Unio (ente federal), para tratar da organizao das Olimpadas de 2016, que ocorrer na cidade do Rio.

3) Fundaes Pblicas: So entes da Administrao Pblica Indireta, de direito pblico ou privado, que no possuem fins lucrativos e tm suas atividades voltadas para a pesquisa, a sade, a cultura ou a educao, como o IBGE ou a Fundao Fio Cruz.

Diferentemente da autarquia (em que a lei cria diretamente), sua instituio autorizada por lei, e uma outra lei (lei complementar) cuidar da sua criao e organizao, e definio da sua finalidade.

4) Sociedades de Economia Mista: Ente da Administrao Pblica Indireta com personalidade jurdica de direito privado, que possui fins lucrativos. Explora atividade econmica, como o Banco do Brasil S/A ou a Petrobrs.

estabelecida como sociedade por aes (e s por sociedade annima), onde o ente que a criou sempre vai possuir mais de 50% delas. Assim sendo, se a SEM for criada por um municpio, ento esse municpio vai deter mais de 50 de suas aes.

5) Empresas Pblicas: Tambm voltada para fins lucrativos. A principal diferena entre esta e a Sociedade de Economia Mista, que o capital das Empresas Pblicas integralmente do Estado. Tambm

14

possui personalidade jurdica de direito privado. Ressaltando que questo recorrente em concurso, o fato de, apesar de o capital ser totalmente do Estado, no necessita ser exclusivamente do ente que a criou. Assim, se a Unio cria uma empresa pblica, municpios e estados-membros tambm podem participar do seu capital, pois so entes estatais, sendo que mais de 50% vai sempre pertencer ao ente criador.

Temos como exemplo a ECT (Empresa de Correios e Telgrafos) e a Caixa Econmica Federal. Agentes Pblicos

Sendo o Estado um gigante, composto de rgos que desempenham suas respectivas funes assim como em um corpo humano, existem, no corpo administrativo, os microrganismos que compem o todo.

Se no seu corpo voc encontra clulas, na Administrao Pblica voc vai encontrar os agentes pblicos.

E assim como voc sabe que existem vrios tipos de clulas para formar voc, assim como neurnios, clulas sseas, fibras musculares, glbulos brancos e glbulos vermelhos, cada um com sua funo especfica, existem tambm vrias espcies de agentes pblicos.

Agente pblico toda pessoa fsica (pessoas jurdicas no podem ser agentes pblicos) que presta um servio para o ESTADO (Administrao pblica direta Unio, estados, DF e municpios) ou para os 5 entes da Administrao Pblica Indireta.

Ganham bem? Alguns sim, mas outros no ganham nada. Entram por concurso pblico? Alguns sim, outros so voluntrios, e outros convocados. Eles tm estabilidade? Alguns sim, mas outros so temporrios ou transitrios.

Ento podemos conceituar AGENTES PBLICOS da seguinte forma:

toda pessoa fsica que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer forma de investidura ou vinculo, mandato, cargo, emprego ou funo pblica.

So cinco as espcies de servidor pblico, assim como so cinco os dedos da sua mo. Dentre os dedos da mo, est o polegar... Se falou em polegar, voc lembra do POLEGAR VERMELHO, ou como mais conhecido, o CHAPOLIN COLORADO!

15

Nosso amigo, CHAPOLIN COLORADO, depois de uma briga feia com o terrvel Tripa Seca, perdeu a perna esquerda, e como virou deficiente fsico, no pde mais ser super-heri, ento resolveu se tornar Agente Pblico.

O CHAPOLIN DEFICIENTE resolveu tentar ser cada uma das cinco espcies de agente pblico de cada vez.

C H A POLIn DEficiente

1. Agentes Credenciados; 2. Agentes Honorficos; 3. Agentes Administrativos; 4. Agentes POLIticos; 5. Agentes DElegados;

1. Agentes Credenciados: So pessoas que recebem a incumbncia da Administrao Pblica, sem carter empregatcio, para representa-la ou exercer alguma funo especfica , mediante remunerao ou no, de forma transitria, ou seja, em determinado evento. Geralmente so pessoas de grande reconhecimento artstico, intelectual, cientfico, ou de boa reputao, como um artista convocado para representar o Brasil em algum evento internacional sobre propriedade de direitos autorais, ou ainda um advogado contratado para ser o procurador de um municpio que no tem condies de manter um quadro para tais servidores.

2. Agentes Honorficos: Honorfico vem de honra. Geralmente ligado ao exerccio da cidadania, so aqueles agentes convocados pelo Estado para prestar de maneira transitria e sem carter empregatcio, e geralmente sem remunerao, como os jurados e os mesrios em eleies.

16

3. Agentes Administrativos: Esses aqui so os que compem efetivamente o quadro da Administrao Pblica, possuindo um vnculo de emprego, que pode ser temporrio ou no. So os servidores pblicos e os empregados pblicos.

A confuso reside no seguinte: Geralmente os dois (servidores e empregados pblicos) so chamados de SERVIDORES PBLICOS. Quando isso ocorre, quer dizer que esto se referindo ao termo Servidor Pblico em sentido amplo, ou lato sensu.

Quando se quer referir efetivamente a servidor pblico, ou seja, a pessoa que ocupa cargo pblico da Administrao Direta, autrquica ou fundacional, diz-se SERVIDOR PBLICO EM SENTIDO ESTRITO. So exemplos, o agente do DETRAN, o mdico concursado, o policial civil, ou o professor da SEE/DF.

O termo funcionrio pblico no consta mais na legislao posterior a 1988, que foi o ano da promulgao da Constituio Federal. Todavia, nas leis que foram editadas antes dela, ainda contm essa designao, e vale lembrar que hoje equivale a servidor pblico em sentido estrito, ou seja, aquele que ocupa cargo pblico da Administrao Direta, Autrquica e Fundacional.

Ento: Os Agentes Administrativos so os Servidores Pblicos em sentido amplo;

Os Servidores Pblicos em sentido amplo so divididos em 1) servidores pblicos em sentido estrito, e 2) os empregados pblicos.

Como voc vai fazer para distinguir quem servidor pblico em sentido estrito de empregado pblico?

Muito simples:

O servidor pblico ocupa CARGO PBLICO, e tem regime estatutrio, ou seja, segue um estatuto, podendo ser empregados na Administrao Direta, Autarquias e Fundaes;

O empregado pblico ocupa um EMPREGO PBLICO e tem regime celetista. Celetista vem de CLT, ou seja, da Lei Trabalhista que vigora nos empregos particulares. So os que atuam nas Sociedades de Economia Mista e nas Empresas Pblicas. No possuem a estabilidade que tm os ocupantes de cargos efetivos (art. 41 da CF/88), podendo ser demitidos a qualquer tempo.

O cargo pblico a menor clula de competncia da Administrao Direta, Autrquica e Fundacional. semelhante a vestir uma armadura. No se trata de um contrato entre o Estado e a pessoa,

17

e tampouco de um vnculo poltico. como se o agente virasse uma clula do Estado. Ento, no h relao contratual.

Sua definio est no art. 2 da lei 8.112:

Art. 2 da Lei 8.112: Para os efeitos desta Lei, servidor a pessoa legalmente investida em cargo pblico.

O mesmo NO ocorre com o emprego pblico. O emprego pblico um ncleo de encargo de trabalho, que ser desempenhado pelo agente, que contratado pelo Estado. Inclusive a demisso pode se dar a qualquer tempo, como nas empresas particulares.

NOS DOIS CASOS a investidura se d por meio de concurso pblico, que pode ser de provas, ou de provas e ttulos.

SEMPRE VAI TER PROVA, independentemente de apresentao de ttulos ou no.

OBS1: E a Funo Pblica? Tem a ver com funcionrios pblicos? NO! Esquece Funcionrio Pblico. Esse termo s atualmente usado para fins do direito penal. A nica coisa que voc tem que lembrar sobre Funcionrio Pblico, que o termo equivalente hoje em dia a servidor pblico em sentido estrito, ou seja, que ocupa cargo pblico.

Uma FUNO PBLICA no precisa necessariamente ser exercida por um empregado ou servidor pblico, porque ela pode ser transitria ou temporria.

A Funo Pblica desempenhada por todo aquele que presta servio para o Estado, sendo servidor ou no.

Todas essas espcies de agentes pblicos que estamos estudando exercem uma funo pblica.

A nica ressalva aqui, que a Constituio Federal, no art. 37, IX, exige que se a funo for de chefia, direo e assessoramento s podem ser exercidos por ocupantes de cargos pblicos.

18

OBS 2: Cargos em comisso (ou cargos comissionados): S servem para chefia, assessoramento e direo, e qualquer um, sendo servidor pblico ou no, pode ocupar. Pode ser nomeado e exonerado a qualquer tempo, quando a autoridade quiser, sem justificativa alguma. No precisa de concurso pblico nem nada. E se o sujeito for servidor pblico, dever pedir o afastamento temporrio para exercer esse cargo.

OBS 3: Funo de confiana O art. 37, V, da CF/88, estabelece que as funes de confiana s podem ser exercidas por ocupantes de cargos efetivos, ou seja, servidores pblicos em sentido estrito.

Vamos voltar pro CHAPOLIM DEFICIENTE, ento?

J conhecemos ento os Agentes Credenciados, Honorficos e os Administrativos. Agora a vez dos Agentes Polticos.

4. AGENTES POLTICOS: So aqueles eleitos ou nomeados para um mandato transitrio, ou seja, passageiro, para atender aos interesses de uma coletividade, ou ainda os detentores de vitaliciedade (como juzes e promotores). Sua remunerao em forma de subsdio, e suas atribuies decorrem diretamente da Constituio Federal. Seriam os governadores, o presidente da repblica, os deputados, senadores, vereadores e seus auxiliares, os ministros, etc.

5. AGENTES DELEGADOS: So particulares que realizam a execuo de determinada atividade de interesse pblico sob sua conta e risco (a responsabilidade deles sobre os danos que causar), sob a fiscalizao constante do estado. Temos como ilustrao os concessionrios, os permissionrios e os serventurios de cartrios.

OBS 1: Os agentes delegados, os agentes honorficos e os agentes credenciados so chamados por parte da doutrina por particulares em colaborao com a Administrao Pblica .

OBS 2: Os militares compem uma classe genrica de servidores pblicos.

OBS 3: Os chamados gestores do negcio pblico (ou agentes de fato necessrio) vem sendo objeto de discusso na doutrina se podem ser encaixados ou no na categoria de agentes pblicos. So aquelas pessoas que em situao de emergncia, mesmo sem a autorizao da Administrao Pblica, atuam em seu nome, como ocorreu com o cantor Zeca Pagodinho, que auxiliou a populao durante as enchentes no Rio de Janeiro.

OBS 4: necessrio a idade mnima de 18 anos para ingressar no servio pblico.

19

OBS 5: Os requisitos para a investidura em cargos pblicos esto estampados no art. 5 da Lei 8.112/90, e dentre eles:

1) Ter nacionalidade brasileira (no importa de nato ou naturalizado), sendo a regra relativizada, ou seja, comportando uma exceo, quanto aos cargos de professores, tcnicos e cientistas de universidades e instituies de pesquisas (art. 5, 3 da Lei n 8.112/90); 2) Ter idade mnima de 18 anos; 3) Ter nvel de escolaridade exigido para o cargo. 4) Ter aptido fsica e mental; 5) Estar em dias com as obrigaes eleitorais e militares; 6) Estar em gozo dos direitos polticos (poder votar e ser votado)

OBS: A lei tambm prev a reserva de at 20% das vagas para candidatos portadores de deficincia. Repara que a lei diz at 20%. Ou seja, pode ir de 0 (zero) a vinte por cento. No se estabeleceu uma quantidade mnima de vagas, mas somente a mxima, alm de aptido fsica e mental para o exerccio do cargo.

Acumulao de cargos pblicos:

A regra que cargos e empregos pblicos so inacumulveis entre si, todavia, a lei permite algumas hipteses, ressaltando, antes de tudo, que sempre exigida a compatibilidade de horrios:

- 01 cargo de professor + 01 cargo de professor - 01 cargo da rea da sade + 01 cargo da rea de sade - 01 cargo de professor + 01 cargo de tcnico ou cientfico (relacionado rea de educao).

OBS: Uma pessoa que se aposenta em cargo pblico, pode acumular seus proventos da aposentadoria com o de outro cargo pblico, desde que sejam acumulveis na atividade.

ATOS ADMINISTRATIVOS O que um ato? Um ato uma ao. o fazer alguma coisa. manifestar uma vontade. ATO ADMINISTRATIVO a manifestao da Administrao Pblica, que cria, modifica ou extingue direitos, tudo voltado para seu fim maior, que o bem da coletividade .

20

Faz de conta que o Chapolin Deficiente, para quem a lei pode reservar at 20% das vagas do concurso pblico por ser deficiente, conseguiu a naturalizao brasileira, e foi aprovado em um concurso pblico, e se tornou Defensor Pblico. E evoluindo na carreira, passou a ser o chefe de um setor. Ele ento comeou a tomar algumas providncias para que a Defensoria Pblica pudesse atender melhor ao usurio do servio pblico. Ele ampliou o horrio de atendimento e implementou o servio de call center, onde o cidado que precisasse de um defensor pblico pudesse marcar um horrio. Isso foi um ato administrativo. Mas como saber se esse ato seguiu as regras para que existisse e fosse vlido? O ato administrativo possui alguns elementos para que exista e se torne vlido. Ah! Ento j que estamos falando de heris, eu j sei quais so os elementos: Terra, fogo, vento, gua e amor! ERRADO! No so esses os elementos do ato administrativo, mas se voc me perguntar se eles tambm so 05, eu COMFFIRMO! COM F FIR M O Com dois F mesmo! COM Competncia F Forma FIr Finalidade M Motivo O Objeto. COMPETNCIA: Competncia o poder atribudo ao agente pblico, que diz se ele pode ou no praticar determinados atos. Um fiscal do imposto de renda no pode te aplicar uma multa por estacionar em local proibido, porque a lei que define quais as funes que ele desempenha no permite. A COMPETNCIA pode ser ligada a vrios critrios: Um policial militar da Bahia no pode aplicar uma multa no seu carro l no Rio Grande do Sul. Ele competente para atuar s na rea para a qual ele foi designado. a competncia em razo do territrio. Temos vrias outras vertentes, como a funcional: Exemplo: S o Comandante da Polcia Militar pode aplicar a pena de demisso do policial. Mas a sano de repreenso, pode ser aplicado pelo comandante do quartel dele e pelo Comandante Geral da PM. FORMA: o modo como o ato deve ser praticado. Alguns podem ser praticados na forma verbal, como uma ordem do superior hierrquico, mas outros s na forma escrita. Um processo administrativo, por exemplo, s pode tramitar na forma escrita. Tem que estar no papel. Alguns atos podem ser praticados por Portaria Interna, outros s por Decreto. Etc. FINALIDADE: o alvo que o ato administrativo visa atingir, que deve sempre atender ao interesse pblico. Um ato administrativo que tem por finalidade a promoo pessoal de algum nulo, pois vai ferir o princpio da impessoalidade. MOTIVO: Motivo no o mesmo que motivao. Motivo pressuposto de fato e de direito. So as situaes que determinam ou autorizam o ato administrativo. O servidor pblico foi demitido. Motivo: faltou mais de 30 dias consecutivos. Se o motivo foi a falta por mais de 30 dias, a motivao ser a obrigao do Administrador de aplicar essa pena por que a lei assim prev.

21

OBJETO: o contedo do ato. O ato administrativo cria, modifica, comprova ou extingue um direito. Esse direito relacionado a um assunto, e esse assunto ser o objeto. Agora que j conhecemos os cinco elementos, ser fcil lembrarmos de duas coisas, pois aprendemos isso para saber quando o ato existe e quando ele vlido: 1) 2) FORMA. Para que o ato exista, basta ter o OBJETO e FINALIDADE. Para que ele seja vlido, deve atender aos atributos de COMPETNCIA, MOTIVO e

So dois pressupostos de formao e trs pressupostos de validade. como quando voc faz a inscrio no concurso e no paga. Houve a inscrio, s que a mesma s ser vlida se voc pagar o boleto. O pressuposto da existncia, da formao, o cadastro no site, e o pressuposto da validade o pagamento do boleto.

ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO Atributos so qualidades. E o ato administrativo deve ser bonitinho, para que possa ser aplicado na prtica. Mas como se faz para aprender quais so esses atributos? Se quem pratica o ato o Agente Pblico, e se voc j aprendeu quando se fala em agente pblico, se fala em CHAPOLIN DEFICIENTE, ento ficar fcil saber. Caso voc no saiba, o CHAPOLIN DEFICIENTE tem uma identidade secreta: Ele o CHAVES. O Chaves era apaixonado por uma menina bonitinha, assim como o Ato Administrativo. Ela era cheia de qualidades. De atributos. Se voc teve uma boa infncia, vai lembrar que o nome dela PATI! A PATI, cheia de qualidades, que so os atributos do Ato Administrativo. P A T I Presuno de Legitimidade Auto-executoriedade Tipicidade Imperatividade

PRESUNO DE LEGITIMIDADE: J foi estudado, pois tambm princpio da Administrao Pblica. o P do Primcesa, o que significa que um princpio implcito. Lembrando do Seu Madruga, que apesar de nunca ter sido visto com uma mulher, presume-se ser pai da Chiquinha, o Ato Administrativo tambm tem presuno de legitimidade, ou de veracidade, ou seja, legtimo at que se prove o contrrio.

AUTO-EXECUTORIEDADE: Esse atributo significa que o Ato Administrativo pode ser imposto, sem a necessidade de autorizao do Poder Judicirio.

22

Por exemplo: Voc tem um aougue que vende carne de cavalo. Bate a ANVISA l, que uma Autarquia, e se autarquia, da Administrao Pblica Indireta, e manda interditar seu estabelecimento. No necessitou de uma autorizao judiciria para isso. A prpria Administrao Pblica, por intermdio de um dos seus entes, pde fazer isso.

TIPICIDADE: Esse atributo decorre do Princpio da Legalidade. Um TIPO NORMATIVO uma hiptese prevista em lei. Quer dizer que o ato administrativo s ser legal se previsto em lei. Se a lei diz que seu aougue de carne de cavalo s pode ser fechado, e o agente quer ainda demolir o prdio, ento esse ato no ser legal. Atenta contra a tipicidade. Se a lei diz que voc s pode ser preso se cometer um crime, ento se for preso sem cometer nada, esse ato no tem validade.

IMPERATIVIDADE: Vem de MANDAR. o poder que o Ato Administrativo tem de IMPOR as obrigaes editadas pelo Estado a terceiros, que tero que obedec-los. A luz vermelha do semforo, por exemplo, decorre um ato de imperatividade: Voc deve parar, mesmo que no queira. Agora voc j sabe que o ato administrativo tem 5 elementos e 4 atributos. COMFFIRMO a PATI! Competncia, Forma, Finalidade, Motivo e Objeto Presuno de Legitimidade, Auto-executoriedade, Tipicidade e Imperatividade.

EXTINO DOS ADMINISTRATIVOS Extinguir alguma coisa, eliminar essa coisa da existncia. E no caso do Ato Administrativo, as trs formas de extino mais importantes so a anulao e a revogao.

1.

Anulao

Se o ato administrativo possuir algum defeito nos seus elementos, ou nos seus atributos, que venha a ferir os princpios explcitos e implcitos da Administrao Pblica (LIMPE e PRIMCESA), lembrando que todos esses princpios decorrem da lei, e se esse defeito no pode ser corrigido, ento ele deve ser anulado. Por exemplo: A lei (princpio da legalidade) diz que determinado ato s pode ser praticado pelo Detran (Competncia), mas ele praticado pelo Corpo de Bombeiros. No tem como consertar isso. O ato anulado. Ele deve deixar de existir. OBS: Convalidao: Se o ato possuir algum defeito nos seus elementos, ou nos seus atributos, mas esses defeitos podem ser corrigidos, ento esse ato poder ser convalidado, ou seja, conserta-se o defeito e d validade a ele. Exemplo: Saiu o edital de um concurso pblico, e o item 8 est errado, por reservar 25% das vagas para portadores de deficientes fsicos. Fere o princpio da legalidade, porque a lei prev at 20% de

23

reserva de vagas. Ento vem uma retificao do edital e conserta o item 8. O ato que era nulo foi corrigido. Foi convalidado.

2.

Revogao

A revogao do ato no precisa de nenhum defeito no mesmo. Se um ato praticado no for mais conveniente ou inoportuno, ele poder ser revogado. Exemplo: A comemorao dos 500 dias para a Copa de 2014 foi cancelada, porque naquele momento no era conveniente e nem oportuna, por conta do incndio na boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. No havia nenhuma irregularidade nos seus elementos ou atributos, mas o Administrador achou por bem voltar atrs na sua palavra, visto que a lei permite isso. Revogar significa isso: Voltar atrs na palavra -> Re = voltar; vogar = falar... palavra.

Quem pode anular os atos administrativos?

Quando tratamos de anulao, tratamos de afronta legalidade, lei. Se h afronta lei, tanto a prpria Administrao Pblica (princpio da auto-tutela controle Administrativo, ou interno), quanto o Poder Judicirio (controle judicial, ou externo), podem anular o ato. Mas o ato que inconveniente ou inoportuno no fere a lei. Revogar o mesmo de competncia somente do Administrador. O judicirio no pode interferir. Ento s vamos ter o Controle Administrativo.

Ento, para ANULAR, tanto podemos usar do Poder Judicirio, quanto da prpria Administrao Pblica. Para REVOGAR, s Administrao Pblica. OBS: Os efeitos da anulao voltam ao passado, ou seja, at a poca em que o ato nulo foi praticado, e todos os seus atos decorrentes sero anulados tambm (efeito ex tunc). Os atos revogados, por sua vez, s tero efeitos a partir da data da declarao da revogao para frente (efeito ex nunc).

ESPCIES DE ATO ADMINISTRATIVO Assim como so vrias as espcies de pessoas, tambm existem vrias espcies de atos administrativos. So os atos: Punitivos: So aqueles que tanto podem ser impostos ao particular (Poder extroverso, pois para fora), como ao servidor da administrao pblica (poder introverso, j que dentro da prpria administrao pblica. Normativos: So atos dos quais nascem as regras, impostas a qualquer pessoa, no a somente uma em especfico (normas abstratas). Exemplo o regimento interno de um rgo, que visa organizar ele prprio, ou um decreto expedido pelo Presidente da Repblica. Ordinrios: Tm como finalidade disciplinar a conduta dos agentes componentes de um rgo. A expedio de um ofcio, instrues, ou circulares so exemplos.

24

Enunciativos: Quando a Administrao Pblica atesta ou reconhece alguma situao, ou seja, ela anuncia a autenticidade de algo, que j existia antes. Exemplo: Certides, pareceres, declaraes e atestados. Negociais: uma aprovao pela Administrao Pblica da vontade do particular. Como exemplo temos a expedio de uma Autorizao, um visto, ou uma Licena. No caso, h uma situao que no existia, e que o particular quer que passe a existir

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

Dependendo do seu regramento, um ato pode ser VINCULADO ou DISCRICIONRIO . Vinculado: Quando a regra (lei) s permite uma opo para o Administrador (praticar ou no tal ato, de uma determinada forma). No h liberdade de escolha para o agente. Discricionrio: Quando a regra permite mais de uma opo ao Administrador. Logo, entende-se que quando utilizamos a expresso quanto ao regramento, significa que falamos das hipteses em que a regra vincula a conduta do administrado a uma s sada, ou permite que ele tome mais de uma posio.

Quanto ao alcance Se alcana s o pblico interno (servidores), em seu poder introverso, chamamos de atos internos; Se alcana terceiros ou contratados, configuram-se os atos externos.

Dependendo do objeto que ele trata (quanto ao objeto), temos Atos de imprio: Impem o seu cumprimento ao particular. Exemplo: O fechamento de um estabelecimento comercial. Atos de gesto: Praticados em condies de igualdade com o particular, sem que se utilize o ato de imprio. A emisso de uma certido um exemplo. Atos de expediente: So atos da rotina administrativa.

Classificao do ato, quanto sua formao (processo como ele foi elaborado) Simples: O Ato administrativo simples quando se faz necessria a participao de somente um rgo na sua formao. Composto: Feito por um rgo, mas que depende da ratificao (confirmao) de outro para que tenha validade. Nesse caso, temos dois atos: O principal, que formado por um, e o acessrio (ou instrumental), que a confirmao pelo outro. Exemplo: A indicao do Ministro do STF feito pelo presidente, e aprovado pela maioria do Senado Federal (um

25

rgo do executivo escolheu e outro do legislativo aprovou). Nesse caso, pode-se dizer que houve a ocorrncia de dois atos. Complexo: No ato complexo, dois ou mais rgos atuam de forma equivalente (homognea), para a edio de um nico ato. Por exemplo, a criao de um consrcio pblico.

OBS: Ato Administrativo x Fato Administrativo Enquanto o Ato Administrativo resulta da vontade do agente estatal, o fato administrativo vai decorrer de um acontecimento da administrao pblica que ir gerar efeitos jurdicos. Exemplo: A morte de um agente ir resultar na vacncia do cargo. A construo de uma represa, vai alagar uma rea que dever ser desocupada, que resultar na desapropriao.

PODERES ADMINISTRATIVOS Poder Vinculado e Poder Discricionrio : No poder vinculado, a norma no pede opinio do Administrador. Poder Hierrquico: aquele relativo distribuio das funes dos rgos aos agentes, intimamente ligado relao de subordinao entre os mesmos, vinculados assim delegao e avocao de competncia, bem como a imposio de ordens aos subordinados. Poder Disciplinar: inerente prpria manuteno da disciplina dentro da Administrao Pblica, ou seja, nasce da possibilidade de se punir o servidor com o fim de se evitar que o mesmo repita a conduta irregular, e que tambm sirva de exemplo aos outros servidores. Poder Regulamentar: S decorre dos chefes do Poder executivo (Presidente da Repblica, Governadores e Prefeitos), quanto expedio de decretos e regulamentos para que a lei possa ser fielmente executada, regulamentando uma norma. Poder de Polcia: a possibilidade que a Administrao Pblica tem de restringir ou limitar determinado direito em funo do interesse da coletividade. Exemplo: Fiscalizao da Agencia de Vigilncia Sanitria. Se o estabelecimento estiver em desacordo com as normas de higiene, poder ser interditado (restrio). Poder de Tutela: Consiste no controle dos atos dos entes da Administrao Indireta, pela Administrao Direta, tambm chamado de controle ministerial.

DO USO E DO ABUSO DO PODER Do Uso do Poder: um dever do agente pblico, decorrente do prprio princpio da legalidade: s pode (e deve) fazer se estiver previsto em lei. Do Abuso do Poder: O Abuso de Poder corresponde a um desvio na conduta do agente, de deixa de observar o seu poder-dever de agir. Se manifesta em 03 formas: Excesso: Quando a conduta do Administrado vai alm do permitido na legislao. Exemplo: Para prender um criminoso, um policial deve usar da fora necessria.

26

Cometer excessos quando exagerar na medida, como em uma situao em que um simples cassetete resolveria, mas o policial dispara contra o peito do suspeito. Desvio de Finalidade: O ato praticado com fins diversos daqueles previstos na norma, ou seja, um vcio que atinge a prpria lei, j que todo ato deve gozar de legalidade, sob pena de nulidade. Omisso: Quando a Administrao deixa de cumprir o seu poder-dever de agir. Exemplo o mdico de deixa de atender o paciente na madrugada por querer tirar uma soneca.

CONTROLE DA ADMINISTRAO PBLICA tanto o poder como o dever, que a prpria Administrao (ou outro Poder) tem de vigiar, orientar e corrigir, diretamente ou por meio de rgos especializados, a sua atuao administrativa. Pode ser: Interno: Quando efetuado dentro do prprio rgo, decorrente do prprio poder hierrquico. o prprio Controle Administrativo. Externo: Quando realizado por outro rgo ou mesmo outro poder. O Controle Judicial: Ocorre quando o Poder Judicirio interfere na atuao do Poder Legislativo ou do Executivo, se observadas afrontas ao princpio da legalidade. Pode ser exercido por meio de habeas datas, habeas corpus, mandado de segurana, ao popular, etc... O Controle Legislativo: Decorre da prpria existncia do Estado Democrtico de Direito, onde at mesmo o Estado deve seguir as normas criadas por ele mesmo. Caso a Administrao edite atos que vo contra essas normas, o Poder Legislativo poder sustar esses atos.

RESPONSABILIDADE NA ADMINISTRAO PBLICA Possuir Responsabilidades o mesmo que ter o dever de arcar com os resultados dos prprios atos. Um servidor pblico responde pelos atos praticados que vierem a causar leses Administrao Pblica ou a terceiros, tanto na esfera administrativa, quando na cvel ou criminal, podendo, inclusive, se acumular as trs sanes decorrentes de cada uma. Exemplo: um policial rodovirio federal cobra propina de um condutor que passa em um posto policial. Na esfera penal, ele pode responder por concusso, e ser condenado a at 8 anos de cadeia. Na esfera Administrativa, ele pode sofrer a pena de demisso. E na cvel, ter que restituir o valor que eventualmente recebeu, e ainda pagar indenizao por danos morais. Quando o dano causado por ele diretamente Administrao Pblica, obviamente que tal dano ser apurado simplesmente levando em considerao a responsabilidade do servidor pblico. Assim, poder ser processado por meio de um processo administrativo disciplinar, ou por via judicial. Como j mencionado, o servidor pblico um representante do Estado, ou seja, em princpio, o que ele faz, em razo de sua funo, uma ordem dada pela prpria Administrao Pblica. Logo, se algum lesado por um servidor pblico no exerccio de sua funo, ou em razo dela, dever ingressar com uma ao contra o Estado para ter seu dano reparado. Se o Estado for condenado por conta daquele servidor, ento a Administrao Pblica ingressar com outra ao (ao de regresso) para que ele restitua o valor que foi pago pelo Estado pessoa lesada.

27

Dessa forma, podemos falar em dois institutos, quanto responsabilidade do Servidor Pblico em face de leses a terceiros, praticadas no exerccio de sua funo ou em razo dela: Responsabilidade objetiva: Ocorre quando o terceiro lesado ingressa com uma ao contra o Estado, por conta de um dano sofrido em decorrncia de uma ao do Estado. Nesse caso, independentemente de o servidor ter agido com dolo ou culpa, ou ainda ter tomado todos os cuidados necessrios, a Administrao Pblica tem que indenizar a pessoa. Configurou prejuzo, e tem ligao com a ao do Estado, tem que pagar. Exemplo: Um preso est sendo conduzido dentro de uma viatura. De repente a viatura estoura o pneu, perde a direo, bate em um poste e o preso tem a perna amputada por conta disso. Apesar de a Administrao Pblica no ter tido culpa de nada, houve um nexo entre ele estar sendo transportado na viatura e a amputao da perna do sujeito. Responsabilidade subjetiva: A responsabilidade subjetiva vai ocorrer quando da ao de regresso do Estado contra o servidor que causou o prejuzo, contudo, aqui a Administrao ter que provar que o servidor agiu com dolo (tinha inteno de que o resultado acontecesse) ou com culpa (no tinha inteno, mas agiu com pouco cuidado). No caso da ambulncia, por exemplo, foi por um motivo alheio sua vontade. O Pneu estourou sem motivos aparentes. Nesse caso, o Estado indeniza o terceiro, mas no poder cobrar do Servidor, que no teve culpa nem dolo.

OBS1: Se na esfera criminal a sentena disser que o servidor no foi o responsvel (negativa de autoria) ou que o fato no existiu, ser inocentado tambm na esfera administrativa. Mas, algumas vezes condutas que no so tipificadas como crime podem ensejar responsabilidade administrativa. Logo, deve-se diferenciar a inexistncia do fato da inexistncia do crime. OBS2: Se a infrao for apenas administrativa, ou seja, prevista somente no estatuto, o servidor s vai responder perante a Administrao Pblica.

Servios Pblicos Conceito Os servios pblicos so conceituados, segundo a doutrina majoritria brasileira, basicamente como todo servio prestado pelo Estado, atravs da Administrao Pblica, direta ou indireta, ou ainda por seus delegados (que estaro sempre embaixo do controle e fiscalizao estatal), para satisfazer as necessidades essenciais ou secundrias da coletividade, ou por simples convenincia do prprio Estado. A execuo de tais servios ser sempre delimitada por critrios jurdicos, tcnicos e econmicos, que iro justificar a sua legitimidade, eficincia e economicidade na sua prestao (art. 37 CF/88), e na conformidade do art. 175 da Constituio Federal: Art. 175. Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos. Nesses termos, a prestao de servios pblicos ocorrer sempre sob o mandamento das regras de ordem pblicas.

Classificao Alguns fatores so utilizados para classificar os servios pblicos. Dessa forma, encontramos na nossa doutrina as seguintes definies:

28

1) Pr-comunidade (Servios Pblicos): So aqueles que so prestados exclusivamente e diretamente pelo Poder Pblico. Exigem atos de imprio e medidas compulsrias em relao aos administrados. So exemplos, a segurana pblica e a sade pblica. Atos de imprio so aqueles que independem do consentimento do cidado. 2) Pr-cidado (Utilidade Pblica): Visam facilitar a vida do indivduo na sociedade. Nesse caso, a Administrao Pblica pode prest-los diretamente, ou atravs de terceiros, como o caso da telefonia, ou do fornecimento de gs. ___________________________________________________ 3) Prprios do Estado: So os servios indelegveis. S podem ser executados pelo Estado de forma direta, pois tudo tm a ver com as suas atribuies. Geralmente so gratuitos ou de baixa remunerao. Temos como ilustrao a defesa nacional, que s pode ser propiciada atravs das foras armadas (marinha, exrcito ou aeronutica). 4) Imprprios do Estado: No afetam as necessidades bsicas da comunidade, mas satisfazem o interesse comum de seus membros. So prestados pela Administrao Pblica Direta (na forma centralizada), Indireta (descentralizao por outorga de poderes a entes), ou ainda por meio de delegao a permissionrios, concessionrios ou autorizatrios, sempre com fins lucrativos. ____________________________________________________ 5) Administrativos: So voltados para o prprio interesse interno da Administrao Pblica. Exemplo temos na prestao de servios realizada pela imprensa oficial.

6) Industriais (ou comerciais): So servios imprprios do Estado por se tratarem de atividades econmicas, gerando renda para quem os presta, e atendendo s necessidades coletivas na ordem econmica. o caso da explorao de petrleo, ou da criao de empresas pblicas, ou sociedades de economia mista. ____________________________________________________ 7) Servios Gerais (uti universi): So aqueles prestados sem que se tenha um usurio determinado. So mantidos por impostos. O servio da polcia militar, um exemplo. 8) Servios Individuais (uti singuli): Tm usurios determinados e utilizao particular, podendo esta ser medida (mensurvel) de acordo com o uso de cada um de seus destinatrios. Servios telefnicos, de energia eltrica domiciliar, ou de fornecimento de gua, ilustram esses servios. Sempre sero de utilizao individual e facultativo, remunerados atravs de taxas (tributo) ou tarifas (preo pblico). Nunca por imposto.

Regulamentao A prestao de servios pblicos quando prestada pela prpria Administrao Pblica Direta, estar sujeita ao Poder de Autotutela, bem como interveno do Poder Judicirio. Se a prestao se der por intermdio da Administrao Pblica Indireta, estar o ente prestador sob o controle da Administrao Direta, atravs do Poder de Tutela. Quando realizada por terceiro (prestao indireta), sempre ser sujeita fiscalizao estatal. Caso no seja prestados a contentos, poder sofrer interveno estatal (lei 8.987/95 art. 32). A interveno consistir na apurao de irregularidades por meio de um procedimento administrativo (pelo prazo de 180 dias), podendo ocasionar a verificao de inexistncia de irregularidade (arquivamento), a existncia de regularidade leve (punio), ou a existncia de irregularidade brbara (extino do contrato). Interessante frisar que em caso de ilegalidade durante o processo licitatrio, ou por ocasio da prestao de servio, a delegao ao terceiro poder ser anulada. Todavia, se tornar o contrato caduco, no caso de surgimento de situao posterior que impossibilite a prestao de servio, ou que o torne no conveniente e oportuno para a administrao pblica.

29

Dessa forma, toda a prestao de servio pblico dever ser norteada pelo ordenamento jurdico de direito pblico, sobretudo no que tange s seguintes normas: CF/88: arts 5, XXXII; 21; 23; 25; 30; 37, 6; 37; 170; 175 e 177; 241 e 199; Cdigo de Defesa do Consumidor; Lei n 8.987/95 (concesses e permisses), 9.074/95 e 9.657/98 (organizaes sociais)

Princpios inerentes ao Servio Pblico Continuidade:o servio pblico deve ser permanente prestado ao usurio, no podendo ser interrompido, a no ser em hipteses previstas em lei ou contrato. Generalidade: tambm conhecido como princpio da impessoalidade, de acordo com esse princpio todos os usurios que satisfaam s condies legais fazem juz prestao do servio, sem qualquer discriminao, privilgio, ou abusos de outra ordem. O servio pblico deve ser estendido ao maior numero possvel de interessados, sendo que todos devem ser tratados igualmente, ou seja isonomia para com a prestao dos servios pblicos. Eficincia: deve o Estado prestar seus servios com a maior eficincia possvel. A eficincia reclama que o Poder Pblico se atualize com os novos processos tecnolgicos, de modo que a execuo seja mais proveitosa com o menos dispndio. Modicidade: os servios pblicos devem ser prestados a preos mdicos, razoveis, devem ser estabelecidos de acordo com a capacidade econmica do usurio e com as exigncias do mercado, evitando que o usurio que por no deter de tais condies por se encontrar em dificuldade financeira no seja excludo do universo de beneficirios do servio pblico. Cortesia: o destinatrio do servio pblico deve ser tratado com cortesia, deve ser tratado bem, visto que o servio que lhe ofertado no um favor. Trata-se da consecuo de um dever do Poder Pblico, ou de quem lhe faa as vezes, pago de forma direta ou indireta pelo usurio, que tem o direito ao servio. um tratamento urbano, educado, um dever legal, e no simplesmente uma exigncia do bom convvio em sociedade. Formas de Prestao Encontramos quatro formas de prestao dos servios pblicos: Centralizada: trata-se da prestao do servio pela Administrao Pblica Direta, atravs de seus entes (entidades) ou rgos. Descentralizada: Sempre por meio de outorga (que se d por lei, e somente pode ser tirada por lei, ressaltando que tem sempre um carter permanente) Desconcentrada: implica apenas em distribuio de funes decorrentes da hierarquia, podendo ser delegado e avocado a qualquer tempo. No ultrapassa os limites internos do ente ou do rgo. Delegao: Em matria de servios pblicos, a delegao se trata de uma transferncia da execuo de um servio a um terceiro (sempre por meio de licitao), que vai realiza-la por sua conta e risco, respondendo a Administrao Pblica apenas de maneira subsidiria (ou seja, quando se esgotarem as formas de recomposio de danos efetuados por esse terceiro). Essa transferncia pode ser por meio de: contrato (concesso): S na modalidade concorrncia. Somente aplicvel a pessoas jurdicas, ou consrcios de empresas. So duas as espcies: - concesso patrocinada: Alm da tarifa cobrada do usurio, a prpria Administrao pblica tambm paga pela prestao do servio;

30

- concesso administrativa: A prpria administrao pblica usuria. Exemplo: Construo de um prdio pblico. ato unilateral (permisso ou autorizao) : Qualquer modalidade de licitao. Pode ser prestado tanto por pessoa fsica, quanto por pessoa jurdica.

A diferena entre os dois, que o contrato ato bilateral, ou seja, no to precrio quanto a simples permisso ou autorizao, que so revogveis a qualquer tempo pela Administrao Pblica. Geralmente ocorrem por prazo determinado. OBS: Ocorrendo a falncia de uma empresa que tenha firmado concesso com a Administrao, extingue-se o contrato, e os bens da mesma utilizados para a prestao do servio se revertero para o Estado.

Formas de Execuo Direta: Quando a Administrao Pblica (direta ou indireta) realiza o prprio servio, sem contratar terceiros. Indireta: Quando h a contratao de terceiros.

Competncia para a prestao do Servio Pblico A competncia para a prestao dos servios pblicos dos entes da federao (Unio, estadosmembros, Distrito Federal e Municpios), nada impedindo que atuem em conjunto. A Unio tem suas competncias elencadas na Constituio Federal. Os estados-membros e o DF, atuam de forma concorrente ou residual com a Unio. Os municpios atuaro de forma a alcanaram o interesse local, e havendo conflitos entre estes e os interesses do estado ou da Unio, se no ferir a Constituio Federal, a competncia ser do municpio.

31

Вам также может понравиться