Вы находитесь на странице: 1из 3

1

TPICOS DE DIREITO EMPRESARIAL Md. 3A


LUIZ CARLOS RIDOLPHI ADVOGADO E PROFESSOR

DIREITO DO CONSUMIDOR I
CONSTITUIO FEDERAL 88 o Movimento consumista na dcada de 80 o Art 5 XXXII - O Estado promover, na forma de lei, a defesa do consumidor.

o Art 170, V A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por finalidade assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia, observando os seguintes princpios: V defesa do consumidor o Art 48 Disposies transitrias 120 dias para o Congresso elaborar CDC - Cdigo Defesa do Consumidor (5/02/1989)

LEI 8078, DE 11/09/1990 CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR


o o o o o Sancionado em 11/09/1990. Vigncia aps 180 dias (11/03/1991) (vacacio legis) Normas de ordem pblica e social . Inderrogveis (Por ex.: clusulas abusivas) Interesse pblico supera o particular. Proteo do hipossuficiente (o consumidor) Antes da Lei 8.078/90 as relaes de consumo eram reguladas pelo Cdigo Civil de 1916 At 10/01/2003 as relaes mercantis (comerciais) eram reguladas pelo Cdigo Comercial de 1850. 10.406/2002) Ex. - Relao consumerista compra de automvel por uma pessoa - Relao mercantil compra de automvel por uma revendedora de veculos Aps 11/01/2003, pelo NCC (Lei

CONSUMIDOR - CONCEITO (Art. 2 CDC)

2 o Pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio o Como destinatrio final Ex.: Consumidor Pessoa Jurdica (Atividade meio) Fbrica adquire alimentos para operrios. Supermercado que contrata servios de desratizao. Grande indstria de contrata professor para sua creche. COLETIVIDADE DE PESSOAS (Art. 2, nico) o Equipara-se a consumidor o Ainda que indeterminveis o Que haja intervindo nas relaes de consumo DIREITOS DIFUSOS o Direitos em que os titulares so pessoas indeterminadas. Ex.: Publicidade enganosa de um pacote turstico DIREITOS INDIVIDUAIS HOMOGNEOS o So os direitos decorrentes de origem comum Ex.: O consumidor que, juntamente com outros, adquiriu o pacote turstico da publicidade enganosa. FORNECEDOR (Art 3 CDC) o Pessoa fsica ou jurdica, Pblica ou Privada, Nacional ou estrangeira o Responsvel pela produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio, comercializao de produtos ou prestao de servios. Obs.: Condomnio de prdios no fornecedor. O empresrio , em regra, fornecedor.

POLTICAS PBLICAS DE CONSUMO PRINCPIOS (Art. 4 CDC)

3 o Baseia-se: No reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor (hipossuficincia) Na ao governamental direta na proteo do consumidor (PROCON) No incentivo criao e desenvolvimento de associaes (IDEC) Na presena do Estado no mercado de consumo (CESAN) Na garantia dos produtos e servios com padres adequados de qualidade, segurana, durabilidade e desempenho (INMETRO) Na boa-f equilbrio nas relaes de consumo (Fair trade) Na educao e informao de fornecedores e consumidores (Cartilhas PROCONS) No incentivo criao de mecanismos alternativos de soluo de conflitos (Juizados Especiais Cveis e Juizados Arbitrais) Racionalizao e melhoria dos servios pblicos Estudo constante das modificaes do mercado de consumo.

CONSUMO SUSTENTVEL - POLTICA DOS 3 ERRES (PROCON SP) Reduo Consumo - Reutilizao - Reciclagem

O consumidor o elo mais fraco da economia e nenhuma corrente pode ser mais forte do que seu elo mais fraco. (Henry Ford)

Вам также может понравиться