Вы находитесь на странице: 1из 8

LINGUAGENS

Lngua Portuguesa, Lngua Estrangeira Moderna, Literatura, Arte, Educao Fsica e Informtica integram uma mesma rea de conhecimento: a rea de Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias.

O QUE TEXTUALIDADE ?
CARACTERSTICAS QUE TORNAM O TEXTO UMA UNIDADE SEMNTICA (SIGNIFICADO), E NO APENAS UMA SEQUNCIA DE FRASES. FATORES BSICOS: COESO (articulaes

gramaticais existentes entre as palavras, as oraes e frases para garantir uma boa sequenciao de eventos) E COERNCIA (ideias de forma lgica, harmoniosa e ordenada)

INTENCIONALIDADE: META COMUNICATIVA PARA CONVENCER, IMPRESSIONAR E INFORMAR. ACEITABILIDADE: EXPECTATIVAS DO LEITOR E SUA ACEITAO DA PROPOSTA FEITA PELO PRODUTOR.

SITUACIONALIDADE: IMPORTNCIA DO CONTEXTO


PARA QUE O LEITOR COMPREENDA O TEXTO. INFORMATIVIDADE: RELAO ENTRE INFORMAES NOVAS E INFORMAO J APRESENTADAS.

LEITURA E INTERPRETAO
CONHECIMENTO LINGUSTICO: domnio do cdigo, da lngua, que permite decodificar o texto e fazer associaes gramtico-estruturais das partes que o formam. CONHECIMENTO DE MUNDO: acmulo de

informaes culturais, ideolgicas, intelectuais e que permite levantar hipteses sobre o que o texto quer nos dizer e estabelecer relaes

com a realidade.

http://www.chargeonline.com.br/Acesso em 22/01/13

INTERTEXTUALIDADE
A RELAO ENTRE DOIS TEXTOS EM QUE UM CITA O OUTRO DE FORMA IMPLCITA OU EXPLCITA / DENOTA CONHECIMENTO DA CULTURA E DE COMO O SENSO COMUM INFLUENCIA NOSSA LEITURA DE MUNDO.
Minha terra tem palmeiras Onde canta o Sabi; As aves, que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l.
Gonalves Dias

Minha terra no tem palmeiras... E em vez de um mero sabi, Cantam aves invisveis Nas palmeiras que no h.
Mrio Quintana

http://www.chargeonline.com.br/Acesso em 23/01/13

Clice

Vou voltar, sei que ainda Vou voltar para o meu lugar Foi l e ainda l Que eu hei de ouvir cantar Uma sabi, cantar uma sabi.
Tom Jobim e Chico Buarque

Meus olhos brasileiros se fecham saudosos Minha boca procura a Cano do Exlio. Como era mesmo a Cano do Exlio? Eu to esquecido de minha terra Ai terra que tem palmeiras Onde canta o sabi!
(Carlos Drummond de Andrade, Europa, Frana e Bahia)

Pai! Afasta de mim esse clice Pai! Afasta de mim esse clice Pai! Afasta de mim esse clice De vinho tinto de sangue Pai! Afasta de mim esse clice Pai! Afasta de mim esse clice Pai! Afasta de mim esse clice De vinho tinto de sangue Como beber dessa bebida amarga Tragar a dor e engolir a labuta? Mesmo calada a boca resta o peito Silncio na cidade no se escuta De que me vale ser filho da santa? Melhor seria ser filho da outra Outra realidade menos morta Tanta mentira, tanta fora bruta (...)

http://letras.mus.br/chicobuarque/45121. Acesso em 20/01/13

Clice Como ir pro trabalho sem levar um tiro Voltar pra casa sem levar um tiro Se as trs da matina tem algum que frita E capaz de tudo pra manter sua brisa (...) H preconceito com o nordestino H preconceito com o homem negro H preconceito com o analfabeto Mas no h preconceito se um dos trs for rico, pai. A ditadura segue meu amigo Milton A represso segue meu amigo Chico Me chamam Criolo e o meu bero o rap Mas no existe fronteira pra minha poesia, pai. Afasta de mim a biqueira, pai Afasta de mim as biate, pai http://letras.mus.br/crioloAfasta de mim a coqueine, pai doido/1807067. Acesso em 20/01/13 Pois na quebrada escorre sangue,pai.

PARDIA: UM TIPO DE RELAO INTERTEXTUAL EM QUE UM DOS TEXTOS CITA O OUTRO COM O OBJETIVO DE FAZER-LHE UMA CRTICA OU INVERTER OU DISTORCER SUAS IDEIAS.

ORAO DO INTERNAUTA Satlite nosso que estais no cu, acelerado seja o vosso link, venha a ns o vosso host, seja feita vossa conexo, assim em casa como no trabalho. O download nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai nosso tempo perdido no Chat, assim como ns perdoamos os banners de nossos provedores. No deixeis cair a conexo e livrai-nos do Spam. Amm!
literapiaui.com.br

DEUSA VNUS (1485-86) SANDRO BOTTICELLI

A CRIAO DE ADO (1511) MICHELANGELO

REVISTA VEJA. AGOSTO DE 2012.

INTRATEXTUALIDADE OU AUTOTEXTUALIDADE
A RELAO ENTRE DOIS TEXTOS DE UM MESMO AUTOR OU GNERO. EX.: UMA ANTOLOGIA POTICA.
No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra.

Uma pedra no meio do caminho ou apenas um rastro, no importa.Estes poetas so meus. De todo o orgulho, de toda a preciso se incorporam ao fatal meu lado esquerdo. Furto a Vincius sua mais lmpida elegia. Bebo em Murilo. Que Neruda me d sua gravata chamejante. Me perco em Apollinaire. Adeus, Maiakovski.

Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra. (Carlos Drummond de Andrade)

So todos meus irmos, no so jornais nem deslizar de lancha entre camlias: toda a minha vida que joguei. Estes poemas so meus. minha terra e ainda mais do que ela. (...)
(Carlos Drummond de Andrade)

(FACID/2012.2) A sequncia de quadros, os desenhos e os bales com as falas compem basicamente o gnero textual denominado tirinha. Para melhor compreend-la, temos que perceber

A) a presena da releitura de um clssico literrio da Idade Moderna, o qual representava a metfora do poder econmico. B) a intratextualidade feita no ttulo da tirinha Neo-Robin Hood III se referindo aos outros dois filmes j lanados. C) a autotextualidade, j que a tirinha faz referncia a lenda do cavaleiro medieval que roubava os ricos para distribuir aos pobres. D) a ironia em forma de contradio, vez que tratam-se de cobras discutindo temas religiosos e econmicos e no sociais. E) a intertextualidade, por conta do dilogo com o filme que apresentava a histria do prncipe dos ladres, embora demonstrando o contrrio na mensagem.

Вам также может понравиться