Вы находитесь на странице: 1из 3

RESUMO DOS TUTORIAS PARA A PROVA

Tutorial 01
UBS so locais onde voc pode receber atendimento bsicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clnica Geral, Enfermagem e Odontologia; consultas, inalaes, injees, curativos, vacinas, coleta de exames, tratamento odontolgico e encaminhamento. As principais DCN para o curso de medicina/reas da sade so: formar profissionais com perspectiva de atendimento s necessidades sociais da populao, generalista, reflexivo e comprometido com os princpios do SUS, da universalidade, equidade e integralidade da ateno sade; tomada de decises, comunicao, liderana, administrao e gerenciamento, educao permanente, realizar com proficincia a anamnese e os exames fsicos, informar e educar o paciente, promover um estilo de vida saudvel. PPRR (promover, prevenir, recuperar e reabilitar). O conjunto de aes e servios de sade prestados por rgos e instituies pblicas, da Administrao direta e indireta e das fundaes mantidas pelo Poder Pblico, constitui o sistema nico de sade (SUS) Artigo 4 da Lei 8.080/90; objetivo do SUS: a identificao e divulgao de fatores condicionantes e determinantes da sade, a formulao de polticas de sade, a assistncia s pessoas por intermdio de promoo, proteo e recuperao da sade, com a realizao integrada de aes assistenciais e das atividades preventivas.

Tutorial 02
Testes em seres humanos e animais so importantes para o bonum commune (Pio XII), almeja-se que o ser humano atinja seu bem estar fsico, mental, social e espiritual; O filsofo Jeremy Bentham sistematizou o utilitarismo (o que determina se a ao correta o benefcio intrnseco exercido coletividade); O Princpio dos trs Rs: Reduce, Refine(diminuir a dor), Replace (animais por mtodos alternativos). No tribunal de Nuremberg foi sancionado o Cdigo de Nuremberg que regulamentava na teoria os experimentos em humanos: consentimento voluntrio, ser explicado a natureza, a durao e o propsito do experimento, os mtodos, os riscos, o experimento deve ser realizado se trouxer resultados vantajoso pra sociedade, deve ser resultado de experimentos em animais, deve

evitar sofrimento e danos desnecessrios, no deve ocorrer quando h possibilidade de morte ou invalidez, deve-se proteger o paciente, deve ser conduzido por pessoas cientificamente qualificadas, o participante pode sair, o pesquisador tem que estar preparado para suspender; os decretos s entraram em oficialidade por Helsinki em 1964. Atualmente a legislao que rege as pesquisas a Lei Auroca (11.794/08) para animais que criou um conselho de testes em animais e uma comisso de tica, para humanos em 1966 foi criado pela CNS a Resoluo 196/96 que estabeleceu alguns parmetros, toda instituio deveria criar, organizar e manter umm CEP (Comit de tica em Pesquisa) O juramento de Hipcrates pode ser considerado o primeiro texto sobre tica mdica e possui sua autenticidade (em partes) at a atualidade.

Tutorial 03
Contaminao o processo de introduo e adaptao de espcies que no fazem parte naturalmente de um dado ecossistema, mas que se naturalizam e passam a provocar mudanas em seu funcionamento; infeco a colonizao de um organismo hospedeiro por uma espcie estranha, pode ser causada por fungos, bactrias e vrus. Para que ocorra infeco hospitalar (principais: sangunea, nosocomial, de superfcies conjuntivite, meningite e fungenia) SARRIA defina que haja a relao entre um microorganismo capaz de produzi-lo, um vetor de transmisso e um hospedeiro susceptvel, no caso (hospital), esto ligados a prpria situao de sade e doena ou a mtodos invasivos (uso de cateteres, de ventilao invasiva, de nutrio parenteral, uso indiscriminado de antibiticos, de histamina e bloqueadores). Existem trs tipos de infeco: cruzada (de um paciente para outro por pessoal, ambiente ou instrumento contaminado), endgeno (proliferao de micro-organismo j existente) ou exgeno (rompimento da cadeia assptica). Septicemia quando h a proliferao de bactrias no sangue a partir de infeco cruzada mas principalmente endgena (nas vias urinrias, no aparelho respiratrio e no intestino), tem como sintomas: febre elevada, arrepios, sudao profusa, sensao de debilidade e prostrao. O resultado se no combatido a bactria causadora o choque sptico, que se traduz em colapso circulatrio e insuficincia nos rgos vitais. Antissepsia o mtodo atravs do qual se impede a proliferao de microorganismos em tecidos vivos com o uso de substncias qumicas usadas como bactericidas ou bacteriostticos; visa reduzir o nmero de indivduos

patognicos a nveis que o sistema imunolgico do individuo possa impedir a infeco e quebrar o ciclo de infeco; uso de luvas, mascara, roupo, tampas de borracha, esterilizao e desinfeco. lcool 60-90% : desnaturam protenas, ao contra Gram + e -, fungos, vrus e bacilos de tuberculose, porm no esporicida; Gluconato de Cloredixina: causa ruptura da membrana, ineficaz contra vrus, fungos e bacilos de tuberculose; Iodo e Iodforos (37-40% em soluo): ao do halognio com o sistema chave-fechadura, oxidao da parede celular, eficaz contra todos, mas possui efeitos colaterais pois absorvido pelo organismo; Triclosan(0,3 2%): ruptura da parede celular, ao limitada contra vrus, eficaz contra Grams e fungos; P-Cloro-Meta-XYlenol: ruptura da parede celular por inativao enzimtica, eficaz contra Grams e razovel para fungos e vrus. Para antissepsia das mos: abra a torneira com mo no dominante, remova anis, relgios e braceletes, molhe as mos com gua, aplique a quantidade recomendada pelo fabricante de sabo e esfregue as mos vigorosamente por pelo menos 15 segundos, englobando todas as superfcies e dedos, enxgue e seque completamente com toalhas descartveis, feche a torneira com a toalha, no lave em gua quente pois aumenta o risco de dermatite. Degermante = sabo tensoativo + antissptico.

Tutorial 04

Вам также может понравиться