Вы находитесь на странице: 1из 7

1

I INTRODUO
I.1 Fundamentao Terica:
Considere um feixe de luz propagando-se num meio e atingindo uma superfcie. Se este feixe retornar para o meio em que estava se propagando, diz-se que a luz sofreu reflexo. Considere agora um conjunto de raios luminosos iluminando um corpo rugoso, isto , cheio de salincias, o corpo rugoso reflete os raios fazendo com que se propaguem em vrias direes. Este fenmeno denominado reflexo irregular ou reflexo difusa, ou ainda, difuso. Devido a esta reflexo difusa que podemos ver totalmente um corpo. J a reflexo regular, ocorre quando um conjunto de raios luminosos incidem sobre uma superfcie polida, e nota-se que os mesmos so refletidos numa nica direo. Existem duas leis a serem usadas no estudo da formao de imagens: 1a LEI O raio de incidente (RI), a normal (N) e o raio refletido (RR), so coplanares, ou seja, esto situados em um mesmo plano. 2a LEI O ngulo de incidncia (i) igual ao ngulo de reflexo (r). Espelho plano toda superfcie plana e com alto poder refletor. Colocando um objeto luminoso na frente de um espelho, nota-se que os raios dele provenientes sofrem reflexo regular. O prolongamento desses raios se cruzam num ponto chamado de imagem. O objeto e a imagem so simtricos em relao ao espelho, isto , se encontram mesma distncia dele. Se o objeto for extenso, o seu tamanho igual ao tamanho da imagem. Uma superfcie refletora lisa, com a forma de uma calota esfrica denominada de espelho esfrico. Se a face interna da calota refletora, o espelho dito cncavo, se ao contrrio a parte exterior for refletora, o espelho dito convexo. A luz tende a convergir aps a reflexo nos espelhos cncavos, enquanto que nos convexos a luz tende a divergir. Quando a imagem fica no cruzamento dos raios refletidos ela conhecida como imagem real, e quando a imagem formada pelos prolongamentos dos raios refletidos, ela dita virtual. Numa imagem real a energia luminosa passa realmente pela imagem, o que na prtica tornaria possvel a projeo desta imagem em uma tela ou anteparo, ao contrrio da imagem virtual. Sabe-se que nos espelhos planos as imagens formadas dos objetos so ntidas, pois a cada ponto objeto corresponde um nico ponto imagem (sistema estigmtico). Entretanto isso no ocorre com os espelhos esfricos, pois as imagens se apresentam deformadas, isto , a cada ponto objeto corresponde a vrios pontos imagens (sistema astigmtico) e as imagens no so ntidas. Dentro de determinadas condies, os espelhos esfricos fornecem imagens cuja falta de nitidez no percebida pelo olho humano. Estas condies, chamadas de condies de Gauss, so: O espelho deve ter pequeno ngulo de abertura (<10o ); Os raios incidentes devem ser prximos ao eixo principal; Os raios incidentes devem ser pouco inclinados em relao ao eixo principal.

2 A posio e tamanho da imagem de um objeto, formada por um espelho esfrico, pode ser obtida por um mtodo grfico. Consiste em achar a interseo de raios, ou de seus prolongamentos, depois de refletidos no espelho. Para a construo desses grficos existem raios que podem ser usados, cujas caractersticas so baseadas nas leis da reflexo. Tais raios so chamados de raios principais, so eles: 1- Se um raio de luz incidir paralelamente ao eixo principal, o raio refletido passa pelo foco principal; 2- Se um raio de luz incidir no vrtice do espelho, o raio refletido simtrico em relao ao eixo principal; 3- Se um raio de luz incidir passando pelo centro de curvatura, o raio refletido sobre si mesmo. Considere o espelho da figura I: p o C i p, R Em que: P = distncia do objeto ao vrtice; p, = distncia da imagem ao vrtice; o = altura do objeto; i = altura da imagem; f = distncia focal; R = raio de curvatura (R=2f); F = foco; V = vrtice; C = centro de curvatura. Por semelhana de tringulos podemos demonstrar que:
1 1 2 + = o i R (01)

F f

A imagem de um objeto no infinito (o ), se forma no foco (i = f) e, a distncia focal ( f ), a metade do seu raio de curvatura (R). Substituindo na equao 01,tem-se:
1 1 1 + = o i f (02)

A ampliao (m) lateral da imagem em relao ao objeto, tambm definida por semelhana de tringulos, considerando a imagem real de um objeto retilnio colocado sobre o eixo principal:
m= Ti i = To o (03)

3 Partindo sempre de um objeto real (p>0), nestas equaes tem-se: Espelho cncavo f >0 Espelho convexo f <0 Imagem real p,>0 Imagem virtual p,<0 Imagem direita i >0 Imagem invertida i <0

I.2 Objetivos:
Os objetivos do presente relatrio so os de estudar as caractersticas de imagens formadas por um espelho esfrico cncavo, bem como, determinar a distncia focal dos mesmos.

II PROCEDIMENTO
II.1 Material Utilizado:
Banco tico, fonte, colimador, espelho cncavo, cavaleiros, anteparos, suportes e trena.

II.2 Procedimento Experimental:


Para a efetuar tal experimento fez-se necessrio a realizao em etapas:
ETAPA 01: DETERMINAO DA DISTNCIA FOCAL DE UM ESPELHO CNCAVO, POR MEDIDA DIRETA (0 ).

Primeiramente, sobre mesa, montamos o espelho e o anteparo nos respectivos suportes, orientando o espelho para um objeto distante. Aps isso, aproximamos o anteparo do espelho ajustando a distncia entre eles, de modo a obter uma imagem ntida no anteparo. Com o auxlio da trena, medimos a distncia da imagem ( i ), anotando seu valor na tabela. Repetimos a operao mais duas vezes calculando o valor mdio ( i ), onde este representava a distncia focal ( f ) do espelho. Observamos tambm as caractersticas.
ETAPA 02: DETERMINAO DA DISTNCIA FOCAL DE UM ESPELHO CNCAVO, POR MEDIDA INDIRETA.

Esta etapa foi feita em 3 partes: A)- distncia focal, por formao de imagem real, quando o objeto est sobre o centro de curvatura ( o = 2f ). Colocamos a fonte de luz com o objeto em uma das extremidades do banco tico e, na outra o suporte com o espelho. Ligamos a fonte de luz de modo que os feixes da mesma incidissem no espelho. Posicionamos o anteparo vazado no mesmo plano do objeto. Aproximamos o espelho e fizemos os ajustes necessrios at obtermos uma imagem ntida no anteparo. Medimos e anotamos a distncia da imagem e bem como as suas caractersticas. Repetimos mais duas vezes.

4 B)- Distncia focal, por formao de imagem real, quando o objeto est entre o foco e o centro de curvatura ( f < o < 2f ). Retiramos o anteparo do banco tico e colocamos atrs e ao lado do objeto, substituindo o anteparo vazado pelo no vazado. Aproximamos o espelho at uma distncia de 1,5 vezes a medida encontrada na etapa 01. Deslocamos o anteparo at obtermos uma imagem ntida. Ento, medimos e anotamos a distncia da imagem ( i ), o tamanho da imagem (Ti), e do objeto (To). Analisando as caractersticas da imagem nesta situao. Aps isso, pudemos repetir mais duas vezes o experimento. C)- Distncia focal, por formao de imagem virtual quando o objeto est entre o foco e o espelho ( o < f ). Por motivo de uma imagem virtual no poder ser projetada em um anteparo, (ela se forma atrs do espelho), fizemos uso de um artifcio que consiste em colocar um pino imagem na posio onde parece estar a imagem. Isso feito pelo mtodo de paralaxe, descrito seguir: Quando dois objetos, aproximadamente em linha com o olho, so vistos movimentando o olho lateralmente, a mudana aparente, em suas posies relativas, chamada paralaxe. espelho pino objeto pino imagem

banco tico Aps essas observaes, retiramos o cavaleiro com o espelho do banco tico e mudamos o espelho do suporte auto-centrante para o suporte deslizante. Montamos o esquema da figura, sem o espelho, alinhando os dois pinos com o banco do eixo tico. Aps isso, colocamos o espelho entre os pinos a uma distncia do pino objeto de 0,5 vezes a medida encontrada na etapa 01. Giramos o espelho procurando alinhar a imagem do pino observada no espelho com os dois pinos. Em seguida, deslocamos lateralmente a cabea levando a imagem para uma lateral do espelho, observando se pino imagem estava no prolongamento da imagem no espelho. No momento em que este fato no foi observado, deslocamos o pino imagem sobre o banco tico at alcanar a situao. Por fim, medimos a distncia da imagem analisando suas caractersticas.

III CLCULOS E RESULTADOS


III.1 Valores Nominais:
ETAPA 01: DETERMINAO DA DISTNCIA FOCAL DE UM ESPELHO CNCAVO, POR MEDIDA DIRETA (0 ).

f1 f2 f3 f f

(19,20 0,05) cm (19,00 0,05) cm (19,25 0,05) cm (19,15 0,05) cm

ETAPA 02: DETERMINAO DA DISTNCIA FOCAL DE UM ESPELHO CNCAVO, POR MEDIDA INDIRETA.

A)- distncia focal, por formao de imagem real, quando o objeto est sobre o centro de curvatura ( o = 2f ). o1 (36,80 0,05) cm o2 (36,70 0,05) cm o3 (36,40 0,05) cm o o (36,63 0,05) cm To = 2,0 cm B)- Distncia focal, por formao de imagem real, quando o objeto est entre o foco e o centro de curvatura ( f < o < 2f ). Ti1 (3,20 0,05) cm Ti2 (3,10 0,05) cm Ti3 (3,20 0,05) cm Ti Ti (3,17 0,05) cm To = 2,0 cm i1 i2 i3 i i o = 30 cm (47,10 0,05) cm (45,50 0,05) cm (46,00 0,05) cm (46,20 0,05) cm

C)- Distncia focal, por formao de imagem virtual quando o objeto est entre o foco e o espelho ( o < f ). i1 (20,60 0,05) cm i2 (20,15 0,05) cm i3 (20,80 0,05) cm i i (20,52 0,05) cm o = 10,0 cm

III.2 Valores Calculados:


Para encontrarmos a distncia focal do espelho no caso onde (f <o< 2f), fizemos uso da seguinte relao:
1 1 1 + = o i f

Assim:
1 1 1 + = 30 46,2 f f = 18,19cm

Alm da distncia focal, pode-se obter o tamanho da imagem atravs da relao:


m= Ti i = To o

Logo,
Ti 46,2 = 2 30 Ti = 3,08cm

Sabendo que a distncia focal terica obtida na etapa 01 foi de 19,25cm, calculamos o desvio percentual dos valores acima:
% =
f teo f exp f teo 100

% =

19,15 18,19 100 = 5,50% 19,15

Para o clculo da amplitude, usamos a relao:


m = i o

Para

f < o< 2f

chegamos

m=

46,2 = 1,54 30

IV CONCLUSO

7 Atravs do experimento realizado, observamos pela etapa 01 que para se obter a distncia focal de um espelho cncavo basta colocar um objeto no infinito, pois a imagem formada menor, invertida e real, sendo esta formada sobre o foco. Verificamos tambm que quando um objeto se encontra sobre o centro de curvatura (o = 2f), a imagem apresentou-se real, igual e invertida. Quando o objeto posicionou-se entre o centro de curvatura e a distncia focal (f < o < 2f), sua imagem caracterizou-se como maior, invertida e real. A imagem fornecida por um objeto localizada a esquerda do centro de curvatura (o > 2f) menor, real e invertida. Ainda notamos que, a imagem de um objeto situado entre o foco e o vrtice (o < f) apresentou-se maior, direita e virtual. Por fim, ao calcularmos o desvio percentual da distncia focal observada, notamos uma diferena baixa, significando um bom resultado experimental.

VI BIBLIOGRAFIA
[1] RESNIK, R. E HALLIDAY, D., tica e Fsica Moderna. Vol.4, 1a Edio. Livros Tcnicos e Cientficos Editora Ltda. RJ. 1991. [2] BONJORNO, R. A., Fsica Fundamental. Volume nico. Editora FTD. So Paulo. 1993. [3] NOTAS DE AULA.

Вам также может понравиться