Вы находитесь на странице: 1из 7

CENTRO UNIVERSITRIO DE PATOS DE MINAS - UNIPAM MEDICINA INESC - INTEGRAO ENSINO-SERVIO-COMUNIDADE PREC.

MARIA BEATRIZ DEVOTI VILELA

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES IV

DAVID LUCAS MORAIS RODRIGUES

PATOS DE MINAS 2013

DAVID LUCAS MORAIS RODRIGUES

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES IV

Relatrio apresentado como requisito parcial de avaliao na disciplina INESC do curso de Medicina do Centro Universitrio de Patos de Minas, sob orientao da preceptora Maria Beatriz Devoti Vilela.

PATOS DE MINAS 2013

s 13 horas do dia 12 de maro de 2013 demos incio a mais uma atividade semanal do INESC. Aps breve conversa nossa preceptora Maria Beatriz nos liberou para as atividades. Como j havia sido definido pela preceptora, eu e o Anderson ficamos na UAPS acompanhando as salas de vacina e triagem. Karla, Lorrana, Marcos e Rubens seguiriam para a visita s casas acompanhando as agentes de sade comunitrias. Primeiramente, acompanhamos a vacinao de Ana Beatriz, 9 meses. Ela tomou a 1 dose da vacina contra febre amarela. Para ajudar, preenchemos o carto de vacina da criana e a ficha de vacinao do posto. Seguindo as orientaes da Helosa e da Conceio preenchemos o carto com as informaes de data de vacinao, lote, data de validade da vacina e nome do responsvel pela vacinao. Aps Helosa vacinou Eudes Vieira Silva, 30 anos, assistente TI que disse procurar o posto para vacinar devido ao trabalho. Ele tomou trs vacinas: antitetnica, febre amarela e hepatite B. J na sala de triagem onde se realiza aferio de presso arterial e medio de peso e altura, os trabalhos seguiram tranquilamente. Alguns dos pacientes atendidos foram: - Sebastiana dos Reis Alves, 50 anos. - Bruno Amaral, 14 anos. - Sirley de Ftima Silva Linhares, 33 anos. - Lcia Maria Caixeta Silva, 54 anos. - Vnia de Ftima Alves Silva, 43 anos. - Vanzia Rangholz de Lima, 40 anos.

Por fim, com a volta das duplas que estavam nas visitas, reunimos com a preceptora que nos explicou as atividades que sero desenvolvidas na prxima semana. Para aprofundar mais os estudos e para tirar a minha curiosidade pesquisei um pouco mais a respeito do calendrio de vacinao e a importncia da vacinao para o estudo epidemiolgico.

Calendrio Bsico de Vacinao da Criana (Portal da Sade - Vacinao)

Calendrio de Vacinao do Adolescente (Portal da Sade - Vacinao)

Calendrio de Vacinao do Adulto e do Idoso (Portal da Sade - Vacinao)

Quanto ao uso dos dados de vacinao no estudo epidemiolgico feito principalmente atravs do Sistema de Informaes do Programa Nacional de Imunizao (SI-PNI). Atualmente implantado em todos os municpios brasileiros, fornece dados relativos cobertura vacinal de rotina e em campanhas, taxa de abandono e controle do envio de boletins de imunizao. Alm do mdulo de avaliao do PNI, este sistema dispe de um subsistema de estoque e distribuio de imunobiolgicos para ns gerenciais. O SI-PNI formado por um conjunto de sistemas: (SI - PNI Sistema de Informao do Programa Nacional de Imunizao) - Avaliao do Programa de Imunizaes - API. Registra, por faixa etria, as doses de imunobiolgicos aplicadas e calcula a cobertura vacinal, por unidade bsica, municpio, regional da Secretaria Estadual de Sade, estado e pas. Fornece informaes sobre rotina e campanhas, taxa de abandono e envio de boletins de imunizao. Pode ser utilizado nos mbitos federal, estadual, regional e municipal.

- Estoque e Distribuio de Imunobiolgicos EDI. Gerencia o estoque e a distribuio dos imunobiolgicos. Contempla o mbito federal, estadual, regional e municipal. - Eventos Adversos Ps-vacinao - EAPV. Permite o acompanhamento de casos de reao adversa ocorridos psvacinao e a rpida identificao e localizao de lotes de vacinas. Para a gesto federal, estadual, regional e municipal. - Programa de Avaliao do Instrumento de Superviso - PAIS. Sistema utilizado pelos supervisores e assessores tcnicos do PNI para padronizao do perfil de avaliao, capaz de agilizar a tabulao de resultados. Desenvolvido para a superviso dos estados. - Programa de Avaliao do Instrumento de Superviso em Sala de Vacinao PAISSV. Sistema utilizado pelos coordenadores estaduais de imunizaes para padronizao do perfil de avaliao, capaz de agilizar a tabulao de resultados. Desenvolvido para a superviso das salas de vacina. - Apurao dos Imunobiolgicos Utilizados - AIU. Permite realizar o gerenciamento das doses utilizadas e das perdas fsicas para calcular as perdas tcnicas a partir das doses aplicadas. Desenvolvido para a gesto federal, estadual, regional e municipal. - Sistema de Informaes dos Centros de Referncia em Imunobiolgicos Especiais SICRIE. Registra os atendimentos nos CRIEs e informa a utilizao dos imunobiolgicos especiais e eventos adversos.

REFERNCIAS

Portal da Sade - Vacinao. (s.d.). Acesso em 18 de Maro de 2013, disponvel em Calendrio de Vacinao:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1448. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Departamento de Vigilncia Epidemiolgica. Guia de vigilncia epidemiolgica / Ministrio da Sade, Secretaria de Vigilncia em Sade, Departamento de Vigilncia Epidemiolgica. 7. ed. Braslia : Ministrio da Sade, 2009. SI - PNI Sistema de Informao do Programa Nacional de Imunizao. (s.d.). Acesso em 18 de Maro de 2013, disponvel em

http://pni.datasus.gov.br/apresentacao.asp

Вам также может понравиться