Вы находитесь на странице: 1из 3

Exercicos Curso: Regular Fiscal

Direitos da Personalidade. Tema II

1 Direito Civil Luciano Figueiredo


www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.lfg.com.br

1. (ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE CORREIO - CGU 2008 ESAF). Analise os itens a seguir e marque com V a assertiva verdadeira e com F a falsa, assinalando ao final a opo correspondente. ( ) Os direitos da personalidade so intransmissveis e irrenunciveis, no podendo sofrer exceo e nem o seu exerccio sofrer limitao voluntria. ( ) ampla a permisso do ato de disposio do prprio corpo, inclusive para fins de transplante, in vida. ( ) O nome da pessoa pode ser empregado por outrem, sem autorizao, em propaganda comercial, desde que no a exponha ao desprezo pblico. ( ) O pseudnimo adotado para atividades lcitas no goza da proteo que se d ao nome. a) V, V, F, V b) F, V, F, V c) F, F, V, F d) V, F, F, V e) F, F, F, F 2. (TRE MATO GROSSO 2007- FCC). No que concerne aos direitos da personalidade correto afirmar que a) o pseudnimo adotado para atividades lcitas e ilcitas goza da proteo que se d ao nome. b) a disposio gratuita do prprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte, vlida com objetivo altrustico. c) lcito o ato de disposio do prprio corpo, quando importar diminuio permanente da integridade fsica, mesmo se no houver exigncia mdica. d) eles so intransmissveis e irrenunciveis, em regra, mas o seu exerccio poder sofrer limitao voluntria. e) em se tratando de pessoa pblica o nome desta poder ser utilizado em propaganda comercial, ainda que sem autorizao. 3. (ANALISTA JUDICIRIO TRF5/2003 FCC). Havendo leso ao direito da personalidade e estando a vtima morta, a legitimao para reparar a leso e reclamar perdas e danos: a) exclusiva do cnjuge sobrevivente, se a vtima era casada, e, em caso contrrio, de qualquer parente em linha reta b) extingue-se, visto que os direitos da personalidade so intransmissveis. c) do cnjuge sobrevivente ou de qualquer parente em linha reta, ou colateral at quarto grau d) s pode ser reconhecia em favor de qualquer parente em linha reta ou colateral at quarto grau e) deve ser considerada inexistente, vez que a personalidade extinta com a morte.

03. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRF 5 regio/ 2003 Direito Civil/ FCC) Havendo leso ao direito da personalidade e estando a vtima morta, a legitimao para reparar a leso e reclamar perdas e danos

Exercicos Curso: Regular Fiscal

2 Direito Civil Luciano Figueiredo


www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.lfg.com.br

(A) exclusiva do cnjuge sobrevivente, se a vtima era casada, e, em caso contrrio, de qualquer parente em linha reta. (B) extingue-se, visto que os direitos personalssimos so intransmissveis. (C)) do cnjuge sobrevivente ou de qualquer parente em linha reta, ou colateral at o quarto grau. (D) s pode ser reconhecida em favor de qualquer parente em linha reta, ou colateral at o quarto grau. (E) deve ser considerada inexistente, uma vez que a personalidade extingue-se com a morte e mors omnia solvit.
4. (OFICIAL DE JUSTIA TRT/PB/2005/FCC). O Cdigo Civil Brasileiro estabelece que, com exceo dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade so: a) transmissveis e irrenunciveis, no podendo seu exerccio sofrer limitao voluntria b) intransmissveis e irrenunciveis, podendo seu exerccio sofrer limitao voluntria c) transmissveis e renunciveis, podendo seu exerccio sofrer limitao voluntria d) intransmissveis e irrenunciveis, no podendo seu exerccio sofrer limitao voluntria e) transmissveis e irrenunciveis, podendo seu exerccio sofrer limitao voluntria 5. (SEFAZ/RJ 2009 FGV) O art. 9, 7, da Lei 9434/1997 determina: vedado gestante dispor de tecidos, rgos ou partes de seu corpo vivo, exceto quando se tratar de doao de tecido para ser utilizado em transplante de medula ssea e o ato no oferecer risco sua sade ou ao feto. A norma em questo no prev nenhuma sano para o caso de seu descumprimento. Diante disso, correto afirmar que o negcio jurdico para doao de rgos celebrado por gestante em desconformidade com o art. 9, 7, da Lei 9434/1997 ser: a) anulvel. b) nulo. c) vlido, porm ineficaz. d) perfeitamente vlido e eficaz. e) nulo, mas passvel de convalidao, desde que a nulidade seja suprida por deciso judicial.

7. (TRE/BA tcnico 2010 CESPE) Acerca da capacidade, do domiclio, da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, dos direitos da personalidade e dos bens, julgue os itens que se seguem. O exerccio dos direitos da personalidade no pode sofrer limitao voluntria, com exceo dos casos previstos em lei. 8. (TRE/BA tcnico 2010 CESPE) Acerca da capacidade, do domiclio, da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, dos direitos da personalidade e dos bens, julgue os itens que se seguem. O pseudnimo adotado para atividades lcitas tem proteo legal restrita e diversa da que se d ao nome.

Exercicos Curso: Regular Fiscal


Gabarito: 1E 2B 3-C 4C 5B 6B 7 Certo 8 - Errado

3 Direito Civil Luciano Figueiredo


www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.lfg.com.br

Вам также может понравиться