Вы находитесь на странице: 1из 17

AULA 2 MANOMETRIA/MANMETROS

Cap. 02 Professor Danilo Bento Oliveira

DEFINIO
O

manmetro o instrumento utilizado na mecnica dos fluidos para se efetuar a medio da presso, no setor industrial existem diversos tipos e aplicaes para os manmetros.

Tipos de Manmetros

Tipos de Manmetros

Tipos de Manmetros

Determinao da Presso: Piezmetro


O piezmetro o mais simples dos manmetros. O mesmo consiste em um

tubo transparente que utilizado como para medir a carga hidrulica. O tubo transparente (plstico ou vidro) inserido no ponto onde se quer medir a presso. A altura da gua no tubo corresponde presso, e o lquido indicador o prprio fludo da tubulao onde est sendo medida a presso. Quando o fludo a gua s pode ser

utilizado para medir presses baixas (a limitao a altura do piezmetro).

Para calcular a Presso utilizando a carga

hidrulica utiliza-se a Lei de Stevin.

EXEMPLO:
Qual a presso mxima que pode ser medida

com um manmetro de 3 m de altura instalado numa tubulao conduzindo: a) gua (=1.000kg/m3); b) leo (=850kg/m3);

Determinando a Presso: Tubo em U


Para poder determinar altas presses atravs da

carga hidrulica utiliza-se o Tubo em U. Neste manmetro utiliza-se um lquido de grande massa especfica, normalmente mercrio, que deve ser imiscvel com o fludo da tubulao onde ser medida a presso. A presso na tubulao provoca um deslocamento do fludo indicador. Esta diferena de altura utilizada para a determinao da Presso. Um lado do manmetro fica conectado no ponto onde se deseja medir a presso e o outro lado fica em contato com a presso atmosfrica. Para calcular a presso utilizando a carga hidrulica utiliza-se

Em que:
P1 presso no ponto 1 (Pa)

1 - massa especfica do fludo onde est sendo

medida a presso (kg/m3) 2 - massa especfica do fludo indicador (kg/m3) h1 altura do fludo onde est sendo medida a presso (m) h2 - altura do fludo indicador (m)

Exemplo:
O manmetro de Tubo em U, esquematizado a

seguir, est sendo utilizado para medir a presso em uma tubulao conduzindo gua ( = 1.000kg/m3). O lquido indicador do manmetro o mercrio ( = 13.600kg/m3). Determine a presso no ponto 1 sabendo que h1 = 0,5 m e h2 = 0,9 m.

Determinando a Presso: Manmetro Diferencial


O manmetro do tipo Tubo em U pode ser

utilizado para medir a diferena de presso entre dois pontos, neste caso o mesmo passa a ser chamado de manmetro diferencial. Neste tipo de medidor tambm utilizado um lquido de grande massa especfica, normalmente mercrio, que deve ser imiscvel com o fludo da tubulao onde ser medida a diferena de presso. Os dois lados do manmetro esto conectados com os pontos onde se deseja medir a diferena de presso. Para calcular a presso utilizando a carga hidrulica utiliza-se a expresso da Lei de Stevin:

Em que:

P diferena de presso (Pa)


1 e 3- massa especfica do fludo onde est

sendo medida a diferena de presso (kg/m3) 2 - massa especfica do fludo indicador (kg/m3) h1 e h3 altura do fludo onde est sendo medida a presso (m) h2 - altura do fludo indicador (m)

EXEMPLO

EXERCCIOS

REFERNCIAS:
ROMA, W. N. L. Fenmenos de Transporte para

Engenharia. 2a. Edio. So Carlos: Rima Editora, 2006.


AZEVEDO NETO, J.M. Manual de hidrulica. 8

Edio. So Paulo, Ed. Edgar Blucher, 1998, 669p. BRUNETTI,Franco. Mecnica dos fluidos. So Paulo: Pearson, 2005. 410p. Mecnica dos fluidos. Instituto Federal de Cincia e Tecnologia. So Paulo.

Вам также может понравиться