Вы находитесь на странице: 1из 16

Significado de Fator Rh

O que Fator Rh:

Fator Rh um importante antgeno presente no sangue de determinadas pessoas, cuja presena significa que a classificao ser Rh+. Os indivduos que no possuem naturalmente o tal antgeno recebem a classificao Rh-.

A designao Rh uma abreviatura do nome do macaco Rhesus, no qual os cientistas Landsteiner e Wiener identificaram pela primeira vez a presena do antgeno que denominaram fator Rh.

Atravs dessa experincia realizada em 1940 com o macaco Rhesus tambm foi possvel verificar a produo de anticorpos designados por anti-Rh.

Importncia do grupo sanguneo em transfuses de sangue e gravidez

A identificao do grupo sanguneo de um indivduo (O+, A+, B+, O-, A-, B-, AB+, AB-) crucial para determinar qual o tipo de transfuso sangunea, e ainda, para prevenir um recm-nascido de adquirir uma doena especfica denominada Eritroblastose Fetal (ou Doena de Rhesus, Doena Hemoltica por Incompatibilidade de Rh, Doena Hemoltica do RecmNascido).

Nas doaes de sangue, cada pessoa s pode receber ou doar um tipo de sangue especfico: tipos O- so considerados doadores universais e tipos AB+ so considerados receptores universais. Um erro de transfuso pode ocasionar reaes que levam morte.

O fator Rh influencia na gravidez de mulheres Rh- que tenham tido contato com sangue Rh+ (atravs do sangue Rh+ do pai que poder gerar um filho Rh+).

Numa segunda gravidez, o sangue Rh+ do feto poder se misturar com o da me, estimulando nesta a produo de anticorpos Rh que iro destruir as clulas sanguneas do beb, podendo provocar a morte por anemia, ictercia ou insuficincia cardaca.

Por isso, importante que a situao seja diagnosticada a tempo para que seja efetuado o tratamento mais adequado para evitar complicaes com o beb.

O significado de Fator Rh est na categoria: Geral http://www.significados.com.br/fator-rh/

O sistema sanguneo ABO e o fator Rh

Breve introduo a imunologia

A caracterstica fundamental de todo sistema imunolgico a sua capacidade de distinguir e eliminar partes de um corpo estranho, como bactrias, vrus, e at mesmo clulas cancergenas. Quando nos ferimos com uma pequena lasca de madeira, por exemplo, o nosso sistema imunolgico ativa as clulas brancas fagocitrias conhecidas como macrfagos. Estas clulas engolfam e destrem os possveis micrbios invasores, produzindo protenas que ativam outras partes do sistema imunolgico, alm de alertar outros fagcitos. Esta a chamada imunidade natural, presente em todos os animais. O complemento, outro componente do sistema imunolgico, formado por mais de 30 protenas no sangue, que atuam em cascata, identificando e destruindo os invasores.

Outro componente do sistema imunolgico, presente apenas nos vertebrados, a chamada imunidade adquirida, formada por clulas brancas especializadas, os linfcitos B e T, que tornam-se ativos e se multiplicam ao encontrarem molculas especficas de organismos estranhos chamadas antgenos. Cada um dos 100 bilhes de linfcitos B, secreta um anticorpo (protena de defesa) que se liga a um antgeno especfico, ajudando a elimin-lo. J os linfcitos T podem reconhecer e eliminar clulas que carregam molculas indesejveis na sua superfcie, por exemplo, bem como ajudar os linfcitos B a produzir anticorpos.

A principal caracterstica da imunidade adquirida, a memria imunolgica, surge de mecanismos baseados em DNA que permitem aos linfcitos do corpo reconhecer uma grande diversidade de antgenos. Essencialmente, cada encontro com um organismo invasor estampa uma "fotocpia" gentica dentro das clulas B e T. Numa segunda vez que estas clulas se encontrarem com o mesmo invasor, elas usam a "fotocpia" gentica, o que permite um reconhecimento mais rpido e mais eficiente do organismo invasor.

A reao antgeno-anticorpo. Os stios escuros dos antgenos so os determinantes da especificidade antignica. Os stos na molcula do anticorpo so estruturalmente complementares aos stos determinantes do antgeno. O anticorpo divalente porm o antgeno pode ser multivalente (Lehninger, Bioqumica.)

O Sistema ABO

No caso dos grupos sanguneos humanos ABO sabemos que as hemcias possuem dois tipos de antgenos, chamados de aglutinognios, A e B; e o plasma pode conter dois anticorpos (aglutininas), anti-A e anti-B. Ento existem quatro grupos sanguneos para este sistema: A, B, AB e O. Os indivduos A possuem os antgenos A e os anticorpos Anti-B. Os indivduos B possuem os antgenos B e os anticorpos Anti-A. Os indivduos AB possuem ambos os antgenos, A e B; e nenhum anticorpo. Os indivduos O, no possuem nenhuma antgeno e possuem os dois anticorpos, anti-A e Anti-B.

Ento:

Os indivduos A, cujas hemcias apresentam antgenos (aglutinognios) A, apresentam anticorpos (aglutininas) anti-B em seu plasma. Esses indivduos, quando da doao, s podero receber sangue do tipo A. Se o sangue doado for do tipo B, ou AB isso vai provocar uma reao imunolgica, no indivduo A e seus anticorpos anti-B, vo tentar neutralizar as hemcias B do doador, provocando aglutinao das mesmas e podendo levar a morte do indivduo.

Os indivduos B, tem anticorpos anti-A em seu soro. Eles s podero receber sangue do mesmo tipo, no caso, B: pois se receberem sangue do tipo A ou AB, seus anticorpos anti-A, provocaro uma reao imune, podendo levar a morte.

Os indivduos AB, possuem os antgenos A e B, mas no possuem nenhum anticorpo. Tais indivduos podem receber qualquer tipo sangneo, porm no podem doar nem para os indivduos A e nem para os indivduos B, j que qualquer um de seus antgenos provocaria reaes dos anticorpos destes indivduos.

Os indivduos O, como no possuem nenhum antgeno podero doar sangue para qualquer indivduo (A, B ou AB). Isto quer dizer que quando qualquer indivduo recebe sangue do tipo O, ele no vai "constatar" a presena de protenas estranhas (j que O no tem antgeno) e, portanto, no vai produzir anticorpos e nem reao imune. isso que faz os indivduos O doadores de sangue universais. Por outro lado como tais indivduoas possuem os anticorpos anti-A e anti-B, eles no podero receber sangue de ningum a no ser de indivduos O, ou seja, do seu prprio tipo.

O sistema ABO apresenta herana que determinada por uma srie de trs alelos mltiplos: IA, IB, i

indivduos do tipo A apresentam gentipo IAIA ou IAi indivduos do tipo B apresentam gentipo IBIB ou IBi indivduos do tipo AB apresentam gentipo IAIB indivduos do tipo O apresentam gentipo ii

O Fator Rh

Quanto ao Rh este um fator que foi primeiramente descoberto no macaco Rhesus, cujo sangue, quando injetado em coelhos, provocava a formao de anticorpos anti-Rh, aglutinando o sangue destes. Posteriormente descobriuse que numa certa porcentagem de humanos (mais ou menos em 85% dos brancos) havia a presena destes antgenos, nas hemcias. Denominou-se tais indivduos de Rh+; os demais, que no apresentavam estes antgenos nas suas hemcias foram denominados de Rh-. Sabemos que o fator Rh um carter mendeliano dominante. Assim, indivduos Rh+ tem gentipo RR (homozigoto) ou Rr (heterozigoto dominante); e indivduos Rh- tem gentipo rr (recessivo). Se um indivduo Rh- recebe sangue de um indivduo Rh+, ele

produz anticorpos anti-Rh e no mostra, de incio, reao mais sria. Em posteriores transfuses, porm, as reaes podero ser mais srias a ponto de levar a morte. Um fenmeno importante relacionado ao fator Rh a chamada eritrosblastose fetal. Assim podemos ter a seguinte situao: Uma mulher Rh- (rr) casa-se com um homem Rh+ (RR, por exemplo). O seu primeiro filho vai ser Rh+ (Rr), j que se trata de herana mendeliana dominante. Durante a gravidez deste primeiro filho, pode ocorrer que, dada a transfuso de sangue do feto para a me, feita de maneira natural atravs da placenta, esta se torne imunizada pelo sangue do feto Rh+. Assim o sangue da me formar anticorpos (aglutininas) anti-Rh em seu sangue, sem maiores consequncias para ela. Todavia durante uma segunda gravidez, o sangue da me, que j possui os anticorpos (as aglutininas anti-Rh), podero passar atravs da placenta para o sangue do feto Rh+, podendo provocar a hemlise das hemcias do feto, levando-o a morte.

http://www.biologiaviva.xpg.com.br/aborh.htm Doena Hemoltica do Recm-Nascido

Por Mayara Lopes Cardoso O nosso sistema sanguneo composto por tipos de protenas denominadas aglutinognios (tambm conhecidos como antgenos) e agluitininas (tambm conhecidas como anticorpos), e de acordo com a presena de tais protenas, temos determinado tipo de sangue. Mas nem todos os aglutinognios e aglutininas so compatveis entre si, e quando h incompatibilidade entre tipos sanguneos, uma srie de complicaes pode ser desencadeada.

Como exemplo de complicaes por incompatibilidade sangunea temos a doena hemoltica do recm nascido (DHRN), tambm conhecida como eritroblastose fetal, uma patologia causada pela incompatibilidade entre o fator Rh da me e o do fator Rh do feto.

A DHRN acontece quando uma mulher Rh-, sensibilizada imunologicamente, seja por j ter gerado um filho Rh+, seja por transfuso indevida, gera um feto Rh+. Essa sensibilizao, nada mais , que a presena de anticorpos irregulares no sangue, ou seja, anticorpos ocorrem de maneira natural, mas patolgica. Esses anticorpos agem normalmente na defesa do organismo quando em contato com antgenos correspondentes.

Durante a o perodo gestacional, a me e o feto esto ligados entre si atravs da placenta. De forma acidental, pode ocorrer a passagem de sangue fetal para a circulao da me, que j sensibilizada, produzir anticorpos que agiro na circulao do feto, destruindo suas hemcias.

O feto passa a produzir maior nmero eritroblastos, hemcias nucleadas e imaturas, lanados corrente sangunea para suprir aquelas hemolisadas (quebradas, destrudas), da o nome etriblastose fetal.

As complicaes podem ser maiores ou menores dependendo da sensibilidade materna. Os primeiros filhos gerados podem ser pouco afetados, pois a me produz poucos anticorpos irrregulares (caso, claro, se houver incompatibilidade), mas em gestaes seguintes, os danos sero mais expressivos.

A DHRN pode causar a morte do beb durante a gravidez ou aps o parto. Em casos extremos em que no h morte da criana, podero ocorrer leses no sistema nervoso, acarretando numa paralisia, deficincia mental, surdez, etc. O filho provavelmente nascer ictrico, ou seja, com a pele amarelada, devido bilirrubina excessiva na corrente sangunea, um pigmento oriundo da quebra de hemcias.

A me Rh- precisa receber uma dose de gamaglobulina anti-Rh, que ter a funo de extinguir as hemcias do feto que passaram para sua circulao, no tendo assim, problemas nas futuras gestaes.

Ao recm-nascido, transfundido sangue Rh-, que, por no conter aglutininas, compatvel com o sangue da me. As hemcias tm sobrevida de 120 dias, depois desse tempo elas so destrudas naturalmente pelo organismo, e substitudas por hemcias produzidas pela prpria criana.

Referncias Bibliogrficas: CONTRAN, Ramzi S., KUMAR, Vinay, ROBBINS, Stanley. Patologia estrutural e funcional. Guanabara: Rio de Janeiro, 1986.

AVISO: As informaes contidas neste texto so apenas para referncia, no devendo ser usadas para automedicao ou autodiagnstico. Se voc estiver com algum problema de sade, procure um mdico.

http://www.infoescola.com/doencas/doenca-hemolitica-do-recem-nascido/

Eritroblastose Fetal Compartilhe este trabalho

Share on orkut Share on twitter Share on facebook Share on email More Sharing Services 0 Autor: Luziany Queiroz Santos Instituio: UNEMAT Tema: Gentica Data de incluso: 01/12/2006

ERITROBLASTOSE FETAL

INTRODUO

A eritroblastose (do grego eritro, "vermelho" e blastos, "germe", "broto") fetal, doena de Rhesus, doena hemoltica por incompatibilidade Rh ou doena hemoltica do recm-nascido.

Isto ocorre quando uma me de Rh- que j tenha tido uma criana com Rh+ d luz uma criana com Rh positivo, ou seja, Mulheres Rh- produzem anticorpos anti-Rh ao gerarem filhos Rh+. Durante a gravidez, e principalmente na hora do parto, ocorrem rupturas na placenta, com passagem de hemcias da criana Rh+ para a circulao da me. Isso estimula a produo de anticorpos anti-Rh e adquirir a memria imunitria, ficando sensibilizada quando ao fator Rh. Na primeira gravidez a sensibilizao geralmente pequena e o nvel de anticorpos no sangue no chega a afetar a criana. Na hora do parto, porm, a sensibilizao grande, de modo que, em uma segunda gestao, se o feto for Rh+, o sistema imunolgico j est preparado e "vacinado" contra o fator Rh, os anticorpos anti-Rh atravessam a placenta e destroem as hemcias fetais, processo que ocorre incessantemente ao longo de todo perodo da gestao.

A destruio das hemcias leva anemia profunda, e o recm-nascido adquire ictercia (pele amarelada), devido ao acmulo de bilirrubina, produzida no fgado a partir de hemoglobina das hemcias destrudas. Como resposta anemia, so produzidas e lanadas no sangue hemcias imaturas, chamadas de eritroblastos. A doena chamada de Eritroblastose Fetal pelo fato de haver eritroblastos em circulao ou doena hemoltica do recmnascido.

A DESCOBERTA

A partir dos experimentos desenvolvidos por Landsteiner e Wiener, em 1940, com sangue de macaco do gnero Rhesus, foi descoberto um outro sistema de grupo sanguneo. Esses pesquisadores verificaram que ao se injetar o sangue desse macaco em cobaias, havia produo de anticorpos para combater as hemcias introduzidas. Ao centrifugar o sangue das cobaias obteve-se o soro que continha anticorpos anti-Rh e que poderia aglutinar as hemcias do macaco Rhesus. As Concluses da obtidas levariam a descoberta de um antgeno de membrana que foi denominado Rh (Rhesus), que existia nesta espcie e no em outras como as de cobaia e, portanto estimulavam a produo de anticorpos, denominados anti-Rh.

H neste momento uma inferncia evolutiva: se as protenas que existem nas hemcias de vrios animais podem se assemelhar isto pode ser um indcio de evoluo. Na espcie humana, por exemplo, temos vrios tipos de sistemas sanguneos e que podem ser observados em outras espcies principalmente de macacos superiores.

Analisando o sangue de muitos indivduos da espcie humana, Landsteiner verificou que, ao misturar gotas de sangue dos indivduos com o soro contendo anti-Rh, cerca de 85% dos indivduos apresentavam aglutinao (e pertenciam as raas brancas) e 15% no apresentavam. Definiu-se, assim, "o grupo sangneo Rh+" (apresentavam o antgeno Rh), e "o grupo Rh" (no apresentam o antgeno Rh).

A determinao dos tipos sanguneos no sistema Rh simples. Basta adicionar algumas gotas da soluo com anticorpos anti-RH a uma gota do sangue examinado; se as hemcias se aglutinarem, o sangue testado do tipo Rh+; se no houve aglutinao, ele do tipo Rh .

Se um Rh + doar sangue para um Rh-, ele estar entregando uma protena estranha (fator Rh), no soro do receptor pode haver anticorpos, assim pode ocorrer aglutinao do sangue.

A CAUSA

A partir dos trabalhos pioneiros de Landsteiner, tornou-se muito raro que uma pessoa receba uma transfuso de sangue incompatvel, tornando-se sensibilizada ao fator Rh. Entretanto, h uma forma, mais difcil de ser evitada, de uma pessoa Rh negativo entrar em contato com sangue Rh positivo, produzindo o anticorpo anti-Rh. Isso pode ocorrer durante a gestao, caso uma mulher Rh negativo esteja grvida de uma criana Rh positivo. No passado, a incompatibilidade podia resultar na morte da me ou do feto, sendo, tambm, uma causa importante de incapacidade a longo prazo - incluindo danos cerebrais e insuficincia heptica.

No final da gestao, particularmente durante o parto e o deslocamento da placenta, pode acontecer a passagem de pequenas quantidades de sangue fetal para a circulao materna. Ao entrar em contato com glbulos vermelhos que contm o fator Rh, o sistema de defesa da mulher ir produzir anticorpos anti-Rh, e a mulher se torna sensibilizada.

Em uma prxima gestao, se ela novamente estiver gerando uma criana Rh positivo, deve ocorrer passagem desses anticorpos anti-Rh para a circulao fetal.

Esses anticorpos passam a atacar as clulas vermelhas do feto, destruindoas. Essa destruio se chama hemlise, o que explica o nome da doena (doena hemoltica).

AS CARACTERISTICAS

A caracterstica mais importante da doena a anemia hemoltica com intensa palidez, colorao amarela da pele e mucosas (ictercia), formao compensatria de glbulos vermelhos no fgado, no bao e medula vermelha dos ossos da criana (eritropoese), alm de inchao (edema).

Cerca de 85% da populao branca apresentam Rh positivo nos glbulos vermelhos, cabendo aos restantes 15% o Rh negativo. Se numa transfuso forem postos em contato os dois tipos de sangue, o portador de Rh negativo que recebeu sangue Rh positivo desenvolve reao de defesa com formao de anticorpos anti-Rh. O mecanismo pode-se manifestar quer quando a mulher Rh negativo recebe transfuso Rh positivo quer uma gestante Rh negativo, casada com homem Rh positivo, gere uma criana Rh positivo.

Como se sabe, se o pai e a me forem Rh negativo, a criana ser tambm Rh negativo nada sofrendo, portanto. Outra possibilidade que mesmo sendo o pai Rh positivo, poder ainda ser heterozigtico. Assim legar ao filho um gameta Rh negativo que se unindo ao gameta materno (obrigatoriamente Rh negativo), vai gerar uma criana Rh negativo.

Mulheres Rh- produzem anticorpos anti-Rh ao gerarem filhos Rh+. Durante a gravidez, e principalmente na hora do parto, ocorrem rupturas na placenta, com passagem de hemcias da criana Rh+ para a circulao da me. Isso estimula a produo de anticorpos anti-Rh e adquirir a memria imunitria, ficando sensibilizada quando ao fator Rh. Na primeira gravidez a sensibilizao geralmente pequena e o nvel de anticorpos no sangue no chega a afetar a criana. Na hora do parto, porm, a sensibilizao grande, de modo que, em uma segunda gestao, se o feto for Rh+, o sistema imunolgico j est preparado e "vacinado" contra o fator Rh, os anticorpos anti-Rh atravessam a placenta e destroem as hemcias fetais, processo que ocorre incessantemente ao longo de todo perodo da gestao.

A destruio das hemcias leva anemia profunda, e o recm-nascido adquire ictercia (pele amarelada), devido ao acmulo de bilirrubina, produzida no fgado a partir de hemoglobina das hemcias destrudas. Como resposta anemia, so produzidas e lanadas no sangue hemcias imaturas, chamadas de eritroblastos. A doena chamada de Eritroblastose Fetal pelo fato de haver eritroblastos em circulao.

O DIAGNSTICO

Existem os recursos laboratoriais prevalncia sobre os clnicos. Possibilitam diagnstico de probabilidade antes do parto e nas primeiras horas de vida, algumas vezes com precedncia sobre qualquer exteriorizao objetiva da doena, e so fator inseparvel do diagnstico de certeza, permitindo e orientando o teraputico.

Vejamos o exemplo do trabalho de Walker & Molison (1957): entre 558 casos da eritroblastose, 72% foram diagnosticados por provas imunematolgicas e apenas 28% clinicamente. , nessa ordem de idias, de probabilidade o diagnstico efetuado antes do parto, e de certeza o conseguido depois do nascimento, um e outro processados em duas fases, clnica e imunematolgica.

Diagnstico anteparto

Complexo e laborioso por vezes, outras se impondo aos olhos, deve o diagnstico ser institudo o mais precocemente possvel, com antecipao jamais inoportuna.

Durante a gravidez da maior relevncia rastre-lo e esclarec-lo. Aps ser diagnosticada a eristroblastose fetal, importa em orientao decisiva a assistncia no parto, no planejamento e execuo de teraputica ps-natal, mais efetiva se mais cedo tentada.

Os modernos procedimentos semiticos, baseados no exame bioqumico e espectrofotomtrico do liqudo mnico, obtido por puno transabdominal, permite estabelecer, com razovel preciso, a evoluo da doena, cujo acontecimento outras provas laboratoriais tero permitido positivar, como se ver a seguir.

ainda vantagem ligado ao conhecimento da doena, cercar de maiores cuidados eventual hemotransfuso no ciclo gestatrio. Existem os acidentes maternos e as repercusses fetais de gravidade rara.

A investigao clnica apia-se na histria da paciente e nos elementos recolhidos pela semitica; a imunematolgica comprova incompatibilidade sangnea entre os pais, evidenciando a isoimunizao materna.

Diagnstico posparto

Obtm-se, nos recm-nascidos vivos, pela conjugao do exame clnico s provas imunematolgicas; radiografia do esqueleto e estudo da placenta. Nos nati e neomortos no se dispensa contribuio necropsia.

No tem validade o diagnstico intraparto, por no dispor de maiores subsdios que os havidos no curso de gestao.

O TRATAMENTO

Para a Me (Preveno)

O diagnstico pode ser feito pela tipagem sangnea da me e do pai precocemente e durante a gestao o teste de Coombs que utiliza anticorpo humano pode detectar se esta havendo a produo de anticorpos pela me e providncias podem ser tomadas.

Aps o nascimento da criana toma-se medida profiltica injetando, na me Rh-, soro contendo anti- Rh. A aplicao logo aps o parto, destri as hemcias fetais que possam ter passado pela placenta no nascimento, ou antes. Evita-se, assim, a produo de anticorpos "zerando o placar de contagem". Cada vez que um concepto nascer e for Rh+ deve-se fazer nova aplicao, pois novos anticorpos sero formados.

Caso no houver uma preveno aps o primeiro parto, a partir da segunda gestao, todas as gestaes tero fetos que sofreram com a eritroblastose fetal. Em alguns casos mais graves chega a ocorrer aborto involuntrio.

O modo de preveno mais comum administrar o soro anti-Rh na me, aps o primeiro parto, ou antes, da segunda gestao. Com isto, o soro neutraliza o anticorpo anti-Rh positivo que est concentrada no organismo da me.

Um dos mtodos preventivos utilizados glamaglobulina anti-Rh para bloquear o processo de sensibilizao que produz anticorpos contra o sangue Rh+ incompatvel do beb. A sua administrao imediatamente aps o nascimento do beb Rh+ fornece me uma dose passiva temporria de anticorpos que destroem quaisquer clulas sangneas Rh+ que possam penetrar na corrente sangnea materna durante o parto. Isso impede que a me produza anticorpos permanentes.

Outros mtodos so os espectrofotomtricos para o exame do lquido amnitico (amniocentese anlise do lquido amnitico para verificar a existncia de anemia e acmulo de bilirrubina), que determina a gravidade da condio, o uso de transfuses de troca no nascimento, instituio do parto prematuro nos casos crticos ao uso da glamaglobulina. Esta tem contribudo para reduzir o retardamento mental, a surdez e a paralisia cerebral.

Para o beb

A gravidade da enfermidade depende do grau de sensibilizao da me. O primeiro e o segundo filho, gerados nas condies especificadas anteriormente, podem ser pouco afetados, mas em gestaes seguintes, nas mesmas circunstncias a me ir sendo sensibilizada gradualmente e isto ter aumentado o grau de danos causados ao filho.

Em casos em que a criana nasce afetada pela doena, pode-se fazer uma transfuso total do seu sangue. Usa-se neste caso sangue Rh-, pois este tipo, no tendo o antgeno, no destrudo pelos anticorpos presentes no recm-

nascido.

Aps certo tempo, as hemcias Rh- recebidas so totalmente substitudas por outras Rh+ produzidas pela criana, no havendo mais o risco de sua destruio, pois agora a criana no ter mais os anticorpos que recebeu de sua me.

A transfuso de sangue intra-uterina e at mesmo a antecipao do parto so adotados em casos mais graves. Aps o nascimento, o beb passa por um banho de luz para eliminar a bilirrubina existente no organismo, ou at mesmo pela troca do sangue.

CONCLUSO

Com o desenvolvimento deste trabalho, podemos observar que a doena hemoltica do recm nascido (eritroblastose fetal) extremamente prejudicial ao feto, visto que destri as hemcias, atravs da ao dos anticorpos, podendo assim acarretar a morte fetal.

Sendo assim imprescindvel a realizao do acompanhamento da gestante no pr-natal, no qual a possibilidade de ocorrncia de doena pode ser diagnosticada mediante anlise do mnio e do lquido amnitico (espectrofotometria) em busca de bilirrubina. Caso comprovado a eritroblastose fetal deve-se tomar medidas importantes, tais como a antecipao do parto e cuidados especiais no tratamento do recm-nascido, estes devero ser adotados imediatamente em benefcio da me e da criana. http://amigonerd.net/trabalho/33652-eritroblastose-fetal

Вам также может понравиться