Вы находитесь на странице: 1из 7

1.

As trs partes do crebro


O crebro, ou encfalo, o seu rgo mais poderoso. Ele, porm, no chega a pesar 1,5 kg. Sua textura semelhante a de uma gelatina firme. Ele possui trs partes principais:
1. O crebro preenche a maior parte do

seu crnio. Ele est envolvido com as lembranas, resoluo de problemas, pensamentos e sentimentos. Ele tambm controla os movimentos. 2. O cerebelo encontra-se na parte de trs de sua cabea, abaixo do crebro. Ele controla a coordenao e o equilbrio. 3. O tronco cerebral encontra-se embaixo do crebro, na frente do cerebelo. Ele liga o crebro medula espinhal e controla funes involuntrias como respirao, digesto, ritmo cardaco e presso arterial.

2. Linhas de alimentao
O crebro alimentado por uma das redes de vasos sanguneos mais ricas do corpo. A cada batimento cardaco, as artriastransportam de 20 a 25 por cento do seu sangue para o crebro, onde bilhes de clulas utilizam cerca de 20 por cento do oxignio e do combustvel que o sangue transporta. Quando voc est pensando muito sobre algo, seu crebro pode usar at 50 por cento do oxignio e combustvel. Toda a rede de vasos inclui veias e vasos capilares, alm das artrias.

3. O crtex: "Rugas do pensamento"


A superfcie enrugada do seu crebro uma camada externa especializada chamada de crtex. Os cientistas mapearam o crtex identificando reas fortemente ligadas a determinadas funes. Regies especficas do crtex:

Interpreta sensaes do seu corpo eimagens, sons e cheiros do mundo externo. Cria pensamentos, resolve problemas e faz planos. Forma e guarda lembranas. Controla os movimentos voluntrios.

4. Crebro esquerdo/crebro direito


Seu crebro est dividido em dois hemisfrios, o direito e o esquerdo. Os especialistas no sabem ao certo quais so as diferenas entre as funes do "crebro esquerdo" e do "crebro direito", com exceo de:

O lado esquerdo controla os movimentos do lado direito do corpo. O lado direito controla os movimentos do lado esquerdo do corpo. Na maioria das pessoas, a regio que controla o idioma est principalmente no lado esquerdo.

5. A floresta de neurnios
O verdadeiro trabalho do seu crebro realizado por clulas individuais. Um crebro adulto contm cerca de 100 bilhes de clulas nervosas, ou neurnios, com ramificaes que se conectam em mais de 100 trilhes de pontos. Os cientistas chamam esta rede densa e ramificada de "floresta de neurnios". Os sinais que viajam atravs da floresta de neurnios formam a base das memrias, pensamentos e sentimentos. Os neurnios so o principal tipo de clula destrudo pela doena de Alzheimer.

6. Sinalizao das clulas


Os sinais que formam as memrias e os pensamentos se movimentam por meio de uma clula nervosa individual como uma minscula carga eltrica. As clulas nervosas entram em contato por meio de sinapses. Quando uma carga eltrica alcana uma sinapse, ela pode provocar a liberao de pequenas exploses de substncias qumicas, os chamados neurotransmissores. Os neurotransmissores viajam atravs da sinapse, transportando sinais para outras clulas. Os cientistas identificaram dezenas de neurotransmissores. A doena de Alzheimer atrapalha o modo como as cargas eltricas viajam entre as clulas e a atividade dos neurotransmissores.

7. Codificao dos sinais


100 bilhes de clulas nervosas 100 trilhes de sinapses dezenas de neurotransmissores Estes nmeros poderosos formam a matria-prima do seu crebro. Com o passar do tempo, nossas experincias criam padres para os tipos e intensidade dos sinais. Estes padres de atividade explicam como, em nvel celular, nossos crebros codificam nossos pensamentos, lembranas, habilidades e a compreenso de quem somos. A imagem computadorizada de uma tomografia por emisso de psitrons (PET) esquerda mostra padres tpicos de atividade cerebral associados com:

Ler palavras Ouvir palavras Pensar em palavras Dizer palavras

A atividade mais forte nas regies em vermelho e diminui pouco a pouco passando pelas outras cores do arco-ris, de amarelo a azul violeta. Os padres de atividade especficos alteram no decorrer da vida conforme conhecemos novas pessoas, passamos por novas experincias e adquirimos novas habilidades. Os padres tambm alteram quando a doena de Alzheimer ou um distrbio relacionado atrapalha as clulas nervosas e as conexes que elas realizam entre si.

Вам также может понравиться