Вы находитесь на странице: 1из 6

4.

2 - REVESTIMENTO PARA FERRAMENTAS DE CORTE


A deposio de revestimentos em ferramentas de corte tem como principal objetivo o aumento da vida das ferramentas. Outros efeitos positivos, tais como o aumento da velocidade de corte (o que resulta em uma maior produtividade), reduo de foras de corte (menor potncia consumida) e reduo da tendncia adeso, tambm podem ser obtidos. As primeiras referncias sobre o estudo dos revestimentos para ferramentas de corte datam da segunda metade da dcada de 1960. As principais ferramentas revestidas so compostas por um substrato relativamente tenaz de metal duro ou ao-rpido sobre o qual aplicada uma fina camada de material resistente ao desgaste com granulometria extra fina (carbonetos, nitretos, carbonitretos e xidos). De forma geral, a utilizao de revestimentos conferem certas caractersticas s ferramentas de corte como: Resistncia ao calor e ao desgaste; Diminuio do choque trmico no substrato; Usinagem com velocidades e avanos mais altos; Possibilidade de corte a seco ou com mnima quantidade de fluido de corte; Melhor acabamento superficial da pea; Reduo do atrito; Reduo e at mesmo ausncia da aresta postia de corte; Reduo do desgaste de cratera e de flanco. A baixa condutividade trmica dos revestimentos funciona como uma barreira entre o material da pea e o substrato da ferramenta. Devido a esta barreira, a carga trmica no substrato, o atrito, a adeso, a difuso e a oxidao podem ser reduzidos e a resistncia abraso aumentada. As ferramentas podem ser revestidas basicamente por dois processos: Processo de deposio qumica a vapor - CVD (Chemical Vapour Deposition): a deposio dos revestimentos ocorre por meio de reaes qumicas em uma faixa de temperatura entre 900 e 1100C; Processo de deposio fsica a vapor - PVD (Physical Vapour Deposition): a deposio ocorre por meio de vapores gerados no interior de um forno a baixa presso, em temperaturas em torno de 500 C. O processo PVD traz benefcios como a possibilidade de revestir substratos de ao-rpido

(devido temperatura relativamente mais baixa), obteno de revestimentos com granulometria mais fina (possibilidade de revestir cantos vivos). A Tabela 4.1 mostra os principais revestimentos da atualidade e o processo de deposio. Tabela 4.1 - Principais revestimentos na atualidade e forma de deposio (Santos, 2002). PROCESSO DE APLICAO PVD Revestimento TiN, TiAlN,TiCN, WC/C, CrN, MoS2 CVD Diamante, SiC, Al2O3, TiC, TiN

Uma evoluo no processo de revestimento surgido na dcada de 80 foi o revestimento multicamada, formado por uma combinao de TiC, TiN, TiCN, Al2O3 e ocasionalmente HfN que resultam em um revestimento de espessura total prxima a 10 m. O desenvolvimento dos revestimentos multicamadas possibilitou o aumento da vida e campo de aplicao das ferramentas.

4.3 ESTUDO DOS CAVACOS


Etapas de mecanismo de formao de cavaco: 1. Recalque, devido a penetrao da ferramenta na pea; 2. O material recalcado sofre deformao plstica, que aumenta progressivamente, at que tenses cisalhantes se tornem suficientemente grandes para que o deslizamento comece; 3. Ruptura parcial ou completa, na regio de cisalhamento, dando origem aos diversos tipos de cavacos; 4. Movimento sobre a superfcie de sada da ferramenta. Tipos de cavacos: Cisalhado (segmentado); De ruptura (descontnuo); Contnuo; Cavaco contnuo com aresta postia de corte (APC)

A Figura 4.3 mostra os principais tipos de cavacos, bem como sua formao e o material usinado propcio sua formao. Quanto forma, os cavacos so classificados como: Em fita; Helicoidal; Espiral; Em lasca ou pedaos. A norma ISO 3685 faz uma classificao mais detalhada, conforme pode ser visualizado na Figura 4.4. O material da pea o principal fator que vai influenciar na classificao quanto forma dos cavacos. Quanto s condies de corte: maior vc(velocidade de corte), f (avano) e (ngulo de sada) tende a produzir cavacos em fitas (ou contnuos, quanto ao tipo). O f o parmetro mais influente e o ap o que menos influencia na forma de cavacos. A figura 4.5 ilustra a influncia destes parmetros na forma do cavaco. Os cavacos do tipo contnuos (em fita) trs srios inconvenientes, entre eles destacam: Pode ocasionar acidentes, visto que eles se enrolam em torno da pea, da ferramenta ou dos componentes da mquina; Dificulta a refrigerao direcionada, desperdiando o fluido de corte; Dificulta o transporte (manuseio); Ele prejudica o corte, no sentido de poder afetar, o acabamento, as foras de corte e a vida til das ferramentas.

Apesar das condies de corte poderem ser escolhidas para evitar ou pelo menos reduzir a tendncia de formao de cavacos longos em fita (contnuo ou cisalhado). At o momento, o mtodo mais efetivo e popular para produzir cavacos curtos o uso de dispositivos que promovem a quebra mecnica deles, que so os quebra-cavacos. Os tipos mais comuns de quebra-cavacos esto ilustrados na Figura 4.6, e so: Quebra-cavacos usinado diretamente na ferramenta; Quebra-cavacos fixado mecanicamente; Quebra-cavacos em pastilha sinterizada.

Como vantagens do uso de quebra-cavacos podemos enumerar: 1. Reduo de transferncia de calor para a ferramenta por reduzir o contato entre o cavaco e ferramenta; 2. Maior facilidade de remoo dos cavacos; 3. Menor riscos de acidentes para o operador; 4. Obstruo menor ao direcionamento do fluido de corte sobre a aresta de corte da ferramenta.

Figura 4.3-Formas de cavacos produzidos na usinagem dos metais.

Tipo de cavaco

Formao

Material

Forma-se na usinagem de Aos liga e ao-carbono materiais dcteis e tenazes, com o emprego de grandes avanos e velocidade de corte geralmente superiores a 100 m/mm Forma-se na usinagem de Ferro-fundido, bronze duro, materiais frgeis com avano lato. e velocidade de corte inferiores aos anteriores

Forma-se de materiais Ao com baixo teor de dcteis e homogneos, com carbono e alumnio. o emprego de avano mdio e pequeno da ferramenta, e com velocidade de corte geralmente superior a 60m/min constituda por u depsito de material da pea que adere face de corte da ferramenta, e que ocorre durante o escoamento da apara contnua. Ao com baixo teor de carbono.

Figura 4.4-Tipos de cavacos na usinagem dos metais.

Figura 4.5 -Influncia do f e do ap na forma dos cavacos.

a)

b)

c)

Figura 4.6 -Tipos mais comuns de quebra-cavacos. a) Quebra-cavaco fixado mecanicamente; b) Quebra-cavaco usinado diretamente na ferramenta; c) Quebra-cavaco em pastilha sinterizada.

Вам также может понравиться