Вы находитесь на странице: 1из 45

PROCESSOS DE FABRICAO MATERIAIS CERMICOS

rea

INDUSTRIAL

Ano : 4 ano ENGENHARIA INDUSTRIAL

Prof. Cludio Antonio Garcia Processos de Fabricao 2 Ano: revisada em julho de 2011
.

Cermica
.

cermica (do grego "matria-prima queimada"[1][2] ) a atividade ou a arte de produo de artefatos cermicos. Qualquer classe de material slido inorgnico, nometlico (no confundir com termo ametal) que seja submetido a altas temperaturas (aprox. 540C) durante manofatura ou uso. Geralmente uma ceramica um xido metlico, boreto, carbeto, ou nitreto, ou uma mistura, ou um composto de tais materiais, podendo incluir anons.[3]

Tipos de cermica
As cermicas so comumente dividas em dois grandes grupos:

Cermica Tradicional - Inclui cermica de revestimentos, como ladrilhos, azulejos e tambm potes, vasos, tijolos e outros objetos que no tem requisitos to elevados se comparados ao grupo seguinte. Cermica Avanacada, ou de engenharia - Geralmente so materiais com solicitaes maiores e obtidos apartir de matria prima mais pura. Alguns exemplos so substratos para chips de microprocessadores, cordierita como suporte para catalisador automotivo [4], ferramentas de corte para usinagem, tijolos refratrios para fornos.[5]

Classificao
Os materiais cermicos podem ser classificadas de diversas formas, o mais usual classifcao por aplicao. Outras formas de classificao mais aprimoradas so:

Composio qumica o xidos, Carbetos, Nitretos e Oxinitretos. Origem Mineralgica o Quartzo, bauxita, mulita, apatita, zircnia, entre outros. Mtodo de moldagem o Compresso isosttica, colagem por barbotina (slip casting), extruso e moldagem por injeo, calandragem entre outros. [6]

Histria da cermica
As peas de cermica mais antigas so conhecidas por arquelogos foram encontradas na Tchescolovquia, datando de 24,500 a.C. Outras importante peas cermicas foram encontradas no Japo, na rea ocupada pela cultura Jomon h cerca de oito mil anos,

talvez mais. Peas assim tambm foram encontradas no Brasil na regio da Floresta Amaznica com a mesma idade. So objetos simples. A capacidade da argila de ser moldada quando misturada em proporo correta de gua, e de endurecer aps a queima, permitiu que ela fosse destinada ao armazenamento de gros ou lquidos, que evoluram posteriormente para artigos mais elaborados, com bocais e alas, imagens em relevo, ou com pinturas vivas que possivelmente passaram a ser considerados objetos de decorao. Imagens em cermica de figuras humanas ou humanides, representando possivelmente deuses daquele perodo tambm so freqentes. Parte dos artesos tambm chegou a usar a argila na construo de casas rudes. Em outros lugares como na China e no Egito, a cermica tem cerca de 5000 anos. Tendo destaque especial o tmulo do imperador Qin Shihuang e seus soldados de terracota. No Egito, a arte de vidrar datada em cerca de 3000 anos a.C.. Colares de faianas vidradas aparecem entre as relquias do 3o. milnio, juntamente com estatuetas e amuletos. O mais velho fragmento de cermica vidrada foi feito em policromia, trazendo o nome do rei Mens do Egito. Outras manifestaes importantes na histria da cermica foram os Babilnicos e os assrios que utilizavam cermica com ladrilhos esmaltados em azul, cinza azulado e creme e ainda relevos decorados (sculo VI a.C.), bem como os persas com sua fabricao de objetos em argila cozida em alto brilho, e das cores obtidas misturando xidos metlicos, mtodo usado ainda nos nossos dias. Com o tempo, a cermica foi evoluindo e ganhando os nossos dias, mas no sem contar com os esforos dos gregos, romanos, chineses, ingleses, italianos, franceses, alemes e norte-americanos. A esmaltao industrial teve incio por volta de 1830, na Europa Central. Por muitos anos, as placas cermicas foram conhecidas como sinnimo de requinte e luxo. Aps a segunda Guerra Mundial, houve um grande aumento da produo de revestimento cermico, por conseqncia do desenvolvimento de novas tcnicas de produo. Isso fez com que os preos comeassem a baixar, possibilitando a uma faixa maior de classes sociais a condio de adquirir o produto cermico. Nesta poca, as placas cermicas eram utilizadas primordialmente em banheiros e cozinhas. Com o passar dos anos, a indstria cermica se desenvolveu com grande rapidez. Novas tecnologias, matrias-primas, formatos e design foram desenvolvidos, o que proporcionou a migrao da cermica do banheiro e cozinha para outras partes da casa, alis, acabou migrando tambm para fora dos portes das residncias, indo para shoppings, aeroportos, hospitais, hotis, entre outros locais. No tocante da tecnologia atual, o uso da cermica no se restringe apenas aos tijolos refratrios, mas tambm em aplicaes aeroespaciais e de tecnologia de ponta, como na blindagem trmica de nibus espaciais, na produo de nanofilmes, sensores para detectar gases txicos, varistores de redes eltricas entre outros.

Cermica tradicional
As principais matrias-primas so o Feldspato (particularmente os potssicos), a slica e a argila. Alm destes trs principais componentes, as cermicas podem apresentar aditivos para o incremento de seu processamento ou de suas propriedades finais. Aps submetida a uma secagem lenta sombra para retirar a maior parte da gua, a pea moldada submetida a altas temperaturas que lhe atribuem rigidez e resistncia mediante a fuso de certos componentes da massa, fixando os esmaltes das superfcies. A cermica pode ser uma actividade artstica, em que so produzidos artefactos com valor esttico, ou uma actividade industrial, atravs da qual so produzidos artefactos com valor utilitrio. De acordo com o material e tcnicas utilizadas, classifica-se a cermica em :

terracota - argila cozida no forno, sem ser vidrada, embora, s vezes, pintada cermica vidrada - o exemplo mais conhecido o azulejo grs - cermica vidrada, s vezes pintada, feita de pasta de quartzo, feldspato, argila e areia faiana - loua fina obtida de pasta porosa cozida a altas temperaturas, envernizada ou revestida de esmalte sobre o qual pintam-se motivos decorativo

Cermica artstica
Com possvel exceo do fabrico de tijolos e telhas, geralmente utilizados na construo desde a antiguidade na Mesopotmia, desde muito cedo a produo cermica deu importncia fundamental esttica, j que seu produto, na maioria das vezes, destinavase ao comrcio. Talvez por esta razo a maioria das culturas, desde seus albores, acabou por desenvolver estilos prprios que com o passar do tempo consolidavam tendncias e evoluam no aprimoramento artstico, a ponto de se poder situar o estado cultural de uma civilizao atravs do estudo dos artefatos cermicos que produzia. Afora a cermica para a construo, a cermica meramente industrial s ocorreu na Antiguidade em grandes centros comerciais, iniciando vigorosa etapa com a Revoluo industrial. Com a utilizao da porcelana, a cermica alcanou nveis elevados de sofisticao Cermica industrial A indstria cermica responsvel pela fabricao de pisos, azulejos e revestimento de larga aplicao na construo civil, bem como pela fabricao de tijolos, lajes, telhas, entre outros. Ainda, o setor denominado cermica tecnolgica, responsvel pela fabricao de componentes de alta resistncia ao calor e de grande resistncia compresso. Atualmente a cermica objeto de intensa pesquisa tendo em vista o aproveitamento de vrias das propriedades fsicas e qumicas de um grande nmero de materiais, principalmente a semicondutividade, supercondutividade e comportamento adiabtico.

Cermica de revestimento.
A cermica de revestimento uma mistura de argila e outras matrias-primas inorgnicas, queimadas em altas temperaturas, utilizada em larga escala pela Arquitetura. Sua aplicao com esses fins teve incio com as civilizaes do Oriente Prximo e na sia . Na arquitetura europia, a cermica de revestimento se fez presente desde que os primeiros edifcios de tijolo ou pedra foram erguidos. O seu uso na arquitetura foi dirigido tanto a um apelo decorativo, quanto prtico. Em razo de suas caractersticas o azulejo torna as residncias mais frescas e reduz os custos de conservao e manuteno, j que refratrio ao do sol e impede a corroso das paredes pela umidade.

As limitaes iniciais da tcnica vm sendo superadas pela descoberta e implantao de novos usos e processos, determinados, basicamente, pela pesquisa e adoo de mudanas tecnolgicas, por exemplo, na bitola e no formato das peas, nos mtodos de queima, no tamanho e tipo de fornos, nas tcnicas de esmaltao, entre outros.

Aplicao e uso
A placa cermica pode ser utilizada para os revestimentos de pisos, paredes, na forma de azulejos, ladrilhos e pastilhas, tanto em ambientes residenciais, pblicos e comerciais como em industriais. O desempenho tcnico do material explica suas vantagens de uso:

proteo contra infiltraes externas, maior conforto trmico no interior das edificaes, boa resistncia s intempries e maresia, proteo mecnica de grande durabilidade, longa vida til e fcil limpeza e manuteno.

O assentamento se encontra hoje fora do controle da indstria, estando mais ligado aos prestadores de servios independentes. No entanto, quaisquer falhas no assentamento, refletem-se negativamente na indstria e na imagem geral do produto cermico. Alguns dos principais defeitos relacionados ao assentamento malfeito e a outros fatores do processo so:

eflorescncia. destacamento. Ocorre pela dilatao/retrao do contrapiso e pela falta de junta ou outros fatores distintos. gretamento. Acontece quando o esmalte se rompe devido incompatibilidade de dilatao entre a base e o esmalte, agravada pela variao de umidade e temperatura. desgaste prematuro do esmalte.

Pr-produco
A pr-produo equivale a primeira etapa do processo de fabricaco da cermica de revestimento. Esta etapa consiste na extrao da matria-prima necessria para preparao das massas (pasta homognea com um contedo predefinido de gua, que alimentar as maquinas de conformao no processo produtivo), bem como seu armazenamento e estocagem.

Extrao da matria-prima
Para a produo da cermica de revestimento, utilizam-se matrias-primas classificadas como plsticas e no-plsticas. As principais matrias-primas plsticas so:

argilas plsticas (queima branca ou clara);

argilas fundentes (queima vermelha); caulim

Dentre as matrias no-plsticas, destacam-se:


filitos; fundentes feldspticos; talco; carbonatos

Cada matria-prima exerce uma funo especfica durante o processo produtivo, porm as plsticas so essenciais na fase de conformao, pois fornecem massa a plasticidade necessria, para se obter um revestimento de alta qualidade mecnica. J os materiais no-plsticos, atuam principalmente na fase do processamento trmico e nas misturas com argilas, para a produo da massa.

Armazenamento e estocagem das matrias-primas


As matrias-primas so transportadas do local de extrao, sendo descarregadas e armazenadas em depsito, descoberto ou coberto, em lotes separados segundo o tipo das mesmas. O sazonamento a cu aberto das argilas, atua de forma mais positiva no tratamento. O processo de intemperismo alivia as tenses nos produtos conformados, auxiliando na plasticidade, na trabalhabilidade da argila e na homogeneizao e distribuio da umidade nas massas. As matrias-primas devem ser desagregadas ou modas, classificadas de acordo com a granulometria e muitas vezes tambm purificadas.

Produo
O processo de produo da Cermica de Revestimento bastante automatizado, utilizando equipamentos de ltima gerao, mas existe interferncia humana nas atividades de controle do processo, inspeo da qualidade do produto acabado, armazenagem e expedio.

Preparao dos materiais


Os materiais utilizados para a fabricao da cermica de revestimento so:

o p, que constitui o produto resultante da fase da preparao das massas; e as fritas ou esmalte, que uma cobertura vitrificada impermevel aplicada no biscoito.

Massa para conformao por extruso


Consiste em uma pasta homognea com um contedo predefinido de gua (em torno de 15%), a qual ir imediatamente alimentar a extrusora. A massa introduzida na extrusora e atravs da aplicao de uma presso empurrada por uma abertura devidamente modelada de maneira, a reproduzir a seo transversal do revestimento. A

extrusora dotada de uma cmara a vcuo para facilitar a desareao da massa, na qual sai em uma fita contnua e cortada conforme o tamanho especificado do revestimento.

Massa para conformao por prensagem


Consiste em um p com predefinida distribuio granulomtrica e com um contedo predefinido de gua (entorno de 4 a 6%). A prensagem consiste na compactao do p sobre um molde, atravs da presso de um puno, que pressiona para reassentar e colocar os gros da massa em ntimo contato, resultando assim, em um produto compactado e cru.

Conformao do produto final


Os principais materiais de ingresso nesta etapa do processo produtivo so a pasta ou o p, dependendo do tipo de conformao. O revestimento verde formado nesta etapa possui praticamente a mesma umidade da massa de ingresso.

Secagem
A secagem do produto moldado assegura a integridade e regularidade dimensional do produto, prevenindo quebras e distores. O material proveniente das mquinas de conformao seco, passando a conter 1% de gua. Os tipos de secadores mais difundidos so os de funcionamento atravs de ar quente. O ar quente utilizado para favorecer a difuso da gua de dentro para fora e para a evaporao da gua da superfcie da pea.

Queima
Na etapa de queima o revestimento adquire caractersticas mecnicas adequadas e estabilidade qumica para as diversas utilizaes. Existem dois processos principais de queima: monoqueima e biqueima:

A monoqueima um procedimento na qual so queimados, simultaneamente, a base e o esmalte, em temperaturas que giram em torno de 1000C a 1200C. Esse processo determina maior ligao do esmalte ao suporte (base), conferindolhe melhor resistncia abraso superficial, dependendo das caractersticas tcnicas do esmalte aderido e maior resistncia mecnica flexo. A baixa ou alta absoro de gua depende do produto produzido, pois pode-se ter tanto um porcelanato esmaltado e queimado nas condies de monoqueima, com um %Aa de 0,05, quanto uma monoporosa que tem %Aa acima de 10%. A biqueima o processo mais obsoleto, no qual o tratamento trmico dado apenas ao esmalte, pois o suporte j foi queimado anteriormente.

Uma outra tcnica utilizada hoje por algumas empresas a terceira queima, que consiste em criar efeitos de decorao sobre o esmalte j queimado e recoloc-lo no forno sob temperaturas mais baixas, para obter o design definitivo.

Acabamento
Corte Produz peas para utilidades especiais:

com bordas aparadas, para uso em ngulos externos com furos, para uso em equipamentos especficos

Polimento Tem como finalidade o polimento e o lustre de superfcies cermicas. Para este processo necessrio o controle do p resultante das operaes, como tambm da temperatura, atravs da utilizao de gua. Esmaltao A aplicao de decoraes e esmaltes superficiais so realizadas em uma linha contnua de mquinas:

campana, disco, aergrafo, mquina serigrfica

As matrias primas utilizadas para a produo do esmalte so caulim, fritas,pigmentos, areia e xidos diversos, com um teor de gua na ordem de 40%.

Seleo e embalagem
A seleo elimina peas defeituosas e distribui os revestimentos provenientes do setor de queima, em lotes homogneos por tipo, tonalidade cromtica e pelos calibres. Depois so embalados em caixas de papelo e destinados as lojas para comercializao. Os revestimentos cermicos recebem a nomenclatura A, B, C, D, conforme os defeitos. Os produtos B, C, D so respectivamente, 15%, 40% e 60% mais baratos que o produto A.

Descarte
Em quase todo o processo de fabricao da cermica de revestimento, h algum tipo de descarte de resduo, sendo este no mais reutilizado. Na indstria brasileira de revestimentos cermicos o volume de material descartado por quebra representa em mdia 3% de toda produo nacional. O que no pode ser nem reutilizado e nem reciclado, despejado em lixos urbanos, mais ou menos autorizados, ou mesmo dispersos no ambiente. No caso dos despejos em centros legais de processamento de lixo, os produtos eliminados devem ser devidamente recolhidos e transportados, bem como devem ser tratados aqueles que apresentarem substncias txicas ou nocivas. Alguns esmaltes utilizados no processo de fabricao da cermica contm metais pesados como chumbo e cdmio, e se a frita

utilizada for base de sdio, solubiliza-se em presena de gua e pode contaminar o solo.

Reaproveitamento da quebra
Ao longo dos ltimos anos, vrios estudos e testes foram promovidos, visando a reutilizao dos cacos gerados no processo. A presena do esmalte cermico queimado e tonalidades da massa impediram o seu uso. A massa cermica evoluiu na sua formulao e novos testes foram feitos permitindo a adio do caco (quebra) modo em percentuais reduzidos, que juntado a um trabalho constante de reduo das quebras nos fornos, a curto prazo permitir incorporar toda a quebra novamente no processo. O Sistema de moagem e Reaproveitamento da quebra isto: uma central para onde deslocada toda a quebra gerada nos processos de produo das Cermicas. So utilizados equipamentos para a britagem destas quebras (conjunto de britadores primrio e secundrio), reduzindo a p a quebra gerada nos mais diversos formatos e dimenses. Este p reutilizado na formulao da massa em percentuais que no interferem na qualidade do produto final.

Reciclagem
A reciclagem da cermica de revestimento possvel atravs da reutilizao dos resduos slidos da fabricao. Os resduos originrios do processamento do azulejo, atravs da biqueima, constituem peas finas, porosas e frgeis. So reciclados para a moagem a mido, onde so misturados a outras matrias primas para a obteno da massa cermica. O chamote de pavimentos gresificados o resduo slido do processo de fabricao do revestimento cermico, descartado por quebras ou defeitos visuais e dimensionais, que inviabilizam sua utilizao. A cermica j queimada no biodegradvel por reagir ao calor ou chuva, tendo como nica sada ecologicamente correta a reciclagem . Os resduos de pavimentos gressificados passam por um processo mais complicado de reciclagem, por terem caractersticas mais resistentes e maior densidade devido ao processo de monoqueima onde as peas so queimadas at 1220C. Mtodos invoadores de reciclagem de pavimentos gressificados utilizam o chamote modo a seco, transformado em p, e depois misturado massa cermica, num ndice de reutilizao de 3% dos resduos. A reciclagem diminui o impacto ambiental e os custos de produo das empresas caem, pois os prprios resduos so reutilizados como matria-prima, retornando ao incio do ciclo de produo da cermica de revestimento.

Fabricante
De acordo com a Anfacer (Associao Nacional dos Fabricantes de Cermica para Revestimento), existem 94 empresas de revestimentos em operao no Brasil e praticamente todas utilizam gs em suas linhas de produo. As empresas absorvem 800 milhes de metros cbicos por ano, volume que equivale a 10% de todo o gs importado da Bolvia e a 6% do total consumido no Pas.

Os fabricantes nacionais esto entre os principais usurios do produto que corresponde a cerca de 30% dos custos de produo. Em 1 de setembro, a Petrobrs aplicou um acrscimo de 13% sobre o gs boliviano e, em 1 de novembro, o insumo importado ter outro aumento de 10%.

Design Cermico
O Design Cermico trata desde a conformao do produto em si (composio da pasta, tipo de queima,acabamentos) a sua aparncia superficial (desenhos, tendncias). O desenvolvimento da tcnica e da sensibilidade esttica aplicada ao material aliados a inerente capacidade decorativa das superfcies cermicas criou uma gama variada de padres e motivos, texturas e efeitos. A integrao da cermica ao Design Industrial moderno e contemporneo tem ampliado os efeitos prticos e semnticos deste produto, gerando superfcies com resultados visuais cada vez mais atrativos e tecnicamente corretos, em um sem nmero de possibilidades.

Azulejo
.

Fotografia do painel de azulejos da praa de Jos da Costa, Oliveira de Azemis, Portugal. O termo azulejo designa uma pea de cermica de pouca espessura, geralmente, quadrada,[1] em que uma das faces vidrada, resultado da cozedura de um revestimento geralmente denominado como esmalte, que se torna impermevel e brilhante. [2] Esta face pode ser monocromtica ou policromtica, lisa ou em relevo. O azulejo geralmente usado em grande nmero como elemento associado arquitetura em revestimento de superfcies interiores ou exteriores ou como elemento decorativo isolado.[1] Os temas oscilam entre os relatos de episdios histricos, cenas mitolgicas, iconografia religiosa e uma extensa gama de elementos decorativos (geomtricos, vegetalistas etc)

aplicados a paredes, pavimentos e tectos de palcios, jardins, edifcios religiosos (igrejas, conventos), de habitao e pblicos.[3] Com diferentes caractersticas entre si, este material tornou-se um elemento de construo divulgado em diferentes pases, assumindo-se em Portugal como um importante suporte para a expresso artstica nacional ao longo de mais de cinco sculos,[3] onde o azulejo se transcende para algo mais do que um simples elemento decorativo de pouco valor intrnseco. Este material convencional usado pelo seu baixo custo, pelas suas fortes possibilidades de qualificar esteticamente um edifcio de modo prtico. Mas nele se reflete, alm da luz, o repertrio do imaginrio portugus, a sua preferncia pela descrio realista, a sua atraco pelo intercmbio cultural. De forte sentido cenogrfico descritivo e monumental, o azulejo considerado hoje como uma das produes mais originais da cultura portuguesa, onde se d a conhecer, como num extenso livro ilustrado de grande riqueza cromtica, no s a histria, mas tambm a mentalidade e o gosto de cada poca.[3]

Atualmente, a procura por azulejos tem se dado menos por seu valor decorativo e mais por suas caractersticas impermeabilizantes, sendo muito utilizado em cozinhas, banheiros e demais reas hidrulicas.[4] Tcnica e terminologia da azulejaria

Azulejo alicatado em El-Hedine, Marrocos. Tcnica desenvolvida e implementada pelos mouros na Pennsula Ibrica e seguida em Espanha com assimilao do gosto pela decorao geomtrica e vegetalista, no que se designaria no barroco como horror vacui (horror ao vazio). Esta tcnica necessita de um barro homogneo e estvel, onde, aps uma primeira cozedura, se cobre com o lquido que far o vidrado. Os diferentes tons cromticos obtm-se a partir de xidos metlicos: cobalto (azul), cobre (verde), mangansio

(castanho, preto), ferro (amarelo), estanho (branco). Para a segunda cozedura as placas so colocadas horizontalmente no forno assentes em pequenos trips de cermica designados de trempe. Estas peas deixam trs pequenos pontos marcados no produto final, hoje em dia importantes na avaliao de autenticidade.[5] Inicialmente o azulejo no tinha uma dimenso normalizada, mas em Portugal, a partir do sculo XVI o azulejo passou a ter uma medida quadrada varivel entre 13,5 e 14,5 cm, como consequncia do aumento de produo pelo maior nmero de encomendas. Essa situao perdurou at o sculo XIX.

Alicatado
Tcnica para revestimentos em que se agrupam pedaos de cermica vidrada cortados em diferentes tamanhos e formas geomtricas com a ajuda de um alicate. Cada pedao monocromtico e faz parte de um conjunto de vrias cores que pode ser mais ou menos complexo, semelhante ao trabalho com mosaico. Esta tcnica esteve em voga nos sculos XVI e XVII, mas pela sua morosidade acabou por ser substitudo por outras tcnicas posteriores.

Corda-seca
Tcnica do final do sculo XV e incio do XVI em que a separao das cores ou motivos decorativos feita abrindo sulcos na pea que, preenchidos com uma mistura de leo de linhaa, mangans e matria gorda, evitam que haja mistura de cores (hidrosolveis) durante a aplicao e a cozedura.

Azulejo de aresta em Fez, Marrocos.

Aresta (ou Cuenca)


Tcnica do perodo da corda-seca em que a separao das cores feita levantando arestas (pequenos muros) na pea, que surgem ao pressionar o negativo do padro (molde de madeira ou metal) no barro ainda macio. Este processo mais simplificado reduz o preo do produto acabado e permite uma maior variedade de padres, embora o acabamento nem sempre seja perfeito. Com os maiores centros de produo em Sevilha e Toledo esta tcnica foi tambm empregue em Portugal, onde se desenvolve a variante em alto-relevo (azulejo relevado) de padres com parras. Existem tambm os raros exemplos de azulejo de lustre, em que o seu reflexo metlico final conseguido colocando uma liga de prata e bronze sobre o vidrado, que depois cozido uma terceira vez a baixa temperatura.

Majlica
Tcnica vinda de Itlia e introduzida na Pennsula Ibrica a meados do sculo XVI. No simples clarificar a origem do termo; talvez uma locuo italiana para Maiorca, porto de onde eram exportados os azulejos, ou uma metamorfose do termo Opera di Mallica usado desde o sculo XV para designar a mercadoria italiana exportada do porto de Mlaga. O termo faiana, utilizado a partir do sculo XVII, tem origem no centro italiano Faenza onde era produzida esta cermica. A majlica veio revolucionar a produo do azulejo pois permite a pintura directa sobre a pea j cozida. Aps a primeira cozedura colocada sobre a placa um lquido espesso (branco opaco) base de esmalte estanfero (estanho, xido de chumbo, areia rica em quartzo, sal e soda) que vitrifica na segunda cozedura. O xido de estanho oferece superfcie (vidrado) uma colorao branca translcida na qual possvel aplicar directamente o pigmento solvel de xidos metlicos em cinco escalas de cor: azul cobalto, verde bronze, castanho mangansio, amarelo antimnio e vermelho ferro (que por ser de difcil aplicao pouco surge nos exemplos iniciais). Os pigmentos so imediatamente absorvidos, o que elimina qualquer possibilidade de correco da pintura (designada decorao ao grande fogo). O azulejo ento colocado novamente no forno com temperatura mnima de 850C revelando, s aps a cozedura, as respectivas cores utilizadas.

Azulejo semi-industrial
Tcnicas semi-industriais utilizadas a partir do sculo XIX como a estampilha ou estampagem (ver abaixo).

Por tcnica de decorao

Azulejo aerografado (ou decorao ao terceiro fogo): pintura do azulejo atravs de um aergrafo (pistola de jacto de tinta) em que estampilhas de zinco delimitam as reas a pintar. Em Portugal a Fbrica de Sacavm empregou bastante esta tcnica durante o perodo Art Dco.

Azulejo esgrafitado com arabescos, Meknes, Marrocos. Azulejo esgrafitado: tcnica em que os elementos decorativos so abertos no vidrado raspando-se com um estilete at aparecer o biscoito (base do azulejo). As ranhuras que resultam deste processo podem ser preenchidas com betume ou cal da cor que se deseje. Azulejo esponjado: aplicao da tinta atravs de uma esponja ou escova, em que o resultado se assemelha a uma superfcie de pedra (rugosa). Com utilizao a partir do sculo XVIII tem maior aplicao em rodaps e lances de escada. Azulejo estampado (ou impresso a talhe doce) : decorao da superfcie vidrada atravs da utilizao de uma estampa ou decalcomania. Azulejo estampilhado: decorao da supercie vidrada com trincha atravs da utilizao de uma estampilha, uma pea de metal onde est recortado o motivo decorativo a pintar. Decorao ao grande fogo: pintura sobre o vidrado remetida posteriormente a uma cozedura com temperaturas superiores a 800C. Decorao ao fogo de mufla: pintura com cor sobre o biscoito (base do azulejo) ou vidrado submetida a uma cozedura com temperatura moderada.

Por tipo de decorao/temtica

Albarrada com motivos florais em silhar na Casa dos Patudos, Alpiara. Albarrada: motivo decorativo independente (sculo XVII) que pode ser repetido (sculo XVIII) e que consiste em ramos de flores em jarra, cesto, vaso ou taa com outros elementos figurativos a ladear (pssaros, crianas ou golfinhos). Caso seja repetido, por exemplo ao longo de um silhar, pode ter outros elementos a servir de diviso (arquitectnicos ou vegetalistas). Alminha: painel de azulejos de dimenses reduzidas, ou como elemento autnomo, com decorao alegrica representando as almas no purgatrio. A base pode apresentar as iniciais P.N (Padre Nosso) ou A.V. (Ave Maria).

Atlante: figura escultrica masculina muito utilizada na antiguidade clssica em substituio do fuste numa coluna. muito utilizado como motivo decorativo em painis de azulejo nos sculos XVII e XVIII. Azulejos enxaquetados: agrupamento de azulejos a formar uma malha geomtrica em xadrez utilizando elementos alternados de cores diferentes. Tambm aplicado em Portugal no sculo XVI at meados do sculo XVII. Azulejo de figura avulsa: em que cada azulejo representa uma composio isolada (flor, animal etc, ou at mesmo, descrio de cenas mais complexas). Em Portugal divulgou-se mais o gnero de figura simples a azul durante o sculo XVIII com elementos decorativos nos cantos a ajudar unio visual entre os vrio azulejos. Colocados sobretudo em cozinhas e lances de escada encontramse tambm aplicados arquitectura religiosa e com temas populares durante o Estado Novo j no sculo XX. As composies mais complexas foram divulgadas atravs do azulejo holands.

Azulejos de padro com faixa no Pao de So Cipriano, Tabuadelo. Azulejos de padro: azulejos em grupos de 2x2 at 12x12 que formam uma determinada composio e que, depois de repetidos vrias vezes, formam um padro (p.ex, azulejos de tapete). Azulejo de tapete: azulejos em grande nmero, em revestimento parietal, que pela multiplicao de determinados modelos resulta num padro polcromo. Pode ser rematado com frisos, barras ou cercaduras apresentando-se no seu conjunto total semelhante a um tapete. Balastre: colunelo (pequena coluna) usado como elemento arquitectnico em balaustradas e que se assume como motivo decorativo em azulejos do sculo XVIII de modo a criar efeitos espaciais pticos. Barra: Remate horizontal e vertical (p.ex. em painis) compostos por duas ou mais filas de azulejos adjacentes com motivos decorativos variados. Com a mesma funo a cercadura composta por uma s fileira de azulejos. A faixa composta por meios azulejos (peas rectangulares) e pode servir ou no de remate a um painel. Cartela: motivo decorativo com apogeu no Barroco que serve de fundo a uma determinada imagem ou cena de modo a destac-la dos elementos circundantes. Pode ter a forma de um pergaminho ou escudo em que os cantos enrolados ou decoraes vegetalistas servem de moldura. Figura de convite: caracterstica dos sculos XVIII e XIX, esta figura representa uma pessoa (lacaio, dama, guerreiro etc) trajado a rigor e posicionado em locais de entrada de uma habitao nobre (trio, patamar de escada etc.) em gesto de boas vindas, como que a receber as visitas que chegam. Smbolo do

protocolo aristocrtico, do poder e riqueza. Produzida em tamanho real com o contorno recortado e geralmente crescendo a partir de um silhar.

Painel historiado do cerco ao Castelo de Torres Novas, painel de Gil Pais, Torres Novas. Painis historiados: painis descritivos representando um determinado acontecimento ou cena histrica, religiosa, mitolgica ou do quotidiano. Silhar (alisar ou alizar) : revestimento parietal longitudinal que se desenvolve a partir do cho e tem entre 10 a 12 azulejos de altura.

Termos relacionados

Alicer (ou tacelo): pequena pea de uma s cor utilizada, p. ex., como elemento em composies de alicatado. Biscoito (ou chacota): denominao para a pea de azulejo que ainda s foi cozida uma vez, ou seja, antes de ser vidrada. Trempe: pequeno trip de suporte que permite a optimizao do espao dentro do forno pela possibilidade que oferece de empilhar azulejos. Tardoz: lado do azulejo oposto ao vidrado que se aplica directamente no suporte de destino.

Origens e expanso

Mosaico bizantino, c 547, Ravenna, Itlia.

A palavra em si, azulejo, tem origem no rabe azzelij (ou al zuleycha, al zulija, al zulaiju, al zulaco) que significa pequena pedra polida e era usada para designar o mosaico bizantino do Prximo Oriente. comum, no entanto, relacionar-se o termo com a palavra azul (termo persa : lazhward, lpis-lazli) dado grande parte da produo portuguesa de azulejo se caracterizar pelo emprego maioritrio desta cor, mas a real origem da palavra rabe.[1] A utilizao do azulejo pode-se observar j na antiguidade, no perodo do Antigo Egito e na regio da Mesopotmia, alastrando-se por um amplo territrio com a expanso islmica pelo norte de frica e Europa (zona do Mediterrneo), penetrando na Pennsula Ibrica no sculo XIV por mos mouras que levam consigo a origem do termo actual. O oriente islmico impulsiona qualitativamente a produo de revestimentos parietais pelo contacto com a porcelana chinesa que, pela rota da seda, surge em vrios centros artsticos do prximo oriente. Durante a permanncia islmica na Pennsula Ibrica a produo do azulejo cria bases prprias em Espanha atravs de artesos muulmanos e desenvolve-se a tcnica mudjar entre o sculo XII e meados do sculo XVI em oficinas de Mlaga, Valncia (Manises, Paterna) e Talavera de la Reina, sendo o maior centro o de Sevilha (Triana). Na viragem do sculo XV para o sculo XVI o azulejo atinge Portugal, um pas j com uma longa experincia em produo de cermica. Inicialmente importado de Espanha o azulejo , mais tarde, empregue como resultado de manufactura prpria, no s no territrio nacional, mas tambm em parte do antigo imprio de onde absorve simultaneamente uma grande influncia (Brasil, frica, ndia). Com as suas respectivas variantes estticas o azulejo vai ser utilizado em outros pases europeus como os Pases Baixos, a Itlia e mesmo a Inglaterra, mas em nenhum outro acaba por assumir a posio de destaque no universo artstico nacional, a abrangncia de aplicao e a quantidade de produo atingidas em Portugal.

O azulejo em Portugal
Herana islmica

Azulejos com motivo de esfera armilar no Ptio da Carranca, Palcio Nacional de Sintra.

No ano de 1498 o rei de Portugal D. Manuel I viaja a Espanha e fica deslumbrado com a exuberncia dos interiores mouriscos, com a sua proliferao cromtica nos revestimentos parietais complexos. com o seu desejo de edificar a sua residncia semelhana dos edifcios visitados em Saragoa, Toledo e Sevilha que o azulejo hispano-mourisco faz a sua primeira apario em Portugal. O Palcio Nacional de Sintra, que serviu de residncia ao rei, um dos melhores e mais originais exemplos desse azulejo inicial ainda importado de oficinas de Sevilha em 1503 (que at ento j forneciam outras regies, como o sul de Itlia). Embora as tcnicas arcaicas (alicatado, corda-seca, aresta) tenham sido importadas, assim como a tradio decorativa islmica dos excessos decorativos de composies geomtricas intrincadas e complexas, a sua apario em Portugal cede j um pouco ao gosto europeu pelos motivos vegetalistas do gtico e a uma particular esttica nacional fortemente caracterizada pela influncia de factores contemporneos. O imprio ultramarino portugus vai contribuir para a variedade formal; vo ser adaptados motivos e elementos artsticos de outros povos que se transmitem pelo curso da aculturao. Um dos exemplos mais marcantes do emprego de ideias originais o do motivo da esfera armilar que surge no Palcio Nacional de Sintra e que vai permanecer ao longo da histria portuguesa como o smbolo da expanso martima portuguesa. Roteiro Palcio Nacional de Sintra: Azulejos hispano-mouriscos do sculo XV e XVI. Revestimento parietal (salas, corredores e ptios) com realce de caractersticas arquitectnicas, envolvncia de portas e janelas. Destaque para tons verdes. Sala dos rabes: fonte central em bronze e base em mrmore emoldurada a azulejo de aresta; paredes e molduras de portas em alicatado, aresta, corda-seca e relevo. Sala dos Lees e Ptio Diana: destaque para azulejos de parra em relevo. Sala das Sereias: destaque para azulejo esgrafitado em estilo marroquino tawriq a rematar porta. Sala dos Cisnes: revestimento parietal em xadrez e losngulos. Sala das Pegas: revestimento parietal com corda seca de reforo (com aresta) e remates ondulantes de portas, janelas e lareira. Ptio interior central e Tanque dos Cisnes: revestimentos em azulejo com motivo pde-galo em corda-seca de reforo. Ptio do Leo: fonte inserida em muro de azulejos com esfera armilar.

A majlica e o incio da produo


A majlica, nova tcnica vinda de Itlia que permite pintar directamente no azulejo vidrado, introduzida na Pennsula Ibrica nos finais do sculo XV pela mo do artista italiano Francisco Niculoso. Na altura sem grande impacto vai ganhar importncia mais tarde, aps o estabelecimento de artistas italianos na Flandres (Anturpia) e em Frana. A criao de oficinas em Espanha e Portugal por ceramistas flamengos vai dar origem, a partir de meados do sculo XVI, iniciativa de produo prpria do azulejo, que era at ento importado da Holanda e Itlia. Mas alm da tcnica, tambm o repertrio formal vai ser importado e o gosto italiano da poca renascentista de transio para o maneirismo funde-se com o estilo grfico flamengo numa esttica harmoniosa e de pincelada minuciosa. As composies passam a ser figurativas e, renunciando esttica islmica como resultado do Conclio de Trento, vo-se adaptar e transpor para o azulejo cenas mitolgicas, de alegorias,

religiosas, guerreiras e satricas presentes em gravuras estrangeiras. Vo ser usadas representaes de elementos arquitectnicos na criao de iluses espaciais (trompeloeil, literalmente engana o olho) e a variada palete de elementos decorativos maneiristas ganha vida no painel de azulejo em Portugal ( putti -anjinhos, grinaldas, medalhes, trofus, vasos, frutas e flores). Concorrendo com a pintura mural, o azulejo desta poca suporte para o trao erudito dos mestres do desenho e da pintura. Artistas portugueses a referir so Francisco de Matos e Maral de Matos. Roteiro Quinta da Bacalhoa: exemplo de qualidade da esttica renascentista italiana em Portugal com majlica de produo em oficina de Lisboa. Casa do Tanque: painis de 1565 de temtica religiosa e mitologia grega em tons suaves e harmoniosos, branco, amarelo e verde. Loggia: painis alegricos de cinco rios (Douro, Mondego, Nilo, Eufrates e Danbio), aluso aos descobrimentos portugueses. Capela de So Roque em Lisboa: inicialmente com ambas paredes laterais revestidas; somente lado inferior intacto aps terramoto de Lisboa de 1755. Autoria de Francisco de Matos, 1584. Tons amarelo, azul e branco; variedade ornamental (folhas de acanto, flores, frutos, obeliscos, medalhes, nforas, putti). Cena central destacada pelo uso de tons verdes e castanhos.

Padres geomtricos e assimilao de motivos externos

Revestimento a enxaquetados na Igreja Matriz de Cambra, Vouzela. Num plano paralelo produz-se um outro gnero esttico de azulejo com igual fora decorativa, mas menos dispendioso, medida das necessidades do clero. O azulejo enxaquetado usado como revestimento de grandes superfcies em igrejas e mosteiros e no necessita de representaes nicas e diferenciadas. Aplicadas entre os sculos XVI e XVII estas composies compem-se principalmente por azulejos monocromticos em alternncias de duas cores (branco-azul ou branco-verde), onde se revela uma malha de fora diagonal e grande dinamismo visual. A introduo do

azulejo de padro reduz a morosidade do processo anterior pela repetio de modulos de azulejos em grandes superfcies. Com a perca da independncia nacional e a consequente Guerra da Restaurao o azulejo tem uma poca baixa como reflexo da crise social e as composies nicas decrescem para dar lugar ao azulejo de padro inspirado nos tecidos estampados indianos e tapetes persas com forte carcter ornamental, o azulejo de tapete. Neste gnero colorido (azul, amarelo e verde), bem ao gosto portugus pelo extico, proliferam os motivos florais, lbulos, representaes fantsticas e do paraso, delimitadas por molduras e faixas em comunho com elementos da temtica religiosa. Vm substituir os tais tecidos originais nos frontais de altar, revestindo tambm grandes superfcies nos interiores de igrejas, onde apenas pequenos painis (chamados registos) com cenas figurativas e de santos surgem como apontamento a intercalar a malha do padro. So ainda de referir, no sculo XVII, os chamados grotescos, gneros de influncia italiana divulgada na Europa, de presena curta, mas de destaque na azulejaria portuguesa. Consistem em cenas burlescas, fantsticas inseridas num contexto sem nexo, catico, mas de traado realista. Mesmo tratando-se de repertrios importados, reproduzidos atravs de gravuras, estas temticas, ampliadas escala da azulejaria de grande formato, vo adaptar-se bem ao esprito portugus conturbado da poca filipina. Tambm importado, como consequncia do processo de assimilao das coleces de gravuras do norte da Europa, mas de temtica diferente, o motivo da albarrada de origem flamenga. Estas representaes de jarras com flores ganham, em Portugal, uma traado mais liberto que no local de origem.

Azulejos de padro no Claustro do Cemitrio no Convento de Cristo em Tomar. Roteiro Enxaquetado: Igreja de Santa Maria de Marvila em Santarm ; Igreja de So Quintino em Sobral de Monte Agrao ; Igreja de Jesus em Setbal ; Igreja da Madre de Deus em Lisboa Tapete: Igreja de Nossa Senhora dos Remdios em Carcavelos ; Igreja do Salvador em vora ; Igreja de So Vicente em Cuba Frontal de altar: Hospital de Santa Marta em Lisboa ; Convento de Santa Cruz do Buaco no Buaco ; Igreja de Almoster em Almoster Grotescos: Ermida de Santo Amaro em Santarm ; Convento da Graa em Lisboa

A transio formal e a Grande Produo

Com a Restaurao da Independncia em 1640 a nobreza ganha novo mpeto no territrio nacional e encomenda-se a construo de diversos edifcios palacianos para a sua residncia que vo exigir um grande nmero de azulejos para revestir superfcies em interiores e jardins. Vo-se destacar as composies polcromas (amarelo, azul e tambm apontamentos em verde e castanho) de tradio holandesa. Cenas de caa, idlicas, e cenas sobre a temtica holandesa dos cinco sentidos onde vrios personagens mesa fazem referncia indirecta aos diferentes sentidos (msica para a audio, bebidas e alimentos para o paladar, os toques que trocam entre si para o tacto etc). Tambm na segunda metade do sculo XVII aparecem as famosas composies de macacaria em tons predominantemente amarelos e azuis, representando macacos em trajes e actividades humanas de grande sentido irnico e satrico, como que numa caricatura moral dos reais protagonistas que imitam costumes sem os compreender. Esta temtica teve a sua primeira apario j no sculo XV, mas s recebe impulso no sculo XVII pela mo do pintor flamengo David Teniers, e estende-se pelos sculos XVIII e XIX.

Azulejos no Jardim do Pao, Castelo Branco. A partir dos finais do sculo XVII importam-se tambm dos Pases Baixos ciclos em azul e branco influenciados pela cermica chinesa, nos mesmos tons, que chegou Europa pelos caminhos martimos e que agradou bastante, no s aos holandeses, que iniciaram uma produo prpria de azulejo azul e branco, mas tambm aos portugueses. Mas a preferncia na Holanda pelo trabalho em miniatura (enkele tegels) no corresponde ao gosto portugus pela monumentalidade e assim passam-se a efectuar encomendas especficas s oficinas holandesas de painis que se adaptem perfeitamente aos enquadramentos arquitectnicos em Portugal. Os temas centram-se agora em cenas religiosas, cortess e militares. Desta altura so tambm os painis de figura avulsa, com cenas independentes, e que vo ser aplicados sobretudo em cozinhas e sacristias de igrejas e conventos (como as tpicas representaes de alimentos pendurados - caa ou peixe). O emprego de uma s cor, azul, sobre o fundo branco permite uma maior concentrao na pintura e os exemplos importados da Holanda demonstram bem a superioridade tcnica do trao, evidentes em obras de Willem van der Kloet e Jan van Oort. Mas as oficinas portuguesas vo reagir concorrncia e inicia-se o perodo de desenvolvimento

da produo nacional, conhecido pelo ciclo dos mestres, impulsionada pelo espanhol Gabriel del Barco, sediado em Portugal, e que responde a um grande nmero de encomendas um pouco por todo o pas. A sua tcnica no de grande qualidade, mas uma srie de seguidores vai dar incio poca dos grandes mestres das oficinas de Lisboa, como Antnio Pereira, Antnio de Oliveira Bernardes e o seu filho Policarpo de Oliveira Bernardes, Manuel dos Santos e o annimo P.M.P., abandonando-se progressivamente as importaes do exterior. A partir da segunda metade do sculo XVIII o nmero de encomendas aumenta, (tambm vindas do Brasil) e a riqueza durante o reinado de D. Joo V (proveniente das minas de ouro e diamantes do Brasil) permite o aumento sem precedentes da produo de azulejo de onde resultam os maiores ciclos de painis historiados. Esta esttica , acima de tudo, influenciada pelo Barroco onde as cenas ganham um estatuto teatral e onde as molduras, de carcter exuberante, chegam a ter quase tanto peso como as cenas centrais que envolvem (cenas buclicas, mitolgicas, religiosas - bblicas, marianistas-, de caadas, do quotidiano corteso e alegricas). A riqueza ornamental, que faz uso dos contrastes claro-escuro para iluso de volumetria, chegam de livros de ornamentos de Jean Brain I, Claude Audran III, Gilles Marie Oppenord, Nicolas Pineau, Pierre Lepautre entre outros, e oferecem grande organicidade e vitalidade ondulante composio no seu todo. Vo proliferar os cncavos e convexos, concheados, flores, frutos, cartuchos, entrelaados, putti, baldaquinos, efeitos ilusionistas arquitectnicos (balaustradas) e as figuras de convite. Nas igrejas o azulejo reveste todas as superfcies, mesmo tectos e abbadas, e observase um complemento esttico entre a talha dourada do perodo barroco portugus e as molduras ondulantes do azulejo. At ao terramoto de 1755 vo ter posio de relevo os seguintes nomes da azulejaria portuguesa: Nicolau de Freitas, Teotnio dos Santos, Valentim de Almeida e Bartolomeu Antunes. Roteiro Transio: Palcio dos Marqueses de Fronteira em Lisboa: jardins com grandes composies, desde a policromia aos ciclos azuis e brancos importados da Holanda, assim como exemplos da criao portuguesa de azulejo azul e branco. Grande produo: Convento de So Vicente de Fora ; Igreja de So Loureno em Azeito ; Palcio da Mitra em Santo Anto do Tojal ; Quinta de Manique em Alcabideche

Do Rococ ao terramoto de 1755

Painel rococ no jardim do Palcio Nacional de Queluz. A influncia do estilo rococ vindo de Frana vai-se reflectir no gosto esttico do azulejo a meados do sculo XVIII. Regressa a policromia (inicialmente amarelo, verde e violeta, mais tarde cenas centrais monocromticas a violeta), e os As molduras perdem grande parte da sua massa volumtrica e assume-se a assimetria em motivos de flores e folhas. As gravuras de Watteau ditam a temtica das cenas galantes, buclicas e idlicas que se inserem na perfeio em jardins. Com o terramoto de 1755 a necessidade imprevista da reconstruo da cidade de Lisboa vai levar retoma do azulejo de padro, que, como material de baixo custo, vai permitir a aplicao rpida nas fachadas dos edifcios e ao mesmo tempo elevar o seu efeito esttico. Vo-se observar, pequenos painis de registo em fachadas, representaes de padroeiros de proteco contra catstrofes naturais, e, em frisos de portas e janelas, j a introduo da esttica neoclssica de carcter mais racional e quase desprovido de decorao. Este tipo de azulejo fica conhecido como azulejo pombalino como referncia ao Marqus de Pombal, responsvel pela reconstruo da cidade. Uma das fbricas com um importante papel na reconstruo de Lisboa foi a Fbrica Sant'Anna fundada em 1741. Esta fbrica ainda se mantm activa produzindo azulejo e faianas atravs de processos inteiramente manuais. Roteiro Palcio dos Condes de Mesquitela em Carnide ; Palcio Nacional de Queluz em Queluz ; Quinta dos Azulejos no Lumiar ; Palcio do Marqus de Pombal em Oeiras ; Edifcios da Baixa pombalina em Lisboa

Da influncia brasileira ao azulejo actual

Painel de azulejos num edifcio de Abrantes. Com as Invases francesas, a corte portuguesa refugia-se no Brasil e o incio do sculo XIX traz estagnao produo de azulejo. Mas no Brasil o emprego do azulejo vai ter um desenvolvimento paralelo autnomo e, desde finais do sculo anterior, observa-se, especialmente ao norte do pas, a aplicao do azulejo como revestimento total de fachadas de edifcios. Este fenmeno tem a sua principal origem nas condies climatricas; o azulejo assume-se como elemento impermevel, protector contra chuvas intensas, possibilita simultaneamente o arrefecimento do interior por reflectir o calor. Estes revestimentos, inicialmente a branco, desenvolvem-se para padres simples a duas cores. Com a decadncia das oficinas de Lisboa o fornecimento de azulejos para o Brasil feito pela Inglaterra, Frana e Holanda. Mas rapidamente se reconhece que os gostos no so similares e a produo de azulejo em Portugal renasce para fazer frente s encomendas brasileiras. Com o regresso de um grande nmero de portugueses ao territrio, o novo gosto brasileiro vai ser implementado em Portugal, principalmente na regio do Porto, surgindo nesta altura as primeiras fachadas revestidas a azulejo suportadas pelos novos mtodos de produo semi-industriais e industriais. Este hbito provoca diferentes reaces no territrio, por um lado encarado como uma deturpao dos revestimentos que pertencem ao intimismo do interior da habitao sendo mesmo utilizado o termo casas de penico-, por outro lado reconhece-se o seu potencial de valorizao esttica dos exteriores. Com a introduo da linguagem romntica em Portugal dado um maior realce produo de pocas anteriores, como se pode observar na obra de Lus Ferreira (conhecido tambm como Ferreira das Tabuletas), que combina os novos mtodos com a temtica do sculo anterior, ou de Jorge Colao com nfase no historicismo. Entrando j no sculo XX so de referir Rafael Bordalo Pinheiro, com produes ecletistas com destaque para o enaltecimento histrico nacional, Paolo Ferreira e Jorge Barradas. J a meados do sculo Jlio Resende, Jlio Pomar, S Nogueira, Maria Keil

com diferentes projectos de valorizao urbana, Joo Abel Manta, Eduardo Nery, entre outros. Para preservar e estudar a azulejaria portuguesa foi criado o Museu Nacional do Azulejo.

Porcelanato
Porcelanato uma pea de revestimento cermico adequada reas de alto trfego encontradas com acabamento polido e fosco. Entre suas caractersticas, pode-se citar: uniformidade de colorao, alta resistncia a abraso fsica e qumica, absoro prxima a zero, massa homogenea e geralmente com ausncia de esmaltao. A pea formada por: argila, feldspato alm de corantes. Em seu processo de produo, utilizada uma presso de compactao superior a da cermica tradicional e uma temperatura de queima superior a 1.250C. Hoje o porcelanato domina o mercado mundial de revestimentos cermicos. extremamente difundido nos grandes pases produtores mundiais como Itlia, Espanha, China e Brasil. Pode ser subdividido em duas grandes categorias: porcelanato tcnico e porcelanato esmaltado.

Cermica vermelha
Cermica vermelha a atividade de produo de setor cermica vermelha, a partir de argilas, depende de algumas caractersticas determinadas por sua plasticidade, capacidade de absorver e ceder gua, capacidade aglutinante, ndice de trabalhabilidade, contrao na secagem e queima, submetida a altas temperaturas que lhe atribuem rigidez e resistncia mediante a fuso de certos componentes da massa.

Entende-se por cermica vermelha todos os materiais com colorao avermelhada utilizados na construo civil (tijolos, blocos, telhas, elementos vazados, lajes, tubos cermicos e argilas expandidas).
:: INFORMAES TCNICAS - DEFINIO E CLASSIFICAO :: DEFINIO Cermica compreende todos os materiais inorgnicos, no metlicos, obtidos

geralmente aps tratamento trmico em temperaturas elevadas. CLASSIFICAO O setor cermico amplo e heterogneo o que induz a dividi-lo em sub-setores ou segmentos em funo de diversos fatores como matrias-primas, propriedades e reas de utilizao. Dessa forma, a seguinte classificao, em geral, adotada. Cermica Vermelha Compreende aqueles materiais com colorao avermelhada empregados na construo civil (tijolos, blocos, telhas, elementos vazados, lajes, tubos cermicos e argilas expandidas) e tambm utenslios de uso domstico e de adorno. As lajotas muitas vezes so enquadradas neste grupo porm o mais correto em Materiais de Revestimento. Materiais de Revestimento (Placas Cermicas) So aqueles materiais, na forma de placas usados na construo civil para revestimento de paredes, pisos, bancadas e piscinas de ambientes internos e externos. Recebem designaes tais como: azulejo, pastilha, porcelanato, grs, lajota, piso, etc. Cermica Branca Este grupo bastante diversificado, compreendendo materiais constitudos por um corpo branco e em geral recobertos por uma camada vtrea transparente e incolor e que eram assim agrupados pela cor branca da massa, necessria por razes estticas e/ou tcnicas. Com o advento dos vidrados opacificados, muitos dos produtos enquadrados neste grupo passaram a ser fabricados , sem prejuzo das caractersticas para uma dada aplicao, com matrias-primas com certo grau de impurezas, responsveis pela colorao. Dessa forma mais adequado subdividir este grupo em:

loua sanitria loua de mesa isoladores eltricos para alta e baixa tenso cermica artstica (decorativa e utilitria). cermica tcnica para fins diversos, tais como: qumico, eltrico, trmico e mecnico.

Materiais Refratrios Este grupo compreende uma diversidade de produtos, que tm como finalidade suportar temperaturas elevadas nas condies especficas de processo e de operao dos equipamentos industriais, que em geral envolvem esforos mecnicos, ataques qumicos, variaes bruscas de temperatura e outras solicitaes. Para suportar estas solicitaes e em funo da natureza das mesmas, foram desenvolvidos outros. inmeros tipos de produtos, a partir de diferentes matrias-primas ou mistura destas. Dessa forma, podemos classificar os produtos refratrios quanto a matria-prima ou componente qumico principal em: slica, slico-aluminoso, aluminoso, mulita, magnesianocromtico, cromtico-magnesiano, carbeto de silcio, grafita, carbono,

zircnia, zirconita, espinlio e IsolantesTrmicos os produtos deste segmento podem ser classificados em: refratrios, b) isolantes trmicos no refratrios, compreendendo produtos como vermiculita expandida, slica diatomcea, diatomito, silicato de clcio, l de vidro e l de rocha, que so obtidos por processos distintos ao do item a) e que podem ser utilizados, dependendo do tipo de produto at 1100 C e c) fibras ou ls cermicas que apresentam caractersticas fsicas semelhantes as citadas no item b), porm apresentam composies tais como slica, slica-alumina, alumina e zircnia, que dependendo do tipo, podem chegar a temperaturas de utilizao de 2000 C ou mais. Fritas Corantes Estes dois produtos so importantes matrias-primas para diversos segmentos cermicos que requerem determinados acabamentos. Frita (ou vidrado fritado) um vidro modo, fabricado por indstrias especializadas a partir da fuso da mistura de diferentes matrias-primas. aplicado na superfcie do corpo cermico que, aps a queima, adquire aspecto vtreo. Este acabamento tem por finalidade aprimorar a esttica, tornar a pea impermevel, aumentar a resistncia mecnica e melhorar ou proporcionar outras caractersticas. Corantes constituem-se de xidos puros ou pigmentos inorgnicos sintticos obtidos a partir da mistura de xidos ou de seus compostos. Os pigmentos so fabricados por empresas especializadas, inclusive por muitas das que produzem fritas, cuja obteno envolve a mistura das matrias-primas, calcinao e moagem. Os corantes so adicionados aos esmaltes (vidrados) ou aos corpos cermicos para conferir-lhes coloraes das mais diversas tonalidades e efeitos especiais. Abrasivos Parte da indstria de abrasivos, por utilizarem matrias-primas e processos semelhantes aos da cermica, constituem-se num segmento cermico. Entre os produtos mais conhecidos podemos citar o xido de alumnio eletrofundido e o carbeto de silcio. Vidro,CimentoeCal So trs importantes segmentos cermicos e que, por suas particularidades, so muitas vezes considerados parte da cermica. Cermica de Alta Tecnologia/Cermica Avanada O aprofundamento dos conhecimentos da cincia dos materiais proporcionaram ao homem o desenvolvimento de novas tecnologias e aprimoramento das existentes nas mais diferentes reas, como aeroespacial, eletrnica, nuclear e muitas outras e que passaram a exigir materiais com qualidade excepcionalmente elevada. Tais materiais passaram a ser desenvolvidos a partir de matrias-primas sintticas de altssima pureza e por meio de processos rigorosamente controlados. Estes produtos, que podem apresentar os mais diferentes formatos, so fabricados pelo chamado segmento cermico de alta tecnologia ou cermica avanada. Eles so classificados, de acordo com suas funes, em: eletroeletrnicos, magnticos, pticos, qumicos,

trmicos, mecnicos, biolgicos e nucleares. Os produtos deste segmento so de uso intenso e a cada dia tende a se ampliar. Como alguns exemplos, podemos citar: naves espaciais, satlites, usinas nucleares, materiais para implantes em seres humanos, aparelhos de som e de vdeo, suporte de catalisadores para automveis, sensores (umidade, gases e outros), ferramentas de corte, brinquedos, acendedor de fogo, etc.

:: INFORMAES TCNICAS - PROCESSO DE FABRICAO - INTRODUO ::

Os processos de fabricao empregados pelos diversos segmentos cermicos assemelham-se parcial ou totalmente. O setor que mais se diferencia quanto a esse aspecto o do vidro, embora exista um tipo de refratrio (eletrofundido), cuja fabricao se d atravs de fuso, ou seja, por processo semelhante ao utilizado para a produo de vidro ou de peas metlicas fundidas. Esses processos de fabricao podem diferir de acordo com o tipo de pea ou material desejado. De um modo geral eles compreendem as etapas de preparao da matria-prima e da massa, formao das peas, tratamento trmico e acabamento. No processo de fabricao muitos produtos so submetidos a esmaltao e decorao.

:: INFORMAES TCNICAS - PROCESSO DE FABRICAO - PREPARAO DA MATRIA-PRIMA ::

Grande parte das matrias-primas utilizadas na indstria cermica tradicional natural, encontrando-se em depsitos espalhados na crosta terrestre. Aps a minerao, os materiais devem ser beneficiados, isto desagregados ou modos, classificados de acordo com a granulometria e muitas vezes tambm purificadas. O processo de fabricao, propriamente dito, tem incio somente aps essas operaes. As matrias-primas sintticas geralmente so fornecidas prontas para uso, necessitando apenas, em alguns casos, de um ajuste de granulometria.

:: INFORMAES TCNICAS - PROCESSO DE FABRICAO - PREPARAO DA MASSA ::

Os materiais cermicos geralmente so fabricados a partir da composio de duas

ou mais matrias-primas, alm de aditivos e gua ou outro meio. Mesmo no caso da cermica vermelha, para a qual se utiliza apenas argila como matria-prima, dois ou mais tipos de argilas com caractersticas diferentes entram na sua composio. Raramente emprega-se apenas uma nica matria-prima. Dessa forma, uma das etapas fundamentais do processo de fabricao de produtos cermicos a dosagem das matrias-primas e dos aditivos, que deve seguir com rigor as formulaes de massas, previamente estabelecidas. Os diferentes tipos de massas so preparados de acordo com a tcnica a ser empregada para dar forma s peas. De modo geral, as massas podem ser classificadas em:

suspenso , tambm chamada barbotina, para obteno de peas em moldes de gesso ou resinas porosas; massas secas ou semi-secas , na forma granulada, para obteno de peas por prensagem; massas plsticas , para obteno de peas por extruso, seguida ou no de torneamento ou prensagem.

:: INFORMAES TCNICAS - PROCESSO DE FABRICAO FORMAO DAS PEAS ::

Existem diversos processos para dar forma s peas cermicas, e a seleo de um deles depende fundamentalmente de fatores econmicos, da geometria e das caractersticas do produto. Os mtodos mais utilizados compreendem: colagem, prensagem, extruso e torneamento. Colagem ou Fundio Consiste em verter uma suspenso (barbotina) num molde de gesso, onde permanece durante um certo tempo at que a gua contida na suspenso seja absorvida pelo gesso; enquanto isso, as partculas slidas vo se acomodando na superfcie do molde, formando a parede da pea. O produto assim formado apresentar uma configurao externa que reproduz a forma interna do molde de gesso. Mais recentemente tem se difundido a fundio sob presso em moldes de resina porosa. Prensagem Nesta operao utiliza-se sempre que possvel massas granuladas e com baixo de teor de umidade. Diversos so os tipos de prensa utilizados, como frico, hidrulica e hidrulica-mecnica, podendo ser de mono ou dupla ao e ainda ter dispositivos de vibrao, vcuo e aquecimento. Para muitas aplicaes so empregadas prensas isosttica, cujo sistema difere dos outros. A massa granulada

com praticamente 0% de umidade colocada num molde de borracha ou outro material polimrico, que em seguida fechado hermeticamente e introduzido numa cmara contendo um fluido, que comprimido e em conseqncia exercendo uma forte presso, por igual, no molde. No caso de grandes produes de peas que apresentam sees pequenas em relao ao comprimento, a presso exercida somente sobre a face maior para facilitar a extrao da pea, como o caso da parte cermica da vela do automvel, isoladores eltricos e outros. O princpio da prensagem isosttica tambm est sendo aplicado para obteno de materiais de revestimento (placas cermicas), onde .a puno superior da prensa revestido por uma membrana polimrica, com uma camada interposta de leo, que distribui a presso de modo uniforme sobre toda a superfcie ou pea a ser prensada. Outra aplicao da prensagem isosttica que vem crescendo, na fabricao de determinadas peas do segmento de loua de mesa. Extruso A massa plstica colocada numa extrusora, tambm conhecida como maromba, onde compactada e forada por um pisto ou eixo helicoidal, atravs de bocal com determinado formato. Como resultado obtm-se uma coluna extrudada, com seo transversal com o formato e dimenses desejados; em seguida, essa coluna cortada, obtendo-se desse modo peas como tijolos vazados, blocos, tubos e outros produtos de formato regular. A extruso pode ser uma etapa intermediria do processo de formao, seguindose, aps corte da coluna extrudada, a prensagem como o caso para a maioria das telhas, ou o torneamento, como para os isoladores eltricos, xcaras e pratos, entre outros. Torneamento Como descrito anteriormente, o torneamento em geral uma etapa posterior extruso, realizada em tornos mecnicos ou manuais, onde a pea adquire seu formato final.
:: INFORMAES TCNICAS - PROCESSO DE FABRICAO - TRATAMENTO TRMICO ::

:: INFORMAES TCNICAS - PRODUTOS QUMICOS AUXILIARES :: O processo cermico, em sua complexidade, um dos que possuem maior quantidade de variveis que afetam a qualidade e a constncia do produto final. Com a evoluo na tecnologia de fabricao dos materiais, surgiu uma variedade de aditivos qumicos, que auxiliam desde o processo de moagem at etapas posteriores a queima, como no tratamento da superfcie para evitar o manchamento. A indstria qumica evoluiu muito neste sentido e tornou-se uma parceira das indstrias cermicas e colorifcios, oferecendo uma ampla gama de produtos (denominados produtos qumicos auxiliares) e servios, contribuindo assim para a melhoria contnua deste processo. Como produtos qumicos auxiliares podemos mencionar os defloculantes, aditivos para terceira queima, CMC, colas de PVC, colas para granilha, espessantes para esmaltes, fixadores, ligantes, agentes suspensivos, veculos serigrficos, entre outros.

Nota Importante: Estas informaes foram cedidas pela ASSOCIAO BRASILEIRA DA CERAMICA que nos deu uma ampla gama de informaes relacionadas aos processos industrias de fabricao com uma viso de forma simplista e bem objetiva direcionada ao curso de Engenharia INDUSTRIAL. Temos a satisfao de ter estes dados e colhermos mais informaes e pesquisas em sites especficos fornecidos pela mesma onde pudemos reciclar e resumir a mesma visando fornecer dados aos nossos corpo discente direcionando ao curso propriamente dito de Engenharia INDUSTRIAL. Site da ANFACER - Associao Nacional de Fabricantes de Cermica para Revestimento - Brasil
1. Hans Thurnauer: "Ceramics"; in: "Dielectric Materials and Applications", edited by A. R. von Hippel, published jointly by The Technology Press of M.I.T. and John Wiley & Sons, 1954 2. Callister, Jr William D. Cincia e Engenharia de Materiais: Uma Introduo. Quinta edio (2002 pp 266) 3. W.W Perkins, American Ceramic Society's Ceramic Glossary (1984, pp 13-4) 4. Redd, James Stalford, Principles of ceramics processing 2nd ed. (1988) 5. David W. Richerson, Modern Ceramic Engineering (1992)

6. Shigeyuki Somiya, Advanced technical ceramics (1989 pp 11-25) Referncias


1. a b c Portal EmDiv. Arte e histria do azulejo (html) (em portugus). Histria da arte. Pgina visitada em 16/05/2009. 2. HowStuffWorks (Como Tudo Funciona). Pisos de azulejo cermico (em portugus). Pgina visitada em 16/05/2009.

3. a b c Infopdia. Tudo sobre azulejo (em portugus). Pgina visitada em 16/05/2009. 4. Azulejos na arquitetura brasileira (em portugus). Pgina visitada em 16/05/2009. 5. O Azulejo.net. Azulejos portugueses (em portugus). Pgina visitada em 16/05/2009.

Bibliografia

MECO, Jos. O Azulejo em Portugal. Lisboa, Publicaes Alfa, 1993. CAVALCANTI, Sylvia Tigre de Holanda / CRUZ, Antnio de Menezes - O azulejo na arquitetura civil de Pernambuco. Sculo XIX. So Paulo: Metalivros, 2002. DOMINGUES, Ana Margarida Portela - A ornamentao cermica na arquitectura do Romantismo em Portugal. Tese de Doutoramento em Histria da Arte apresentada Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto, 2009, 2 volumes. SABO, Rioletta, FALCATO, Jorge Nuno. Azulejos in Portugal Fliesendekor in Palsten, Grten und Kirchen. Munique, Hirmer Verlag, 1998. ISBN 3-7747640-4

SIMES, Joo Miguel dos Santos Azulejaria romntica. In "Esttica do Romantismo em Portugal". Lisboa: Grmio Literrio, 1974. SIMES, Joo Miguel dos Santos - Azulejaria Portuguesa no Brasil. Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian, 1965. ALCNTARA, Dora Monteiro e Silva de Clochers au-dessus des toits dans le Brsil colonial. In "Les mtamorphoses de l'azur: l'art de l'azulejo dans le monde latin". Dir. lisabeth de Balanda et Armando Uribe Echeverria. Paris: Ars Latina, 2 ed., 2002, p. 93-109. CALADO, Margarida, SILVA, Jorge Henrique Pais da. Dicionrio de Termos de Arte e Arquitectura, Barcarena, Editorial Presena, 2005. ISBN 972-23-3336-4 KOEPF, Hans; BINDING, Gnther. Bildwrterbuch der Architektur. Estugarda, Alfred Krner Verlag, 1999. ISBN 3-520-19403-1 VASCONCELOS, Flrido de. A Arte em Portugal 2. Lisboa, Verbo, 1984.

Atenciosamente,

Prof. Claudio Antonio Garcia Processos de Fabricao 2 UNIABC SANTO ANDR

Вам также может понравиться