Вы находитесь на странице: 1из 3

Resumo dirigido para a prova - Edson O clima organizacional refere-se ao ambiente interno existente entre os membros. O que so valores?

So regras para a vida. So crenas profundamente arraigadas de que um certo modo de ser ou um certo resultado prefervel a outro. Os valores so demonstrados externamente por meio de comportamentos. Deve-se alinhar os valores Organizacionais x Pessoais para que a empresa chegue aos seus objetivos, obtendo o resultado estipulado. Considerando sempre que alguns de nossos valores podem diferir dos valores organizacionais, porm nossa busca ser pelo alinhamento e complementariedade dos mesmos. Importncia dos valores pessoais e organizacionais: Legitimam a existncia da empresa; Exercem papel central na formulao e implantao da estratgia; Influenciam o desempenho das organizaes; Crenas, valores, opinies - percepo do meio social o indivduo vai organizando informaes. Valores pessoais: Aquilo que importante para ns, que trs um sentido na nossa vida. Valores organizacionais: Aquilo que deve ser seguido pelas pessoas que compem a instituio Atitudes: Tendem a ser congruentes quando a ao que a acompanha segue o mesmo curso de seus pensamentos e incongruentes quando do contrrio. Atitudes so bons preditores do comportamento. Comportamento Organizacional - Estudo de indivduos e grupos atuando em organizaes. O que as pessoas esperam da organizao: Condies de trabalho, reconhecimento, crescimento... O que a organizao espera das pessoas: viso do futuro, talento, habilidades, tica, responsabilidade.... Psicologia organizacional: Aplicao da metodologia psicolgica aos problemas organizacionais, problemas dos grupos e indivduos no ambiente organizacional. Mercantilismo: Relaes comerciais de dominao entre povos diferentes. Cultura: Complexo total de conhecimentos, crenas, artes, moral, leis, costumes. As culturas so padres de elementos que interagem; se no tivermos como decifrar os padres, no poderemos entender as culturas. Antropologia: Significado dos costumes de sociedades diferentes. Modelo de Barrett para avaliao da Cultura Organizacional: O autor acredita que o maior desafio est em compreender a motivao dos empregados, Em sua proposta, Barrett (2006) amplia a hierarquia das necessidades com a perspectiva espiritual. Conscincia: um estado de conhecimento do eu baseado num conjunto de crenas e valores pelos quais a realidade interpretada Evoluo: Transformao + mudana. Diversidade: A idia de diversidade est ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ngulos de viso ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. As organizaes so organismos vivos e inteligentes que se ajustam e se adaptam contnua e incessantemente ao contexto ambiental em que se localizam. No so as organizaes que so inteligentes, e sim as pessoas que nelas trabalham e cooperam. (Chiavenato 2004).

A filosofia organizacional a forma ou maneira como a organizao pensa e deseja que seus funcionrios pensem. As polticas organizacionais so diretrizes, ou formas pela qual a organizao atua junto ao seu macro sistema e at ao seu micro sistema, sempre calcada nos seus objetivos. Clima organizacional: Clima e cultura se diferem conceitualmente considerando que embora ambos podem alterar-se com o passar do tempo, o clima mais momentneo do que se pretende que seja a cultura. Clima organizacional: 1. 2. 3. MACRO: fatores externos empresa e que agem sobre ela e sobre cada um de seus membros. MICRO: sistemas prprios da empresa INDIVIDUAL: experincias de cada funcionrio

O clima organizacional pode ento ser definido como: uma atmosfera resultante das percepes que os funcionrios tm dos diferentes aspectos que influenciam seu bem-estar e sua satisfao no dia-a-dia de trabalho Tipos de clima, tais como: clima apoiador, clima realizador, clima de harmonia, clima construtivo, clima sadio. Um clima bom estabelecido quando predominam atitudes positivas (alegria, confiana, dedicao, satisfao e motivao), um clima prejudicado ou ruim se d quando variveis organizacionais e/ou ambientais afetam negativamente o nimo da maioria dos funcionrios. Indicadores do clima organizacional: TURNOVER ABSENTESMO GREVES CONFLITOS INTERPESSOAIS E INTERDEPARTAMENTAIS NO UTILIZAO DE EPIs DESRESPEITO AOS SUPERIORES ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO

Benefcios da pesquisa de clima: POTENCIALIZAR PROPULSORES: com base na apurao dos pontos fortes da organizao, agir na valorizao e melhoria. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: Identificando pontos crticos, produzir resultados orientados s reais necessidades dos colaboradores. POLTICA DE GESTO DE PESSOAS: efetivar mudanas diante de resultados significativos dentro de fatores viveis. ********************************************************************* Comunicao: A comunicao fundamental para o funcionamento coeso, integrado e consistente de qualquer organizao.

Comunicao o processo pelo qual a informao intercambiada, compreendida e compartilhada por duas ou mais pessoas, geralmente com a inteno de influenciar o comportamento. (Chiavenato 2004). Canal. Ex.: Viso, Audio, Tato, Paladar e Olfato. Rudo toda varivel que interfere o processo de comunicao, impedindo o seu objetivo comum. Efeito o sentido de chegar ou no a mensagem, de acordo com sua forma original. COMUNICAO NO VERBAL Grande parte da comunicao humana se passa num nvel abaixo da conscincia, nvel que a importncia das palavras apenas indireta. O no verbal aqui visto como a linguagem, que deve ser compreendida, entendida em diferentes espaos. Espao aqui, no deve ser entendido somente no sentido fsico, mas, sobretudo psicossocial. O no verbal garante s pessoas maior liberdade s suas fantasias, enquanto o verbal est associado ao controle. Como disse Wilhelm Reich: O nosso corpo o inconsciente transparente. Segundo Pierre Weil e Roland Tompakow: Pela linguagem do corpo, voc diz muitas coisas aos outros e eles tem muitas coisas a dizer para voc. O ocidental est mais habituado a observar expresses na cabea do que no restante do corpo das pessoas. Ex.: fotos. A cultura do oriente percebe mais a linguagem do corpo do que ns. Ex.: Buda.

Вам также может понравиться