Вы находитесь на странице: 1из 7

DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS

Obs.: pus as fotos apenas para lembrar de quem tratamos. DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS

Apr 14, '09 1:35 AM para todos

Art.1. - Todos os animais nascem iguais diante da vida e tm o mesmo direito existncia.

Art.2. - Cada animal tem direito ao respeito. O homem, enquanto espcie animal, no pode atribuir-se o direito de exterminar outros animais ou explor-los, violando este direito. Ele tem o dever de colocar sua conscincia a servio de outros animais. Cada animal tem o direito considerao e proteo do homem.

Art.3. - Nenhum animal ser submetido a maus-tratos e atos cruis. Se a morte de um animal necessria, deve ser instantnea, sem dor nem angstia.

Art.4.- Cada animal que pertence a uma espcie selvagem tem o direito de viver em seu ambiente natural, terrestre, areo ou aqutico, e tem o direito de reproduzir-se. A privao da liberdade, ainda que para fins educativos, contrria a esse direito.

Art.5. Cada animal pertencente a uma espcie que vive habitualmente no ambiente do homem, tem o direito de viver e crescer segundo o ritmo e as condies de vida e de liberdade que so prprias de sua espcie. Toda modificao imposta pelo homem para fins mercantis contrria a esse direito.

Art.6. - Cada animal que o homem escolher para companheiro, tem direito a um perodo de vida conforme sua longevidade natural. O abandono de um animal um ato cruel e degradante.

Art.7. - Cada animal que trabalha tem direito a uma razovel limitao do tempo e intensidade de trabalho, a uma alimentao adequada e ao repouso.

Art.8. - A experimentao animal que implique sofrimento fsico incompatvel com os direitos dos animais, quer seja uma experincia mdica, cientfica, comercial ou qualquer outra. As tcnicas substitutivas devem ser utilizadas e desenvolvidas.

Art.9. - No caso de o animal ser criado para servir de alimentao, deve ser nutrido, alojado, transportado e morto, sem que para ele resulte em ansiedade e dor.

Art.10. - Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem. A exibio dos animais e os espetculos que utilizem animais so incompatveis com a dignidade do animal.

Art.11. - O ato que leva morte de um animal sem necessidade um biocdio, ou seja, um delito contra a vida.

Art.12. - Cada ato que leva morte um grande nmero de animais selvagens um genocdio, ou seja, delito contra a espcie.

Art.13. - O animal morto deve ser tratado com respeito. As cenas de violncia em que os animais so vtimas devem ser proibidas no cinema e na televiso, a menos que tenham como foco mostrar um atentado aos direitos dos animais.

Art.14. - As associaes de proteo e de salvaguarda dos animais devem ter uma representao junto ao governo. Os direitos dos animais devem ser defendidos por leis, como os direitos humanos. (Resoluo aprovada pela ONU).

Вам также может понравиться