Вы находитесь на странице: 1из 8

Resumo de navegao para piloto comercial e IFR.

Princpios bsicos da navegao Visual ou Por contato a maneira em que o piloto da aeronave tem para se localizar na superfcie da terra, por meios de estradas, cidades, ferrovias, rios, lagos, relevos, etc. Porem este tipo de navegao tem um inconveniente, que ter que manter contato visual constante com a superfcie terrestre. Navegao Estimada Processo que tem como base fundamental a estimativa de posio e direo a seguir, tomando como referencia inicial um ponto de situao conhecida. O uso da bussola, velocmetro e o relgio so imprescindveis para a execuo deste processo. A determinao do ponto inicial pode ser visual ou atravs de equipamentos a bordo da aeronave. Navegao Radio ou Radiogoniomtrica Nesta navegao, temos basicamente a medio de ngulos pelo rdio, permitindo ao piloto, atravs destas medidas, descobrir a posio e orientao de sua aeronave. Nesse processo, podemos voar por meio das nuvens, ou sem contato visual com a superfcie da terra, localizando-se assim apenas pelos instrumentos de bordo da aeronave. Esse tipo de vo chamado de IFR (instrument Flight Rules). Navegao eletrnica Utilizado nos sistemas de navegao munidos de computadores, mais sofisticado que a navegao radio. Como por exemplo temos o NOS (Omega navigation system) e o INS (inertial navigation system). Navegao astronmica e navegao por satlites (GPS). Elementos bsicos para uma navegao: - distancia entre os pontos medida entre os pontos com um papel ou uma rgua, e depois inserida essa distancia em qualquer meridiano, possvel descobrir a distancia, pois 1grau igual a 60 minutos que igual a 60NM. - rumo entre os pontos (RV) a direo da rota (rumo) na superfcie terrestre por uma aeronave e expressa por um valor angular, medido no sentido horrio a partir do norte (verdadeiro ou magntico). Os valores entre o norte verdadeiro e o rumo chamados de rumo verdadeiro (RV). Uso da declinao magntica (DMG)

Para obter o Rumo Magntico (RM) entre dois pontos, devemos aplicar o rumo verdadeiro e a declinao magntica (DMG), porem a DMG poder ser positiva se for W(oeste) ou negativa se for E (leste). A declinao magntica uma linha tracejada nas cartas que normalmente cortam as coordenadas entre os pontos a serem percorridos. Veja exemplo: Ento: RM = RV + ou DMG. RV= 128graus DMG = 18grausW RM = 128+18 = 146 RV= 128graus DMG= 18grausE RM = 128-18 = 120graus. Efeito do vento O vento o deslocamento de massas de ar horizontal pela atmosfera, atua numa aeronave em vo sem modificar a proa e a velocidade aerodinmica (VA), porem em certas situaes, faz com que o rumo fique a direita da proa (se diz rumo maior que a proa) ou a esquerda ( rumo menor que proa) veja o desenho e velocidade no solo(VS) maior com vento de calda ou menor com vento de proa. No triangulo de velocidade temos: -VA velocidade Aerodinmica -VS velocidade no Solo -VV velocidade do vento No triangulo de velocidade, temos que considerar ainda dois elementos fundamentais que so : - Deriva (DR) ngulo da proa voada ao rumo seguido. - Correo de Deriva (CD) ngulo do rumo pretendido a proa a voar. Quando a DR ou CD para direita se diz + (positiva) e para a esquerda (negativa). P de galinha O p de galinha possui elementos bsicos que vamos recordar a seguir: - DMG (declinao magntica), NV (norte verdadeiro), NM (norte magntico) extrados de uma carta atravs da linha isognica.

- DB (desvio bssola) ngulo do NM ao NB (norte bussola), podendo ser E, W ou nulo. o erro de indicao que a bssola pode apresentar e obtido no carto de desvios colocado ao lado do compasso magntico do avio (porem para efeitos de clculos, nos problemas dado o DB. - Proa verdadeira (PV) ngulo formado, sentido NESO (norte, este, sul, oeste), do NV at a proa da aeronave. - Proa Magntica (PM) ngulo formado, sentido NESO do NM at a proa da aeronave. - Proa bssola (PB) ngulo formado, sentido NESO do NB at a proa. - Rumo Verdadeiro (RV) ngulo sentido NESO, do NV at o rumo que a aeronave ir voar. ( a linha que interliga um aerdromo a outro em linha reta, traadas nas cartas aeronutica). - Rumo Magntico (RM) ngulo sentido NESO do NM at o rumo que a aeronave ir voar. - Deriva (DR) ngulo medido na proa da aeronave para o rumo, podendo ser para direita( + positivo) ou para esquerda ( negativo). NO COMPUADOR DE VO FEITA ESSA MARCAO. - Correo de deriva (CD) ngulo medido do rumo para a proa, podendo ser para a direita (+) ou esquerda (-).
NGUL O DMG DB PV PM PB RV RM DR CD DO (A) NV NM NV NM NB NV NM PROA RUMO PAR A NM NB PRO A PRO A PRO A RUM O RUM O RUM O PRO A SENTIDO E ou W E ou W NESO NESO NESO NESO NESO DIREITA ou ESQUERDA ESQUERDA ou DIREITA

Exemplos de P de galinha: Dados : DMG = 25graus W

DB PV RV

= 5graus W = 045 = 055

Calcular: PM, PB, RM, DR. PM = DMG + PV = 70graus PB = DB + PM = 75graus RM = RV + DMG = 80graus DR = RV PV = 10 graus
NOTA: UTILIZAR A VELHA MUITO BOA QUANDO ESTIVER PERDIDO, POIS AS VELHAS CONSTUMAM AJUDAR BASTANTE. E LEMBRAR-SE DE COLOCAR AS COLAS DAS FORMULAS RM E DR NA CPU. OUTRO DETALHE IMPORTANTE, QUE QUANDO INICIAR A NAVEGAO SIMULADA, ESTES CALCULOS ACIMA DEVERAO SER FEITO COM MUITA PRATICA, POIS ISSO AJUDAR A GANHAR TEMPO NA PROVA.

Marcaes de linha de posio Linha da estao a linha reta que liga a aeronave a uma estao Linha da aeronave a linha reta que liga a estao a uma aeronave. A linha da estao, aponta para estao. A linha da aeronave, aponta para aeronave.

Marcao Relativa (MR) o ngulo formado no sentido NESO, a partir da PROA de uma Aeronave at a linha da estao. A MR poder assumir valores de 0 a 355. Quando uma aeronave esta aprovada para estao, a MR = 0, s imaginar um compasso com uma perna presa em direo a proa da aeronave e a outra pena sempre apontando para estao.

Marcao Verdadeira (MV) o ngulo formado no sentido NESO, no NV (Norte verdadeiro) que passa pela aeronave a linha da estao. Da se conclui que a Marcao verdadeira representa o RV para que a aeronave se aproxime da estao naquele momento. A MV poder assumir valores entre 001 e 360. MV = PV + MR veja exemplos Dados:

PV = 030graus MR = 060graus Pede-se MV MV = PV + MR MV = 030+060 = 090 Ento: MV = RV Linha de posio verdadeira (LPV) o ngulo formado no sentido NESO do NV at a linha que une o avio se afastando da estao. A linha de posio verdadeira igual RV (rumo verdadeiro). Ento: LPV = RV. Linha de posio Magntica (LPM) igual a linha de posio verdadeira, porem e ngulo em relao ao Norte Magntico. Ento: LPM = LPV+-DMG.

NDB rdio farol no direcional um equipamento de terra composto por uma antena transmissora de ondas eletromagnticas emitidas em todas as direes, operando na faixa de freqncia de 100 a 1750khz. Portanto de baixa freqncia (LF = 30 a 300khz) ou media freqncia que vai de (300 a 3000khz). Existem dois tipos de NDB: - NDB de duas letras instalado prximo a costa martima e servem para orientar barcos e aeronaves, e instalados ao lado de aerdromos para servir de marcador de posio. - NDB de trs letras utilizado para fazer o balizamento de aerovias para vo em rota e como auxilio bsico de um procedimento de descida. O NDB faz com que as ondas sejam transmitidas em todas a direes, porem na vertical da antena criado o que chamamos de cone de silencio, ou seja, h ausncia de ondas de radio. A passagem atravs do cone de silencio determina o que chamamos de bloquear o NDB (bloqueio). Emissoras de BROADCASTING, so as rdios comerciais que operam em faixa de freqncia semelhante e que poder ser usada como auxilio a navegao, porem no existir o bloqueio igual no NDB. Erros do sistema NDB EFEITO NOTURNO no perodo do nascer ou por do sol (lusco ofusco), a atmosfera apresenta uma variao de suas caractersticas, fazendo com que as ondas de radio emitidas por um NDB cheguem at a aeronave com distores de direo.

EFEITO DE RELVO em regies montanhosas, as ondas podero ter o direcionamento de sua emisso variando de acordo com o relevo irregular. EFEITO DE COSTA devido a diferena de densidade do continente e do mar, quando as ondas de radio passam por esta regio, ocorre uma refrao (mudana de direo). EFEITO DE PERTURBACAO ATMOSFERICA quando voando prximo a CBs, o campo magntico gerado dentro na nuvem, poder ocorrer erro de indicao no NDB ou at mesmo indicar o sentido da nuvem. Nesses casos, para navegar com segurana, utilizaremos equipamentos em freqncia VHF, quando possvel, pois este no sofre o efeito. FADING os sinais que chegam a antena de bordo se encontram em fases opostas, causando a anulao e conseqente inoperncia momentnea do instrumento de bordo da aeronave. Antena receptora do NDB uma antena de LOOP. Receptores de bordo de estaes NDB. - ADF de limbo mvel ou fixo. - RMI limbo mvel automaticamente.

Mudanas de marcaes (QDM) durante uma APROXIMACAO. Quando uma aeronave vem se aproximando de uma estao, Ex: QDM 270, o controle solicita ao piloto para se aproximar pelo QDM 280. Veja figura. Mudana de marcaes (QDR) durante o AFASTAMENTO. Uma aeronave se afasta de uma estao com o QDR090 e foi instruida a curvar 45graus a direita afim de interceptar o QDR100 se afastando. Para gravar bem sobre QDM ou QDR, s se imaginar sentado na estao e visualizar uma mulher passando. Quando ela se aproxima QDMamas, e quando se afasta QDRabo. Curva do Co O efeito de vento numa aeronave que se aproxima de um NBD utilizando o ADF como referencia observado com a tendncia do deslocamento do

ponteiro para o lado de onde o vento esta soprando, forando assim o piloto corrigir o tempo todo o a trajetria do avio.

Plotagem de fixos radio em carta aeronutica. a maneira de interpretar o que QDM e QDR, traar linhas a ponto que se cruzem afim de demarcar onde a aeronave esta no momento. Lembrando que QDM = se aproximando da estao e QDR = se afastando da estao. VOR (radio farol omnidirecional). O VOR (Very Hight Frequency Omnidirecional Range ) um equipamento de terra utilizado em radiogonometria com muitas vantagens, por ser um equipamento de freqncia muito alta , veio suprir estas deficincias, apresentando as seguintes vantagens: -curso firme -no sofre influncias por parte de condies atmosfricas - elimina clculos difceis e demorados - no d bloqueios falsos - no tem feito noturno - preciso - evita a curva do co. DME (equipamento medidor de distancia) um equipamento eletrnico, transceptor (transmissor e receptor), que tem o principio de funcionamento semelhante ao radar. O sinal enviado at a antena de terra do DME que por meio de uma equipamento eletrnico envia de volta o sinal a aeronave. Atravs da medida do tempo entre a transmisso e a recepo do sinal rdio e conhecendo-se a velocidade de transmisso da onda de radio, chega-se facilmente na distancia entre a aeronave e a estao DME. A faixa de operao de um DME de 920 a 1215 mhz (UHF). ILS (sistema de pouso por instrumentos) um sistema de aproximao de preciso, que permite tomar com a pista o alinhamento e ngulo de planeio ideal para uma aeronave pousar num aerdromo que apresente baixas condies de teto e visibilidade. O ILS opera nas freqncias de 108.1 a 111.9 Mhz nos decimais Impares. A identificao fornecida em tom modulado em Morse, composto por 3 letras, sendo a primeira a letra I. O ILS classificado em 3 categorias: I Visibilidade de 1800ps a uma altura de 200ps II Visibilidade de 1200ps a uma altura de 100ps III Visibilidade entre 0 e 700 ps a uma altura de 0 a 20ps de pendendo da subcategoria de classificao: (IIIa, IIIb, IIIc.)

O ILS por ser um sistema e no s um nico equipamento, possui diversos componentes: - LOCALIZADOR OU LOCALAIZER (LLZ) o principal componente do sistema, com sua antena transmissora localizada aps a cabeceira da pista oposta a qual estamos executando a aproximao, emitindo sinal de radio modulado em 90Hz e 150Hz, separados exatamente no alinhamento da pista, com um alcance aproximado de 25NM at um extremo de 10graus para cada lado deste eixo. A finalidade do localizer , indicar a direo da pista. - Indicador de superfcie de planeio ou GS ( Glide Slope) transmissor de terra que opera em UHF, instalado num dos lados da pista que est sendo utilizada entre 750 e 1250 ps da cabeceira, e tem a finalidade de fornecer o ngulo de planeio correto durante uma aproximao. - Marcador Externo (Outer Marker) um equipamento composto por uma antena localizada no eixo de aproximao, que emite sinal de radio num plano vertical, cuja finalidade fornecer informaes de distancia em relao a cabeceira da pista usada, distante desta normalmente entre 3,5 a 7 NM. A identificao da passagem sobre o marcado externo poder ser atravs de sinal audvel (transmitido dois traos por segundo), ou lampejos de luz azul do painel do avio. - Marcador Mdio (Middle Marker) igual ao marcador externo, porem a distancia menor, por volta de 3500ps da cabeceira. A identificao audvel (pontos e traos) ou luz laranja no painel. - Marcador Interno (Inner Marker) instalado em aeroporto que operam com ILS CAT II ou III, entre 250 e 1000 ps da cabeceira, identificados por uma serie de pontos ou lampejo de luz branca no painel. - Auxilios visuais - so a lmpadas visualizadas pelo piloto para ajudar na rampa de planeio, so elas: VASIS, ALS, PAPIS, ETC. OBS: o ILS ser de preciso, se todos os componentes estiverem funcionais, caso o GS ou LOC no estiver funcional, o ILS no ser de preciso.

Вам также может понравиться