Вы находитесь на странице: 1из 6

Fsica II Aula 4 Gravitao Universal Tpico 1: Domnio das Leis de Kepler e de suas aplicaes para o estudo dos movimentos

dos planetas e dos satlites em rbitas. Teoria Geocntrica (Modelo de Ptolomeu) Acreditavam que a Terra era o centro do universo, com todos os outros planetas descrevendo rbitas circulares ao seu redor. Teoria Heliocntrica (Modelo de Nicolau Coprnico) Nesse modelo denominado heliocntrico, o Sol estaria em repouso e a Terra e os demais planetas girariam em torno dele em rbitas circulares. As 3 Leis de Kepler 1 Lei das rbitas: Um planeta se move descrevendo uma rbita elptica tendo o Sol como um dos focos.

proporcional ao cubo do raio mdio da respectiva rbita.

Obs.: O perodo de um planeta em rbita circular pode ser calculado pela frmula: Tpico 2: Lei da Gravitao Universal de Newton e de Energia Potencial Gravitacional. Conceitos de massas inercial e gravitacional. Campo gravitacional. Lei da Gravitao Universal Newton descobriu que os corpos se atraem mutuamente, fazendo com que eles no caiam uns sobre os outros e sempre mantenham a mesma trajetria, ou seja, a sua rbita elptica ao redor do Sol, como descobriu Johannes Kepler em uma de suas trs leis do movimento dos planetas. G Constante gravitacional 6,67.10-11 N.m/kg

2 Lei das reas: O segmento imaginrio que une o centro do Sol e o centro do planeta varre reas proporcionais aos intervalos de tempo dos percursos.

Campo Gravitacional A acelerao da gravidade na superfcie de um planeta calculada pela frmula: A acelerao da gravidade diminui tanto em um movimento de aumento de profundidade ou altura.

Obs.: A velocidade aerolar diferente da velocidade orbital, a qual atinge seu valor mximo no perilio (ponto mais prximo do Sol) e mnimo no aflio (ponto mais longnquo do Sol). 3 Lei dos Perodos: o quadrado do perodo de revoluo de cada planeta

A gravidade a uma certa altura da superfcie de um planeta dada por: ( )

A gravidade em certa profundidade de um planeta calculado pela frmula:

Imponderabilidade Em uma nave espacial em rbita em torno da Terra. Seus ocupantes tero a sensao de ausncia de peso, chamada de Imponderabilidade. Isso no significa que inexista a fora gravitacional, mas apenas que ela est exercendo o papel de fora resultante centrpeta, necessria para mant-los em rbita. Em cada instante, a nave e seus ocupantes, bem como outros objetos no seu interior, possuem o mesmo vetor velocidade. Assim, todos caem em direo Terra, ao longo de suas rbitas.

Energia Potencial Gravitacional Adotando-se o nvel zero (referencial no infinito), demonstra-se que a energia potencial gravitacional de um corpo, a uma distncia RO da Terra em relao ao centro de gravitacional da Terra, :

O sinal negativo indica que, em todos os pontos do campo da gravidade, a energia potencial gravitacional menor que no infinito. Energia Cintica

Energia Mecnica Conceitos: I) Massa Inercial: indica a resistncia que os corpos oferecem tentativa em alterar sua condio de movimento. II) Massa Gravitacional: representa a capacidade dos corpos serem atrados. Obs: Depois de Newton, a preciso dos experimentos aumentou muito e, mesmo assim, no foi detectada nenhuma diferena entre o valor dos dois tipos de massa. Atualmente, com a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, esta igualdade foi elevada condio de princpio fundamental e, por isso, no se justifica mais a distino entre massa inercial e massa gravitacional.

Velocidade Orbital Velocidade que um objeto orbita em torno de um planeta

Velocidade de escape Velocidade para que um objeto consiga sair da superfcie de um planeta e entrar em rbita. Obs.: A partir das frmulas acima podemos notar que tanto a velocidade orbital quanto a velocidade de escape no dependem da massa do objeto em rbita, e sim da massa do planeta onde esto orbitando ou escapando.

Exerccios 1. Os satlites artificiais so uma conquista da tecnologia moderna e os seus propsitos so variados. Existem satlites com fins militares, de comunicao, de monitoramento etc. e todo satlite tem uma rbita e uma velocidade orbital bem determinadas. Nesse contexto, considere um satlite de comunicao que descreve uma rbita circular em torno da Terra com um perodo de revoluo de 8x104 s. Com base nessas informaes e desprezando o movimento da Terra, correto afirmar que esse satlite gira em torno da Terra com uma velocidade orbital de: Dados: massa da Terra = 6 1024 kg constante de gravitao universal G = 6 10 11 N.m/kg a) 1.000 m/s d) 3.000 m/s b) 1.500 m/s e) 3.500 m/s c) 2.000 m/s 2. Em um sistema planetrio distante, os planetas X e Y descrevem rbitas circulares em torno de uma estrela. Sabendo que o raio da rbita do planeta X quatro vezes maior que o da rbita do planeta Y e que o mdulo da velocidade do planeta X de 12 km/s, correto afirmar que o mdulo da velocidade, em km/s, do planeta Y de: a) 3 c) 12 e) 48 b) 6 d) 24 3. Um foguete de 5 toneladas de massa move-se da Lua para a Terra. Em um determinado momento da viagem, observa-se que o foguete encontra-se ao longo da linha reta que une os centros da Terra e da Lua. Nesse contexto, considere as seguintes informaes: o zero da energia potencial gravitacional tomado em um ponto muito distante da Terra e da Lua, isto , no infinito; a massa da Terra cerca de 80 vezes maior que a massa da Lua;

a energia potencial gravitacional entre o foguete e a Terra denotada por UT e entre o foguete e a Lua, por UL; a distncia entre o foguete e o centro da Terra denotada por dT e entre o foguete e o centro da Lua, por dL ; O mdulo da fora entre o foguete e a Terra denotado por FT e entre o foguete e a Lua, por FL. Diante do exposto, identifique as afirmativas corretas: I. Se UL = UT, ento dL < dT . II. Se o foguete for deixado em repouso no ponto onde UL = UT, ento ele permanecer em repouso. III. Se FL = FT, ento dL < dT. IV. Se FL = FT, ento UL = UT. V. O ponto onde UL = UT no depende da massa do foguete. 4. Duas partculas de massas iguais a m esto localizadas em vrtices opostos de um quadrado de lado . Duas outras partculas, com massas iguais a , esto localizadas nos outros dois vrtices desse quadrado. Nessa situao, o mdulo da fora gravitacional que age sobre uma das partculas de maior massa dado por:

5. Em uma aula sobre Gravitao, um professor de Fsica prope aos seus alunos analisarem o sistema constitudo por um planeta de massa m e raio r, o qual se encontra em rbita circular de raio R0 em torno de uma estrela de raio R e massa M. Com o objetivo de avaliar os conhecimentos desses alunos acerca do assunto, o professor elabora as afirmativas abaixo. Considerando R0 >> R + r, dentre essas afirmativas, identifique as corretas: I. Se a massa do planeta fosse 2m, o perodo de rotao no se alteraria.

II. Se o raio do planeta fosse 2 r, perodo de rotao no se alteraria. III. Se o raio da rbita fosse 2R0, perodo de rotao no se alteraria. IV. Se o raio da estrela fosse 2R, perodo de rotao no se alteraria. V. Se a massa da estrela fosse 2M, perodo de rotao no se alteraria.

o o o o

Terra so, respectivamente, dA e dB, sendo dB > dA conforme figura abaixo:

6. Abaixo esto enunciadas cinco leis ou expresses da Fsica na 1 coluna e quatro frmulas na 2 coluna, associadas ao movimento de um satlite em rbita em torno da Terra. Nessas frmulas admita que: G constante da gravitao universal; M a massa da Terra; m a massa do satlite; R o raio da rbita; e T o perodo do movimento do satlite. Nesse sentido, numere a segunda coluna, de acordo com as leis ou expresses indicadas na primeira coluna:

Com relao situao descrita, identifique as afirmativas corretas: I. A velocidade do satlite A maior do que a do satlite B. II. O perodo do movimento do satlite A maior do que o do satlite B. III. A razo do quadrado do perodo do satlite A pelo cubo do raio de sua rbita a mesma para o satlite B. IV. A energia mecnica do satlite A maior do que a do satlite B. V. A acelerao centrpeta do satlite A maior do a do satlite B. 8. Tanto a energia cintica (K) como a energia potencial (U) de um satlite em rbita circular em torno de um planeta dependem do raio (r) da rbita. Essas dependncias esto melhor representadas pelo grfico:

Assinale entre as alternativas abaixo a que representa a sequncia correta: a) 4, 1, 5 e 3. d) 3, 5, 4 e 1. b) 3, 1, 5 e 4. e) 2, 3, 1 e 5. c) 4, 3, 2 e 1. 7. Analisando o movimento de dois satlites artificiais idnticos em rbitas circulares ao redor da Terra, denominados por A e B, verifica-se que as distncias desses satlites ao centro da

9. Dois satlites idnticos so colocados em rbitas circulares estveis: um em torno da Terra e outro em torno de Marte. Como a massa da Terra , aproximadamente, nove vezes maior do que a de Marte e considerando que os satlites descrevam rbitas de raios iguais,

a razo entre os perodos dos satlites em torno da Terra e de Marte : a) 1/10 b) 1/9 c) 1/6 d) 1/3 e) 1 10. Considere um satlite artificial, girando em rbita circular estvel ao redor da Terra. Nesse contexto, adotando o referencial em que a energia potencial gravitacional nula no infinito, identifique, dentre as proposies abaixo, as verdadeiras. (01) A velocidade do satlite varia com a raiz quadrada de sua massa. (02) A energia potencial gravitacional do satlite ser sempre negativa. (04) O perodo do movimento do satlite proporcional ao cubo do seu raio. (08) A energia mecnica total do satlite sempre positiva. (16) A velocidade aerolar do satlite sempre constante. 11. O raio mdio da rbita de Marte em torno do Sol cerca de 4 vezes maior do que o raio mdio da rbita de Mercrio. Consequentemente, a razo, entre os perodos dos movimentos de translao de Marte e de Mercrio em torno do Sol, aproximadamente: a) 1 b) 2 c) 4 d) 8 e) 16 f) 24 12. Um astronauta est em torno da Terra em uma rbita circular, com raio duas vezes o raio desse planeta. Nessas circunstncias, o peso do astronauta, comparado ao seu peso na Terra, ser a) a metade. d) quatro vezes maior. b) o dobro. e) oito vezes menor. c) quatro vezes menor. f) oito vezes maior. 13. Dois satlites artificiais, em rbitas circulares ao redor da Terra, tm perodos de 1 e 8 dias, respectivamente. Obtenha a razo entre os raios das rbitas dos satlites. 14. As Leis de Kepler descrevem as caractersticas do movimento dos planetas em torno do sol. Em particular, a Segunda Lei de Kepler, conhecida

como Lei das reas, afirma que, se imaginarmos uma linha ligando qualquer planeta ao sol, enquanto o planeta descreve sua rbita, essa linha percorrer reas iguais em intervalos de tempo iguais. A figura abaixo representa a rbita de um planeta em torno de seu sol e nela esto indicados quatro pontos, com suas distncias em relao ao sol representadas por ra , rb , rc e rd , sendo ra e rc , respectivamente, a maior e a menor distncia do planeta ao sol em toda sua rbita. Nessa figura, pode-se ver que ra > rb > rd > rc .

a) Coloque em ordem decrescente as velocidades do planeta nesses quatro pontos. b) Reproduza, no caderno de respostas, o sistema de eixos da figura abaixo e nele faa um esboo do grfico do mdulo da velocidade do planeta, medida que o mesmo percorre uma volta completa ao redor do sol, comeando e terminando no ponto A. No se esquea de indicar, claramente, os pontos B, C e D, como na figura abaixo.

15. Dois planetas giram em torno de determinada estrela. O primeiro planeta percorre uma rbita de raio R1 com um perodo de 90 dias. Determine o perodo do movimento do segundo planeta, sabendo que o raio de sua rbita, R2 , igual a 4 R1 . 16. Um satlite geo-estacionrio S um satlite em rbita circular em torno da Terra, no plano equatorial, e que se

desloca com uma velocidade angular igual da Terra. Desta forma, este satlite permanece sempre acima do mesmo ponto da superfcie terrestre. Sabendo-se que o raio da rbita do satlite 4,5 x 107 m , o perodo de seu movimento 1 dia 9 x 104 s , a constante de gravitao universal G=6,7 x 10-11 Nm/kg e considerando = 3, determine, aproximadamente, a massa da Terra. 17. Um satlite artificial descreve uma rbita circular em torno da Terra a uma altitude de 600 km. Determine a acelerao centrpeta do satlite. Dados: massa da Terra = 6 1024 kg raio da Terra = 6,4 106 m constante de gravitao universal G = 6,7 10 11 N.m/kg 18. Imagine que desaparea repentinamente a fora de gravitao entre a Terra e o Sol, e que seja desprezvel a fora de atrao de qualquer outro astro sobre ela. Ento a Terra a) continuar girando em torno do Sol. b) ficar parada em relao ao Sol. c) passar a deslocar-se em movimento retilneo uniformemente retardado em relao ao Sol. d) passar a deslocar-se em movimento retilneo uniforme em relao ao Sol. e) cair em direo ao Sol. 19. Um satlite artificial descreve uma rbita circular em torno da Terra. Calcule a massa da Terra, sabendo que o perodo de revoluo do satlite 1 x 104 s e que o raio de sua rbita 1 x 107 m. Considere = 3 e a constante de gravitao universal G = 6 x 10-11 N . m /kg . 20. A conquista do espao um sonho antigo da humanidade. A construo da Estao Espacial Internacional foi um enorme avano nessa direo. Atualmente, os astronautas so transportados para essa estao atravs de nibus espacial.

Em uma das idas da Terra at a estao, um astronauta, com 80 kg de massa, resolve estudar a variao do seu peso em relao distncia da superfcie da Terra. Para isso, ele faz toda a viagem TerraEstao monitorando o seu peso. Sabendo que a estao espacial est a uma distncia da superfcie da Terra exatamente igual ao seu raio (RT), considere que o movimento de rotao da Terra pode ser desprezado; o nibus espacial faz todo o percurso em linha reta, mantendo a sua velocidade constante. Com base nessas informaes, verifica-se que a variao do peso do astronauta em relao distncia da superfcie da Terra, r, est melhor representada no grfico:

Вам также может понравиться