Вы находитесь на странице: 1из 9

Metodologia da Estao de Tratamento de Efluentes (ETE)

A seguir encontra-se a nova metodologia da ETE:

MTODO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES ALCALINOS 1. O efluente a ser tratado encontra-se no tanque de acmulo de efluentes alcalinos, onde ser bombeado para o tanque de tratamento at um volume aproximado de 3m 3. Liga-se a agitao para ocorrer homogeneizao completa da gua, onde ser constante durante todo tratamento. 2. Mede-se o pH, com o auxlio de um pHmetro. 3. Mantem-se o pH acima de 11,0, caso o pH no esteja nesta faixa ser necessrio fazer a dosagem de: Cal qumica a 50% para subir o pH; cido muritico a 50% para abaixar o pH. O pH deve ser mantido acima de 11,0 neste primeiro estgio para que a oxidao do cianeto seja rpida, no dando tempo para que haja evoluo do gs. Se o pH for menor, a reao torna-se mais lenta e ainda pode causar risco ao operador. A inalao dos gases de cianeto ir reagir no organismo humano na seguinte forma: a hemoglobina do sangue opera por dois mecanismos bsicos, que garantem a vida dos tecidos oxigenada dos pulmes. A hemoglobina, em contato com oxignio, transforma-se em composto instvel chamada oxihemoglobina, a qual carregada para os tecidos atravs das artrias. Em contato com os tecidos, a hemoglobina cede seu oxignio para os mesmos, os quais lhe cedem gs carbnico.

Nessa forma, chama-se carboxihemoglobina, que transportada pelas veias para os pulmes, onde o ciclo se repete. Em contato com cido ciandrico, ou com qualquer composto de cianeto, a hemoglobina forma uma substncia altamente estvel, chamada ciano hemoglobina. Por se estvel, essa substncia no permite que ocorra a troca descrita anteriormente, levando a vitima reduo de sua capacidade fsica, progressivamente, at o bito. 4. Troca-se o eletrodo de pH para Redox, que o processo tem por finalidade saber se ocorreu a oxidao do cianeto (CN-) a cianato (CNO-) atravs da milivoltagem (mV), adicionando Hipoclorito de Clcio at a mV subir de 70 at 350 mV, continua-se agitando at a mV atingir 480 mV. Reao de oxidao NaCN(l) + Ca(ClO)2
cianeto de sdio hipoclorito de clcio

NaCNO(l) + NaCl(l)
cloreto de sdio

cianato de sdio

5. Adicionam-se aproximadamente 6,0 Kg de Cloreto de Brio, para eliminar o sulfato. necessrio fazer a precipitao do sulfato, pois o mesmo em concentraes maiores que 750 mg/L em soluo aquosa tem ao laxativa, sendo ainda responsvel por formao de incrustaes em tubulaes de gua. 6. Abaixa-se o pH para 8,0 com cido Muritico e agita-se bem, at o pH estabilizar-se. A reduo do pH para est faixa, importante para que possa ocorrer a oxidao do cianato a gs carbnico (CO2) e nitrognio (N2). A reao de oxidao instantnea. O cianeto , pelo menos, cerca de mil vezes mais txico que o cianato. Sendo que umas das razoes para o ajuste de pH proporcionar as condies timas para a precipitao dos hidrxidos, carbonatos e sulfatos dos ons metlicos presentes, para permitir sua remoo posterior. 7. Neste estgio so removidas as impurezas, onde preciso alterar suas caractersticas fsico-qumicas, atravs de um processo chamado de coagulao, geralmente realizado com sais de alumnio e ferro, dos quais resultam dois fenmenos:

A adio de precipitador orgnico (PPT ORG) na quantidade de 3,0 L foi determinada pela proporo de: para cada litro de efluente a ser tratado, coloca-se 1 mL de precipitador orgnico. Este processo essencialmente qumico, que consiste na reao do coagulante com a gua e na formao de espcies hidrolizadas com carga positiva. Isto depende da concentrao do metal e o pH final da mistura. Em seguida, Adicionam-se 3,0 L de precipitador inorgnico (PPT ING), que tem a mesma proporo do precipitador orgnico (PPT ORG), este processo fundamentalmente fsico, que consiste no transporte das espcies hidrolizadas, para que haja contato com as impurezas presentes na gua. Os agentes qumicos mais utilizados para alterar a fora inica do meio so os sais de alumnio Al2(SO4)3, de ferro FeCl3, ou de polmeros sintticos (policloreto de alumnio), caracterizando o fenmeno de coagulao. 7. Adicionam-se 2,0 L de uma soluo de Polieletrlito Aninico a 0,1% para ocorrer a floculao, agita-se por no mximo 2 minutos. Quando em contato em contato com o efluente neutralizado e pH timo de floculao, formar flculos de maior tamanho e densidade. Os polmeros sintticos (polieletrlitos), so utilizados para que o tempo de decantao, alm da clarificao imediata do sobrenadante, seja facilitado. Sem esse auxiliar, o tempo de decantao seria de no mnimo oito horas. Os benefcios e vantagens na utilizao dos polmeros so os seguintes: Melhora acentuada na turbidez da gua tratada; Reduo no tempo de decantao e clarificao; Melhor compactao do lodo; Caractersticas de filtrabilidade favorveis. 8. Desliga-se a agitao e deixa-se decantar por no mnimo 2 horas. 9. Aps o perodo de 2 horas, abre-se primeiro os registros de gua tratada que ir para a caixa final, e depois para o tanque de acmulo de gua tratada.

10. O lodo ir para o leito de secagem, onde ocorrer a decantao e adensamento, reduzindo o volume e aumentando a concentrao de slidos. O sobrenadante remanescente retornar para o reservatrio de efluentes para ser tratado novamente. 11. O lodo depois de seco dever ser armazenado em local coberto identificado com dique de conteno em tambores de 200 L sobre paletes de madeira, ensacados segundo a NB 12235, at destinao final. Obs: Neste tratamento no se utiliza a soluo de desengraxante para subir o pH, pois o mesmo dificulta a oxidao do cianeto.

MTODO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES CIDOS 1. O efluente a ser tratado encontra-se no tanque de acmulo de efluente cido, onde ser bombeado para o tanque de tratamento at um volume aproximado de 3m 3. Liga-se a agitao para ocorrer homogeneizao completa da gua, onde ser constante durante todo tratamento. 2. Mede-se o pH com o auxlio de um pHmetro. 3. Mantm-se o pH entre 2,0 2,5, caso o pH no esteja nesta faixa ser necessrio fazer a dosagem de: Soluo de Desengraxante para subir o pH cido Muritico a 50% para abaixar o pH. 4. Troca-se o eletrodo de pH para Redox, que neste caso tem como funo indicar se a reao de reduo est ocorrendo e atravs da milivoltagem ser possvel quantizar e saber o trmino ou a faixa desejada. Adiciona-se Metabissulfito de Sdio at a mV abaixar de 800 mV at ficar abaixo de 390 mV. Quando a soluo ficar totalmente verde azulada provavelmente todo o cromo foi reduzido de hexavalente para trivalente. O metabissulfito de sdio (Na 2S2O5) quando dissolvido em gua, forma o bissulfito de sdio (NaHSO3).

Reao de Reduo

2H2SO4 (l) + 6NaHSO3 (l) + 3H2SO4 (l)


cido crmico bissulfito de sdio cido sulfrico

2Cr2(SO4)3 (l) + 3Na2SO4 (l) + 10H2O(l)


sulfato de sdio gua

sulfato crmico

Teste Prtico: Pega-se 1 L da amostra em um bquer de vidro, adiciona-se uma quantidade excessiva de Cal hidratada (10 g), aguarda-se a precipitao da mesma, se a gua ficar totalmente incolor significa que est ideal, caso contrrio adiciona-se mais um pouco de metabissulfito de sdio. 5. Sobe-se o pH at 6,0 com soluo de desengraxante. 6. Adicionam-se aproximadamente 6,0 Kg de Cloreto de Brio, para eliminar o sulfato. necessrio fazer a precipitao do sulfato, pois o mesmo em concentraes maiores que 750 mg/L em soluo aquosa tem ao laxativa, sendo ainda responsvel por formao de incrustaes em tubulaes de gua. 7. Faz-se o ajuste do pH com Cal qumica at 8,0. Neste processo melhor utilizar somente a cal para subir o pH e no a soluo de desengraxante, pois, a adio de cal auxilia na precipitao dos metais formando os hidrxidos. 8. Neste estgio so removidas as impurezas, onde preciso alterar suas caractersticas fsico-qumicas, atravs de um processo chamado de coagulao, geralmente realizado com sais de alumnio e ferro, dos quais resultam dois fenmenos: A adio do precipitador orgnico (PPT ORG) na quantidade de 3,0 L foi determinada pela proporo de: para cada litro de efluente a ser tratado, coloca-se 1 mL de precipitador orgnico. Este processo essencialmente qumico, que consiste nas reaes do coagulante com a gua e na formao de espcies hidrolizadas com carga positiva. Isto depende da concentrao do metal e o pH final da mistura. Em seguida, Adicionam-se 3,0 L de precipitador inorgnico (PPT ING), que tem a mesma proporo do precipitador orgnico (PPT ORG), este processo fundamentalmente

fsico, que consiste no transporte das espcies hidrolizadas, para que haja contato com as impurezas presentes na gua. Os agentes qumicos mais utilizados para alterar a fora inica do meio so os sais de alumnio Al2(SO4)3 , de ferro FeCl3, ou de polmeros sintticos (policloreto de alumnio), caracterizando o fenmeno de coagulao. 8. Mede-se o pH novamente e mantm-se no ideal de 8,0, agita-se bem at o pH estabilizar. 9. Adicionam-se 2,0 L de uma soluo de Polieletrlito Aninico a 0,1% para flocular, agita-se por no mximo 2 minutos. Quando em contato com o efluente neutralizado e pH timo de floculao, formar flculos de maior densidade e tamanho. Os polmeros sintticos (polieletrlitos), so utilizados para que o tempo de decantao, alm da clarificao imediata do sobrenadante, seja facilitado. Sem esse auxiliar, o tempo de decantao seria de no mnimo oito horas. Os benefcios e vantagens na utilizao dos polmeros so os seguintes: Melhora acentuada na turbidez da gua tratada; Reduo no tempo de decantao e clarificao; Melhor compactao do lodo; Caractersticas de filtrabilidade favorveis. 10. Desliga-se a agitao e deixa-se decantar por no mnimo 2 horas. 11. Aps o perodo de 2 horas, abre-se primeiro os registros de gua tratada que ir para a caixa final, e depois para o tanque de acmulo de gua tratada. 12. O lodo ir para o leito de secagem, onde ocorrer a decantao e adensamento, reduzindo o volume e aumentando a concentrao de slidos. O sobrenadante remanescente retornar para o reservatrio de efluentes para ser tratado novamente.

13. O lodo depois de seco dever ser armazenado em local coberto identificado com dique de conteno em tambores de 200 L sobre paletes de madeira, ensacados segundo a NB 12235, at destinao final.

Вам также может понравиться