Вы находитесь на странице: 1из 7

ADRIANO SOARES DOS SANTOS JOO DIEGO

PESQUISA DE DADOS SEQUNCIAL


Trabalho Avanada Apresentado do Curso a Disciplina da Programao da

Cincia

Computao

Faculdade Pitgoras de Teixeira de Freitas

Prof Sara Mendes Farias

Teixeira de Freitas 2012/2

RESUMO

Neste trabalho, falamos a respeito da pesquisa de dados de forma sequencial, tambm chamada de pesquisa de dados linear. Mostraremos que esta forma de pesquisa de dados a forma mais simples que existe. Alm desta, tambm existem outras formas de pesquisa de dados. Veremos o que so registros e o que uma chave. E como veremos tambm, a forma de pesquisa de dados sequencial tm seus pontos fracos, como por exemplo, quando se tm por objetivo pesquisar uma quantidade grande de dados, isto pode fazer com que a pesquisa demore mais e seus pontos fortes, por exemplo, quando se quer comparar poucos registros, esta acaba se tornando a forma mais fcil e rpida. Veremos um exemplo de pesquisa de dados sequencial implementada em linguagem Java. Palavras Chave: Pesquisa de Dados, Pesquisa Sequencial, Indice.

ABSTRACT

In this work, we talk about the research data sequentially, also called linear search data. We will show that this form of research data is the simplest form there is. Besides this, there are also other forms of research data. We'll see what records are and that is a key. And as will also the form of sequential data search have their weaknesses, for example, when aim to search through a large amount of data, this may cause the search takes more time and strengths, for example, when you want to compare a few records, this eventually becomes the easiest and fastest way. We will see an example of research data sequentially implemented in Java.

Key - Words: Research Data, Sequential Search, Index.

1 INTRODUO

Pesquisar dados uma forma de se buscar algum elemento que est ordenado ou no em um determinado vetor ou matriz. As informaes esto armazenadas, ou seja, registradas, portanto possuem registros que por sua vez possuem chaves para que seja feita a busca. Quando se faz uma busca sequencial, ou seja, linear, feito a comparao de cada dado at que se encontre a informao desejada. Em outras palavras, o programa de pesquisa efetua busca registro por registro at que se chegue a informao desejada. O ponto fraco quando voc deseja procurar uma informao especfica em meio a uma grande quantidade de registros armazenados no vetor, sua pesquisa vai requerer muito tempo.

CONCEITOS BSICOS

Estudo de como recuperar informao a partir de uma grande massa de informao previamente armazenada. A informao dividida em registros. Cada registro possui uma chave para ser usada na pesquisa. O objetivo da pesquisa encontrar uma ou mais ocorrncias de registros com chaves iguais chave de pesquisa.

Pesquisa com sucesso X sem sucesso: Mtodo de pesquisa mais simples: a partir do primeiro registro, pesquise seqencialmente at encontrar a chave procurada; ento para. feito o armazenamento de um conjunto de registros por meio de um array.

Em programao de computadores, um array, tambm conhecido como vetor (para arrays uni-dimensionais) ou matriz (para arrays bi-dimensionais), uma das mais simples estruturas de dados. Os arrays mantm uma srie de elementos de dados, geralmente do mesmo tamanho e tipo de dados. Elementos individuais so acessados por sua posio no array. A posio dada por um ndice, tambm chamado de subscrio. O ndice geralmente utiliza uma sequncia de nmeros inteiros, (ao contrrio de um array associativo) mas o ndex pode ter qualquer valor ordinal. Alguns arrays so multi-dimensionais, significando que eles so indexados

por um nmero fixo de nmeros inteiros, por exemplo, por um sequncia (ou sucesso) finita de quatro nmeros inteiros. Geralmente, arrays uni- e bidimensionais so os mais comuns.

2 A BUSCA (FIND):

A pesquisa retorna o ndice do registro que contm a chave x; Caso no esteja presente, o valor retornado -1. A implementao no suporta mais de um registro com uma mesma chave, pois retorna o primeiro encontrado.

2.1 PESQUISA SEQUENCIAL

feito a utilizao de um registro sentinela na posio zero do array. Isto garante que a pesquisa sempre termina: se o ndice retornado por Pesquisa for zero, a pesquisa foi sem sucesso. Por isso, no necessrio testar se i > 0.

O anel interno da funo Pesquisa extremamente simples: O ndice i decrementado e a chave de pesquisa comparada com a chave que est no registro. Isto faz com que esta tcnica seja conhecida como pesquisa sequencial rpida.

Exemplo de uma pesquisa sequencial em Java, ele l todos os dados do array de nmeros(lista de nmeros) e verifica se o numero oque foi pesquisado esta

nesta lista. pesquisado um valor inteiro aleatrio, utilizando o mtodo Random, pois ele gera um numero qualquer de 0 a 20.

(http://programadoracamilamatos.blogspot.com.br/2009/06/pesquisasequencial.html)

// codigo public class PesqSequencial { public boolean binaria(int x, int[]vet){ int inicio = 0; int fim = vet.length-1; int meio; while( inicio < = fim){ meio =(inicio + fim)/2; if(x == vet[meio]){ return true; } if(x < vet[meio]){ fim = meio-1; } else{ inicio = meio+1; } } return false; } } //main public class Auxiliar {

public static void main(String[] args) { Random ram = new Random(); int j = ram.nextInt(21); int[] vet = {11,5,6,7,12,3,1,2,8}; // instanciando um vetor com 9 valores pr definidos System.out.println("valor pesquisado: "+ j+"\n"); // mostra o valor a ser pesquisado PesqSequencial pesq = new PesqSequencial(); boolean h = pesq.binaria(j, vet); System.out.println("resustado "+ h +"\n valor pesquisado "+ j); } }

Вам также может понравиться