Вы находитесь на странице: 1из 2

Tpico: [Diagrama de Hasse] O diagrama de Hasse (pronuncia-se Rasse) uma representao grfica de um conjunto parcialmente ordenado (poset) (A,).

. Nesse grfico, vrtices representam elementos de A e dois elementos x,yA so ligados por uma aresta se, e somente se, y cobre x. Se xy ento x mais refinado que ynessa relao. Os elementos mais refinados so desenhados abaixo dos elementos menos refinados. O nome homenageia o matemtico alemo Helmute Hasse (1898-1979), que fez uso intensivo desse recurso, embora no tenha sido o primeiro a utiliz-lo. O processo de construo do diagrama pode variar, produzindo aspectos visuais muito diferenciados e desenh-lo nem sempre uma tarefa fcil. Para tanto, podero ser utilizados algoritmos e ferramentas para desenho automtico, construdas para esse fim. Elementos notveis de um poset Seja o poset (A,) e XA (note-se que X tambm um poset). Ento:

O elemento 0A o menor elemento de A se para todo xA se tiver 0x. O elemento 1A o maior elemento de A se para todo xA se tiver x1. Se existir um menor ou um maior elemento em (A,) ento ele nico. Chama-se elemento minimal o elemento aA tal que para todo xA se xa ento x=a. Em outras palavras, aA um elemento minimal se nenhum xA precede a estritamente. Chama-se elemento maximal o elemento aA tal que para todo xA se xa ento x=a. Em outras palavras, aA um elemento maximal se nenhum xA sucede a estritamente. Chama-se limitante inferior de X em A, representado por li, a todo elemento aA tal que ax para todo xX. Chama-se nfimo de X em A, representado por X, ao maior dos limitantes inferiores. O nfimo de {x,y} representado como x y (l-se combinao de x com y). Chama-se limitante superior de X em A, representado ls, a todo elemento aA tal que xa para todo xX. Chama-se supremo de X em A, representado por X ao menor dos limitantes superiores. O supremo representado por x y (l-se unio de x comy).

1. Diagrama: est contido A relao binria est contido, representada por , entre conjuntos uma relao de ordem parcial, de modo que pode ser representada graficamente pelo diagrama de Hasse. Neste caso,

a relao geral ser representada por e ABir de B e AB.

indicar

que A subconjunto

Para exemplificar, considere-se o poset (P(S={a,b,c}),). Considerando que A,BP(S), ou seja, A e B pertencem aoconjunto das partes de S, ento sero ns do diagrama e

se AB ento A se situar abaixo de B; uma aresta ligar A e B se, e somente se, B cobrir A.

Pode-se notar que, nesse caso, que:

{ }, o conjunto vazio, o n mais refinado, uma vez que nenhum conjunto subconjunto dele, exceto ele prprio. S o n menos refinado, pois todos os conjuntos sero subconjuntos dele. Por exemplo, {a,b}{a,b,c} e no h nenhum n intermedirio entre eles, de modo que {a,b,c} cobre {a,b} e uma aresta ligar ambos. Por exemplo, { }{a,b,c} mas {a,b,c} no cobre { } (existem muitos ns entre eles). Assim, nenhuma aresta ligar { } com {a,b,c}. Observe-se que, nesse caso, possvel caminhar (no sentido das flechas) de { } at{a,b,c} por meio das arestas. No h relao entre {a,b} e {b,c}. A condio A:A{a} inclui somente o conjunto { }.

O diagrama de Hasse para esse caso pode ser visto na figura que segue.

Exemplo: O conjunto potncia de { x, y, z } parcialmente ordenado por incluso, tem o diagrama de Hasse:

Fonte: http://www.galileu.esalq.usp.br/mostra_topico.php?cod=88

Вам также может понравиться