Вы находитесь на странице: 1из 12

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia Mecnica
5 Srie Resistncia dos Materiais I
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas

programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as

competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Paulo Cavalcante Ormonde


Centro Universitrio Anhanguera de Jundia (FPJ)

Engenharia Mecnica - 5 Srie - Resistncia dos Materiais I

Pg. 2 de 12

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Identificar, formular e resolver problemas de engenharia; Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e tcnicas; Capacidade de elaborar um relatrio contendo a memria de clculo do projeto; Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e grfica.

Produo Acadmica
Descrio do que ser produzido. Elaborao de um relatrios com os resultados obtidos nas etapas. Organizar um debate.

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: organizar-se, previamente, em equipes no mximo de 6 participantes; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Aluno e Equipe.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Paulo Cavalcante Ormonde

Engenharia Mecnica - 5 Srie - Resistncia dos Materiais I

Pg. 3 de 12

DESAFIO
No cenrio atual, as empresas esto buscando profissionais capazes de enfrentar desafios e resolve-los de forma eficiente. O aluno, ao final do desafio, dever apresentar um relatrio contendo a memria de clculo com base nas informaes de cada uma das etapas.

Objetivo do desafio
Neste contexto, a equipe ir desenvolver um portal de entrada para veculos em sua escola, fornecendo o pr-dimensionamento da estrutura.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Apresentao do Projeto e Conceito de Tenso Nesta primeira etapa, alm da apresentao do projeto a ser desenvolvido, o aluno entrar em contato com algumas das diversas aplicaes onde conceitos de tenso, tenso admissvel e coeficiente de segurana so indispensveis no dimensionamento ou pr-dimensionamento de partes componentes de uma estrutura. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Escolher a sua equipe de trabalho e entregue ao seu professor os nomes, RAs e e-mails dos alunos. A equipe deve ser composta de no mximo 5 alunos. Passo 2 (Equipe) Observar as figuras abaixo:

Paulo Cavalcante Ormonde

Engenharia Mecnica - 5 Srie - Resistncia dos Materiais I

Pg. 4 de 12

Alvenaria P = 2,5 kN/ m

Viga M et lica - Perf il I lam inado Tirant e 20 m m C Painel elet rnico P=1 2,57 kN Ligao Det . 1 D

C oluna 60 cm seo t ransversal circular

Bloco de f undao

Bloco de f undao

Solo

s adm = 150 kN/ m


R A=? R B=?

Figura 1 Projeto do portal de entrada para veculos

DETALHE 1
PARAFUSO CHAPA # 3 mm

Corte A-A

Ft = ?

Paulo Cavalcante Ormonde

Engenharia Mecnica - 5 Srie - Resistncia dos Materiais I

Pg. 5 de 12

Figura 2 Detalhe da ligao dos tirantes

Figura 3 Vista do portal em perspectiva


Paulo Cavalcante Ormonde

Engenharia Mecnica - 5 Srie - Resistncia dos Materiais I

Pg. 6 de 12

Passo 3 (Equipe) Calcular o dimetro do parafuso necessrio para resistir s tenses de cisalhamento provocadas pela ligao de corte simples do tirante com a viga metlica, considerando que a tenso resistente de cisalhamento do ao do parafuso de 120 MPa. Majorar os esforos, fora de trao no tirante, por um coeficiente de segurana igual a 2.

O valor da tenso de cisalhamento varia da superfcie para o interior da pea, onde pode atingir valores bem superiores ao da tenso mdia. O valor da tenso resistente foi obtido com base nas especificaes da NBR 8800:2008. Ao do parafuso Tenso de ruptura trao fu = 415 MPa Passo 4 (Equipe) Descrever as especificaes, segundo a NBR 8800:2008 quanto verificao de parafusos ao corte e interprete o valor da tenso resistente de cisalhamento, fornecido no Passo 2. Passo 5 (Equipe) Calcular as tenses de esmagamento provocadas pelo parafuso em todas as chapas da ligao da Figura 2. Verificar a necessidade de se aumentar a espessura de uma ou mais chapas da ligao considerando uma tenso admissvel de esmagamento de 700 MPa. Explicar porque se admite uma tenso superior tenso de ruptura do ao, que de 400 MPa.

Paulo Cavalcante Ormonde

Engenharia Mecnica - 5 Srie - Resistncia dos Materiais I

Pg. 7 de 12

Majorar os esforos, fora P, por um coeficiente de segurana igual a 2. Ao das chapas e tirantes Tenso de escoamento fy = 250 MPa Tenso de ruptura fu = 400 MPa Passo 6 (Equipe) Calcular a largura da chapa de ligao do tirante (chapa vermelha) com base na tenso sobre a rea til. Considerar o dimetro do furo igual ao dimetro do parafuso acrescido de 1,5 mm. A tenso admissvel de trao das chapas deve ser adotada igual a 250 MPa dividida por um coeficiente de minorao de 1,15. Majorar os esforos, fora Ft de trao no tirante, por um coeficiente de segurana igual a 2.

Ft = ?

Paulo Cavalcante Ormonde

Engenharia Mecnica - 5 Srie - Resistncia dos Materiais I

Pg. 8 de 12

Passo 7 (Equipe) Calcular as distncias do centro do furo at a borda das chapas de ligao para ambas as chapas com base na tenso sobre as reas de rasgamento. A tenso admissvel de rasgamento das chapas deve ser adotada igual a 350 MPa. Majorar os esforos, fora Ft de trao no tirante, por um coeficiente de segurana igual a 2.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: Tenso e deformao Esta atividade importante para que voc compreenda, com base nas propriedades fsicas dos materiais, a relao entre tenso e deformao nos diversos materiais e como este conceito nos auxilia na verificao e previso do comportamento das estruturas. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Pesquisar as constantes fsicas do material ao. Passo 2 (Equipe) Calcular o alongamento e a tenso de trao atuante no tirante sem majorao de cargas. Passo 3 (Equipe)

Paulo Cavalcante Ormonde

Engenharia Mecnica - 5 Srie - Resistncia dos Materiais I

Pg. 9 de 12

Classificar o tipo de comportamento ou regime de trabalho do tirante com base nestas verificaes. Adicionalmente, interpretar e descrever o significado da diviso da tenso limite de escoamento do ao pela tenso atuante.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: Classificao da Estrutura, vinculaes e carregamentos Esta atividade importante para que voc adquira a capacidade de definir um modelo terico de anlise estrutural a partir de uma situao real de projeto, identificando adequadamente os elementos estruturais que compem a estrutura e definindo o esquema esttico com suas vinculaes e carregamentos. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Identificar e nomear os elementos estruturais componentes da estrutura da Figura 1 da Etapa 1. Passo 2 (Equipe) Definir e representar graficamente o esquema esttico da viga metlica de modo que ela possa ser classificada como uma viga isosttica. Passo 3 (Equipe) Calcular e representar graficamente o diagrama de carregamentos sobre e sob a viga metlica com base nos dados da Figura 1 da Etapa 1.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 3 horas)


Aula-tema: Diagramas de esforos Nesta atividade voc reconhecer a importncia das equaes da esttica nos processos de clculo das reaes de apoio e dos diagramas de esforos das estruturas, etapa fundamental ao dimensionamento. Esta etapa fundamental para que voc possa se iniciar no uso de softwares de anlise de estruturas. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Calcular as reaes de apoio da viga metlica. Passo 2 (Equipe) Calcular e representar graficamente os diagramas de esforos da viga metlica.

Paulo Cavalcante Ormonde

Engenharia Mecnica - 5 Srie - Resistncia dos Materiais I

Pg. 10 de 12

Passo 3 (Equipe) Reproduzir os resultados das reaes de apoio e dos diagramas de esforos da viga metlica por meio do software educacional Ftool. Sites sugeridos para pesquisa

Disponivel em: <http://www.tecgraf.puc-rio.br/ftool>. Acesso em 15 fev. 2010.

Figura 4 Tela do Software Ftool a ser utilizado no projeto Os conceitos para utilizao do software Ftool so apresentados ao aluno na aula de laboratrio. O programa e respectivo manual so disponibilizados na sala virtual da disciplina.

ETAPA 5 (tempo para realizao: 3 horas)


Aula-tema: Tenses normais e de cisalhamento em vigas, tenses Esta etapa ensina a voc, pr-dimensionar vigas com base nas atividades desenvolvidas nas etapas anteriores e nos conceitos da teoria de flexo. A pesquisa por um produto comercial que atenta as suas necessidades de projeto permite a voc vivenciar um processo de tomada de deciso com base em aspectos tcnicos e comerciais. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Pesquisar e selecionar um perfil metlico laminado tipo I de um fabricante nacional, escolhendo a bitola comercial mais adequada em termos de capacidade resistente em relao as tenses normais na flexo e em termos de consumo de ao. A tenso de escoamento do ao escolhido deve ser dividida por um coeficiente de minorao de 1,15. Majorar os esforos por um coeficiente de segurana igual a 1,4.

Paulo Cavalcante Ormonde

Engenharia Mecnica - 5 Srie - Resistncia dos Materiais I

Pg. 11 de 12

Incluir o peso prprio da viga no pr-dimensionamento. As mximas tenses normais atuantes devem permitir um comportamento elstico para a viga. Passo 2 (Equipe) Calcular as propriedades geomtricas do perfil metlico selecionado no Passo 1. Passo 3 (Equipe) Definir as dimenses dos blocos de fundao (sapatas) com base na tenso admissvel do solo Sadm de 150 kN/m. Considere blocos com seo horizontal quadrada. Para clculo do peso prprio do concreto considerar um peso especfico de 25 kN/m.

ETAPA 6 (tempo para realizao: 2 horas)


Aula-tema: Apresentao do trabalho Esta etapa importante para que voc adquira a capacidade de organizar e apresentar seu trabalho por meio de um relatrio contendo a memria de clculo de todas as etapas realizadas. A entrega do relatrio individual. Esta etapa serve para que voc consiga avaliar a importncia de se documentar um projeto por meio de sua memria de clculo e o que isso representa em termos de segurana e qualidade para o profissional, para as empresas e para o consumidor final. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Elaborar e entregar ao professor um relatrio em formato eletrnico contendo a memria de clculo de todas as etapas realizadas neste desafio. O relatrio deve ser em impresso em folhas de formato A4 encadernadas e seu contedo composto minimamente por:
Capa informando o curso, disciplina, srie, ttulo do trabalho, nomes dos alunos, RAs, data e local; Objetivos; Descrio da estrutura; Contedo das etapas realizadas destacando-se os resultados e concluses; Referncias bibliogrficas e bibliografia.

Grficos, frmulas e clculos devem ser preferencialmente digitalizados e incorporados ao arquivo do editor de textos utilizado. A maioria dos editores de texto inclui ferramentas para anotao de frmulas e smbolos matemticos. Tambm os grficos desenhados manualmente podem ser digitalizados por meio de scanners ou mquinas fotogrficas digitais para insero no relatrio. Passo 2 (Equipe) Debater em sala de aula sobre a importncia e as vantagens da elaborao de memrias de clculo e documentao de projetos.
Paulo Cavalcante Ormonde

Engenharia Mecnica - 5 Srie - Resistncia dos Materiais I

Pg. 12 de 12

Livro Texto da disciplina:


BEER, F. P.; DEWOLF, John T. Resistncia dos Materiais. 4a ed. So Paulo: McGraw-Hill, 2006.

Paulo Cavalcante Ormonde

Вам также может понравиться