Вы находитесь на странице: 1из 16

DISLEXIA

Mossor-RN 2013

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS ESPECIALIZAO EM PSICOPEDAGOGIA

DISLEXIA

Trabalho de pesquisa tendo como objetivo, avaliao de concluso de disciplina, administrada pela professora Dra. Bernadete Holanda

Aline Samara de Souza Elionaldo Moreira da Silva Elizonete Fernandes de Freitas Jane Maria de Oliveira Fernandes Maria Elisangela de Souza Silva Priscila Braga Salluza Dayane

Mossor-RN 2013

1. O que dislexia? A origem desta palavra vem do grego , que compreende dis distrbio, lexis palavra. uma dificuldade na rea da leitura, escrita e soletrao. um distrbio ou transtorno que afeta a aprendizagem nas reas da escrita, leitura e soletrao, interferindo na integrao dos smbolos lingusticos. Sendo a pessoa do sexo masculino o mais afetado.

considerada como um transtorno hereditrio que afeta tambm o padro neurolgico. W. Pringle Morgan em 1986 , analisou o um quadro clnico de um jovem de 14 anos que tina dificuldade em relao a leitura, que ficou conhecido na poca como um problema chamado de cegueira verbal. Porm no ano de 1968, a Federao Mundial de Neurologia usou esta expresso dislexia do desenvolvimento, e no ano de 1994, o Manual de Diagnstico e Estatstica de Doenas Mentais reconheceu a dislexia cunho uma deficincia para a aprendizagem. Em 2003, a Associao Internacional de Dislexia adaptou seguinte conceito: Dislexia um transtorno especifico de aprendizagem de origem neurobiolgica. Ela uma causa frequente do baixo rendimento escolar.

2. Causa da Dislexia um dficit no sistema de processamento fonolgico que dificulta a decodificao dos smbolos e nos da linguagem. A dislexia gentica e hereditria, se a criana possuir pais ou outros parentes dislxicos, quanto mais cedo for realizado o diagnstico melhor para os pais, escola e prpria criana.

3. Sinais encontrados nos dislxicos. Desde a pr-escola alguns sinais e sintomas podem apresentar pistas que a criana dislxica. Eles no so suficientes para se fechar um diagnstico, mas vale permanecer ateno: Fraco desenvolvimento da ateno. Falta de capacidade para brincar com outras crianas. Atraso no desenvolvimento da fala e escrita.

Atraso no desenvolvimento visual. Falta de coordenao motora. Dificuldade em aprender a ler. Dificuldade em aprender rimas/canes. Falta de interesse em livros impressos. Dificuldade em acompanhar histrias. Dificuldade com a memria imediata organizao geral.

4. Tipos de dislexias Dislexia Acstica: Revelar-se na insuficincia para a diferenciao acstica (sonora ou fontica) dos fonemas e na apreciao e resumo dos mesmos, acontecendo omisses, distores, transposies ou substituies de fonemas. Atrapalharse os fonemas por sua analogia Articulatria.

Dislexia Visual: Revelar-se quando h confuso de coordenao viso-especial

manifestando-se na confuso de letras com analogia grfica.

Dislexia Motriz: Evidencia-se na dificuldade para o movimento ocular. H uma ntida limitao do campo visual que provoca retrocessos e principalmente intervalos mudos ao ler.

Dislexia perifrica: uma leso cerebral adquirida, localiza-se no sistema de anlise visual, dificultando a percepo das letras. Um dos autores sobre dislexia, Ellis (1985), divide a dislexia perifrica em: Dislexia por negligncia, dislexia por ateno e leitura letra por letra. Dislexia por negligncia a incapacidade de identificao com as letras iniciais das palavras, podendo ocultar a primeira letra como tambm, troc-la por outra. Ex: Vida, ler ida ou cida.

Dislexia da ateno caracteriza-se quando o individuo encontra vrias letras em uma sequncia ou diferentes palavras numa frase, fazendo confuso, migrando de uma palavra para outra. Ex: Casa , madeira , l cadeira Dislexia da leitura letra por letra, nesse caso a pessoa necessita da identificao da letra separadamente para fazer sua leitura. Ex: Voc, ler: ve, , ce, Como vimos a dislexia perifrica adquirida e est relacionada ao sistema da viso, quando este se encontra afetado. Da mesma forma dos outros tipos de dislexia, a perifrica tambm tem tratamento. Para isso importante que seja diagnosticado atravs de uma avaliao realizada por profissionais especializados, objetivando, dessa forma, que os resultados do tratamento apaream de forma progressiva.

Dislexia Profunda ou fonolgica: uma forma de dislexia adquirida (alexia) caracterizada por erros semnticos, dificuldade na leitura de palavras abstratas e palavras funcionais e incapacidade de ler sequencia de letras pronunciveis que no formam palavras. Caracteriza-se pela ocorrncia dos chamados erros semnticos. Ex. A pessoa l carro em vez de roda. Tambm se caracteriza por uma grande dificuldade em ler palavras desconhecidas. Dislexia fonolgica significa que a dislexia indivduos est enraizada na sua dificuldade em manipular e integrar os sons de uma lngua de forma eficaz. Fortes habilidades de linguagem de processamento de som so necessrias para aprender a ler e escrever com sucesso e um dficit nessa habilidade fonolgica so a caracterstica mais comum de indivduos com dislexia. O dislxico fonolgico incapaz de segmento, analisar e sintetizar sons da fala e identificvel pelos seus erros ortogrficos foneticamente imprecisos. Snowling (1981:225) define dislexia fonolgica da mesma forma como uma incapacidade de produzir novas palavras, devido ao conhecimento grafema-fonema pobres, o paciente apresenta baixo desempenho em tarefas de conscincia fonolgica e os dficits na memria de trabalho verbal. Dislxicos fonolgicos so frequentemente incapazes de segmentar as

palavras em sons individuais provavelmente por causa de uma representao prejudicada e uso de fonologia. Com base nessas definies de dislexia fonolgica, a pessoa afetada teria dificuldade em distinguir entre semelhante sonoridade fonemas, por exemplo, b / p ou d / t. Dado o basto a palavra, por exemplo, o dislxico pode ler ou escrever pat. Da mesma forma, dada a palavra at o dislxico pode ler ou escrever dill. importante notar que, no exemplo fornecido para a leitura incorreta de gelo a dislexia ortogonal pode ouvir, ou perceber, a diferena entre o fonema [k], e o fonema [s]. Sua dificuldade est em identificar o grafema correto, neste caso, c, de modo que eles podem ler ou escrever as palavras dadas. Nos exemplos fornecidos para o dislxico fonolgico, esta pessoa seria incapaz de perceber a diferena entre [t] e [d] ou entre [p] e [b], portanto, as chances de leitura ou de ortografia corretamente so comprometidas, bem como sua capacidade de discernir a semntica adequada da lngua falada.

Dislexia perifrica: uma leso cerebral adquirida, localiza-se no sistema de anlise visual, dificultando a percepo das letras. Um dos autores sobre dislexia, Ellis (1985), divide a dislexia perifrica em: Dislexia por negligncia, dislexia por ateno e leitura letra por letra. Dislexia por negligncia: a incapacidade de identificao com as letras iniciais das palavras, podendo ocultar a primeira letra como tambm, troc-la por outra. Ex: Vida, ler ida ou cida. Dislexia da ateno: caracteriza-se quando o individuo encontra vrias letras em uma sequncia ou diferentes palavras numa frase, fazendo confuso, migrando de uma palavra para outra. Ex: Casa , madeira , l cadeira Dislexia da leitura: letra por letra, nesse caso a pessoa necessita da identificao da letra separadamente para fazer sua leitura. Ex: Voc, ler: ve, , ce, Como vimos a dislexia perifrica adquirida e est relacionada ao sistema da viso, quando este se encontra afetado. Da mesma forma dos outros tipos de dislexia, a perifrica tambm tem tratamento. Para isso

importante que seja diagnosticado atravs de uma avaliao realizada por profissionais especializados, objetivando, dessa forma, que os resultados do tratamento apaream de forma progressiva.

Dislexia de superfcie ou ortogrfica: Corresponde dificuldade de ler palavras irregulares, isto , palavras que se lem de forma diferente da escrita. Ex. Em guitarra no se l o u. Dislexia ortogonal, de acordo com Roberts e Mather (1997: 237), referese a um problema com a aquisio de descodificao ou capacidades de codificao que causado pela dificuldade com a formao rpida e precisa de imagens de palavras na memria. Dislxicos ortogrficos tm dificuldade em armazenar representaes mentais de palavras, palavras foneticamente especialmente irregulares. Os problemas subjacentes a este tipo de dislexia esto relacionados diretamente para a memria e habilidades de codificao que permitem a representao de letras impressas e palavras e no para processamento fonolgico pobre. Este tipo de dislexia tambm chamado de dislexia de superfcie e definida como a incapacidade de reconhecer as palavras escritas em uma base puramente visual. Eles tm dificuldade de ler em voz alta as palavras que so escritas de forma irregular. Ao invs de reconhecer palavras visualmente, esses pacientes aparentemente sondar as palavras com base em

correspondncias entre letras e sons (Caplan 1987:225). Dadas essas definies de dislexia, a pessoa afetada teria dificuldade em distinguir entre as pronncias duros e moles de c: Hard: C = [k] gato Soft: C = [s] gelo Na maioria das vezes, o dislxico ir usar a pronncia mais comum do grafema, o que inevitavelmente leva a erros de leitura e escrita. Por exemplo, um dislxico ortogrfico pode ler gato como [KFT] corretamente, mas o gelo mal interpretado como [Ik]. Neste exemplo, a dislexia identificou / k / como o fonema correspondente ao c grafema e produzir [k] a totalidade ou a maior parte do tempo.

5. Diagnstico

A dificuldade de aprendizagem relacionada com a linguagem (leitura, escrita e ortografia), pode ser um diagnstico inicial de maneira informal, feito pelo professor da lngua materna, com formao na rea de Letras e com habilitao em pedagogia, este pode vir a realizar uma medio da velocidade da leitura da criana, utilizando, para tanto, a seguinte ficha de observao, descrita abaixo, porm, um diagnstico mais preciso deve ser feito e confirmado por uma equipe multidisciplinar, formada por Neuropsiclogos, Fonoaudilogos e Psicopedagogos. Essa equipe deve ainda garantir uma maior abrangncia do processo de avaliao, averiguando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso. A criana movimenta os lbios ou murmura ao ler? A criana movimenta a cabea ao longo da linha? Sua leitura silenciosa mais rpida que a oral ou mantm o mesmo ritmo de velocidade? A criana segue a linha com o dedo? A criana faz excessivas fixaes do olho ao longo da linha impressa? A criana demonstra excessiva tenso ao ler? A criana efetua excessivos retrocessos da vista ao ler?

Por apresentar diversos sintomas e vrios nveis de gravidade, preciso identificar a dislexia com muita ateno, observando vrios pontos chaves e os pontos frequentes.

Pontos Chaves: Dificuldades com a linguagem e escrita; Dificuldades em escrever; Dificuldades com a ortografia; Lentido na aprendizagem da leitura;

Pontos frequentes: Disgrafia (letra feia);

Discalculia, dificuldade com a matemtica, sobretudo na assimilao de smbolos e de decorar tabuada; Dificuldades com a memria de curto prazo e com a organizao; Dificuldades em seguir indicaes de caminhos e em executar seqncias de tarefas complexas; Dificuldades para compreender textos escritos; Dificuldades em aprender uma segunda lngua.

6. Sinais de Alerta para o professor(a). Como a dislexia gentica e hereditria, quanto mais cedo for realizado o diagnstico melhor para os pais, escola e prpria criana. Existem alguns sinais que devem ser observados que podero indicar dificuldades futuras nas crianas, tais como: Primeira Infncia. Atraso na aquisio da linguagem oral.

Jardim de Infncia. Utilizao persistente de frases curtas; Dificuldade de aprender nome de coisas, pessoas, objetos e lugares; Disperso; Dificuldades na aquisio de conceitos temporais e espaciais bsicos; No saber a letra do prprio nome; Dificuldade em aprender rimas e canes; Fraco desenvolvimento da coordenao motora; Dificuldade com quebra cabea; Falta de interesse por livros impressos;

O fato de apresentar alguns desses sintomas no indica necessariamente que ela seja dislxica; h outros fatores a serem observados.

Idade Escolar (1 ano escolar). Dificuldade em rima (sons iguais no final das palavras) e aliterao (sons iguais no incio das palavras); Dificuldade na aquisio e automao da leitura e escrita;

Necessidade de acompanhamento da professor(a) na leitura; Desateno e disperso;

Idade Escolar (2 ano escolar). Continuada dificuldade na leitura e escrita; Dificuldade em copiar de livros e da lousa; Dificuldade na coordenao motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginstica,dana,etc.); Desorganizao geral: podemos citar os constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais escolares; Confuso entre esquerda e direita; Dificuldade em manusear mapas, dicionrios, listas telefnicas, etc... Vocabulrio pobre, com sentenas curtas e imaturas ou sentenas longas e vagas; Dificuldade na memria de curto prazo, como instrues, recados, etc... Dificuldades em decorar sequncias, como meses do ano, alfabeto, tabuada, etc.. Dificuldade na matemtica e desenho geomtrico; Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias) Troca de letras na escrita; Dificuldade na aprendizagem de uma segunda lngua; Problemas de conduta como: depresso, timidez excessiva ou o "palhao da turma"; Bom desempenho em provas orais. Se nessa fase a criana no for acompanhada adequadamente, os sintomas persistiro e iro permear a fase adulta, com possveis prejuzos emocionais e consequentemente sociais e profissionais.

Adultos. Se no teve um acompanhamento adequado na fase escolar ou prescolar, o adulto dislxico ainda apresentar dificuldades: Continuada dificuldade na leitura e escrita; Memria imediata prejudicada;

Dificuldade na aprendizagem de uma segunda lngua; Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia); Dificuldade com direita e esquerda; Dificuldade em organizao; Aspectos afetivos emocionais prejudicados, trazendo como

consequncia: depresso, ansiedade, baixa auto estima e algumas vezes o ingresso para as drogas e o lcool.

7. Tratamento. modificar os mtodos de ensino pelo professor(a) e tambm o ambiente educacional ara proporcionar medidas especificas que venham atender este transtorno, possibilitando uma melhor aprendizagem para o individuo.

8. Dislxico na sala de aula. necessrio que o professor tenha conhecimento e sensibilidade. Estratgias: Usar material concreto na sala de aula, tais como: relgio digital, calculadora,, gravador, material dourado; Confeco de um material adequado a necessidade do aluno; Uso de imagens; Letras com cores diferentes; Fazer revises frequentes; Proporcionar um tempo maior para copiar a tarefa; Fazer pouca tarefa para casa.

Observao: Uma tarefa para uma criana normal que dura 20 minutos, ter uma durao para o dislexo de aproximadamente duas horas. Levar a criana repetir para melhorar a sua memria; Usar uma linguagem clara na hora da explicao; Evitar muitas regras de escrita numa nica aula; No chamar o aluno de lento ou preguiosa; No forar a ler em voz alta; Valorizar mais as respostas orais do que as escritas;

No riscar de vermelho os seus erros; No anunciar a sua nota em voz alta.

9. Atitude que o professor deve ter para facilitar a aprendizagem do dislexo. Faa projetos de interesse do aluno. Tenha momentos de relaxamento e descontrao no inicio e no fim de aulas. Faa revises frequentes e de formas diferentes; Trabalhe o contedo de diversas forma; Trabalhe o contedo de diversas formas; Utilize diferentes cores e associe figuras a palavras; Utilise msicas e ritmos; Escreva com giz grande e use massinha; Use o computador e jogos para fixao; Valorize e incorpore atividades nas quais o aluno tem sucesso; No lhe pea para fazer nada em f rente de seus colegas; Fale olhando direto para ele; Trate-o com naturalidade.

10. Como funciona o crebro durante a leitura. Segundo Sally Shcywitz (1998), a regio Inferior Frontal a rea da linguagem oral que se processa a vocalizao e a articulao das palavras, onde se inicia a anlise dos fonemas. A regio Occipital Temporal a rea para onde convergem todas as informaes dos diferentes sistemas sensoriais, e onde se encontra armazenado o modelo neurolgico de cada palavra. Este modelo contem todas as informaes relevantes de cada palavra, integra a ortografia, como parece, a pronncia, como soa, o significado, o que quer dizer. a zona onde se processa o reconhecimento visual das palavras, onde se realiza a leitura rpida e automtica. Quanto mais automaticamente for feita a activao desta rea, mais eficiente o processo leitor.

Os leitores eficientes utilizam um percurso rpido, automtico, para ler as palavras. A tivam, simultaneamente, os sistemas neurolgicos das trs regies e conseguem ler as palavras instantaneamente, em cerca de 150 milsimos de segundo. Os leitores dislxicos utilizam um percurso lento e analtico para descodificar as palavras. No esquecendo que o numero de pessoas do sexo masculino duas vezes maior que as pessoas do sexo feminino.

11. Avaliao e interveno da dislexia. H vrios testes que so usados para avaliar a dislexia que compreendem a: Avaliao das competncias fonolgicas; A linguagem com preciso e expresso; Funcionamento intelectual e processo cognitivo; Aquisies escolares.

Porm, se no houver a interveno no haver condies para resolver as dificuldades. Quando o problema identificado a professora tem a chave para a resoluo.

12. As competncias necessrias a aprendizagem da leitura.

Para aprender a ler necessrio ter uma boa conscincia fonolgica; Para ler necessrio conhecer a pronncia alfabtica; porque as letras representam os sons da linguagem.

Embora as crianas com dislexia falem utilizando palavras, silabas e fonemas, elas no tem um conhecimento com as unidades lingusticas. Os fatores motivacionais so importantes no desenvolvimento da capacidade da leitura.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Almeida, Norma S. Rodrigues. G portal dos Psiclogos. Disponvel em <: http://www.dislexia.org.br/abd/noticias/abdemfoco/024-jul09.html> Acesso em: 01 de maio de 2013.

Bambino,

Leila.

Apostila

sobre

dislexia.

Disponvel

em:

<http://eevivendoeaprendendo.blogspot.com/> Acesso em: 24 de abril de 2013.

Disponvel

em

<http://www.abcdislexia.com.br/dislexia/dislexico-sala-de-

aula.htm> Acesso em: 01 de maio de 2013.

Disponvel em nivhttp://www.bengalalegal.com/dislexia Acesso em 02 de maio de 2013.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

Castro, S. L. e Gomes, I. (2000). Dificuldades de Aprendizagem da Lngua Materna. Universidade Aberta.

Margaret J. Snowling, (2001). Dislexia. Livraria Santos Editora Ltda.

Morais J (1997), A Arte de Ler, Psicologia Cognitiva da Leitura, Edies Cosmos, Lisboa.

Morais, J. e Kolinsky, R. (2005), A ltima Metamorfose de Zeus. Fantasia Cientfica sobre a aprendizagem da Leitura.

Shaywitz, S. (2003), Overcoming Dyslexia. 2003. Published by Alfred A. Knopf

ANEXO A

ANEXO B

Вам также может понравиться