Вы находитесь на странице: 1из 7

EAD TCP/IP

Seo Gerncia de Redes e Sistemas

CAP. 4 Topologia de Redes

1 Sgt Mnt Com Sobrinho Auxiliar de Redes Lan Mar/2010

REDES DE COMPUTADORES ALGUMAS 1940

FONTES INDICAM A DCADA DE

COMO TENDO INCIO OS EXPERIMENTOS PARA CONECTAR MQUINAS

CALCULADORAS ATRAVS DE LINHAS TELEFNICAS.

COM

A EVOLUO DAS MQUINAS DE CALCULAR PARA OS

COMPUTADORES, SURGIU A NECESSIDADE DE COMPARTILHAR OS DADOS DE UM EQUIPAMENTO PARA OUTRO. COMUNICAO ENTRE ELES COMO CONHECEMOS HOJE COMEOU A SER DESENVOLVIDA NA DCADA DE CRESCEU SIGNIFICATIVAMENTE NA DCADA DE OUTRO S TER ACESSO AOS SEUS DADOS ATRAVS DE DISQUETES, ETC.

1960,

MAS

1990. UM COMPUTADOR (DISCO RGIDO) OU AOS

SOZINHO, SEM ESTAR CONECTADO A NENHUM ARQUIVOS QUE PORVENTURA VENHAM A ELE

CDS, DVDS, DISPOSITIVOS

DE ARMAZENAMENTO,COMO

USB (PEN DRIVES), MP3S, I PODS,

UMA

REDE DE COMPUTADORES CONSISTE DE DOIS OU MAIS COMPUTADORES E OUTROS DISPOSITIVOS CONECTADOS VRIAS

ENTRE SI DE MODO A PODEREM COMPARTILHAR SERVIOS, ARQUIVOS, IMPRESSORAS, MENSAGENS, ETC.

EXISTEM FORMAS E RECURSOS DE VRIOS EQUIPAMENTOS QUE PODEM SER INTERLIGADOS E COMPARTILHADOS, MEDIANTE: 1) MEIOS DE ACESSO 2) PROTOCOLOS 3) REQUISITOS DE SEGURANA ATUALMENTE,
REDES DE COMPUTADORES SO O NCLEO DA COMUNICAO MODERNA.

RPIDO CRESCIMENTO NAS

COMUNICAES HOJE EM DIA NO TERIA SIDO POSSVEL SEM O AVANO PROGRESSIVO DAS REDES DE COMPUTADOR.

TOPOLOGIA DAS REDES DE COMPUTADORES A Topologia de Rede descreve como o Layout de uma Rede de Computadores atravs da qual h o trfego de Informaes e tambm como os dispositivos esto conectados. H vrias formas nas quais se pode organizar a interligao entre cada um dos ns (computadores) da rede. Topologias podem ser descritas fisicamente e logicamente. A topologia fsica a verdadeira aparncia ou layout da rede, enquanto que a lgica descreve o fluxo dos dados atravs da rede. A topologia fsica, descreve como os computadores se conectam fisicamente, ou seja, a parte da rede que pode ser tocada, como os cabos, os conectores, as placas de redes e outros equipamentos. Talvez a topologia fsica mais usada nas mdias e grandes corporaes, e at em pequenas ( pela diminuio dos custos) a Estrela. O exemplo mais conhecido, mais amplamente usado, e que ser usado em parte, no estudo de redes de alta velocidade a topologia lgica Ethernet. De forma geral, nessa topologia, cada vez que uma estao precisa transmitir uma informao ela transmite para a rede inteira. Os vrios ns pegam os dados e verificam, pelos dados contidos no pacote, se aquela informao destinada a ele. Se no for ele ignora aqueles dados.
3CTA / CAP.4 PG. 01 / 06

TIPO DE REDES 1) ESTRELA - A TOPOLOGIA EM ESTRELA UTILIZA CABOS DE PAR TRANADO E UM CONCENTRADOR COMO PONTO CENTRAL DA REDE. O CONCENTRADOR SE ENCARREGA DE RETRANSMITIR TODOS OS DADOS PARA TODAS AS ESTAES, MAS COM A VANTAGEM DE TORNAR MAIS FCIL A LOCALIZAO DOS PROBLEMAS, J QUE SE UM DOS CABOS, UMA DAS PORTAS DO CONCENTRADOR OU UMA DAS PLACAS DE REDE ESTIVER COM PROBLEMAS, APENAS O N LIGADO AO COMPONENTE DEFEITUOSO FICAR FORA DA REDE. ESTA TOPOLOGIA SE APLICA APENAS A PEQUENAS REDES, J QUE OS CONCENTRADORES COSTUMAM TER APENAS OITO OU DEZESSEIS PORTAS. EM REDES MAIORES UTILIZADA A TOPOLOGIA DE RVORE, ONDE TEMOS VRIOS CONCENTRADORES INTERLIGADOS ENTRE SI POR COMUTADORES OU ROTEADORES. TODAS AS CONEXES PARTEM DE UM PONTO CENTRAL (CONCENTRADOR), NORMALMENTE UM HUB OU SWITCH. O MODELO MAIS UTILIZADO ATUALMENTE.

2) ANEL - Na topologia em anel os dispositivos so conectados em srie, formando um circuito fechado (anel). Os dados so transmitidos unidirecionalmente de n em n at atingir o seu destino. Uma mensagem enviada por uma estao passa por outras estaes, atravs das retransmisses, at ser retirada pela estao destino ou pela estao fonte.Os sinais sofrem menos distoro e atenuao no enlace entre as estaes, pois h um repetidor em cada estao. H um atraso de um ou mais bits em cada estao para processamento de dados. H uma queda na confiabilidade para um grande nmero de estaes. A cada estao inserida, h um aumento de retardo na rede. possvel usar anis mltiplos para aumentar a confiabilidade e o desempenho.

TODOS OS COMPUTADORES SO CONECTADOS EM UM ANEL. A TOPOLOGIA DAS REDES TOKEN RING, POPULARIZADAS PELA IBM NOS ANOS 80. HOJE, ESSE MODELO MAIS UTILIZADO EM SISTEMAS DE AUTOMAO INDUSTRIAL.

3CTA / Cap.4

Pg. 02 / 06

3) BARRAMENTO - REDE EM BARRAMENTO UMA TOPOLOGIA DE REDE EM QUE TODOS OS COMPUTADORES SO LIGADOS EM UM MESMO BARRAMENTO FSICO DE DADOS. APESAR DE OS DADOS NO PASSAREM POR DENTRO DE CADA UM DOS NS, APENAS UMA MQUINA PODE ESCREVER NO BARRAMENTO NUM DADO MOMENTO. TODAS AS OUTRAS ESCUTAM E RECOLHEM PARA SI OS DADOS DESTINADOS A ELAS. QUANDO UM COMPUTADOR ESTIVER A TRANSMITIR UM SINAL, TODA A REDE FICA OCUPADA E SE OUTRO COMPUTADOR TENTAR ENVIAR OUTRO SINAL AO MESMO TEMPO, OCORRE UMA COLISO E PRECISO REINICIAR A TRANSMISSO. Essa topologia utiliza cabos coaxiais.

OS COMPUTADORES SO CONECTADOS NUM SISTEMA LINEAR DE CABEAMENTO EM SEQUNCIA. ESSE ARRANJO ERA USADO NAS PRIMEIRAS GERAES DE REDES ETHERNET. EST SENDO LENTAMENTE ABANDONADO.

4) RVORE - A topologia em rvore essencialmente uma srie de barras interconectadas. Geralmente existe uma barra central onde outros ramos menores se conectam. Esta ligao realizada atravs de derivadores e as conexes das estaes realizadas do mesmo modo que no sistema de barra padro. Cuidados adicionais devem ser tomados nas redes em rvores, pois cada ramificao significa que o sinal dever se propagar por dois caminhos diferentes. A menos que estes caminhos estejam perfeitamente casados, os sinais tero velocidades de propagao diferentes e refletiro os sinais de diferente maneira. Em geral, redes em rvore, vo trabalhar com taxa de transmisso menores do que as redes em barra comum, por estes motivos.

3CTA / Cap.4

Pg. 03 / 06

5) HBRIDA - a topologia mais utilizada em grandes redes. Assim, adequa-se a topologia de rede em funo do ambiente, compensando os custos, expansibilidade, flexibilidade e funcionalidade de cada segmento de rede. Muitas vezes acontecem demandas imediatas de conexes e a empresa no dispe de recursos, naquele momento, para a aquisio de produtos adequados para a montagem da rede. Nestes casos, a administrao de redes pode utilizar os equipamentos j disponveis considerando as vantagens e desvantagens das topologias utilizadas. A aquisio de concentradores ou comutadores pode no ser conveniente, pelo contrrio at custosa. Talvez uma topologia em barramento seja uma soluo mais adequada para aquele segmento fsico de rede.

Por definio, a juno ente a rede com fio e a rede sem fio. Essa aplicao possibilita ainda que os notebooks e PDAs imprimam arquivos nas impressoras locais e acessem documentos do servidor ou de outros computadores do grupo, para isso dever ter a devida permisso, pois os acessos so protegidos por criptografia.

A figura abaixo ilustra uma simples aplicao de Rede Hbrida

3CTA / Cap.4

Pg. 04 / 06

FIQUE SABENDO ! ! !

Rede Ponto-a-ponto : usado em redes pequenas, o tipo mais simples de rede, praticamente todos os sistemas operacionais vem com suporte a rede ponto a ponto com exceo do DOS. Identifica uma conexo que liga dois pontos de uma rede, em geral dois computadores numa rede, trocando informaes entre si . As redes ponto-a-ponto so uma grande soluo para residencias onde os computadores desejam compartilhar informaes entre eles e perifricos.

Cliente / Servidor : que pode ser usada em redes pequenas ou em redes grandes. Esse tipo de rede usado quando se deseja conectar mais de 10 computadores, ou no caso se desejar ter maior segurana na rede.

3CTA / Cap.4

Pg. 05 / 06

Rede Mesh ou Rede em Malha : Rede Mesh ou Rede em Malha, uma alternativa de protocolo ao padro 802.11 para diretrizes de trfego de dados e voz alm das redes a cabo ou infraestrutura .Uma rede de infraestrutura composta de APs (Acess Point = Ponto de acesso) e clientes, os quais necessariamente devem utilizar aquele AP para trafegarem. Uma rede Mesh composta de vrios ns/routers, que passam a se comportar como uma nica e grande rede, possibilitando que o cliente se conecte em qualquer um destes ns.

Rede Multiponto : Consiste na implementao de canais de dados privados, interligando dois ou mais edifcios de modo rpido e fcil, sem os altos custos e consumo de tempo, caractersticos na contratao de linhas dedicadas. Alternativa de excelente relao custo/benefcio.

Peer-to-Peer : (do ingls: par-a-par), entre pares, uma arquitetura de sistemas distribudos caracterizada pela descentralizao das funes na rede, onde cada n realiza tanto funes de servidor quanto de cliente.

3CTA / Cap.4

Pg. 06 / 06

Вам также может понравиться